Saab apresenta primeiro Gripen F

O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e Lars Tossman, chefe da área de negócios Aeronautics da Saab, na cerimônia de apresentação oficial do Gripen F

A Saab realizou nesta terça-feira (2 de junho), durante cerimônia nas instalações da empresa em Linköping, na Suécia, a apresentação oficial do primeiro caça Gripen F para a Força Aérea Brasileira (FAB). Trata-se da variante de dois lugares da série Gripen E, desenvolvida para atender aos requisitos operacionais e de treinamento das forças aéreas modernas, combinando treinamento de conversão operacional e capacidade de combate na mesma plataforma.

Como cliente lançador do Gripen F, o Brasil desempenhou um papel ativo no codesenvolvimento da versão de dois assentos, o que possibilitou um envolvimento industrial direto, em uma cooperação de longo prazo. Por meio de um amplo programa de transferência de tecnologia, centenas de engenheiros e técnicos foram capacitados, ao mesmo tempo em que a base industrial de defesa nacional fortaleceu conhecimentos avançados em projeto e desenvolvimento.

“A apresentação do Gripen F representa uma conquista compartilhada entre a Saab, a indústria brasileira e a FAB, refletindo a profunda confiança que construímos juntos ao longo de muitos anos. O desenvolvimento dessa aeronave em conjunto demonstra a maturidade dessa colaboração, pois representa não apenas um caça altamente capaz para a Força Aérea Brasileira, mas também o resultado concreto de um desenvolvimento conjunto, fruto de uma ambição compartilhada”, afirma Lars Tossman, chefe da área de negócios Aeronautics da Saab.

Projetado para uma era de rápidas transformações, o Gripen F reúne desempenho de alto nível, sensores avançados e uma arquitetura revolucionária, assim como o Gripen E. A adição de um segundo cockpit totalmente independente permite a execução de missões orientadas por instrutores em um caça plenamente operacional, proporcionando aos pilotos condições reais de missão.

Como consequência, a conversão e treinamento preparatório de pilotos podem ser acelerados de maneira significativa em comparação aos prazos convencionais, ao mesmo tempo em que se amplia a eficácia operacional em ambientes de alta ameaça, graças à divisão da carga de trabalho e à maior capacidade de comando da missão.

Antes da entrega final à FAB, a aeronave passará por uma campanha de testes no Centro de Ensaios em Voo da Saab (Flight Test Centre), na Suécia.

O contrato da Saab com o governo brasileiro, assinado em 2014, contempla o desenvolvimento e a produção de 36 exemplares, sendo 28 Gripen E e oito Gripen F. As entregas começaram em 2020 e, até o momento, 11 caças foram entregues. A Saab também já recebeu pedidos de Gripen F da Tailândia e da Colômbia.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com um propósito duradouro: ajudar as nações a manterem as pessoas e as sociedades seguras. Com o talento de seus 28.000 colaboradores, a Saab constantemente ultrapassa os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados nas áreas de aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A empresa tem sua sede na Suécia, com operações importantes em todo o mundo, sendo parte das capacidades de defesa de várias nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.■


Subscribe
Notify of
guest

125 Comentários
oldest
newest most voted
Delfim

Não vi nenhuma matéria aqui sobre a aquisição de Gripens C/D pela Ucrânia, e possível aquisição de até 150 Gripens E/F, toda a internet já sabe.

Delfim

Ops falha nossa.

JuggerBR

Tá precisando se informar melhor…

Marcelo Andrade

É que é tanta propaganda que abre antes de qualquer notícia que o sujeito desiste. Um dia desses tive que abrir 5 vezes uma propaganda chata para burro!

Rinaldo Nery

Fora as propagandas de esquerda. Tá bem a cara de um dos editores…

Marcelo

Você vive em uma democracia capitalista.
O blog para existir precisa de dinheiro independente da origem do dinheiro (esquerda ou direita) lembrando que preferência politica não paga as conta (boleto).

Santamariense

Plural e vírgulas não são teu forte.

Nilo

A patriotada está com crise de ansiedade.
Cristo x Liberty
https://youtube.com/shorts/c3-unql5Tr0?si=DHTqCjlMM2DrDj4R

Last edited 7 dias atrás by Nilo
Rafael Oliveira

As propagandas do Google tem a ver com os interesses dos usuários e as pesquisas e sites visitados por eles. Cada pessoa recebe propagandas direcionadas ao seu perfil.

