terça-feira, 25 junho, 2019
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Media Flight no exercício CRUZEX 2018

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Nesta terça-feira (20), o exercício militar multinacional CRUZEX 2018 realizou o Media Flight – voo especial para captação de imagens por profissionais de comunicação.

A bordo de um C-105 Amazonas e de um helicóptero H-36 Caracal, em torno de 40 fotógrafos e cinegrafistas puderam captar imagens do pátio de aeronaves da Ala 10 e de um esquadrão formado por sete caças.

Os caças das fotos estão participando do exercício. A formação foi composta por um A-1M, um F-5M e um A-4, todos brasileiros; dois F-16 – um chileno e um norte-americano; um A-37 uruguaio e um Mirage 2000 peruano.

KC-390: Embraer conclui com sucesso os testes de desembarque de tropas e evacuação de cabine

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Embraer KC-390
Embraer KC-390

São José dos Campos, 21 de novembro de 2018 – A Embraer concluiu com sucesso os testes de desembarque de tropas, evacuação pelas escotilhas e evacuação pelas portas dianteiras e traseiras do avião de transporte multimissão KC-390 realizados recentemente na Base Aérea de Brasília. Os testes atenderam aos requisitos exigidos para o atingimento da Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability – FOC), objeto da certificação militar final da aeronave, que deve ocorrer no último trimestre de 2019. Os ensaios contaram com o apoio da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro e envolveram aproximadamente 370 militares.

“Ao completar com excelência mais essa importante etapa da campanha de testes rumo à certificação militar final, o KC-390 demonstra cumprir com os mais rígidos padrões de operação e segurança da indústria”, disse Walter Pinto Júnior, diretor do Programa KC-390.

O KC-390 da Embraer é uma aeronave de transporte tático, desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

China enfrenta OTAN em corrida armamentista de informações

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Tela do software da Luciad
Tela do software da Luciad

Negócio com empresa belga coloca a China em pé de igualdade com os EUA. Tecnologia pode vir com riscos e lições para governos e militares

Por Stephen Chen

A China obteve o software de tela grande usado pela Otan e os Estados Unidos para o mapeamento em salas de guerra, colocando suas forças em pé de igualdade com algumas das operações militares de elite do Ocidente.

A Luciad, uma empresa de defesa sediada em Leuven, na Bélgica, está vendendo o software de alto desempenho ao governo chinês usado para consciência situacional pelos comandos militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte, segundo informações de empresas do governo chinês verificadas pelo South China Morning Post.

O pacote inclui o Luciad Lightspeed, um programa que pode processar dados em tempo real, incluindo objetos de movimento rápido, com velocidade e precisão.

A consciência situacional é a capacidade de saber o que está acontecendo em um ambiente alvo e usar essa inteligência para derrotar o inimigo. Na guerra, a situação é tão fluida que pode mudar em segundos.

Os planejadores usam dados de fontes como drones, imagens de satélite, radar, gráficos de sensores, previsões do tempo e status de tropas. Os softwares tradicionais podem gerar erros tão grandes quanto 500 metros (1.600 pés) no posicionamento de alvos móveis de diferentes fluxos de dados.

O software da Luciad pode analisar dados e gerar visuais perfeitos a uma velocidade de 100 cálculos por segundo, 75 vezes mais rápido que seu concorrente mais próximo, com precisão de 3 cm e em escala global, de acordo com a empresa americana de tecnologia gráfica Nvidia.

Isso permite que os planejadores visualizem e analisem as mudanças nas posições inimigas ou avaliem as informações do alvo em tempo real e ajustem os parâmetros da missão , de acordo com a Nvidia.

O mesmo software é usado pelo Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos na Base Aérea de MacDill em Tampa, Flórida, onde missões secretas para o governo dos EUA – incluindo o ataque que assassinou o líder da Al-Qaeda Osama bin Laden no Paquistão em 2011.

Sob a lei chinesa, um fornecedor estrangeiro que forneça software ao governo chinês deve divulgar cada linha do código-fonte às autoridades para uma verificação de segurança. Não ficou claro se Luciad cumpriu esse requisito. A empresa não respondeu aos pedidos de comentários.

A adoção de tecnologia usada pela Otan no comando militar pode não ser isenta de riscos para a China, segundo um especialista em segurança da informação de Pequim que trabalhou com o governo.

O software pode conter códigos ocultos. “Isso pode levar à infiltração não autorizada no cérebro das operações militares chinesas”, disse o pesquisador.

Embora a rede militar esteja fisicamente isolada da internet e protegida por firewalls, sempre há a possibilidade de encontrar uma maneira de contornar todas as verificações de segurança, disse ele.

Alternativamente, estudar o software, especialmente no nível do código-fonte, ofereceria à China uma perspectiva sobre as operações de sala de guerra das potências ocidentais.

“Às vezes, um comentário [uma explicação ou anotação no código-fonte de um programa de computador] pode contar uma história”, disse o pesquisador.

