‘WE GOT HIM!’: Forças Especiais dos EUA resgatam piloto após mais de 30 horas em território inimigo no Irã
Dois helicópteros HH-60 Pave Hawk e um HC-130J Combat King voam em formação - Foto: USAF
Washington, 5 de abril de 2026 — Em uma das operações de busca e resgate mais complexas e ousadas da história militar americana, as Forças Especiais dos EUA resgataram, na madrugada deste domingo, o segundo tripulante do F-15E Strike Eagle abatido sobre o Irã na sexta-feira. O oficial resgatado, um coronel que atuava como Oficial de Sistemas de Armas (WSO, na sigla em inglês), passou mais de 30 horas evadindo-se das forças iranianas nas montanhas do sudoeste do país antes de ser resgatado por uma grande força de operações especiais.
“Uma das operações mais ousadas da história dos EUA”
O presidente Donald Trump anunciou o resgate bem-sucedido em publicação na rede social Truth Social: “WE GOT HIM! Meus compatriotas americanos, nas últimas horas, as Forças Armadas dos EUA realizaram uma das operações de busca e resgate mais ousadas da história dos EUA para um de nossos incríveis Membros/Oficiais de Tripulação, que também é um coronel altamente respeitado.”
“O militar americano enviou dezenas de aeronaves, equipadas com as armas mais letais do mundo, para resgatá-lo. Ele sofreu ferimentos, mas ficará bem”, disse Trump.
Como o aviador sobreviveu mais de 30 horas
Por mais de um dia, o oficial evitou ser capturado pelas forças iranianas que avançavam. Em determinado momento, escalou o terreno acidentado até uma crista a 7.000 pés de altitude, equipado com pouco mais do que uma pistola, um dispositivo de comunicação e um sinalizador de rastreamento.
O oficial estava ferido após ejetar da aeronave na sexta-feira, mas ainda conseguia andar. Ele usou o treinamento de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Escape (SERE) para evitar a captura, escondendo-se nas montanhas.
A CIA, os bombardeios e a operação de engodo
A operação de resgate envolveu muito mais do que apenas forças de combate no terreno. Um alto funcionário da administração Trump disse que, antes de localizar o WSO, a CIA lançou uma campanha de engodo, espalhando informações no interior do Irã de que as forças americanas já o tinham encontrado e estavam tentando uma exfiltração terrestre no sul do país. Enquanto isso, a CIA usou “capacidades únicas” para buscá-lo. “Este foi o definitivo agulha no palheiro — mas, neste caso, era uma alma americana corajosa dentro de uma fenda de montanha, invisível, mas não para as capacidades da CIA”, disse o funcionário.
A missão de salvar o tripulante envolveu centenas de forças especiais, dezenas de aeronaves dos EUA, além de capacidades cibernéticas, espaciais e de inteligência. Drones MQ-9 abriram fogo contra pessoas e comboios iranianos para mantê-los afastados da área onde o aviador estava escondido.
Complicações na extração: dois MC-130 destruídos em solo iraniano
A operação não transcorreu sem contratempos graves. Dois MC-130J da Força Aérea de Operações Especiais (AFSOC) pousaram em uma base operacional avançada para extrair a força de resgate e o aviador abatido, mas ficaram presos. As aeronaves foram destruídas no local, juntamente com os helicópteros MH-6 Little Bird a bordo. Um C-295 acabou sendo usado para concluir o resgate.
Dois helicópteros HH-60H Jolly Green II foram danificados por fogo inimigo durante a operação de sexta-feira. Também um A-10C Thunderbolt II foi atingido, e seu piloto conseguiu voar até o espaço aéreo kuwaitiano antes de ejetar com segurança.
Israel auxiliou na operação
Um oficial militar israelense disse à NPR que Israel compartilhou inteligência com os EUA e suspendeu os ataques israelenses na área de busca enquanto as tropas americanas resgatavam o oficial da Força Aérea. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu parabenizou Trump em vídeo: “Esta operação de resgate reforça o princípio sagrado: ninguém é deixado para trás.”
VEJA TAMBÉM:
SEAL Team 6, CIA e centenas de militares: o resgate épico do aviador americano nas montanhas do Irã



Que bom, apenas um profissional fazendo seu trabalho. Que fique bem.
Desejo aos que negativaram que vão viver no Irã ou Coréia do Norte.
Os fede a m… não tem coragem!
Com a perda das aeronaves de resgate HC-130J, helicópteros, drones e um A-10, esta pode ser a missão CSAR mais custosa da história moderna. … “Além do F-15E abatido… pelo menos duas aeronaves de resgate HC-130J Combat King II, um helicóptero MH-6 Little Bird (possivelmente dois), um A-10 Thunderbolt II e possivelmente vários drones MQ-9 Reaper, enquanto dois helicópteros de resgate HH-60 foram danificados e várias outras aeronaves teriam declarado emergência.” “O custo financeiro total da operação ainda é controverso, mas analistas e observadores militares acreditam que o total poderá ultrapassar os US$ 2 bilhões, quando se considerarem as aeronaves… Read more »
Aeronaves perdidas 2 (até 4) helicópteros (Lithe Bird e Black Hawk), um (ou dois) avião Cisterna e um A-10. Baixas e outras a confirmar, UH-60 Black Hawk dos EUA em missões de busca e salvamento de combate (CSAR), equipe padrão 5 tripulantes na aeronave de resgate: Incluindo pilotos, co-pilotos, chefe(s) de tripulação e paraquedistas de resgate (PJs). KC-130J (Super Hercules) missão de reabastecimento aéreo Dois pilotos e dois a três especialistas (crewmasters/loadmasters) que controlam a distribuição de combustível e a segurança da operação. Total de baixas Até o momento 6 pilotos e 9 especialistas. Segundo o Trump o piloto do… Read more »
Tudo, à confirrar…..
A matemática nao falha.
A inteligência amebiana de Trump associada ao seu megalomanismo esclerosado está acelerando aquilo que já ocorria – em ritmo mais lento até o retorno duplicado do MAGA – na última década do século XXI: a decadência da hegemonia monetária e geopolítica americanas …
E se deixarem, esse lunático vai por a única hegemonia americana restante, a militar, no chão … E vão deixar …
Agora, com a transferência de mais unidade de A-10, helicópteros de ataque e outras aeronaves de apoio, preparando uma invasão aerotransportada, as chances de mais pilotos abatidos em território inimigo aumenta. Como seria com 5 ou 6 pilotos abatidos em áreas diferentes?
De todas as perdas que você comentou, e replico essa frase que você usou:
Mais prejudicial do que o custo financeiro é a mensagem estratégica que emergiu da operação.
Muuuuuuito mais prejudicial, seria o governo do Irã, apresentar um piloto coronel, capturado pelas forças armadas do Irã. Imagina, um prisioneiro militar, piloto coronel de um F15 americano, sendo visto em todos os veículos de comunicação no mundo inteiro!!!
2 bi, ficou muito barato perto do desgaste político e desmoralização militar que tal cena iria gerar.
Obviamente ninguém lá fica feliz com esses custos exceto, talvez, a Sikorsky, Lockheed e etc. No entanto, o custo não importa nesse caso. Eles não podem se dar ao luxo de largar um piloto à própria sorte pois seria péssimo politicamente e desastroso para o recrutamento de militares profissionais.
um dos profissionais que ajudaram a matar 170 crianças, mas que fique bem e o inferno lhe acolha na devida hora
Pode ser. Eu não sei o que vai acontecer com ele depois de morto. Mas, você deseja o mesmo para os policiais que mataram Mahsa Amini, pelo simples fato dela não usar o véu em público??
claro, na verdade deveria ter pena de morte para ambos os casos
Internet virou terra de ninguém, apareceu postagens que o piloto americano estava capturado. E agora oficialmente resgatado, a turma do contra nem apareceu para comentar.
Tem muito espírito de porco.
Sucesso? Até mesmo ex-aliada de Trump, Marjorie Taylor Greene, condena a última ameaça nas redes sociais, isso após o resgate do piloto, “ Abra o maldito Estreito, seus malucos, ou vão viver no inferno – estou considerando explodir tudo….” agora ameaça destruir infraestrutura civil de um povo quem disse querer libertar rsrsrsrs. Abriu a boca para dizer que entregou muitas armas aos curdos para um levante, ou seja, colocou os curdos em perigo se não agora em um futuro, em que as relações EUA e Iran se normalizem rsrsrs. Duras criticas tem sido feitas as declarações por aliados europeus, na sequencia… Read more »
“🇮🇷🇺🇸 O Irão nega a evacuação dos pilotos abatidos. ▪️A CNN informa isto, referindo-se aos meios de comunicação estatais iranianos. ▪️Eles afirmam que a operação de resgate dos pilotos do F-15 falhou, e que os aviões de transporte foram destruídos não pelos militares americanos, mas pelos iranianos. ➖”Na parte sul da província de Isfahan, a aviação inimiga, incluindo 2 helicópteros Black Hawk e um avião de transporte militar C-130, foi abatida e está agora a arder”, afirmaram em Teerão. ▪️Anteriormente, os EUA afirmaram que tinham resgatado com sucesso o segundo piloto e que não houve vítimas mortais durante a operação.… Read more »
Super fácil provar que essas afirmações Iranianas são falsas. Basta mostrar o WSO.
E que diferença faz? Ninguém sabe quem ele é, não prova nada.
Você só pode estar brincando.
Tudo bem.. se mostrarem o Mickey Mouse como sendo esse WSO você acredita, é um direito seu.
