Em nova fase da Operação Atlas, aeronaves A-1M se deslocam para Boa Vista (RR)
Com esse exercício, as Forças Armadas aperfeiçoarão sua capacidade de projetar e sustentar uma Força Conjunta em um dos ambientes mais desafiadores do país
A Força Aérea Brasileira (FAB) participa, nesta terça-feira (23/09), de mais uma fase da Operação Atlas. Idealizada pelo Ministério da Defesa, o treinamento tem como objetivo adestrar as tropas brasileiras na região amazônica, área de grande relevância geopolítica, garantindo a soberania do Brasil. Com essa iniciativa, as Forças Armadas aperfeiçoarão sua capacidade de projetar e sustentar uma força conjunta em um dos ambientes mais desafiadores do país.
Para tanto, três aeronaves de caça A-1M do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAv – Esquadrão Poker), sediado da Base Aérea de Santa Maria (BASM), se deslocaram para Boa Vista (RR), para realizar a instrução e certificação de integrantes das 3 Forças como Guias Aéreos Avançados (GAA), com a missão de controlar aeronaves para a realização de apoio de fogo contra alvos de superfície.
Para o Comandante do Esquadrão Poker, Tenente-Coronel Aviador Edgar Barcellos Carneiro, a Operação Atlas é um exercício extremamente importante para a defesa do país, por colocar à prova planos e capacidade de mobilização e emprego conjunto. Ele explica que, com o emprego conjunto, explorando de forma sinérgica as potencialidades de cada Força Armada, é possível garantir a melhor defesa do nosso território. “Essa sinergia somente é possível através da realização de exercícios conjuntos, onde os militares têm a oportunidade de trocar experiências e conhecer mais a fundo as particularidades e modo de operação dos irmãos de armas”, completou o Comandante da unidade.
Tanto as aeronaves A-1M quanto os A-29 Super Tucano, do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAv – Esquadrão Escorpião), sediado na Base Aérea de Boa Vista (BABV), irão cumprir a missão de Apoio Aéreo Aproximado (ApAA), em coordenação com os GAA, cada um com sua performance e características específicas.
O A-29 possui maior capacidade de permanência e menor velocidade, facilitando o contato visual e coordenação, ideal para cenários irregulares. O A-1M possui maior poder de fogo, maior performance e armamentos guiados, o que favorece em um cenário com maiores ameaças.
A presença do A-1M, em conjunto com o A-29, visa adestrar os GAA nos mais variados cenários, perfis de voo das aeronaves e diversidade de armamentos, garantindo uma qualificação completa e que explore o máximo da capacidade bélica das Forças Armadas.
Operação Atlas
A Operação Atlas é um exercício conjunto, coordenado pelo Ministério da Defesa, que reúne Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em um esforço integrado para aprimorar a atuação das Forças Armadas no território amazônico. O exercício, que a partir da sua segunda fase ocorrerá no Amazonas, em Roraima, no Pará e no Amapá, envolve o deslocamento estratégico de recursos humanos e materiais de diferentes regiões do País para a Amazônia, com o objetivo de fortalecer a capacidade militar de atuação em uma das áreas mais estratégicas do Brasil.
A atividade contempla o emprego de meios terrestres, aéreos e fluviais, com a realização de ações em diferentes cenários: nos rios, em terra firme, no mar e no espaço aéreo. O foco é ampliar a interoperabilidade entre as Forças, ou seja, a capacidade de atuarem de forma coordenada e eficiente, além de testar os sistemas de Comando e Controle em um ambiente desafiador como a região amazônica.
A Operação Atlas representa uma otimização em relação a operações semelhantes anteriores. Está alinhada ao calendário regular de treinamentos do Ministério da Defesa e ao compromisso do Brasil com a proteção da Amazônia e a promoção da soberania nacional.
