Um F-15E mostra suas garras numa manobra evasiva, durante uma patrulha no dia 14/11, sobre o Afeganistão. Notar as bombas guiadas a laser, JDAM e os pods designadores.

Subscribe
Notify of
guest

123 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

Ainda bem que o Afeganistão não tem SU-35BM ou era xau Eagle 😛

Quando os EUA não quiserem mais eles podiam nos mandar, nem que fosse pra substituir o AMX 😀

welington

Como você e sarcástico, meu Deus!
O F-15 é um grande ícone da aviação mundial, um dos melhores caças já construídos, o 3º melhor caça Americano.
Se o Eagle fosse tratado com RAM seria superior ao F-35 pois suas características são bem superiores, e agora com radar AESA, parabéns aos EUA por construir uma maquina tão poderosa e bela.

Tiago Jeronimo

Meu DEUS! Que americanos burros! Gastam fortunas produzindo o F-35 quando era muito melhor modificar os Eagles! 😀

Adoro comparações de algo que nem exite(F-15S, S de Stealth) com algo que ainda nem está operacional(F-35) baseado em testes que não foram feitos. Viva o achismo!

welington

Claro rsrsrs!
Quem disse que se colocar uma cobertura RAM em uma aeronave ela fica stelth, não viaja, o F-35 é uma aeronave de ataque e não foi feita primordialmente para o combate como o F-22. Você é um fã Americano acabei de concluir, ta gosto dos equipamentos Russos tenho como provar quais e em que pontos são os melhores, porem não sou cego, e vejo o que está na minha frente ao contrario de certas pessoas.
haaaaaaaaaaa que sono é fod…

Lecen

Acho graça quando vejo muitos aqui ridicularizando os norte-americanos e louvando os russos.

Devem char que a maior potência mundial atualmente é a Rússia, só pode.

Quando é que irão aprender que nenhum avião chega aos pés do F-22 e do F-35? Eles estão a anos-luz dos demais caças.

welington

Lencen o F-35 é a melhor aeronave de ataque do mundo, porem é o terçeiro melhor caça decombate do mundo.

Tiago Jeronimo

O F-15 pode ser superior em muitos quesitos ao F-35(alcance, top speed, capacidade de carga, etc), e o mesmo basea-se na sua furtividade para alcançar seus objetivos, podemos dizer que ele é quase(eu disse quase) a evolução do F-117 e para a função que ele foi designado não consigo enxergar como o F-15 Strike Eagle possa ser melhor. E isso não quer dizer que ele deixe de ser um caça multifuncional e tenha capacidades ar-ar superiores que os caças anteriores como já foi dito aqui no blog e em outras fontes como está escrito a seguir: “The USAF has conducted… Read more »

Vovódka

voceis nao sabem nada!!!! eu e’ que tava la’ no acento de traiz do F15, me moqueei e me vesti com macacao dos usaf e no meio do voo falei nos ouvido do piloto do eagle bem baixinho – sukhoi seis horas – vixeeeee!!!!!! ai’ ele soltou esse monte de caramuru e fugiu que nem um gato escaldado e a veia aqui riu um monte!!!!!! chato so’ e’ que o piloto se borro todo e ficou um bodum insano no coquipiti!!!!! esses usafi se borra de medo dos sukhoi!!!! fora F15 fora FX2 e viva o Fx3 do su35!!!!!!!!!!!!!

Sergio

Foi so aguem fala que os blinquedinho lussos soltam pessinhas, e meus miguinhos do jadim de fancia ja vielam pla cá blinca de fala de viâozinho…

Tiago Jeronimo

Vovódka! A quanto tempo 😛

welington

Só pra finalizar o F-15S existe é o F-15 da Força Aérea Saudita.rssrsr
O caça para superioridade aérea dos EUA existe é se Chama F-22 Raptor e é atualmente o melhor no que faz igualzinho ao F-35 para ataque ele é o melhor.
Os EUA tem o melhor caça de combate e ataque do mundo, pelomenos por enquanto, rsrsrrs.

welington

Aguardem rsrsrs.
Pelo menos se serve de comforto a Russia tem o 2º melhor caça de superioridade aerea do mundo e ele nem de 5º geração é.

Vovódka

e tem mais – o piloto desse f15 era o tal do coronel da usafi o Terencio Fornofio que falou mal dos sukhoi la’ no post la’ embaixo!!!! Ri melhor quem ri por ultimo!!!!! e a veia desdeintada aqui riu por ultimo e ainda cuspiu a vodka la’ pra fora do coquipiti e a vodka acerto nos caramuru que o Fornofio soltou e fez que nem um molotofi e pegou fogo la’ no afeganistao que vao ter que chamar os fabiano do post ai’ de baixo pra apagar!!!!!! Fora Fornofio borrador de assento de f15!!!!!