Primeiro que se deve preservar a imagem do cara. Vão botar a cara do sujeito em todos os jornais, com nome e tudo mais, para facilitar que o Irã o encontre, o identifique, e saiba exatamente que tipo de informações podem tirar dele? Nem Trump é tão burro assim, e ele mesmo já deu informações demais (talvez) ao divulgar que o cara era um Coronel. Segundo que nos EUA, esse tipo de coisa vaza. A imprensa fica em cima. Tem muita rede de TV querendo achar o máximo possível de porcarias para enterrar o Trump. E o próprio Trump sabe… Read more »
Como assim??
Os iranianos então que mostrem ele!
95% de probabilidade de que a notícia seja verdadeira e o piloto tenha sido resgatado, mas a partir do fato de que não se mostrou nenhuma imagem até o momento, não se pode descartar uns 5% de chances de tudo isso fazer parte de outra operação de engodo para que o Irã ache que já houve o resgate e se faça outra operação de resgate. Até porque o que se tem até o momento são imagens de C-130 destruídos, além do A-10 e dos Blackwawks atingidos, ou seja, houve resistência e a operação poderia sim ter falhado.Embora improvável, não é… Read more »
Não faz o menor sentido.
Tenho pouca tendência a acreditar em um governo que, mesmo em tempos de paz, divulgava notícias de aeronaves supostamente stealth e revolucionárias. Se mente quando nem tem necessidade, que dirá agora.
e o outro piloto do F15-E (que leva 2)? E a tripulação dos 2 C-130 e dos 2 Blackhawk que também foram abatidos nesse “resgate”?
Cara, acompanhe as notícias. Tá brabo atualizar todo mundo.
A galera do DCE ficaram triste…vc pode gostar ou não, mais os EUA tem a única forças armadas do mundo com capacidade de uma operação dessa, com nenhuma perda humana
Ficaram mesmo. Eles até encontraram tempo entre os goles de Coca-Cola para negativar seu comentário no iPhone.
Iphone? Essa não é a tchurma da esquerda caviar?
Nunca usei IPhone e acho Samsung superior. E Caviar nunca comi,sou ouço falar. Vcs são da turma que massacra os russos aqui nos comentários. Tão achando ruim a lapada que tão tomando no Irã ? Cada um com a sua cruz.
… e são os melhores pois investem e treinam muito.
Mas não o suficiente para conquistar o Vietnam, Afeganistão…rsrsrs
Hummm.. Na cara não..
Militarmente massacraram o Afeganistão e ficaram lá por 20 anos.
Quem saiu corrida militarmente foi a União Soviética, mas você esqueceu.
Exatamente, Mercenário….tanto no Afeganistão quanto no Vietnã os norte – americanos venceram a quase totalidade das batalhas, militarmente falando, mas deixaram os respectivos países devido à política ou desistimulo de lutar por aliados fracos e corruptos.
Além de nunca terem tentado conquistar….
Não venceram .
Pode se ganhar batalhas mas não a guerra os EUA como a União Soviética muita das vezes subestimaram os inimigos por arrogância.
Um povo que está disposto ao sacrifício não pode ser vendido facilmente só se você apelar para violação geral de direitos humanos massacre e genocídio.
Por que eles são resistentes.
Os norte americanos também saíram correndo do Afeganistão.
Sei mercenário. Foi quando o já maior produtor de ópio do mundo, aumentou sua produção em 37%, e soldados americanos foram flagrados protegendo as plantações de papoula rsrsr
A União Soviética ficou 10 anos os EUA ficaram 20 todos correram de lá os EUA também correram veja quantos equipamentos largaram na mão dos pés de sandália.
E pro no final dar em nada .
E legal ver como Afeganistão Irã Vietnã e etc espancam as super potências nisso nem ideologia aqui salva KKKK os pé rapados meteram coça na União Soviética e nos Estados Unidos da América KKK parabéns os caras tem meu respeito
Conquistar? Quando tentaram?
Realmente determinação e tudo.
Só imagino esses países sem sanções menores como espancariam essas potências EUA Rússia e até China.
Mais uma vez. Não é uma questão militar mas política.
Estão ocupados comendo ovo de pascoa dado pela mãe antes de matar aquele todynho da tarde.
Qual é a explicação do hiperfoco dos tiozões do blog em DCE? Toda matéria sempre tem um ou outro falando nisso.
Eu não sei vocês, mas eu tenho certeza que a galerinha realmente metida com DCE tá mais preocupada com a próxima cervejada do que com assuntos que envolvem geopolítica.
E banheiros unisex.
Também.
No final das contas, é um pouco bizarro ver esse hiperfoco em comum entre os tiozões e a galerinha do DCE.
Talvez seja a inveja que tem dos “Donos de Cérebros Extraordinários” (DCE)
Aí não, mestre.
Algumas das pessoas mais burras que eu já vi na vida eram envolvidas com militância universitária.
‘DCE’ pode significar muita coisa…
eu mesmo fiquei boiando a primeira vez que li aqui na trilogia alguém ressuscitando (este ano) esta velha forma de xingar, não lembrava e tive que pesquisar…
Estudos acadêmicos, como o de Hodson e Busseri (2012), sugerem correlações entre menor inteligência cognitiva na infância e posicionamentos conservadores (direita) na fase adulta, muitas vezes vinculados a dogmatismo e preconceito. Rsrsrs estudo não achometro.
Dependendo da metodologia que se adota, existe “estudo” pra provar qualquer absurdo que se imagine.
As outras estavam nos blogs red pill !!!!
KKKKKKKKKKKKKK
Eu não apostaria nisso. Nos DCE também tem uma tiozões ultrapassados com discurso mofado de 50 anos atrás.
São os que não conseguiram serem eleitos vereadores ou não foram escolhidos para algum carguinho na prefeitura local sob indicação de algum partido de esquerda.
Isso não dá pra negar. Toda vez que eu passava perto dessa galera dava pra sentir o cheiro de naftalina de longe, e eu nem falo só sobre idade.
Nem fale, e donos da verdade, agressivos. Uma praga.
” CENTCOM informou que as Forças Armadas dos EUA destruíram dois aviões americanos, nomeadamente um HC-130J e um MC-130J, bem como dois helicópteros MH-6M do 160º Regimento de Avição de Operações Especiais, no território do Irão. Estas aeronaves sofreram danos significativos devido a disparos de mísseis antiaéreos, armas ligeiras, armamento pesado e morteiros durante a operação de resgate da tripulação do F-15 Strike Eagle. A tripulação aérea e o pessoal da unidade “Delta” foram evacuados com sucesso por três aviões MC-130J, e as aeronaves danificadas foram completamente destruídas para que não caíssem nas mãos dos iranianos. Assim, os EUA confirmaram… Read more »
Há relatos de que pelo menos seis aeronaves podem ter sido perdidas, incluindo o F-15E abatido.
.
Pedro Bó
As aeronaves foram danificadas no solo… aí destruídas
Como pousaram os Super Hércules? 🤔 Nem os cadáveres sofrem baixas nessa missão! 🤣🤣🤣
As aeronaves foram danificadas pelos iranianos e não tinham condições de voo.
São filhos do diabo , por isso não se interessam pela verdade , amam o ópio da fantasia , o Brasil é o que é por causa destes trastes !
EDITADO
Tem razão, um maluco desses nasce a cada 100 anos.
Nem o cadáveres morreram! 🤣🤣🤣
O engraçado mesmo é que o cara não sabe a diferença entre “mas” e “mais” e ainda mete um “a galera ficaram”, mas sabe espalhar esse discursinho de DCE
E vc acredita que ao inves de pousarem heicopteros para o resgate. Eles resolveram pousar 2 mc130 kkkkkk
Melhores tendo trabalho com um país sancionado sem poder equivalente se isso e o melhor contra o irã numa guerra de equivalência os danos seriam imensos . Não e desprezar as capacidades dos EUA mas perder F-15 A-10 abatidos e uma obrigação da maior força aérea do mundo e forças armadas que gastam mais de 1 trilhão por ano com defesa e se não conseguissem nem fazer isso seria apólice e atestado de fracasso por que um país como Irã dar dor de cabeça ao país que mais gasta com defesa e um grande feito e demonstra que mesmo para… Read more »
Deixando as ideologias de lado, as forças americanas são uma das poucas com capacidade de realizar uma operação como essa. Confesso que sinto um pouco de inveja, gostaria que meu país tivesse essa capacidade e fosse igualmente respeitado assim como os caras lá são. Quem sabe um dia…
Eles vivem num outro nível de treinamento, informações e equipamentos.
Eles vivem uma ilusão
Bom mesmo é a liberdade de expressão que temos no Brasil
Bom mesmo é o respeito às leis que temos no Brasil
Bom mesmo é como a justiça brasileira trata bandidos
Não entendo a quantidade de deslikes. O comentário não tem juízo de valor. Ninguém está dizendo que estão certos ou errados, apenas que os caras têm uma força consideravelmente superior às demais, com uma capacidade que infelizmente não temos, mas que gostaria que tivéssemos.
Qual o problema com esse comentário? Alguém aqui dirá que os EUA não têm capacidade, ou que temos mais capacidade que eles, ou que não precisamos dessa capacidade? Pois são os únicos motivos pelos quais faria sentido discordar do comentário.
A galera do dislike, acredita seriamente que as forças militares cubanas são superiores as forças militares dos EUA!
Acredito que nenhum país do mundo tenha essa capacidade.
O resgate foi dentro do território inimigo, sendo que o inimigo sabia que haveria o resgate.
sim, e falhou veemente…perderam 6 aeronaves (e sabe se lá quantos mais soldados e tripulantes) para resgatar 1?
