sábado, 16 fevereiro, 2019
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PJSC UAC e COMAC aprovam o layout geral da aeronave CR929

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No dia 6 de junho, a United Aircraft Corporation (PJSC UAC) e a Corporação de Aeronaves Comerciais da China (COMAC) aprovaram o layout geral das aeronaves wide-body CR929 de longo alcance. As partes concordaram quanto à geometria principal da aeronave – extensão e formato da asa, comprimento da fuselagem, dimensões da ponta da fuselagem e da cauda, ​​tamanho e formato das aletas das aeronaves, localização dos motores, trem de pouso e portas. O acima é o resultado dos esforços empreendidos pela equipe JET, a equipe de engenharia sino-russa conjunta liderada pelos principais designers do CR929 Maxim Litvinov (representando o lado russo) e Chen Yingchun (representando o lado chinês).

Conforme explicado pelo Chief Designer Maxim Litvinov (representando o lado russo) na cerimônia de assinatura do layout geral do CR929, “A aprovação do layout geral do CR929 pelas partes é um passo importante para o desenvolvimento subseqüente de um conceito técnico uniforme das aeronaves da família CR929. Isso nos permite avançar para o estágio de desenvolvimento conjunto em grande escala do projeto e dos sistemas da aeronave, inter alia, no contexto da ligação com os prováveis ​​fornecedores de equipamentos e componentes para aeronaves.”

O designer-chefe Chen Yingchun (representando o lado chinês) parabenizou a equipe de engenheiros russos e chineses e notou a importância da aprovação geral de layout do CR929 para trabalhos adicionais a serem realizados no âmbito do programa.

O programa CR929 está atualmente na fase Gate 3. Para além da aprovação geral do layout das aeronaves, esta fase inclui também trabalhos de investigação experimental no domínio da aerodinâmica, seleção de materiais estruturais e análise de propostas comerciais técnicas apresentadas por fornecedores potenciais dos principais sistemas e equipamentos. Espera-se que estas obras e a fase Gate 3 estejam concluídas em meados de 2019.

CR929

FONTE: United Aircraft Corporation

Filipinas pode adquirir mais 12 jatos KAI FA-50

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KAI FA-50
KAI FA-50

MANILA – O secretário de Defesa das Filipinas, Delfin Lorenzana, disse no dia 7 de junho que o governo quer adquirir mais uma dúzia de aeronaves de treinamento e ataque FA-50 da Coreia do Sul.

Lorenzana fez a observação durante uma entrevista durante o Simpósio 2018 da Força Aérea das Filipinas (PAF), realizado no Campo de Oficiais Comissionados Aguinaldo, na cidade de Quezon.

“Fomos capazes de discutir isso durante a reunião dos líderes seniores, mas é isso que o presidente (Rodrigo Duterte) quer depois que viu como a aeronave é eficaz”, disse Lorenzana.

“Podemos adquirir mais 12, mas isso depende do tipo de construção que a Força Aérea quer”, acrescentou.

Antes de assumir a presidência em 1 de julho de 2016, Duterte disse que a compra pela administração Aquino de 12 jatos FA-50 de treinamento da Coreia do Sul era apenas um desperdício de dinheiro, pois os ativos aéreos seriam usados ​​apenas para cerimônias.

No entanto, o Chefe do Executivo teve uma mudança de mentalidade depois de ver a utilidade e eficácia dos jatos, especialmente durante a campanha aérea para libertar a cidade de Marawi das mãos dos terroristas de Maute.

Lorenzana na mesma entrevista disse que a Coreia do Sul não prometeu nada, mas eles estão preparados para fazê-lo.

“Havia muita coisa sendo discutida não apenas os helicópteros, mas também armas de fogo, eles querem transferir tecnologia para que possamos também produzir nossos equipamentos militares”, disse ele.

A chegada dos aviões é parte da compra da PAF de 12 aviões de combate da Coreia no valor de 18.9 bilhões de pesos filipinos.

O PAF disse que o FA-50 tem uma velocidade máxima de Mach 1,5 ou uma vez e meia a velocidade máxima de som e é capaz de ser equipado com mísseis ar-ar e armas ar-superfície.

A FAMÍLIA DE JATOS GOLDEN EAGLE

FONTE: Boletim de Manila

A400M: testes conclusivos no reabastecimento em voo do Rafale

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A400M reabastecendo o Rafale
A400M reabastecendo o Rafale

O A400M, avião de transporte aéreo tático com alcance estratégico, é capaz de reabastecer vários tipos de aeronaves, incluindo aeronaves de combate.

O reabastecimento é possível através de dois pontos laterais através de um casulo de reabastecimento preso sob a asa (para caças) ou por uma unidade de reabastecimento HDU (Hose Drum Unit) montada na fuselagem para aeronaves de transporte e caças. Uma próxima versão específica da nacele sob as asas permitirá o reabastecimento de helicópteros.

Depois de uma campanha de testes de voo conduzida pela Direção Geral de Armamento (DGA) com o apoio da Força Aérea Francesa, o A400M acaba de passar um novo marco demonstrando sua capacidade de reabastecer o caça Rafale usando suas naceles subalares.

Durante estes testes, o Rafale foi reabastecido pelo A400M em toda o seu evelope de voo (em várias altitudes e velocidades), incluindo nos chamados modos degradados da aeronave: falha simulada de um motor e controles de voo.

