C-390 ROKAF

Marco destaca o progresso no programa LTA-II e a parceria da Embraer com a República da Coreia, primeiro operador asiático do C-390 Millennium

Singapura – 3 de fevereiro de 2026 – A Embraer (NYSE: EMBJ / B3: EMBJ3) anunciou hoje, durante o Singapore Airshow, que a primeira aeronave de transporte militar C-390 Millennium para a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) chegou à fase final de seu processo de montagem. A aeronave agora seguirá para os voos de produção antes da integração de sistemas específicos para atender aos requisitos da ROKAF.

Esse marco representa um avanço significativo após a seleção do C-390 Millennium pela República da Coreia no processo de licitação pública do programa Large Transport Aircraft (LTA-II), o que marca o primeiro cliente do Millennium na Ásia.

“O progresso do primeiro C-390 Millennium da República da Coreia demonstra tanto a eficiência e a maturidade da nossa linha de produção quanto a força da nossa parceria com a Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA), o ROKAF e nossos fornecedores coreanos”, afirma Bosco da Costa Jr., Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta aeronave demonstra para a ROKAF suas avançadas capacidades multimissão e toda a sua confiabilidade, respaldadas pela excelência em engenharia da Embraer. Além disso, a cooperação industrial com a Coreia segue avançando e fortalece nossa cadeia global de suprimentos à medida que ampliamos nossa produção de C-390 para apoiar clientes globais”.

Construído e projetado no século XXI, o KC-390 Millennium é a aeronave de transporte militar mais moderna de sua categoria e pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de porte médio, voando mais rápido (470 nós) e mais longe. Pode realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e de tropas, evacuação médica, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas. A aeronave configurada com equipamentos de reabastecimento aéreo (AAR) de instalação rápida pode operar tanto como reabastecedora quanto como receptora. O Millennium é totalmente interoperável no ambiente da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e especialmente adequado para operações de Emprego Ágil de Combate (ACE).

Já selecionado pelas forças aéreas do Brasil, Portugal, Hungria, República da Coreia, Holanda, Áustria, República Tcheca, Suécia, República do Uzbequistão, Eslováquia e Lituânia, o KC-390 Millennium oferece capacidade, confiabilidade, versatilidade e desempenho incomparáveis para atender às necessidades táticas e estratégicas das forças aéreas em todo o mundo.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer serviços e suporte pós-venda aos clientes.

Desde sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é uma fabricante líder de jatos comerciais com até 150 assentos e um grande player global em aviação executiva e defesa & segurança. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.■


Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Caraca que Cinza bonito. A camuflagem mais bonita até agora, junto com o C-390 da Hungria. Não que o de Portugal seja feio, com certeza não ficará em apenas 3 aviões, os coreanos precisam de muito mais. Agora operando o avião e vendo toda a sua disponibilidade e robustez, com certeza as encomendas devem aumentar.

Rinaldo Nery

Calma que daqui a pouco o Maurício R. vem meter o pau…

Nilo

Trimmm!!!!!Trim!!!!!!Trim!!!!
Maurício, acorda dorminhoco.

Last edited 3 dias atrás by Nilo
Renato

Corre um boato que o Uzbequistão é o mais novo cliente.

curioso

Olá, bom dia. O Uzbequistão já está listado entre os clientes na matéria.

Santamariense

Você leu a matéria?

Ivan herrera

Obrigado por avisar, eu não sabia 😁.

JuggerBR

Tomara, cada vez que critica, um novo contrato surge…

Deadeye

É aquela definição “o simples fica bonito”

J R

Eles estão desenvolvendo um próprio, acredito que o KC seja tipo um tampão até terminarem o deles.

Renato

Fonte: Arial 12

A6MZero

A Kai realmente iniciou o desenvolvimento do MC-X, se especulava que ele seria com capacidade de carga similar ou ligeiramente maior que o KC-390, mas desde a compra o programa parece estar em um hiato, não houve uma finalização ou nenhum nova noticia, ele era previsto pra entrar em operação em 2035 então talvez o programa ainda possa continuar mas a DAPA não sinalizou nada recentemente

Renato

Verdade, pela desatenção conjecturei que o colega estava se referindo a Portugal. Desculpe o mal entendido.

Dom Lazier

Pelo que eu sei eles desistiram do projeto semelhante ao KC390, talvez eles trabalhem em um maior estilo C-2

Esteves

Não desistiram.

