Aeronave OA-1K Skyraider II da USAF cai próximo a Oklahoma City — tripulação escapa ilesa
Uma aeronave de ataque leve OA-1K Skyraider II da United States Air Force caiu no dia 23 de outubro a menos de 10 milhas da Will Rogers Air National Guard Base, em Oklahoma. O acidente não deixou feridos entre os dois ocupantes — um piloto da ativa e um contratado civil —, que conseguiram escapar ilesos da aeronave.
O episódio foi confirmado pela Oklahoma National Guard nas redes sociais. A aeronave pertencia ao 492nd Special Operations Wing, unidade da ativa da Força Aérea, que opera a partir da base da Guarda Nacional Aérea de Oklahoma, colocalizada com o aeroporto internacional de Will Rogers.
De acordo com dados de rastreamento de voo, o acidente ocorreu logo após a decolagem durante uma missão de treinamento de rotina. Imagens feitas por repórteres e entusiastas da aviação mostram a aeronave com danos significativos na asa e no nariz, possivelmente após colidir com um poste de energia. Um vídeo não confirmado divulgado no TikTok mostra o OA-1K voando a baixa altitude, passando rente a uma estrada e obrigando um motorista a desviar bruscamente.
Este é o primeiro incidente registrado envolvendo o OA-1K desde sua entrada no inventário da Força Aérea. A aeronave — baseada em um avião agrícola fabricado pela Air Tractor — foi adaptada para missões de vigilância e ataque leve no programa “Armed Overwatch” e começou a ser recebida em abril deste ano. A modificação e integração de sistemas militares são realizadas pela L3Harris Technologies.
Com trem de pouso traseiro do tipo tail-dragger, característica rara na frota da Força Aérea, o OA-1K deverá ser operado principalmente a partir da Davis–Monthan Air Force Base, no Arizona, enquanto a 137th Special Operations Wing, em Oklahoma, será responsável pelo treinamento de tripulações.
As causas do acidente estão sendo investigadas por equipes da Força Aérea. O comando da Air Force Special Operations Command informou que as operações de treinamento serão mantidas, mas com atenção redobrada aos protocolos de segurança.■

O Ipanema é mais bonito….
Nunca será um Tucano!
Não vamos entrar no mérito da beleza, quanto a parte técnica “ Nuca será um Tucano ou mesmo um Super Tucano” entendam de uma vez por todas, esse avião não foi idealizado para fazer o serviço do Tucano, nem do Super Tucano, os requisitos técnicos e operacionais são outros.
A grade parte dos aficionados defensores, veneradores do Super Tucano nem sequer estudaram um comparativo entre os dois aviões e muito menos olharam os requisitos técnicos e operacionais do processo seletivo de compra dessas aeronaves.
Caiu porque é feio d+ A parte boa é que a tripulação saiu ilesa.
Feio é você…
Só um dia “normal” na aviação agrícola, tinha um rede de energia elétrica no fim do talhão
Não consigo entender como a USAF aceitou uma aeronave de combate, que mesmo em uso mais limitado enfrentará ameaças inimigas, que não pode ter assento ejetor, tudo por uma questão de menor custo – lembro que se fosse por uma questão de nacionalismo contra o Super Tucano (comprovado em combate ser o melhor), eles poderiam ter optado pelo Beechcraft AT-6 Wolverine.
Você não entende pois analisa a questão sob a ótica da Embraer e não dos RoI e RoP da USAF.
É o mesmo caso do +1, pra você só vale o marketing da Embraer, qualquer coisa diferente disso, é nacionalismo, vira latismo e outras bossas.
O que vale pra ti, não é o que a USAF, ou qualquer outra força armada pretenda, mas o que a Embraer tem pra vender.
Além do que era a versão anterior do “avião agrícola” que combatia o IE na Líbia e a Al Qaeda no Sinai, não era o ST.
Quanta bobagem junta. Quer dizer que dar uma melhor chance de sobrevivência p/ o tripulante é nacionalismo? Sem falar que eu disse que poderiam ter optado pelo AT-6, não disse que tinha que ser o Super Tucano. Sua perseguição a Embraer já tá mais do que chata, mas pelo menos faça crítica embasada em fatos.
Luciano, só internando o sujeito mesmo. Em nenhum momento, em seu comentário, disse que teria de ser um avião Embraer. Vc falava apenas da questão de não ter assento ejetável. É que o sujeito não admite o sucesso da Embraer e não perde oportunidade (mesmo que esta não exista) de criticar. Só o fato dele chamar o KC390, disparado o melhor cargueiro tático do mercado na atualidade, de “+1”, já demonstra o preconceito irracional do cidadão contra a Embraer. Mas deixa, quanto mais ele fala mal, mais a Embraer conquista mais clientes. Só este ano já foram vários contratos assinados… Read more »
Melhor cargueiro tático da atualidade em sua categoria, ou você vai dizer também que os cavalos mecânicos: Volvo FH 540 / Volvo FH 750 / Scania R 500 / Scania V8 770 / Mercedes-Benz Actros 2651/ DAF XF 105 para operar com carretas de três eixos que puxam cargas leves em curtas distâncias atravessado cidades e rodados por ruas estreitas?