LeoPaiva

A benção Vovódka.

Vamos juntar as viúvas do Flanker para recepcionar o Medvedev no aeroporto.

“Shukoi seis horas. Vixeeee!!!” Essa foi o máximo.rs rs

Abraços.

Lecen

Fico me perguntando qual terá sido a razão pelo qual os norte-americanos não permitiram a venda do F-15E para o Brasil. Mesmo não sendo mais o principal caça (já que está sendo aos poucos substituido pelo F-22), ao que parece o Congresso americano ainda não permite a transferência de tecnologia do F-15E. Até onde sei, nem mesmo os japoneses possuem as informações quanto a tecnoligia para construir o F-15E, apesar de possuir uma fábrica em solo nacional. Uma pena, pois de todos os caças, com a exceção dos de 5a geração, acredito que o F-15E seria a melhor opção para… Read more »

welington

Simples se tiverem que passar alguma tecnologia da aeronave passam do F-18 que não se compara ao F-15.
E também porque eles não estão nem ai para o Brasil só querem ganhar dinheiro e impedir que o nosso pais tenha relações com países não alinhados ao mesmo afinal somos o quintal americano não é, as vezes me sinto humilhado pois se somos o quintal deles é porque nosso governo permite.

Lecen

Aaaahhhh!!!! Eu não aguento!!

Maldito Império capitalista do mal!!!

Viva Russia!! Viva o Su-35!!

Viva Fidel Castro e a revolução bolivariana!!!

P.S.: Os EUA não ganham absolutamente nada com um Brasil pobre e descontente que prefira relações com países ditatoriais e semi-ditatoriais.

welington

Não Lecen mas temos o direito e teríamos que ter ótimas relações com todos os países inclusive com os que transferem tecnologia.

Ulisses

Lecen,parece que vamos começar de novo.

Se você acha que que o Brasil é pobre por que só 14 milhões de pessoas estão,na miséria(nos anos 90 eram 26 milhões!).Países como Índia e,claro,a famosa China,em vista da população deve ser pra lá de 60%,Putz.

Nós estamos falando sobre F15s e olha onde o assunto já chegou(como quase sempre).

Baschera

O Brasil ainda negocia o PAK-FA T50…
Vamos ver o que o Medvedev traz na bagagem.

“Mangabeira Unger – Primeiro reporte de sua viagem à: França, Ucrânia, Israel e em especial à Rússia.
Para exemplificar em linguagem direta as divergências com a administração russa para o avance de parceria estratégica como está sendo desenvolvido com a França lançou a expressào: “A Rússia tem de largar o osso para avançar as negociações com o Brasil”.
Fonte: Defesanet.
Sds.

Hornet

F-15? Alguém aí falou em F-15?!!! Já tinha até esquecido o que era isso, ou quem era esse…rs. Por falar em F-15E, o cara aí das fotos está “fugindo” de quem será? Bateria SAM? Ainda tem isso funcionando no Afeganistão, nas mãos da Al Qaeda? Os jornais aqui do Brasil falam muito do Iraque mas pararam de comentar sobre o Afeganistão, já repararam? E pelo o que o Obama tem declarado, parece que o foco do governo dele será o Afeganistão, pois parece que a coisa lá tá bem complicada, mais até que no Iraque…enfim, gostaria de saber mais coisas… Read more »

welington

Se o Brasil entrar no PAK definitivamente pode vir ate F-5 phantom como caça para o FX2 tampão, rsrsrsrs.

welington

Esqueci de colocar aspas no “F-5 Phantom” talvez alguém esteja por fora do assunto tchau até amanha.

sarto sampaio

F-15BR, esse era o avião.

Vovódka

Boa noite e Deus abencoe meu neto!!!!!! E bencao tambem pros netinho Leo e pro Tiago e ve se nao pega friage voceis ta’? E vou cantar pra voceis dormir ”dorme nene que o medvedev vem pega, rafalhe foi pra rossa, superhornet no cafeza… gripem papao sai de cima do telhado e deixa as veia viuva dormi sussegado!!!”

Boa noite meus neto que a vovo’ veia aqui dorme com as galinha!!!!!

Hornet

kkkk….Boa, Vovódka!!!

Aliás, eu fiz a pergunta acima, mas já sabendo a resposta: “sukhoi a seis horas”, certo? Nada de bateria de SAM da Al Qaeda. Era um Flanker mesmo que estava no encalço desse F-15 aí das fotos, certo?…hehehe

a benção

Bosco

Hornet,
pela altitude ele não está fugindo de nenhum Manpads. Pra mim parece mais foto promocional ou um exercício.
Acho que a Al Qaeda não possui nada melhor que um Sam-7 ou um Igla.
Talvez o F-15 da foto esteja soltando fogos pelo dia da independência ou pela eleição do Obama.