Os testes foram realizados de dia e de noite, inclusive com óculos de visão noturna (NVG), em diversas configurações de Rafale (aeronaves leves, atitude pesada nas retaguardas com alta geração de arrasto).

A unidade de Ensaios a Bordo da DGA conduziu, com o apoio do Centro de Perícia Militar Aérea (CEAM) da Força Aérea, estes testes que permitirão à DGA, agindo como autoridade técnica para aeronaves estatais, autorizar muito rapidamente o Rafale a ser reabastecido pelo A400M.

A Força Aérea, por sua vez, está trabalhando para determinar as condições para colocar essa nova capacidade em serviço em um contexto operacional, estabelecendo os meios de sua implementação (procedimentos, suporte técnico, treinamento, etc.). O A400M poderá então oferecer uma capacidade de reabastecimento de teatro.

Outras campanhas de reabastecimento de voo estão previstas para 2019, como o reabastecimento duplo do Mirage 2000 através das naceles e de outras aeronaves de transporte através do ponto de reabastecimento HDU de linha central.

FONTE: Directorate-General of Armaments – DGA

Embraer lança o A-29 Super Tucano na Europa

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Embraer A-29 Super Tucano
Embraer A-29 Super Tucano

O Jane’s informa que a Embraer quer garantir seu primeiro cliente europeu para o turboélice de ataque leve EMB-314/A-29 Super Tucano, segundo um funcionário da empresa em 7 de junho.

Falando na conferência SMi Close Air Support (CAS) em Londres, o vice-presidente de vendas da Embraer na Europa e Norte da África, Simon Johns, disse que o Super Tucano poderia ser equipado armas aéreas europeias com uma alternativa de baixo custo para jatos e helicópteros em suas missões.

A Embraer também apontou para nações como a Ucrânia, que carecem de financiamento para uma nova aeronave de combate, e que considerariam o Super Tucano uma opção acessível que acrescentaria considerável poder de combate. Além disso, a capacidade do Super Tucano de operar próximo à linha de frente torna-o ágil e flexível o suficiente para responder aos eventos em tempo hábil.

Como parte desse impulso para a Europa, a Embraer está oferecendo alguns aprimoramentos à aeronave padrão. Como Johns observou, as mudanças “incluem a integração de munições antitanque dedicadas, como o míssil Hellfire da Lockheed Martin (AGM-114), que já está no roteiro da aeronave, bem como foguetes guiados a laser.

“Há cenários em que o Super Tucano, operando em um campo de batalha com um sistema de defesa aérea benigno ou semi-degradado no lado oposto, poderia realizar a missão de destruir tanques, missão largamente deixada para helicópteros armados até agora.”

Em função de estar equipado para realizar essas missões, o Super Tucano agora tem um receptor de alerta radar (RWR) e sistema de alerta de aproximação de mísseis (MAWS) em desenvolvimento para um ambiente de maior ameaça no teatro europeu.

Cargas externas do A-29 (clique na imagem para ampliar)
Cockpit do A-29
Cockpit do A-29

Os primeiros quatro caças F-35B da RAF chegam ao Reino Unido

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O Reino Unido recebeu ontem seus primeiros quatro aviões de caça avançados F-35B, que serão pilotados pela Royal Air Force e Royal Navy. Com a ajuda de reabastecimento aéreo, as aeronaves voaram sem escalas através do Atlântico a partir da US Air Corps Air Station em Beaufort, Carolina do Sul, onde pilotos britânicos passaram por treinamento intensivo na aeronave em parceria com suas contrapartes do USMC.

Com tecnologia stealth, sensores avançados, capacidade e alcance de armas, o F-35 é o considerado o caça mais letal, com capacidade de sobrevivência e conectado já construído. Mais do que um jato de combate, a capacidade do F-35 de coletar, analisar e compartilhar dados é um poderoso multiplicador de forças que aprimora todos os recursos aéreos, de superfície e terrestres no campo de batalha.

“Esta aeronave vai realmente transformar a forma como o Reino Unido conduz suas operações de defesa e é apropriado que a próxima geração de aviões de combate tenha chegado enquanto a RAF celebra seu centenário”, disse Peter Ruddock, diretor executivo da Lockheed Martin UK. “Como um dos principais parceiros do programa F-35 desde seus estágios iniciais, o Reino Unido tem sido fundamental na formação do projeto e desenvolvimento da aeronave, particularmente em relação à capacidade de decolagem curta e aterrissagem vertical.”

Cerca de £ 550 milhões foram investidos na base aérea RAF Marham como parte de um grande programa de mudança para preparar a base para abrigar os novos jatos. A base tem visto uma melhoria nas instalações, pistas recauchutadas e a adição de novas plataformas de pouso para acomodar a capacidade do avião de pousar verticalmente.

“Esses caças formidáveis ​​são uma declaração nacional de nossa intenção de proteger a nós mesmos e nossos aliados da intensificação de ameaças em todo o mundo. Com uma capacidade de mudar o jogo para coletar informações cruciais, combater guerras e enfrentar o terrorismo, esses são os jatos mais avançados da história britânica.” O trabalho que foi para a sua chegada antecipada mostra que eles têm as pessoas à altura. Nossas indústrias de defesa e militar sempre estiveram na vanguarda da tecnologia, e a importante chegada de hoje desses incríveis jatos mostra que estamos mantendo nossa orgulhosa tradição de inovação enquanto mantemos a Grã-Bretanha a salvo do mais grave dos perigos”, disse o Secretário de Defesa do Reino Unido, Gavin Williamson.