FONTE: Força Aérea Brasileira

Temos apenas 5 A-1M operacionais de 11 que foram modernizados, e serão desativados em dezembro. A frota da FAB vai se resumir a 11 F-39E e 32 F-5M. Um país minimamente sério já teria um tampão engatado faz tempo.
Um país sério teria ao menos infraestrutura suficiente:
Bases aéreas com pistas decentes!
Radares em números suficientes em cada banda operacional!
Um sistema de comunicação seguro, eficiente, confiável e robusto!
Mas não temos nem o básico!
Única coisa segura no Brasil é o orçamento secreto.
Não reeleger quem votou na PEC da blindagem, não reeleger em quem defende orçamento secreto.. votar em quem defende responsabilização do uso do orçamento é um passo possível para o início da mudança.
Não esquecer das urnas eletrônicas 😬😬
Não sa para entender o PL quer voto secreto no congresso e voto impresso e auditavel na eleição
Vou te falar que se continuarmos seguindo esse caminho, tanto o orçamento secreto do congresso quantos penduricalhos do judiciário estarão em risco.
A pista de Boa Vista é decente. 2.600m. Não entendi. A de Porto Velho tbm. Idem Campo Grande, Anápolis, Santa Cruz, Canoas.
Todas elas tem PCN para operar um A321 / B767 / B747 / B777/ C17 / C5 no MLGW?
Todas tem taxiways e pátios que permita a operação irrestrita das aeronaves acima citadas?
Todas tem ILS / RNP em ambas as cabeceiras?
São em número suficiente para as dimensões territoriais Brasileiras?
ILS em ambas cabeceiras? Amigo, aqui poucos aeroportos de alta densidade tem isso. Nem Campinas tem. Operação de C-17? Pra que? Temos no nosso inventário? O que temos é KC-390, pra transportar o apoio de um Esquadrão de Caça. RNP? Sim, isso é fácil. É só o DECEA construir o procedimento. Aliás, quase todos os principais aeródromos do Brasil possuem procedimento RNP.
Vergonhoso, um pais das dimensões e importância como o Brasil tem um poderio aéreo menor que um porta-aviões da marinha dos EUA!
Há décadas. Desde que ingressei na FAB, em 1980.
O tampão foi o mirage 2000. Agora precisaremos da tampa do tampão.
Não duvidem se a FAB aparecer com um plano maravilhoso, com financiamento a perder de vista, para substituir poucas unidades de gripen E-F pelas unidades C-D MS20 que estão estocadas lá.
“De uma hora pra outra a FAB vai incorporar 12 a 18 unidades, um grande avanço”, irão dizer.
Prefiro Caças Gripen C-D MS20 do que adquirir caças Norte-americanos F-16 como tampão… Enquanto o palhaço americano continuar com essa atitude hostil e arrogante,não compraria nem um Cessna… Só trouxa cai nessa historinha de “química presidencial” dele com Lula… Essa pederastia pode dar certo com Bolsonaro, que parece uma estudante deslumbrada perto do astro do time de basquete da universidade,mas duvido que Lula que se mete com gente da pior espéci como os parlamentares do centrãoe, caia no canto da sereia alaranjada. “Tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na semana que vem, se isso for do interesse… Read more »
Calma !!!!!!
Eu não estou falando de políticos, nem de minérios, apenas da má gestão da FAB, o de sempre.
Gastaram dinheiro antes com os Mirage e agora vão deixar de comprar jatos novos para comprar usados, uma coisa totalmente antagônica ao desejado quando o programa foi iniciado (modernizar a indústria, ter armas modernas e novas, etc etc).
Que é isso amigo,estamos de boa,somente uma postagem…
Nada contra a aeronave F-16,sua história fala por sí,é um ícone da aviação e está no panteão de grandes aeronaves fabricadas pelo gomem…
Nada contra sua confiabilidade,meu temor é político…
Ué… não vejo problema nenhum eles terem acesso à nossas terras raras ou qualquer outro recurso natural que eles queiram.
