Boeing has begun building the F-47

A Força Aérea dos Estados Unidos deu um passo decisivo rumo à próxima geração de combate aéreo: de acordo com o Chefe de Estado-Maior, general David W. Allvin, o primeiro exemplar do caça de sexta geração F-47 já está em processo de fabricação pela Boeing, com voo inaugural previsto para 2028.

O F-47, anteriormente designado como parte do Programa Next Generation Air Dominance (NGAD), foi selecionado pela USAF em março deste ano. A aeronave está sendo preparada para suceder o F-22 Raptor e incorporar características de vanguarda em furtividade, propulsão, sensores avançados e a operação em conjunto com drones aliados, também conhecidos como collaborative combat aircraft (CCA).

Durante a conferência Air, Space & Cyber em National Harbor, o general Allvin enfatizou a necessidade de rapidez no programa:

“Em apenas alguns meses desde que anunciamos o F-47, já estamos iniciando a fabricação do primeiro exemplar. Precisamos seguir rápido. Temos que ir rápido.”

Segundo ele, o novo caça deverá ter um raio de combate superior a 1.000 milhas náuticas (~1.850 km), velocidade acima de Mach 2 e capacidades que permitam manter superioridade aérea frente aos potenciais adversários.

A previsão é que sejam adquiridas ao menos 185 unidades do F-47, número que iguala ou ultrapassa o tamanho atual da frota de F-22.

Embora já esteja em construção, nem todos os detalhes do projeto foram divulgados, em parte devido ao caráter altamente secreto da iniciativa. Especialistas observam que, para cumprir o cronograma agressivo até 2028, pode haver pressões para postergar ou modular algumas das inovações mais ambiciosas.■


 



Redes Sociais

A Trilogia Forças de Defesa também está presente nas redes sociais. Para comentar e discutir as matérias com os editores e outros leitores, entre no nosso grupo no WhatsApp e no Facebook. Para correções, críticas e sugestões de pauta, contate os editores: redacao@fordefesa.com.br.
Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Sergio Machado

E tinha uns ai dizendo que voava há 2 anos kkkkkk.
Ao menos foi um ótimo powerpoint.

pampapoker

A não ser que o que voou, seja o perdedor, vai saber. Mas pensei a mesma coisa que você.

Luís Henrique

O que voa há 5 anos é um protótipo.
O que vai ser entregue em 2028 será o primeiro caça de produção.

Sergio Machado

Isso é você dizendo com fontes sabe lá de onde.
A matéria sequer menciona a existência de qualquer protótipo.
Tudo indica que era somente um powerpoint a fim de fazer um contraponto no boom de novas aeronaves chinesas já voando.

Alecs

É… a ideologia cega mesmo! Antigamente perguntávamos se tinha fugido da escola quando a interpretação de texto era falha. Hoje chamamos de analfabetos funcionais. Olha o link que postei para ver se o Luis Henrique tirou do nariz a informação. Mas leia com calma para ver se sua interpretação de texto não te engana. Se procurar aqui no Aéreo também deve ter outras notícias.

Ruas

Esse tipo de tecnologia é desenvolvido nas sombras. Por exemplo, o B-2 Spirit começou a ser desenvolvido na década de 70 e foi um projeto fechado, onde ninguém do jornalismo de defesa sabia, era apenas um “mito” e ele foi introduzido na década de 90. Essa informação não chega assim, não é porque não saiu em blogs de defesa que não existia. Agora, não sei o porquê da sua risada. O Brasil mal está introduzindo caças de 4.5 geração, quando todas chegarem, já estaremos na era da 6° em conluio com meios aéreo autônomos. Não será páreo para aeronaves nem… Read more »

MMerlin

Já existe demonstrador desde 2019.
O começo de desenvolvimento foi bem antes.
Quem acompanha o tema já ouvia rumores há tempos.
Esse demonstradores provavelmente passou por diversas mudanças, provocadas por conflitos atuais e, principalmente, devido às últimas evoluções tecnológicas, como AI.

Augusto

Acha mesmo engraçado rir de quem está no topo da tecnologia em todos os setores e desenvolvendo um 6G, enquanto seu país não consegue pagar por 36 Gripens?

Sergio

Aonde a ideologia e a inveja entram pela janela quebrada o bom senso, vergonha na cara , auto conhecimento e desejo de progredir e fazer igual ou até melhor saem correndo!

Bardini

Eles voam a mais tempo…
.
Esta publicação faz referência a primeira aeronave da linha de produção, após a decisão pelo modelo da Boeing.

Luís Henrique

O que esta voando há cerca de 5 anos (e não 2) é o protótipo.

O que vai ficar pronto em 2028 será a primeira aeronave de produção.

