A Corporação Aeronáutica Unificada (UAC), parte da estatal russa Rostec, anunciou a entrega de um novo lote de caças Su-35S ao Ministério da Defesa da Rússia, em cumprimento ao programa de encomendas militares do governo. As aeronaves já seguiram para suas unidades operacionais, onde serão incorporadas à Força Aeroespacial Russa (VKS).

Segundo comunicado oficial, as aeronaves passaram por testes completos de solo e voo antes da transferência. Um piloto da VKS destacou o desempenho do modelo no atual cenário de combate. “O Su-35S provou ser um sistema aéreo confiável, capaz de realizar praticamente qualquer missão atribuída à aviação tático-operacional durante a operação militar especial”, afirmou, agradecendo às equipes responsáveis pela produção e preparação das aeronaves.

A Rostec ressaltou que o Su-35S é atualmente considerado o caça mais eficaz da frota russa, equipado com aviônicos avançados e armamentos de longo alcance. “Esses aviões destruíram numerosos alvos aéreos inimigos. O Su-35S é capaz de conquistar a superioridade aérea e atingir alvos terrestres e marítimos dia e noite, em qualquer condição climática”, afirmou a estatal.

Vadim Badykha, diretor-geral da UAC, destacou o ritmo acelerado de produção militar para atender às demandas do Ministério da Defesa. “Estamos cumprindo a tarefa estratégica de aumentar o volume de produção militar. Este ano, planejamos entregar novos lotes de aeronaves tático-operacionais e de transporte militar”, declarou.

O Su-35S é um caça multifunção de superioridade aérea de geração 4++, desenvolvido para operar a longas distâncias de sua base e executar missões complexas em ambientes contestados. A ampliação da frota ocorre em meio à intensificação da produção bélica russa e à continuidade das operações militares no contexto do conflito na Ucrânia.■


Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Esse avião é muito bonito.

Rosi

Muito , e este ainda ficara por mais umas décadas em operação…

Carlos Campos

Acho ruim esse avião ainda não ter um AESA, o míssil R77M merece isso

Vinicius Momesso

Mas o R77M tem um buscador AESA e os PODS de guerra eletrônica da aeronave contem a mesma tecnologia.
Apenas algumas poucas unidades do SU-35 estão de fato utilizando um radar do tipo. Acredito que só após o conflito, essa modernização vai de fato começar a ser utilizada nessa aeronave, provavelmente devido ao seu custo elevado se comparado com o radar em utilização no momento.

Luís Henrique

A tecnologia AESA tem suas vantagens, mas o R-77M não é subutilizado por causa do radar PESA, aliás além do R-77M com cerca de 200 km de alcance (semelhante ao AIM-120D e ao Meteor) o Su-35S opera com o R-37M que possui alcance bem superior estimado em mais de 300 km e o radar PESA IRBIS-E possui alcance de detecção suficiente para operar com este míssil. Os russos alegam que o alcance do IRBIS-E contra um caça é de cerca de 350 à 400 km. O IRBIS-E possui modos de operação LPI (low probability of intercept), apesar da maioria acreditar… Read more »

Carlos Campos

Eu critico os dois, ainda chamo o Rafale de Jaca até hoje, quanto aos radares PESA já conversamos sobre ele

Santamariense

Quando vocês colocam esses alcances de detecção dos radares, são contra quais tipos de aeronaves? Qual o tamanho dessas aeronaves? Qual o RCS das mesmas (que também varia muito, dependendo da missão)?

Last edited 16 dias atrás by Santamariense
Luís Henrique

No caso do IRBIS-E o alcance declarado é contra um caça com cerca de 3m² de RCS. Como comparação já vi declarações sobre o APG-79 AESA do Super Hornet indicando alcance máximo superior a 200 km contra caças e de cerca de 150 km contra caças com 1m² de RCS. O IRBIS-E usando a fórmula matemática R1/R2 = (RCS1/RCS2)^(1/4) se detecta um caça com 3m² de RCS a 350-400 km detectaria um caça com RCS de 1m² à 266-304 km E detectaria um caça furtivo com RCS de 0,01 m² a 84-96 km. Em outras declarações os russos indicam que… Read more »

