H225M RTAF

Marignane (França), 26 de setembro de 2025 – A Airbus Helicopters assinou contrato para fornecer dois helicópteros multimissão H225 à Força Aérea Real da Tailândia (RTAF), ampliando a capacidade do país em operações de busca e salvamento (SAR) e serviços médicos de emergência (EMS). O anúncio reforça o compromisso da Tailândia com a segurança nacional e o apoio humanitário.

A nova encomenda complementa a frota já existente de H225M da RTAF, que opera desde 2015 em missões críticas de combate, busca e salvamento (CSAR) e transporte de tropas. O país também mantém uma frota de helicópteros de treinamento H135, consolidando uma parceria de longa data com a Airbus.

O acabamento e a integração final das aeronaves serão realizados em parceria com a Thai Aviation Industries (TAI), garantindo expertise local e integração perfeita à frota atual.

“O H225M tem sido um recurso indispensável às nossas operações na última década, oferecendo desempenho e confiabilidade excepcionais em missões desafiadoras”, afirmou o marechal do ar Punpakdee Pattanakul, comandante da RTAF. “A adição de dois novos helicópteros dedicados a SAR e EMS reforça nossa capacidade de proteger e servir o povo da Tailândia, garantindo resposta rápida a emergências em qualquer parte do país.”

Para Olivier Michalon, vice-presidente executivo de Negócios Globais da Airbus Helicopters, o novo contrato demonstra a versatilidade e as capacidades avançadas do H225. “Estamos honrados com a confiança contínua da RTAF. Este novo pedido confirma o papel essencial do H225 em missões de defesa e de serviço público”, destacou.

Atualmente, mais de 360 helicópteros H225 e H225M estão em operação no mundo, acumulando quase 980 mil horas de voo, em forças armadas de países como França, Holanda, Hungria, Brasil, México, Singapura, Malásia, Indonésia, Iraque e Kuwait.

Com a nova aquisição, a Tailândia fortalece suas capacidades de resposta a crises e operações humanitárias, além de consolidar sua cooperação estratégica com a Airbus, que já se estende por mais de uma década.■


Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Rinaldo Nery

Até hoje não sei se deram uma solução definitiva para o problema da MGB.

Leandro Costa

Espero que sim. De vez em quando passa um da MB aqui em cima do meu prédio indo para o Mocanguê.

Heinz

Por que o E.B não adquire mais H225 em detrimento dos Black hawks?
Sendo que já tem montadora do H225 no Brasil, ele é maior, leva mais carga e tem mais autonomia.

Abymael2

Segundo uma matéria de 2013 aqui do Aéreo foi encontrada a solução.
https://www.aereo.jor.br/2013/07/21/eurocopter-divulga-videos-com-acoes-preventivas-e-de-precaucao-do-ec225/
Se os nossos passaram por esse recall, aí não sei.

Skyhawk

Olá Rinaldo, vc não tem um amigo/colega na FAB pra confirmar isso? Como q a FAB aceitou e não devolveu as aeronaves? Vi em algum lugar q a Dinamarca ou a Noruega devolveu as aeronaves NH-90 por inúmeros defeitos/problemas.

Abymael2

Não acredite em tudo o que você lê.

Rinaldo Nery

Tenho: o cmt do COMGAP e o Diretor da DIRMAB.