Alecs

“de acordo com o Chefe de Estado-Maior, general David W. Allvin, o primeiro exemplar do caça de sexta geração F-47 já está em processo de fabricação pela Boeing, com voo inaugural previsto para 2028.” O primeiro exemplar pode ser o avião pronto em linha de produção. Os que já podem ter voado e ainda estarem voando são os protótipos. Como não foi divilgado, só saberemos em 2028. Além do mais, não “tinha uns aí dizendo que voava há 2 anos”. Saiu matéria dizendo isso na mídia especializada.

https://www.cavok.com.br/darpa-revela-que-demonstradores-ngad-registraram-centenas-de-horas-de-voo-desde-2019

Será que sua interpretação de texto está em dia?

Sergio Machado

A minha está. Não ha sequer a menção de “protótipo “ na reportagem bem como não existe sequer indícios que a aeronave exista. Nenhum. Desafio a mostrar um único.
Deduções baseadas em achismos e sem base factual é interpretação amiga ou torcida.

Alecs

“não existe sequer indícios que a aeronave exista” A China também costuma esconder suas tecnologias, assim como os russos tentavam ao máximo no centro de pesquisa e testes de aviões em Zhukovsky. A diferênça é que no ocidente a informação é mais confiável por haver liberdade de impensa. Já na China, dependendo do que publicar, vai preso ou é tratado como espião. Do mesmo jeito que disse “Não ha sequer a menção de “protótipo “ na reportagem bem como não existe sequer indícios que a aeronave exista.” Você, “expert” em interpretação de textos e aviação, não pode afirmar que não… Read more »

Santamariense

Não perde teu tempo jogando xadrez com pombo…

MMerlin

“Todo mundo que acompanha sites de defesa leu alguma notícia sobre o NGAD”

Ouvimos pelo menos há uns 10 anos.
Fora o tempo que o processo já estava evoluindo no modo “stealth” .

Luís Henrique

Usaf confirmou oficialmente que pelo menos 1 protótipo 6G voou com sucesso em 2020. Hj (2025) é bem provável que 3 prototipos 6G foram testados e provavelmente já voaram, 1 da Boeing, 1 da Lockheed Martin e 1 da Northrop Grumman. A Boeing venceu a concorrência e agora a notícia não é sobre um XF- (protótipo) e sim sobre o F-47, um caça de produção. O PRIMEIRO F-22 Raptor voou em 1997 e entrou em serviço em 2005. Porém o YF-22 (protótipo) voou em 1990 e em 1991 venceu a concorrência contra o protótipo da Boeing, o YF-23. A notícia… Read more »

Augusto Cesar

Cara, você precisa ler de novo o texto

Sergio Machado

Lembrando a torcida sempre presente que a matéria não cita que exista qualquer protótipo em voo. Como exemplo, os B21 que voam hoje são protótipos ou aeronaves-teste, expostos ja na 1a aeronave física com todo o glamour desde a primeira aparição ao primeiro voo. Na contramão, o chamado F47 não possui nenhuma prova física de que já saiu da fase de projeto. Nem uma única, a não ser a declaração do sempre confiável Trump.

Alecs

“Lembrando a torcida sempre presente que a matéria não cita que exista qualquer protótipo em voo.” Essa matéria não cita mesmo! Outras publicadas em sites especializados citam.

https://www.aereo.jor.br/2020/09/16/entendendo-o-programa-ngad-da-usaf/

Segue acima um link para te refutar e, se não for um alienado ideológico, ler e entender o motivo de tantos aqui estarem discordando da sua interpretação de texto. O link é do Poder Aéreo dessa vez, teimosinho! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sergio

Cara… esses caras são muito comédia kkk. É só dar uma atiçada que já aparece 6 dúzia de fanboy enlouquecido falando em ideologia, China, CN, Rússia e a bobagem de sempre. Por partes: a matéria do NGAD é de 2020 e Trump mencionou que voa há 2 anos. A menos que a matemática mudou, pode nem ser a mesma aeronave ou projeto. Diferentes empresas ganham constantemente recursos para projetos que sequer são aprovados. Logo, afirmar que é o suposto F47 é achismo puro, torcida sem qualquer base factual. Nada linka ele ao NGAD citado, exceto vontade de alguns e a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Sergio
BlackRiver

Não tenho nem palavras para comentar uma notícia dessas, afinal eles não começaram ontem…
Lockheed Have Blue HB1001 – 01 de dezembro de 1977
Northrop/McDonnell Douglas YF-23 – 27 de agosto de 1990
Lockheed/Boeing/General Dynamics YF-22 – 29 de setembro de 1990

Lorde Baden-Powell

Nosso A-29 dá um banho de tecnologia neste pequeno avião de papel. dogfight o A-29 ganha “dormindo”!!!

