Força Aérea Brasileira intercepta aeronave suspeita oriunda da Venezuela
Interceptação ocorreu após a aeronave entrar no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo e ignorar ordens da Defesa Aeroespacial
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), interceptou e deteve, no dia 19/11, uma aeronave suspeita oriunda da Venezuela, que sobrevoava o território brasileiro na Reserva Yanomami, localizada na região amazônica. Por volta das 7h, os radares da FAB detectaram o avião ao ingressar no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo e sem contato com os órgãos de controle de tráfego aéreo, enquadrando-o, portanto, como aeronave suspeita de tráfico de substâncias entorpecentes e drogas afins, conforme o Decreto nº 5.144/2004.
Imediatamente, duas aeronaves de caça A-29 Super Tucano da Força Aérea decolaram para interceptar o avião e adotar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo. Seguindo a legislação vigente, foram aplicadas as medidas de averiguação, que visam determinar ou confirmar a identidade de uma aeronave ou vigiar o seu comportamento.
Na sequência, foram executadas as medidas de intervenção, que consistem na determinação para que a aeronave interceptada modifique sua rota, com o objetivo de forçar o pouso em aeródromo indicado pela Força Aérea Brasileira. Diante do cumprimento, pelo interceptador, de todas as fases das medidas de policiamento do espaço aéreo e da persistente falta de colaboração da aeronave interceptada, foi aplicado o Tiro de Aviso, a fim de que fossem cumpridas as ordens da Defesa Aeroespacial. Como o piloto permaneceu irredutível, a aeronave foi reclassificada como hostil e passou a estar sujeita ao Tiro de Detenção, destinado a impedir a continuidade do voo, conforme previsto no Decreto nº 5.144/2004.
O piloto da aeronave hostil realizou pouso em pista de terra dentro do território nacional, em uma região próxima a Surucucu, no estado de Roraima (RR). Em seguida, um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea transportou uma equipe para realizar as Medidas de Controle no Solo, isolando a área e garantindo a segurança do local. Foi verificado que o piloto se evadiu. Posteriormente, uma equipe de militares do Comando Conjunto Catrimani II foi transportada ao local para realizar a neutralização do avião que estava com a matrícula adulterada.
A Força Aérea reforça que trabalha diuturnamente para garantir a segurança da navegação aérea e a soberania do espaço aéreo brasileiro.
FONTE: Força Aérea Brasileira


O país precisa investir no sistema Sisfron, sistemas de vigilância por satélite por radar sintético, o território da Amazonia se tornou o centro de refino de coca da A.Sul.
Isto aí não dá voto nas eleições.
O que da Voto é a Bolsa Família!!
Ouvi dizer que este avião era controlado remotamente, tipo um drone, mas não vi confirmações disso.
Ouviu aonde?
Na guerra entra o Azerbaijão e a Armênia os azeris usaram An-2 convertidos em drones.
O que essa guerra tem a ver com esse avião?
A gambiarra seria a mesma. Mas não acredito no Cessna Drone.
Nossaa… ele não está comprando as guerras, apenas deu um exemplo prático de que tal engenhoca já é realidade.
Ele não respondeu a minha pergunta: “ouviu aonde?”
E como era o controle dele?? Usaram controle via satélite??? Duvido muito dessa “info”….
Mas tinha entorpecentes ou algum material proibido nele? De qualquer forma, entrou aqui sem autorização e sem se comunicar, é pra atirar mesmo…
Sim, tinha.
Me parece que as regiões de fronteira próximas a Boa Vista e Porto Velho estão bem cobertas pelos esquadrões de A-29 da FAB, agora me pergunto, aviões que invadam o território pela fronteira da Colômbia e do Peru, que estão no extremo oeste, conseguem ser interceptados pelos A-29 se não adentrarem muito no país? Não existem aviões entrando por essas fronteiras e pousando em pistas clandestinas ainda na Amazônia, para que armas e drogas prossigam por outros meios? Minha pergunta é no sentido de saber se não são necessários esquadrões ou ao menos aviões desdobrados permanentemente dos terceiros em São… Read more »
Ambos, São Gabriel e Eirunepe tem estruturas construídas para esse desdobramento. Sim, são realizados. Noutras mídias aparecem os furos dos projetis .50 na asa do avião. O piloto teve sorte em não morrer.
Para uma defesa mais efetiva contra o tráfico de drogas/contrabando, não seriam necessárias outras unidades entre Porto Velho-RO e Campo Grande-MS? Entre as duas cidades são quase 2 mil km de área de fronteira. Lembro que em meados da década passada aventaram a possibilidade de construírem bases em Vilhena-RO e Cáceres-MT, mas desde então não ouvi nada mais a respeito.