Pra um país que implantou ditaduras nas Américas e no mundo que conseguiu ter a little Boy que foi a lua que tem a maior economia do mundo e a força de lobby mais de 800 bases mundo a fora mais de 1 trilhão em gastos militares ampla tecnolgia sofisticada os caras que pegaram Osama Bin Laden dentro do Paquistão e etc não me surpreende. E na verdade esperado para um país como os EUA se impor para ter seus interesses sob domínio como qualquer força militar faria tem tecnogia de ponta e treinamento ótimo tem sim mas nada que… Read more »
Sim. Mas o estreito de Ormuz ainda estará fechado. O piloto resgatado é apenas alívio midiático, para uma situação que humilha os EUA de forma absoluta. Trump acha que este circo em torno do resgate vai lhe dar gás, mas o resgate do bonitinho não fará o preço da gasolina diminuir. O americano médio até pode comemorar o resgate, mas quando for reabastecer o suv, vai xingar o Trump e prometer se vingar dele nas eleições. Resgate inútil. Inútil para os EUA, Inútil para o Mundo,
Paulo, existe um aspecto importantíssimo em demonstrar, para seus próprios militares, que as operações de resgate serão levadas ao limite operacional.
Isso significa, para o combatente que vai assumir riscos elevadíssimos em suas missões, que haverá irmãos de armas dispostos a trazê-los de volta à segurança, se algo der errado.
Imagine o estado de ânimo de uma tropa que percebe que, para seu comando, eles são apenas um número absolutamente substituível.
Você já foi militar, por acaso?
O estreito está “fechado” pelo risco que as empresas de navegação não vão assumir para navegar por lá. Eliminar o risco não é fácil, afinal é na costa iraniana.
É,eu também queria que a FAB fosse capaz de absorver perdas desse nível.Temos FAs que não aguentariam um dia de combate real e isso é brochante.
+ de 1 trilhão de dólares lobby da economia global e muita experiência não e de surpreender já fizeram coisas semelhantes pegando Osama Bin Laden no Paquistão e etc operações de infiltração e etc são inteligentes tem boa capacidade mas gastando e tendo experiência e no mínimo esperar que tenham isso. O fato e que o irã tá dando uma dor de cabeça com muito menos recursos. Os EUA já usaram as cartas na manga em média alta o custo alto para resultado pouco provável. Mesmo os EUA com todo lobby aqui no ocidente está sofrendo. Imagino se o Irã… Read more »
Aula de operações especiais.
Mais do que isso
De operação conjunta multidimensional.
Exato mas tem capacidade dinheiro tempo e força pra isso .
E o custo e necessidade de ser a maior potência militar do mundo e esperado disso pelo próprio governo e o povo se não conseguir certas métricas isso cheira a problema para tantas áreas.
Na guerra a primeira vitima é a verdade, aparentemente os iranianos utilizaram os pilotos como isca para uma emboscada nessa desastrosa tentativa de resgate, como se explica dois helicópteros Black Hawk e um avião C-130 abatidos?
Eu não acho que eles usaram como emboscada. Eles não conseguiram pegar os caras porque realmente não acharam eles. Se tivessem capturado, seria uma baita carta na manga e uma humilhação ainda maior para os EUA. O terreno do lugar parece ser horrível para qualquer operação militar. Nesse caso, por ironia do destino, isso pode ter ajudado a salvar o piloto que ainda estava perdido, já que a mesma dificuldade que impossibilita uma invasão terrestre em larga escala dos EUA no Irã também pode ter ajudado o cara a se esconder. Mas uma coisa é fato: o saldo do final… Read more »
Foram aeronaves que por algum motivo não conseguiram decolar novamente e foram destruídas pelos americanos mesmo
Foram destruídas pelos EUA mesmo, caso contrário os iranianos estariam mostrando corpos e não carcaças de aeronaves.
“Por algum motivo” e que motivo seria esse para impedir que as 4 aeronaves não decolassem?
Pista improvisada, os gordos tiveram problemas no solo , pediram outras aeronaves e foi enviado H60 e C236 , os reapers trabalharam dobrado !
Tem um amante de opióides que ama dar deslikes!
Algo parecido com isso:
https://www.aereo.jor.br/2025/07/02/kc390-da-fab-sofre-incidente-em-pista-de-breves-pa/
Eles apenas querem ingerir novamente o próprio vômito, verdades e possibilidades são descartadas !
4 de uma vez? E o airbus conseguiu, mas os c 130 não?
Hélio, 4? Foram dois C-130. O Airbus é uma aeronave mais leve. Isso pode acontecer com qualquer aeronave em qualquer tipo de solo. O KC-390 da matéria mostra que em até pistas normais isso acontece. Existe inclusive uma classificação para isso, que correlaciona o peso de uma determinada aeronave e a capacidade da pista em relação à peso. Obviamente quando uma operação dessas é feita, não se sabe a capacidade daquele terreno de receber uma aeronave daquele peso. Faz parte do risco que tem que ser aceito. Acho que isso é um exemplo interessante para mostrar ao pessoal que tem… Read more »
Solo , pressão das rodas no solo , tiveram que pedir aeronaves mais leves para resgatar 166 soldados , tem sites com a matéria mais completa , garimpe ai !
A pair of US Air Force C-130s, likely MC-130J Commando IIs, became disabled while at a remote Iranian airstrip forcing more aircraft to be launched to recover the personnel. The disabled aircraft were then destroyed.
Se o piloto foi resgatado vivo, a operação não foi desastrosa. Foi um sucesso. Você tá preocupado com equipamento ou com a vida do piloto?
Perde-se uma dúzia de aeronaves, entre destruídas e danificadas, e a narrativa dominante ainda consegue enquadrar o episódio como “uma das operações mais bem-sucedidas da história” mais três vitórias como essa, e os EUA estarão completamente arruinados
O Irão alega que os Estados Unidos mataram seus próprios soldados na tentativa de evitar capturas e para preservar algum prestígio do exercito… pelo jeito a vida de um combatente americano vale menos que metade de uma latinha de sardinha usada
Sim, certamente isso é verdade… heheheheh
Se alguem acha que para resgatar 1 piloto, é óbvio que extremamente importante a vida humana, principalmente os pilotos, dado ao nível e o tempo de formação deste importante recurso humano, agora se para isso se perde 2 C-130(podendo ser 3), 1A-10, e 2 Blackhawks, fora os mortos e feridos(é óbvio que “não haverá mortos”, pois americanos e israelenses são praticamente “imortais”) Mas isso foi apenas uma amostra do que irá acontecer com as forças americanas, caso Trump cometa a insanidade de iniciar uma operação terrestre. Esse resgate foi uma “Vitória de Pirro”, dado ao custo elevadíssimo para os EUA,… Read more »
Não os faça raciocinar um pouco mais que o mínimo, eles vão bugar!
O fato de ter perdido aeronaves abatidas quando se afirma ter derrubado mais de 3 vezes a defesa do seu inimigo e ele mesmo assim derrubar suas aeronaves sendo a maior força aérea com maior gasto do mundo não e vitória . E uma vitória de pirro para manter a credibilidade mas o irã está sendo uma ameaça a impaciência de Trump e desespero e uso de meios caros está se provando um erro custoso atoa e desnecessário isso não né vitória e oerda controlada de custo humano. Os EUA estão encobrindo suas perdas e danos reais não e a… Read more »
O EUA perderam 1 A-10C, 2 C-130 especializados, de 2-4 helicópteros (ainda a se confirmar as perdas totais) e 1 Sikorsky HH-60G Pave Hawk atingido pela defesa aérea iraniana (extensão de danos desconhecida).
Custo para o governo Trump não pagar politicamente por um tripulante da USAF capturado.
Para o Irã foi um excelente negócio.
Óbvio que a máquina de propaganda dos EUA irá vender como um enorme sucesso militar.
Aguardem filme de Hollywood concorrendo em Oscar futuro.
Lembro de um fascículo da saudosa Aviões de Guerra mostrando como são essas operações de resgate, e como o custo e o tempo de formação de um piloto de elite as justificam plenamente.
Essa operação não foi pelo WSO mas sim pelo custo político de sua captura para o governo Trump. Perderam muitas outras aeronaves (já se falam em 4 helicópteros destruídos e tripulantes mortos). Se for colocado no papel o custo dessa operação do de US$ centenas de milhões. Quem alega que os C-130 “atolaram” ou tiveram os curiosos “problemas técnicos” de aeronaves dos EUA em combate sem nenhuma baixa é o CENTCOM. As baixas reais dos EUA nessa guerra já são centenas (mortos e feridos); o governo Trump pouco se importou com esse risco quando embarcou nesse conflito que só interessa… Read more »
Estava pensando nisso, vai fazer um filme ao estilo Lone Survivor, mas na real a coisa toda parece ter sido pior que a operação Eagle Claw, que por sinal foi mó mesmo local.
Pior que a Eagle Claw? Com missão bem sucedida e objetivo alcançado?
Analistas independentes dos EUA e muito bem informados como Larry Johnson (ex-CIA) divulgaram que pelo 6 militares dos EUA morreram na operação.
E o que está sendo divulgado e operado por toda máquina de propaganda dos EUA é um “estrondoso sucesso” (digno de filmes com Oscar, séries, documentários e livros); mas a realidade foi bem diferente a medida que informações vazam e são divulgadas por fontes independentes e aparecem provas materiais divulgadas pelo iranianos.
Quanto vale uma vida? O piloto foi recuperado, foi um sucesso. Imagina esse piloto todo ensanguentado nas cameras sendo usado como moeda de troca, ai sim seria uma derrota.