O programa também beneficiou muito a indústria do Reino Unido, com mais de 500 empresas britânicas envolvidas na cadeia de suprimentos. Cerca de 15% do valor de cada uma das mais de 3.000 aeronaves F-35 projetadas no programa é fabricado no Reino Unido e, até o momento, o programa gerou cerca de US$ 13 bilhões em contratos para fornecedores britânicos.

A aeronave chegou dois meses antes do previsto, o que permitirá que a Força de F-35 do Reino Unido se concentre em alcançar a capacidade operacional inicial até o final de 2018. Os primeiros testes de voo com os porta-aviões classe Queen Elizabeth do Reino Unido são esperados para o final deste ano.

Suporte abrangente de sustentação para a frota britânica de aeronaves F-35 baseadas na RAF Marham será fornecido pelo Lightning Team UK, que representa a equipe mista da BAE Systems, Lockheed Martin, Pratt & Whitney e Rolls Royce.

O Reino Unido tem atualmente 15 aeronaves F-35B no total, o restante das quais está estacionado em MCAS Beaufort ou Edwards Air Force Base, na Califórnia, onde eles estão envolvidos em testes e treinamento.

Em todo o mundo, existem agora quase 300 aeronaves F-35 operando a partir de 15 bases no mundo e o programa alcançou mais de 140.000 horas de voo.

EW Europe 2018: Saab vai voar o ‘jammer pod’ Arexis até 2020

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Jammer Pod Arexis, da Saab
Jammer Pod Arexis, da Saab

A empresa sueca Saab anunciou que começará os testes de voo para uma novo “jammer pod” de bloqueio eletrônico até o início da próxima década, uma vez que observa uma exigência crescente de várias forças aéreas para capacidades de ataque eletrônico orgânico.

O pod de interferência, que foi revelado pela primeira vez no ano passado como parte de um pacote de guerra eletrônica mais amplo conhecido como Arexis, está atualmente passando por um desenvolvimento de subsistema e eventualmente será construído em um protótipo pronto para testes de voo.

Esses testes de voo provavelmente ocorrerão em uma aeronave Gripen C/D, devido à disponibilidade deste tipo de aeronave para o fabricante Saab. Apesar disso, o pod estará disponível para uma variedade de aeronaves que são operadas em toda a OTAN e em outros lugares.

“Nós vemos um grande interesse nos pods de ataque eletrônico aerotransportados”, disse Petter Bedoire, diretor de marketing e vendas da EW na Saab, falando no EW Europe. “Na OTAN, há uma necessidade de ataque eletrônico aéreo … existe uma lacuna de capacidade”.

Bedoire acrescentou que as demonstrações dos clientes ocorrerão assim que o protótipo estiver pronto, o que provavelmente determinará a rapidez com que o demonstrador será transformado em um produto qualificado pronto para a produção em série.

Jonas Gronberg, diretor de gerenciamento de produtos do Gripen EW na Saab, disse que a empresa estava atualmente construindo os sub-sistemas que compõem o pod.

“A maturidade dessa tecnologia é bastante alta devido ao fato de termos reutilizado vários blocos de construção do Gripen E, incluindo a DRFM (digital radio frequency memory] e a tecnologia AESA que já temos.”

Sistema de guerra eletrônica do Gripen E
Sistema de guerra eletrônica Arexis do Gripen E

A DRFM funciona capturando digitalmente a assinatura da ameaça guiada por radar e, em seguida, emitindo um sinal de interferência para confundir o míssil atacante, geralmente dando-lhe um “alvo falso”. Esse sistema é integrado ao Gripen E, em vez de ser uma solução em pod.

Acredita-se que a capacidade de interceptação do pod será otimizada para interferência em radares de frequência mais baixa, incluindo sistemas de defesa antiaérea que proliferaram nos últimos anos.

A Saab poderia oferecer o produto aos clientes até 2022, embora as autoridades acrescentem que o desafio para a Saab não é a tecnologia, mas qualificar o pod, bem como o fornecimento interno de energia e resfriamento, para o voo supersônico.

“Isso é demorado”, disse Benoire.

Enquanto isso, a Saab está no caminho certo para começar a testar os sistemas EW a bordo de seu novo Gripen E este ano, como parte dos testes de voo contínuos para o caça sueco.

O teste do Sistema Multifuncional-EW (MFS-EW), que consiste de receptores de alerta radar e contramedidas eletrônicas, continuará em 2019 quando a primeira entrega do Gripen E for realizada.

Um programa de testes provavelmente incluirá radares que iluminam a aeronave para testar os receptores de alerta radar da plataforma, levando a aeronave a emitir energia de RF a partir de seu sistema de contramedidas eletrônicas de alta potência.

A suíte EW do Gripen E/F utiliza várias novas tecnologias, incluindo receptores digitais de banda ultralarga, nitreto de gálio, amplificadores de alta potência e bloqueadores de matriz ativa rastreados eletronicamente. A proteção eletrônica é fornecida na faixa de frequência que varia de 0,5 GHz até 40 GHz.