A China opera um dos maiores sistemas de coleta de inteligência militar do mundo e sua sofisticação está aumentando. Tem uma rede de satélites em expansão – a maioria dos quais serve o governo ou o Exército de Libertação do Popular – que é o segundo em número atrás apenas dos EUA.

Dispositivos de monitoramento são implantados nos oceanos do mundo, desde o Mar do Sul da China até a costa oeste americana. Armas convencionais, como as minas terrestres, estão evoluindo com o uso da inteligência artificial.

Os serviços militares e de inteligência chineses monitoram setores civis, incluindo a internet, redes de câmeras de vigilância e mídias sociais para análise de informações e ameaças.

Isso cria uma demanda grande e urgente por software avançado de processamento de dados, de acordo com especialistas do setor.

“A Luciad é a Ferrari do software GIS. Ela chega ao lugar certo na hora certa ”, disse um engenheiro de informações geoespaciais de uma empresa aeroespacial de Pequim.

Nos últimos meses, altos funcionários técnicos do governo chinês e grandes empresários fizeram cursos intensivos sobre o novo software em Pequim.

Um foi hospedado em junho pela Key Mapper, um provedor de serviços de informações geoespaciais na China. Em um exercício, um tutor da Luciad forneceu dados sobre São Francisco para demonstrar a função do software.

“Através deste treinamento, os participantes não só têm uma compreensão profunda da gama completa de produtos da Luciad, mas também podem usar os produtos de forma independente para desenvolver aplicações relacionadas”, disse a empresa em seu site.

A Key Mapper confirmou na segunda-feira que era um revendedor oficial do software Luciad licenciado para clientes do governo chinês.

A empresa com sede em Pequim se recusou a divulgar mais detalhes por causa da sensibilidade da tecnologia.

A Luciad foi criada pelo Dr. Lode Missiaen, um cientista sênior que trabalhou na Agência de Consulta e e Controle da Otan em Haia, na Holanda, nos anos 90.

Missiaen, responsável pelo desenvolvimento e aplicação de modernas tecnologias de software para controle de tráfego aéreo e gerenciamento do espaço aéreo da Otan, reconheceu a falta de software comercial que pudesse combinar informações geográficas e em tempo real.

Ele deixou a Otan e fundou a Luciad em 1999 para preencher a lacuna, mas foi apenas em 2008 que a Otan adotou totalmente a nova tecnologia em seus centros de comando para gerar imagens para exibição em tela grande em salas de guerra.

O software da Luciad agora é usado não apenas pelos países membros da Otan, mas também pelos principais fornecedores de armas, incluindo a Boeing, a Airbus Defence and Space, a Lockheed Martin e a Thales.

A empresa foi comprada no ano passado pela Hexagon, um grupo de tecnologia sediado na Suécia.

A Hexagon estabeleceu laços com a indústria militar e de defesa chinesa. Sua tecnologia tem sido usada pelo fabricante de aviões furtivos da China.

Caça J-20
Caça furtivo J-20

Não ficou claro se a venda de software da Luciad na China ocorreu após a aquisição. A Hexagon não respondeu às perguntas do South China Morning Post.

O professor Wu Lun, diretor do departamento de sistemas de informações geográficas da Universidade de Pequim e consultor sênior do governo chinês em tecnologia da informação geoespacial, disse que a plataforma GIS estrangeira mais popular na China atualmente é o ArcGIS, um software comercial desenvolvido pelo Environmental Systems Research Institute na Califórnia.

Embora tenha alguma aplicação militar, “o ArcGIS é usado principalmente para projetos civis”, disse ele.

Por questões de segurança, o governo chinês promoveu software GIS caseiro para aplicações governamentais e militares, e alguns fornecedores, como SuperMap e MapGIS, apresentaram “produtos bastante capazes e competitivos”, disse ele.

“Mas clientes diferentes têm demandas diferentes. Software estrangeiro e nacional coexistirão por muito tempo ”, disse Wu.

FONTE: South China Morning Post

Primeira ‘Elephant Walk’ de caças F-35

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A Hill Air Force Base da USAF (Força Aérea dos EUA) divulgou imagem da primeira “Elephant Walk”, com aeronaves F-35A da 388th e 419th Fighter Wing preparando-se para decolagem, como parte de um exercício de poder de combate acontecendo na base aérea de Utah.

Podemos contar até 35 aeronaves F-35 Lightning II taxiando na “Elephant Walk”, que ocorre com as aeronaves armadas e decolando em um intervalo mínimo.

O exercício tem como objetivo confirmar sua capacidade de empregar rapidamente uma grande força de jatos contra alvos aéreos e terrestres e demonstrar a prontidão e a letalidade do F-35 Lightning II.

Como as primeiras unidades F-35 prontas para o combate na Força Aérea dos EUA, a 388th e o 419th FW estão preparadas para serem desdobradas em qualquer lugar do mundo a qualquer momento.

