Saab conclui primeiro voo do Gripen F, desenvolvido em parceria com o Brasil

Gripen F conclui primeiro voo – Fotos: Divulgação / Saab

O caça biposto, desenvolvido pela Saab em parceria com a indústria brasileira, acelera o treinamento e aprimora o desempenho operacional

Linköping (Suécia), 28 de agosto de 2026 – A Saab concluiu com sucesso o primeiro voo do Gripen F, a variante de dois lugares do Gripen E. A aeronave decolou às 9h40 no horário local (4h40 no horário de Brasília) do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia, e permaneceu em voo por 40 minutos.

O voo foi conduzido pelo piloto-chefe de testes da Saab, Jakob Högberg, e pelo Tenente-Coronel Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, piloto de testes da Força Aérea Brasileira. O voo inaugural verificou com sucesso a funcionalidade dos principais sistemas da aeronave e seu desempenho inicial de voo.

“Esse primeiro voo representa um passo importante tanto para a Saab quanto para a Força Aérea Brasileira. Ver o Gripen F decolar é particularmente significativo para todas as equipes suecas e brasileiras cujos anos de trabalho de engenharia ajudaram a transformar esta aeronave em realidade. Ela é projetada para acelerar o treinamento de pilotos ao mesmo tempo em que aprimora o desempenho operacional em missões de combate avançadas”, afirma Lars Tossman, chefe da área de negócios Aeronautics da Saab.

Com esse marco, o Gripen F entra na fase de voos da campanha de testes. Após os voos iniciais de aceitação de produção, o programa avançará para uma fase de expansão progressiva do envelope. Os limites de desempenho da aeronave — incluindo velocidade, altitude, fator de carga (carga G) e ângulo de ataque — serão validados gradualmente. Em paralelo, as capacidades táticas e as funções do cockpit traseiro, específicas da configuração de dois lugares, também serão avaliadas.

O Gripen F é o resultado da parceria estratégica entre o Brasil e a Suécia, bem como da ampla transferência de tecnologia realizada no âmbito do Programa Gripen Brasileiro. Mais de 350 engenheiros, técnicos e pilotos brasileiros participaram de atividades de treinamento relacionadas ao desenvolvimento, produção, ensaios em voo e manutenção da aeronave.

Como cliente lançador, o Brasil desempenhou um papel ativo no codesenvolvimento da variante de dois lugares, permitindo a participação industrial direta e a cooperação de longo prazo.

A campanha será conduzida pelo Centro de Ensaios em Voo da Saab na Suécia. Assim que as atividades planejadas e os procedimentos de aceitação da aeronave forem concluídos, o Gripen F será preparado para a entrega à Força Aérea Brasileira.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com um propósito duradouro: ajudar as nações a manterem as pessoas e as sociedades seguras. Com o talento de seus 28.000 colaboradores, a Saab constantemente ultrapassa os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados nas áreas de aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A empresa tem sua sede na Suécia, com operações importantes em todo o mundo, sendo parte das capacidades de defesa de várias nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.■



Redes Sociais

A Trilogia Forças de Defesa também está presente nas redes sociais. Para comentar e discutir as matérias com os editores e outros leitores, entre no nosso grupo no WhatsApp e no Facebook. Para correções, críticas e sugestões de pauta, contate os editores: redacao@fordefesa.com.br.
Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Fabio Araujo

Esse primeiro Gripen F vai ser entregue logo para a FAB, ou vai ficar sendo usado em testes?

David

Assumindo que a notícia diz a verdade, esta diz “Assim que as atividades planejadas e os procedimentos de aceitação da aeronave forem concluídos, o Gripen F será preparado para a entrega à Força Aérea Brasileira.”

Ivan herrera

A previsão é para 2034.

Matheus

Eu chuto por volta de 2038, do jeito que as coisas estão rápidas… já temos 11 gripados.

André Sávio

“A campanha será conduzida pelo Centro de Ensaios em Voo da Saab na Suécia. Assim que as atividades planejadas e os procedimentos de aceitação da aeronave forem concluídos, o Gripen F será preparado para a entrega à Força Aérea Brasileira.” Desconhecemos o cronograma mas, certamente, não serão poucos meses.

Mestre Splinter

Diria que deve ser entregue no segundo semestre de 2027 ou no primeiro semestre de 2028

pedro

Só mostra como foi importante o contrato tanto para o Brasil, quanto para a Suécia. Espero que alguns veja valeu a apena a transferência de tecnologia e Brasil assimilou muito bem os conhecimentos adqueridos.

Palpiteiro

E o que tem feito com o conhecimento adquirido?

José de Souza

Melhor você perguntar o que foi feito com o conhecimento adquirido com a montagem do Xavante, a parceria do AMX…

Renato B.