Sergio Machado

Parto sempre da premissa da lógica, visto que praticamente ninguém possui dados reais dos equipamentos em combate. De concreto, são os dados físicos que você demonstrou e situações de combate. Um SU30SM2 equipado com um Irbis abateu um Mig 29 a 189km de distancia, segundo a própria Ucrânia, o que significa que foi trackeado a uma distancia maior ainda. De fraco não tem nada. Tenho muitas dúvidas acerca do superioridade inconteste da recnologia AESA frente a PESA, segundo alguns fabricantes. Mais moderna, parece nao pairar dúvida. Mas quanto a eficiência em combate, quais são os resultados? Ademais os russos jã… Read more »

Santamariense

“Um SU30SM2 equipado com um Irbis abateu um Mig 29 a 189km de distancia, segundo a própria Ucrânia, o que significa que foi trackeado a uma distancia maior ainda.”

Trackeado ou detectado? Detectar é “mais fácil” que trackear. E, na situação que você colocou, grande parte do trabalho de viagem até o alvo, nessa distância de 180 e tantos quilômetros, foi feita pelo próprio míssil.

Sergio Machado

Provavelmente trackeado com concentração do feixe, visto que o atacante tem de fornecer atualizações do alvo ao míssil até a uma certa distância, suficiente de modo que entre no alcance do radar do próprio míssil. Ha de presumir que a aeronave alvo não ficou como peixe morto esperando ser abatida, e deve ter tentado se evadir em algum momento.
Em suma, deve ter sido uma distância maior, mas sempre na hipótese pela dinâmica do combate.
Detalhes só as partes sabem.

Mcruel

Acredito que não foi ou será divulgado, mas há que se considerar a possibilidade do MIG-29 da Ucrânia não ter RWR ou não estar operacional. Numa condição de guerra de atrito, nem sempre os equipamentos estão em plena condição de combate.

Iran

A vantagem do AESA não seria detectar mais alvos e ser mais resistente a EW?

Santamariense

Eu tenho muitas ressalvas com esses números, pois os dados realmente verdadeiros de cada equipamento estão entre as coisas mais bem guardadas de qualquer Força Aérea. Mas, cada um com seus entendimentos.

José Joaquim da Silva Santos

Nos testes da Honda lá no início dos anos 2000 a Biz fez 60 Km/l… Na vida real ninguém nunca viu isso. Os fabricantes de armas é a mesma coisa, sob as melhores circunstancias possíveis chegam a tal resultado de desempenho e depois arredondam pra cima e divulgam como absoluto. Todos fabricantes fazem isso.

Luciano

Os caras querem radar pra detectar um nave alienígena!! Só pode ser 🤷🏽.
São quase uns tarados !! Kkkk

Santamariense

😂😂😂

rui mendes

Mas os Eurofighter que estão a ser construídos actualmente, 38+20 para a Alemanha, 20+25 para Espanha, 28 para a Itália , mais os que são para fora dos países participantes, todos serão com radar aesa, sendo que os que são para os países produtores do caça, serão aesa móveis. Depois a Alemanha, Espanha e Reino-Unido, vâo substituir os radares mecânicos dos Typhoon em operação pelos novos radares aesa móveis, só os dos Typhoon mk1, não serão substituídos, pois esses caças mais antigos, vão ser retirados. Da Itália, não tenho informação, se também substutuirá os seus Typhoons actuais. O Rafale vai… Read more »

Luís Henrique

Sim os novos virão todos com AESA, mas a questão é que o Eurofighter sempre foi considerado um dos melhores durante os últimos 20 anos e sempre com radar Mecânico, nem PESA. O Reino Unido ficará com mais de 100 tranche 2 e 3 e somente 40 tranche 3 receberão o AESA, pois decidiram pelo ECRS MK2 mais avançado porém só ficará operacional em 2030. A Itália Tb decidiu pelo Mk2. Já Alemanha e Espanha vão com o Mk1 que começou produção esse ano. O Rafale F5 tera um novo AESA que entrará em operação no início dos anos 30.… Read more »

Esteves

Belo avião. Evolução do Su-27, a resposta soviética ao F15.

José Joaquim da Silva Santos

E ambos continuam firmes e fortes operando em seus respectivos países.