“Estamos realmente dando um salto tecnológico aqui, consideramos que este é o mais avançado sistema de autoproteção já instalado em um caça”, disse Bedoire.

FONTE: Shephardmedia

Vídeo: Saab – SAM (Saab Aeronáutica Montagens)

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Conheca as novas instalações da fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo – a Saab Aeronáutica Montagens (SAM). Veja como foi o evento e entenda porque a SAM terá um papel fundamental no Programa Gripen brasileiro.

A Saab Aeronáutica Montagens (SAM), vai produzir o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoposto (um assento) e a versão biposto (dois assentos).

A aquisição dos 36 aviões caças pela Força Aérea Brasileira representa um enorme salto tecnológico para a indústria brasileira, por meio de um extenso programa de transferência de tecnologia, que vai permitir que aviões supersônicos sejam desenvolvidos, produzidos e mantidos também aqui no Brasil.

Vídeo: caças chineses treinam engajamento colaborativo

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A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) recentemente conduziu um treinamento de combate envolvendo seus três tipos de seus caças mais avançados, o J-20, o caça J-16 multifunção e o J-10C.

Durante o treinamento, os pilotos do J-20 usaram as vantagens de suas aeronaves em termos de consciência situacional e furtividade para obter superioridade aérea, enquanto os caças J-16 e J-10C realizaram ataques de precisão de longo alcance contra alvos terrestres.

O treinamento buscou aproveitar ao máximo as diferentes capacidades dos caças, segundo um piloto da PLAAF.

O caça furtivo J-20 fez seu voo inaugural em 2011. Três jatos fizeram uma aparição em desfile militar para marcar o 90º aniversário do Exército Popular de Libertação no ano passado.

China revela imagem de drone stealth de combate Dark Sword

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O UCAV Dark Sword e técnicos chineses
O UCAV Dark Sword e técnicos chineses

A foto acima divulgada na Internet mostra o UCAV (Unmanned Combat Air Vehicle) stealth Dark Sword e seus técnicos chineses. A imagem repercutiu hoje em meios de comunicação do mundo inteiro e provocou intensos debates.

O conceito do drone de combate chinês já tinha sido divulgado em anos anteriores na forma de concepção artística e maquete, mas esta é a primeira vez que uma aeronave em tamanho real é divulgada.

O Dark Sword, que é originário da Shenyang Aircraft Corporation, tem uma configuração furtiva que difere drasticamente dos designs atuais de aeronaves não tripuladas. Enquanto esses são otimizados para persistência, desempenho de altitude, baixa observabilidade de banda larga e carga útil, o Dark Sword é projetado para velocidade e agilidade sustentadas.

Renderizações anteriores mostravam uma aeronave monomotor, com estabilizadores verticais inclinados para fora, canards e uma entrada de ar Diverterless Supersonic Inlet (DSI) no queixo. A entrada de ar DSI prevê voos de alta velocidade e garante o fluxo constante de ar para o motor, mesmo durante manobras mais exigentes.

Justin Bronk, um especialista em combate aéreo britânico do Royal United Services Institute consultado pelo site Business Insider, disse que o Dark Sword “representa uma filosofia de projeto muito diferente” do que os de aviões de combate não-tripulados dos EUA e que pode significar um pesadelo para os americanos.

Concepção art'sitica do Dark Sword
Concepção artística do Dark Sword
Maquete do Dark Sword
Maquete do Dark Sword

O UCAV Dark Sword da foto divulgada parece usar uma pintura cinza prateada semelhante a da empregada no caça stealth chinês J-20. Ele também tem bordas cinzas mais claras, onde estruturas de material composto de baixa observação são montadas ou onde antenas embutidas são instaladas.

Aparentemente é uma aeronave não tripulada furtiva que pode provavelmente voar supercruise (voar mais rápido que a velocidade do som sem o uso de pós-combustão), ou pelo menos sua concepção tem a intenção de fazê-lo, dependendo da tecnologia do motor disponível e também atingir velocidades máximas de cerca de Mach 2.

O Dark Sword parece ser especialmente adequado para operar sob um conceito de operações de “alas leais” (loyal wingman) ou “amarrados”, além de poder operar independentemente. Sob tal configuração, o Dark Sword seria capaz de operar à frente de caças tripulados como o J-20 parar coletar dados e até engajar alvos. Tal capacidade seria útil também para caças não furtivos. Operando dessa maneira, o Dark Sword poderia ser um enorme multiplicador de forças, fornecendo defesa contra oponentes aéreos de ponta e capacidade de ataque sem arriscar caças furtivos tripulados.

O que não se sabe ainda é se a aeronave mostrada na foto é uma maquete elaborada ou um protótipo capaz de voar.

Acima de tudo, esse desenvolvimento serve como outro lembrete de como a China está avançando quando se trata de recursos avançados de aeronaves de combate não tripuladas, enquanto o Ocidente ainda patina para desenvolver um UCAV dentro do mesmo conceito.

O UCAV Dark Sword poderá operar como "ala leal" do J-20
O UCAV Dark Sword poderá operar como “ala leal” do J-20

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F-35 Joint Strike Fighter: desenvolvimento está quase completo, mas deficiências encontradas nos testes precisam ser resolvidas

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F-35 em voo de teste com armas externas
F-35 em voo de teste com armas externas

Por Anthony Capaccio

O escritório do Departamento de Defesa que supervisiona o programa F-35 foi criticado por um órgão de fiscalização do governo por seus planos de adiar a correção de deficiências críticas no caça até que seja tomada uma decisão de iniciar uma produção de cadência total – uma medida que não virá antes de outubro de 2019.

