Senado debate orçamento da Defesa e expõe fragilidade da Força Aérea Brasileira
F-39E, F-5EM e A-1M
Brasília, 10 de setembro de 2025 — Em audiência pública realizada ontem pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em Brasília, representantes das Forças Armadas e da indústria de defesa clamaram por mais recursos e previsibilidade orçamentária, especialmente para modernizar as capacidades da Força Aérea Brasileira (FAB).
O encontro foi marcado pelo apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2023, que sugere destinar, anualmente, pelo menos 2% do PIB ao Ministério da Defesa, com 35% dos recursos opcionais voltados a projetos estratégicos.
Segundo o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, a diminuição abrupta de 40%, nos últimos dez anos, da quantidade de aeronaves em condições de operar, foi grande consequência de ter investimento aquém do necessário para a manutenção da capacidade operativa.
— Outra coisa é a quantidade de horas de voos que a Força Aérea voa anualmente. Nosso esforço aéreo reduziu-se ao longo desses dez anos em praticamente 50%. Na medida em que temos menos recursos, nós não conseguimos voar essa quantidade de horas e nós temos naturalmente que fazer uma degradação na nossa capacidade operativa. Nossas aeronaves estão em piores condições e nossas tripulações ficam com treinamento sempre aquém daquele que nós temos por ideal — expôs o chefe da Aeronáutica.
Diante dessa realidade, a Aeronáutica tem assistido à evasão de seus pilotos, “que entenderam que teriam condições melhores para manter suas atividades aéreas se estivessem voando na aviação comercial”, o que tem resultado em casos de pedido de demissão da Força Aérea.
— Falamos da necessidade de adquirir armamentos, mísseis, drones — que é vital para que a Força Aérea esteja a altura de enfrentar os novos desafios tecnológicos —, investimento em artefatos ligados ao espaço, dos satélites, das nossas bases de lançamento e, claro, da nossa aeronave de caça, de transporte — disse Araújo.

Para os debatedores, a PEC representa uma medida emergencial e estratégica frente às crescentes tensões geopolíticas, tornando-se fundamental para a modernização da aeronáutica, investimento em satélites, drones e sistemas de aviação de combate.
O relatório segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com relatoria atribuída ao líder do governo, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), demonstrando o caráter de Estado da proposta de reforço à defesa nacional.■





EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Nada novo no front como sempre.
Porém impressionante que o atraso de pagamento é equivalente a 6 aeronaves.
Atrasa seu credito pessoal, e vera se transformar em 6 “aeronaves tb”
´kkkkkkk
Estou fora kkk
Prioridade do senado é verba para o orçamento secreto !!!
Tem exemplo contundente da Indonésia…o povo virou contra a classe política..estão atendo fogo na casa de políticos…se essa moda pega no Brasil ?…a primeira comoção virá da mídia tradicional essa que está ligada ao sistema ..fdps
Pouco mais de um ano depois do PAC-3 defesa de enorme sucesso, lá vem o PAC-4.
Como sempre muita conversa na capital do gigante eternamente adormecido. No fim sem uma grande reforma do estado incluindo das FA, nunca vai sobrar dinheiro pra “real” investimento em defesa, só vai ter pra pagamento de folha. Essas injeções urgentes de dinheiro não são sustentáveis nem resolvem o problema que fica sendo empurrado com a barriga como tudo no estado brasileiro.
Bingo!!!
“Deitado eternamente em berço esplêndido” 😴
Esse gigante só acordaria se levasse uma sacudida boa, por enquanto segue confiando na sorte e levando tudo na base do “jeitinho”.
PAC vem de Pac-man pq come, come, come recursos e não sai do lugar.
Senado generoso dizendo que só a FAB está em situação precária 😏
Modo irônic on🤣
Se a FAB está em situação precária coitada da MB
A sorte da MB é que os poderosos não gostam de navegar senão teríamos um GTE naval a tomar ainda mais os poucos recursos.
Não dá idéia! Quem sabe criam a “Esquadra do Paranoá!
Já pensou um navio de transporte de 600 milhões de euros?!
Se a FAB que é UBER executivo dos políticos está assim, imaginem o resto.
