Gripen E da FAB e da Suécia

Gripen E do Brasil e da Suécia

Declaração Conjunta sobre a Visita Oficial do Brasil à Suécia

Estocolmo, 16 de setembro de 2025

A convite do Ministro da Defesa do Reino da Suécia, Pål Jonson, o Ministro da Defesa da República Federativa do Brasil designou o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, para representá-lo em visita oficial à Suécia de 15 a 17 de setembro de 2025.

O General Damasceno e o Sr. Jonson mantiveram discussões construtivas sobre temas de interesse mútuo na área de defesa e destacaram a importância da parceria estratégica entre Brasil e Suécia, que abrange, entre outros campos, defesa, tecnologia e inovação. As duas partes celebraram a próxima comemoração dos 200 anos de relações bilaterais, a ser celebrada em 2026.

Os dois lados expressaram satisfação com o avanço da cooperação bilateral em aeronáutica, dimensão estratégica da parceria entre os países. Essa cooperação se baseia no Acordo entre a Força Aérea Brasileira e a SAAB, assinado em 27 de outubro de 2014, que apoia a modernização da FAB por meio da aquisição de 36 caças SAAB Gripen E/F, e na Carta de Intenções assinada em Natal, Brasil, em 9 de novembro de 2024. As discussões exploraram a possibilidade de a Suécia fornecer aeronaves de caça complementares ao Brasil e de emendar o contrato existente do Projeto FX-2, com vistas a aumentar o número de aeronaves, sempre dentro dos limites permitidos pela legislação brasileira.

O General Damasceno ressaltou a importância da visita às instalações de produção do Gripen em Linköping, programada para 17 de setembro, onde se reunirá com as equipes brasileira e sueca envolvidas no programa conjunto Gripen.

As duas partes celebraram a entrega e integração bem-sucedidas dos 10 primeiros caças Gripen F-39 à Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Anápolis. Também enfatizaram a relevância da planta de produção da Embraer inaugurada em maio de 2023, em Gavião Peixoto (SP), para a produção local dos caças Gripen no Brasil. Ambos os lados aguardam a conclusão do primeiro caça produzido no Brasil até o final de 2025, como parte desta cooperação bilateral.

O General Damasceno e o Sr. Jonson destacaram os benefícios tecnológicos mútuos derivados da parceria em defesa e reafirmaram o papel fundamental do Grupo de Alto Nível em Aeronáutica, criado em 2015, no aprofundamento e ampliação da cooperação bilateral em aeronáutica e assuntos de defesa. Também sublinharam a relevância do Diálogo Político-Militar Brasil–Suécia como mecanismo essencial para avançar na cooperação e enfrentar os desafios de segurança regionais e internacionais.

As duas partes celebraram a entrada em vigor, em 16 de setembro de 2025, do Protocolo de Controle de Exportações de Produtos de Defesa entre os governos do Brasil e da Suécia, originalmente assinado em 8 de novembro de 2022.

As partes também expressaram satisfação com a aquisição pela Suécia de quatro aeronaves de transporte multimissão Embraer C-390 Millennium.

Ambos os lados concordaram em incentivar a participação de delegações dos dois países em feiras internacionais de defesa, fortalecendo assim a visibilidade da parceria estratégica.

O General Damasceno e o Sr. Jonson confirmaram sua determinação em continuar trabalhando em estreita colaboração para aprofundar e ampliar a parceria estratégica de defesa entre Brasil e Suécia.

Assinado em Estocolmo, em 16 de setembro de 2025, em originais autênticos em português e inglês. Em caso de divergência de interpretação, prevalecerá o texto em inglês.

MINISTRO DA DEFESA DO REINO DA SUÉCIA
Pål Jonson

PELO MINISTRO DA DEFESA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Comandante da Força Aérea Brasileira

FONTE: Governo da Suécia


Subscribe
Notify of
guest

146 Comentários
oldest
newest most voted
Pet

Torço para que saia alguma notícia boa desse encontro em breve.

Renato Solon

Se a possibilidade fosse boa o Ministro da Defesa Brasileiro teria ido.

Sensato

Melhor centrifugar e colocar no varal também senão já viu né? Mofo deu

Chris

Vi uma reportagem ontem (Aeroin)… Dizendo que o Brasil ja “perdeu” 6 Gripen’s só em juros pelo atraso nos pagamentos.

Last edited 8 meses atrás by Chris
Alex Barreto Cypriano

Você entendeu o que a matéria erroneamente afirmou: na verdade, não foi o ‘atraso’ de pagamento que representou um valor de seis Gripens NGs mas a extensão do período de financiamento, no qual os juros da dívida de 39 bilhões de coroas suecas, até 2032, representaria os tais 6 Gripens. Puro estelionato informacional. Não foram perdidos seis Gripens pra qualquer atraso de pagamento mas estamos pagando mais juros sobre a dívida assumida frente ao banco sueco porque o tempo de financiamento foi estendido. E ninguém explicou bem quem tomou esta decisão. O por quê da decisão se adivinha: teto de… Read more »

Felipe M.