Basta pagarem o nosso preço. E mesmo que seja o mesmo valor que é cobrado pela China, o frete ainda sai mais barato.
“Pagando que mal tem??”
O negócio amigo, não é o Brasil que precisa dizer o quanto as terras raras valem para nós e sim o quanto os estados unidos estão dispostos a pagar para ter acesso a elas…
Mas acesso,não exclusividade…
EDITADO:
MAIS UMA GROSSERIA SEMELHANTE E VC SERÁ BLOQUEADO.!!!
Bah….que grosseria desnecessária…
As ditas ‘Terras Raras’ até que não são tão raras assim, mais rara é a expertise que ao longo de décadas, a China desenvolveu na extração e refino dos elementos raros destas terras.
Atualmente os outros países (incluindo EUA) estão correndo atrás do prejuízo…E não é que não consigam processar as ‘Terras Raras’, mas os custos para fazer isto são muito mais elevados do que o custo chinês, que faz o mesmo serviço por uma fração do preço dos outros países.
Pois é. Eles querem uma solução? Podemos encontrar uma solução conjunta de longo prazo, que seja absolutamente lucrativo para ambas as partes. Isso é mole. Se temos o produto, e se existe demanda, acordos sempre são possíveis.
Terras raras, são sim raras. Em que pese sejam comuns na crosta terrestre, o que as tornam raras é que existem poucos depósitos concentrados delas, que sejam economicamente viáveis.
O rara, vem desse sentido, não se são comum ou não na crosta terrestre.
O prof Anderson Torres, ex reitor do ITA, postou hoje um artigo interessante sobre isso no Linkedin. O IPT vai lançar no dia 1° de Outubro um processo de beneficiamento de terras raras, de baixo custo.
Anderson Correia! Desculpem. Anderson Torres foi o ex ministro condenado na farsa do “gópi”.
O motor do Gripen é americano e ficamos na mão dos EUA e OTAN do mesmo jeito.
Tá vindo aí mais 7,5% de imposto em cima de LCA LCD LCD Mais a lista abaixo Reversão de alíquotas de PIS/Cofins sobre receitas financeiras de grandes empresas PIS, Cofins e Cide voltaram a incidir sobre gasolina e etanol Criação de imposto sobre exportação de petróleo ICMS foi retirado da base de cálculo de créditos de PIS/Cofins Taxação de apostas esportivas eletrônicas (bets) Criação de imposto sobre importações de e-commerce Elevação de IPI para armas de fogo Aumento do imposto de importação de painéis solares Fim da isenção para importação de veículos elétricos IRPJ e CSLL voltam a incidir sobre… Read more »
Alguém tem q pagar os 50 bilhões do orçamento secreto, acordo q o bobonaro fez com o centrão. Ou achou q um sujeito ficar 4 anos falando de cloroquina, da falta de beleza da primeira dama francesa e matando 700.000 pessoas de covid e puxando saco de americanos sairia de graça?
A conta chegou. Agora vc paga kkk
vc tem q rir de um pais cada vez pior por causa de 5 administrações e a culpa ser dita q é do Bolsonaro….. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juscelino fez 50 anos em 5. Bolsonaro fez o contrário. Mas nao tem problema, será bem recebido na papuda.
Essa foi boa.
problema é dele…
já do Lule é nosso…. roubou 200 anos em 20….
Deveriam ele e toda sua família, junto com o nine e tbm toda sua família sentar no colo do “vc sabe quem”….
Tudo bandido.
Por que o ladrão não acabou, ainda, com esse acordo?
Resumindo.
Não importa qual o seu político de estimação, não importa a sigla do seu partido ideológico, não importa se vc é a favor ou contra o TODES, se você é azul ou vermelho, se de direita ou esquerda…..
Os impostos estiveram, estão e independente de quem quer que seja no comando do país, os impostos estarão sempre na vida do tregico povo brasileiro.