Estas unidades do F-35 atenderam ou ultrapassaram a lista de critérios para serem consideradas “prontas para combate” com o Lightning II em 2016.

Airbus e Dassault preparam proposta de novo caça

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Conceito do FCAS - Airbus
Conceito do FCAS – Airbus

BERLIM – A Airbus e a Dassault Aviation da França apresentarão em breve uma proposta de um trabalho conceitual inicial sobre um caça de próxima geração a autoridades alemãs e francesas, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

As duas empresas concordaram em princípio, em abril, em trabalhar juntas em um ambicioso programa franco-alemão para projetar um novo avião de combate, mas estão ansiosas para obter financiamento antecipado para que possam começar a trabalhar em novas tecnologias necessárias para o projeto multibilionário. O objetivo é colocar a nova aeronave em operação em torno do ano 2040.

Alemanha e França assinaram um memorando de entendimento sobre o projeto em abril, mas o progresso tem sido afetado em meio a disputas entre os governos sobre as futuras exportações e entre a indústria sobre como dividir o trabalho em um sistema para integrar o novo jato com drones e outras armas.

Uma fonte familiarizada com o assunto disse que as duas empresas podem apresentar sua proposta até o final do ano ou no início do próximo ano, abrindo caminho para os primeiros contratos no ano que vem.

Um oficial militar francês disse na conferência International Fighter em Berlim nesta semana que os dois governos esperavam concluir um contrato inicial em janeiro.

Future Combat Air Systems (FCAS)
Future Combat Air Systems (FCAS). Clique na imagem para ampliar

FONTE: Reuters

Começa o exercício CRUZEX 2018 em Natal (RN)

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Treinamento reúne 13 países e acontece até o dia 30 de novembro

A abertura do Cruzeiro do Sul Exercise – CRUZEX 2018 – foi realizada neste domingo (18), com um briefing geral e a fotografia oficial, que reuniu quase 2000 militares brasileiros e estrangeiros, além de alguns dos meios aéreos que participam do Exercício organizado pela Força Aérea Brasileira.

O Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, ressalta que a prioridade é manter a segurança durante as operações.

O oficial-general também destaca a importância do intercâmbio de conhecimentos. “Essa troca de experiências é essencial para que a Força atinja um nível de treinamento adequado. A CRUZEX também é importante pela interoperabilidade que proporciona: nesta edição, Exército e Marinha estarão participando, inclusive nas ações de guerra não convencional, que é uma das principais novidades da edição deste ano”, diz.

Representantes dos 13 países participaram da reunião

O cenário de guerra não convencional, citado pelo Diretor, é referente a um combate das Forças Armadas contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. Este é o perfil encontrado em missões de paz da ONU.

A CRUZEX é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os países participantes.

A edição deste ano acontece até o dia 30 de novembro, na Ala 10, em Natal (RN), e reúne 13 países, incluindo o Brasil, com cerca de 2000 militares e 100 aeronaves brasileiras e estrangeiras. Trata-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Tu-154M iraniano com F-5 espetado na cauda

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Assento é ejetado da cabine de um F-5 anexado à cauda de um Tu-154M iraniano
Assento é ejetado da cabine de um F-5 anexado à cauda de um Tu-154M iraniano

A IAMI (Iran Aircraft Manufacturing Industries) converteu um dos jatos aposentados Tu-154M da Iran Air Tours em uma aeronave de testes.

A seção frontal de um RF-5A foi anexada ao estabilizador vertical do avião, para fornecer algumas condições reais para testar assentos ejetados iranianos.

O IAMI também planejou equipar o avião com um pilone montado sob sua fuselagem para transportar os futuros UAVs iranianos em seus testes aerodinâmicos de condição real.

Investigação: F-22 deslizou de barriga na pista porque piloto decolou com dados incorretos

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Uma investigação da Força Aérea dos EUA (USAF) revelou que o piloto de um caça F-22 decolou com dados incorretos e recolheu prematuramente o trem de pouso da aeronave durante um voo de treinamento em abril na NAS Fallon, Nevada, fazendo com que o F-22 deslizasse de barriga na pista até parar.

Em 13 de abril, um piloto do F-22 do 90º Esquadrão de Caça na Base Conjunta de Elmendorf-Richardson, no Alasca, decolou de Fallon para um exercício de graduação da TOPGUN. O piloto fez corrida de decolagem da aeronave – levantando o nariz – a 120 nós e, quando a aeronave indicou que as rodas estavam saindo do chão, o piloto retraiu o trem de pouso. Imediatamente após o trem de pouso se retrair, a aeronave “pousou” na pista com as portas totalmente fechadas.

O F-22 deslizou cerca de 1.987 metros até parar, com seu gancho se soltando no chão. Uma vez que o F-22 parou, o piloto saiu do cockpit e não houve danos a outras propriedades. A Força Aérea não divulgou uma estimativa de custo para os danos.