Se eu pego R$ 10.000,00 emprestado contigo, para pagar em 1 ano, com valor final em R$ 12.000,00. E aí, por não conseguir pagar, estendo o pagamento para 3 anos, finalizando o empréstimo, no período, em R$ 22.000,00. Em tese, atrasei o que me comprometi a pagar. Em tese, com o valor final, poderia ter comprado uma segunda moto, “deixando de poder comprar essa segunda moto”. “O por quê da decisão se adivinha: teto de gastos, austeridade fiscal, e um bem vindo benefício às instituições financeiras suecas na forma de incremento de renda.” Teto de gastos e austeridade fiscal não… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Felipe M.
Alex Barreto Cypriano

Atrasar pagamento combinado implica em multa. Não houveram multas porque não foi atraso; não é descumprimento de contrato se foi combinado e achado justo estender os prazos do negócio. Por quê se insiste na idéia de que houve alguma maliciosa desídia ou incompetência no cumprimento do contrato ou mesmo um ato doloso contra o anseio por novos vetores, talvez por vendeta dos perfidos civis contra os inclitos militares? Paranóia não tem limite… É simples: eleve a taxa de juros do financiamento (1,02 por ano) a uma potência igual ao número de anos extras, no caso 7. Você obtém 1,15. 36… Read more »

Felipe M.

Alex, sejamos objetivos: Renegociou o prazo, aumenta-se o cálculo de juros (juros sobre juros).
Isso lá e em qualquer outra instituição financeira.
Nem com agiota a dinâmica é diferente.
E as consequências estão aí. Você pode não gostar das palavras usadas, mas indicam algo verdadeiro.
E os motivos disso, como escrevi acima, é desinteresse e falta de prioridade. O que você escreveu aí foi dedução sua.
Abraço.

Mauricio R.

Bom mesmo é emprestar a perder de vista, pra ditaduras amigas.

Alex Barreto Cypriano

Bom mesmo é emprestar pra democracia pobre que gosta de pagar mais pelo mesmo…

Santamariense

Não te entendo. Tu queria que aumentassem o período de pagamento sem aumentar o valor final a ser pago? Quem faz isso?

Alex Barreto Cypriano

Quem paga não gosta, quem recebe, gosta de virar os olhinhos. Meu ponto é que expliquem o por quê das coisas estarem assim. E explicação sem o subterfúgio fácil do finger pointing. Mas, eu sei, é pedir demais…

Santamariense

Não, meu caro. É simples. Por mais você diga que não houve atraso, o Nunão colocou aqui, tempos atrás, os atrasos nos pagamentos desse programa desde 2019 ou 2020. É um negócio, e dinheiro, e compra e venda. Ninguém no mundo deixa de cobrar acréscimo nos valores que foram atrasados. Tivessem pago no prazo e valores corretos, não teria acréscimo. Simples. O resto todo é conversa.

curioso

É verdade. Precisamos levar em conta que em todo e qualquer país democrático, o orçamento público é um campo de batalha entre prioridades conflitantes. Ou seja entre grupos e classes sociais e econômicas interessados em promover suas prioridades particulares. Bons governos são os que entre outras coisas, conseguem admiistrar esse conflito de maneira responsável e transparente (estou falando de democracias. Ditaduras são animais muito diferentes). Não temos um bom histórico disso. Mas não há outro jeito de melhorar se não por tentativas, erros e aprendizado. (vale para o orçamento e para as democracias). Tem muita coisa pra consertar em Pindorama.… Read more »

Last edited 8 meses atrás by curioso
Danilo Marcelo Nery da Silva

Quando se trata de honrar o que foi acordado, cumprir os prazos de pagamentos, devemos ter muita atenção, porque o não pagamento da parcela tem juros e no caso equivalem a 6 Gripens. Se não observaram o limite do Teto de Gastos por ocasião da assinatura do contrato é um detalhe que faz incidir juros para proteção do fabricante.

curioso

Até que enfim!!! Alguém falou do teto de gastos do Temer (aplausos para o Alex) que estrangula toda a capacidade de investimento do governo, não só na área da defesa.

Como aliás alertaram críticos sensatos na época em que essa pajelança financeira ultraliberal foi vendida como “probidade fiscal” e “sinalização virtuosa para os mercados globais”.
(com grande babação de ovo na imprensa, na Faria Lima e sua academia associada).

O buraco é sempre mais embaixo. Sigam o diheiro é um bom conselho. Wallstreeters e Farialimers existem em Nova York, São Paulo e Estocolmo.

Rafael Coimbra

Qualquer noticia boa que poderia sair desse encontro pode não dar em nada… sabemos quem realmente manda no “miolo” do F-39 ….

Mauricio R.

Pior se fosse o “miolo” de Le Jaca.

A C

A palavra “possibilidade” matou a frase.
Note, será um evento de celebrações e nada melhor do que levar na mala uma mensagem positiva ao anfitrião.