Foi um sucesso mesmo com a perda de aeronaves.
Parabéns aos militares americanos.
Perceba que a esquerda homicida no fundo cita perdas matérias com o intuito de disfarçar a frustração por saber que não haverá piloto americano preso em postes , repare bem , todos da esquerda desejavam isto , inclusive os detalhistas outrora isentoēs de mer**!
E o equivalente a operação especial de Putin a diferença e que pra um o território estava logo ali há questões históricas é era existêncial para manutenção de poder se não fizesse já era a credibilidade e manutenção de poder na região toda e o mínimo de competência da Rússia por isso está no atoleiro mas não pode sair dele e tem o luxo do território ainda estar ali e está sendo difícil demais já os EUA estão do outro lado do mundo se enfiando num atoleiro que nem era uma ameaça real a eles A diferença e óbvia mas… Read more »
BH, C-130 abatidos?
Não foram um Little Bird e 2 MC-130 destruídos no solo?
Ruim foi se evadirem do território iraniano em um C-295…
A Airbus deve ter adorado, a propaganda gratuita.
kkk
Isto foi a maior propaganda para o C-295
Augusto, é óbvio que quando se sabe que vai haver uma concentração de meios aéreos em algum determinado local, as defesas antiaéreas vão ser concentradas por lá. Isso é assim a séculos. Tem até filme que mostra exatamente isso. Inimigos usando pilotos abatidos como isca para tentarem abater outros aviões/helicópteros enviados para resgatá-lo. E ainda assim os EUA montaram uma base avançada DENTRO do território Iraniano, capaz de receberem múltiplos aviões como C-130, e ainda por cima resgataram o tripulante, aparentemente sem perdas de vidas. Desde quando uma operação assim é desastrosa? Tá mais para vergonhosa para o Irã que… Read more »
A operação foi longe. Os BH estavam em REVO nas primeiras imagens. Os Hércules devem ter sido usados pra levar não só tropa, mas o H-6. Com isso, aumenta a necessidade de tropa, pra guarnecer o local de pouso. Como os Rangers fizeram na Eagle Claw. Foram usados também Stallions, q são He grandes. Foram resgatados o WSO, as tripulações das aeronaves inutilizadas e extraídos as tropas empregadas e civis apoiadores. Não foi uma operação simples. É incrível o planejamento e execução de tantas capacidades diferentes de forma coordenada, inclusive com CIA, cibernética e inteligência/operadores israelenses. É aquele negócio, os… Read more »
Exatamente.
Diversos meios extremamente vulneráveis pousaram e decolaram dentro de território Iraniano e simplesmente levaram sua missão à cabo enquanto que as forças locais foram incapazes de impedí-los. E tem gente que considera isso um fracasso. Não dá para entender.
Sim, quanto ao nível estratégico/político, aí as burradas do Trump são culpa dele mesmo e não há poderio militar no planeta ou mesmo em imaginação que vá conseguir mudar isso.
Nada surpreendente. Além da competência inegável, os militares americanos ainda contavam com a localização do cara e o fato de que a região onde ele caiu, segundo dizem, é bem inóspita. Era só questão de tempo até encontrarem ele, se não estivesse morto ou capturado. Talvez isso abra precedentes para o Trump se sentir seguro para lançar uma operação terrestre, assim como ele se sentiu encorajado para iniciar essa guerra seguido pela operação na Venezuela. Mas acho que, nesse caso, as chances de terminar mal são bem mais altas do que o contrário. Eu só não acredito na parte do… Read more »
O problema vai ser o custo político social ser maior do que já e. O governo e empresas dos EUA e mundo ocidental prefere o que manter Trump ou sacrificar em prol da economia? Essa guerra não vai trazer nenhuma vitória aos EUA mas sim desgaste. A sorte e que Trump está de mal a pior quem sabe com essa coisa toda seja motivo para os os americanos darem um basta nessa agressividade de um governo fraco e hostil de Trump para o mundo voltar s normalidade. As vezes e necessário ameaçar a Groelândia atacar outros países para eles voltarem… Read more »
Saiu caro, hein? Seria melhor nem ter começado.
O que são 2 C-130 e 2 helicópteros pequenos para um orçamento de 1,5 TRILHOES
Seria .aos produtivo aos americanos se metade disso fosse investido na indústria local e avanços tecnológico.
continuando assim os EUA vão parar no mesmo lugar da URSS.
Percas militares . Uso de carta na manga contra um país que não representa ameaça alguma real aos EUA para inimigos estudarem logística estratégia prontidão militar e inteligência e recursos forças de deslocamento produção interna e capacidade bélica de manter conflito. Exposição geral que perde efeito surpresa com inimigos reais (Rússia China) Desaceleração global da economia por causa disso . EUA nunca tiveram tanta perda de hemogenia nunca vimos isso os aliados deles negando ampla cooperação desgaste interno e externo altíssimo cúpula militar rachada . A economia global paga o preço sobre isso. China ganha relevância se mostrando mais contida… Read more »
Tá ai um cara que quando se der mal ninguém precisa ajudar, pois pode sair caro!
Lembro de um fascículo da saudosa Aviões de Guerra mostrando como são essas operações de resgate, e como o custo e o tempo de formação de um piloto de elite as justificam plenamente.
Ou instruir o piloto a se imolar com uma granada , os pilotos russos são orientados prá fazer isto , motivo ? O estado não vai gastar grana para resgata-los !
lorota…
Querem dar uma de Putin a diferença e que pra um era existência do Kremlin em cheque Washington não depende e Teerã .
Fora a distância a logística os custos .
Uma operação de filme, resta saber qual foi o custo benefício da operação.
O custo da perda das aeronaves é muito menor que os benefícios. Os benefícios, neste caso são para a moral da tropa, já que sabem que não serão deixados para trás, para as forças armadas norte americanas que demonstraram sua capacidade, e também o benefício político para o imbecil do laranjão.
Existe um custo estratégico. As operações terão que ser revistas, pois não dá pra uma operação dessa ser replicada toda hora que um avião for abatido. O inimigo vai aprendendo.
Cada operação dessas é única, Victor. Raramente aeronaves são abatidas exatamente nas mesmas condições, no mesmo tipo de terreno, etc.
Obviamente, porém o mote da operação permanece e o custo estratégico deve ser recalculado. Não tenha dúvidas que os analistas do pentágono irão recalcular as operações de ataque futuras com base nos aprendizados desta operação de resgate. Na minha visão as forças armadas americanas são altamente profissionais e tudo é meticulosamente calculado.
Caro Fernando, me lembro de um resgate, esse sim espetacular e de sucesso que ficou para a história, resgate de Entebbe, não um, no meio do nada, mais 102 indivíduos entre mulheres, crianças e idosos, em um aeroporto com condições materiais e tecnológicas de 1976, bem diferente dos recursos de que dispõe hoje o EUA.
Fosse hoje em dia, as pessoas estariam dizendo que foi um fracasso por causa do um ou outro refém morto durante a operação e a senhora que estava no hospital e foi posteriormente torturada e morta pelo Idi Amin.
Difícil. Era uma época em que o exército e o povo de Israel era respeitado, tinha lideranças respeitáveis Hoje, envolvidos com aparthaid, torturas, ocupação de terras ilegalmente, promoção de morte infantil, Israel com Natanyaru está ladeira abaixo e para se esconder o As mistura sionismo com semitismo.
Verdade , pois os malucos do Iran coitadas ainda não tinham o poder.
Israel é para esses malucos, que precisam ser totalmente destruídos e para tal nada como uma bomba atômica.
O problema é existencial.
Veja se entende
O piloto foi resgatado com vida. Você ainda tem dúvida sobre custo benefício??? Meu Deus!!!
Sr Jadson, levando em consideração tudo que se tem falado nessa guerra eu fico sempre com um pé atrás e não cravo nada. Basta ver Trump, que hoje pela enésima vez ameaçou o Irã, isso depois de ter dito que havia ganhado a guerra.
Trump entrou mesmo na cabeça calcinadas da esquerda lua , esqueçam o boquirroto , confiram as notícias , simples assim !
Esse seria meu comentário, literalmente uma operação para o cinema daqui há alguns anos… Embora já exista um muito parecido: Atrás das linhas inimigas (com um F-18 da marinha americana).
Esquece esse do Atrás das Linhas Inimigas que o filme é ruim demais hehehehe
Com operações assim, embora fictícios também, pode assistir o “A-6 Intruder” e “Bat 21” que são mais próximos da realidade, embora ainda tenham muito de ficção.
Hehe esse foi a primeira coisa que me veio em mente quando li a matéria,, mas obrigado pela dica, tentarei assistir.
As conversas dos brasileiros será que o Brasil consegue contar com eles para enfrentar os Yankees? kkkkkkkkkk
Será que as tropas Brasileira conseguem contatar com o plano de saúde kkkk
Se essa foi a operação de resgate mais bem sucedida da história realizada pelos EUA, com a perda de 2 C-130, 1 A-10 e 2 Blackhawk que eles alegam terem sido apenas danificados, não quero ver quando for mal sucedida. Cadê as imagens do piloto? Quanto ao número de mortes, os americanos e israelenses “são quase imortais”. O mais engraçado é que Trump bradou quase que diariamente ter a supremacia aérea, só se for a do fantástico mundo de Bob, agora a nova bravata são as 48h, no caso agora restam pouco mais de 24h, os iranianos estão lá somente… Read more »
Aviões se repoe em 1 ano, basta ter dinheiro, pra formar um piloto de F-15 provalmente é o custo de uma aeronave, e demora anos.