O Conselho de Investigação de Acidentes descobriu que o piloto tinha dados incorretos de decolagem e aterrissagem para as condições em Fallon – a carta de linha do piloto indicava 136 nós para rotação e 163 para decolagem completa, enquanto as condições do dia exigiam 143 nós para rotação e 164 nós para a decolagem.

A investigação também descobriu que o piloto recolheu prematuramente o trem de pouso e que o briefing do voo daquele dia era inadequado.

Além disso, a comunidade F-22 tem “excesso de confiança organizacional” no equipamento, o treinamento formal não é adequado e há uma aceitação organizacional de uma técnica incorreta de decolagem do F-22, descobriu o conselho.

O incidente foi um dos dois envolvendo Raptors de Elmendorf em cerca de uma semana. Em 6 de abril, um F-22 sofreu uma falha de motor e foi forçado a pousar em Tyndall AFB, Flórida.

FONTE: Air Force Magazine

Vídeo: Exibição dos caças furtivos J-20 no Airshow China 2018

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Caças stealth J-20 em exibição no Airshow China 2018, em Zhuhai.

O J-20 é o avião de caça de longo alcance da quinta geração da China. Foi incorporado ao serviço de combate da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) no início deste ano.

Observar como o J-20 mantém a energia mesmo após as curvas e consegue subir na vertical em alta velocidade partindo de baixa altitude.

Imaginem como será o desempenho depois que receber os novos motores.

CRUZEX 2018: Mirage 2000P do Peru passam por Rondônia

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Mirage 2000P fazendo escala em Rondônia
Mirage 2000P fazendo escala em Rondônia, via Instagram de Jader14

Caças Mirage 2000P da Força Aérea do Peru fizeram escala na Base da Força Aérea de Porto Velho – BAPV (ALA 6) e Aeroporto Internacional de Porto Velho, em Rondônia, a caminho de Natal-RN para participarem do exercício operacional multinacional Cruzex 2018.

Em 1997, a Fuerza Aérea del Perú (FAP) adquiriu da Bielorrússia 21 caças MiG-29 e 18 caças Su-25.

Em 1998, mais 3 caças MiG-29 foram comprados da Rússia, que junto com os 12 caças Mirage 2000 comprados da Dassault Aviation, da França, em 1984, totalizaram 54 caças no inventário do Peru.

Os caças Mirage 2000P e MiG-29S do Peru formam a espinha dorsal de sua atual frota de caças multifunção, juntamente com jatos de apoio aéreo SU-25. Seus Mirage 2000Ps ficam na Base Aérea La Joya, perto da fronteira com a Bolívia e o Chile; os 3 países andinos têm uma pequena disputa de fronteiras marítimas de 3 vias, e as tensões residuais com o inimigo histórico Chile têm sido um tema de longa data no Peru.

A RAC MiG iniciou a atualização da frota MiG da FAP para o padrão MiG-29SMT em 2008. Em 2009, a Dassault começou a trabalhar com o Peru em uma inspeção abrangente da frota Mirage, juntamente com algumas modernizações eletrônicas.

Desde 2013, o Peru está em negociações com fornecedores europeus como parte de um plano de longo prazo de substituir as antigas aeronaves da Força Aérea da FAP por Su-35s, Rafales ou Eurofighters de segunda mão. Até agora, a FAP estava explorando a possibilidade de comprar Eurofighter Typhoon EF-2000 da Espanha ou Sukhoi Su-35 da Rússia.

O custo era uma questão importante para o presidente peruano, Ollanta Humala, que procurava jatos de combate a preços competitivos que se encaixassem no orçamento nacional. Em 2014, o Peru começou a atualizar as operações e equipamentos mecânicos de sua aeronave Cessna A-37, substituindo controles analógicos por novos equipamentos digitais.

COLABOROU: Valter Andrade

Caça furtivo J-20 agora é capaz de reabastecimento em voo

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O caça stealth mais avançado da China, o J-20, agora está pronto para operações de reabastecimento aéreo que ajudarão o jato a atingir alvos mais distantes, com a televisão chinesa exibindo a sonda de reabastecimento embarcada da aeronave na terça-feira.

O J-20 está equipado com uma sonda de recepção de combustível no lado direito do cockpit, informou na terça-feira a China Central Television (CCTV).

Embarcada sob a fuselagem, a sonda só aparece quando o jato de combate conduz uma missão de reabastecimento aéreo. Quando o reabastecimento é concluído, a sonda é recolhida na fuselagem, de acordo com um vídeo divulgado pela CCTV na reportagem.

Um especialista militar, que pediu para não ser identificado, disse ao Global Times na quarta-feira que esconder a sonda sob a fuselagem é um projeto perfeito para manter a capacidade stealth da aeronave.

“Uma sonda fixa instalada fora da fuselagem, como a do caça J-10, aumentará significativamente a seção transversal de radar da aeronave, facilitando a localização pelo radar inimigo”, disse o especialista.