Na prática, a realidade impõe que as entregas do contrato original cheguem à conta-gotas, com atrasos de acordo com o cronograma original. Aliás, quantas unidades montadas em Gavião Peixoto já foram entregues até agora?

Rodolfo

“com vistas a aumentar o número de aeronaves, sempre dentro dos limites permitidos pela legislação brasileira.”

Estranha essa parte. A legislaçao brasileira não limita o numero de caças? Ou refere-se a lei de responsabilidade fiscal que sempre leva a contigenciamento de verbas?… pelo jeito o país vai terminar sipá só com 36 caças la pelo ano 2040.

Last edited 8 meses atrás by Rodolfo
Santamariense

Contratos desse tipo, no Brasil, permitem um aditivo de até 25% sobre o valor inicial. Acredito que a referência seja a isso.

Rodolfo

O esquisito era que até uns anos atrás antes do COVID se falava num total de 108 caças …

Santamariense

Isso sempre aparece de tempos em tempos…mas, nunca passou de um desejo, uma vontade da FAB…Nunca houve estudo sério e negociações nesse sentido.

Akhinos

Calma, os tais 2% ganhou uma força enorme no Congresso. Minhas fontes falam que entrou no radar de vez. Principalmente se as eleições do ano que vem tiver determinados resultados.

E não estou brincando, pessoal está com medo de vdd. Eu falei aqui tem algum tempo já que essa maluquice do Brasil investir 0.9% do PIB em defesa era insustentável.

José Joaquim da Silva Santos

Eu queria muito que vc estivesse certo ou suas fontes. me espanta o Brasil ainda não ter acordado pro óbvio.

Bardini

KKKKKKKKKKKKKK! . Bem-vindo ao ano de 2008! Como diria Paulinho Gogó: quem não tem dinheiro, conta história! . http://www.naval.com.br/blog/2008/09/11/limite-minimo-de-investimentos-podera-ser-modificado-no-plano-estrategico-nacional-de-defesa . “Limite mínimo de investimentos poderá ser modificado no Plano Estratégico Nacional de Defesa Lula pediu, por prudência, a retirada de dois itens contidos no Plano de Estratégia Nacional de Defesa durante reunião, terça-feira, no Planalto. Nelson Jobim fez a apresentação do projeto para José Alencar e os ministros Dilma Roussef e Mangabeira Unger. Lula já conhecia o texto. O primeiro: limite mínimo de 2,5% do PIB para investimentos na Defesa. O segundo: a tabela remuneratória. Somados, os dois itens chegariam a gastos… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Bardini
MMerlin

Se o Nelson Jobin não conseguiu isso com o Lula, não é o Múcio junto que esta situação orçamentária crítica, que o MD vai conseguir emplacar a mudança.

Wilson França

PEC da obscenidade, digo, PEC da blindagem. Veja quem votou a favor da obscenidade: direita e centrão.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/09/16/como-votou-cada-deputado-pec-da-blindagem.htm

E ainda querem esperar algo dessa gente “honesta”.

Felipe M.

São tantos exemplos de que não existe essa de “lado mais limpinho que outro”.
Mas com certeza terão mais uma desculpa pronta para mais essa sacanagem com a sociedade. E a galera vai sair replicando como papagaios e dizendo que o seu político de estimação é melhor que o político de estimação do outro.
Aliás, já passou da hora de descontinuar essa expressão: “político de estimação”, já que o que temos é o “eleitor de estimação”, que, como uma cadelinha, segue cegamente as diretrizes de seu mestre, seja ela qual for.

Santamariense

Meu caro, só acreditarei nisso no dia em que já estiver em prática.

Maurício Veiga

Sempre foi cogitado desde o princípio que o total de aeronaves poderia chegar a este montante para repor toda a aviação de caça (F5 e Mirage) e ataque (AMX) em três lotes distintos, esse é o plano, caso contrário não teria porque pagar TOT para uma quantidade inferior de aeronaves. Essa notícia também foi amplamente divulgada em todos os meios de comunicação especializados no Brasil e no exterior…

Last edited 8 meses atrás by Maurício Veiga
Leandro Costa

Pois é, e mesmo assim nunca passou de desejo. Seria o ‘ideal.’

De concreto nunca houve nada além dos 36 iniciais e a esperança de um segundo lote. Primeiro se falou em 72 aeronaves, depois em 66 aeronaves. Hoje em dia ninguém mais sabe de nada.

O ToT servia justamente para meio que tentar ‘engessar’ o governo a autorizar compras de mais aeronaves, visto que não faria sentido simplesmente deixar de produzir aeronaves aqui. Porém mais uma vez subestimaram os políticos Brasileiros…

Santamariense

Tudo que você escreveu eu sei de cor. Mas, como você mesmo escreveu, isso foi “cogitado” e era o “plano”. Nunca foi sequer negociado. Quanto à ToT, o Brasil e mestre em pagar pela mesma e não dar seguimento. Temos vários exemplos disso.