Se é que esse piloto voltará a voar, alguém sabe o real estado de saúde desse piloto? Alguém viu imagens do piloto? Então o que se tem até o momento são as informações oficiais do governo americano, os A-10, salvo engano, não são fabricados desde 1985, então não é uma reposição, mas a questão é o moral dos militares estadunidenses nesse conflito? São 2 porta-aviões fora de combate, 27 bases atacadas, sendo 15 ou 17 destas literalmente abandonadas, diversos radares destruídos, o Estreito de Ormuz fechado, Trump bradando todos os dias que destruiu as capacidades ofensivas do Irã, obteve a… Read more »
Tanta balela que você nem percebeu que você se contradisse aí. Várias vezes, inclusive.
Contradição? Onde tem algo contraditório? Foram 27 bases atacadas, sendo entre 15 e 17 dessas que foram abandonadas, caso não saiba há militares americanos trabalhando remotamente na região do Golfo Pérsico, porque suas bases foram destruídas e não são seguras, são 2 porta-aviões fora de combate, radares de alerta da região foram destruídos, F-35, KC- 135 destruídos, F-15, F-16, F-18, A-10, C-130, Blackhawks, E-3 Sentry destruído, mas é tudo mentira, foi feito por IA, certo? Israel sendo terraplanado pelo Irã, Trump diz que destruiu toda a defesa aérea do Irã, mas tem aeronaves americanas sendo abatidas toda semana, Israel disse… Read more »
Você está viajando na maionese surrealista de propaganda. Bases foram atacadas, acho que nem tanto assim. Nenhuma base foi abandonada, não atingiram ou colocaram porta-aviões fora de combate nem de longe. Mais aeronaves foram perdidas por ataques em solo do que derrubadas. Mas vamos às contradições. Pode ser? “…mas perde aeronaves toda a semana…” Com exceção do F-15E abatido e as aeronaves perdidas nas operações de resgate, os EUA só perdeu pontualmente aeronaves em incidentes de fogo amigo (os outros 3 F-15E) e ataques contra bases, como o Sentry e os KC-135 atingidos, e perdas operacionais, como a colisão entre… Read more »
Eu viajando na maionese? Então tá, dê uma lida nesse pequeno trecho abaixo: US doesn’t have control over the sky – Scott Ritter The US “did everything long distance” in its war on Iran, says former US Marine Corps intelligence officer Scott Ritter. Now, “we’re out of cruise missiles. We’re out of the joint standoff weapons,” he notes, as the US discovers that the Iranian air defense “is very much active.” Ritter lambastes former CENTCOM Commander General Frank McKenzie’s analysis of the US Operation Epic Fury as drivel, vehemently insisting that he “has no clue what he’s talking about.” “We… Read more »
Scott Ritter?!?!??!
O mesmo cara que em 2003 avisou que os EUA perderiam a Guerra do Iraque? E que sairiam do Iraque com o rabo entre as pernas? Que apóia a Rússia na Ucrânia? Que escreve para a RT e o Sputnik?
Francamente, você fala da grande mídia, mas quem se informa via propaganda é você.
E inclusive você foi incapaz de abordar nenhuma das contradições que eu apontei acima.
Então, Quer dizer que Scott Ritter que é recebido em diversos canais e é corroborado por diversos analistas geopolíticos respeitados no mundo inteiro e que tem analises semelhantes, tais como Larry C. Johnson, Coronel Douglas Mc Gregor, Coronel Daniel Davis, Andrei Martyanov entre vários outros, em lives com milhares de visualizações em todo o planeta, não tem credibilidade nenhuma, não sabem nada, são mentirosos, estão fora da realidade, quem sabe tudo e é o especialista e dono da verdade é você? Meu caro, sua idolatria e submissão pelos EUA o deixa cego, mas é isso aí, continue acreditando por pura… Read more »
O diretor do próprio centro nacional de contra terrorismo (NCTC) Joe Kent no dia 17 de março pediu demissão alegando que o irã não representava ameaça iminente . O General Randy George (Chefe maior do estado maior do exército) com demissão já vista como forçada. Poderia por a lista aqui da cúpula dos EUA e críticas de ex veteranos e pessoal da ativa Se eles que são americanos estavam na pasta dos EUA e tem com toda certeza muito mais conhecimento do que eu ou do quê você estão fazendo isso imagine o resto . Se eles fazem algo está… Read more »
Acorda você. Eu não estou fazendo julgamento sobre a Guerra. Não estou dizendo que o Irã representava qualquer ameaça iminente aos EUA (porque não acredito que representava).
Eu estou apontando as contradições no discurso do cara acima.
E você também não abordou nenhum dos meus argumentos e nem sequer os refutou. Apenas veio com alguma linha de comentários bizarra e sem qualquer contexto em relação ao que estava sendo debatido antes.
Claro. Inclusive os Estados Unidos não existem mais. Viraram colônia do hiroito e do austríaco . Ao que parece a Costa leste ficou com os alemães e a oeste com o Japão.
No pacote incluso que nas guerras e operações militares só se morre ou é abatido no lado derrotado.
Vc usa muita química, nos cabelos , kkkkk
Tomahawk não se repõe fácil . Exposição militar e de inteligência prontidão militar principalmente naval com a rivalidade real com a china não dá lucro. Exposição de cartas na manga satélites de inteligência operações funcionamento de equipamentos e padrões de uso vide Diego Garcia e o uso dos B-2 com exposição de Deus melhores meios para serem estudados não e algo bom. Desacelerar a economia global inflação por preço do petróleo. Refortaceler o próprio regime com a desculpa perfeita que sempre alegavam . Perder aliados se recusando a isso vide OTAN e aliados. Exposição de inteligência militar exposição bélica exposição… Read more »
Graças a Deus o cel foi resgatado. Cabe ressaltar que os custos operacionais devem levar o pentágono a rever a estratégia de sobrevoo do Irã. Foram perdidos um F-15E, dois A-10C, dois MC-130J, dois MH-6, além de dois HH-60H danificados.
Não posta isso não, os EUA são “invencíveis”, pessoal vai te negativar, só vale viver na bolha….
Bolha boa e achar que os EUA estão numa boa tendo seus aliados e própria OTAN negando apoio demissão de pessoas que comandam por lá assuntos internos que sabem mais que Trump né ? A gente que e burro de bolha esquerdista comunista babiologista petista né que odeia o país abençoado santificado né que são os Estados Unidos da América que salvam o mundo do satanismo comunista né Bom e adorar Trump envolvendo no maior escândalo de pedófilia e exploração sexual do mundo né A gente que e burro o Joseph Kent Diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo (NCTC) e… Read more »
Isto não é nada ..o seguro cobre isto ai
Seguro para aeronaves militares em zona de guerra? Tem certeza disso?
Nenhuma aeronave militar possue seguro…..com ou sem guerra.
O Governo é que assume os riscos…..nenhuma companhia de seguros assume um risco tão alto.
Sim, eu sei. Talvez eu não tenha sido claro. Estava apenas pedindo ao colega pra pensar um pouco sobre o assunto.
Operação militar é um risco muito alto para qualquer seguradora, não faz sentido algum.
Tranquilo, somente um mal entendido da minha parte!
Para eles essas perdas não importam. O importante é trazer o piloto vivo de volta.
Priceless
Qualquer força militar profissional jamais pensará assim, especialmente a dos Estados Unidos. Políticos, talvez. Militares, nunca. Veja, existem prismas para se enxergar o ocorrido: ganhos/perdas políticas, humanas, materiais, estratégicas, etc. Do ponto de vista político e humano o ganho é inquestionável. Trazer um coronel ferido, de trás das linhas inimigas para casa é vitória humana irrefutável. A moral da tropa vai para a estratosfera e fico feliz, pois esse coronel seria transformado em exemplo pela ditadura iraniana. Agora para o analista que subsidia decisões estratégicas, a perda material sofrida com certeza é um óbice na elaboração de novas operações. Esse… Read more »
Você pode ter uma opinião, sem problemas; pode escrever um compêndio para justificá-la, sem problemas.
O fato é que a cultura deles é esta, e contra fatos não há argumentos. Vide inúmeros casos ocorridos no Vietnam, por exemplo.
Sabe, lendo você escrever sobre “força militar profissional”, penso no que ocorre na Ucrânia com os soldados norte coreanos. Lá não existe CSAR.
Será que o piloto esta vivo? Narcisista e egocêntrico que o Trump é,ja estaria surfando na propaganda com imagens,da destruição dos avioes pelos EUA,sem imagens sem credibilidade.
Está em estado grave
Fonte?
Trump>Casa Branca>Pentágono>Secretário de Defesa>CNN>Globo e etc…
Desculpa a intromissão, infelizmente está em estado grave.
https://cbn.globo.com/mundo/noticia/2026/04/05/eua-resgatam-piloto-abatido-no-ira-apos-dois-dias-de-buscas-diz-donald-trump.ghtml
Grato. Vai ganhar uma Purple Heart.
segundo fontes ele quebrou o tornozelo, vai ganhar uma Puple Heart, no Brasil seria uma medalha sangue do Brasil.
Mais legal é a parte do texto das mais armas letais e as capacidades únicas que a CIA usou kkkk
Gosto desse texto exagerado
“Não fica ninguém para trás” não é propaganda é garantia para quem esta arriscando sua vida pelo país! Ainda hoje locais da Primeira Guerra mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã ou qualquer outra guerra que os EUA tenham lutado se encontram restos mortais de militares americanos eles vão atrás para trazer de volta para oa EUA e são enterrados com honras militares.