No domingo, o J-20 exibiu seus mísseis pela primeira vez no Airshow China 2018 em Zhuhai, província de Guangdong, sul da China. Os mísseis foram mantidos nos compartimentos internos da aeronave e só foram mostrados quando as portas foram abertas.

Nesta captura de tela pixelizada da transmissão da CCTV, a sonda de recebimento de combustível do caça J-20 é visível do lado direito do cockpit. É retrátil para manter o perfil furtivo da aeronave
Caça furtivo chinês J-20
Caça J-20 mostrando seus mísseis

Este é um elemento de design semelhante para esconder o J-20 do radar inimigo, observou o especialista.

A reportagem da CCTV citou um oficial da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF, na sigla em inglês) dizendo que ser capaz de reabastecer no ar permite que o J-20 opere em um alcance mais amplo.

Reabastecer o combustível no ar permitirá que o J-20 voe muito mais longe e atinja alvos que de outra forma não conseguiria, disse o especialista, observando que o J-20 é uma arma de ataque, e a autonomia é um fator muito importante para cumprir seu papel.

Os aviões-tanque de reabastecimento aéreo da PLAAF, como o HU-6, podem fornecer combustível extra de aviação para aviões militares no ar.

Apesar do J-20 exibir sua sonda de reabastecimento, mísseis, nova camuflagem, nova formação e capacidade de manobra no Airshow China 2018 na semana passada, seu projetista chefe, Yang Wei, disse que o mundo não viu o melhor dos caças de quinta geração ainda.

“Primeiro, o J-20 tem excelente capacidade stealth; segundo, tem excelente capacidade de ataque de longo alcance; terceiro, tem capacidade excepcional de guerra de informações”, disse Yang à CCTV.

“No entanto, essas vantagens-chave não puderam ser mostradas no show aéreo”, disse ele.

Especialistas militares chineses acreditam que o J-20 agora pode rivalizar com os principais caças dos EUA, o F-22 e o F-35, depois de testemunhar seu desempenho no show aéreo, que também é considerado uma demonstração de confiança da PLAAF em relação ao exterior.

FONTE: Global Times

NOTA DO PODER AÉREO: Durante o Airshow China 2018 foi confirmado que o J-20 tem um cockpit dotado de uma tela única, como o F-35 americano. Durante o evento foi exposto um modelo de cockpit com tela única (foto acima), semelhante ao usado no caça stealth chinês.

VÍDEO: Show aéreo em Copacabana nos anos 1960

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Os que frequentam shows aéreos no Brasil atualmente, não têm ideia de como eram os eventos de antigamente.

Assista no vídeo acima, um show aéreo na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, nos anos 1960, em frente ao Copacabana Palace.

Incríveis rasantes de Cv440 Real, C-47 da FAB, DC-7 da Panair, C-82 da Cruzeiro, Caravelle da Varig, Viscount, e muitos outros.

No final, esquadrilhas de Morane Saunier MS760 Paris, AT-33/F-80 e de Gloster Meteor (F-8) atacam um alvo na praia, em frente ao público.

Tudo sob os cuidados de um Sikorsky S-55 SAR, pousado na areia!

CRUZEX 2018: Começam a chegar as primeiras aeronaves

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Começaram ao Brasil as primeiras aeronaves que vão participar do exercício operacional multinacional CRUZEX 2018.

Nas imagens deste post, uma aeronave C-17 da USAF que chegou a Natal-RN trazendo equipamentos para as forças americanas.

Nas imagens abaixo, jatos A-37 Dragonfly da Força Aérea Uruguaia em Iguaçu, a caminho de Natal, com aviões de apoio.

O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um exercício promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os países participantes.

A edição de 2018, que acontece entre os dias 18 a 30 de novembro, na Ala 10, em Natal (RN), vai reunir 13 países, além do Brasil, em torno de cem aeronaves militares brasileiras e estrangeiras.

Trata-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB – pois também reúne Marinha e Exército. O total previsto é entre 1.200 a 1.300 horas voadas.

A principal novidade do CRUZEX 2018 é o cenário de guerra não convencional, em que o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. É o perfil encontrado em missões de paz da ONU.

Nesta edição, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai vão participar com militares e aviões; Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia, Reino Unido e Venezuela, com militares.

FOTOS: Grupo de Plastimodelismo / Roberto Lúcio / Spotters de Iguaçu, via Valter Andrade

Militares dos EUA em ‘crise’ podem perder guerra para Rússia e China, alerta relatório

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Caças F-22 Raptor

Os EUA ‘poderiam sofrer baixas inaceitavelmente altas e sofrer grandes perdas em seu próximo conflito’, diz a Comissão de Estratégia de Defesa Nacional

Por Alex Johnson

Os Estados Unidos enfrentam uma “crise de segurança nacional” porque sua supremacia militar histórica se deteriorou drasticamente, deixando-o provavelmente incapaz de combater mais de uma guerra de cada vez, segundo um relatório divulgado na quarta-feira.