Rodolfo

Em 2014:

Brazil is planning to acquire approximately 108 Saab Gripen NGs over the next 18 years, according to Bg. Gen. Jose Crepaldi Affonso, head of programs office, Forca Aerea Brasileira (FAB – Brazilian air force). He told the International Fighter Conference in London, organized by Defence IQ, that his air force intends to eventually replace all three of its existing combat aircraft with the Swedish jet. Crepaldi also described, in some detail, the industrial participation (IP) programs that are linked to the Gripen deal.

Jorgemateus77

história da carochinha

Rodolfo

Entao, antes a FAB falava em 108, agora tem a historia que só pode subir 25%… quem subiu foi o programa Gripen no telhado…

Last edited 8 meses atrás by Rodolfo
Sensato

Irmão. Se o GTE subiu no telhado, desconfio que o chão tá bem espaçoso

Sensato

Aham. Será que iam pagar com a grana do PAC 1?

Mauricio R.

Não há nada que ligue o atual contrato para a aquisição dos JAS-30E/F novos, com a aquisição de aeronaves usadas. Mesmo sendo JAS-39C/D.

Santamariense

Onde eu falei isso?

Rosi

Papo e mais papo, conversas e mais conversas… Ação mesmo nada, pagar pelo que já foi comprado para acelerar as entregas atrasadas nada…
Enquanto isto os AMX vão dando baixa as 6 dúzia na ativa e os F5M a ponto de cair na cabeça da população…. De tao voados, a maioria dos 24 que teve está em condições de vôo passando das 65000 horas , sem existência de peças de reposição no mercado.
O país do rolando lero lero, o Brigadeiro fica como brigadeiro…. Sem sabor e vencido.
Que Deus guarde os pilotos e a população de tragédias.

J L

E não esquecendo, que dependendo das relações entre Brasil e Usa, pode haver como fez a Alemanha na venda dos Guaranis as Filipinas, um embargo dos Gripen já que o motor é GE 414, entre outros componentes.

Mauricio R.

Trump iria embargar aeronaves concebidas, projetadas, feitas voar e vendidas pela Suécia?
O Gripen é um produto de uma empresa sueca, não brasileira, embargaria sua venda devido as picuinhas com o Brasil? É isso?

Maurício

lei de licitações e contratos 14133.

André Garcia

Lei de Licitações. Limites para aditivar contratos.

Santamariense

“Aliás, quantas unidades montadas em Gavião Peixoto já foram entregues até agora?”

0 (zero).

Mauricio R.

Nenhuma, a primeira ainda está sendo montada, sabe-se lá quanto custando.

bit_lascado

Quanto tempo a SAAB aguenta manter a linha de produção do Gripen E aberta?

Bueno

No Brasil ? Na Suécia o tempo que eles acharem necessário ,exemplo do Gripen C/D, A SAAB tem capacidade de retomar a produção do Gripen C/D; ainda tem ferramental, fornecedores e know-how para produzir mais unidades C/D se aparecer um cliente que não queira (ou não possa) pagar pelo E. Com um candencia menor , mas tem.,ou seja , penso que esta possibilidade pode durar ate 2035 para o Gripen C/D caso surja um cliente. Caso o Brasil comprar uns Gripen C/D Tera suporte técnico alem de 2035, alem de ter a Fabrica no Brasil que também devera ter esta… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Bueno
Luciano

Bom, com certeza o Poder Aereo, ou algum especialista entre nós, poderia dizer se é possível uma idéia que tenho:

Seria possível, por exemplo, e com recursos financeiros disponíveis extraordinariamente, que as aeronaves correspondentes ao adicional de 25%, sejam adiantadas para os próximos 3 ou 4 anos? Ou seja, diante do último quadro de entregas, preencher as poucas unidades dos próximos 3 anos, com esses aviões do adicional?

Santamariense

Meu caro, o último cronograma colocado aqui há poucos dias, mostra que as entregas dos 36 se estenderão até 2032, por questões puramente financeiras. Então, não teria lógica incluir as aeronaves de um hipotético aditivo contratual nesse prazo. Se esse aditivo vier ( o que duvido), será para entregas após 2032.

MMerlin

Santamariense.
A preocupação nossa agora esta ficando por conta na proximidade de desativação dos AMX.
Nada do MD ou FAB definirem plano de cobertura desse gap das aeronaves.
O ideal seria uma aceleração bruta do programa FX.
Mas também, nem um possível plano B de caças tampão parece ter ganhado corpo.
Assustador a situação que o Estado está mantendo as FA.

Luciano

Ok, então, provavelmente, se trata de aeronaves de segunda mão, em troca do aditivo no final do contrato.

Gilberto

Seria uma vergonha, após tantos anos da assinatura do contrato, a gente adquirir uma versão anterior do Gripen, por que não teve capacidade de honrar o contrato.

Luciano

É ruim, mas vergonha foi ter entrado no mapa da fome. Vergonha, foi ter sido o país que mais perdeu cidadãos, proporcionalmente, para a Covid. O governo anterior, teve toda a oportunidade de resolver, mas…

Então, agora, com um orçamento apertado pelo arcabouço, se faz o que dá.