Joao

As propagandas q aparecem pra mim não tem absolutamente nada com o q vejo na internet….

George A.

Sim, nunca apareceu propaganda de conteúdo político pra mim, é quase sempre mercado livre e shopee kkkkkkkkkkkkkkkk

Fernando Vieira

Touchè

Mas falando sério, é verdade. Eu raramente recebo anúncios de conteúdo político de qualquer espectro porque eu não me interesso por essa guerrinhas de fã clube de adolescentes. Já bastou eu ter visto no Twitter anos atrás as fãs da Anitta brigando com as fãs da Taylor Swift.

Claro, eu também não vejo o fantasma do comunismo num anúncio da Magalu nem a ascensão do fascismo num anúncio da Havan.

Last edited 6 dias atrás by Fernando Vieira
Sergio

Quero crer que seja por medo. Eles tem que sobreviver e precisam abrir espaço pra escumalha. Infelizmente, o ambiente virtual, até daqueles então..” imunes”, foi contaminado. Depois do tiro no pé que o povo brasileiro deu em 2022.

Fkoelho

Irmão formata seu sistema, ou, zera e reconfigure as permissões do seu navegador que para a cascata de propaganda acabe, imagino que a grande maioria nem vem do site!

Last edited 7 dias atrás by Fkoelho
Camargoer

mais fácil mudar de ideologia

MMerlin

Não adianta.
Quando a água na bunda, até os mais comunistas ou socialistas defendem a propriedade privada.
Basta ver o que aconteceu com o auto declarado comunista e influenciador digital Jones Manuel e sua saída do PCBR.

curioso

hehe, não sei não… O Miguel Nicolelis diz que o cérebro humano é hardware e software juntos, se reconfigurando cntinuamente um ao outro.
Já pensou na dificuldade para reconfigurar as permissões dos navegadores dessa engenhoca orgânica, pro sujeito mudar de ideologia em pleno voo, sem pousar?

MMerlin

Dependendo das configurações, principalmente em ambiente mobile, os sites modificam o modelo de publicidade. Principalmente quando é feito o bloqueio de cookies de terceiros, que evita o rastreamento dos serviços de marketing. Mas faz parte. Serviços informativos como o da Trilogia geram custos aos proprietários. Principalmente devido a quantidade de acessos. Como é referência de um segmento, principalmente relacionado ao assunto Defesa, demanda cuidados relacionados a segurança, e não apenas da plataforma utilizada pelos três sites, como também de infra. Além da pesquisa e geração de conteúdo. Tudo isso gera esforço. E o esforço tem um custo que precisa ser… Read more »

Marcelo Bardo

Só usar ublock origin.

Santamariense

Foram enganados ou teve corrupção? pela reportagem, a segunda opção é a mais provável.

Santamariense

Pela*

Fernando Vieira

Bom, corrupção na Argentina é tão comum quanto no Brasil, então…

Lendo a matéria a gente consegue entender o que houve: “(…)uma inspeção realizada em Springfield(…)” Eles compraram o avião do Sr Burns. E todo mundo sabe que esse velho não dá ponto sem nó.

comment image&f=1&nofb=1&ipt=e4fb9f4f61445ba7b68349402ea3c96f89cfd05a13b2a42a645d8e3892695937

Last edited 6 dias atrás by Fernando Vieira
Santamariense

Pois é…como foram lá, realizaram inspeção e compraram uma aeronave nessas condições … Corrupção é a única explicação.

PERIVALDO

O que temos a ver com Caças adquiridos pela Ucrânia nesse momento?

Flight_Falcon

Que venha um novo contrato em breve para fazer valer a pena todo esse tempo de desenvolvimento e recursos investidos.

Esse ano os últimos A-1M serão baixados, mais três anos, se não houver novidades os F-5 serão baixados também, restará os F-39, provavelmente ainda longe dos 36 encomendados em serviço ativo…

Esse é nosso país, desde 1996 tentando reequipar sua Força Aérea com um punhado de caças…

Entra governo, sai governo e não temos uma política de Estado para investir onde realmente necessita e pode dar retorno… Infelizmente.