Rendeu algumas excelentes séries de aviões da Embraer, como o KC-390

ASantana

E toda a série E

Luiz

KC390

ASantana

Além de ter transformado a Embraer na terceira maior fabricante de avoes do mundo, a maior exportadora do Brasil dentre as industrias transformadoras, a maior empregadora (cerca de 23 mil tecnicos e engenheiros) de mao de obra ultra qualificada, além das centenas de empresas de sua cadeia produtiva, não fizeram nada mesmo.

Jagderband#44

Tá ai uma oportunidade única para desenvolver um avião EW, tipo o Growler. Mas, em se tratando de Brasil…

Moriah

Pois é, e ainda seria um Gripen G (coincidência com o “G” do Growler ou não…) caso o BR um dia decida fazer.

pampapoker

Será que alguém venderia o recheio EW Israel,china,

bit_lascado

Teria que ser israelense, os suecos provavelmente não autorizariam recheio chines.

Jagderband#44

Exato. Cara, acho até que recheio norte americano, caso o Brasil adote um alinhamento político a eles, sendo eles Democratas ou Republicanos.

Rinaldo Nery

O Brasil sempre teve alinhamento político com os EUA. Quem não quer ter é o PT, e o Itamarity bunda mole vai na onda. Barão do Rio Branco se revira na tumba!

EduardoSP

Nós anos 70 não foi assim.

Veja os posicionamentos sobre o acordo nuclear com a Alemanha e a denúncia do acordo de assistência militar pelo Gen. Geisel.

Essa visão binária das coisas não acomoda bem a realidade, que é muito mais complexa.

Nilo

Desinformação,.esse é o caminho do entreguismo barato 😁

Marcelo

Alinhamento politico e comercial é uma coisa.
Agora abaixar as calças para americano tem nome.

Rinaldo Nery

Ninguém baixou calça p ninguém. Não vem com essa narrativa canhota. Só burro cai nessa.

Victor

O atual principal nome da oposição simplesmente deixou a equipe de transição, caso ganhe, “à disposição do Marco Rubio”, que agradeceu PUBLICAMENTE pela gentileza. Se isso não é baixar as calças… Rsrs

Joao

Parabéns, Paulo.

TJLopes

Nem nos governos militares havia alinhamento político com os EUA, com exceção de um breve período no governo Castelo Branco, que era tão lambe botas dos EUA como os atuais pseudo-nacionalistas que batem continência para bandeiras de outros países.

Sugiro um pouco de estudo da história da política externa brasileira.

cipinha

Um alinhamento político não pode ser confundido com subserviência como ocorre com algumas lideranças da região, até pq não nem tudo que é do nosso interesse será do deles e vice-versa. Dito isso não precisamos ficar com essa verborragia do atual presidente do Brasil contra os EUA.

LUIS

Boa Cipinha! Tentativas de alinhamento político com a China ou qualquer outro país são ferramentas válidas para pressionar o outro lado da balança! No início da década de 80 os EUA não tinham aeronaves para fornecer para a FAB, devido a provável encerramento da fabricação do F-5 pela Northrop! Foi devido a um aceno da FAB para a aquisição dos Mig-21 que os americanos concordaram com a venda do F-5, após extender a fabricação da aeronave até 1986, sendo a última aeronave entregue em 1989.

Marcelo

A própria Saab tem pods de guerra eletrônica, não precisa recorrer a outros países.

Joao

Quantas FFAA no mundo possuem aeronaves como o Growler?

Será mesmo q precisamos?

Caçador Cometa

Será que precisamos de Gripen E (o F) Biplace? O sueco precisou?

ASantana

Melhor com o E190

Last edited 13 dias atrás by ASantana
ASantana

desconsiderem, estava com o KC390 na cabeça…

André Luiz Nobre Cunha

O Gripen biplace poderá ser empregado, apesar das limitações de motorização, em missões de ataque em maior profundidade, como os F15 E

Rinaldo Nery

E qual é essa limitação?

Jagderband#44

Acho que ele quis dizer que considera uma carga menor, em relação a um F15, e isso seria uma limitação, no seu ponto de vista.

Rinaldo Nery

O F-15 é bimotor. E um motor que permite supercruise, salvo melhor juízo, não parece ser limitado.

TeoB

não sei se de fato havia necessidade dessa versão, mas que bom que finalizaram, pelo dinheiro gasto dava de ter comprado mais caças… mas enfim já que foi pedido esta ai!

J R

Também acho que poderíamos ter economizado comprando a versão D, já estariam entregues e sairia mais barato, a própria FAB já declarou que vão ser usados para treinamento de tripulação, mas já que compramos, espero que expandam sua utilização até como plataforma de controle de drones colaborativos.