Santamariense

Sempre essa maldita polarização ideológica…pqp…mas, já que quer ir por esse caminho, vamos lá:
As desgraças do governo Bolsonaro existiram. Mas, tu apontar o dedo para quem quer que seja, sendo defensor da pústula que ocupa o planalto, te tira qualquer legitimidade em falar qualquer coisa.

Last edited 8 meses atrás by Santamariense
Rinaldo Nery

Não sei de onde ele tirou esses números da covid. Deve ter sido do Data Foice ou do IBGE do Pochmann.

Santamariense

Pois é!

MMerlin

Sempre.
O pessoal não percebe que quem ganha como esse ping-pong são apenas os visitantes (não moradores) temporários e ilustres de Brasília.
Os cidadãos e o país perdem com essa pista de patinação ad eternum.
Avançamos sempre, mas forma bastante superficial.
Mal percebem que quase todo presidente que foi eleito sempre culpa a gestão anterior pela ineficiência futura.
Chega ser uma piada.
Até a ex-“presidenta” culpou sua gestão anterior num discurso “sem querer” e acabou tomando uma reprimenda do seu próprio partido.

Last edited 8 meses atrás by MMerlin
Alecs

Pão com Mortadela, o assunto é Gripen.

Mauricio R.

Não há relação entre “aeronaves de segunda mão” e esse improvável aditivo ao final do contrato.

Bueno

Onde esta escrito isto ?
Contratos podem ser alterados , exemplo recente do Helicópteros EC725/H225M que foi alterado, transformaram as unidades restantes PARA AS tres forças em um novo contrato para o Helicóptero H125 do programa TH-X

Mauricio R.

Então. é um novo contrato.

Bueno

ok pode ser. Esta possibilidade então existe , transformar os 25% em Gripen C/D para não ter aprovação do Congresso, a própria FAB e MD resolver isto assim.
É meio que maluco , mas o que fizeram para transformar as unidades EC725/H225M em H125 e criar o programa TH-X também me deu um nó na cabeça … Só que foi uma negociação de tirar o chapéu que resolvera o problema das 3 forças devido a baixa disponibilidade de helicópteros de instrução

Last edited 8 meses atrás by Bueno
Nilo

Boa notícia, nada melhor que a própria FAB envolvida nas negociações de mais aquisição de Gripen E/F, a visibilidade nas feiras internacionais das parcerias Suécia/Brasil demonstra que ambos os países devem estar trabalhando juntos na promoção do caça sueco.

Henrique A

Palavras não tem a força que o dinheiro tem e até agora ninguém faliu de onde vai vir o dinheiro.

Vitor Botafogo

Essa noticia positiva, contrasta com a realidade publicada ao Senado Federal na comissão de Defesa, aonde se aponta o frequente contingenciamento de recursos para as FA´s que por consequência, faz com que se incorra juros e menos aeronaves entregues. Só de juros até agora, poderiamos ter adquiridos 6 aeronaves adicionais pelo montante pago até então. O Programa Gripen já possui 12 aditivos do contrato Original e muitos aqui nos últimos 2 anos defendiam com unhas e dentes que as 36 aeronaves seriam entregues até 2027, quando se sabia que não ocorreria. Atualmente o cronograma de entrega das 36 aeronaves será… Read more »

Luciano

Se o Comandante da FAB está lá, pode ser que isso mude. Talvez o governo tenha prometido os recursos. Vamos aguardar para ver.

George A.

A tal PEC do Múcio foi pra relatoria do líder do Governo no Senado, provavelmente vai andar…
Eu acho uma solução ruim, mas parece ser o que está em negociação entre as Forças, o governo e a oposição.

Last edited 8 meses atrás by George A.
Santamariense

O comandante estar lá não quer dizer que algo vai mudar. Quantas cerimônias, encontros, reuniões, conferências já fizeram sobre esse avião e sobre esse contrato? Encheção de linguiça…avião entregue e voando, que é bom, nada!!!

Luciano

Copo meio vazio, copo meio cheio. Eu vejo isso como interesse em resolver apenas um, dos vários problemas do Brasil que necessitam de orçamento.

Rosi

Não é a primeira vez que esteve, não o esteve e nada de novo surgiu.
Brigadeiro da FAB esteve na Itália e pilotou até caça leve … Que bom , uma experiência e tanto para ele

Last edited 8 meses atrás by Rosi
Luciano

Quem pilotou o M346, foi o Comandante da FAB, do governo anterior. Governo que, por sinal, não resolveu nada, e não fez nada pelas nossas forças.

Vitor Botafogo

Com Pandemia e déficit fiscal era viável? Acho injusto e totalmente irresponsável essa afirmação.

Santamariense

Cobrar justiça e responsabilidade de um defensor do atual ocupante do planalto? Não espere isso, meu caro.

Rinaldo Nery

E foi só isso mesmo. Uma boa experiência para ele, piloto de Mirage III e F-5E.

Vitor Botafogo

Não me iludiria com isso.

Rodrigo

Acho difícil receber essa quantidade ate 2032, nem a homologação de gripens recebido a FAB nao ta conseguindo…nenhum gripen recebido ainda esta ativo para combate.