Renato B.

Projetar demora e o avião da Embraer já está disponível. Como são similares vão observar a experiência com o KC-390 e usar como base para seu projeto futuro, se ele se provar necessário.

Sensato

Até onde se sabe, eles estavam, do verbo não estão mais.

Esteves

Ainda estão.

Cleófano Rocha Ramos

Coreia do Sul ou do Norte?

Leandro Costa

Do Oeste.

gfaraujo

Esse é o primeiro exemplar que vejo sem a sonda de reabastecimento, confesso que nas artes conceituais achava feio, mas o real ficou bonitão.

Matheus Lucas

Na verdade não e o primeiro a ser entregue sem a sonda revo o 2 da hungria foi entregue desde mesmo geito.

Renato

Verdade, foi desse mesmo Jeito.

gfaraujo

Que estranho, pesquisei e todas as imagens dos exemplares húngaros estavam com as sondas. Elas foram instaladas posteriormente??

Guizmo

Aeronave maravilhosa, obra-prima da Embraer….que golaço q foi esse avião

Fabio Araujo

Que pintura linda, e mais um mercado aberto!

Rafael Cordeiro

Não sei se saiu notícia por aqui, mas pelo que acabei de pesquisar o KC-390 que sofreu colisão com um caminhão voltou a operar aproximadamente 1 mês depois do incidente (incidente ocorreu em maio de 2025 e o retorno operacional no final de junho de 2025), acredito que os portugueses estejam felizes com a aeronave e o suporte dado pela EMBRAER, ainda mais depois da ampliação no contrato. Baita projeto, que demonstra a capacidade dos engenheiros e da indústria nacional quando bem administrada.

Renato

Me lembro desse incidente mas não sabia qual tinha sido o desfecho, obrigado pela info.

Guto

Olá Rafael,
Tem alguma informação referente aos dois KC da FAB que estão parados devido a incidentes/acidentes. Falaram até na possibilidade de baixar os dois.

Santamariense

Um é o 2853, atingido por granizo intenso em 2021. Está na BAGL e foi canibalizado em prol de outros exemplares. Sua ida para a Embraer para ser recuperado foi comentada tempos atrás, mas até agora, nada. O outro é o 2859, que sofreu avarias de monta, ao realizar posso duro que danificou estruturas de asa e fuselagem. Ambos, o primeiro e o último entregues para a FAB, desfalcam uma frota já pequena do modelo na FAB, que tem ainda o 2855 e o 2856 na Embraer, em revisões, atualizações e padronizações. Assim, há apenas 4 exemplares operacionais e, destes,… Read more »

Julio

Bom dia. Realmente ficou muito bonito. Os KC390 da FAB estão todos literalmente no chão. Acompanho diariamente a movimentação pelo flightradar24.com e durante o mês de janeiro o ritmo dos voos foi drasticamente reduzido e no mês e fevereiro se iniciou sem nenhuma mudança. Metade dos KC390 estão parados por acidente ou por outro motivo qualquer. 2853, 55, 56 e 59. Os demais estão todos praticamente sem sair do chão com raríssimas saída. Já acabou a verba da FAB?

Matheus Lucas

Verdade quase nenhuma movimentação dos kc-390 este ano o que salta aos olhos e o fab-2856 que está na embraer a tempos fora os dois que estão parados por problemas de avaria o fab-2853 e o fab-2859 pela programação a fab vai receber mais um este ano sendo o fab-2861.

Mauricio R.

Mas o problema da baixa disponibilidade do “+1”, é sempre a FAB, nunca a aeronave, especialmente se for da Embraer.

JuggerBR

No hay plata…

Augusto

A verba está sendo direcionada ao que importa neste desgoverno: transporte VIP de políticos e ministros desavergonhados.

Esteves

Augusto,

Deu. Quer meter politica faça um blog pra você.

Sensato

Defesa é indissociável de política.

Esteves

Abra um blog junto com o Augusto.

José de Souza

O que não é? atravessar a rua é uma atitude política. O problema é essa ladainha tacanha e burra!

Sensato

Nenhuma burrice supera a decisão de 60 milhões de pessoas em 2022.

Sensato

Não esquece da campanha.

Rinaldo Nery

Em Janeiro as horas das Unidades Aéreas ainda não foram distribuídas pelo COMPREP.