O F-35 – o programa de armas mais caro do mundo – tinha 966 “deficiências abertas” em janeiro, disse o Government Accountability Office (GAO) em um relatório anual divulgado na terça-feira. Desses, pelo menos 180 “não serão resolvidos antes da produção de cadência total” de acordo com os planos atuais do escritório do Pentágono, segundo o relatório.

A decisão de produção comprometeria os EUA a construir 77 ou mais aviões da Lockheed Martin Corp por ano nos próximos 12 anos, em comparação com os 70 deste ano. A produção atingirá o pico de 105 aeronaves em 2023, com um custo anual de US$ 13,4 bilhões e permanecerá nessa taxa por seis anos. Isso torna imperativo para o Pentágono corrigir as deficiências antes que uma decisão sobre a produção – a fase mais lucrativa para a Lockheed – seja feita, segundo o relatório.

O problemático F-35, de US$ 406,5 bilhões, é um caça de próxima geração, programado para encerrar este ano sua fase de desenvolvimento de 17 anos. A partir de setembro, o programa deve passar por intensos testes de combate que provavelmente levarão um ano, um exercício que já está atrasado pelo menos 12 meses. O teste de combate é necessário antes que o avião possa ser aprovado para produção com cadência total de produção.

Linha de montagem do F-35

‘Pressa’ até a linha de chegada

No ano passado, o Pentágono “progrediu na conclusão do programa de desenvolvimento do F-35”, disse o GAO. “No entanto, em sua corrida para cruzar a linha de chegada, o programa tomou algumas decisões que provavelmente afetarão o desempenho, a confiabilidade e a manutenção das aeronaves nos próximos anos.”

O relatório do GAO dividiu as deficiências em duas categorias: as deficiências da categoria 1 são definidas como “aquelas que poderiam colocar em risco a segurança, ou outro requisito crítico”, enquanto as deficiências da categoria 2 são aquelas que podem impedir ou restringir o sucesso da missão.

O relatório citou 111 deficiências da categoria 1 e 855 deficiências da categoria 2.

“Se as metas de confiabilidade não forem cumpridas, os serviços militares e o contribuinte terão que se contentar com aeronaves menos confiáveis, mais caras e que demorem mais para serem mantidas”, segundo o relatório do GAO. “Dado que a acessibilidade a longo prazo do programa já está em questão, garantir que a aeronave seja confiável para a maturidade planejada de cada variante é fundamental.”

Para acessar o relatório completo (55 páginas em PDF) no site do GAO, clique aqui.

FONTE: Bloomberg News

Leonardo apresenta o chamariz de mísseis BriteCloud 55-T

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BriteCloud
Ilustração do chamariz BriteCloud lançado de um Gripen NG

Na exposição e conferência de Guerra Eletrônica EW Europe 2018 em Lausanne, em 5 de junho, a Leonardo anunciou a última variante de sua família de chamarizes (decoys) de mísseis BriteCloud, a 55-T, voltada para a proteção de grandes aeronaves de transporte como C-27-J, C-130, KC-390 e A400M. O 55-T, em desenvolvimento final e disponível para entrega a partir do início de 2019, se juntará às variantes existentes BriteCloud 55 e 218, que protegem aeronaves de combate.

Com o tamanho de uma lata de refrigerante, o BriteCloud usa um módulo de interferência de radiofrequência (RF) miniaturizado para atrair mísseis guiados por radar. O 55, extensivamente testados pela Royal Air Force (e recentemente liberado para operações de combate pelo serviço), deu à Leonardo uma vasta experiência na qual basear o desenvolvimento posterior.

O 55-T se beneficia de mais sucesso na miniaturização e gera um “fantasma” maior necessário para seduzir até mísseis avançados para longe de aeronaves de transporte maiores.

O BriteCloud é uma tecnologia inovadora, com a Leonardo sendo atualmente o único fornecedor de tecnologia de chamariz ativo descartável DRFM (Digital Radio Frequency Memory) em todo o mundo. A empresa está em discussões ativas com clientes de exportação para fornecer a tecnologia para clientes globais.

Projetado e fabricado em Luton, Reino Unido, o BriteCloud é prontamente exportável, com as variantes 55 e 218 compatíveis com a maioria dos tipos de aeronaves de combate. Como parceira de lançamento do BriteCloud, a Saab continua a oferecer o sistema como uma opção de EW (Electronic Warfare) para todos os modelos da aeronave Gripen, incluindo o novo Gripen E.

Visão explodida do BriteCloud mostrando seus componentes
Visão explodida do BriteCloud mostrando seus componentes

Turquia recebe convite oficial para entrega do seu primeiro caça F-35

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F-35A da Turquia
Primeiro F-35A da Turquia no primeiro voo de teste

As autoridades turcas receberam um convite oficial para receber o primeiro jato F-35 Lightning II da próxima geração em 21 de junho, segundo o jornal turco Hürriyet.

“A Lockheed Martin ficaria feliz em vê-lo ao nosso lado durante ‘A Cerimônia de Entrega do F-35 da República da Turquia’ em Fort Worth em 21 de junho”, disse a carta de convite oficial da Lockheed Martin, principal fabricante da aeronave.

