Agência Bolivariana para as Atividades Espaciais lança satélite “socialista”

78

A Venezuela lançou nesta quarta-feira ao espaço seu primeiro satélite, o Simón Bolívar, construído na China

A Venezuela lançou nesta quarta-feira ao espaço seu primeiro satélite, o Simón Bolívar, construído na China, com objetivos exclusivamente civis e com o qual o presidente Hugo Chávez deseja avançar na ‘construção do socialismo’ e na integração latino-americana. O satélite geoestacionário Venesat-1 foi lançado às 12h20, hora local (16h50 GMT) do centro espacial Xichang, na província chinesa de Sichuan (sudoeste).
Chávez, acompanhado do presidente boliviano Evo Morales, esteve na cidade de Luepa, a leste da Venezuela, onde fica a segunda estação terrena de controle do Simón Bolívar. ‘O que tem a ver um satélite com o socialismo? Uma empresa capitalista lança um satélite para fazer dinheiro. Este, agora, é um ato de libertação e independência (…) para construir o socialismo dentro da Venezuela e para cooperar com outros povos’, declarou Chávez.
Com o satélite, acrescentou, o governo venezuelano deseja dar um passo adiante em ‘sua soberania tecnológica’, acrescentou, afirmando que ‘não é para nós, mas para os povos da América Latina e do Caribe (…) É mais um passo para a independência’, celebrou Chávez, assegurando que o projeto ‘romperá com o analfabetismo tecnológico’.
Durante seus 15 anos de vida útil, o Simón Bolívar será ampliado ‘a países irmãos’ para desenvolver ‘programas sociais, por exemplo de alfabetização ou medicina’ servindo, também, para baratear e agilizar os sistemas de telecomunicações, segundo a ministra da Ciência e Tecnologia, Nuris Orihuela.
A construção e a colocação em órbita deste satélite – um projeto iniciado em 2002 – custaram à Venezuela 241 milhões de dólares, aos quais se somam 165 milhões pela construção das duas sedes terrestres de controle.
O Simón Bolívar estará situado a 36.000 km da superfície terrestre, na órbita hemisférica 78-Oeste, cedida pelo Uruguai, o que fará com que o sinal de 1.300 megahertz (MHz) se estenda do sul do México até a metade do território da Argentina e Chile.

Fonte e fotos: AFP, via Cosmo on Line e yahoo

Nota do Blog: segundo reportagem sobre o mesmo assunto veiculada no jornal Folha de São Paulo, o centro de operações da cidade de Luepa pertence à chamada Agência Bolivariana para as Atividades Espaciais (Abae), a “Nasa local”.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
welington

Um grande passo para a Venezuela parabéns ao Hugo Chaves!

Douglas

Com o petroleo a US 65, acho que esse satélite vai cair na cabeça do Chavez…

Hornet

O “socialismo bolivariano” do Chaves tá uma draga mesmo…já foi pro espaço….rs.rs.rs

abraços

GustavoB

Que meigo

kaleu

um pequeno passo para o Chaves e um grande passo para a humanidade

kaleu

e a carinha do indio maluco ???

todos de vermelhinho, que bonitinho

kaleu

alguem aqui tem dúvida que o Chapolim está por trás da expulsão da Petrobrás e da odebrech ???

kaleu

essa foi boa Hornet

welington

Eu tenho o Hugo Chaves não tem nada contra o Brasil nem contra as empresas Brasileiras ate porque a Petrobras esta na Venezuela também, então porque eles não nos explosão de la??????

welington

Eu tenho kaleu, temos uma filial da petrobras na Venesuela não seria mais provavel ele expulsar a petrbras na Venesuela?

Marine

Que ridiculo! Um autocrata pre-ditador com aspiracao de potencia mundial, gastando dinheiro com besteira em um pais tao miseravel com a sua maior fonte de renda sendo um produto no qual se desvalorizou mais de 50% em um mes…

A Venezuela precisa de 1.000 outras coisas antes de um satelite! Isso tudo e hubris dele que adora estar nas manchetes mundiais empinando seu narizinho e provocando o Tio sam e as democracias europeias sem terbraco forte pra bancar sua boca…

Desculpem pelo desabafo mas da raiva ver um povo sofrendo com um cara desse no poder!

Sds.