Antunes 1980

Nunca entendi por que o Su-35 não possui um radar AESA, ainda mais sendo um dos principais vetores de defesa da Rússia e o melhor caça multimissão do seu inventário.

Até o repaginado MiG‑35 tem essa opção de radar AESA.

E até agora há pelo menos sete unidades do Su-35S perdidas na Ucrânia.

Last edited 16 dias atrás by Antunes 1980
Guilherme Lins

Duvido muito da existência de um radar AESA no Mig-35, que aliás ninguém quis. A lógica nos faz pensar que se houvesse um radar AESA na Rússia, este já estaria equipando o SU-35 (o principal vetor), então, simplesmente acho que a Rússia ainda não desenvolveu um radar AESA

Sergio Machado

O Su57 usa 3 radares AESA, o frontal baseado no Irbis e 2 laterais desde o início do projeto.

Luís Henrique

São 6 radares ao todo.
Além do frontal e dos dois laterais no nariz da aeronave, todos operando na banda X, tem mais um na calda cobrindo a traseira, também na banda X e tem mais 2 nas asas que operam na banda L e se destinam a detectar ameaças furtivas.

Os 6 radares cobrem 360 graus e operam em duas bandas, X e L.

Sergio Machado

Sim, mas desconheço se os demais são AESA. Você teria?
O que é pronunciado são que os das asas VHF para detecção furtiva e dados são processados em conjunto triângulando e produzindo uma solução única de tiro. Solução muito interessante, teria que ver na prática a efetividade contra aeronaves VLO.

DSC

O Su-57 tem 3 antenas de radar apenas. Aquelas 3 de banda X no nariz: uma frontal e duas laterais mais pequenas. Não existe nenhum radar traseiro (isso aí na traseira só tem hardware para ESM/ECM). E não existe nenhum radar de banda L no Su-57. As antenas de banda L que o Su-57 possui nas asas são antenas do sistema IFF, que é muito semelhante ao do Su-35S que também tem as suas antenas de IFF de banda L nas asas (Type 4283MP IFF). O que está escrito na imagem em russo diz algo como: Interrogador digital multifuncional integrado… Read more »

Last edited 15 dias atrás by DSC
Nei

“O radar principal do Su-57 é o N036 Byelka, um radar AESA (antena de varredura eletrônica ativa) que rastreia até 60 alvos simultaneamente. Ele é complementado por radares adicionais nas laterais do nariz e antenas de banda L montadas nos bordos de ataque das asas, o que permite uma cobertura de quase 360 graus e maior capacidade de detectar aviões furtivos”.

Quase 360 graus.

Mas é muito potente.

DSC

De novo, repito…

Não tem isso de radar de banda L no Su-57.

Um radar de banda L, com antenas daquele tamanho teria desempenho abismal.

São antenas para IFF. Apenas isso. Muitos outros caças também tem as suas antenas IFF nos LEFs das asas.

Nei

Boa tarde.

Esse texto veio do chatGPT.

Na verdade eu quis demonstrar ao Luís Henrique, que não tem cobertura 360 graus e sim quase 360, como ele adora glorificar os jatos da Rússia.

Rinaldo Nery

Cauda! Calda é a do pudim!

Abymael2

hahahahahaha boa!

JSIlva

Faz sentido, como que o melhor caça operacional da Rússia não tem radar AESA?
Esse radar do Mig-35 não deve ser uma AESA incipiente.
O AESA do Su-57 deve ser melhor mais o Su-35 entrou em operação antes.

sub urbano

Lindo trabalho da Rostec, trabalham dia e noite para não deixar faltar nada aos guerreiros q estão na linha de frente defendendo a Russia contra a agressão ocidental.

Deus sempre esteve ao lado da Russia.

Plínio Jr

Deus não tem nada a ver com as presepadas que os russos aprontam por aquelas bandas …

Carlos Campos

kkkkkkk defendendo a Rússia da Agressão ocidental, virou piadista agora

Santamariense

“Deus sempre esteve ao lado da Russia.”

Barbaridade … Que blasfêmia, um defensor do pior tipo de chorume, em vários pontos do mundo, falar uma aberração dessas!!! Criatura sem qualificação….

Marcelo

Deus está do lado dos americano que jogou 2 bombas atômica no Japão né.
Não misture Deus nas merdas que acontece aqui na terra.