A entrega do primeiro avião de guerra acontecerá após a recepção em 21 de junho, acrescentou a carta-convite. O primeiro F-35A da Turquia entrará em serviço em novembro de 2019 após a conclusão de um programa de treinamento de pilotos. Os outros jatos começarão a chegar a intervalos regulares, segundo a reportagem.

Enquanto isso, um comitê do Senado dos EUA aprovou recentemente uma lei de política de defesa que incluía medidas para impedir que a Turquia comprasse os jatos F-35. Foi relatado que a emenda à Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA) da senadora democrata Jeanne Shaheen e do senador republicano Thom Tillis, retiraria a Turquia do programa F-35 por causa da detenção do cidadão americano Andrew Brunson, informou o gabinete de Shaheen. O projeto também citou o acordo da Turquia com a Rússia para comprar baterias de mísseis superfície-ar S-400.

Em resposta ao projeto de lei do Senado dos EUA, Hami Aksoy, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, disse que a última medida norte-americana visava convencer a Turquia a abandonar o sistema de defesa S-400 com a Rússia e libertar o pastor americano Andrew Brunson, detido na Turquia por suas ligações com o PKK e o Gülenist Terror Group (FETÖ).

Aksoy disse que a Turquia “cumpriu todos os requisitos” do programa multinacional Joint Strike Fighter (JSF) para produzir o F-35 Lightning II da Lockheed Martin. A Subsecretaria de Indústrias de Defesa (SSM) planeja fornecer 100 aeronaves F-35A ao Comando da Força Aérea Turca como parte do Projeto JSF, no qual a Turquia aderiu como país parceiro, para atender às necessidades do avião de guerra da próxima geração do Comando Aéreo.

Além da Turquia, EUA, Reino Unido, Itália, Países Baixos, Canadá, Austrália, Noruega e Dinamarca também são membros participantes do programa.

Coreia do Sul sinaliza progresso no desenvolvimento de radar AESA

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A Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA, na sigla em inglês) sinalizou a progressão de seu programa para desenvolver um sistema de radar ativo de varredura eletrônica (AESA) em colaboração com a indústria local.

A DAPA informou em comunicado em 31 de maio que seu programa de radar – destinado à aeronave Korean Fighter Experimental (KFX) – completou a fase preliminar de projeto de dois anos e passará para o estágio crítico de projeto antes de uma revisão do projeto em maio de 2019.

Após a revisão do projeto, a DAPA espera produzir um protótipo piloto em 2020, que será instalado nos primeiros protótipos da KFX a partir de 2022. Após vários anos de testes, a DAPA pretende começar a produção inicial da aeronave e seu radar AESA a partir do meados de 2020.

Sob um contrato de KRW360 bilhões (US$ 334 milhões) concedido em meados de 2016, o programa de desenvolvimento do radar AESA é liderado pela Hanwha Systems, que está colaborando com a Agência para o Desenvolvimento de Defesa (ADD), uma subsidiária da DAPA. A Korea Aerospace Industries (KAI), como principal desenvolvedora do KFX, também está envolvida no programa.

A KAI já havia esboçado uma meta de produzir 250 caças bimotores KFX para substituir as aeronaves F-4E Phantom e F-5E Tiger II da Força Aérea da República da Coreia (RoKAF) e, finalmente, os caças F-16 Fighting Falcon. A KAI também espera exportar várias centenas de caças KFX.

 

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Caças stealth chineses J-20 participam de exercício noturno

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A PLAAF continua a trabalhar no J-20, seu mais recente caça furtivo, que agora está participando de treinamento aéreo de combate com caças J-16 e os mais novos caças multifuncionais J-10C
A PLAAF continua a trabalhar no J-20, seu mais recente caça furtivo, que agora está participando de treinamento aéreo de combate com caças J-16 e os mais novos caças multifuncionais J-10C

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) recentemente conduziu um treinamento de combate noturno envolvendo três tipos de seus caças mais avançados, equipados com mísseis ar-ar, que um especialista chinês chamou de combinação perfeita.

O jato de combate stealth mais avançado da China, o J-20, realizou treinamento conjunto com o caça J-16 multifunção e J-10C, envolvido em exercícios de penetração de defesa aérea, informou a China Central Television (CCTV) no dia 31 de maio.

Os aviões de combate usaram o míssil ar-ar de médio alcance PL-15 e o míssil ar-ar de curto alcance PL-10, ambos desenvolvidos na China, informou o site de notícias Sina, de Pequim.

“Os três jatos de combate e os dois mísseis são combinações perfeitas”, disse Song Zhongping, um especialista militar e comentarista de TV, ao Global Times.

O exercício é um esforço para melhorar ainda mais a capacidade de combate da PLAAF.

Durante o treinamento, os pilotos do J-20 usaram as vantagens de suas aeronaves em termos de consciência situacional e furtividade para obter superioridade aérea, enquanto os caças J-16 e J-10C realizaram ataques de precisão de longo alcance contra alvos terrestres.

O treinamento buscou aproveitar ao máximo as diferentes capacidades dos caças, disse He Xing, um piloto da PLAAF.

O caça furtivo J-20 fez seu vôo inaugural em 2011. Uma grupo de três jatos fez uma aparição em desfile militar para marcar o 90º aniversário do Exército Popular de Libertação no ano passado.