Não fica ninguém para trás, rsrsr.
Não houve soldados mortos no Vietnam, a narrativa Hollywoodiana é dez, D4.
Parabéns ao Poder Aéreo pela matéria. Está sendo bastante informativa diante de uma ação recente.
Não deixa de ser comedia as Trumpete patriota enlouquecidas apenas com a versão oficial de um mitômano assumido.
Tem que ser muito fã para acreditar que durante uma missão CSAR desse tipo e com os vídeos de intensos combates, nenhuma aeronave foi abatida, todas as 4 destruídas pelos por eles próprios e nenhum militar morto ou sequer ferido.
Há escassez de nformações, além de um mero post do mitômano, 4 aeronaves destruídas e o tradicional roteiro hollywoodiano da suprassumo superioridade, mas serenidade e lógica não é uma opção 😆.
Esse povo precisa de terapia
Ficou triste porque o Iran não conseguiu encontrar o piloto, entendo sua frustração, é assim, acontece isso mesmo. O que não é legal é estigmatizar outros por causa desta frustração.
No mais a ação foi um sucesso total, pode acreditar, a FAB e o resto das forças aéreas do mundo vão tirar lição deste evento.
Os EUA é uma potência militar e econômica, segue a sua vida com seu viés de confirmação, isto não mudará está verdade .
Patriota de ocasião, Se for a China tá ok né!
Vc vibrou com a empresa da BYD na Bahia ne, com o alojamento dos trabalhadores, chineses kkkk
Ajusta a dose do remedinho.
Verdade ? Trump disse que o irã foi obliterado não tinha mais defesa anti aérea que os céus eram deles ué por que perderam aeronaves ? Por que me diz se o irã foi destruído se o regime morreu blá blá blá. Rapaz se o povo americano nem os Repúblicanos tão apoiando esse energúmeno que e Trump quem vai ser eu pra não dizer o contrário. Sorte que as eleições trazem sempre consciência em média vou soltar até uns fogos de artifício quando o MAGA sair do poder e parar de interferir no nosso país e respeitar os outros daria… Read more »
Como eu digo sempre. Para verificar se aeronaves adicionais foram abatidas, basta ver o Irã postar os destroços, como aconteceu com o F-15E.
Sempre que uma aeronve Americana ou Israelense for perdida sobre o Irã, a gente fica sabendo rápido. No caso foi só o F-15. E interessante que o A-10 abatido também ficamos sabendo antes pelo outro lado porque o Irã também não havia postado os destroços, já que caiu no mar.
Sua torcida o deixa meio cego para coisas meio óbvias.
Outra Trumpete patriota pagando de isento.
Não acreditar 100% na versão oficial do mitômano contumaz do Trumpi, aguardando mais detalhes virou torcida.
Cara, é cada uma…… 🙄
Indique aonde, em qualquer post meu, em qualquer lugar na existência humana que tenha sido registrado pela História, que eu falei ou recomendei à qualquer pessoa a acreditarem no que é dito pelo Trump. Quando achar, poste aqui.
Vai lá. Pode procurar. Pode usar IA.
Eu espero.
Pronto , surtou 😃😃😃😃😃, o patético machado e suas crises de viúva !
Para resgatar um piloto, perderam várias aeronaves e helicópteros.
Mas essas aeronaves e helicópteros perdidos por acaso eram drones? Não tinham tripulação?
Até onde sei não existe (ainda) MC-130 que opere de modo autônomo. Parece que, só desse modelo, perderam dois. E o que aconteceu com as pessoas que os operavam?
Sei lá, nessas confusões é difícil acreditar em alguma coisa.
Nota da moderação:
Recomendamos ler a matéria antes de comentar.
Lembra do helicóptero destruído pelos SEAL quando mataram o Bin Laden? Mesma coisa.
Sim, compreendi, obrigado pela resposta educada.
Minha dúvida inicial era como, com tantas aeronaves perdidas, mesmo tendo sido destruídas pelas suas tripulações, ainda assim nenhuma outra baixa havia ocorrido. Eu não comentei achando que todas tinham sido “abatidas em vôo”… você entendeu e foi educado, obrigado.
Poxa, que injustiça da moderação essa “nota”. Mas ok, o mundo dá voltas…
Sim. O mundo da volta, (entre risos, não meu é claro).
tim anderson no X: “Looking for the next genocide .. Israeli journalist Shimon Riklin openly calls for the extermination of the Iranian people: “It’s time for Israel to use a nuclear bomb against Iran. Or why not use a neutron bomb in Iran? It’s better than nuclear bombs because it doesn’t destroy https://t.co/9S1VGKqpQS” / X
É o ditado aquele: “de pedrada de louco e coice de mula, ninguém tá livre”
“No man left behind” dilema das FAs americanas eles não largam ninguem pra trás mesmo que tenha custo material.
Russia por outro lado não está nem ai, vai alguem com uma arma atras se o soldado recua leva tiro e usam soldados de forma descartável dando pouco valor a vida deles.
Aparentemente as aeronaves MC130J foram destruídas em solo com os helicópteros propositadamente pelas equipes C-SAR.
Não foram aeronaves abatidas pelo inimigo; lembrando a complexidade dessas aeronaves operar em terreno hostil numa pista de pouso improvisada.
No geral a missão foi um êxito, não importando o custo operacional.
Essa é a razão do lema: ninguém fica para trás!
Sim, fazer tudo isso dentro de território inimigo, sem novas baixas… é um feito e tanto. Se o piloto resgatado vai sobreviver é outra história, mas foram lá e buscaram ele, imagino que essa seja a mensagem que tentam passar.
Vc não entendeu ainda a forma de raciocínio dos negacionistas, dentro da complexidade do universo use uma luneta e admire apenas Marte.
Os Super Hércules pousaram suavemente sobre morros e Pedras, posteriormente foram cuidadosamente destruindos por incêndios em suas coisinhas! 🤣🤣 Inclusive os cadáveres passam bem!
Vc acredita que ao inves de pousar helicopteros , eles pousaram 2 mc130 !! Kkkkkk
“A missão de salvar o tripulante envolveu centenas de forças especiais, dezenas de aeronaves dos EUA, além de capacidades cibernéticas, espaciais e de inteligência”: tudo isso junto pode ser considerado Sorte.
EDITADO
Ninguém supera os norteamericanos nessa capacidade. A tecnologia, o treinamento, e o apoio aéreo, fazem muita diferença. Nunca duvidei de que seriam capazes. Porém, também não acredito em tudo que um lado relata. É muito provável que enfrentaram muitas dificuldades e perderam homens, sob fogo iraniano. No que se refere a uma comoção, ou ordem moral superior dos EUA(e Israel), por terem trazido com vida o piloto, não me comove, não estou nem aí para isso. Tem milhares morrendo do lado iranianosob fogo dessa suposta “moral”, é guerra. Não vi nenhum defensor da liberdade e do Ocidente lamentando a morte… Read more »
Milhares morrendo foi durante as.manifestacoes de janeiro nas ruas do Iran.
Muito esquecimento de sua parte.
Esquecimento seletivo.
Primeiro, não há provas disso. No Ocidente, uns dizem 60 mil, outros 30 mil. Se o Irã é uma ditadura brutal e fechada, como conseguiram contar cada um dos nome? Os dados do Irã são 7400 pessoas, entre elas, 240 policias, atingidos por armas de fogo. Quem deu essas armas para civis?
Segundo, não é problema nosso, e de ninguém no planeta. Imagina se os EUA invadirem todo país em que há violência ou injustiça….é o caos e sobraria muito poucos.
Levando em consideração seus dados. E mais milhares irão morrer, desta vez curdos, Trump confessa de armado os cursos e Israel fornece inteligência. Lembra dos cursos na Síria, esqueceu? Rsrsrsrs
Uma vida vale mil vidas.
Qualquer perda material se justifica para salvar um companheiro de armas.
Isso tudo foi feito mais pra amenizar o desastre dos EUA contra o Irã.
Luiz, penso que, independentemente dos revezes americanos, elws fariam isso de qualquer forma.
É da cultura militar deles.
Ninguém fica para trás.
Antecipadamente aquelas desculpas aos editores pelo ” of topic”. Hoje, no Rio, um bar foi multado por ter exibido placa proibindo a presença de americanos e israelenses no local. No mesmo Rio de Janeiro uma Senhora foi agredida verbalmente numa delicatessem do Leblon, que frequenta a tempos, ao questionar a falta de um produto para a Páscoa judaica. Houve o soldado israelense que praticamente fugiu do país sob ameaça de prisão acusado de ” crimes de guerra”. Tudo com ordem judicial e PF mobilizada. A esquerda brasileira parece querer guerra . Uma hora dessa acontece coisa pior e o Brasil… Read more »
Pare de contaminar o site com asneiras.
A esquerda brasileira parece querer querer rsrsrsr. Inocente.
Aviso: tem uma praia na Bahia que é assiduamente frequentado por soldados israelenses, férias, sol, praia e água de côco e outras coisas mais que eles apreciam, relex merecido após trabalho finalizado na população de Gaza.
Acontece que tem uma parte de baianos que resolveu azedar a caipirinha, aí o cabeça mais quente foi esfriar na jaula da polícia baiana, todos bem e ninguém ferido.
Bahia…estava “…. badernando em Pituba…” Essa é impagável rsrsrs
https://youtu.be/zDjE_kE3BsQ?si=Brsewsd7S6VrlTFc
Após a matança…um merecido relax.