Hornet

Só completando a notícia que o Baschera deu: CIRILO JUNIOR da Folha Online, no Rio O ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) disse hoje que o Brasil quer fechar um acordo de cooperação com a Rússia de igual para igual na área de defesa. Segundo ele, o Brasil não quer comprar tecnologia com a Rússia, mas trocar informações. “Estamos tentando estabelecer uma relação entre iguais. O objetivo com a Rússia é estratégico e não comercial”, afirmou Mangabeira. No entanto, Mangabeira diz que a Rússia não vê o Brasil como grande potência. “Essa idéia do Brasil [de troca de tecnologia] não está… Read more »

Hornet

Bosco, pensei num IGLA também, pois acho difícil ainda ter alguma coisa diferente disso por lá. Mas, tal como vc, reparei na altitude, e descartei essa hipótese. Tá mais com cara de foto promocional mesmo…se reparar bem, o F-15 faz a curva mas o avião que o fotografou não faz…se fosse um missil de verdade que estivesse no encalço deles, o outro avião teria que fazer um curva evasiva também, senão ficaria muito vulnerável…além do que, alguém lá vai lembrar de tirar foto quando se tem um missil vindo em sua direção?…hehehe De qualquer modo, as notícias sobre o Afeganistão… Read more »

Bosco

Sem querer criar polêmica mas apenas relatando o óbvio, tirando o Raptor, o conjunto AWACS/F-15C/JHMCS/AIM120C/AIM9X/M61 é a mais mortal combinação de armas que corta os céus atualmente, e isto a pelo menos a 20 anos. Em terceiro vem a combinação E-2C/F-18E/JHMCS/AIM120C/AIM9X/M61.

Hornet,
também não tenho lido nada a respeito. Pelo jeito ou a coisa da preta ou sossegou de vez. Das duas uma!

Tiago Jeronimo

Bem sobre o Afeganistão, o talibã volta a ganhar força lá, o pais continua ingovernavel e a OTAN começou a atacar a região de fronteira com o Paquistão que é conhecida como terra de ninguém e quem manda lá são chefes de tribo locais e é lá que todos acham que o Osama está escondido. Os ultimos ataques lá causaram morte de civis Paquistaneses mas os EUA não parecem muito preocupados com isso e Obama disse que os ataques continuam. Já sobre o que você falou Bosco, eu discordo completamente, esse conjunto aê não tá com nada, deixe de ser… Read more »

kaleu

Caro Tiago Jeronimo,

SU-30MKI é apenas um up-grade do SU-27, já o SU-35BM, que não tá operacional é up-grade do SU-30, são o mesmo avião com modernizações, aliás não sei pq o SU-35BM não tá operacional e pra concluir nenhum deles dão conta dos Hornet´s nem dos F-15´s com AWACS, aliás os SU-30MK do Chopolim tambem não dão conta dos Mirage e F-5M / R99 e essa afirmação de serem o 2º melhor caça do mundo, nem com sua exustiva repetição interminável se tornará verdade.

abraço
Kaleu

Marlos Barcelos

Os f-15 foram durante muito tempo o melhor caça do mundo, mas é um avião de 3ª geração, os f-22 de 5ª geração, são bem diferentes.
os f-15 são inferiores aos últimos caças europeus e Russos, porque são de 4ª geração, ou seja tem muitos equipamentos e capacidades superiores aos do f-15.

Marlos Barcelos

iamgine o quanto superior é o f-22, duas gerações a frente.

Raphael

Marlos, os F-15 e F-16 sao de quarta geracao.
http://en.wikipedia.org/wiki/Fourth_generation_jet_fighter

Os cacas europeus novos como Rafale, Typhoon sao de geracao 4.5 ou 4++ como dizem.

Raphael

Claro que os novos F-15s e F-16s assim como o F-18 Super Hornet tambem sao de 4.5o geracao.

Bosco

Os F-15 foram os primeiros caças de quarta geração. Foram eles que introduziram o conceito HOTAS, um HUD de grande ângulo, relação empuxo /peso de 1 pra 1, radar com capacidade de “olhar” para baixo, radar com capacidade ar-sup, completa suíte de guerra eletrônica, mísseis all aspect, etc.
Só não tinham o sistema fly by wire, instabilidade controlada e nem telas multifuncionais.