Nilo

A Colômbia comprou 2 Gripen F, certamente o Canadá terá incorporado na sua aquisição a versão Gripen F.
A afirmação que chega é que o projeto do Gripen F foi realizado sem sacrifício a autonomia de voo ou a capacidade de combustível. Os suecos estarão analisando a performance do Gripen F, se mostrar diferencial de ganhos em posto avançado de comando é certo que também comprem.

Bueno

” Os suecos estarão analisando ” Eles fabricaram o caça é certo que estão avaliando

Fernando Vieira

Não tem almoço grátis, você colocou mais um assento, mais um cockpit, mais uma pessoa, para manter a autonomia, o avião tem que crescer para caber mais combustível, ou diminuir outras cargas, como armamento. A ilustração mostra ele armado até os dentes.

Aí eu pergunto: O Gripen-F é maior que o Gripen-E?

Santamariense

O Gripen F é 70 cm mais longo que a versão E.

Santamariense

Não que mude muito, mas os A-1M serão desativados no final de 2027.

Luís Henrique

“Entra governo, sai governo…”
Isso não é bem correto de afirmar, nos últimos 24 anos tivemos 5 Mandatos do PT de Extrema Esquerda, foram 2 mandatos do Ladrão, 2 da Dilma, um governo provisório do Temer que durou pouco e ele era vice da Dilma, um único governo de Direita do JB por somente 4 anos sendo que tivemos a infelicidade da Pandemia de Covid que durou 3 anos e 3 meses no mundo todo e voltamos para mais 4 anos do ladrão.

Frase atribuída a Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”

Wellington

E sinto te dizer, mas virão outros 4 anos de esquerda, com a promessa de mudança do país rsrr…

E dá-lhe mais cortes na defesa !!!

Atirador

Mas agora vai mudar

Rafael Oliveira

O que Jair Bolsonaro pretendia fazer pelas Forças Armadas? O que havia no programa de governo dele a respeito? O que ele fez antes da pandemia? O que ele fez depois?
Nem durante os cerca de 28 anos de mandato como deputado federal (7 mandatos) ele fez algo pelo reequipamento das Forças Armadas, focando apenas em pautas salariais e previdenciárias dos militares.

Então, a verdade é que no que se refere aos equipamentos da Força Aérea os governos vem empurrando com a barriga desde 1996, pelo menos.

Joao

Previsão orçamentária.
Ele fez isso.
E ajudou MUITO, única e inteiramente por isso.

Rafael Oliveira

Ah tá. Gripen, Guarani e KC-390 foram pagos em dia durante o mandato dele? O que mais ele fez no período em que não estávamos em pandemia, a qual, no Brasil, foi de 20 de março de 2020 a 22 de maio de 2022 e não os quatro anos de governo? Vamos fingir que não cancelaram 9 aeronaves KC-390? Vamos fingir que ele iria adquirir mais 4 Gripens sem pagar nenhum centavo a mais? Vamos fingir que ele iria fazer um aditivo ao contrato de 25% que resultaria em mais 14 aeronaves? A coisa mais “notável” que ele fez para… Read more »

Luís Henrique

Ele fez a reforma da previdência militar em 2019. Os militares tiveram a contribuição aumentada de 7,5% para 10,5% e tiveram o tempo de serviço ampliado de 30 para 35 anos, entre outras coisas como cobrar contribuição dos pensionistas, etc. Já em equipamentos ele conseguiu as 4 Fragatas Tamandare + o navio antártico capitalizando a Engeprom (pois existia a lei do teto de gastos e o Brasil estava se recuperando do desastre do último mandato da Dilma e ainda vivendo com a pandemia). No EB ele conseguiu o Centauro 2 e na FAB os 2 Airbus A-330. Teria que ter… Read more »

Rafael Oliveira

A reforma dos militares nem se compara com a dos servidores civis federais. E Bolsonaro atuou por isso. Para os civis, a alíquota para quem entrou antes de 2013 e pretende receber aposentadoria ou deixar pensão integral é de até 22% (mais que o dobro dos 10,5%) a depender da faixa salarial. Quem entrou depois ou não quer pagar essa alíquota passa a receber até o teto do INSS. Militares também ganharam um “bônus” de aposentadoria sem similar entre os servidores civis. O programa das Tamandarés começou no governo Temer que esquematizou a capitalização da Emgepron para furar o teto.… Read more »

Caçador Cometa

Pare de comparar servidores civis com militares. Não há comparação.