Eu realmente não sei a resposta, vou fazer apenas uma pergunta sincera mesmo. Mas essa área tem cobertura de radar de solo ou seria necessário deslocar um E-99 para lá para apoiar desdobramento de A-29?
Há radares, porém sofrem a restrição da curvatura da terra, impedindo a detecção a baixa altura. O E-99M é sempre utilizado.
Bom saber disso. Obrigado pela info.
Cel, sabe informar qual a disponibilidade atual dos E-99? Isso se a informação puder ser compartilhada, claro.
Não sei. No meu comando era acima de 80%.
Em Vilhena há, também, infraestrutura para desdobramentos. Durante o comando do TB Rossato ele esteve em Cuiabá, em conversas com o governo MT, para construção de uma Base Aérea lá. Não sei o resultado disso.
São Gabriel da Cachoeira está com um aeródromo precário, passível de riscos referente a pouso de aeronaves, nem se sabe se há capacidade de abastecimento e revisão lá,( se alguém puder dar essa informação aqui ), foi feito um plano em 2019 para investir em reformas lá que houve a liberação do dinheiro mas nada foi feito, e assim segue por anos.
Existe abastecimento.
O problema maior é a estrada Camanaus em péssimo estado comprometendo toda a logística na região.
O aeródromo tem certificação operacional da ANAC, passou por adequações, e a pista tem boas dimensões.
Tipo aquele em que o KC-390 afundou na pista hehe
Impressionante a sorte destas pragas de traficantes, levam tiro no avião e quase sempre conseguem achar lugar para pousar e ainda escapar a pé.
Na verdade a matéria(release) é vaga, não afirma que a aeronave foi alvejada:
“ e passou a estar sujeita ao Tiro de Detenção” .
Foi alvejada.
Excelente.
Nenhum dos releases da FAB sobre esse tipo de interceptação fala que o tiro de detenção foi realizado de fato e a aeronave alvejada, isso fica subentendido.
Pois é, sempre a mesma historinha…
falando em FAB 9 T-27 Em voo de treinamento , pela primeira vez que eu pego eles saindo da região de São Carlos , passando por Juiz de Fora e Descendo para o RJ por Cabo Frio
https://www.flightradar24.com/multiview/3d415251,3d415c59,3d41636f,3d4173e1,3d417f98,3d4172bb
Mai cedo teve pelo menos um passando pelo SDU, mas infelizmente não consegui ver.
São os Cadetes do 4° ano em missão de instrução de navegação por instrumentos. Ouvi alguns voando semana passada, quando passei pelo Galeão. Essa fase fica sempre pro final do ano.
Muito bom!!
Gostei de acompanhar ! +/- 670km percorrido
Fico imaginando como vai ser quando os traficantes começarem a usar maciçamente os drones.
Vai ser um deus nos acuda. As pessoas que consomem esse lixo podiam colocar a mão na consciência um dia. Se não tivesse demanda, não existiria tráfico.
Isso já é realidade e vai ficar pior do que se imagina, dias atrás um Black Hawk da Colômbia foi derrubado por um drone, e 12 oficiais morreram, ninguém tá falando disso mas é a realidade.
https://www.twz.com/air/colombian-black-hawk-downed-by-drone-is-a-glimpse-of-whats-to-come
Tu leu a nota do editor na matéria do TWZ? Assistiu os vídeos, em especial o que mostra a aeronave se aproximando e pousando normalmente e só bem depois de estar no solo é que surge a fumaça?
Caro Santamariense, segundo nota do editor há muitas dúvidas a este respeito: Editor’s note: There has been some confusion regarding widespread reporting of the loss of the UH-60 being due to a drone. There are indications it may have been caused by an IED/mine on the ground. It remains unclear what exactly happened. We are looking into it further for definitive clarification and will update this story accordingly. Regardless, the discussion of the growing threat weaponized drones pose to combat helicopters is valid.
Justamente! Por isso a minha pergunta.
Ok, pode ser que esse caso seja suspeito, mas vc acha mesmo que esse não vai ser o novo “normal” ? Que não precisamos por esse risco na equação em caso de conflito armado ? O Caiafa tbm não acreditava em drones quando apareceram na guerra Armênia-Azerbaijão…
Isso não vai acabar com o uso de helicópteros. É o mesmo caso dos MBT, que muitos dizem que os doentes haviam decretado seu fim, mas o que vemos é justamente o contrário.
Em nenhum momento eu falei pra acabar com o helicóptero utilitário, apenas sugeri que daqui pra frente qualquer missão militar com heli de qualquer tipo terá de levar em conta a ameaça dos drones.
Carga de pózinho mágico do Maduro
Direto pra mesa do Trump, ou tu acha que um yuppie dos anos 90 não é chegado no talco?