Alemanha encomenda 20 novos Eurofighter Tranche 5 com radar ECRS Mk1 de última geração
A NETMA e a Eurofighter Jagdflugzeug GmbH assinaram oficialmente um contrato para a aquisição de 20 caças Eurofighter Tranche 5 para a Luftwaffe, a Força Aérea Alemã. Os novos jatos serão equipados com o avançado radar ECRS Mk1, desenvolvido pela HENSOLDT em parceria com a Indra, o mesmo sistema utilizado na frota Quadriga.
O ECRS Mk1 — sigla para Eurofighter Common Radar System Mark 1 — representa a nova geração de radares para os caças Eurofighter, oferecendo capacidades de detecção únicas projetadas para garantir superioridade aérea no ambiente de combate do futuro.
Radar de nova geração
Baseado em tecnologia AESA multicanal (Active Electronically Scanned Array) e em um processador de alto desempenho, o ECRS Mk1 amplia significativamente as capacidades operacionais do Eurofighter. A arquitetura do sistema foi desenvolvida para cobrir todo o espectro de missões de combate: desde operações ar-ar avançadas até alta resolução ar-solo, além de fornecer capacidades passivas e ativas de guerra eletrônica.
Cooperação europeia
O radar será utilizado pelas forças aéreas da Alemanha e da Espanha, fortalecendo a interoperabilidade entre aliados europeus e consolidando o Eurofighter como um dos principais vetores de defesa aérea no continente. Ao todo, cerca de 200 radares ECRS Mk1 serão entregues aos dois países nos próximos anos.
O novo contrato integra o esforço de modernização da frota alemã, garantindo que os Eurofighter Tranche 5 incorporem as tecnologias mais avançadas disponíveis para manter paridade e vantagem estratégica frente a ameaças emergentes.■

Eurofighter vai produzir alem de 2030!!
Quem opera fica feliz da vida! Vida Longa!
As versões mais novas, a versão Tranche 1 ninguém quer, se não me engano a Tranche 1 não dá para modernizar!
Podem sim, a questão é a decisão de cada pais em gastar uma pancada de dinheiro em um caças com de 20 anos em serviço ou vender por um “bom preço”, o comprador pode investir e fazer a atualização. Acho que a quantidade geral de Tranche 1 não é grande em cada pais, isto tabem deve pesar na decisão.
A Espanha e Australia modernizaram alguns Tranche 1. 4 da RAF nas Malvina, serão mantido até 2027.
https://www.aereo.jor.br/2013/10/26/cacas-eurofighter-austriacos-receberam-as-mais-recentes-atualizacoes-do-tranche-1/#:~:text=Segundo%20nota%20divulgada%20pelo%20cons%C3%B3rcio%20Eurofighter%20na,como%20parte%20de%20um%20programa%20de%20moderniza%C3%A7%C3%A3o%2C
https://www.airforce-technology.com/news/spain-receives-first-upgraded-tranche-1-eurofighter-fighter-jet/#:~:text=The%20Spanish%20Air%20Force%20has,as%20part%20of%20a%20contract.&text=Credit:%20%C2%A9%20Airbus.-,The%20Spanish%20Air%20Force%20has%20received%20the%20first%20upgraded%20Tranche,Experimental%20Logistics%20Centre%20(CLAEX).
https://www.key.aero/article/bae-systems-rafs-tranche-1-typhoons-could-be-upgraded-and-retained#:~:text=View-,BAE%20Systems:%20RAF's%20Tranche%201%20Typhoons%20could%20be%20upgraded%20and,No%203%20(Fighter)%20Squadron.
ótima compra, esse radar é um aditivo enorme ao caça
O interessante é que esse AESA que equipa os tranche 5 alemão e espanhol sao uma evolução do AESA instalado no Eurofighter do Qatar (que deve terminar na Turquia).
O AESA dos novos tranche 5 UK e italianos sao uma evoluçao do AESA do Gripen E Raven fabricado pela Leonardo.
Sim, ambos muito bons, mas o da Leonardo que é para UKe Itália, é melhor, ele foi feito para ser de fato uma antena de Guerra Eletrônica, tem uma sensibilidade aprimorada, maior processamento de dados, mais capacidade de não ser enganado por Guerra Eletrônica, é radar no Estado da Arte, como o do F35
É um excelente caça, e indo de encontro com que muitos acham, ele é um caça bonitão e de características singulares
É uma ótima máquina de guerra mesmo, mas não consigo achar bonito, acho ele meio disforme, pra é mim é um pouco menos feinho que do J-10C, mas talvez eu só não ache ele bonito pq os outros dois exemplos de caças europeus atuais são MUITO bonitos, no caso o Gripen e o Rafale.
E com uma hora de voo proibitiva para vários orçamentos, na casa de 80.000 euros em 2017. Hoje deve ser um pouco menos, ou não.
https://www.aereo.jor.br/2017/07/06/austria-hora-de-voo-do-eurofighter-e-de-80-mil-euros/