Atirador

CFapitalizou a Engeprom para pagar as corvetas. Os KC foram encomendados em excesso, eram para substituir os Hercules, nunca operamos mais de 12 deles, não tinha sentido comprar 28

Sergio

A pandemia arrebentou o governo dele, meu caro. A própria esquerda admite que sem o Vírus ele teria arrepiado e conseguido a reeleição.

Rafael Oliveira

Se ele tivesse ficado com a boca fechada ele teria conseguido a reeleição. A culpa não foi do vírus foi dele ficar “caçando briga” com parte dos eleitores brasileiros, muitas vezes, à toa.

Flight_Falcon

Luis, não relacionei governos de partido tal ou tal justamente por isso, pois observamos que as vezes independente de partido, falta o real interesse em investir em qualquer coisa, seja tecnologia, saúde, educação, pois em regra estão mais interessados em defender os próprios interesses. Creio que se fosse algo de política de estado aí poderia ser diferente (ao menos na teoria, pq Brasil a gente sabe como funciona), então fica complicado dizer de fulano ou ciclano, pois no fim acaba que todo mundo é farinha do mesmo saco para as questões gerais do país… uns algo melhor para uma classe… Read more »

Luís Henrique

Sim, mas para concluirmos que a Defesa nacional não melhora, entrando governo e saindo governo, temos que primeiro permitir que entre governo e saia governo e não votar eternamente na mesma porcaria do PT e do ladrão.

Fernando Vieira

Cara, extrema esquerda é Coreia do Norte. China é esquerda. PT é no máximo centro-esquerda.

Mas eu entendo a confusão, hoje em dia tudo é extremo, ninguém mais é capaz de ver nuances. Ao criticar um Bolsonarista você imediatamente é comunista e ao criticar um petista você imediatamente vira fascista.

É impossível um debate civilizado nesses termos.

Rafael Oliveira

Bolsonaro seria centro-direita também? Não acho que o PT seja de extrema-esquerda, mas também não acho que o Bolsonaro seja de extrema-direita. Nem o Milei. Para mim, esquerda e direita cabem bem a todos esses, sem precisar suavizar ou radicalizar a nomenclatura. A imprensa brasileira usa muito as palavras extrema e ultra para a Direita e não as usa para a Esquerda. Se fizer uma busca na Folha ou no G1 vai perceber isso. De uns tempos para a cá a direita começou a usar o termo extrema para esquerda para “equilibrar” a linguagem do debate. Pode não ser certo,… Read more »

Rinaldo Nery

Dois.

Clésio Luiz

Aparentemente não houve nenhuma modificação em relação aos bipostos anteriores, o canopi parece ser o mesmo, assim como a posição da nova fuselagem dianteira em relação às tomadas de ar.

Bueno

é Serio ? vc chegou tão rápido nesta conclusão

Clésio Luiz

Pelo poder da visão 🙂

Me referia a fuselagem dianteira, especialmente o canopi. Obviamente estou ciente do que aconteceu com o resto da aeronave.

Rodrigo F.

A impressão visual faz sentido, porque o Gripen F preserva a linguagem geral da família Gripen. Mas tecnicamente ele não é apenas um biposto anterior com pouca alteração. O F é derivado da série Gripen E, com nova arquitetura de aviônicos, sensores, motor F414 e cockpit traseiro totalmente independente. A própria Saab informa que o Gripen F é mais longo que o E monoposto, 15,9 m contra 15,2 m, justamente pela nova configuração biposta. Então, externamente pode parecer conservador, mas a diferença principal está na plataforma e nos sistemas, não apenas no desenho do canopy ou na posição das tomadas… Read more »

Clésio Luiz

Eu sei. Me refiro ao canopi e fuselagem dianteira.

Gabriel

Geralmente as versões biplace ficam “esticadas demais”, mas essa arquitetura ficou bem encaixada !

Luís Henrique

Em muitos caças o Biplace carrega menos combustível porque eles retiram um tanque interno de combustível atrás do cockpit para colocar o segundo cockpit.
No caso do Gripen F a SAAB aumentou o comprimento da aeronave em 70 cm passando de 15,2 metros para 15,9 metros, então a quantidade de combustível interno permanece a mesma, a única coisa que removeram no Gripen F foi o canhão mauser Bk27.

