O Comando da Aeronáutica publicou no Diário Oficial da União um aviso de inexigibilidade de licitação para a aquisição de 11 helicópteros UH-60L Black Hawk provenientes do programa Blackhawk Exchange Sales Team (BEST), do Exército dos Estados Unidos.

A contratação direta foi justificada pela inviabilidade de competição para atender às especificações técnicas do projeto, amparada no artigo 74, inciso I, da Lei 14.133/2021, que rege as licitações públicas no país.

De acordo com o documento, os helicópteros serão integrados à frota da Força Aérea Brasileira (FAB), totalizando 24 aeronaves UH-60L/S-70A em operação — incluindo as 13 já adquiridas anteriormente. A empresa ACE Aeronautics foi selecionada como fornecedora, com valor total do contrato de US$ 229.970.155,78, equivalente a cerca de R$ 1,3 bilhão na cotação atual.

Além da compra das aeronaves, o contrato prevê a prestação de serviços de aplicação da solução integrada BrIFD G5000H, sistema que moderniza a aviônica e os equipamentos embarcados, elevando o padrão operacional da frota.

Processo e prazos legais

A publicação, feita pelo Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, abre um prazo de 10 dias úteis para manifestações de interessados, conforme previsto na Súmula 255 do Tribunal de Contas da União. Após esse período, o contrato poderá ser formalizado.

A aquisição dos Black Hawks reforça a capacidade de transporte e apoio logístico da FAB, ampliando a disponibilidade de meios para missões de busca e salvamento (SAR), evacuação médica (MEDEVAC), operações especiais e apoio a desastres naturais.

Reforço operacional

O UH-60 Black Hawk é um helicóptero multimissão amplamente utilizado por forças armadas de dezenas de países. No Brasil, a plataforma vem sendo empregada desde 1997, com alto índice de disponibilidade e desempenho comprovado em operações na Amazônia e em ações humanitárias.

Segundo fontes militares, a expansão da frota permitirá ao país aumentar a cobertura aérea em regiões estratégicas e reduzir custos de manutenção ao unificar a linha de helicópteros utilitários de médio porte.■


Subscribe
Notify of
guest

214 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafa

Para desespero da militância, adquirimos mais armas do malvadão Laranja.
Que fase..

Macgarem

Equipamento “du mal”

Wilson França

Defina militância. Os empresários que perderam contratos nos EUA por conta das taxas?

Heli

American passport detected

Rafa

Cara, militância são aqueles que até 2 meses atrás estavam falando: Ah.. a gente não precisa de GPS pode bloquear, o Laranja é o malvadão, bom mesmo é a China e Irã.. Tipo o cara prefere uma ditadura.. chega até ser complicado discutir..

José de Souza

jurava que era o cara que preferia o Brasil ser arrasado que o criminoso do papai dele ir pro xilindró. Pensamento ZERO no Brasil, só na “família” dele, que se diz cristã, patriótica, honesta…

Rinaldo Nery

O cérebro é uma máquina formidável! Trabalha 365 dias por ano, 24h por dia, desde o nascimento da pessoa. Até o dia em que vira esquerdista: daí pára!

Fernando Vieira

Qualquer um que tenha político de estimação já aposentou o cérebro há muito tempo.

Eu gostava mais quando a moderação não deixava as torcidas organizadas desviarem do tema, ficava mais limpo, mais técnico. Mas eu tenho certeza que eles tem mais o que fazer do que ficar lendo comentário de criança birrenta, então eu entendo eles.

Vocês parecem aquelas lavadeiras que ficam na beira do rio fofocando e defendendo seus maridos discutindo qual marido é melhor, enquanto os dois estão juntos lá na zona.

Leonardo Cardeal

É isso meu caro, político de estimação em uma terra como a nossa onde só tem ladrão… Isso é escolher bandido de direita ou esquerda.. ou ainda centro…..

José Joaquim da Silva Santos

na cara não…

Ricardo Bigliazzi

Eles estão na torcida tambem

Joao

Para, não…. Dá marcha ré….

No One

Inteligência mesmo é ser pano de bunda bolsonarista… Que delícia. Patriota! Kkkk

Nativo

Aí você tem que pôr na conta a outra militância que jurava que ele iria acabar com o esse governo.
Aliás esse excesso de militâncias está sendo uma boa m, para o país.

Pablo

E nao está acabando?

Nativo

Não, o que lhes diz que o Trump está acabando com o governo? Atrapalhando o comércio sim, igual está agindo com o resto do mundo, nesse universo, isso não significa acabar.

Pablo

Estranho, em maio ou junho (nao vou pesquisar a data certa agora) o governo cortou verbas de varias pastas, dentre elas, saúde e educação. Em agosto entrou a taxação do trump. Essa tua informacao nao ta batendo. Quem estava atrapalhando antes de agosto? O proprio governo??

Rafa

Uai, o que a direita tem feito? Lula tem governado sem interferência nenhuma. Vcs estão governando fazendo o que quer.. prendendo quem quer, fazendo o que quer.. Bem diferente do governo anterior.
Oposição sempre deve ser bem vinda, senão vira ditadura. Tanto esquerda, quando direita.

Nativo

Nesse “sem interferência alguma” já suspeito que sua fonte de notícias seja jovem Pam ou qualquer garoto do YouTube.
E vocês tem governado, não lembro de fazer parte da administração federal se meu nome tiver por lá, quero meu salário kkkkkkkkkkk. Sem rachadonhas.

Last edited 24 dias atrás by Nativo
Rafa

Vc não deve estar falando inferência do Congresso / Senado né?
Pq somente DITADURAS é que não tem essas interferências..

Qual outra vc está falando?

O STF está a favor do Lula, bro. Quer maior apoio que esse? Não tem..

Luciano

Não confunda críticas justas e firmes as políticas da atual gestão norte-americana, com um suposto ódio aos yanks. O Brasil tem e terá boas relações com os EUA, e nosso governo nunca disse que iria romper eles, bem pelo contrário, ficou surpreso com o ataque, mesmo que sejamos um bom sócio comercial.

O que for preciso, compraremos deles, o que não for, não compraremos. O Black Hawk é o melhor helicóptero para nosso clima, possui a melhor logística, e é ideal para as funções que precisamos.

Caravaggio

É por aí. Mas o Rafa é bolsominion, nunca vai entender um discurso sensato, lógico e bem elaborado.

