Força Aérea Indiana e Real Força Aérea Tailandesa realizam exercício aéreo conjunto
A Força Aérea Indiana (IAF) conduziu um exercício aéreo conjunto “in situ” com a Real Força Aérea Tailandesa (RTAF), reforçando a coordenação operacional e a interoperabilidade entre as duas forças. A atividade evidencia o aprofundamento da cooperação de defesa entre a Índia e a Tailândia, bem como o fortalecimento da sinergia regional.
Durante o exercício, a IAF empregou caças multifunção Su-30MKI, aeronaves de alerta aéreo antecipado (AWACS) e AEW&C, além de aviões-tanque IL-78 para reabastecimento em voo. Pelo lado tailandês, participaram caças JAS 39 Gripen, que operaram em missões combinadas com as aeronaves indianas.
A atividade foi realizada na Região do Oceano Índico entre 9 e 12 de fevereiro de 2026 e teve como objetivo aprimorar a integração em operações aéreas complexas, incluindo coordenação de combate, vigilância e apoio logístico em ambiente marítimo.
Segundo autoridades, o exercício permitiu integrar diferentes conceitos de emprego aéreo, combinando a capacidade de longo alcance e grande carga útil dos Su-30MKI com a arquitetura de guerra centrada em rede dos Gripen tailandeses. A operação também incluiu reabastecimento em voo e gestão aerotransportada do campo de batalha, elevando o nível de prontidão conjunta.
A iniciativa reforça a crescente convergência estratégica entre Nova Délhi e Bangkok no Indo-Pacífico, especialmente no que diz respeito à segurança marítima e à proteção das linhas de comunicação marítima, áreas consideradas críticas para a estabilidade regional.■


Off. Mais um Tejas caiu .
Espero que pelo menos o piloto tenha conseguido ejetar em segurança.
Conforme notícia do Cavok, o piloto conseguiu ejetar e saiu sem ferimentos graves:
Mais um caça Tejas cai na Índia e aumenta pressão sobre confiabilidade do programa após novos atrasos e desafios técnicos – Cavok Brasil
A Força Aérea da Índia não consegue esquecer o Mig21.
Não, o Tejas que é ruim mesmo.
SU30 com POD ew Isralense ainda é um caça bem temível.
Não me lembro da Índia fazer exercícios contra outras forças antes do conflito recente com o Paquistão, depois do conflito se não me engano fizeram um exercício com a França na Índia, estão correndo atrás do tempo perdido, exercícios contra outras forças aéreas sempre são muito proveitosos!
Impressionante a diferença de tamanho dos Sukhoi e dos Gripens! Belas fotos!
O Gripen é um cisco, perto do SU-30.
Mas em compensação o Gripen tem um dos menores rcs da 4.5 gen.