Calma,seu amado LACO não vai poder se encontrar com o Trump,pois é um presidente “muito ocupado e importante “(arregou com medo do Trump esculachar),aí está tentando um encontro por videoconferência,esse é o LACO que defende a soberania do Brasil,SQN.
Caraca, qualquer baboseira que o bananinha fala essa gente repete!
O bananinha parece um piolho agarrado nos pelos pubianos do Trump.
Nunca vi alguem louvar tanto um presidente estrangeiro. Ele elogia bem mais o Trump do que o próprio pai.
Tá indignado? Se indigna com o teu político de estimação… Pq oq ele faz não é muito diferente do que Maduro faz na Venezuela, ataca e faz discurso populista para apaziguar o lado que convém, mas se recusa a dialogar de fato, por medo de receber uma esfregada bem grande na cara. Não precisa adquirir F16 de fato, porque tem outras opções no mercado, como os já citados Gripen C/D, ou quem sabe alguma outra solução que encontrem, mas se fôssemos país sério que arcasse com seus compromissos (firmados ainda no tempo em que o mesmo ParTido estava no governo),… Read more »
A Suécia tem disponível esses MS 20?
Não acho que vem o C/D,vai ser F16 velho do deserto,infelizmente.
pelo que sei esse motores MS-20 sao exclusivo deles , pessoal aqui acha que eles forneceria acesso deles facil assim
MS-20 não são motores.
Kkkkk. É difícil aqui, amigo!
Não são 32 F-5M, são 28.
Santamariense Minha estimativa entre 16 e 22 aeronaves em condições plenas de voo. Fazendo uma projeção com base no plano de desativação dos caças Northrop F-5 da Força Aérea Brasileira, publicado em abril de 2023 https://www.aereo.jor.br/2023/04/30/o-plano-de-desativacao-dos-cacas-northrop-f-5-da-forca-aerea-brasileira/ é possível estimar quantas aeronaves permanecem em condições reais de voo em setembro de 2025. Situação em 2022 A FAB tinha 43 F-5M em carga, segundo a tabela oficial do plano. Vale lembrar: “em carga” não significa que todos estavam efetivamente em condições de voo, mas sim ainda dentro do inventário operacional. Situação em 2023 No fim de 2023, o número caiu para cerca… Read more »
Isso. Eu falei em 28 de cabeça, lembrando desse cronograma de desativação.
“Situação em 2025
Em janeiro de 2025, a FAB contava oficialmente com 24 F-5M ainda em inventário.”
Esse número você tirou de onde?
Erro meu, é uma aproximação, não uma declaração oficial da FAB, uma estimativa que fiz. 24 aproximadamente Esse número está alinhado com o cronograma de desativação gradual previsto no Plano de Desativação dos Caças F-5, que estabelece a manutenção de uma frota mínima de 20 aeronaves até 2028 e 14 até 2029, Dados históricos da frota de F-5M na FAB (quantidade total, idade, manutenção típica). Noções de disponibilidade operacional, desgaste e horas de voo. Cenário de restrição de uso devido ao programa de treinamento e à aposentadoria gradual. Na CRUZES 2024 peloS levantamentos das Matriculas que fiz , esteve Presentes… Read more »
Entendi. Pode ser bem por aí. Só precisamos separar as aeronaves em carga/ativas (total) das aeronaves operacionais ( nos esquadrões) e ainda das aeronaves disponíveis (na linha de voo).
segue é uma estimativa, não um dado oficial da FAB. +/-60% operacional 40% em manutenção
Ano Frota total (aprox.) / Frota operacional estimada
2024 32 / 19
2025 24 / 17
2026 22 / 13
2027 20 / 12
28 20 / 12
Cruzes credo… É CRUZEX.
kk CRUZEX.
ja tinha ido e nao deu pra editar …
Acabei de ler uma matéria interessante sobre o Brasil ter influência somente regional.E olhe lá ainda.Sendo um anão diplomático de fato como foi chamado pelo porta voz de Israel tempos atrás.