Figueiredo

Se for Bolsominion é ser conservador, defender a família, crer em deus e ser patriota nacionalista, então me inclui que eu também sou, esquerda woke globalista pira quando o Rui Pimenta da esquerda nacionalista diz que a saida para do Brasil sair fora do globalismo é a união do bolsonarismo com a esquerda nacionalista…..agora uma solicitação de compra não significa que a compra esta oficializada, leiam direito, não é compra garantida, é uma solicitação de abertura de processo sem licitação por interesse de soberania nacional, independente de ser americano/russo/chinês, tenho uma queda pelo MI 35, moro em Porto Velho e… Read more »

Rafa

Eu ia responder o ataque pessoal, mas vc respondeu perfeitamente.
Os caras confundem direita e bolsonarismo.
Enfim, aqui não é o lugar para discutir isso..

Rinaldo Nery

Já respondi isso. Vc não leu.

Joao

A verdade é simples…
Anv de lotes diferentes, mesmo do mesmo tipo e série, com enormes diferenças.
Péssima logística russa.
Anv de doutrina superada até pelos russos.
Caro de manter, desviando recursos de melhores soluções e meios mais importantes.

Joao

Sensato é o discurso do Lule…
Usuários tem de ser presos… traficante é vítima da sociedade…. Perfeito….

Melhor q esse, foi o Cuba é um lugar bom…. Tudo redondo….

Rafa

Concordo plenamente contigo.
Mas volte uns 2 meses aí que vc vai ver a militância torcendo pra cancelar GPS e Starlink, etc..
São uns sem noção.. Não imaginam o mal que isso faria para o Brasil.

Nei

Rafa, toda vez que elogiar equipamento americano, europeu, você é bolsonarista. Não concordar com o atual governo, você é bolsonarista, chega a ser chato.

Rafa

Kkk. Pois é..

Pablo

Se tu voltar uns 3 anos, vai lembrar que o PT queria acabar com a compra do centauro

Rafa

Bem lembrado!

João

A FAB não tinha 16 unidade? Cadê os 3 faltantes?

Luciano

Problemas técnicos e estruturais, devido ao uso intenso. Cada força aérea tem uma tática de uso. Alguns usam em pool, ou seja, um pouco cada aeronave. Outras usam 1, 2, ou 3, intensamente, poupando as demais.

João

Viraram peças de reposição?

Luciano

Provavelmente.

felipe

achei que só os Mi-35 que davam problema

Dworkin

Que militância ? Cara, voces não conseguem um comentário sem fazer birrinha politica meu deus.

Heli

É o pessoal que torce para a Helibras fechar a linha de montagem CKD do H225 Caracal. Melhor gerar empregos no Texas

Camargoer.

os dois aparelhos são de categorias diferentes. Sai complementares,

uma ideia seria substituir paulatinamente os BlackHawk por um equivalente feito na Helibras, mas isto demandaria um período de transição talvez de 20 anos.

Rafa

Muito pelo contrário. Queria muito que tudo fosse produzido aqui. Tudo.
Vc sendo pró China, quer q tudo seja construído lá?
Nada a ver seu comentário..

Last edited 24 dias atrás by Rafa
Mauricio R.

A linha CKD do Caracal “serra eixo” gerou empregos na França (célula) e também na Indonésia (braço da cauda).

Rafa

Amigo, compras militares são 99% política. Ou vc acha que o Irã/Venezuela/Coreia do Norte vão comprar blackhawks?

Marcelo

Comprando Mais sucatinha armazenada no deserto.
Que fase !!!

Camargoer.

Pois é. eu também tive a impressão que são aparelhos de segunda mão, o que vai demandar uma revisão.

Para uma frota pequena assim faz pouca diferença, mas fico com aquela sensação de ter visto isso com os F5. Tinha ido comprados novos em Santa Cruz e os Agressotes em lá no RS. A frota só foi padronizadas durante o programa F5M

Santamariense

Se informem antes de escrever. Tem a informação aqui no Aéreo, basta procurar. Os 11 H-60L adquiridos serão totalmente revisados e receberão a suíte aviônica Garmin G5000H. Esse mesmo equipamento será instalado nos 13 H-60L já operados pela FAB. Assim, as 24 células serão totalmente padronizadas.

José Joaquim da Silva Santos

Já da pra vir chipados…

Rinaldo Nery

São usados, porém serão revisados. Pelo preço, compensou. Oficiais do COMGAP estiveram nos EUA para verificar isso in loco, inclusive a condição dos helicópteros.

FELIPE

Pior que tem muita coisa bem conservada a venda, este FMS dos EUA salvam muitas forças armadas com poucos recursos, até doaram centenas de blindados de graça para nós… Por sua vez, doamos pra Paragua, Bolivia…

FELIPE

Cara se vc não leu serão modernizados, e sempre passam por uma revitalização. A guerra da ucrania já devia ter ensinado os entusiastas do assunto que equipamento usado também mata, até mesmo o obsoleto pode fazer diferença dependendo do contexto.Tanto EUA como Russia possuem muitos equipamentos usados que são constantemente revitalizados e modernizados. Basta pesquisar, não há mal algum nisso, na verdade é a unica saída viável para quem tem poucos recursos.

Wagner Figueiredo

Sempre tem os “left” pra negativar..rsrs

Caravaggio

Exatamente o que vc faz qd a noticia é algum acordo com chinês. Minto?

Wagner Figueiredo

Não..pelo contrário.. sou fã do caça J10 C…a China tem umas coisinhas interessante..mas o povo aqui tá muito chato..hehe

Camargoer.

e tem confunda “all right” com “heill right”

Wagner Figueiredo

😁😁😁😁

Talisson

O RS, estado já em crise e agora atingido pela enchente de 2024, perdeu diversas empresas exportadoras pela politica errática do Trump com a ajuda daquele moleque que ta escondido la nos EUA. Perdas inclusive na Taurus, na transformação de metais e no setor calçadista.
A sociedade, os funcionários e os empresarios atingidos fazem parte da militância?

Rodrigo

Você sabia que o Brasil taxar empresas americanas e chinesas em nível ate mais alto…a Taurus ja tem uma indústria nos EUA. E ja tinha plano de aumenta a produção lá, as tarifas so fez acelerar o processo

Luciano

Informação parcial. Tem muito mais que isso. Compramos mais deles, do eles de nós. A média de imposto sobre os produtos deles é apenas 2.5%. Os impostos maiores são para proteger nossa indústria, do contrário, eles nos quebram. Não vamos aceitar virar fornecedores de matérias primas e comida. E vale pra China, temos que nos proteger dos chineses também.

Daniel

Moleque foi o presidente brasileiro ao não ir negociar com os americanos logo que foi anunciado o “tarifaço”. Ele tem que parar de ser criança e ficar se vitimizando quando todas as bobagens que ele faz trazem consequências para o país. Enquanto isso, muitos países negociaram e reverteram as taxas.

Nativo

O comércio entre os dois países e mais favorável aos EUA do que a nós, e o Brasil quem deveria correr atrás para não ter problemas com esse cliente? Pelo amor de Deus.