Renato Solon

Para mim o Ministro não ir torna a notícia mais negativa que positiva. Se houvessem possibilidades concretas de sair algo de bom do encontro ele certamente teria ido.

Angus

Semelhante ao que escrevi em outro momento,

“parceria”
“cooperação”
“intenção”

tudo lindo,

“só” falta o recurso,

enquanto não houver uma política de Estado voltada a defesa, esse tipo de informação só serve para iludir.

O Programa Gripen é a prova concreta.

hitoera

Só mais um passeio na gringa pra trazer iPhones pra família, nada mais.

Rodrigo

Vamos ser realista…com a falta de recurso constante e de uma política industrial era melhor a FAB ter escolhido o F16 através do FMS.

O que temos atualmente um apagão da defesa área, caça gripen se tiver um ou dois homologado para atua e muito. A tal transferência de tecnologia e mínima. Gripen e um bom caça para países que com finanças equilibradas. Infelizmente o destino do nossos gripen deverá seguir os mesmos da África do Sul.

Alexandre Galante

comment image

Santamariense

Falta de fé, Galante?? O que o brasileiro mais tem é isso!! E só isso!!

fewoz

Comparar Brasil com África do Sul é um exagero.

brutus

mas é o que a realidade esta mostrando

Alexandre Galante

As discussões exploraram a possibilidade de a Suécia fornecer aeronaves de caça complementares ao Brasil – o texto pode indicar a cessão de caças usados Gripen C/D.

Santamariense

Ué, mas o que vão dizer aqueles que apregoam fervorosamente que todo e qualquer tostão disponível deve ser usado para adquirir Gripen E/F? Quando se aventou F-16 usado e outras possibilidades, foram terminantemente contra. Agora, se esse possibilidade vir a se concretizar, vão ser contra também?

Willber Rodrigues

Eu sou da turma que era contra gastar grana com F-16 usado ( embora a lógica do Bardini sobre isso faça sentido ) e sou IGUALMENTE CONTRA gastar grana com Gripen usado. Tem que ser novo, zero km. Isso só demonstra, mais uma vez, o quanto gastar com ToT é uma palhaçada caríssima nesse país. “Ah, mas é o que tem, melhoe isso que nada”. Estou simplesmente cansado desse diabo de governo soltar notinha de “fortalecer laços” com Turquia, Suécia e seja quem for, de inventar novo PAC em Defesa pela milésima vez, mas manter os programas JÁ CONTRATADOS a… Read more »

J L

Concordo plenamente que, pagar mais caro para essa pataquada de dizer que ToT, vai alavancar conhecimento e tecnologia é só gasto de dinheiro a mais que não temos, mas na atual circunstância em que se encontra a FAB, com um baita buraco para a defesa aérea, não sou contra a aquisição de Gripens C/D, para imediato substituição dos caças F5 que põe em risco os pilotos que ainda restam na aviação de caça, já que nem combustível para executar horas de voos de treinamento temos mais. Nem estou mencionando os AMX que estão em quantidade reduzidíssimas e irão dar baixa… Read more »

Willber Rodrigues

Aí depois eu sou obrigado a ver fardado ou engravatado dizendo que “fortalece a BID e vai alavancar a indústria de defesa nacional”….
Tú pega esses itens no qual pagamos ToT caríssimo…e pra que? Pra fabricar meia dúzia, e no qual dá pra contar nos dedos de uma mão o que tem realmente de nacional nele.

Santamariense

Estou simplesmente cansado desse diabo de governo soltar notinha de “fortalecer laços” com Turquia, Suécia e seja quem for, de inventar novo PAC em Defesa pela milésima vez, mas manter os programas JÁ CONTRATADOS a décadas que é bom, nada.”

Eu não estou cansado porque simplesmente nunca apostei 1 centavo nesse amontoado de pústulas que comandam o país. Nada de ruim vindo dessa corja me surpreende.

Rosi

Não acredito viu, só quem não tem a visão da lacuna que ficará a Força de caça do Brasil… Sem AMX , sem F5 e com 12 a 16 Gripen em 2026..
Ano eleitoral que não sai nada devido a lei eleitoral

Marcelo Baptista

Eu pelo menos continuo contra, seja F16, Gripen C/D, teco-teco, o que seja. Mas se forem por este caminho, só posso lamentar e seguir com a vida.

João Henrique

Galante, poderiam os C/D vir pro lugar dos AMX?

Rosi

Eu acho que é pra isto .
Se pegar o valor dos 25% do contrato e transformar em Gripen C)D daria umas 18 a 20 aeronaves?

Last edited 8 meses atrás by Rosi
Rosi

Que bom! Mas é a primeira vez que esteve assunto entra em pauta e é divulgado para nós , público?

Adriano RA

Talvez os caças que os tchecos vão devolver daqui alguns anos…

Leandro Costa

Pelo menos mandamos o ‘devo. Não nego. Pago quando puder.’

