domingo, junho 20, 2021

Gripen para o Brasil

Array

F-16 da FAV alcançaram 92% de operatividade na CRUZEX 2008

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

A informação é do site da Força Aérea Venezuelana, agora denominada Aviación Militar Nacional Bolivariana. Segundo o site, os seis caças F-16 do Grupo Aéreo de Caça Nº16 que participaram do exercício cumpriram 106,9 horas de vôo em missões ar-ar, ar-terra e em navegação, num total de 76 missões programadas, alcançando 92% de operatividade ao longo de 14 dias de atividades aéreas.

Fonte: FAV

Foto: CRUZEX IV

- Advertisement -

40 Comments

Subscribe
Notify of
guest
40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rodrigo rauta

Alguem sabe como andam esses F-16 do Chapolin? radar , armas , essas coisas?
Pq , que eu saiba , não passarm por nenhum prodcesso de modernização e nem de integração de novas armas.Por mais que possuam esta disponibilidade, eles devem estar no bagaço, ja que devem possuir uma suite de avionica e os armamentos de qnd foram comprados.
Abraços.

Hornet

Rodrigo Rauta,

Acho que eles devem estar como vc falou…disponíveis, mas sem grandes atualizações.

mas e essa pintura comemorativa, hein? Bom gosto, não?!!! Será que o dragão foi idéia do Seu Madruga?

um forte abraço

Francisco AMX

São F-16A tal qual! nada feito, nada por fazer.
Acho que a FAV só não modernizou com Israel por veto americano.
O que chama atenção é eles, se verdade, estarem tão operacionais!
Esta opercaionalidade elevada é pela característica marcante do F-16, um dos aviões mais bem construidos de todos os tempos!

Alfredo_Araujo

Eles substituiram os motores a pouco tempo!!
Os F-16A dos venezuelanos, vieram com um motor subsonico!! Na epoca essa foi a maneira do governo americano restringir a capacidade dos F-16… e a pouco tempo, antes do Chapolin, os Venezuelanos compraram novos motores, se nao me engano compraram os Pw-100..
Dai o fato de terem poucas horas voadas..

jose carlos

Li algum tempo atras que a Venezuela mandou seus F-5 para o Irã para atualizalçaos semelhantes a copia que os iranianos fizeram dequele caça, será que derrepente or debaixo dos panos os Iranianos, ou Chineses ou até mesmo os Russos não deram alguma “ajudinha” aos F16 do Huguito?

Nunão

Só lembrando um detalhe: os 92% que a FAV informa são relativos ao exercício CRUZEX IV,para os quais eles se prepararam, trouxeram peças, pessoal etc, da mesma forma que a FAB fez com os F-5M na Red Flag, onde também teve ótimos índices de disponibilidade. Ou seja, a informação não é sobre a disponibilidade atual dos F-16 na Venezuela.

Se os 92% informados foram mesmo atingidos na CRUZEX, é sinal de que eles levaram bem a sério a participação e se prepararam bastante, o que é muito bom saber.

Henrique Sousa

E um índice muito bom. Mas…..vejo com algumas ressalvas. Como falaram acima, provavelmente o motor esta limitado, e foi fruto de uma preparação para esta CRUZEX. E…..informações vindas da Venezuela (ainda mais de órgãos oficiais) por mim devem ser consideradas como provavelmente contaminadas. Dias destes estava zapeando pelos canais da TV e vi em um canal em espanhol um militar com o peito cheio de medalhas sendo entrevistado. Resolvi ver o que o cara estava falando. Era uma rasgação de seda ao processo eleitoral venezuelano que me surpreendeu, o militar afirmava e a entrevistadora reforçava que o processo eleitoral deles… Read more »

Alfredo_Araujo

Henrique, quando escrevi “Os F-16A dos venezuelanos, vieram com um motor subsonico!!”, quis dizer q no momento do recebimento dos F-16, esses vieram com motores subsonicos, de geração anterior! Nao q vieram para o Brasil com motor subsonico…

Fábio Max

Disponibilidade não necessariamente significa que sejam assim, letais…

Eu duvido que tenha havido alguma intervenção russa nos F-16 de Huguito, porque sua quantidade é pequena. Já nos F-5, os iranianos deram uma garibada, mas inferior à que o Brasil deu aqui, nos seus.

Vale lembrar que uma das razões pelas quais Chaves adquiriu os SU-30, era justamente a obsolescência da frota de F-16, que sequer recebe peças de reposição dos EUA. Juntou-se isso ao embargo aos AMX e aos aviões de transporte espanhóis, Chaves voltou-se, dai corretamente, para um fornecedor que queria lhe vender, a Rússia.

Henrique Sousa

Blz Alfredo.

AMX

O chapolin deve estar muito orgulhoso do seu aeroclube. Assim já dizia um veterano piloto de caça de Israel: “força aérea sem armamento atualizado, não passa de um aeroclube”.
A pintura deve ser realização da dona florinda.