Bosco

Uai!
Se sua afirmação é verdadeira então apesar da balança ser mais favorável aos EUA fato é que os EUA abriu mão dessa vantagem e vai procurar compensá-la de outra forma, em outros mercados, ainda que se prejudique, em nome de sua política de Estado, exercendo sua soberania.
O Brasil está disposta a fazer o mesmo?
Se a resposta for sim não há o que os referidos chefes de Estado discutirem.

Daniel

Fala pra mim quem é que foi taxado? Acha realmente que os americanos que colocaram a taxa deveriam correr atrás do Brasil? É sério que você escreveu isso mesmo?

Luciano

Exato. Eles que deveriam ter vindo conversar, antes de nos punir por causa de política interna nossa. É o cúmulo do absurdo. Lula fez certo, e azar dos traidores que apoiaram o tarifaço, se ele agora aproveita politicamente. Faz parte do jogo.

Bosco

Esse é seu ponto de vista.
Pelo meu ponto de vista traidor é um cidadão que apoia que uma parcela significativa de compatriotas que excederam no seu direito de protestar e cometeram o grave crime de destruição de patrimônio público sejam acusados de golpe de Estado e condenados a penas cruéis.

Vinicius Momesso

Enquanto os “baderneiros canhotos”, danificavam o patrimônio público( inclusive em Brasília) e nada era feito. Enquanto uma manicure é condenada a uma pena equivalente a por tráfico de drogas , por simplesmente escrever uma frase com batom, onde água e sabão era o suficiente para limpar.

Luciano

Cara, quebrar coisas, por causa de um protesto, já aconteceu várias vezes, e muitos foram punidos.

O que ainda não tinha acontecido é um avanço contra a praça dos três poderes, pedindo intervenção militar, anulação de eleições democráticas, e destruindo patrimônio do povo brasileiro. E tudo isso estimulado por um grupo que já foi condenado por trama golpista.

Tu compreende que é diferente, que tua comparação é simplesmente um ultraje juridico, que não tem sustentação na maioria dos juristas? Além disso, 80% dos que invadiram, cumprem pena em liberdade ou fizeram um acordo por sua liberdade.

Bosco

Avançar na Praça dos Três Poderes: não configura crime previsto em lei.
Pedir intervenção militar: não configura crime previsto em lei
Pedir anulação de uma eleição que se julga fraldada: não configura crime previsto em lei.
Destruição de patrimônio público: Crime previsto no Código Penal, art. 163 . Pena: Detenção de um a seis meses, ou multa.

Nei

Aula de direito penal, realizada com sucesso.

Luciano

Amigão, não te faz de louco. Tu viste o julgamento, não é? Tu sabes que há método, sincronizado em uma linha de tempo, e com as pontas ligadas pela PGR. Milhares de mensagens, ligações telefônicas, documentos, e um sonoro 4 a 1 na turma do STF. Mas eu não vou acusar o Fucks de golpista, e nem perseguir ele.

Por mim, golpista e traidor, que apodreça na cadeia.

Bosco

. “Milhares de mensagens, ligações telefônicas, documentos,”
Você tá falando do quê? Da “Lava Jato”?
Quanto a ver o julgamento, há muito não vejo a TV “Justiça” e nem a Grobolixo.
Ambas as redes de televisão têm péssimos atores.

Rinaldo Nery

Tá de sacanagem…

Bosco

Um governo democrático como quer nos fazer parecer o atual devia saber conviver com uma parcela da população que pede intervenção militar, que chama o governo de “gopi”, que diz que todo político é ladrão, etc. Sempre foi assim na cleptocracia brasileira que fingia ser uma democracia plena enquanto tocava o teatro das tesouras. Só agora, no atual consórcio , onde ficou explicito que vivemos em uma democracia relativa , é que as autoridades se indispuseram contra essa parcela de insatisfeitos que outrora eram tolerados e até incentivados. Ao meu ver o ponto de virada da tolerância foi na percepção… Read more »

Last edited 24 dias atrás by Bosco
Luciano

A prova viva de que sim, se pode defender qualquer absurdo, e que somos uma democracia pujante, é que não tem um ICE pra bater na tua porta e te botar na cadeia por defender tanto absurdo. Tu és livre, inclusive para abandonar o Brasil.

Bosco

Quais absurdos especificamente eu defendo que de acordo com sua percepção eu deveria ser fuzila.. ops, preso? Dizer que somos uma cleptocracia? Se sentiu agredido? rsss Faz parte da bagaça??? rsss Tem uma posição privilegiada no establishment? rsss Aí no caso não sou eu que tem que ser juzil… ops, preso e sim a “Transparência Internacional” que diga-se de passagem só falou o óbvio. Qualquer um com mais de 2 neurônios sabe disso há muito tempo. https://www.gazetadopovo.com.br/republica/quem-e-janones-deputado-citado-por-ong-anticorrupcao-apos-confessar-rachadinha/ Pra mim, corruptos de todas as espécies que juram defender os interesses do povo mas o rouba de mão cheia deveriam apodrecer na… Read more »

Joao

Democracia pujante?????????
Não tem ICE, mas tem PCC, CV e milícia pra bater na sua porta e fazer do seu bairro e da sua casa sua prisão… com a conivência do GF e Supremo….

Joao

O exemplo de pensamento do i?i@ta left…

Dixon

Não perca tempo, alguns não queriam negociar tarifas, comercio, queriam apenas livrar da prisão o chefe. Diminuir penas de baderneiros não bastava, queriam a chamada “total e irrestrita”. Não vão!

Bosco

É pedido o livramento do Bolsonaro porque ele não cometeu o crime de que o acusam. Já os “baderneiros” já cumpriram a pena por “baderna” e já deveriam estar em liberdade há muito tempo. Vocês da situação, que mamam do Estado, se preocupam muito com a figura do Bolsonaro. Ele é passado. Já serviu ao seu propósito que foi o de tirar a venda de nossos olhos e com isso, quem tinha olhos pode ver o real cenário que existia no universo político brasileiro. *Isso me lembrou o filme “Eles Vivem”. O que aconteceu e acontecer de agora em diante,… Read more »

Last edited 24 dias atrás by Bosco
Caravaggio

Inacreditável o comentário do cara, onde desce a capachice geral…

Camargoer.

oi. Está chato.. e sempre as mesmas pessoas repetindo os mesmos comentários . da para entender porque o pessoal está indo embora..

Daniel

Claramente você não tem a menor ideia de como esse tipo de coisa funciona. 😂

André Macedo

“Muitos países” não tiveram o mesmo contexto do Brasil, nenhum outro país foi taxado por “perseguir os direitos humanos” do nosso santíssimo ex presidente, fora a oportunidade de enfraquecer o BRICS, já que o Brasil é o elo mais fraco nessa ligação. Seu pensamento é reducionista e entreguista demais.