Joao

E,Marine,essa e a cruz que o pobre povo latinoamericano sempre deve carregar…seus “governantes”.

João-Curitiba

Hoje o Evo Morales deu mais uma peitada no Brasil. Na cúpula Ibero-Americana em El Salvador, ele criticou o capitalismo pela crise atual e culpou o Brasil pela falta de alimentos no mundo. Porque nós usamos terra para produzir combustível. É um palhaço mesmo. Desde os anos 70 que produzimos álcool combustível e nunca faltou comida aqui. Aliás, somos o maior produtor mundial de alimentos. Mas ele precisa bater em alguém. De preferência em alguém que não reage, que vive de quatro…..

Virtual XI

Não faço parte desse Brasil ” que vive de quatro “. Se for preciso empunhar um fuzil para peitar Chavez e a sua “galera”, o faço com o maior prazer. Chavez consegue tudo o que quer na América Latina porque tem e sempre teve o apoio do seu amigo Molusco. E o Molusco governa para seus amigos, não para o Brasil. Esse sim é um eterno ” homem que vive de quatro “. Aliás, até o fez para o “Kiko” da bolívia, quando da crise do gás. Enquanto as forças armadas da Venezuela vão ultrapassando as nossas em capacidade (a… Read more »

Fábio Max

É necessário um satélite, para monitorar as plantações de banana e cana de açúcar, tão preciosas para o senhor Chaves, macaco bêbado que ele é.

edilson

… estão chegando so alquimistas…
agora entendem o porque da 4ª frota?

Anti-Chavez

A foto do Chavez e do Evo todos sorridentes, aplaudindo o lançamento, me lembra quando os Europeus chegaram por essas terras e “presenteavam” os índios com espelhos e outras tranqueiras! Imaginem a alegria dos índios; igual ao Chavez! Identica situação! Esse satélite é mais uns instrumento de alienação do povo pobre da Venezuela. Instrumento de propaganda pró-regime bolivariano comunista socialista bolchevique totalitario de esquerda do século 21 que vemos (passivamente) aumentar na Amerdda Latrina, ops, América Latina. Será um novo vírus??? Vou me vacinar!!! É, esses malucos bolivarianos de M&^d@ me lembram o “Cérebro” (daquele desenho “Pink e Cérebro”) e… Read more »

Brigadeiro... de chocolate

O que seria a 4° frota?

André

Nesses dois países, somente o que progride é o atraso!!!

Marcos

Com o devido respeito, somente duas coias. Pode-se discordar das polítas do Chavez e do Evo Morales, agora, achar que por chamá-los de “índios” os estão ofendendo é passar atestado de preconceituoso, como se a ascendência ameríndia traduzisse inferioridade. De outro lado, quatno ao Chavez e sua relação com a Odebrecht, pelo que se tem noticiado nos jornais – pelo menos naqueles dedicados à economia e política – estão indo muito bem, com vários acordos de cooperação. Aliás, parece que empresa brasileira goza de muito prestígio naquelas plagas.

Iuri Korolev

“dar um passo adiante em ’sua soberania tecnológica’”

A Venezuela não tem patamar tecnológico para dar este salto.
Pode comprar equipamentos pois tem dólares, mas desenvolver tecnologia, o buraco é mais embaixo…
Tem que formar pessoal, educar uma geração.

Eles não têm nem indústria alimentícia. O Brasil está fornecendo milhões de dólares em equipamentos para construir uma indústria lá.

Vamos ver até quando dura o “sonho bolivariano”.
Mas, não sei não.Quem esperar que o petróleo baixe de preço ao longo deste século vai ter que esperar sentado.
Sds
Iuri

welington

Só me tirem uma dúvida o que o Hugo Chaves fez contra o Brasil, não entendo to achando que ta rolando inveja no ar porque ele pode comprar e nos não, quem retirou a Petrobras do Equador foi o Equador não a Venezuela a Venezuela tem uma boa relação para com o Brasil, não sou defendedor da Venezuela, mas tem uma coisa, eu tenho respeito pelo Hugo Chaves ele é um cara nacionalista que quer defender o seu país e isso a gente tem que admitir ele faz melhor que os nossos políticos pois tem ONGs picaretas com índios mais… Read more »