Não sei como tu ainda não foi expulso. Nem sei quantos apelidos tem. Também não imagino qual mente criou teu perfil.
A consequência mais óbvia é o desinteresse geral.
Penso da mesma forma.
Ok , vou me afastar …….
Não precisa, seja você quem for, nascido ou criado por aqui.
O site precisa e vive de debates. Hostilidade não é bom para os negócios e evita a dispersão da curiosidade, do aprendizado e da leitura ainda que rápida…depende da disponibilidade de cada um.
A vida tá chata, o futebol não presta mais, tudo ficou caro e a sujeira está por todo lado. Já tem PF em padaria por 50.
50 por um PF de padaria. Queres um destino pior que esse?
Hoje eu sou bloqueado pelos editores mas não dá pra segurar.
Pessoal que tá indignado aqui com os comentários raivosos rechaçando a ação de resgate do Piloto do eagle sugiro uma visita aos vídeos da artemis no YouTube.
Precisamente na seção de comentários.
Eu me questiono quando o povo brasileiro se tornou isso.
Da vergonha, asco.
E não adianta , eu tentei, explicar o óbvio.
Vão lá.
Acredita quem quer
Isso vai dar um grande filme de ação… Ja imagino os roteiristas de Hollywood a procura de mais detalhes sobre o novo héroi Americano… “Por trás das linhas inimigas 2” , ou “O Resgate do soldado Ryan 2” , “O resgate do Piloto de F-15 na Operação Fúria”… Sucessos de bilheteira…
‘WE GOT HIM!’: Forças Especiais dos EUA resgatam piloto após mais de 30 horas em território inimigo no Irã.
Que pena! Esperava que ele fosse pendurado em um guindaste…
Bem, os aiatolás que ordenaram a morte de mais de 30 mil pessoas que protestaram contra o regime já estão junto do Capeta. Chamaram o sub-20 pra substituí-los.
Terrível essa disputa da prevalência do certo.
Busquei ancestralidade por sobrenome e olha só: cristãos novos foram judeus perseguidos pela Inquisição.
Usam a religião para tudo. Pagando bem.
Mais irão morrer, insuflados por Israel e armados pelo EUA.
Põe na sua conta.
Sim. Vou pegar meus chicotes de autoflagelação. Nem vou dormir…
O ódio de bem se revelando nas calcinadas mentes esquerdopatas , aliás; eles realmente tem know how na arte de dependurar pessoas nos postes e pontes , sadomitas e esquerdistas costumam enfeitar estes postes e confesso que não me importo, ódios são semelhantes , mas direcionados sentidos diferentes !
Que comentário desprezível. Não sei como foi liberado. Não dá para entender…
Agora os EUA finalmente tem uma guerra para praticarem muita coisa que só ficava nos treinos .
Uma pergunta sincera de alguém totalmente ignorante no assunto, acho até que o Cel. Rinaldo Nery poderia esclarecer com mais propriedade:
Um piloto abatido, que volte a pilotar, tem a carreira prejudicada pelo abate, algo como ser preterido nas promoções?
Óbvio que não. Esse ainda será condecorado pelo próprio Trump. Ninguém é abatido porque “quis ser abatido”. Se não tiver nenhuma sequela física, e for liberado pelos médicos, voltará à rotina normal.
Obrigado!
As sequelas, nesses casos, ainda são frequentes certo? Coisas como fraturas na coluna por compressão, hérnia, etc, fora o possível transtorno de estresse pos traumático.
Não. No máximo ele tem a condição física e psicológica avaliada. Mas estando apto, volta à voar sem prejuízo.
Obrigado!
Pode haver. Nesse mundo várias formas de normas podem existir. Em caso de abate:
Se o fato ocorreu por erro do piloto, voar fora de cobertura, ignorar alerta de ameaça ou falha tática grave, pode haver retirada temporária de voo, não promoção e mudança de função.
Isso vem de um inquérito técnico, não do fato de ter sido abatido.
Um caso famoso: Gary Powers (EUA), abatido pilotando um U-2 no incidente de 1960 sobre a URSS. Inicialmente suspeito, foi investigado e criticado, depois reabilitado.
Obrigado!
Guerra é um festival de conversinhas. Mentiras e desmentiras. Mas, nem sempre.
Segunda Guerra.
Soldados norte-americanos nas linhas inimigas recebiam bolos frescos em seus aniversários. Cartas eram transportadas para serem lidas em dias. Artistas faziam shows à bordo dos navios.
Para manter o espírito e a mente elevados com a sensação que os militares não estão ignorados, menos ainda abandonados.
Aonde acontecer, os esforços para trazê-los de volta serão surpreendentes. Faz parte dos atos de coragem.
Elogiável.
Faz parte da cultura ocidental buscar os seus.
Na antiga URSS dependia do caso:
> Abatido e voltou: suspeita + investigação
> Capturado: suspeita maior (quase culpa presumida)
> Desertou: traidor/espião
> Erro comprovado: incompetência / punição interna
Enquanto EUA/OTAN viam o abate como risco de combate, a URSS via como um evento militar + risco político + risco ideológico.
Dizem que os russos seguem os mesmos protocolos da antiga URSS. Não tão severos, acho.
O nível de ufanismo nos comentários deste post saiu fora da curva….
Se fosse um russo no lugar desse piloto dos EUA os comentários seria de total incompetência. Os russos ja passaram por essa situação na Síria. Não sei se o piloto do Sulkoi abatido pelos turcos foi resgatado.
O site contaminou a si e a todos que vinham.
Não vem mais.
E a esquerda se desespera , choro e ranger de dentes ,,😃😃😃😃😃, eu curto a rasgação de calcinha 😃, só resta a caterva fazer contas das aeronaves perdidas , é como ópio para estes frustados filhos da pátria do lava-jato !
Teu presidente Teve quatro anos para lavar a Petrobrás.
Ok, outros e outras também não lavaram.
O que falta é sabão.
Tá faltando sabão na lavanderia Rsrsrs
Nilo, bom dia.
Ninguém nesse país tem vergonha. Nem na cara nem na bunda.
você é meio bobo, né…
Olhando o tabuleiro geopolítico, A Russia sofre na Ucrania, a China e Russia perderam dois importantes “proxies” em regiões de forte influência Americana (Venezuela – América do Sul e Irã no Oriente médio). Cuba deve ser a próxima e não exigirá muitos recursos americanos. Pelo meu ponto de vista, chegamos perto de um sistema multi-polar, mas com estas ações do Trump em tão pouco tempo, acredito que esteja longe de a Hegemonia Americana estar sendo contestada por outra potências, como China e Russia. Ambos não possuem capacidade militar para agir além de suas regiões de influência, já os Americanos com… Read more »
Os nordestinos norte-americanos usam a capacidade militar em substituição à tão aclamada diplomacia. Embarcam em navios enormes levando bons diálogos e boas conversas. Desde o Pato Donald. Cuba está isolada e sancionada. Eu não imagino nosso destino sem as indústrias e negócios do Norte como MS, Internet e Apple. Para ouvir música até o início dos anos 1990 bastava ir a uma loja. Hoje, sem smartphones e plataformas como o YouTube Music ou Spotify, não ouvimos. A maior plataforma nativa no Brasil tem 1 milhão de acessos por dia. Spotify tem 300 milhões por dia e já vem instalado em… Read more »
Todas as guerras, são guerras de bancos e empresas.
Aqueles IGLAS estão fazendo falta, ein! Claro que há o tempo de produção e duvido que na atual situação da Rússia, eles consigam produzir 500 lançadores e mandar ( sendo que nem sei se o acordo realmente foi fechado ) em pouco tempo, mas eram sistemas que os iranianos deveriam ter aos montes, ainda mais sabendo que o inimigo utilizaria meios aéreos para consolidar qualquer aventura militar. Entendo a situação orçamentária de um país que foi sancionado, só que foram bem negligentes em certos aspectos. Lançadores portáteis e móveis, de médio porte como os que abatarem os caças, deveriam ter… Read more »
Existem limitações. Alcance curto, sem eficácia contra caças modernos em alta altitude, vulneráveis contra contramedidas eletrônicas e não atacam bombardeios estratégicos. Também não impedem uma força aérea avançada de operar, apenas complicam e encarecem as operações.
O Irã precisa de mísseis balísticos. Muitos.
Os IGLAS seriam contra os helicópteros. Contra os caças seriam os sistemas de médio alcance. E os de longo alcance, pelo menos hoje, estão bem distantes do Irã e mesmoinvestindo pesado, são complexos. Para um ou dois lançadores, são necessários outros sistemas junto, tudo em um pacote. E isto, para um país que enfrenta a situação que o Irã enfrenta, seria complexo demais.
São necessários e imprescindíveis? Sim. Mas seria algo mais secundário, ainda mais lidando com Israel que tem experiência em lidar contra tais meios.
Pois é.
Manpads são meios secundários.
Esta operação de resgate do tripulante do F15 abatido pode ser analisado de diversos ângulos, o que leva à ideia do copo mais ou menos cheio ou mais ou menos vazio. Do ponto de vista propagandístico a operação foi um sucesso, independente das condições do piloto, que dizem estar gravemente ferido. Mas, do ponto de vista logístico, foi um pesadelo, tal a quantidade de ativos mobilizados, e a perda de boa parte deles nessa operação. Somando as 2 visões poderia – se alegar que foi uma “vitória de Pirro”. Pela natureza da operação, pode- se alegar que houve uma pressão… Read more »
Não houve pressão política nesse caso. Nem precisaria. Qualquer um daqueles militares daria o ovo esquerdo para tentar a operação de qualquer maneira. As perdas foram aceitáveis, mesmo que MH-6’s e MC-130’s não dêem em árvores.