Alecs

O A-29 é uma excelente aeronave em sua categoria e, em teoria, até poderia dar sorte de abater um 6ª geração em combate aproximado em um ambiente saturado de defesas aéreas e de outros caças, mas dificilmente um caça de 6ª geração irá entrar em combate aproximado, ainda mais com um turbohélice. Francamente seu nome, e postagem te colocam como um Troll. Sua postagem é totalmente fora da realidade. Então, ou você é um Troll ou precisa ler muito, mas muito mesmo antes de postar em sites especializados em defesa. Sua postagem cairia muito bem no brasil 247, carta capital…… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alecs
JuggerBR

Se o F-47 estivesse nos primeiros segundos da decolagem, o A-29 teria uma chance, mas jamais deixariam o F-47 decolar num céu contestado…

MMerlin

Difícil uma base aérea americana não protegida por defesa AA.
Infelizmente, em nosso país, sistemas de defesa de curto alcance só aparecem em operações, na copa, olimpiadas ou algum evento internacional com chefes de estado.

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
JuggerBR

Aqui os militares brincam de guerrinha, não estão preparados pra um conflito real..

Uriel PR

Enquanto isso a China já voa desde o ano passado duas aeronaves de sexta geração.

Luís Henrique

As 2 aeronaves 6G são protótipos. O Predidente Trump anunciou que os protótipos 6G americanos voam há cerca de 5 anos. Agora o que ficará pronto em 2028 não será um protótipo, será um caça de produção. A China voou o prototipo do J-20 5G em 2011, depois iniciou a produção entre o final de 2015 e início de 2016 e o J-20 entrou em serviço em 2017. Seguindo o mesmo tempo, a China voou 2 protótipos 6G em 2024, talvez iniciem a produção em 2028 ou 2029 e entre em serviço em 2030. Por isso a pressa dos americanos.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luís Henrique
Santamariense

De produção ou protótipos?

Uriel PR

“Precisamos seguir rápido. Temos que ir rápido.” Olha o pavor que a China fez neles kkk

George A.

Bem, então realmente a China saiu na frente, pois já tem dois exemplares de modelos diferentes voando.

Luís Henrique

Não. Segundo o Trump o 6G da Boeing voa há cerca de 5 anos.
Em 2028 será o primeiro caça de produção.

Os 2 6G chineses são protótipos e foram mostrados ao público voando no final de 2024. Não sabemos há quanto tempo ja estavam voando.

Augusto Cesar

Não necessariamente, não sabemos quantos protótipos americanos voaram ate agora.

George A.

Só posso me guiar por informações que existem, a que tá na mátéria é que o primeiro “exemplar” a ser produzido será esse aí, e como não mencionam nenhum protótipo anterior fica difícil pra mim inferir que esse exemplar não será ele.

Leandro Costa

Existem mais informações de matérias anteriores. E normalmente, quando falam produção de série, significa que houve uma fase prototipal antes. Leia a matéria, mas tenha senso crítico e analítico, senão os dados não viram informação.

Luís Henrique

Existe um certo segredo em equipamentos de nova geração, mas a USAF confirmou oficialmente que pelo menos 1 protótipo 6G voou com sucesso no ano 2020. E supostamente até 3 protótipos foram testados, 1 da Boeing, 1 da Lockheed Martin e 1 da Northrop Grumman. A matéria não trata disso, ela fala do F-47, um caça de PRODUÇÃO, pois ja é público que a Boeing venceu a concorrência e esta trabalhando para iniciar a construção dos caças F-47 e Não mais de protótipos. Como exemplo, o primeiro F-22 foi apresentado e realizou o primeiro voo em 1997 e diversas matérias… Read more »

DSC

Só uma correção…

O YF-23 era um avião da Northrop e da McDonnell Douglas, não da Boeing.
A Boeing era, e é, uma das parceiras do programa F-22.

Luís Henrique

Sim, é verdade.
É que logo depois a Boeing comprou a Mcdonnell Douglas.

Então se tornou “dona” do YF-23 junto com a Northrop Grumman.

Augusto Cesar

“e como não mencionam nenhum protótipo”

Meu Deus, está difícil. Vocês precisam pesquisar melhor como funciona um programa de desenvolvimento de um caça novo.

Heli

Segundo os think tank americanos, e seus reprodutores no YouTube e nas redes sociais, o J-20 nao é stealth por causa dos canards, aí vem o F-47 e, se a ilustração for verdadeira, ele terá canards.

Leandro Costa

Eu acompanho diversos think tanks e diversos youtubers americanos e literalmente nenhum duvidou que o J20 fosse stealth.

Maurício

A lenda da tal sexta geração de caças.

Fábio

Qual a justificativa mesmo para tanta pressa?

Luiz Lucas

Os caras têm o F-22, que ainda será imbatível por décadas, e já vão fazer o voo inaugural do sucessor em 2028. Impressionante!

Jose Pereira

Primeiro caça de 6° geração da história.

5º geração apenas f-35 e f-22

O resto é 4° geração com lataria de 5°