Santamariense

De janeiro? As de fevereiro então só em março …

Rinaldo Nery

Depois que o EMAER receber o orçamento anual irá fazer a distribuição de horas para todos os Grandes Comandos. Depende do Ministério da Fazenda. Não se pode voar antes disso. Exceto situações especiais (Alerta DA, SAR etc.)

Leandro Costa

Fiquei em dúvida agora, Rinaldo, talvez possa me ajudar sobre isso.

Nesse caso, se houver um exercício ou algum tipo de treinamento marcado especificamente para janeiro, as horas alocadas ainda são do orçamento do ano anterior então?

Santamariense

Sim, compreendo. Minha admiração é com o atraso. Estamos em fevereiro e ainda não se tem o orçamento do ano.
Quando se fala em política e má administração por parte do executivo, tem uns aqui que ficam contrariados, pois alegam que não se deve misturar política em tudo. Em tudo, concordo que incomoda e é cansativo. Mas, nesse caso é impossível dissociar a má administração do assunto em discussão.

BlackRiver

O mais interessante de tudo isso é que em 2021 a KAI anunciou um projeto de um cargueiro que concorreria diretamente com o KC390
A KAI anunciou na época que precisaria de sete anos para projetar, fabricar, montar e voar o primeiro protótipo, desde então não tivemos mais notícias do projeto em questão.
Logo em seguida a Coréia do Sul optou pelo KC390

A pergunta é, a KAI ainda trabalha com um projeto para um avião cargueiro “Made In South Coreia”?
(Sinceramente espero que não)

Esteves

Ainda em fase de desenvolvimento/conceito.

O projeto não avançou até a fase de produção ou encomenda formal pela Força Aérea Sul-Coreana.

Será uma ameaça para as décadas seguintes.

Mauricio R.

Japão, Coreia do Sul, Índia, Vietnam e Taiwan, deveriam se acertar em relação ao passado e colaborar mutuamente para se opor a PRC.
Do jeito que está, Beijing se sente cada vez mais confortável.

Rafael Oliveira

Ótima ideia! Que todos esses países sigam a Coreia do Sul e comprem dezenas, quiçá centenas, de KC-390 para que suas forças aéreas tenham a melhor aeronave da categoria!

Mauricio R.

Errado, ao se acertarem encomendarão centenas de KawasakiC-2, aquela aeronave que carrega mais carga, voa em espaço aéreo compartilhado e vai mais longe.

Rafael Oliveira

O C-2 é aquela aeronave que ainda não conseguiu um mísero contrato de exportação?

Não tem cabimento comparar um fracasso comercial com o KC-390.

Sensato

Só esqueceu de mencionar que custa quase o dobro pra comprar e operar e não tem a mesma versatilidade, não? Fora isso, “voa em espaço aéreo compartilhado”???

Last edited 2 dias atrás by Sensato
Santamariense

“…aquela aeronave que carrega mais carga…”

Sim, por isso é de outra categoria. O concorrente do C-2 é o A400M.

“…voa em espaço aéreo compartilhado…”

E o KC-390 não voa???

BlackRiver

Caso o projeto for levado a diante, com certeza a compra do KC foi pensada em uma oportunidade de exploração de tecnologia e performance.

Filipe Prestes

Excelente! Tomara que Marrocos e Chile, que estavam naquele slide do Damasceno e na reunião de operadores do KC390, batam logo o martelo e fechem suas compras. Tomara também que, quando tiverem as 3 unidades operacionais, os coreanos enterrem de vez aquela idéia do MC-X e foquem no Millenium.

Mauricio R.

Focar em uma aeronave que carrega somente 26 toneladas de carga, qndo logo no país ao lado há uma outra aeronave que carrega 36 toneladas?
Besteira.

Fernando EMB

Quer dizer então que Brasil, Portugal, Hungria, Rep Tcheca, Coreia, Áustria, Holanda, Suécia, Uzbequistão,… Todos fizeram besteira?? E logo outros países também farão a mesma besteira. É isso?

Alexandre Costa

Categorias diferentes. Que comparação sem sentido.

Filipe Prestes

Tava demorando…

Rinaldo Nery

Ele não se contém. A curra ainda está latente.

Leandro Costa

Pregas não saradas.

Santamariense

🤣🤣🤣

Santamariense

🤣🤣🤣

Santamariense

Chora na cama que reais quentinho…e fica remoendo tuas neuroses e traumas com a Embraer…

Santamariense

Que é mais*