Bosco

Ele não é santo mas não é culpado dos crimes a ele imputados. A questão aqui não é de santidade já que todos merecemos o inferno como recompensa. A questão é legal e de ponto de vista. O Trump entende que o Bolsanaro está sendo perseguido pelo atual regime brasileiro, do mesmo jeito que entende que o Maduro é um ditador na Venezuela. O Lula entende que o Bolsonaro é um criminoso e que tentou um golpe de Estado contra o seu governo democrático e legítimo e entende que o Maduro é o legítimo governante da democrática república venezuelana. Cada… Read more »

André Macedo

1. O Lula pode entender o que quiser, mas ele é chefe do Executivo, não do Judiciário, quando o Lula começar a mudar o diretor geral da PF trocentas vezes (coisa que o “não santo, mas meio santo” fez) aí podemos falar de interferência na autonomia dos Poderes. 2. O Lula também pode entender o que quiser sobre o Maduro, mas oficialmente o governo não reconhece a eleição venezuelana como legítima. 3. Lista de mentirosos atualizada: Mauro Cid, ex ajudante do mito, Gen. Freire Gomes, ex Comandante do EB, Tenente-Brigadeiro Baptista Júnior, ex comandante da FAB, entre outros… Rapaz, Jesus… Read more »

Last edited 24 dias atrás by André Macedo
Bosco

aimmm… bossonaro trocou o diretor da polícia federal troscentas vezes.. aimm bossonaro é importunador de baleia, aimmm… bossonaro é machista fascista taxista…aimm
Tenha dó cidadão. Vai catar coquinho, vai.

André Macedo

Perdendo a linha assim sua pipa vai parar lá na Casa Branca, ai você vai recuperar e o Trump te deporta… Conselho de amigo kkkkkkkkkkkkkkkkk tá vendo como é só apertar que o emocional fala mais alto, meteu baleia, táxi, fascismo e eu nem citei nada disso.

“ainn o lule acha que o maduro é melhor que o verde”

Last edited 24 dias atrás by André Macedo
Joao

Calma Bosco…
Daqui a pouco esse aí vai ser preso… segundo o ídolo dele, a culpa é do usuário, q tem de ser preso

Daniel

Cara, o seu pensamento é muito medíocre. Acha mesmo que o BRICS vai nos ajudar com alguma coisa? Qual apoio eles nos deram? Uma notinha?
Enquanto o Brasil precisar de tecnologia americana, nós somos OBRIGADOS a negociar. Assim como todos os outros países do mundo fizeram. E o teu presidente não fez nada para mudar isso. Não é questão de ser entreguista, é questão de ser pragmático. E se você entendesse o mínimo do assunto, saberia a diferença.

Luciano

A China aumentou as importações do Brasil em 30%, e a India em 15%.

André Macedo

Me mostre uma notícia ou fonte que confirme que o Brasil se negou a negociar ou não fez o possível, então. Você quer é que o Brasil abra as pernas pro papai trumpete e fica dando volta aí, pragmático kkkkkkkk
A China já anunciou diversos investimentos no Brasil e aumentou a compra de produtos brasileiros, fora os investimentos sendo feitos aqui pelo banco do BRICs.

Last edited 24 dias atrás by André Macedo
André Garcia

Que comparação descabida! Temos alguém conspirando diuturnamente contra os interesses do país só pra defender a família e uma situação diplomática delicada que demandava e demanda equilíbrio e cautela. Só não vê quem não quer.

Joao

Se o tarifaco atingisse locais com mais eleitores dele, teria negociado.
Achou melhor capitalizar o prejuízo dos outros

Nei

Cara entenda de uma vez por todas, que não é porque alguém é de direita, que concorda com o “moleque escondido nos EUA”, pare de generalizar.

Rafa

Talisson, me desculpe, mas o Trump é o cara mais bem informado do mundo. Se o moleque que está escondido lá nos EUA falasse apenas mentiras para o Trump, ele jamais teria voz na Casa Branca.

Taurus tá mal das pernas justamente por conta do governo atual.
Vendia milhares de armas/munição/insumos para consumo interno. De um dia para o outro, passou a vender 0 armas.

comment image

Last edited 23 dias atrás by Rafa
José Joaquim da Silva Santos

Vc tbm tava embaixo do bandeirão na paulista ?

Nei

Vamos aplicar reciprocidade: Como está o pão com mortadela?

José Joaquim da Silva Santos

Perdeu tempo, fez papel de bobo se acha que estou naquela bacia, nem naquela nem na que vc está.

Leitor.

Vixe la vem o patriota de pais alheio

Caravaggio

Vibrou?

W ciclope

O Brasil e em especial os governos petistas, nunca pregaram a ruptura comercial ou com a cooperação militar com ninguém, eles sempre pregaram a cooperação e nao a subserviência, livre concorrência, ao invés de só comprar da OTAN, afinal se consegue mais, melhor e mais barato assim!

Heitor

Estão cantando vitória em qualquer coisa, rapaz… Abaixa a bola aee, 3 anos passam rapidinho.

Rafa

Quando vc diz 3 anos, vc quis dizer 8 anos de Lula + 3 de Dilma + 4 de Lula e já falou que vai ser candidato em 2026..

A gente tem um amor danado por uma âncora segurando o Brasil. Tá doido..

Bosco

Na verdade são 8 de Lula, quase 6 de Dilma mais 3 de Lula novamente.
Ao todo já foram 17 anos do PT no Poder e se virmos os discursos de Lula hoje são idênticos a de quando ele era sindicalista e candidato a presidente.
As mesmas críticas ao “sistema”, as mesmas promessas, a mesma “indignação”.
A mesma fórmula de encantar os eleitores e a mesma turma atrás aplaudindo e dando risadinhas.

Mauro Cambuquira

Porque não temos os nossos. Turquia tem, Rússia, França, Itália… Independência não temos. Temos bons críticos dos materiais alheios.

José Gregório

Helicóptero de MACHO!

Tallguiese

Boa compra, me parece que os UH-60 tem um maior índice de disponibilidade do que os H-36 que é uma boa máquina também!

Augusto

Tem vídeo do H-36 fazendo pouso de emergência nesta semana na praia de Genipabu em meio a turistas espantados, por causa de problema no 2o motor e alerta de limalhas no rotor.

rommelqe

Tais limalhas provavelmente são aquelas que decorrem do pessimo projeto/execução do MGB. Conforme procedimento proposto pelo fabricante a autonomia do H36 é extremamente curta. Se fosse algo que envolvesse “apenas” o equipamento ja seria algo totalmente inaceitável, mas o pior aspecto consiste no risco de “acidente” ao qual a tripulação está exposta.