Sim a Embraer é um sucesso, mas não em todas as categorias de aeronaves, e muito menos em todos os setores da aviação!
Ele ta certo, errado ta o psiquiatra que deu alta.
Poxa Maurício, chega a ser chato seu comentário.
Primeiro, o Luciano não “exigiu” que fosse o A-29 o escolhido e sim, disse que o mesmo possui mais capacidades de sobrevivência em campo.
Segundo, como sempre diminuindo a EMBRAER, mesmo sendo uma empresa de sucesso.
Criticar a EMBRAER, é direito seu, mas distorcer comentários dos outros, é sacanagem.
Como um brasileiro fica contra a Embraer ? Kkk
Não é obrigado a concordar com tudo porém ficar contra e loucura
nosso o ST é um avião Brasileiro feito nos EUA com material de ponta brasileiro, kkkkkkkkkkkkkkk o ST é mais americano que Brasileiro, ainda mais sendo feito nos EUA, como o colega disse tem o AT6, aí a USAF vai mandar um piloto em caixão voador, sabe-se lá o pq.
Bingo, sua colocação é perfeita.
O que você fala é fato, é algo óbvio. A questão é que nos EUA existe em equipamento militar uma dimensão chamada lobby, e isso explica escolherem esse avião agrícola ao invés do AT -6.
Que eu me lembre são programas e concorrências distintas, tanto o ST quanto o AT6 não foram concorrentes neste programa…
Helicópteros que combatem lado a lado com esse tipo de aeronave também não tem assentos 💺 EJETÁVEIS
O serviço que esse tipo de avião faz, não muda em nada ter ou não ter assentos 💺 EJETÁVEIS.
https://youtu.be/G7wyifgx6UA
Vai no Tucano que é sucesso!
ST isca de manpads.
Algum projetista da Embraer abusou sexualmente de você, né? Só pode. Talvez assim Freud explique.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Melhor resposta desde: MAURÍCIO R. VS EMBRAER.
O melhor comentário….
huash huash huash
Amigo Leandro, acho que é uma mistura de masoquismo com extrema carência de atenção que precisa que alguém interaja c/ ele mesmo que seja p/ lhe criticar duramente
Luciano, eu realmente não o entendo. Se as críticas pelo menos tivessem alguma base ou fizessem algum sentido, até poderíamos concordar ou discordar. Pelo menos debater os argumentos seria possível.
Mas como não são, acho que você tem razão. Ele tem algum problema psicológico ou algo assim. Só pode.
Grande Mauricio, estava em coma por esses últimos dias? Fiquei esperando você em várias noticias da EMB por aqui.
Mauricio, o banho de sol acabou, venha aqui para colocar a camisa de força.
se conseguissem colocar uma torreta no ventre dessa aeronave seria interessante d+
Isso que dá confiar no projeto de uma avião agrícola…. ele ficou com saudade, queria voltar para as plantações de trigo.
Podia ser pior. Podia ser o PZL M-15…. horrorooooso
Por favor não me provoquem, tenho um especial ‘carinho’ por aeronaves esdrúxulas/exóticas, lembro que há algum tempo num canal do YT resolveram fazer um vídeo sobre ‘ugly airplanes’, achei muito fraquinho mandei minhas sugestões e foi feito um novo vídeo c/ as gracinhas que relacionei (não repeti as já mensionadas no vídeo): Abrams P-1 Explorer Aeronca C-1, C-2 e C-3 Amiot 143 Blackburn R1 Blackburn (p/ os que não o conhecem eu não dupliquei por engano, é realmente o nome dele) Blackburn Sidecar Dewoitine D.338 (a distância da hélice do motor central até a cabine do piloto dá p/ pousar… Read more »
Mas como assim não tem o Fairey Gannet na lista? Hehehehe
Mas imagino que talvez tenha na lista original.
Gosto de vários desses, principalmente o Gee-Bee. De fato, estou terminando de ler uma biografia do Jimmy Doolittle na qual aparecem as impressões dele ao voar o Gee-Bee. Basicamente o avião é um assassino. Você precisa prestar atenção em absolutamente tudo o que faz. Todas as manobras, todas as aplicações de potência, tudo. Cada movimento tem que ser Chapolínico. Friamente calculado hheheheh. Senão o avião te mata. Bem interessante, para falar a verdade.
Quanto ao Fairey Gannet realmente não me lembro da lista original. Penso que no check list pra voar o Gee-Bee o 1º item era: Testamento assinado.
O Brewster Buffalo tem lugar de honra nessa lista….
Não vão deixar espaço para nenhum Savoia???
Caros editores, humildemente sugiro que façam um post sobre as aeronaves dotadas de ‘beleza alternativa’ que poderia receber nos comentários sugestões de candidatas p/ a lista, talvez rolando até uma votação, se alguém tiver disposição p/ contabilizar os votos.
“Aviação agrícola é considerada uma das formas mais perigosas da aviação, com uma alta taxa de acidentes em comparação com outros segmentos”, ainda bem que a tripulação estão bem!!!!.
O chão onde este avião bizarro colidiu passa bem…