O projetista-chefe do J-20, Yang Wei, disse que a manutenção da paz precisa não apenas de defesa, mas também de capacidade ofensiva. Os jatos J-20 são uma parte importante dos esforços para modernizar a PLAAF.

Mísseis BVR PL-15 no caça J-10C
Mísseis BVR PL-15 no caça J-10C
Mísseis ar-ar chineses (clique no gráfico para ampliar)
Mísseis ar-ar chineses (clique no gráfico para ampliar)

Embraer nomeia novos executivos para unidade de aviação comercial

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Embraer

São José dos Campos, 4 de junho de 2018 – A Embraer anuncia as nomeações de Ron Baur como Diretor de Estratégia e Hussein Dabbas como Gerente-Geral de Projetos Especiais para Oriente Médio & África. Os executivos se juntam à unidade de aviação comercial para reforçar a equipe global de Marketing e Vendas da Embraer e irão se reportar a partir de hoje a Arjan Meijer, Chief Commercial Officer (CCO) da unidade de negócios.

Ron Baur traz à Embraer mais de 25 anos de experiência na aquisição de aeronaves de linha aérea principal e regional em uma das maiores companhias aéreas do mundo. Antes de se juntar à Embraer, Ron ocupou cargos de grande responsabilidade em Operações e Finanças na Continental e na United Airlines até se tornar Vice-Presidente de Frota da United Airlines. Durante sua gestão, gerenciou uma frota de mais de 1.200 aeronaves de linha aérea principal e regional e trabalhou na aquisição de mais de 750 novas aeronaves. Ron foi responsável pelo lançamento de aeronaves como Boeing 787, 737-900ER, 737MAX10, Airbus A350-1000 e uma versão com uma série de melhorias aerodinâmicas do Embraer E175. Desde 2016, é membro do Wings Club, uma associação sediada em Nova York que reúne profissionais de destaque do setor de aviação.

Hussein Dabbas se junta à Embraer trazendo 40 anos de sólida experiência corporativa no setor aeronáutico, tendo ocupado diversos cargos de liderança global. Na Royal Jordanian Airlines como Diretor-Presidente, Presidente e Membro do Conselho, gerenciou todas as atividades comerciais e de passageiros, incluindo Marketing e Vendas, Serviços aeroportuários e Inflight, Catering e produtos. Como Vice-Presidente Regional para a África e Oriente Médio da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), ajudou a promover e a proteger os interesses da indústria de transporte aéreo. É membro e Vice-Presidente do Conselho do Arab Jordan Investment Bank.

“Estou muito satisfeito em receber Ron e Hussein no time. Eles trarão experiências valiosas no setor da indústria aeronáutica, o que enriquecerá ainda mais nossa equipe global de Marketing e Vendas e ajudará a criar as melhores soluções para nossos clientes”, diz Arjan Meijer, Chief Commercial Officer (CCO).

A notável experiência profissional e a reputação de ambos os executivos no setor trazem à Embraer considerável força, network e presença no mercado.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Começam as filmagens da sequência de Top Gun

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‘I feel the need…the need for speed!’

A continuação de filme Top Gun está realmente acontecendo – Tom Cruise twittou uma foto com a hashtag # Day1 para indicar que a produção está em andamento.

A foto mostra Cruise olhando para um F/A-18 Super Hornet em espera. Uma legenda de texto cita brevemente uma das frases mais famosas do filme: “FEEL THE NEED”.

O filme “Top Gun”, lançado no dia 14 de maio de 1986, tornou-se talvez o mais influente filme sobre aviação de combate da história. Produzido por Tony Scott e Jerry Bruckenheimer, o filme catapultou a carreira de Tom Cruise e faturou US$ 353 milhões em todo o mundo. O filme foi responsável pelo aumento de 500% no alistamento de candidatos a piloto na Aviação Naval dos EUA.

O produtor de Top Gun, John Davis, disse uma vez que “Top Gun é um filme de recrutamento para a Marinha. Ele realmente ajudou nesse sentido”. As pessoas viram o filme e disseram, “Uau! Eu quero ser um piloto.”

Intitulado “Top Gun: Maverick”, o segundo filme da série “Top Gun” será lançado em 12 de junho de 2019.

O roteiro foi co-escrito pelo roteirista Peter Craig e Justin Marks, de The Hunger Games.

Enquanto a sequência é dirigida por Joseph Kosinski – que dirigiu Tom Cruise no filme de ação de 2013 “Oblivion” e também dirigiu a sequência de ficção científica “Tron: Legacy” e o drama de bombeiro “Only The Brave”.

O diretor original de “Top Gun”, Tony Scott, cometeu suicídio em agosto de 2012, após os planos para a sequência já terem começado.

Espera-se que o novo filme inclua guerra de drones e jatos de combate – com o personagem de Tom atuando como instrutor de voo ensinando pilotos mais jovens.

Não houve menção até agora à participação do caça stealth F-35 Lightning II no filme.

Falando ao programa Access Hollywood sobre o projeto no ano passado, Tom prometeu muita adrenalina e estilo na continuação.

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USAF emite RFP para substituir asas de 112 aviões A-10 Thunderbolt II

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A-10 Thunderbolt II
A-10 Thunderbolt II

A Força Aérea dos EUA (USAF) emitiu um pedido de propostas (RFP) para substituir as asas de cerca de 100 unidades de suas aeronave de apoio aéreo aproximado (CAS) Fairchild-Republic A-10 Thunderbolt II.