Rinaldo Nery

Foi fogo no motor.

Kornet

Tem um que fez um pouso de emergência, no domingo, numa praia de Natal,acho que é Boca do rio,está lá com o pessoal da manutenção até o dia de hoje ,helicóptero novo.

Rafael Oliveira

Faltando dinheiro para manter a entrega dos Gripens em dia.
Faltando dinheiro para manter os 19 K-390. Já cortaram, sem alarde, pra 18.
Mas dinheiro para comprar BlackHawks usados a FAB tem.
Custa-me entender que essa era uma prioridade maior da FAB.

Fábio Mayer

A FAB dá prioridade àquilo que é barato de manter, à exemplo dos F-5…

Deadeye

É a mesma lógica de quem compra carro usado com 20 anos de uso, e precisa ficar trocando a cada 7 anos

Leandro Costa

Tipo os M113 que ainda estão em uso ou os F-5 do segundo lote dos anos 80 que ainda estão em uso…? Tem tantas…

O problema é que sobram missões para cumprir e faltam meios.

Deadeye

Em “uso” daquele jeito né? Funcionando por milagre e sem muita segurança igual o Fiat 147 do meu pai reformado 4 vezes.

Leandro Costa

Agora você está falando mal dos mantenedores da FAB.

Se não é seguro, não está em condições de vôo, a aeronave, seja qual for, NÃO VOA. É groundeada. Simples assim.

E isso independe de idade, à propósito. Por acaso resolveram o problema da MGB do Caracal ou ele ainda está com severas restrições ao vôo? Aeronave que, por sinal, é bem nova, não é de origem Americana, é montada aqui, e uma das quais recentemente fez um pouso ‘forçado’ devido à uma pane (e que felizmente não deixou feridos e a aeronave em condições de ser recuperada).

Rafael Oliveira

Ficou contraditório seu comentário.

Ou a FAB só deixa aeronaves seguras voarem e, portanto, o Caracal é seguro, ou ela deixa aeronaves inseguras voarem.

Deadeye

Ele deturpou totalmente a interpretação, no ponto, que células desta idade tem claro desgaste natural dos materiais e dos componentes.

E o engraçado, que apenas aqui no Brasil reclamam do Caracal, França e Indonésia operam em climas parecidos (tropical e com florestas) com o Brasil, e não vejo reclamação do tipo.

Leandro Costa

Não deturpei. Dei exemplo. De fato, tem bastante tempo em que várias pessoas aqui tem indagado em relação à MGB do Caracal e não temos conseguido respostas. Pode ser que tenham encontrado uma solução como pode ser que ainda não tenham encontrado. Também dei exemplo de equipamento de origem Americana, usados, que continuam prestando bons serviços até hoje. e nunca falei que isso é o ideal, mas tem sim sua utilidade conforme a necessidade. Mas é óbviamente um exagero incorreto dizer que é para trocar a cada 7 anos. O ideal é comprar equipamento novo. Gripens, no caso da FAB.… Read more »

Deadeye

Quando eu disse 7 anos, foi em relação a veículos. Usei como uma anedota, eu sei que não precisa trocar a cada 07 anos, porém por exemplo os M113, foram modernizados ao menos uma vez, e isso não muda o fato, de que já estão velhos e fica cada vez mais difícil mantê-los. Eu entendo a limitação que falta equipamento para a força, e muitos aqui sabe, que eu sou a favor de aumentar os gastos com defesa, porém eu muitas vezes eu não vejo logica, de gastar com equipamento tão antigo, por causa do desgaste. Por que, com o… Read more »

Last edited 24 dias atrás by Deadeye
Santamariense

“…os M113, foram modernizados ao menos uma vez, e isso não muda o fato, de que já estão velhos e fica cada vez mais difícil mantê-los….”

No caso específico dos M113BR, essa sua lógica não se aplica. As viaturas mantiveram apenas o casco. Todo o resto (motor, transmissão, suspensão, freios, elétrica, lagartas, etc) foi substituído por itens novos. Manutenção dos mesmos por questões técnicas, de suprimentos, etc, não é problema.

Leandro Costa

Acho até que o motor que foi colocado foi um de caminhão da Scania, amplamente utilizado por aqui. Lembro de ter lido algo sobre isso.

Santamariense

Os M113, quando recebidos pelo EB décadas atrás, eram equipados com motores a gasolina Chrysler 75M V8. Anos depois, devido ao valor elevado da gasolina e obsolescência dessa motorização, toda a frota recebeu melhorias, entre elas o motor diesel Mercedes OM-352A, com a denominação da viatura passando as ser M113B. Na modernização recente, a frota passou ao padrão M113BR, e o motor adotado foi o Detroit V6 turbo diesel.

Leandro Costa

O problema principal dos AMX é o motor. Foi descontinuado e não existem mais peças de reposição à vontade no mercado. Já os motores do F-5 continuam sendo utilizados Mundo afora, o que torna sua manutenção bem mais fácil. O problema dos F-5 é mais uma questão estrutural. E por mais que o PAMA-SP faça milagres, certas manutenções simplesmente não são economicamente viáveis mais, tendo em vista o que a aeronave, mesmo modernizada, entrega. Fazendo todo o sentido em aposentar as aeronaves que necessitem de manutenções mais extensas. E isso tudo é programado pela FAB. Existe inclusive um cronograma para… Read more »

Santamariense

A questão não é reclamar. É verdade. A aeronave não é confiável. Tem limitações de operação. Perguntei para alguém da manutenção da FAB.TZu conhece alguém? Eu conheço. E me confirmaram exatamente isso, por sinal algo que já e dito há muitos anos. O problema das MGB foi tapeado, não foi totalmente solucionado.
A França os opera em missões utilitárias, tendo substituído-os nas missões de operações especiais pelo NH-90 Caiman.

Bosco

Na verdade não há contradição por parte do comentário do Leandro.
A FAB e seus técnicos só podem ir até onde o material permite. Eles não têm capacidade de previsão acerca do comportamento deles.
Fato é que os M-113 e os F-5 se mostram , apesar da idade, plenamente operacionais quando assim são classificados, enquanto os helicópteros europeus citados ainda que classificados como operacionais estão mais propensos a falhas.
Aí não é culpa da FAB e sim do… FABricante.

Leandro Costa

Não é contraditória. A aeronave é segura. O problema dela é que o downtime é muito maior do que deveria ser. Ou seja, ela tem que parar mais vezes para inspeções da MGB do que alguma outra aeronave, aumentando a quantidade de aeronaves indisopníveis na frota.