Compartilhe conosco…
Essa questão é notória mesmo, um país que passa governo e entra governo, passa pelas mesmas mazelas e não mostra capacidade de dialogar com outros países ou colocar as cartas sobre a mesa (mesmo com tamanho potencial de tamanho e riqueza de matéria prima – quisera eu que fosse também de produtos industrializados), não será potência militar e assim não terá vez no cenário mundial.
Infelizmente eu perdi a fonte.A pessoa que fez essa matéria disse que ia fazer um dossiê e passar para os candidatos a presidente.Agora na minha opnião isso acontece com o Brasil porque nenhum candidato tem um projeto para o Brasil.E sim suas ambições pessoais na frente.
Têm certeza q temos 32 F-5 operacionais? Creio que voando mesmo temos menos.
País sério não trabalha com tampão.
Segundo lote do Gripen é a única coisa séria que podemos fazer.
O objetivo é só manter a doutrina
Quando iremos dimensionar o efetivo em função da quantidade de aeronaves? São quantos brigadeiros por caça operacional?
OFF
A Bombardier Defense anunciou a entrega de sua nona aeronave Global à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para o programa Battlefield Airborne Communications Node (BACN)
Aeronave que deveria ter sido evoluída. Ter dado origem a um novo tipo de avião.
Mas o que fizemos com o “ToT” do AMX? Nada.
Um dos melhores aviões que a FAB já teve.
O “ToT”do AMX virou o ERJ 145, que virou o EMBRAER 170/190.
Acho que o amigo quis dizer evoluir para uma nova aeronave de combate.
Não, ele disse que o TOT do AMX não serviu para nada.
E como o colega acima citou, serviu para o 145 e 195 e suas respectivas variantes.
Basicamente tornou a Embraer o que ela é hoje. Eu sei que é fácil criticar, mas nesse caso o TOT foi bem aproveitado.
A Embraer adorou, desenvolveu seus produtos comerciais, com o investimento militar kkk bom negocio p eles e ruim para FAB… coloca o 145 e 195 para defesa aérea então… O” TOT” não serviu nem para manter o próprio AMX… é ridículo, pagamos caríssimo por um caça que nunca esteve plenamente operacional, tivemos voando 3 configurações ao mesmo tempo… e agora nem sequer conseguimos manter um esquadrão voando… ótimo negocio esse…
A Embraer é uma das poucas coisas que ainda prestam no país. Não entendo sua indignação.
Os militares devem servir a pátria, não a eles próprios. Eu sei que no Brasil é difícil entender essa lógica.
A Pátria sim a interesses privados não… não entendi sua lógica, uma empresa privada pega dinheiro público para desenvolver seus produtos comerciais e vc acha lindo…
Isso acontece no mundo inteiro. Qual a sua sugestão? Que a Embraer continuasse estatal? Quando a FAB precisou, desenvolveu o KC-390 em conjunto com a iniciativa privada, neste caso, a Embraer. Poucos países no mundo podem se dar ao luxo de desenvolver um avião deste porte em casa. Para desenvolver um avião de ataque/caça com o aprendizado do AMX, bastava a FAB ter interesse e dinheiro. O maia importante é que o potencial está lá, nós temos uma indústria no setor. Veja, eu sou crítico ferrenho das forças armadas brasileiras, mas não cabe aqui falar o que todo mundo já… Read more »
É isso que acontece no mundo todo. Inclusive o marco legal da inovação diz que é dever do estado promover a inovação do setor privado. É lei, e nada diferente dos demais países
Bom para a Embraer, ruim para a FAB. A Embraer é um dos orgulhos do Brasil, certamente. Mas, cresceu fomentada por encomendas governamentais. Bandeirante, Xavante, Tucano, AMX, Super Tucano. Todas aeronaves encomendadas pela FAB. E isso não é uma crítica, é normal as empresas dependerem de encomendas dos seus governos. Mas, pegando os casos do Tucano e Super Tucano, ambos foram projetos com especificações da FAB em que a Embraer ganhou, e ganha, muito dinheiro. No caso do A-29 era para a FAB receber royalties por cada aeronave vendida, mas já li que isso não estaria acontecendo (não sei se… Read more »
Qual indústria aeronáutica no mundo cresceu sem fomento governamental?
