Suíça termina avaliação do Gripen

26

A avaliação do primeiro candidato para a substituição parcial da frota de caças F-5E/F Tiger II da Suíça (Programa TTE) foi completada. Os testes com o caça sueco Gripen foram realizados no aeródromo militar de Emmen. A avaliação foi conduzida pela armassuisse, em cooperação com a força áerea.

Os testes de solo e de vôo começaram em 28 de julho e incluíram 30 vôos, num total de 35h. Depois do Gripen, será a vez do Rafale e do Eurofighter. O processo de avaliação vai se encerrar em dezembro.
O Gripen também participa da disputa pelo Programa FX-2 da FAB.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Meirelles

É Mauro,pouca autonomia deve ser a única desvantagem dele que é um verdadeiro caça multifuncional(possui grande variedade de armas,dá até pra adaptar mísseis russos,se não me engano).Penso que a falta de autonomia seria compensado se fossem adquiridos em grandes quantidades,uns 36 em cada base aérea,talvez?
E pelo jeito tu tambem é ‘chegado’ em “aviãozinho”,hein?
Sds.

Tomcat

Ótimo caça. Se a idéia não fosse um só caça multimissão para o F-X(2?), poderia ser mantido como da forma atual, analogamente: Mirage 2000/Rafale e F-5/Gripen.

Paulo Costa

O Gripen NG,que ja fez o voo inaugural,tem motor 20% mais possante,
e carrega internamnete mais 1000 litros de combustivel .Vejam no site da SAAB.

Adler Medrado

Posso estar sendo maldoso, mas acredito que agora irão levantar a hipótese de comprar um monte de F5 usado da Suíça pra ‘renovar’ a frota da FAB.

Imagino até a expressão de alguns: “UAU! Agora teremos um monte de F-5 para comprar”

Paulo Costa

Os 70 F-5 da Suissa estavam á venda,fizemos contato,mas a negociação não avançou,os americanos foram lá e compraram todos….

Claudio Grulla

Finalmente um espaço só para os apaixonados pela aviação de caça.
Quanto ao Gripen mesmo com CFT,continua sendo um pequeno caça e que não atende às necessidades da FAB.

Abraços,em VÔOS MAIORES.

Paulo Costa

A SAAB deslocou os dois trens de pouso traseiro mais para fora da fuselagem,com isto ganhou espaço interno para 1000 litros a mais.
O CFT,conformal fuel tank, podera ser usado tambem aumentando
mais ainda o raio de ação.

Manfred Von Richthofen

Se o F-5EM é um ótimo caça para a FAB, por que o Gripen não seria?
Tendo capacidade REVO, ele pode ir tão longe como qualquer outro caça.
E tem a vantagem de poder decolar até de estradas, o que poderia facilitar em muito o espalhamento dos nossos caças pelo Brasil afora em caso de combate com um país mais poderoso, pois nossas bases aéreas poderiam ser facilmente atingidas.
Mas pelo jeito tudo indica que vai dar Rafale no FX-2…

LUIZ BILOTTI

BOA NOITE CAVALHEIROS REALMENTE EM UM CENARIO FAVORAVEL A QUE FOI PROJETADO O GRIPEN É UM OTIMO CAÇA MULT FUNÇÃO,DENTRO DA FILOSOFIA SUECA DE BASES DISPERSAS E RESPOSTAS MUITO RAPIDAS A INVASOES EMINENTES COM ENFOQUE PARA ENLAÇE DE DADOS EXTREMAMENTE MODERNO. AO MEU VER O GRIPEN NG DEVIDO A DOUTRINA DA FAB E PRINCIPALMENTEA QUANTIDADE PRETENDIDA SÓ FUNCIONARIA SE FOSSE REVISTA TODA DOUTRINA OPERANTE PARA OBTER O MAXIMO DE DESEMPENHO DE UM CAÇA DESTA DIMENSÃO PARA AS GRANDES PERNAS DO NOSSO TERRITORIO, OU ENTÃO BASES MENORES E EM MAIOR QUANTIDADE OQUE ESTA TOTALMENTE FORA DE QUETÃO. INDEPENDENTE DISTO TRATA SE… Read more »

[…] F-5 da Suíca: o Eurofighter Typhon da EADS (último a fazer os vôos de avaliação no país), o SAAB Gripen e o Rafale, da Dassault. Cada candidato realizou, durante três semanas, 50 vôos em conjunto […]

konner

O JAS-39 Gripen é um dos mais leves caças de nova geração que está disponivel para o mercado internacional.

Nações como Africa do Sul, Hungria e República Tcheca, já compraram este formidavel caça suéco.

Mas, a meu ver para o Programa FX-2 da FAB, está fora dos requisitos para o território brasileiro.

daniel

O gripen tem uma autonomia maior que dos F-5EM, e a sua manutençao é a mais barata entre todos os concorrentes do FX, vejo uma grande vantangem no custo de operaçao para as nossas Forças Armadas acostumadas a orçamentos mirrados e em boa parte retidos pelo planalto.

Meirelles

É Mauro,pouca autonomia deve ser a única desvantagem dele que é um verdadeiro caça multifuncional(possui grande variedade de armas,dá até pra adaptar mísseis russos,se não me engano).Penso que a falta de autonomia seria compensado se fossem adquiridos em grandes quantidades,uns 36 em cada base aérea,talvez?
E pelo jeito tu tambem é ‘chegado’ em “aviãozinho”,hein?
Sds.