Rosi

Kkkk
Acho que vao sot pro buteco toma uma cerveja e resolver isso viu … Skol!!

Leandro Costa

Pô, mas vai dar skol para os caras!? Aí é que eles ficam insultados mesmo! Vão ter certeza que povo que bebe merd@ aceita qualquer lixo mesmo. Aí ferrou! heheheheheh

Nunes-Neto

Alguém falou num debate na internet que só de multas contratuais, multas do banco, juros etc… a Fab já gastou o equivalente a 6 gripens novos, e 2 KC390 em relação aos atrasos de pagamento e contratos com a Embraer

Mauricio R.

Ideia fantástica, ao invés de pagarmos 3 fábricas, cortemos a que menos acrescenta ao programa: Embraer A Saab não tem escapatória, são os donos do produto e de boa parta da tecnologia envolvida. A SAM é a face visível da ToT, que espero, esteja capilarizando para a indústria aeroespacial e não somente para o grupo Embaer. Pelo pouco que ela pode oferecer, engenharia de obra pronta, afinal continua sem saber o que é uma aeronave de caça, melhor renegociar o contrato com os suecos, aumentar a complexidade/quantidade de peças fabricadas na SAM e envia-las para integração em Linköping. Sobraria o… Read more »

Rodrigo

Tem grana nem para o 1 lote…quantos gripen recebidos estão 100% operacional??? A Argentina que ate pouco tempo estava bem que nós, ate ano que vem vai ter um esquadrão 100% operacional de f16 e o Brasil???

Vitor Botafogo

Isso apresentado pela FAB no Senado.

Vitor Botafogo
J L

É também li isso.

Nunes-Neto

multas por atraso de pagamento…

JuggerBR

É a vida mansa dos militares de elite em toda sua glória… Visita por dias, com tudo pago, pra discutir coisas que já estão sendo discutidas há anos, e que uma ligação telefônica resolveria, ou até um e-mail…

José Luís

Bingo!!! Enfim uma verdade.

Nilo

…….# A convite # do Ministro da Defesa do Reino da Suécia, Pål Jonson…

Rosi

Menos
E se foi assinar a papelada e vê como está a montagem dos Gripen F
Verificar também as células disponíveis do Gripen C/D?
Então não temos todas as informações, não podemos criticar

José Luís
Vitor Botafogo

Frustrante ler isso, tamanha a cegueira do tema.

Sergio

Nelson Dhuring escreveu um artigo bomba sobre esse assunto no defesanet.

Sugiro aos amigos que façam uma visitinha lá.

Ou então que nossos editores aqui reproduzam.

É devastador!

Vitor Botafogo

Concordo. Motores diferentes, componentes diferentes.

Rosi

Nem tudo é bom república de outra canais , o cara tem a visão dele, e pode está com um viés de confiançao de entusiasta com pitada de jornalismo

Sergio

O que ele colocou lá é bem sério.

E para mim está acima de paixões pessoais.

O dinheiro sai do nosso bolso.

Renato Solon

Vc está equivocado. Motor, aviônicos e dimensões (envergadura, comprimento e peso) são diferentes. Logo a maioria das peças relevantes são diferentes. A diferença nas dimensões não são grandes, mas qualquer diferença já resulta em peças diferentes para praticamente todos os elementos estruturais. A comunalidade nas peças deve existir em um valor residual do custo de manutenção. O que é similar é o design básico e alguns princípios operativos, de manufatura e desenvolvimento.

Sergio

O artigo do Nelson vai mais longe, bem mais longe, que o embroglio dos gripen.

É sobre a incapacidade generalizada de nossos militares para decidir o que desejam e precisam para as forças.

MMerlin

Veja que essa questão do Gripen, verificando as diferenças entre as versões, importante, originais foi discutido bastante aqui.
São aeronaves quase que totalmente diferentes, mas a NG foi projetada para permitir trazer certa comunialidade, via upgrades, com a versão E.

MMerlin

Quando coloquei versões E, na verdade era para ter sido C, uma vez que a NG tornou-se E. Importante observar que muitos aqui são contra a aquisição de aeronaves tampão para que a FAB foque no contrato atual. Mas a situação é pra lá de crítica. Se a única solução viável for realmente um caça usado, sou a favor do Gripen C e D uma vez que parte de seus avionicos podem ser atualizados com equipamentos e sistemas utilizados pela mais nova versão. Mas importante, essas atualizações visam apenas permitir a integração entre as aeronaves. Mesmo porque tanto avionica quanto… Read more »

MMerlin

Minha especialidade na engenharia não é a aeronáutica.
Mas esta diferença de dimensões (mesmo pequenas – não sutis) junto com as modernizações na linha de produção e uso de novos materiais podem sim ter levado à aeronave de versão E, estruturalmente falando, ser praticamente diferente da versão C.

Mauricio R.

Durante a campanha da Líbia, os Gripens ficaram baseados no aeroclube de Sigonella, enquanto as demais aeronaves da coalizão operavam da NAS.
Na época os aviões suecos voavam com JET A-1 ao contrário das demais aeronaves que usavam combustível da série JP.