Sinceramente eu acho que vocês estão tão acostumados a reclamar, que sequer pararam para pensar no assunto.
Como o Leandro disse mais abaixo, a Embraer era um projeto estratégico da FAB, e deu certo.
Acho que tu não leu essa parte do meu comentário:
“…é normal as empresas dependerem de encomendas dos seus governos…”
Quando você diz “Bom para a Embraer, ruim para a FAB. A Embraer é um dos orgulhos do Brasil, certamente. Mas, cresceu fomentada por encomendas governamentais.”, isso dá a entender que a Embraer se aproveitou e a FAB se deu mal.
A Embraer ser um sucesso é possivelmente a maior vitória da FAB até os dias de hoje.
Poderia listar as empresas aeronáuticas não apoiada por seus estados? Explica pra gente qual a sua proposta para a sustentabilidade sem apoio de estado?
Leia de novo meu comentário. Interpretação de texto não é o forte por aqui.
Poderiam redimensionar o efetivo
Exatamente.
E não serviu mesmo.
Quem tem que colher os frutos desse ToT é a FAB, não a Embraer.
Claro que serviu. A própria criação da Embraer era um objetivo estratégico da própria FAB paa que se houvesse uma indústria aeronáutica no Brasil justamente para baratear aquisições, desenvolver novos meios, dando maior grau de independência. E foi um sucesso. Se a Embraer dependesse apenas de encomendas do governo, ela hoje seria uma ENAER ou FAMA da vida (Chile e Argentina), com o mesmo grau de sucesso das mesmas. Definhando em desenvolvimento. Mas por causa da ToT do AMX temos C-99, E-99, R-99, A-29, F-5M, os A-4 modernizados cujas designações loucas da MB eu nem lembro, KC-390, etc. Temos bem… Read more »
Existem políticas públicas que alavancam a estrutura econômica do país e políticas as que não alavanca. Pagar juros altos não alavanca.
ah sim, agr ToT é sinônimo de asa…. que foi a única coisa q soubemos aproveitar do AMX
Se você tivesse a mínima idéia da complexidade de desenvolver um avião como o E195, KC 390, etc, você não falaria uma besteira dessas.
Fly by wire. Trem de pouso…..
Não é bem assim, não foi só o AMX…
Procure saber o que os EUA 🇺🇸 = Sikorsky & Boeing ensinaram para a Embraer
Se eu te contasse tudo que sei…
Aeemachi, Alenia…..
O ToT não serviu para NADA.
O que a FAB desenvolveu para si com o projeto do AMX?
NADA.
TOT não deve servir a FAB, e sim gerar capacidades para a indústria que devem ser aproveitadas em futuros produtos (não necessariamente um caça ou aeronave de ataque). Esses novos produtos devem gerar negócios que trarão riquezas para o país, e novas capacidades. E assim se mantém a roda do setor de alta tecnologia girando. O problema é que a FAB paga por estas capacidades, mas depois ela não tem dinheiro para aproveitar as mesmas encomendando novos produtos. O AMX trouxe novas capaidades para a Embraer, mas não foi só ele. Cada novo produto que ela desenvolveu trouxe um conjunto… Read more »
Excencia do marco legal da inovação. O dever do estado fomentar a inovação privada.
“Excencia”?!?!? Valha-me Deus …
Complementando, pra não ter que desenhar pro Emmanuel (já que esse aí psicografa a fonte errada).