Hamom

Uma adaptação inteligente, abre espaço para o combustível e retira o canhão que é pouco usado, apesar de que com os drones infestando os céus

Matheus

4100 = Monoplace
4000 = Biplace

José de Souza

3900=Triplace

4200=Zeroplace

Marcelo Andrade

O sujeito sai da 5a Série mas a 5a Série não sai do sujeito! rsrsr

João Furlan

Meu sonho seria ver a aquisição de mais unidades do modelo F exclusivamente para a criação de um esquadrão dedicado à Guerra Eletrônica

JuggerBR

Num mundo em que a IA tem se mostrado tão dominante, um segundo tripulante dedicado a isto é cada vez mais desnecessário. Tanto em aeronaves monoplace quanto em drones especializados é que esta e outras funções vão ser implementadas.

Heli

Diz isso pro piloto que tá numa missão de 9 horas sozinho pilotando e gerenciando sistemas. Mesmo com IA, o 2o tripulante é sim necessário.

Bueno

vc é piloto de caça e fica em missão por 9 horas ?

ln(0)

Com o A1 já houve operações/exercícios em que o piloto ficou voando por mais de 10h.
https://www.defesanet.com.br/fab/fab-o-caca-a-1-renasce-2/

Rinaldo Nery

Foi UMA só amigo, para demonstração de capacidades. Muito raro acontecer isso num conflito. E acham que a avioneta M-346 pode substituir o A-1…

Rafa

Uai, mas ai vc deu mais um ponto para IA, huahua…

O que vc deveria ter usado como justificativa seria:

  • Ter a certeza que as ordens serão cumpridas;
  • Perceber intenções do adversário;
  • Adaptar-se a situações não esperadas;
  • Tomar decisões com informações incompletas;
  • Principal: Responsabilidade pelo uso da força letal
Plinio Jr

Concordo, poderia ser um dos esquadrões de A-1s usando somente a versão F especializada em Guerra Eletrônica (EW) e supressão de defesas (SEAD) .

Joao

Supressão das defesas aéreas é esquadrão típico dos EUA, q não pode se dar ao luxo de não atacar certos alvos. A maioria das Forças Aéreas suprimem defesas aéreas com missões anti radar com muita parcimônia. Se algum alvo é bem defendido, escolha outro. Ataque sua tarefa indiretamente. Se a refinaria é bem defendida, ataque os oleodutos em outros locais longe dali. Ou as pontes por onde passam os trens ou caminhões com o produto refinado que saem dela. Se vc tem relativamente poucas aeronaves, utilizar na missão q dá mais baixas, pra viabilizar outros ataques, custa mais, do que… Read more »

Plinio Jr

Vejo nos F-39F aeronaves que podem exercer funções mais complexas do que conversão operacional , poderiam exercer uma gama de missões variadas e complexas de forma mais eficiente que os monopostos , inclusive missões SEAD, DEAD e ECM….algo parecido que os F-16I fazem para Israel .

JSilva

Meu sonho é mais modesto, queria essas unidades para formar um esquadrão em Natal, e que todos os Gripen F fossem concentrados lá, como faz a Força Aérea Sueca. Seria um esquadrão híbrido, de conversão e operacional.

Joao

Seria bom, se tivéssemos uma Força Aérea de maiores dimensões.
Vc não vê isso em qualquer força fora as grandes.
Veja Inglaterra, França e Itália, por exemplo.
Saudações

Plinio Jr

A solução para o problema da aviação de combate é o próprio F-39, basta injetar dinheiro para acelerar o cronograma de entregas do primeiro lote e encomendar um segundo lote….e tem recursos para isto, o que não tem é uma política séria de defesa neste país .

Joao

Simples assim.

Fabio Araujo

Ficou muito bonito, esse primeiro vai ser entregue logo ou vai ser usado em testes?

Renato

Li que vai ficar em teste, resta saber se vai ser como o 4100 e seu teste eterno…

Last edited 7 dias atrás by Renato
Leandro Costa

Está escrito na matéria. Basta ler a matéria.

JuggerBR

O Brasil escolheu o projeto certo para sua aeronave de combate, falta agora manter o cronograma de desembolso e blinda-lo de cortes e bloqueios de orçamento.

