Índia e Rússia firmam MoU para produção em território indiano do jato Sukhoi Superjet 100
Sukhoi Superjet 100
A Hindustan Aeronautics Limited (HAL), fabricante estatal da Índia, e a United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para a produção, em território indiano, do jato regional Sukhoi Superjet 100 (SSJ 100). O acordo, firmado em Moscou em 27 de outubro de 2025, marca o primeiro caso em mais de 30 anos em que a Índia produzirá integralmente um avião de passageiros civil.
Segundo os termos públicos do acordo, a HAL receberá o direito de fabricar o SSJ 100 para clientes domésticos indianos, com possibilidade de exportação futura. A aeronave — produzida pela UAC sob a marca Superjet — tem capacidade para 100 passageiros e já acumula mais de 200 unidades operacionais em 16 companhias aéreas globais.
Para a Índia, o pacto reforça a estratégia “Make in India” e sua ambição de se tornar um polo de fabricação aeroespacial. Para a Rússia, representa um reforço da cooperação tecnológica bilateral. No entanto, a iniciativa ocorre em meio a tensões comerciais e à questão das sanções norte-americanas ao setor aeroespacial russo.■

SAIBA MAIS:
Independência Tecnológica: Sukhoi Superjet 100 voa sem peças importadas

O planejamento indiano é a longo prazo. Provavelmente irão chamar mais uma ou outra empresa para produzir também e, em certo momento, estarão lançando os próprios, inicialmente com tecnologias combinadas, mas em algum momento irão lançar um 100% indiano.
Gasta bastante agora aprendendo e depois busca autonomia.
Autonomia que ate agora não conseguiram com os caças
A India produziu o Marut ainda nos anos de 1960, o MiG-21 sob licença, o Avro e o Su-30 sob licença, quando foi isso que vc falou e esqueceu deste detalhe gigante aqui?
Esse é o objetivo do Make in India.
Era para ser o objetivo dos vários ToTs que o Brasil pagou também mas não usou.
A ìndia aprendeu com os ToTs, o Brasil só gastou com eles…
Política indústria séria, governo financiando base indústria, empresa aérea índia terá financiamento de pai para filho para adquirir o avião russo construindo na índia.
Aquisição de avião comercial da Embraer de prateleira pode esquecer.
Não sei se haverá mercado para essa aeronave na Índia.
Há muito tempo eles podem comprar os E-Jets, tão ou mais eficientes e confiáveis do que os SSJ-100, mas não mostraram interesse. Há muito poucos jatos brasileiros na Índia, se é que há algum. Vão comprar um aparelho filho único de mãe solteira com grandes problemas no suporte?
Alguns Legacy, Lineage e E175 operam hoje na índia. Fora aeronaves de defesa.
Aeronaves comerciais são muito poucas.
As empresas indianas operam com centenas de Airbuses e Boeings, e tem mais de mil aeronaves A320 e B737 contratadas. Mas quantas aeronaves de 70/130 lugares eles encomendaram? Quase nada.
Há mercado para mais de 200 aeronaves só na Índia.
Verdade, acho que a Índia firmou um contrato com a Rússia porque não tinha nada melhor para fazer no dia.
Concordo que os E-Jets são melhores que os SSJ-100,porem os Russos fornecem algo que a Embrear nunca poderia fornecer assim como a Saab não pode fornecer com gripen ao Brasil, transferencia total de tecnologia, desde de motores a sistemas criticos da aeronave.
A índia na indústria aeronáutica é o Brasil em indústria espacial, só decisões estúpidas que só podem ser explicadas sob a lógica não republicana.
Eu só acho que eles estão tomando a atitude certa em produzir localmente, eles não vão projetar vão pegar um projeto que já tem mais de 200 voando e só produzir no seu país só gente burra não faria isso já que os custos de projeto são bilhionarios e eles sabem bem disso melhor que vc que critica uma ação inteligente dos indianos.
Se eles fossem inteligentes estariam produzindo localmente os E-Jets e não o SSJ.
E desde quando a Embraer tem toda tecnologia dos ejets para liberar em tot? Os ejets são superiores mas a grande maioria dos componentes são estrangeiros, não muito tempo atrás a Rússia já voou o ssj 100% russo.
E para produzir localmente precisa de ToT de componentes por acaso. E sim, a Embraer já produz muita coisa e tem muita tecnologia que poderia transferir, se fosse o caso. E as empresas aéreas querem é operar uma aeronave que seja mais eficiente e que lhes traga maior rentabilidade. Não estão nem aí se foi produzida localmente ou não. O governo pode dar incentivo, redução de imposto, ou aumento de imposto para importação e etc. Mas pagará pelo combustível a mais gasto por uma aeronave menos eficiente, pagará por um suporte ao cliente ruim, etc. E dependendo da demanda a… Read more »
Só falou água em!?
Algo que fiquei em duvida foi se essa versão produzida na Índia seria aquela apenas com componentes russos