Quanto menos aeronaves disponíveis, a missão tem que ser cumprida por outras aeronaves ou mesmo deixa de ser cumprida por falta de meios.

Gilberto

Você falou algo interessante. Sobram missões e faltam meios.

Quem sabe, para as missões que a FAB tem que cumprir hoje, os BH sejam ainda mais urgentes que os Gripens.

Leandro Costa

É de se ponderar, Gilberto. Por mais que missões atribuídas à helicópteros sejam mais numerosas no dia a dia, os mesmos helicópteros são de mais fácil aquisição e implantação (até porque já temos esse modelo de helicóptero específico em utilização) do que aeronaves de caça. Para concluir, é mais difícil adquirir e implantar uma aeronave de caça do que helicópteros, e quando formos realmente precisar de um caça, a coisa vai estar braba. Vai ser difícil conseguir aeronaves, armamento e pilotos treinados na aeronave ou mesmo que possam fazer uma conversão operacional. Um bom exemplo recente disso é a Ucrânia.… Read more »

Rafael Oliveira

Se for isso melhor comprar moto CG-160 Titan.
A prioridade deve ser cumprir todas as missões dela.
Daqui a pouco vai ter mais helicópteros médios do que aeronaves de caça a jato.

Fábio Mayer

Provavelmente, na prática, já está assim. O número total de aeronaves não é das que estão operando…

Santamariense

Não é nada disso. A demanda por helicópteros existe. O território é enorme e a quantidade de meios é pequena. A questão do H225M foi bem colocada pelo Leandro. O H-60L não tem problemas técnicos e nem limitações operacionais por conta de falhas de projeto. Assim, sua disponibilidade é limitada apenas por inspeções de rotina e calendáricas. A necessidade de receber os Gripen não torna a necessidade por helicópteros menos importante. Uma coisa não anula outra.

Bruno

Adidos militares se prostituindo com o Tio Sam e embolsando o seu.

Fábio Mayer

É moleza acusar de modo genérico, né? Difícil é entender as necessidades imediatas da força aérea…

Mike

Qi abaixo de 80 detectado.

Bruno

Talvez, mas isso não faz com que vc tenha um QI alto; chamar alguém de vi**** não faz vc mais “Macho” ou alguém de feio não te torna bonito. Ofender alguém não te torna superior a ela, então abandone essa reatividade infantil.

Bosco

Parece que foi você que adotou primeiro a “relatividade” ao taxar os adidos militares da FAB de corruptos.
Espero que você também não o seja.

Bruno

“Reatividade”, Bosco. E sobre a tal “relatividade”, existe um vasto histórico de aquisições questionáveis e em condições desfavoráveis ao Brasil através do FMS, vc melhor do que ninguém deveria saber disso (mas é óbvio que sabe), então não estou sendo injusto ou leviano em ver “promiscuidade” dos nossos adidos militares em relação a interesse estrangeiros e, consequentemente, aos seus próprios. Parafraseando um tal Oficial fictício da PM-RJ: “Olha, Aspira, essas acusações são muito graves…tem como provar ?!?! Se não tem como provar, Aspira…..” Resumindo, o próprio “Sistema” foi construído para proteger corruptos.

Bosco

Somos governados por uma oligarquia cleptocrática há 40 anos e não duvido que a corrupção e o desmazelo com a coisa pública estejam instalados em todos os cantos da República como modus operandi básico.
Meu ponto não foi defender os militares mas sim mostrar a fragilidade do seu argumento na sua réplica.
Devia ter ficado calado. rsss
Desculpe aí.

Last edited 24 dias atrás by Bosco
Bruno

Se vc não vê a contradição do seu penúltimo comentário com o seu último, seja por conveniência, mau-caratismo ou até mesmo deficiência intelectual, é vc quem deve ficar calado.

Bosco

Você não entendeu!
Quando disse “Devia ter ficado calado.” me referi a minha pessoa. Faltou um “Eu” na frase.

Santamariense

Eu entendi o que você quis dizer no momento que li, caro Bosco. Mas, o outro aí, pelo jeito o suprassumo do entendimento e interpretação textual, não entendeu….hehehehe

Nei

Nossa você não entendeu o que o Bosco disse?
Acredito que a mensagem acima sobre o QI, deva estar equivocada, é mais baixo que 80.

EduardoSP

Na verdade, há 525 anos.

Santamariense

Sua primeira colocação:

“Adidos militares se prostituindo com o Tio Sam e embolsando o seu.”

Sua segunda colocação:

” “Olha, Aspira, essas acusações são muito graves…tem como provar ?!?! Se não tem como provar, Aspira…..” ”

Daí te pergunto:

E então, Aspira? Tens como provar??

Nei

“Adidos militares se prostituindo com o Tio Sam e embolsando o seu”

Uma acusação “séria”, agora prove!

Rinaldo Nery

Vê-se que não tem a MÍNIMA idéia do que faz um adido militar…

Daniel

E ainda tem gente que acha que o Brasil deveria ter armas nucleares. Não sei se dou risada ou sinto pena desse pessoal . . .

Henrique A

Esses helicópteros são muito necessários e estão por um preço bem razoável.

Willber Rodrigues

Heli muito útil. Deveria ter mais unidades pro EB também.

Agora, meio OFF, procede que a compra do 390 foi cortada em uma unidade a menos?

Burgos

Ahhhh
Mas pode ter certeza que o alto comando do EB já deve tá chorando as pitanga pra adquirir mais uma leva desse valente guerreiro👍
Min da Defesa que dê o seu jeito 😏

Willber Rodrigues

Deixando de lado, por um momento, a questão de comprar algo dos EUA e de sua política externa no momento, é um heli extremamente útil pras FA’s BR, e Deus sabe o quanto precisamos de helis de transporte no momento.
Mais uns 20 desses pro EB não seria nada ruim.

Rafael Oliveira

No ranking de prioridades do EB a compra de mais 20 BHs não deveria estar nas primeiras posições.
Tem tanta coisa mais urgente!

Willber Rodrigues

Com todo o respeito, mas discordo.
Como disse, helis de transporte, pra um país desse tamanho, tem 1001 utilidades, e quanto mais deles, melhor.
Arrisco dizer que helis de transporte tem muito mais serventia e prioridade que Centauro II ou Cascavel NG.

Rafael Oliveira

Que Cascavel NG sem dúvida.

Last edited 25 dias atrás by Rafael Oliveira
Fábio Mayer

Este heli é comprovadamente capaz e eficaz em todas as suas funções, com custo de operação baixo e manutenção “barata”. Seria bom que toda a frota da FAB e do Exercito fosse padronizada por ele, nessa faixa de peso e funções.