LEONARDO

Disse tudo…

Felipe

Falta também garantir um segundo lote. Tanto o programa Gripen como o das fragatas Tamandaré estão com um segundo lote apenas em carta de intenções.

Joao

Dadas as nossas necessidades, acredito ser prioridade da Defesa, novas Tamandares e concluir/adquirir mais Gripens.

Eduardo

Afinal porque a Embraer deixou de fazer o biplace aqui e a SAAB assumiu?

João Furlan

A análise final foi de que a medida reduziria custos e também aproveitaria uma cadeia logística e fabril já mais madura na Suécia. Soma-se a isso o fato de que a nova versão da aeronave precisaria passar pelos testes de certificação do fabricante, tornando muito mais prático realizar esse processo no país de origem. Ao menos, pelo que me recordo, essa foi a explicação apresentada pela Saab.

Rafael Oliveira

Ninguém que sabe a resposta pode responder publicamente.

O meu palpite é por causa dos atrasos nos pagamentos fez com que o contrato fosse renegociado e a Saab assumiu a fabricação do F para não atrasar ainda mais.

Rodrigo F.

Não me lembro de ter sido mencionado que o primeiro Gripen F seria produzido no Brasil. Contudo, a Embraer participou, sim, do desenvolvimento da versão biposto, especialmente por meio do GDDN em Gavião Peixoto, com engenharia brasileira envolvida no projeto. Mas isso não significa, necessariamente, que a montagem inicial do Gripen F teria de ocorrer no Brasil. Assim, concordo com o Furlan. Essa explicação faz bastante sentido dentro da lógica industrial do programa. Como o Gripen F é uma variante nova, com alteração estrutural relevante na fuselagem dianteira, segundo cockpit plenamente operacional e necessidade de ensaios próprios, era natural que… Read more »

Santamariense

“Não me lembro de ter sido mencionado que o primeiro Gripen F seria produzido no Brasil.”

Sim, todos os Gripen F da encomenda brasileira seriam produzidos no Brasil, além de outros 7 monoplaces. Depois que as entregas dos E começaram a ocorrer para a FAB, decidiu-se que a produção dos F seria na Suécia e o Brasil produziria apenas a versão E, num total de 15 exemplares.

Robson

O custo de construir F39F no Brasil seria o mesmo de construir 4F39F na Suecia + 4F39E, fazendo essa modificação foi possível o brasil chegar a 40 gripens.

Rafael Oliveira

O Brasil não chegou em 40 Gripens.
São 36 Gripens.
No governo do JB falaram que iria aumentar para 40, mas não aumentou nada. Foi só para iludir os incautos que continuam espalhando essa mentira.

Santamariense

40 Gripen? Você fala daquilo que foi sugerido e aventado ainda no governo Bolsonaro, de adicionar 4 unidades ao contrato de 36? Isso nunca saiu do campo das ideias.

Antunes 1980

Sem canhão? Um erro histórico. Basta olhar para o Vietnã: o F-4, acreditando que mísseis bastariam, foi duramente castigado pelos canhões de 23 mm dos MiG-21.

Argos

Será q é possível colocar um canhão nos hardpoints?

Antunes 1980

Sim, esse aqui ! Semelhante ao do F-35

comment image

Santamariense

Acredito que sim, pois isso até mesmo aeronaves muito mais simples podem fazer.

Leandro Costa

Faz um tempinho nisso. Os mísseis de hoje são infinitamente mais confiáveis muito por causa dessa experiência péssima Americana com os F-4 no Vietnã. O que pouca gente fala é que os F-8 (que tiveram a melhor média de abate de aeronaves inimigas no Vietnã), o ‘Last of the Gunfighters’ teve a maior parte de suas vitórias não com seu armamento principal, os 4 canhões Colt Mk.12 de 20mm, mas sim por mísseis. A grande diferença é que os canhões emperravam quando disparados durante manobras. Porém os pilotos de F-8 eram muito bem treinados em manobras de combate aéreo e… Read more »

Plinio Jr

Os mísseis hoje tem um grau de letalidade muito superior a época do Vietnã, vale ressaltar que a versão F foi concebida para conversão e treinamento , então não haveria tal necessidade … caso aconteça, pode instalar algum pod que faça a função …

J R

Excelente para aparecer na tv globe passeando com atletas e apresentadores de televisão.