“A superioridade militar dos EUA não é mais garantida e as implicações para os interesses americanos e a segurança americana são severas”, disse o relatório, divulgado pela Comissão Nacional de Estratégia de Defesa, uma agência independente cuja comissão é nomeada pelos comitês da Câmara e do Senado.

O relatório conclui que o Departamento de Defesa não está preparado financeira ou estrategicamente para travar duas guerras ao mesmo tempo e pode até perder uma guerra contra a China ou a Rússia individualmente.

“Os militares dos EUA podem sofrer baixas inaceitavelmente altas e perda de grandes ativos em seu próximo conflito”, afirmou.

Os co-presidentes da comissão – Eric Edelman, que era subsecretário de defesa durante a presidência de George W. Bush, e o almirante Gary Roughead, ex-chefe de operações navais que une as administrações Bush e Obama – devem testemunhar perante o  Comitê de Serviços Armados no final deste mês.

Johnny Michael, porta-voz do Departamento de Defesa, disse que a agência acolheu o relatório, chamando-o de “um forte lembrete da gravidade dessas questões e um chamado à ação”.

“O departamento considerará cuidadosamente cada uma das recomendações apresentadas pela comissão como parte dos esforços contínuos para fortalecer a defesa de nossa nação, e espera trabalhar com a comissão e o Congresso para fazê-lo”, disse ele.

Em um post para o Atlantic Council, um instituto de política de negócios internacionais sem fins lucrativos, Edelman escreveu na quarta-feira que “China e Rússia, buscando hegemonia regional e projeção de poder global, estão buscando equipamentos militares visando neutralizar as forças dos EUA.

Caça furtivo chinês J-20
Caça furtivo chinês J-20
Caça russo Sukhoi Su-57
Caça furtivo russo Sukhoi Su-57

Ao mesmo tempo, “os Estados Unidos enfraqueceram significativamente sua própria defesa devido a disfunções políticas e decisões tomadas tanto por republicanos quanto por democratas”, escreveu ele, citando cortes no orçamento de defesa “com pronunciados efeitos prejudiciais sobre o tamanho, modernização e prontidão dos militares “.

Na semana passada, o presidente Donald Trump pediu ao Departamento de Defesa para cortar US$ 16 bilhões no ano que vem de seu orçamento, que atualmente é de US$ 716 bilhões – uma redução de 2¼ por cento.

“As forças dos EUA precisarão de recursos adicionais para treinar para níveis elevados de proficiência em uma gama mais ampla e mais desafiadora tecnologicamente de missões potenciais do que no passado recente, particularmente aquelas que enfocam ameaças militares avançadas da China e da Rússia”, escreveu a comissão.

Mas o dinheiro não é o único obstáculo, concluiu.

A comissão saudou a Estratégia Nacional de Defesa, um resumo dos objetivos militares americanos que o Secretário de Defesa James Mattis divulgou em janeiro.

A versão pública não confidencial do documento de estratégia foi amplamente criticada por não ter informações específicas, incluindo níveis de força e custo, e a comissão pediu que mais do mesmo fosse tornado público para que pudesse ser “usado como referência para medir a implementação da estratégia”.

O documento “aponta o Departamento de Defesa e o país na direção certa”, disse a comissão, mas “não explica adequadamente como devemos chegar lá”.

O relatório de 116 páginas identifica o espaço exterior e o ciberespaço como pontos problemáticos específicos, entre muitos outros.

“Devido ao nosso foco recente em contra-terrorismo e contra-insurgência, e porque nossos inimigos desenvolveram novas formas de derrotar as forças americanas, os Estados Unidos estão perdendo sua vantagem nas principais áreas de combate, como projeção de poder, defesa aérea e mísseis, operações espaciais e cibernéticas, guerra anti-superfície e antissubmarino, ataques terrestres de longo alcance e guerra eletrônica”, afirmou.

“Muitas das habilidades necessárias para planejar e conduzir operações militares contra adversários capazes – especialmente China e Rússia – atrofiaram.”

O relatório fecha com um aviso dissonante:

“Os custos de não atender à crise de defesa nacional e segurança nacional da América não serão medidos em conceitos abstratos como ‘estabilidade internacional’ e ‘ordem global’. Eles serão medidos em vidas americanas, tesouros americanos, e a segurança e a prosperidade americanas serão perdidas. É uma tragédia – de magnitude imprevisível, mas talvez tremenda – se os Estados Unidos permitirem que seus interesses nacionais e segurança nacional sejam comprometidos por falta de vontade ou incapacidade de fazer escolhas difíceis e investimentos necessários.

“Essa tragédia será ainda mais lamentável porque está ao nosso alcance evitá-la”, disse o painel.