E consideremos que é um dos “helis” mais operados no mundo atual.

Henrique A

Essa quantidade sempre foi irrealista; a FAB nunca teve mais do que 12 C-130 operacionais ao mesmo tempo.

A FAB deveria encomendar apenas a quantidade mínima necessária então se houver dinheiro, encomendar mais células para atingir o n° ideal, mas a burocracia estatal não tem responsabilidade com o erário.

Last edited 24 dias atrás by Henrique A
Nei

FAB nunca teve mais que 12 C-130, porque nunca teve dinheiro para comprar mais e mantê-los os que possuem.

Num país do tamanho do Brasil, deveria ter no mínimo 50 aviões desses, onde 20 sempre estando operacionais, mas é claro, não tem grana nem pra combustível.

Heneique A

“… porque nunca teve dinheiro…” tá aí sua resposta… se não teve agora vai ter? O quê mudou? De onde vai vir o dinheiro para comprar 50?

Nei

Simples. O governo está gastando mais que arrecadando. Dá google ai.

Não tem como dar certo, torando dinheiro para “caprichos”.

EduardoSP

Eu também acho que “deveria” ser um monte de coisas.

BlackRiver

11UH-60 Black Hawk usados, mais retrofite de a aviônica e manutenção vai custar algo em torno de US$ 229.970.155,78, equivalente a cerca de R$ 1,3 bilhão na cotação atual. Sob Lula 3, estatais têm déficit recorde de R$ 18 bilhõesResultado é o maior déficit registrado para o período em toda a série históricaGabriel Garcia, da CNN Brasil19/10/25 às 03:10 | Atualizado 20/10/25 às 07:59 Só o prejuízo das estatais seria suficiente para comprar 150 desses helicópteros, que se levarmos em consideração o tamanho do Brasil, seria este um número, digamos mínimo. E aí sim, com um projeto de longo prazo, onde cada força… Read more »

BlackRiver

Bell Textron anuncia planos para fornecer helicópteros AH-1Z Viper e UH-1Y Venom à Ucrânia e instalar base industrial no país!

Heli

Agora a Rússia cai com esse game changer

Nei
Marcos

Todas as vezes que vejo o termo Aeronáutica fico na duvida se é o oficial ou não…
Sempre achei que Força Aérea era o correto…

Rafael Oliveira

A Constituição só usa o termo Aeronáutica. Ou seja, ele é oficial.
A FAB seria uma parte da Aeronáutica, mas é comum usarem como sinônimos.

Henrique A

É que havia o ministério da Aeronáutica… coisas do Brasil, cheio de inconsistências.

Rinaldo Nery

O MAer englobava as aviações civil e militar. Hoje não mais. A FAB prefere Força Aérea.

Luís Henrique

O Exército Brasileiro quer 12 NOVOS UH-60M Blackhawks que deverão custar cerca de U$ 950 mi.
A FAB comprou 11 USADOS UH-60L Blackhawks por U$ 230 mi.

Uma bela diferença de preço.

BlackRiver

Novo é sempre a melhor marca rsrsrs
Mas, com certeza seria muito melhor 44 usados, revisados e retrofitados do que 12 novos

Abymael2

O brasileiro adora um veículo usado, incrível.

Bosco

A FAB no passado adquiriu novos da Rússia mas não deu muito certo.

Douglas Rodrigues

Não deu nada certo né caro Bosco?
Foi aposentado beeeem antes que o previsto, mas muitos aqui ou fizeram vistas grossas ou simplesmente ignoram, acreditando que aceitar ofertas de equipamentos militares vindos de outras doutrinas é fácil e prático como comprar um carro (igual o comentário acima).

Deadeye

Esse argumento da “doutrina”, só é usado no Brasil.

Santamariense

De novo, vou usar uma informação de alguém que trabalha com manutenção, e trabalhou com os Mi-35 em Porto Velho: não existia uma simples chave de boca, nenhuma ferramenta que a FAB utilizasse que pudesse ser usada nesses helicópteros, pelo o simples fato de serem sistemas de medidas completamente diferentes. Teve que ser tudo comprado junto com as aeronaves. As células vieram em 3 lotes diferentes, cada um com suas aeronaves tendo pequenas particularidades que as diferenciava das outras. Nem um canopi ou um parabrisa de um lote podia ser usado em uma aeronave de outro lote. Um belo dia,… Read more »

Leandro Costa

Não tem muito à ver com doutrina nesse caso. Mas basicamente um equipamento é avaliado pelas FFAA justamente para saber se ‘serve,’ se cumpre a tarefa que se pensa em executar com ele, se ele se enquadra em doutrina existente, etc. Geralmente equipamentos fazem com que doutrinas sejam criadas, justamente devido à novas capacidades antes inexistentes. O problema dos Mi-35 não era por serem ruins, etc. Não tinha muito à ver com doutrina. O problema principal é suporte técnico Russo, que é uma porcaria. Como esse helicóptero não foi avaliado por qualquer das 3 forças, não constava em qualquer planejamento,… Read more »

Cassini

O que seria da MB sem a Royal Navy e o que seria da FAB sem a USAF.

General Sofá

Guarda costeira e correio aéreo haha

Jeovani

Qual será a distribuição dos mesmos, para esquadrões que ja operam o BH ou para o poti?

Leo

Ambos

Santamariense

Hoje, são 3 esquadrões que operam as 13 aeronaves atuais: 5⁰/8⁰, 7⁰/8⁰ e 2⁰/10⁰ GAV. Com mais esses 11, poderia-se reativar o Poti e dotar cada um dos 4 esquadrões com 6 aeronaves.

Fabio Araujo

Um helicóptero que já é usado pela FAB e é um excelente meio, ótima aquisição!

Last edited 25 dias atrás by Fabio Araujo
Daniel

Brasil sendo Brasil. Gastou bilhões de reais em uma fábrica de helicópteros nacional com transferência de tecnologia, mas prefere comprar helicópteros usados dos EUA. Mais dinheiro jogado fora.

Luís Henrique

A aperta parafusos bras é de propriedade integral da Airbus Helicopters.
E possui “míseros” cerca de 500 funcionários.

Não tem nada a ver com a Embraer que é nacional e tem mais de 23 MIL funcionários.

Daniel

Hahahaha. Acha que a EMBRAER também não utiliza componentes importados? É muita ilusão, amigo.
Aproximadamente 50% do H225, por exemplo, é brasileira. Nós só não produzimos aqui os componentes que tem pouca demanda e que não justificam economicamente a produção nacional.

rommelqe

Fábrica? Quais componentes são fabricados no Brasil? A AIRBUS é brasileira? As manutenções de grande porte nos MGBs são realizadas aqui?