Pense na perda política para o Irã. Foi muito maior que qualquer perda militar Americana. E a população Iraniana sabe disso.
Sabe? Quem contou?
Perda política?
O Irã perdeu vidas como perdem nas guerras. O Irã foi agredido por um agressor extraordinário que impõe sua vontade como todos os Calígulas fazem.
Nós cá tentamos o mesmo caminho nas décadas passadas: independências energéticas, tecnológicas, estratégicas, industriais e militares. Inclusive…apoiamos as independências das ex colônias portuguesas na África.
Tivéssemos sido atacados como atacados são os árabes…
Há algo que vc esquece. Militares, religiosos,médicos, professores, policiais, acadêmicos,etc e gente comum que não pertence à uma corporação específica, sujeita à regras específicas, ou até à juramentos de conduta e lealdade, são feitos da mesma matéria. Há sem dúvida, o chamado ” espírito de corpo “, que estimula a proteção entre os membros de determinada corporação , só que isto não apaga o medo, a covardia, a inveja, a displicência, a falta de companheirismo, o carreirismo ,a crueldade, a vingança e todo corolário de horrores que a natureza humana trás consigo. Então, afirmar peremptóriamente que todos os membros das… Read more »
Eu já tive a oportunidade de conversar com alguns dos nossos veteranos do 1º GAvCa antes de eles nos deixarem. Conheço bem isso tudo. E você tem que discernir bem o espírito de corpo que havia entre aqueles que foram e entre aqueles que ficaram. O elemento terrestre da FEB, a 1ª DIE, teve várias condecorações negadas pelo Estado-Maior que ficou no Brasil por causa de inveja. Aquele bando de oficiais ainda com a mentalidade Francesa, não admitia que soldados rasos, sargentos e oficiais R2 e de menor patente, tivessem tantas medalhas à mais que eles. Havia mesmo grandes diferenças… Read more »
Corroborando o que eu afirmei :
Off topic :
Trump declarou em entrevista à pouco ” Eu ordenei uma das maiores operações de combate, digo de resgate da História, de um combatente abatido.
Poderia resultar em mais de 100 mortos dos nossos, e não em 1 ou 2 como parece ter ocorrido”
Ops : Trump linguarudo. Então a operação teve baixas mesmo. 1 ou 2 segundo Trump. Mas em se tratando de Trump….. 3 ? 4? 10 ?
Saberemos algum dia, quanto a ordem de Trump custou ?
.
Pode – se perguntar também quantas vezes o Centcom está disposto a mobilizar tantos ativos e tropas, afim de resgatar um piloto de caça abatido em território hostil. Sabemos que os EUA possuem uma enorme quantidade de ativos, porém tudo tem um limite. Agora, dada o sucesso dessa operação, se houver mais casos como este, a régua para se medir a eficácia das próximas, será esta.
É muito um caso de viabilidade. Nesse caso o WSO conseguiu evadir captura. Em muitos casos no passado o cara só teve tempo de enviar uma breve mensagem dizendo que seria capturado em breve porque já haviam inimigos se aproximando, etc. Nem sempre será possível. Vão ter que negociar o retorno desse pessoal ou tentar resgatá-los aonde quer que estejam sendo feito prisioneiros, o que vai tornar tudo muito mais complicado porque o Irã não vai colocar qualquer eventual prisioneiro em uma casinha isolada no meio do nada com pouca segurança. E isso tudo ainda pode acontecer. O risco disso… Read more »
O problema é que esse tipo de operação é de alto risco! No papel ou no PowerPoint é uma coisa…..na realidade é tudo bem diferente…..inúmeras variáveis que podem acontecer…. Pode ser altamente bem sucedida, como o resgate de um piloto na Guerra da Iugoslávia. Pode dar tudo completamente errado e passar o maior vexame, como na Operação Eagle Claw. Ou pode como agora, pagar um alto preço em termos de equipamentos, mas uma vida foi resgatada…..e mostrou ao mundo as capacidades do poderio militar dos EUA….além de dar um “boost” na moral das tropas americanas. Esse resgate tb poderia ter… Read more »
Se não por terra no primeiro momento, mas virá bombardeios na infraestrutura energética do Iran sendo infraestrutura de petróleo e energia elétrica, o próximo passo para estrangular economicamente recursos financeiros que ainda se mantém ativos com venda de petróleo e sustenta a guarda revolucionaria a outra e criar caos entre os civis, energia elétrica, bombas de tratamento de água, telecomunicações, transporte e fabricas, é parte importante na vida civil e principalmente hospitais em um momento como esse. A questão é que Trump está dando aval, para o Iran revide na mesma proporção as instituições petrolíferas do Golfo Pérsico, sistemas de… Read more »
Olá Nilo
Não entendí o que o seu comentário tem a ver com o que eu escreví 🤔
Talvez vc quis responder à outro comentarista?
Achei perfeito seu comentário, quanto da avaliação do ” alto risco envolvendo nesta operação”, mas como diz, neste caso é questão ético e moral executar.
Se colocar poucos homens em terra iraniana tem esse ” alto risco “. Pensei então nos riscos envolvidos em colocar não alguns, mas dezenas ou centenas ou milhares. Acredito que isso em determinado momento irá acontecer, neste caso sem o fator ético e moral envolvidos nesta operação. O tempo que esses homens, em caso de um desembarque, deverá ficar em solo iranianos é proporcional ao “alto” risco geopolítico e da sobrevivência do governo Trump.
Eu não creio em uma invasão americana em solo iraniano…..pelo mesmo espero!! Seriam necessários mais militares e equipamentos do que na Guerra do Golfo no início dos anos 90….. Naquela guerra os EUA lideraram uma coalizão, após o Iraque ter invadido o Kuwait e a Arábia Saudita. Hoje os EUA estão praticamente sozinhos….só contam com Israel e um apoio tímido de alguns países da região. Além de que, o poderio americano hoje é inferior ao de 35 anos atrás; e não esquecemos o fato do Irã ser um país montanhoso, grande população e possuir um exército ainda praticamente intacto, apesar… Read more »
Declaradamente trata-se de uma guerra do Ocidente contra o Islamismo seja lá a forma e o jeito.
Europeus mandatários dos estados que criaram entre eles Israel, ainda lutam pelo domínio e pelo controle de Jerusalém.
Para o serviço sujo enviam os sionistas que eles mesmos inventaram em 1895.
Esses europeus e suas maravilhosas máquinas de matar.
Não vejo como isso tem a ver com religião. Nem mesmo com etnia.
Tem com muito mais que religião. Tem com domínio e força, ocupação e soberania, lutas e sobreviventes.
Desde a destruição das religiões persas substituídas pelo Islamismo como todas são. Impostas pelo agressor.
Sem voltar muito na história que eu lá nem sou dos Ramos…judeus foram expulsos da Europa pelo sionismo inventado nos anos 1895 e depois por Hitler na década de 1930. Menos os judeus pobres, é claro. Os ricos foram e são mantidos na Judéia, Palestina e WallStreet.
Conter a expansão do islamismo. Expandir o Novo Israel. Dominar Jerusalém. Impor.
Em Israel nota -se uma dicotomia, uma contradição entre Tel Aviv X Jerusalém. Tel Aviv é cosmopolita e majoritariamente laica. Jerusalém é majoritariamente religiosa,conservadora e com apego às tradições. A aprovação recente de punição de morte por enforcamento, apenas para palestinos, acusados de terrorismo, em tribunais militares, só acirra estas contradições. Para israelenses acusados de terrorismo, a legislação não se aplicará. Esta legislação para punição exclusiva para palestinos, corrobora a idéia de que Israel se converteu em um estado de apartheid, similar à africa do sul pré Mandela. A imagem de Israel como a ” democracia solitária ” no OM,… Read more »
Nunca Esteve acesa.
Recuando mais ainda na história, as religiões e as civilizações mesopotâmicas e persas, hititas (atual Turquia), Egito Antigo, sumérios, foram destruídos pelo império grego, invasores ocidentais e romanos e agora europeus norte-americanos.
Eu não sei o que essa gente de 1000 AC fez para aborrecer Deus tanto assim. Como dizia Gilgamesh… a imortalidade não é para os humanos. O verdadeiro legado é o que você constrói em vida.
Pode ser aí a raiz: a imortalidade
Se o saldo dessa operação de resgate não dissuadir o Trump da loucura de enviar soldados em terra pra “morrer por Netanyahu” acho que nada pode…
Os dois C-130 foram abatidos, não destruídos em solo. Há fotos onde se vê “perfurações” nas asas, típico de fragmentos de misseis ou munição antiaérea e as hélices estão curvadas para trás, típico de impacto no solo quando ainda em movimento.
E no entanto existem videos deles pousados em solo enquanto vão sendo destruídos. Se esses C-130 foram abatidos, como conseguiram pousar? Se conseguiram pousar = não foram abatidos. E se abateram os Hércules, como não acertaram o C-295 e outras aeroanves mais leves?
Você não para de passar vergonha bicho. Toda vez que você posta é alguma coisa bem lunática que não passa pelo escrutínio do mais leve.
Muito estranho essa operação de “resgate”
Oficial de meia idade ferido escalando uma montanha em uma zona hostil, o cara não aparece, não se sabe o nome do “resgatado”
Dois C-130 pra resgatar um homem.
Muito estranho
Pq meus comentários estão sendo apagados ? Nao acesso mais essa merda de blog.
Nota da moderação:
Você, como previamente avisado e informado, está bloqueado!