Santamariense

Oh, “inteligente”, quem misturou Deus na história não fui eu, “jênio”!!! Será que tu percebeu a crítica que eu fiz ao outro sujeito justamente por ele meter Deus na história???

Rinaldo Nery

Creio que as situações e cenários são bem distintos. Comparação ridícula.

Alecs

Português não é o forte dos canhotos. Cabulou a aula de plural?

José de Souza

“CABULASTES a aula de…”
Melhor estudar mais.

Santamariense

Sério?? Para ser “cabulastes” deveria ser dirigida para mais de uma pessoa, sendo usada, daí sim, a segunda pessoa do plural “vós”. Tu subentende a presença do “vós”? Acho que não. Entretanto, na forma informal, a frase “Cabulou a aula de plural?”, se subentende a segunda pessoa do singular “você”. Logo, a frase está correta.

Rosi

deus? qual ?

Lucio

O único que pode existir. Só pode existir um Deus verdadeiro, se existisse mais de um eles colapsavam.
Os milhares de “deuses” que existem nas diferentes culturas são só reflexos da busca pelo verdadeiro Deus.

Last edited 16 dias atrás by Lucio
JHF

Monoteísta ou Pluris polar? Vamos ler só um livro ou aumentar a cultura e folgar os kilos de páginas que temos no mundo sobre deus-deuses? Um deus do deserto sobrevive no mar? O que mora no vulcão poderia beneficiar as colheitas de uvas? O deus da guerra sentaria na mesa para fazer política? Enfim, esa ideia de monoteísmo e monoleitura nunca foi interessante. Alguém leu as escrituras indianas e aramaicas?

Abymael2

O legal da Trilogia é isso: uma matéria sobre aeronaves novas entregues para uma força aérea gera comentários que vão avançando, avançando…quando se vê, já se está em uma guerra santa religiosa kkkk

Alecs

Agora o sub humano tem linha direta com Deus kkkkk se fala com ele é normal, mas se ele fala contigo… O remedinho está em dia?

Uriel PR

Que lindo esse avião, e sobre a matéria, a Rússia está muito mais forte militarmente hoje do que quando iniciou o conflito.

José Joaquim da Silva Santos

Isso é fato.

Mcruel

Você quer dizer a força aérea russa está mais forte.
Com a perda de tantos veículos blindados e quase toda a frota do mar negro, incluindo o Moskva, sem reposição, entendo que a marinha e exército estejam debilitados em relação ao início do conflito.

José Joaquim da Silva Santos

O Mar Negro é uma piscina, e em caso de guerra não podem entrar vasos de outros países pelo estreito da Turquia, então uma frota gigantesca não faz falta nesse lugar. os veículos blindados foram destruídos os do estoque soviético e estão sendo repostos com fábricas funcionando em 3 turnos, inclusive há falta de mão de obra na Rússia, e norte coreanos estão indo lá trabalhar. Militarmente sim, a maioria dos analistas defende que a Rússia está mais forte, até pq tem a curva de aprendizado, por isso ninguém nunca mais ouviu falar em Javelin, Bayraktar, Himmars etc.

Nei

Não faz falta? Se não faz, porque tinha uma grande frota?

José Joaquim da Silva Santos

Bela argumentação, parabéns !

Rustam

The fifth batch of aircraft will arrive in 2025. Well, in 2022, our Western friends, imposing yet another round of sanctions, said our industry was crushed and we were already dismantling Western washing machines to scavenge for microchips. They said we only had enough cruise missiles for two or three days and would soon run out. They said Western weapons would defeat Putin and crush the Russian army. Ridiculous clowns living in their own world. Now they no longer want to defeat Russia with their “miracle weapon” but are screaming, “Putin, stop the troops.” Let’s get back to the aircraft—one… Read more »

José Joaquim da Silva Santos

Porque o trem de pouso dianteiro tem duas rodas se ele não é naval ?

SteelWing

capacidade para operar em pistas improvisadas e acidentadas. Quando o seu design foi concebido, durante a guerra fria, tinham os piores cenários em mente, como ataques nucleares e as bases aéreas com suas pistas perfeitas com certeza seriam alvos.

angelo

O bicho é grande hein…..se é eficiente não sou especialista p avaliar, mas é grande e imponente…..