Marcos

Luciano huck que ja voou mirage 2000 e A1 vai ser o primeiro da fila

Leandro Costa

Tô nem aí. Se trouxerem visibilidade para a Força e fazer o público entender que essa máquina fantástica poderia ter sido fabricada no Brasil caso a porcaria dos políticos tivessem liberado a grana e que ainda temos um monte de aeronaves à receber e nada de segundo lote, já vale à pena o passeio. Vai surtir efeito? Provavelmente não, mas fazer mal não faz.

Andromeda1016

Ficou bom. Agora, com a transferência de tecnologia que custou os olhos da cara, vamos iniciar nosso rumo ao caça de sexta geração nacional. Vai ter dobra espacial, canhão de fótons, viajar no tempo, máquina de capuccino instantâneo e banheira com hidromassagem. Tudo coisas que nosso suado imposto vai nos proporcionar.

Helano Moura

Marinha , marinha , marinha , vamo que vamo!!!!!

Santamariense

????

BVR

Realmente seria uma ótima escolha.

MMerlin

Ótima escolha seria a renovação dos contratos referente aos programas Tamandaré e PROBUB.
De um lado vemos declarações políticas que nunca ou demoram a se realizar.
Do outro vemos cortes formalizados de orçamento.
Fica difícil administrar e manter os principais programas de defesa desse modo.

Rodrigo Maçolla

Ficou muito bonito mesmo, ( E se é bonito ?? Voa bem) Parabéns a Saab e a FAB, essa versão abre mesmo uma grande possibilidade de uma versão para Guerra eletrônica e amplia o apelo de venda do Gripen para países que estão o avaliando a compra como o Canada, Ucrânia , rumores em Portugal ? , a própria Suécia e isso vai ser muito bom para o programa como um todo.

Glaucus

Tailândia e Colômbia já confirmaram o F: 1 e 2 respectivamente.

Glaucus

O texto está errado. São 10 pontos externos (cabides) para armamentos e sensores (além de tanques de combustível). O cabide do lado direito abaixo do canopi só leva sensores. Correto?
Ele ficou muito bonito e harmonioso.
Como ficaram as dimensões?

Renato

Dá uma olhada no desenho. Salvo engano, 70 cm mais comprido do que o monoposto.

Last edited 7 dias atrás by Renato
willhorv

Muito bom…achei bonito, funcional, racional e promete ter muita serventia. A pergunta de leigo que faço…. será possível esta versão atuar como plataforma de guerra eletrônica ou como controle e integração com drones a vir a operar como alas ou em ambiente tático a distância? Acredito que sim né…com a adoção de pods específicos e dedicados para tal…será?
Mas mais unidades se faz necessário! Vencer este congelamento irresponsável de verbas é necessário.

Santamariense

Quanto ao congelamento de mais de 4 bilhões do orçamento do MD, fica a pergunta: Não foi anunciado e alardeado que haveria 5 bilhões de reais por ano imunes a contingenciamentos?

Gustavo

O BR já deveria emplacar a compra de mais 48 Gripen e enterrar esse fantasma de M-346 e F-16.

André Sávio Craveiro Bueno

Concordo com novo lote de Gripen. Se houver $$$ que seja para mais unidades deste modelo.

Bell Marques

Pelo acordo original, o Gripen F seria desenvolvido no Brasil pela EDS e teria como objetivos as missões de treinamento, guerra eletrônica, supressão de defesas antiaéreas, bombardeio contra alvos complexos e dissuasão nuclear, caso um dia viermos a ter tais. Mas depois que os suecos entraram na OTAN, por pressão do seu chefe, cancelou tal projeto e também para negar a EDS que ficasse com a propriedade intelectual dele.

Possivelmente, se entrarmos no KAAN, a EDS vai negociar a licença para desenvolver uma versão biposta, tal como os chineses e russos fizeram com o J 20B e Su 57D.