Nilo

Entre outras as peças usinadas e estruturas fabricadas no Brasil:
Capota do cockpit, cone de cauda, Estrutura intermediária, ferramentais, Punho da cabeça do rotor principal, Cablagem e suportes, possui oficinas para a manutenção e reparo do conjunto dinâmico, que inclui a caixa de transmissão, garantindo a certificação para cuidar dessas peças. H125 Esquilo, tem componentes fabricados e instalados no Brasil, como rotores, motores e aviônicos.
Os apavorados são fáceis de identificar sempre estão com um pinico pendurado no pescoço rsrsrsr.

Daniel

No caso do H225, apenas o motor, rotores, caixa de engrenagem e alguns sistemas eletrônicos são importados. O resto é feito aqui. Na verdade, apenas peças que não tem demanda são importadas. Afinal, não vale a pena construir uma fábrica de motores só pra fazer 50 deles em um ano, né?

Santamariense

Itens importados e completamente críticos do projeto H225M:

Motores Makila 2A1;

Sistemas eletrônicos e de controle, incluindo a arquitetura digital do cockpit e o piloto automático de quatro eixos;

Sistema de contramedidas eletrônicas (EWS);

Armamentos: por enquanto, o armamento utilizado no AH-15B é ovExocet AM39, fabricado pela MBDA.

Radar tático.

Henrique A

O negócio do Caracal foi uma imposição política e devaneio típico lulista de “desenvolvimento nacional” estes BH são muito mais adequados para a FAB:

-estão por um excelente preço;
-são de uma variante já em operação;
-são versáteis e tem excelente desempenho;
-são confiáveis.

José Joaquim da Silva Santos

Brasil é igual mulher de malandro, apanha e depois chama pra dormir de conchinha.

José Gregório

E a Kombi francesa que nós pagamos o peso em ouro pela ToT, não vai água?

Henrique A

Foi burrice como é de costume no Brasil. Não é por nada que somos um país atrasado.

Douglas Rodrigues

Não decolou, foi mais uma ToT que serviu para pouco.
Até houve a troca de 50 H225 Caracal por 12 H125 Esquilo.

Santamariense

A troca de 2 H225M (1 da FAB e 1 da MB) por 27 H125 (12 para a FAB e 15 para a MB). Um terceiro H225M (do EB) foi trocado por sobressalentes e serviços de manutenção e suporte.

Bueno

Noticia Muito Boaa!! Helicóptero consagrado e confiável Com esta aquisição e a do EB o Brasil passa a ter uma boa quantidade de UH-60 Black Hawk. OFF TOPIC mas Helicópteros H225M da FAB Uma segunda ocorrência com um helicóptero H225M ( H-36 Caracal na FAB) neste ano merece atenção. Recentemente, um ou helicóptero da FAB realizou um pouso de emergência em uma praia no Rio Grande do Norte após apresentar uma pane técnica. É importante notar que essa é terceira ocorrência recente com o modelo H225M A primeira foi o acidente com um helicóptero da Marinha que caiu em Formosa… Read more »

Douglas Rodrigues

Lembrar que, recentemente a FAP – Força Aérea Portuguesa adquiriu 9 BlackHawk da versão A e L – sendo as versões A ainda mais antigas. Os portugueses os receberam com entusiasmo, principalmente pelo fato de servirem ao propósito de combate aos incêndios. A questão é, se servem para tantos outros propósitos lá fora, pq não servem para nós, ou tanto criticam? O BH já mostrou a que veio aqui pelo país, e talvez tenham que adquirir ainda mais para tornar mais onipresente, até com versões armadas até os dentes (Armed). O Blackhawk é um heli tão capaz, que fizeram a… Read more »

Medina

Alguém tem ideia de quantos ainda estão alocados na BASM?

Colombelli

5

Santamariense

Isso mesmo. Hoje são 5 na BASM, 4 na BACG e 4 na BAMN.

Colombelli

Frota total do black hawk irá a 42 unidades. Bem proxima dos 47 caracal previstos dos quais falta entrega de 4 sendo um da marinha ja em fase final pra entrega, mais 2 da FAB e 1 do EB.

Totais serão:
47 caracal
42 black hawk
61 esquilos/ fennec ( pressupondo baixa dos ja existentes)
34 panther
6 super linx.
5 h135
E talvez mais os 12 anunciados pelo EB pra função de ataque ate 2030.
Daria 207. Pouco mais do que tem hoje

Santamariense

Lista totalmente correta, à exceção dos H135. São 4 e não 5. Eram 3 na MB e 2 na FAB (GTE), mas 1 da MB foi perdido.

Colombelli

Isso que eu queria saber. Se tinha dado perda total deste aparelho O panther do EB que caiu por ultimo pelo jeito recuperaram. Os 2 caidos da MB ja eram.

Santamariense

Sim, o H135 da MB deu perda total.

Sergio

Trump é um negociante experiente e como chefe do executivo de uma democracia saudável e não um arremedo de democracia da ” constituição cidadã de 1988″, exerce sua autoridade de presidente eleito pelo povo, plenamente. Como já escrevi por aqui, os inimigos, por enquanto, não são os militares brasileiros. Amigo, tenham certeza, é o bolsonaro. Ele se enxerga no ” mito”, apesar das enormes diferenças de origem e história de vida. Comungam dos mesmos valores. E as garras que lhes dirigem a perseguição ideológica são as mesmas. Como a democracia deformada brasileira permite, por aqui a perseguição deu certo. Lá,… Read more »

Luiz

Não poderia ter comprado helicópteros da Helibtas? Ao invés de dar emprego para outros países?

Gustavão

O Brasil tem um governo muito fraco,precisamos de um governo forte que sabe trabalhar com projeto de nação, e colocar os militares no seu devido lugar que seria proteger nosso país, está na hora de trocar comandante das forças armadas que aprovam essa compras americanas, e trocar adidos militares.

Rinaldo Nery

O que os adidos têm a ver com isso? Sabe o que faz um adido?

Gustavao

Um adido militar é um oficial das Forças Armadas que trabalha em uma embaixada, com a função de assessorar o embaixador em assuntos militares, promover a cooperação com as forças armadas do país anfitrião e coletar informações sobre defesa, tecnologia e segurança. também pode incluir intercâmbio de informações, negociação de acordo de cooperação e a representação do pais em eventos.

Everton BM

Não é fabricado nem um parafuso desse equipamento no Brasil. Parabéns aos Bolsonaristas,lulistas.. Indústria de Defesa, Soberania,,aham , Sei. Não resistem uma proposta indecente ou uma ameaça tímida de caramelo que não late em português.

Alex prado

Seria bom se fosse uma versão armada com hell fire e anti tanque

Bené

Dependência total, viva os yanks!