Tomcat

Ótimo caça. Se a idéia não fosse um só caça multimissão para o F-X(2?), poderia ser mantido como da forma atual, analogamente: Mirage 2000/Rafale e F-5/Gripen.

Paulo Costa

O Gripen NG,que ja fez o voo inaugural,tem motor 20% mais possante,
e carrega internamnete mais 1000 litros de combustivel .Vejam no site da SAAB.

Adler Medrado

Posso estar sendo maldoso, mas acredito que agora irão levantar a hipótese de comprar um monte de F5 usado da Suíça pra ‘renovar’ a frota da FAB.

Imagino até a expressão de alguns: “UAU! Agora teremos um monte de F-5 para comprar”

Paulo Costa

Os 70 F-5 da Suissa estavam á venda,fizemos contato,mas a negociação não avançou,os americanos foram lá e compraram todos….

Claudio Grulla

Finalmente um espaço só para os apaixonados pela aviação de caça.
Quanto ao Gripen mesmo com CFT,continua sendo um pequeno caça e que não atende às necessidades da FAB.

Abraços,em VÔOS MAIORES.

Paulo Costa

A SAAB deslocou os dois trens de pouso traseiro mais para fora da fuselagem,com isto ganhou espaço interno para 1000 litros a mais.
O CFT,conformal fuel tank, podera ser usado tambem aumentando
mais ainda o raio de ação.

Manfred Von Richthofen

Se o F-5EM é um ótimo caça para a FAB, por que o Gripen não seria?
Tendo capacidade REVO, ele pode ir tão longe como qualquer outro caça.
E tem a vantagem de poder decolar até de estradas, o que poderia facilitar em muito o espalhamento dos nossos caças pelo Brasil afora em caso de combate com um país mais poderoso, pois nossas bases aéreas poderiam ser facilmente atingidas.
Mas pelo jeito tudo indica que vai dar Rafale no FX-2…

LUIZ BILOTTI

BOA NOITE CAVALHEIROS REALMENTE EM UM CENARIO FAVORAVEL A QUE FOI PROJETADO O GRIPEN É UM OTIMO CAÇA MULT FUNÇÃO,DENTRO DA FILOSOFIA SUECA DE BASES DISPERSAS E RESPOSTAS MUITO RAPIDAS A INVASOES EMINENTES COM ENFOQUE PARA ENLAÇE DE DADOS EXTREMAMENTE MODERNO. AO MEU VER O GRIPEN NG DEVIDO A DOUTRINA DA FAB E PRINCIPALMENTEA QUANTIDADE PRETENDIDA SÓ FUNCIONARIA SE FOSSE REVISTA TODA DOUTRINA OPERANTE PARA OBTER O MAXIMO DE DESEMPENHO DE UM CAÇA DESTA DIMENSÃO PARA AS GRANDES PERNAS DO NOSSO TERRITORIO, OU ENTÃO BASES MENORES E EM MAIOR QUANTIDADE OQUE ESTA TOTALMENTE FORA DE QUETÃO. INDEPENDENTE DISTO TRATA SE… Read more »

[…] F-5 da Suíca: o Eurofighter Typhon da EADS (último a fazer os vôos de avaliação no país), o SAAB Gripen e o Rafale, da Dassault. Cada candidato realizou, durante três semanas, 50 vôos em conjunto […]

Francisco Lutkenhaus

Tem havido, na televisão Brasileira, alguns espaços para discutirem (” entre Os mesmos cabeças de bagre”) o projeto FX da FAB. Deus do céu! Quanta babaquice! Para justificar a compra dos “Rafale” estão até questionando situação geopolítica do Brasil em relação aos Paises dos outros concorrentes (isto fica completamente sem sentido havendo transferência de tecnologia). E, com a trnsferência de tecnologia poderíamos, sim, produzir aqui o complemento de aeronaves para cobrir todo o espaço aéreo do nosso querido Brasil. Além de desesenvolver o projeto do Gripen (que é novo, versátil e econômico em relção aos seus concorrentes). Não vejo nenhuma… Read more »

Francisco Lutkenhaus

Interessante! – RAFALE na cabeça, está escrito nas estrêlas. E tambem no fundo do mar onde foram parar dois deles após decolarem de um porta-aviões Francês.
Pena que não estavam sendo pilotados pelos políticos Brasileiros, enrolados até o pescoço com os Franceses, e na saia justa do “babaca” que falou estarem adiantados os entendimentos para a compra do caça Francês. (Que é bom até de cair).
Interessante também a questão de haver um avião (caça) para cada tipo de País. “Quem não é o maior tem que ser o melhor” “e o melhor não tem que provar nada para ninguem”.

Francisco Lutkenhaus

Ironias, brincadeiras e palhaçadas à parte (e bem à parte mesmo!) porque o assunto é sério, bem mais sério que uma turminha que brinca de aeromodelismo (crianças grandes e sem graça e responsabilidade nenhuma). O programa FX-2 da FAB não deve nem pode ser considerado uma chacota. Tenho visto por aqui muito comentário cheio de especificações técnicas, porém de fundo completamente vasio. Apesar que quererem parecer o dono da única verdade do mundo (como Deuses do Olimpo).Cadê a humildade? – Por onde anda o equilíbrio mental, que é muito esperado de quem se pronuncia tão profundamente? O que está em… Read more »