Leandro Costa

Cara, duvido você encontrar uma informação oficial em toda essa viagem maluca que você postou aí. Até porque não faz sentido lógico algum. NUNCA foi anunciado de que o Gripen jamais faria disuassão nuclear. Bombardeio contra alvos complexos? Por que acha que o Gripen biposto seria capaz de ‘bombardear alvos complexos’ e o Gripen monoposto não? Monoposto só pode atacar alvos ‘bobinhos’? Que projeto que foi cancelado pela Saab/Suécia depois que entraram para a OTAN? O projeto da nossa disuassão nuclear? O Gripen F (que acabou de ser lançado)? A fabricação dos Gripen F no Brasil? O co-desenvolvimento do Gripen… Read more »

Bell Marques

O Gripen E tem muitos componentes estadunidenses como o motor e sistemas de navegação, por isso os suecos jamais contrariariam o seu patrão. Já o KAAN está sendo desenvolvido com assistência da BAE System para ser “ITAR-free”.

Leandro Costa

Tá… e no que difere a fabricação e co-desenvolvimento de uma variante para outra e a fabricação ou não de uma versão aqui no Brasil? NADA. Os motores vão vir para cá para serem instalados nas aeronaves que forem selecionadas para serem fabricadas aqui de qualquer forma. Temos aqui um centro de manutenção de todos os níveis, fabricamos estruturas e outros componentes-chave para a aeronave localmente. Se quisermos fazer engenharia reversa nos motores, ninguém vai nos impedir. Bem… só os políticos usando grana que deveria ir para Defesa, Pesquisa e Desenvolvimento. Enquanto isso os do KAAN por enquanto são Americanos… Read more »

Bell Marques

Na visão do governo estadunidense, Suécia e Turquia são aliados na contenção da Rússia, por isso devem devem de um jeito ou de outro, sempre trabalhar juntos. Enquanto nós, pelos tamanhos do nosso território e população, pela nossa segurança geoestrategica, importância estrategica na América do Sul e desenvolvimento econômico, somos vistos como um potencial rival geopolítico e econômico. Um obstáculo crivel ao seu projeto de hegemonia nas Américas como compensação para a sua decadência global.

Felipe

Com este avião, que ainda deverá passar por alguns testes até ser entreguem no fim do ano pra o Brasil, serão 13 Gripen em 2026. Outros 4 previstos pro ano que vem , e 5 para 2028. Ou seja, já está na hora da FAB escolher em qual base ficará o segundo esquadrão de Gripen, Canoas ou RJ.

João Furlan

Se não estou enganado, os planos da FAB são de manter todas as 36 unidades do primeiro lote baseados em Anápolis para facilitar na assimilação de conhecimento e treinamento das equipes, e a partir do segundo (hipotético) lote seriam distribuídas as aeronaves nas demais regiões. Alguém mais atualizado no assunto poderia confirmar se ainda segue esse ‘planejamento’. Abraços!

Felipe

Mas isso era na época que nem imaginavam tantos atrasos. É certo que que parte desses 36 irão para uma segunda base.

Joao

Acho q ambos ficarão em Anápolis.

André Sávio Craveiro Bueno

Creio que é isso, com desmembramento quando for necessário. Toda a infraestrutura de manutenção e treinamento está em Anápolis.

Nunes-Neto

Se seguir o padrão do primeiro E da FAB, vai ficar anos a fio como plataforma de testes, primeiro na SAAB e depois na Embraer.

curioso

Algum brigadeiro já previu que este primeiro F só será etregue à FAB em 2028. Li não lembro onðe.
Acho mais realista do que n̈ó mês que vem ou no fim do ano, como tem gente arriscando prever. É um avião novo pra testar e certificar.
Podem fazer parte dos ensaios em Gavião Peix̌oto — é até provável que fáçam — más éntregar, não sei não.

curioso

Ðiferenças para o Gripen E: Lá atrás, a Saab disse que a base para o então Gripen NG seria a versão D, o biposto do par C/D, que já era mais comprido que o monoposto C. Recapitulando o que foi explicado na época: o oco do segundo cockpit (elminado na conversão do D para o novo monoposto E) e o espaço aberto pelo redesenho do trem de pouso, que deixou de ser recohido para dentro da fuselagem, permitiram instalar novos tanques de cmbustível e aumentar bastante a autonomia da versão E. Pelo que dizem agora, a nova versão biposto F… Read more »

Last edited 6 dias atrás by curioso
Newton Silveira

Á eficiência do gripen pode melhorar acima dos caças de 6@ geração!, basta adaptar suas munições com capacidades nucleares!, quando um só míssel destrói uma base inteira de até mil hectares!!!?