Nilo

Como dito no artigo, engenheiros brasileiros participaram de atividades de relacionadas ao desenvolvimento do Gripen F, tendo papel ativo no codesenvolvimento da variante.

Antunes 1980

Sem um canhão interno, ele perde em um dogfight até para caças como o MiG-17 e o MiG-21! 

Last edited 14 dias atrás by Antunes 1980
Carlos Gonzaga

Duvido que qualquer um desses que você citou consiga chegar perto o suficiente para usar os canhões. Isso é coisa do passado.

Joao

22 Mig-17, 14 Mig-21, 2 Mig-19 e 2 An-2 abatidos por F-4 sem canhão interno da USNavy na Guerra do Vietnã discordam contundentemente.

sub urbano

E os 382 F-4 abatidos no Vietnã concordam com qm? kk

ASantana

Devem concordar que os SAMs soviéticos seguram bem os EUA na guerra do Vietnã.

De acordo com a MigFlug, que oferece aos seus clientes voos de Migs 15 e 21, o F-4, em combate aéreo, abateu 150 aviões e foi abatido por 42 aviões. Ainda, de acordo com eles, ~719 F-4 foram perdidos no Vietnã, ~95% das perdas foram para fogo anti-aereo.

BlackRiver

TOT Transfer Of Technology

Peru pode receber pacote industrial de US$ 1,8 bilhão com aquisição de caças F-16 Block 70
Proposta da Lockheed Martin inclui montagem local de drones, treinamento especializado, manutenção de aeronaves e integração de empresas peruanas à cadeia global de defesa.

ADB

O governo dos EUA deve estar sonhando em receber um pacote de offset desses da Lockheed Martin.

Mais de uma década se passou e ainda não resolveram as disputas de propriedade de dados técnicos e de propriedade intelectual.

As forças dos EUA vêm empurrando os planos de passar mais trabalho para as instalações próprias de manutenção, e agora o horizonte está em 2028-2029. Não adianta ter pessoal e instalação pra sustentação se ninguém consegue apertar um parafuso sem ligar pro contractor.

BlackRiver

Lockheed Martin
Esta investindo fora dos EUA 🇺🇸
Polônia 🇵🇱 é um exemplo disso onde se fabrica S-70i Black Hawk sob o nome de PZL e aí o pulo do gato é vender sem precisar passar pelo FMS 🇺🇸

John

Genial

Raphael

Um futuro comando avançado para enxames de drones?

Joao

Pensei nisso.

Paulo

Eu sei que nada tem a haver com a reportagem sobre o Gripen F ,mas é algo totalmente absurdo, o chefe da CIA ir a Moscou para avisar os russos para não atacar a OTAN. É isto mesmo que está sendo noticiado, acreditem ou não. Fontes da inteligência americana ” temem” que Putin ataque um membro isolado da aliança, talvez a Finlândia, talvez a Letônia, para ” testar ” a coesão da OTAN. O Kremilin considera um ataque cibernético maciço, ou um ataque rápido e concentrado, com tropas especiais, em algum ponto da fronteira da Rússia com estes países. Na… Read more »

Joao

Absurdo, é?

Verdade… melhor deixar explodir a p@rr@ toda….

Com as tragédias climáticas recentes, as guerras atuais, crises migratórias
, terremotos etc…. Só falta uma guerra entre a OTAN e Rússia pra fechar com -10 ….

Nei

Duvido ser essa o verdadeiro motivo para a visita do chefe da CIA.

1º porque a Rússia já está empregada com a Guerra da Ucrânia.

2º porque mesmo que os EUA não ajudassem a OTAN, mas é lei, eles não iriam querer enfrentar outros 31 países.

Osvaldo M

Belíssimo avião!! E creio que com a opção do biposto, novos países podem se interessar pelo Gripen!

Adriano Madureira

Que bom que o Brasil escolheu o Gripen-E/F, ainda hoje tem gente que se revolta ao relembrar a fala do Ex-Ministro da Defesa Nelson Jobim, quando o mesmo afirmou que o F-35 era um avião de ataque avançado demais para a realidade e as expectativas do Brasil na época. Que bom que aquela Jaca passou longe daqui!  Fracasso do F-35: o mundo finalmente abriu os olhos (menos a Bélgica) No vídeo de hoje, mergulhamos no caos do F-35! Descubra porque esse caça moderno está causando tanta dor de cabeça (e rombo no bolso) por aí. Será que vale a… Read more »

BlackRiver

Off-Topic: Cerca de 2000 guerrilheiros adentraram território brasileiro na região de São Gabriel da Cachoeira (AM), além de invadir o território eles sequestraram indígenas, obrigaram as comunidades a desligarem starlinks e roubaram a população local.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2026/08/25/guerrilheiros-colombianos-avancam-ameacam-e-levam-panico-a-indigenas-no-am.htm