Lançado em 25 de maio, o RFP do programa A-10 Thunderbolt Advanced Continuation Kitting (ATTACK) exige a reconstrução das asas de 112 aeronaves em cinco períodos anuais de pedidos, com a opção de mais dois anos depois disso.

Este esforço do ATTACK se soma às 173 aeronaves que foram atualizadas sob o Programa de Substituição de Asas (WRP) anterior, que decorreu entre 2007 e 2018, tendo a Boeing como contratada principal. Apesar do comunicado da USAF no meio do WRP de que iria aposentar prematuramente o A-10, considerou-se mais barato continuar com os contratos concedidos sob o apoio do Programa de Ciclo de Vida do A-10 Thunderbolt (TLPS) do que cancelá-los.

Falando no início de 2018, o chefe do Comando Aéreo de Combate (ACC), General James Holmes, disse que a USAF agora pretende manter uma frota de 285 aeronaves (a soma dos programas WRP e ATTACK) na década de 2030. Existem aproximadamente 350 aviões A-10 nos inventários da USAF, Reserva da Força Aérea e Guarda Aérea Nacional, embora um número já tenha sido enviado para a desativação na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona.

Como plataforma legada, o A-10 é apoiado igualmente pela Boeing, Lockheed Martin e Northrop Grumman. As respostas ao RFP ATTACK são esperadas até 23 de agosto, com um contrato previsto para o ano fiscal de 2019 (FY 2019). O orçamento aprovado para o ano fiscal de 2018 inclui US$ 103 milhões para o projeto, enquanto US$ 79 milhões foram solicitados para o ano fiscal de 2019. Até o momento, nenhum financiamento para o ano fiscal de 2020 e além foi ainda identificado.

A emissão do RFP ATTACK é a mais segura indicação da intenção da USAF de reverter sua decisão de retirar o A-10, de modo a liberar recursos para o Joint Strike Fighter Lockheed Martin F-35A Lightning II (JSF).

O A-10 nasceu como caçador de tanques na Guerra Fria
O A-10 nasceu como caçador de tanques na Guerra Fria
O tamanho do canhão GAU-8 30mm do A-10 Thunderbolt II comparado a um Fusca
O tamanho do canhão interno GAU-8 30mm do A-10 Thunderbolt II comparado a um Fusca

FONTE: Jane’s

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Militares da FAB são capacitados em avaliação de aeronave de alta performance

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Os novos pilotos e engenheiros de ensaio serão engajados em programas como o da aeronave KC-390

Os alunos do XXVII Curso de Ensaios em Voo (CEV) realizaram, entre os dias 07 e 18 de maio, a avaliação final do curso, chamada Preview, na aeronave JAS 39 Gripen D, em Linköping, Suécia. O objetivo foi verificar a capacidade dos pilotos e engenheiros alunos em avaliar uma aeronave de alta performance para as ações de defesa aérea e ataque.

A avaliação foi baseada na Solicitação de Ensaio de Instrução, feita pela Divisão de Formação em Ensaios em Voo, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em São José dos Campos (SP), e reúne os principais requisitos operacionais e de certificação da aeronave. Com base na solicitação, os alunos devem demonstrar ser capazes de planejar as missões num perfil que permita a avaliação desses requisitos, com a aplicação das técnicas de ensaio em voo necessárias para adquirir as informações para a avaliação. Eles devem, também, mostrar rápida adaptação à aeronave para pilotá-la a partir da posição dianteira, conduzir os voos com segurança e compilar os resultados num relatório de ensaio.

Na oportunidade, os pilotos e engenheiros alunos realizaram oito voos na aeronave JAS 39 Gripen D, pertencente à SAAB, e dois voos na aeronave “alvo” SK-60 (SAAB 105). “A Preview é uma excelente atividade para verificar o nível de aprendizagem dos alunos e colocá-los num ambiente de ensaio adverso, a fim de verificar a sua alta capacidade de adaptação. Num exercício como esse, o nível de maturidade e confiança dos alunos aumenta significativamente e, se aprovados, há uma confiança enorme que os alunos possam ser engajados nos diversos projetos que o IPEV está inserido”, afirma o Vice-Diretor do IPEV, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann.

Após a conclusão do CEV, os novos pilotos e engenheiros de ensaio serão engajados em programas de outras aeronaves, como do KC-390 e do Gripen E/F, entre outros que o IPEV participa atualmente, a fim de garantir que a entrega das aeronaves seja realizada conforme os requisitos contratuais definidos.

“Nosso dever é garantir que as aeronaves atinjam os requisitos contratados, o que é bastante complexo quando se trata de sistemas cada vez mais modernos. O desenvolvimento das aeronaves, por meio dos ensaios em voo, contribui significativamente para que a FAB realize a sua missão constitucional em prol da sociedade brasileira”, destaca o Tenente-Coronel Bussmann.

Curso de Ensaios em Voo

O CEV tem por finalidade a formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de Ensaios em Voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados, bem como para verificar atividades desse gênero conduzidas por terceiros igualmente qualificados.

JAS 39 Gripen D
JAS 39 Gripen D

FONTE/FOTOS: Força Aérea Brasileira/IPEV

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