Hornet

Amigo Iuri, vc disse muito bem, o buraco é muito mais embaixo quando o assunto é “soberania tecnológica”. O que o Cháves está fazendo é comprar tecnologia pronta, só isso. Isso não garante “soberania” tecnológica nenhuma, ao contrário…cria uma dependência cada vez maior. Mas enfim, o Cháves fala e faz cada coisa que nem dá pra acreditar… Não sei quanto a vc, mas se um dia o Cháves deixar o poder na Venezuela (isso daqui uns 40 anos, e se eu estiver vivo até lá) eu vou sentir muita falta dele…O cara é um cômico nato….Entre outras coisas, ele quer… Read more »

Iuri Korolev

Amigo Hornet

Acho que o Brasil demonstra o seu despreparo para ser uma potência ao temer um sujeito destes.
Imagine-se no lugar de uma dessas potências atômicas em que o seu rival tem vários mísseis nucleares apontados para você.

Acho que o governo Lula tem feito um bom trabalho diplomático com Chaves.Penso que a melhor estratégia é ter um bom relacionamento com ele mas com uma certa (grande!) distância.

Sds
Iuri

André

Iuri,
O problema é que essa grande distância, a meu ver, inexiste. Na verdade, existe sim é uma proximidade. Lembra que Lula certa vez falou que na Venezuela havia excesso de democracia??? Pois é…

Hornet

Amigo Iuri, concordo contigo. E acho até que o Brasil (nem falo de governo, falo de Estado) tem feito aquilo que é tradição no Itamaraty: não se envolver em questões domésticas de outros países. O Cháves é um problema dos Venezuelanos…o Brasil não tem nada que ver com isso. Mas vc acha que o Brasil teme o Cháves? Eu ainda não vi nada neste sentido. O que vi e vejo é o Brasil respeitar a idéia de “auto-determinação dos povos” e da idéia de “soberania das Nações” em tudo o que envolveu o Cháves-Venezuela e o Brasil. Não vejo o… Read more »

CJ

E dizem que o foguete foi batizado PETRÓLEOS I ( TÁ PINTADO NO TOPO DO FOGUETE…).Por enquanto foi a unica maneira de ver o petroleo subir….

CJ

Alias, com este lançamento todos os problemas da venezuela estão resolvidos: não há mais fome, sobra educação, saude, as industrias estão super desenvolvidas… Primeiro mundo mesmo… Francamente

Iuri Korolev

Hornet Embora seja uma questão de Estado, no nosso sistema político-constitucional, o chefe de Estado é o mesmo chefe do Governo. E quem dita a estratégia política é o presidente, que nomeia o Chanceler. Por isto eu disse Governo, mas realmente é uma política de Estado.O Lula poderia ter mudado a política com relação à América Latina, já que é ele quem manda nas relações exteriores. Quanto a temer, não sou eu quem acha, mas os militares em geral no Brasil e o Senado acham o Chaves uma ameaça, pois realmente tem o maior arsenal da região.E eles dizem que… Read more »

Hornet

Iuri, sim, sem dúvida. Também concordo contigo nestas questões que vc coloca. Acho que não estamos em desacordo. Até mesmo na questão dos militares brasileiros e congressistas terem um certo temor do Cháves, mesmo eu pessoalmente não achando que vá acontecer alguma coisa nessa aérea entre os dois países, creio que até certo ponto é uma das razões de termos o FX-2, o sub Nuc etc. Como sempre falam aqui no Blog, o Cháves vem sendo o nosso melhor ministro da defesa de todos os tempos. Mas mesmo achando o Cháves um bom ministro da defesa do Brasil, com o… Read more »

João-Curitiba

Li atentamente todos os comentários e acho que todos concordamos: o Chávez é um déspota, porém esclarecido. Ele está conseguindo ser falado e discutido em boa parte do mundo, inclusive aqui no Blog. Mas a pergunta que deixo é: por que a Venezuela não pode ter um satélite? Porque lá tem pobres? O número de pobres no Brasil é superior a toda a população venezuelana. E o objetivo é nobre: educação, telecomunicações, sendo disponibilizado para as nações vizinhas. Vale lembrar que a TV da Venezuela que foi fechada pelo ditador (desculpe, pelo presidente eleito constitucionalmente) era até então uma das… Read more »

edilson

pelo menos alguém sano. chaves nunca fez nada contra o Brasil.
por outro lado nossos aliados dizem, não vendam isto par ele,não façam isto para aquele…e assim caminha a humanidade…
mas, os alquimistas estão chegando… estão chegando os alquimistas…

