Primeiros pilotos de A-29N da Força Aérea Portuguesa iniciam fase de voo
Os primeiros seis pilotos da Esquadra 101 – “Roncos” qualificados a nível teórico no avião A-29N Super Tucano já iniciaram a fase de voo. Os primeiros voos decorreram ontem, 24 de fevereiro, a partir da Base Aérea N.º 11, em Beja, tornando este o primeiro momento em que aquela aeronave sobrevoa céus nacionais com tripulação da Força Aérea Portuguesa.
Recorde-se que em dezembro de 2025 a Força Aérea recebeu os primeiros cinco de 12 aeronaves A-29N Super Tucano. Desde então, os pilotos lusos estiveram em formação teórica no Brasil por forma a obterem qualificação na aeronave. Concluída a formação com sucesso, segue-se agora a componente prática que vai decorrer em Portugal.
O voo inaugural decorreu na presença do Subchefe do Estado-Maior da Força Aérea, Major-General João Gonçalves, que acompanhou todo o processo, testemunhando o momento histórico para a Instituição.
Os A-29N, configurados de acordo com os padrões NATO, vêm reforçar significativamente a interoperabilidade da Força Aérea. Este novo sistema aéreo é vocacionado para a instrução avançada de pilotagem mas também com capacidades de apoio aéreo próximo em operações conjuntas e/ou combinadas e missões de luta anti-drone, contribuindo para uma maior versatilidade operacional.
Estas aeronaves vão operar a partir da Base Aérea N.º 11, em Beja, integradas na Esquadra 101 – “Roncos”, assumindo um papel central no treino e nas futuras missões da Força Aérea.
FONTE: Força Aérea Portuguesa


alguém pode me dizer as mudanças entre o A29 e o A29N?
Modificações específicas para atender aos requisitos da OTAN, incluindo sistemas de dados táticos e comunicações seguras.
essa parte eu até sei, mas fora isso tem algo mais?
-Certificações militares europeias (espaço aéreo europeu mais restritivo)
-Preparado para treinamento de pilotos que irão voar caças modernos como F-16 e F-35
-Simulações de combate mais avançadas
-Integração com treinamento sintético (simuladores)
-Novos rádios criptografados
-Sistemas de identificação amigo-inimigo (IFF) OTAN
-Datalink tático (como Link 16, dependendo da configuração)
-Preparado para clima frio e gelo
Dentre outras coisas…
para o treinamento de futuros pilotos de F35 ele receberá WAD? ele trocou as telas para ficar mais parecido com F16?
Ele já faz treinamento simulado de F-16 para o Chile e agora para Portugal. Sobre o F-35 desconheço as melhorias, mas os nossos já terão o LAD (Large Area Display) no A-29M
Obrigado por responder.
Os primeiros europeus a utilizarem o A-29N na Europa
A FAB ao invés de fazer planos para realocar A-29 do EDA e do 2/5°, deveria pedir ao GF, já que não tem dinheiro, para mais unidades novas para completar a antiga frota de 99 unidades. 36 gripens dá pra fazer no máximo 2 esquadrões com 18 unidades. Se não vai encomendar mais então enche as bases de A-29 né? É só uma ideia.
Uma coisa e certa e ja foi repetida aqui várias e várias vezes. Dinheiro nao falta, o que falta é vontade política e administração responsável do país país!
Seria bom com a aposentadoria do A1 a FAB aproveitar e fechar a base de Canoas e mandar o que tem lá para Santa Maria, pois não faz sentido ter duas bases tão próximas ainda mais com as poucas aeronaves existentes. Servem apenas para inflar gastos com burocracia e estruturas inúteis.
E em vez de Super Tucanos deveria adquirir drones de ataque de vários tipos e tornar Santa Maria o ” centro dos drones” do Brasil.
Está na hora da FAB olhar para a frente.
Também acho que seria adequado fechar uma delas…. se for o coso, tira par ou impar
Caro Tallguiese, esses 36 F-39, quando forem todos entregues, irão equipar o GDA, Grupo de Caça e Pampa…cada Unidade Aérea com 12 aeronaves. E nós que nos demos por satisfeitos. Os esquadrões restantes operarão A-29, talvez modernizados.
OFFUS Air Force secretary says service not currently exploring Embraer KC-390 tanker acquisition, but fully supports Boeing KC-46
OFF – https://emfa.pt/noticia-5546- Voo entre Moçambique e Portugal faz históriaPela primeira vez na história da Força Aérea foi concretizada uma missão que ligou Moçambique a Portugal em menos de 16 horas, mais concretamente entre Maputo e Beja, utilizando uma aeronave de grande porte de transporte aéreo militar. A viagem ocorreu numa aeronave KC-390, num voo de mais de 5600 milhas náuticas, cerca de 10.300 quilómetros. Com início pelas 05h30 de 23 de fevereiro, contou com paragens técnicas para reabastecimento em S. Tomé e Príncipe e em Cabo Verde, terminando pelas 00h25 de 24 de fevereiro na Base Aérea N.º 11,… Read more »