FONTE: NBC News

F-35: Lockheed Martin fecha contrato de US$ 23 bilhões com o Pentágono

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Lockheed Martin F-35A Lightning II
Lockheed Martin F-35A Lightning II

A Lockheed Martin Corp. foi premiada com um contrato de aproximadamente US$ 22,7 bilhões do Departamento de Defesa para entregar 255 jatos F-35, um movimento que vem depois que a contratada de defesa foi encarregada de baixar o preço de seus aviões.

O contrato pede que a Lockheed entregue 106 jatos de combate para uso militar dos EUA e os aviões restantes para uso em treinamento e clientes militares estrangeiros. A Lockheed, maior empresa do mundo em defesa, deve concluir o contrato até março de 2023, segundo o Departamento de Defesa.

A Lockheed também recebeu um contrato de US$ 382 milhões para entregar oito helicópteros MH-60R para o Naval Air Systems Command.

A Lockheed enfrentou pressão do Pentágono para entregar jatos de combate F-35 mais baratos e foi ameaçada com penalidades, a menos que melhorasse os prazos de entrega. A empresa de defesa e o Pentágono haviam concordado com o preço do próximo lote de aviões em cerca de US$ 89 milhões cada.

Em um comunicado, a Lockheed disse que o contrato “fornecerá recursos cruciais para garantir que os esforços de produção e redução de custos do F-35 permaneçam no cronograma”.

“Apreciamos a ação proativa e a parceria do governo para manter a estabilidade da cadeia de fornecimento, reduzir custos e garantir que as entregas permaneçam no caminho certo para atender à crescente demanda em todo o mundo”, disse o comunicado.

FONTE: The Wall Street Journal

Pilotos dizem que Boeing não divulgou novo recurso de controle do 737 Max

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Boeing 737 MAX

A Boeing não informou aos pilotos de aviação comercial sobre os recursos de um novo sistema de controle de voo em seu 737 Max, que supostamente é o foco da investigação sobre o acidente fatal do mês passado na Indonésia, segundo os pilotos que voam o jato nos EUA.

Os pilotos dizem que não foram treinados em novos recursos de um sistema anti-estolagem na aeronave que difere dos modelos anteriores do popular 737.

O sistema automatizado é projetado para ajudar os pilotos a evitar elevar o nariz do avião muito alto, o que pode causar a parada do avião, ou perder a sustentação aerodinâmica necessária para continuar voando. O sistema automaticamente empurra o nariz do avião para baixo.

Mas se esse comando de nariz para baixo for acionado por leituras defeituosas do sensor – como se suspeita do acidente da Lion Air – os pilotos podem lutar para controlar o avião, que pode mergulhar e cair, segundo um boletim de segurança da Boeing e reguladores de segurança.

O boletim incluiu novos detalhes sobre como impedir que uma série de eventos descontrolados causem um acidente, dizem os pilotos.

“É algo que não tínhamos antes em nenhum de nossos treinamentos. Não estava em nossos livros. A American não o tinha”, disse Dennis Tajer, piloto e porta-voz do 737 para o sindicato de pilotos da American Airlines. “Agora eu tenho que adivinhar o que mais existe lá?”

Jon Weaks, um capitão do 737 e presidente do sindicato dos pilotos na Southwest, disse que não poderia se lembrar de uma omissão semelhante em um manual operacional da Boeing.

“Eu não estava satisfeito. Como algo assim poderia acontecer? Queremos receber as informações para manter nossos pilotos, nossos passageiros e nossas famílias em segurança”, disse ele.

Weaks disse que está satisfeito que “nos foi dada, finalmente, a informação correta”.

Cockpit do 737 MAX
Cockpit do 737 MAX

O Max é a mais nova versão do Boeing 737 bimotor. Mais de 200 foram entregues para companhias aéreas em todo o mundo, incluindo a American, Southwest e United.

O presidente e CEO da Boeing, Dennis Muilenburg, disse na terça-feira que a empresa, sediada em Chicago, continua confiante de que o Max é um avião seguro. Ele disse que a Boeing não reteve detalhes operacionais de companhias aéreas e tripulações de voo.

“Garantimos que forneceremos todas as informações necessárias para pilotar com segurança nossos aviões”, disse Muilenburg à Fox Business Network. Ele disse que os boletins da Boeing para companhias aéreas e pilotos “apontam para os procedimentos de voo existentes” para lidar com o tipo de problema de sensor suspeito no acidente do mês passado.

Um porta-voz da Southwest disse que o novo sistema de manobra automatizado não foi incluído no manual de operação dos modelos Max. Um porta-voz americano disse que a companhia não tinha conhecimento de algumas novas funções automatizadas no Max, mas não sofreu erros na direção do nariz. Um porta-voz do United disse que a Boeing e a FAA não acreditam que seja necessário treinamento adicional de pilotos.

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) emitiu uma diretiva de emergência para as companhias aéreas na semana passada, dizendo-lhes para atualizar os manuais do cockpit para incluir instruções sobre como os pilotos podem ajustar os controles de voo sob certas condições.

“A FAA tomará outras medidas se as descobertas da investigação do acidente justificarem”, disse a agência em um comunicado na terça-feira.