Almeida

Realmente dificil acreditar em informacoes oficiais de um pais que censura seus meios de comunicaçao…

Thiago

TUDO bem pode ser até 100% mas não quer dizer que os caças F-16 da FAV são um perigo para os F-5M eos F-16 do Chile.

welington

E não são, mas os SU-30 MKV são. Mas não vejo em momento algum a Venezuela como um inimigo ou um país que queira o nosso mal, muito pelo contrario,mas os outros países sul americanos como Equador,Bolívia e o Paraguai nos vêem como os grandes tiranos da America do sul como os americanos tem essa imagem para quase todo o resto do mundo, porem a Venezuela nos quer como parceiro pensando em sua soberania como nosso aliado na America do sul e um forte parceiro comercial, mas não sabemos o que se passa pela cabeça do Hugito mas não acredito… Read more »

Nailton

Como tudo na Venezela e seus aliados alucinados, nada é realmente verdadeiro. Eles jogam cm a informação para confundir seus populares. O povo daquele pais e dos amigos vizinhos ficam achando que o sistema politico funciona bem e que até os aviões de Caça estão em boas condições sem necessitar dos USAs e do Brasil ou qualquer outra nação. Isso é coversa de lavadeira de roupas.

SeuGilson

Mesmo os Su-30 de hugo são um elemento isolado sem a capacidade operativa,vejam bem,operativa, de outros meios como aew,revo,ge,bvr e etc.Componetes atuais da area aerea sulamericana…

Vassily Zaitsev

Sei não. Acho que o termo “canibalização” andou agindo lá pela Vanezuela. Duvido que mais de dez unidades tenham condições de voô.

Fábio Max

Consta que a FAV tinha 16 F-16 em seu inventário, aviões sem manutenção praticamente desde que HC assumiu o poder em 1998. Se houver 8 unidades operacionais hoje em dia, já é quase milagre!

Vejam o que aconteceu com os A4 da nossa Marinha. Eram 22, hoje, graças a falta de manutenção e mesmo de cadeia de peças, tem 3 ou 4 operacionais e só haverá a modernização de 12, se houver!

Ivan

Concordo com o VASSILY…

Washington

Só uma coisa, imagine uma diponibilidade de 30% dos SU30 são digamos 7 aviões e esses configurados com DOIS KS172, SEIS R77M, QUATRO R74. Como ficaria nossa rede de detecção com os R99A, e os F5M! Seria a visão do INFERNO! Sem contar a capacidade de serem usados como mini-awcs! DOIS DESSES AVIÕES PODERIAM POR ABAIXO 20 F5M E 04 R99A! Apenas um Elemento com dois aviões!

rodrigo rauta

Alguem sabe como andam esses F-16 do Chapolin? radar , armas , essas coisas?
Pq , que eu saiba , não passarm por nenhum prodcesso de modernização e nem de integração de novas armas.Por mais que possuam esta disponibilidade, eles devem estar no bagaço, ja que devem possuir uma suite de avionica e os armamentos de qnd foram comprados.
Abraços.

Hornet

Rodrigo Rauta,

Acho que eles devem estar como vc falou…disponíveis, mas sem grandes atualizações.

mas e essa pintura comemorativa, hein? Bom gosto, não?!!! Será que o dragão foi idéia do Seu Madruga?

um forte abraço

Francisco AMX

São F-16A tal qual! nada feito, nada por fazer.
Acho que a FAV só não modernizou com Israel por veto americano.
O que chama atenção é eles, se verdade, estarem tão operacionais!
Esta opercaionalidade elevada é pela característica marcante do F-16, um dos aviões mais bem construidos de todos os tempos!

Alfredo_Araujo

Eles substituiram os motores a pouco tempo!!
Os F-16A dos venezuelanos, vieram com um motor subsonico!! Na epoca essa foi a maneira do governo americano restringir a capacidade dos F-16… e a pouco tempo, antes do Chapolin, os Venezuelanos compraram novos motores, se nao me engano compraram os Pw-100..
Dai o fato de terem poucas horas voadas..

jose carlos

Li algum tempo atras que a Venezuela mandou seus F-5 para o Irã para atualizalçaos semelhantes a copia que os iranianos fizeram dequele caça, será que derrepente or debaixo dos panos os Iranianos, ou Chineses ou até mesmo os Russos não deram alguma “ajudinha” aos F16 do Huguito?

Nunão

Só lembrando um detalhe: os 92% que a FAV informa são relativos ao exercício CRUZEX IV,para os quais eles se prepararam, trouxeram peças, pessoal etc, da mesma forma que a FAB fez com os F-5M na Red Flag, onde também teve ótimos índices de disponibilidade. Ou seja, a informação não é sobre a disponibilidade atual dos F-16 na Venezuela.

Se os 92% informados foram mesmo atingidos na CRUZEX, é sinal de que eles levaram bem a sério a participação e se prepararam bastante, o que é muito bom saber.