O que a Embraer absorveu no AMX virou o ERJ 145, cujo aprendizado gerou o EMBRAER 170/190. O amadurecimento dos conhecimentos de integração de sistemas (vá ler a ARP 4754), junto com projeto integrado de leis de controle possibilitaram a família E2 e os Legacy/Praetor com FBW nos 3 eixos.
A mesma abordagem (com alguns ajustes) foi aplicada então ao KC-390, com vários requisitos operacionais provenientes da experiência da FAB nos esquadrões de transporte.
Pronto, pode ir terminar a sua tigela de alfafa.
E as máquinas de usinagem do programa estão fazendo peças até hoje.
Fornecedor confiável e influenciável?
Que tipo de contramedidas estes A1M têm? Algum sistema de proteção etc?
Tem sim.
melhor proteção é se manter no museu….
Assento ejetor.
RWR, MAWS, chaff/flare, rádios criptografados, …
Sistema de pontaria
???
Os responsáveis por essa situação devem ler as notícias e os comentários aqui e cair na gargalhada.
Quem poderia imaginar que seriamos inferiores ao Vietnã. Um país com um PIB 50 vezes menor que o brasileiro.
Vietnã
• Su-30MK2 / Su-30MK2V — ~35 unidades.
• Su-22 ( fighter-bomber) — ~32 unidades (variante UM3K/M4).
• Su-27 (algumas unidades/treinadores) — ~5 unidades.
Fonte: inventário recente do Vietnamese People’s Air Force.
Quantas estão operacionais? Por lá a assistência Técnica da Sukhoi funciona?
Eu digo porque se for considerar todas as aeronaves F-5 e A-1 que temos, é mais que este que você colocou, só que aqui sobraram bem poucas operacionais, por tudo o que sempre vemos, falta de peças e fim da vida útil das aeronaves.
E compraram F-16 novinhos.
Acho importante se atualizar sobre o PIB vietnamita
Vão deixar saudade… =(
Queria ver pelo menos um video do AMX disparando um piranha hehehhee 😀
O mecanismo de recolhimento do trem de pouso é bonito
Comentei aqui na semana passada:
FSP reporta comentários na FAB de aquisição de F16 e Grippen C/D.
Efeito Orloff !!
Este ano as desoneracoes fiscais chegam perto de 800 bilhões. Não tem como ter caças modernos com esse desequilíbrio. Vamos torcer sempre pela Boa diplomacia, porque não vamos melhorar em defesa.
Sabe informar quanto foram as oneração fiscais?
Depois de ler cada postagem dos senhores camaradas, concordar com uma parcela significativa delas especialmente os que têm vivência na caserna e de vida…
Humildemente peço permissão aos senhores editores da Trilogia para permitirem subir a minha postagem, sugerindo a leitura do Düring, que tem muito a ver com tudo que foi debatido até o momento (F5, A1, F39, F16, Gripen C/D)…a quem possa interessar!
Preparemos lenços de papel, a corda grossa e uma árvore alta, ou ainda a velha e confiável M911…
https://www.defesanet.com.br/destaque/notas-estrategicas-br-militarizacao-do-arquipelago-de-fernando-de-noronha/
Sgt Moreno
👍
Recentemente esses 5 AMXs participaram da Tápio 2025, voando pela manha e pela tarde diariamente, inclusive empregando bombas reais.
Qual tem mais potencial, a frota de amx ou a de a4?
Amigo,qualquer coisa a essa altura do bampeonato é melhor do que um “caça” A-4 sleepy hawk. Até mesmo um Embraer Phenom armado com um Gunpod…
Em comparação, A-1AM/BM e AF-1B/C são aeronaves bem equivalentes. O primeiro tem uma suíte de autodefesa mais completa, pois conta com MAWS enquanto o segundo tem um radar muito melhor, o Elta ELM-2032. No geral, com altos e baixos de cada uma, são bem semelhantes.
Pensei que esses aviões não voavam mais.