Marine

E gente ja aqui nos EUA os jornais ja comecaram a falar muito mais do Afeganistao e diria que a atencao deles esta 50/50 com relacao ao Iraque agora… Com relacao ao F-15 na foto, ele esta ou fazendo graca pra foto disparando chaffs ou isso pode ser SOP (Standard Operating Procedure) dele quando por exemplo se passa pela aerea que esta sobrevoando que seja mais perigosa do que as outras no seu plano de voo…nunca se pode ser cauteloso demais…Mas pelo fato de ter um aviao ali perto tirando foto diria que a preimeira hipotese e a mais provavel.… Read more »

Tiago Jeronimo

“kaleu em 21 nov, 2008 às 23:23 Caro Tiago Jeronimo, SU-30MKI é apenas um up-grade do SU-27, já o SU-35BM, que não tá operacional é up-grade do SU-30, são o mesmo avião com modernizações, aliás não sei pq o SU-35BM não tá operacional e pra concluir nenhum deles dão conta dos Hornet´s nem dos F-15´s com AWACS, aliás os SU-30MK do Chopolim tambem não dão conta dos Mirage e F-5M / R99 e essa afirmação de serem o 2º melhor caça do mundo, nem com sua exustiva repetição interminável se tornará verdade. abraço Kaleu” Claro que ambos dão conta das… Read more »

Hornet

Ué, mas a Russia não é um país capitalista também?!!!…e já faz um tempinho isso aí…num entendi essa declaração de amor..eu, hein?!!! Sou mais a futura “Sra. Hornet”…muiiiiiiiiito melhor de curvas que todos os Flankers juntos….hehehe

abraços a todos

Hornet

Tiago Jeronimo,

foi só uma brincadeira…não leve a sério, ok?

Do jeito que andam os ânimos das “torcidas” aqui, fico até com medo de brincar…

Abaixo o Capitalismo!!! Viva a Coca-cola!!!…rs.rs.rs.

welington

Tem cara que é brincadeira, querendo compara um caça apoiado por aeronaves de alerta antecipado com uma que não está, ai já é brincar de mais, pede pra sair, pede pra sair…..
O SU-35 BM é uma evolução do SU-35 convencional que por sua vez e uma evolução do SU-27.
Pó seis tão de brincadeirinha não é? É claro e óbvio que esta foto é uma foto de demonstração para promover o F-15, aonde vocês sonharão que eles iriam tirar fotos gastando contramedidas no Afeganistão atoa acordem, meu Deus.

Lecen

Pessoal, acho que deveriamos discutir a afirmação de que a Russia não considera o Brasil uma potência.

Isso é vergonhoso.

Só mesmo aqui que acham o Brasil alguma coisa que valha a atenção dos “big players”.

Fábio Max

Eu não duvido que os russos não considerem o Brasil uma potência, até porque, ele não é mesmo. Potências impõem ou pelo menos fazem respeitar seus interesses externos, e perguntem aos bolivianos, paraguaios e equatorianos se eles tem algum receio do Brasil? Potências investem em sistemas educacionais, mas no Brasil, uma pessoa fica 8 anos na escola e de regra sai de lá sem a capacidade de ler e entender um texto de uma lauda. Potências investem em pesquisa tecnológica, coisa que, aqui, se faz de modo tímido e as vezes até às escondidas, para que ninguém diga que é… Read more »

madvad

O Su-35BM não pe modernização de nenhum outro sukoi.

As modificações foram tantas, que ele é considerado uma outra geração, 4 ++.

Wolfpack

O impressionante são as quantidades de trilhos e variedade de armas e pod direcionadores destas armas disponíveis neste avião.

Raimundo

SAUDAÇÕES, SR. GALANTE !

FANTÁSTICA SEQÜÊNCIA DE FOTOS !

As matérias e as fotos dos “seus” (ou melhor, dos “nossos”, já que também pertencem a todos os assíduos freqüentadores) 3 BLOGS estão cada vez melhores !

Acho que BREVEMENTE o Sr. terá que mudar o conteúdo do retângulo azul à direita para:

“AJUDE-NOS A ESCOLHER ENTIDADES PARA RECEBEREM AS NOSSAS DOAÇÕES !!!!”.

Até breve.

Raimundo

SAUDAÇÕES, SR. GALANTE !

FANTÁSTICA SEQÜÊNCIA DE FOTOS!

As matérias e as fotos dos “seus” (ou melhor, dos “nossos”, já que também pertencem a todos os assíduos freqüentadores dos mesmos) 3 BLOGS estão cada vez melhores !

Acho que BREVEMENTE o Sr. terá que mudar o texto do retângulo azul à direita para:

“AJUDE-NOS A ESCOLHER ENTIDADES PARA RECEBEREM AS NOSSAS GENEROSAS DOAÇÕES!!!!”

Sucesso e até breve.

welington

O Sukhoi SU-35 BM é o desenvolvimento natural e final da bem sucedida família Falnker.

Herik

PIB em 2007 (em bilhões de doláres)*

Russia: 1.45
Brasil: 1.313,6

*Fundo monetário internacional (www.imf.org)

O Brasil pode não ser uma potência militar como são os Russos. Mas em se tratando do PIB, não existe tanta diferença assim.

Comparação com alguns países da américa latina:

Argentina: 260
Chile: 163,8
Colômbia: 171,6
Venezuela:236,4

Eita diferença!