Henrique Sousa

E um índice muito bom. Mas…..vejo com algumas ressalvas. Como falaram acima, provavelmente o motor esta limitado, e foi fruto de uma preparação para esta CRUZEX. E…..informações vindas da Venezuela (ainda mais de órgãos oficiais) por mim devem ser consideradas como provavelmente contaminadas. Dias destes estava zapeando pelos canais da TV e vi em um canal em espanhol um militar com o peito cheio de medalhas sendo entrevistado. Resolvi ver o que o cara estava falando. Era uma rasgação de seda ao processo eleitoral venezuelano que me surpreendeu, o militar afirmava e a entrevistadora reforçava que o processo eleitoral deles… Read more »

Alfredo_Araujo

Henrique, quando escrevi “Os F-16A dos venezuelanos, vieram com um motor subsonico!!”, quis dizer q no momento do recebimento dos F-16, esses vieram com motores subsonicos, de geração anterior! Nao q vieram para o Brasil com motor subsonico…

Fábio Max

Disponibilidade não necessariamente significa que sejam assim, letais…

Eu duvido que tenha havido alguma intervenção russa nos F-16 de Huguito, porque sua quantidade é pequena. Já nos F-5, os iranianos deram uma garibada, mas inferior à que o Brasil deu aqui, nos seus.

Vale lembrar que uma das razões pelas quais Chaves adquiriu os SU-30, era justamente a obsolescência da frota de F-16, que sequer recebe peças de reposição dos EUA. Juntou-se isso ao embargo aos AMX e aos aviões de transporte espanhóis, Chaves voltou-se, dai corretamente, para um fornecedor que queria lhe vender, a Rússia.

Henrique Sousa

Blz Alfredo.

AMX

O chapolin deve estar muito orgulhoso do seu aeroclube. Assim já dizia um veterano piloto de caça de Israel: “força aérea sem armamento atualizado, não passa de um aeroclube”.
A pintura deve ser realização da dona florinda.

Almeida

Realmente dificil acreditar em informacoes oficiais de um pais que censura seus meios de comunicaçao…

Thiago

TUDO bem pode ser até 100% mas não quer dizer que os caças F-16 da FAV são um perigo para os F-5M eos F-16 do Chile.

welington

E não são, mas os SU-30 MKV são. Mas não vejo em momento algum a Venezuela como um inimigo ou um país que queira o nosso mal, muito pelo contrario,mas os outros países sul americanos como Equador,Bolívia e o Paraguai nos vêem como os grandes tiranos da America do sul como os americanos tem essa imagem para quase todo o resto do mundo, porem a Venezuela nos quer como parceiro pensando em sua soberania como nosso aliado na America do sul e um forte parceiro comercial, mas não sabemos o que se passa pela cabeça do Hugito mas não acredito… Read more »

Nailton

Como tudo na Venezela e seus aliados alucinados, nada é realmente verdadeiro. Eles jogam cm a informação para confundir seus populares. O povo daquele pais e dos amigos vizinhos ficam achando que o sistema politico funciona bem e que até os aviões de Caça estão em boas condições sem necessitar dos USAs e do Brasil ou qualquer outra nação. Isso é coversa de lavadeira de roupas.

SeuGilson

Mesmo os Su-30 de hugo são um elemento isolado sem a capacidade operativa,vejam bem,operativa, de outros meios como aew,revo,ge,bvr e etc.Componetes atuais da area aerea sulamericana…

Vassily Zaitsev

Sei não. Acho que o termo “canibalização” andou agindo lá pela Vanezuela. Duvido que mais de dez unidades tenham condições de voô.

Fábio Max

Consta que a FAV tinha 16 F-16 em seu inventário, aviões sem manutenção praticamente desde que HC assumiu o poder em 1998. Se houver 8 unidades operacionais hoje em dia, já é quase milagre!

Vejam o que aconteceu com os A4 da nossa Marinha. Eram 22, hoje, graças a falta de manutenção e mesmo de cadeia de peças, tem 3 ou 4 operacionais e só haverá a modernização de 12, se houver!

Ivan

Concordo com o VASSILY…

Washington

Só uma coisa, imagine uma diponibilidade de 30% dos SU30 são digamos 7 aviões e esses configurados com DOIS KS172, SEIS R77M, QUATRO R74. Como ficaria nossa rede de detecção com os R99A, e os F5M! Seria a visão do INFERNO! Sem contar a capacidade de serem usados como mini-awcs! DOIS DESSES AVIÕES PODERIAM POR ABAIXO 20 F5M E 04 R99A! Apenas um Elemento com dois aviões!

Reportagens especiais

Visita ao National Naval Aviation Museum

O Poder Aéreo esteve no National Naval Aviation Museum, o maior museu de aviação naval do mundo, em Pensacola...
- Advertisement -
- Advertisement -