Baschera

Caro João-Curitiba, Concordo com você. Muita gente aqui tem ciúmes das compras militares do chapolin, porque ele não fala, compra mesmo. Eu mesmo tenho este sentimento de ciúmes, pois gostaria de ver as nossas FFAAs melhor equipadas. No entanto gostaria que fabricassemos os nossos próprios meios…… O que acho que já encheu é falar mal do dito cujo, a não ser quando faz das suas fanfarronices. Não adianta nada. E ainda por cima, digo com absoluta certeza, suas aquisições são o melhor MD que já tivemos. Não fosse isto, acho que pouco ou nada estariamos falando de PND ou coisa… Read more »

kaleu

Amigo João “Globo Internacional” terceira maior emissora do planeta! Amigos, não substimem o Chopolim, assim como não deveriam ter subestimado o Hitler, citado pelo João, senhores já estiveram em Cuba? O que o Sr. Fidel fez a Cuba pode ser classificado como “cirme contra a humanidade”, caras vcs não fazem idéia da escasses de tudo, do atrazo, não vou me alongar, porém, computador é peça rarissima em Cuba e os carros são americanos dos anos 50 e 60, pessoas que defendem essa ideologia deveriam ir a Cuba e depois se perguntar – É isso que queremos fazer com o Brasil?… Read more »

kaleu

Complementando…

Deixando claro, amigo Welington, que não estou aqui defendendo nenhuma vertente ideológica, elite, FHC, neo-liberal, escravo do capital, nem nenhuma dessas babaquices e chavões, inclusive, acho que o Sr. Lula surpreendeu positivamente, e está fazendo o melhor governo desde JK, principalmente para os menos afortunados.

abraço
kaleu

kaleu

Amigo Brigadeiro, 4ª Frota é o nome de uma frota americana, composta de um Porta Aviões e varios destroier´s, fragatas, e torpedeiros, detinados a “atuar” no atlântico sul.

abraço
Kaleu

Nunão

Torpedeiros???

Em todo caso, sugiro uma olhada no link:
http://www.naval.com.br/opiniao/Quarta_Frota/IV_Frota_p1.html

kaleu

Tá bom amigo Nunão, são “contratorpedeiros”, como o USS Lassen e o USS John S. McCain, não esqueçamos os cruzadores.

abraço
kaleu

Nunão

É que estranhei porque vc já tinha falado em destróieres.

welington

Um grande passo para a Venezuela parabéns ao Hugo Chaves!

Douglas

Com o petroleo a US 65, acho que esse satélite vai cair na cabeça do Chavez…

Hornet

O “socialismo bolivariano” do Chaves tá uma draga mesmo…já foi pro espaço….rs.rs.rs

abraços

GustavoB

Que meigo

kaleu

um pequeno passo para o Chaves e um grande passo para a humanidade

kaleu

e a carinha do indio maluco ???

todos de vermelhinho, que bonitinho

kaleu

alguem aqui tem dúvida que o Chapolim está por trás da expulsão da Petrobrás e da odebrech ???

kaleu

essa foi boa Hornet

welington

Eu tenho o Hugo Chaves não tem nada contra o Brasil nem contra as empresas Brasileiras ate porque a Petrobras esta na Venezuela também, então porque eles não nos explosão de la??????

welington

Eu tenho kaleu, temos uma filial da petrobras na Venesuela não seria mais provavel ele expulsar a petrbras na Venesuela?

Marine

Que ridiculo! Um autocrata pre-ditador com aspiracao de potencia mundial, gastando dinheiro com besteira em um pais tao miseravel com a sua maior fonte de renda sendo um produto no qual se desvalorizou mais de 50% em um mes…

A Venezuela precisa de 1.000 outras coisas antes de um satelite! Isso tudo e hubris dele que adora estar nas manchetes mundiais empinando seu narizinho e provocando o Tio sam e as democracias europeias sem terbraco forte pra bancar sua boca…

Desculpem pelo desabafo mas da raiva ver um povo sofrendo com um cara desse no poder!

Sds.