Novo treinador a jato chinês da HAIG é fotografado em voo de teste
Um novo jato de treinamento avançado, desenvolvido pela Hongdu Aviation Industry Group (HAIG), realizou seu primeiro voo de teste nas instalações chinesas, marcando um importante avanço no programa de aviação militar do país. Conforme relatado por meios especializados, trata-se de uma aeronave bimotor, biplace em tandem, com configuração de cauda dupla.
O protótipo apresenta entradas de ar laterais, extensões de borda de ataque (LERX) e trem de pouso com duas rodas no nariz. O jato lead-in fighter trainer (LIFT) possivelmente está equipado com turbofans chineses WS-17.
O lançamento dessa nova plataforma acontece em um momento em que a China está ampliando rapidamente sua aviação de combate de nova geração. A introdução de um treinador moderno permitirá acelerar a qualificação de pilotos para caças de 4ª e 5ª geração.■


Lembra aquela modificação feita pelo Irã no F5.
Na vida, nada se perde, nada se cria, tudo se recicla e tudo se copia: de baixo para cima me pareceu um F18 Hornet, pensei que o site tinha trocado a foto!
Eles nem disfarçam mais… 95% igual ao F-18… Se tiver mesmo desempenho, será um grande avião…
Pelo menos pra mim ele lembrou muito o JL-10, numa versão mais parruda e possivelmente maior, (claro o JL-10 já tinha essa carinha de mini hornet)
Mas parece apenas um evolução do conceito do que uma cópia.
Com dois motores WS-17, tem 20 kN a mais de potencia do que o 39E/F Gripen da FAB sem pós-combustão.
Nada mal para um jato de treinamento.
Pelo que apurei, dois WS-17 tem exatamente a mesma potência que um F414 com PC:
GE F414:
Empuxo seco: 13.000 lbf (57,83 kN)
Empuxo com pós-combustão: 22.000 lbf (97,86 kN)
WS-17:
Empuxo: 11.000 lbf (48,93 kN) x 2 = 22.000 lbf (97,86 kN)
A fonte que vi informou: WS-17 –> 39 – 49 kN cada motor, o mesmo que vc postou –> (48,93 kN).
Suponho que 39 kN seja sem pós combustão, dois motores = 78 kN,
20 kN a mais de potencia do que o 39E/F Gripen da FAB, ambos motores sem pós-combustão.
Sim, eu entendi. Só coloquei que no final, admitindo que os 49 kN seja como PC, ambas aeronaves tem a mesma potência. Algo muito significativo para uma aeronave de treinamento.
Certo.
Passei por cima sem perceber pelo “com PC:” que vc escreveu,
por isto pensei que não havia entendido.
Treinador com fuselagem furtiva.
Pois é, mais um treinador a jato no mercado.
Por que será que não fizeram como a França e pularam de um turboélice para um 4,5G ou 5G?
Devem gortar de gastar dinheiro com coisas fúteis.
França, Espanha, entre outros. Cada um escolhe a sistemática e a doutrina que melhor lhe convém. E não entendo qual o impeditivo de um turboélice treinar um piloto para aeronaves 4,5 ou 5G? Turboélice sugere desempenho e 4,5 ou 5G sugere capacidade eletrônica embarcada. Aeronaves modernas, como o Gripen, Rafale, etc, são muito mais dóceis e de pilotagem de mão e pé muito mais fácil que um F-5, por exemplo. O que mais interessa no treinamento de pilotos de caça hoje é a capacidade eletrônica embarcada no avião de treinamento, sua capacidade de simular sensores como modos radar, fusão de… Read more »
Espanha?
Mesmo?
Essa é mesma que comprou o Hürjet da Turquia?
Pela merreca de 3,2 bilhões de euros?
Mais de 40?
https://www.aereo.jor.br/2025/10/04/espanha-substituira-frota-de-f-5-com-ate-45-jatos-hurjet-da-turkish-aerospace/
https://www.aereo.jor.br/2019/11/28/espanha-compra-24-treinadores-turboelice-pilatus-pc-21-por-e-205-milhoes/
Substituíram os jatos C-101.
Pare de espalhar fakenews.
Vai dormir, imbecil. Te informa antes de acusar os outros de forma leviana. Se tu tens sonhos molhados com LIFT a jato, o problema é teu.
Eles não estão de brincadeira, esse é o resultado de décadas de investimento em educação, pesquisa, engenharia, erros e acertos .
Não gosto desses gafanhotos, mas eles sabem investir e se dedicam, nisso tenho que admitir que eles pensam MUITO à frente ao contrário que alguns governantes ocidentais que pensam só de 4 ou 5 em 4 ou 5 anos. Os caras pensam lá, 20 ou 30 anos até mais, investindo em planejamento, educação e não tem medo de errar. Lembra o que eles fizeram com o Varyag?
Detalhes, inclusive a MB também “ensinou” eles a operarem NAe’s, agora nós nada temos e eles tem Know how de construção.
Concordo plenamente contigo
Lembra um pouco outro treinador chinês o treinador e caça leve chinês FTC-2000 (JL-9), fabricado pela Guizhou Aircraft Industries Corporation (GAIC) e comercializado pela Corporação das Indústrias de Aviação da China (AVIC), só que bimotor.
Lembra muito um F1CK só que com deriva dupla.
Acho incrivel quando alguém critica “copiar”, pois até para copiar um projeto precisa de uma base técnica e industrial consolidada, em meu ver deveriamos esta no mesmo caminho que os Chineses fazem, copiam, copiam, aprende e depois desenvolve os seus proprios projetos.
Como dizem lá nos morros do Rio…
Copia não comédia!
E principalmente para treinar pilotos para porta aviões e um caça leve de exportação.