Em 29 de outubro, o voo 610 da Lion Air mergulhou no mar de Java pouco depois da decolagem de Jacarta. Todas as 189 pessoas a bordo morreram.

John Cox, ex-piloto da 737 e agora consultor de segurança das companhias aéreas, disse que os passos da Boeing desde o acidente “foram exatamente corretos. Eles aumentaram a percepção do piloto, lembraram o procedimento apropriado para desabilitar (a ação automática de nariz para baixo ), que interrompe o problema”.

Investigadores indonésios dizem que o Boeing 737 Max 8 da Lion Air recebeu leituras defeituosas dos sensores que indicam o ângulo do nariz em quatro voos recentes, incluindo o voo fatal.

O Wall Street Journal informou que os investigadores americanos e indonésios estão cada vez mais focados na maneira como os sistemas automatizados de controle do avião interagem. Eles também estão questionando se a FAA e a Boeing analisaram adequadamente os riscos potenciais se os sistemas funcionarem mal e enviarem dados defeituosos aos computadores do avião, segundo o jornal.

FONTE: USA Today

Filipinos dizem que Embraer prometeu o Super Tucano para dezembro de 2019

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A-29 Super Tucano
A-29 Super Tucano

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Aéreo

O BusinessMirror, de Manila, segundo maior jornal de Economia das Filipinas (tiragem diária de aproximadamente 100.000 exemplares), publicou, nesta quarta-feira (14.11), que a Força Aérea local aguarda para dezembro do ano que vem o início do recebimento dos seis turboélices A-29B Super Tucano, encomendados à Embraer no fim de novembro de 2017.

De acordo com a reportagem, as aeronaves estão sendo configuradas para cumprir missões de apoio aéreo aproximado, ataque leve ao solo, contra-insurgência, vigilância e (de forma secundária) interceptação aérea.

O território filipino é frequentemente agitado por atividades terroristas de grupos separatistas do Fundamentalismo Islâmico – entre eles o Grupo Abu Sayyaf (Portadores da Espada), que age no extremo sul do país.

As aeronaves brasileiras vão pousar na Base Aérea Danilo Atienza, sede do 16º Esquadrão de Ataque Águias, que pertence à 15ª Ala de Combate.

A base foi erguida na Ilha de Luzón, junto à localidade de Cavite City. Nela, atualmente, operam oito antiquados bimotores de origem americana Rockwell OV-10 Broncos, das versões A, C e M – aviões mantidos em voo com uma série de restrições.

A chegada dos Tucanos permitirá que os Broncos mais desgastados (entre quatro e cinco) sejam, paulatinamente, retirados da ativa. Mas a ideia é que alguns deles ainda permaneçam em operação, já que o lote de Tucanos (considerados pelos militares filipinos como aviões caros, de preço unitário no patamar dos 16 milhões de dólares) não é grande.

Iris-T
Iris-T

Iris T – Mas segundo o BusinessMirror, a recepção aos monomotores brasileiros é apenas uma das duas providências hoje consideradas prioritárias na Aviação de Combate filipina.

A outra é o recebimento de mísseis ar-ar fabricados pela joint venture Diehl Raytheon – possivelmente do modelo Iris T (substituto, no Ocidente, do conhecido AIM-9 Sidewinder) –, destinados aos caças leves FA-50PH comprados à indústria aeronáutica sul-coreana.

Para a imprensa filipina, a Embraer definiu o A-29B como “um avião turboélice durável, versátil e potente, capaz de realizar uma ampla gama de missões, mesmo operando a partir de pistas não preparadas”.

Caças FA-50 das Filipinas. O FA-50 é uma variante do combate do jato de treinamento T-50

Chile planeja modernizar seus caças F-16

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Caças F-16 da Força Aérea Chilena na linha de voo
Caças F-16 da Força Aérea Chilena na linha de voo

Atualização nas aeronaves de combate chilenas incluirá novos radares AESA

O Jane’s noticiou que a Fuerza Aerea de Chile está estudando opções para atualizar sua frota de 46 caças F-16 para manter as aeronaves atualizadas até a década de 2030, e qualquer programa resultante se tornaria a principal prioridade do Força, disseram as fontes militares seniores em Santiago.

O plano, programado para ser lançado entre 2018 e 2021, visa equipar os F-16 do Chile com um novo pacote eletrônico de missão construído em torno de um radar de varredura eletrônica atica (AESA) de abertura sintética.

Um novo sistema de planejamento e gerenciamento de missão, novo sistema de Guerra Eletrônica e Medidas de Apoio Eletrônico (ECM/ESM) e atualizações no cockpit também seriam incluídos.

De acordo com as fontes, os estudos também estão considerando aumentar o número de aeronaves Block 50, acrescentando de seis a oito para a frota atual de 10 aeronaves Block 50.

Caças F-16 do Chile na CRUZEX V
Caças F-16 do Chile na CRUZEX V