Fabio Araujo

Espero que saia algo de concreto de novas encomendas!

dretor

pra quem acha que vai ter boa noicia jaja vem a noticia que a entrega foi postergada ate 2040

José Luís

Kkkkkk não duvide!!!!

Joelson de Almeida

Diante de toda esse situação se recebermos os 36 teremos que levantar as mãos pro céu, e no final das entregas poderemos estar recebendo aeronaves já defasadas em relação a realidade de outros países, como sempre bem atrasados em tecnologia.

Diego

Muito blá blá, e nenhum dinheiro para mais caças, sequer estão no cronograma para os poucos 36 caças do lote original, outro dia li que os juros gastos para ficar prolongado o programa pagaria por dois aviões extras.

Nunes-Neto

6 extras

Renato Solon

Outro ponto que me preocupou é o Ministro da Defesa não ter comparecido ao encontro com um par de mesmo nível. Se houvesse expectativa por parte do governo brasileiro de algo de concreto e positivo sair desse encontro certamente o ministro da defesa não abriria mão de ir e aparecer.

Vitor Botafogo

Eu sigo a mídia especializada, provavelmente desde 1996-97. Nos últimos 30 anos, o único programa que deu certo e mesmo assim com atraso foi o SIVAM, com a implementação dos R-99 e A-29. A FAB pretendia modernizar o F-103, mas pelo “Alto custo”, decidiu por seguir com uma nova plataforma, o programa F-X. Depois de muito estudo, muita análise, o programa foi engavetado porque um presidente iria entregar o “trono” e tinha receio de tomar essa decisão deixando a conta para o sucessor, e posteriormente o presidente que assumiu o “trono” enrolou enquanto pode ao longo de 4 anos visto… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

O que você postou são fatos e mostra a falta de compromisso, principalmente de executivo e legislativo, com relação a uma política perene de recursos que nos coloque minimamente em condições de dissuadir alguma intenção bélica estrangeira contra nós. Não tenho qualquer capacidade de citar a quantidade de equipamento – nas três forças – necessária a atingir esse mínimo mas é certo que estamos muito aquém dele. Falta uma política de Estado, aquela que mantém um fluxo perene de recursos necessários para a execução dessa política. Entre discursos ufanistas de lá e de cá, continuamos no limbo. Com tanto poder… Read more »

Fábio Mayer

Simples, o Brasil paga em dia e sem reescalonamentos, e a Suécia entrega os Gripen e recebe os KC390.

Claudio Moreno

Povo viajado esse da FAB! Ou seria da Força auxiliar, já que não tem combustível, pilotos, aeronaves de combate…logo os C47 voltam a operar…

Sgtº Moreno

NOTA
Depois a galera do PAMASP não quer ser zuado pelo CPORSP ali da Alfredo Pujol.

Alex Barreto Cypriano

Promessas, promessas…

J R

Já pagamos 06 caças a mais só de juros pela renegociação da dívida, mas gasta-se de 03 a 05 bi em compra de voto com gás pra gente que já recebe ajuda do governo com bolsa família, é uma palhaçada isso aqui,…

Last edited 8 meses atrás by J R
Douglas Rodrigues

E o valor pra pagar esse gás para “quem não pode” ou recebe as ditas bolsas, cai no colo justamente do restante que paga de fato, afinal tivemos aumento do valor do gás de cozinha (em média 5%). Esse é o Brasil varonil, onde nosso dinheiro é usado para pagar votos em eleições…

JuggerBR
Mauricio R.

Acabem com todas as boquinhas que essa empresa dispõe, vai sobrar dinheiro pra novos caças.
No mais: #delendaestEmbraer, igualzinho Roma fez com Cartago…

JuggerBR

O que eles te fizeram? O maior detrator da Embraer neste site, desde muito tempo…

Santamariense

Não adianta perguntar, muitos já fizeram isso e ele nunca respondeu.

roberto

Meu deus , quando o primeiro projeto FX começou eu era um jovem recém casado e comecei a me interessar por aviação de caça , hoje já sou quase avô e não temos nem um esquadrão completo ainda , esse é o Brasil .
Ps. O exemplar que está com a EMBRAER para testes vai testar até quando ? 2050 ?

Mauricio R.

“…e agora junto com o Ministério da Defesa tenta comprar caças Gripen C/D usados da Suécia, o mesmo avião que no F-X1 não cumpria diversos requisitos básicos, entre eles uma séria crítica pela baixa autonomia operacional, o…”

(https://www.defesanet.com.br/bid/o-fim-da-modernizacao-das-ffaa-a-burocracia-nas-aquisicoes-vai-nos-transformar-em-sucateiros/)

Desagradou a Embraer, que se viu impedida de entubar FAB com a estrovenga, chamada Mirage 2000BR…

O vingador com cérebro

Ótimo,. só não temos dinheiro pra comprar nada disso…

Julio

A chance de nada acontecer é enorme. É a minha aposta. O Brasil trata os suecos muito mal e deveria tratar com o máximo de pão de ló possível.