É necessária uma costura séria entre governo e legislativo [obviamente] para se estabeleçam projetos factíveis de aquisição de equipamento militar e, também, fluxos financeiros perenes para que eles sejam concretizados. E fora do orçamento tradicional. Tudo isso é óbvio e não é de hoje. Precisa ser feito independentemente de qualquer tendência política, um projeto de Estado.
Tem que ser muito otimista para acreditar que todos os Gripens serão entregues até 2032. Infelizmente na atual conjuntura econômica e política, essa semana pode ser crucial para o programa Gripen, dependendo do resultado do julgamento do Bolsonaro, mais restrições podem ser impostas ao Brasil pelos EUA e como o Gripen utiliza diversos componentes made in USA essa compra ainda pode ir para o ralo. Ontem a porta voz da Casa Branca declarou que “Trump não teria problema em usar poderio militar contra o Brasil e aplicar novas sanções”, ou seja, se proibir a importação dos motores, já não temos… Read more »
Se realmente houver sanções militares e elas perdurarem por um intervalo de anos (considerando Lula reeleito em 2026 – espero que não rsrr), haverá um apagão nas nossas FAs, visto que a maioria dos nossos equipamentos são ocidentais.
Nem dá pra imaginar os programas paralisados (Gripens, Tamandaré, Centauro, etc..).
Já não temos quase nada e se travar, aí lascou de vez mesmo.
Alguns pensam, aí é só comprar da Rússia e China, mas não funciona dessa forma.
Primeiro que dependeria de muitos bilhões para substituir equipamentos, fora a doutrina, treinamentos, etc..
Faz o “L”!
já agradeceu seu senador bananinha?
Ex-militar, pago com nossos impostos, que apoia traidor da pátria é dose pra bozonarista, Jesus!!
Esse discurso de que “servidor público é pago com meu imposto”, não cola. Todo e qualquer servidor público também paga todos os impostos que qualquer um paga.
ser contra o Lula e os esquerdistas que ele colocou nas nossas instituições para se eternizarem no poder, não é ser traidor da pátria.
Traidor da pátria é quem apoia esse lixo que está destruindo nosso país e se alinha com os piores países do mundo, com os países menos democráticos e autoritários e até com terroristas.
Fiz, e vou fazer de novo, em 2026.
Essa é a vantagem de se viver em uma democracia.
Já o senhor, infelizmente, não vai poder fazer o “B”, porque o “B” tentou dar um golpe de estado e está inelegível.
A vida tem dessas coisas…
Mas calma…
O DT vai enviar o USMC para “salvar o Brasil”…
Aguarde 72 horas…
A grande vantage, mesmo de se fiver numa democracia de esquerda e que a violência não sabe escolhe, então vc tem tantas chances quanto qualquer um outro de tomar um tiro em um assalto no farol 🚦
E o preço do custo de vida são pra todos.
Então boa sorte 👍
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
A única “função institucional” da FAB hoje é o GTE.
O resto não é prioridade do país e nem dos brigadeiros.
É por aí….
E olha, que o comodante da fab ta andando de comercial.
Para não deixar faltar o combustível dos poderosos ministros do estado brasileiro.
“Não pode deixar parar a moto do comandante”…
Nesse caso, a moto seria o GTE…
o resto pode parar tudo…
É por aí…
Os militares são espertos, quando tem corte no orçamento, cortam investimentos, e não custeio…
Não enxugam a folha de pagamento da ativa (já que a inativa não tem o que fazer).
Não há necessidade de tantos generais, brigadeiros e almirantes estrelados.
Mas ninguém fala em reduzir as vagas nas escolas de oficiais, em dispensa de oficiais em cargos completamente inúteis…
Só em não pagar pelas aeronaves, viaturas e embarcações, que são completamente necessárias, e a razão de existir as forças armadas…
Isso de certa forma já está sendo feito
A cada ano que passa se corta o número de vagas nas escolas da FAB (epcar eear afa ita) e grande parte do efetivo está sendo composto por temporários.
Os frutos disso só serqm colhidos em décadas, mas de forma alguma isso por si só irá aumentar a capacidade de dissuasão da força
Porque esse tipo de redução só é possível acompanhada de uma reestruturação que permita essa redução de pessoal, sem falar que qualquer reestruturação requer dinheiro para ser feita.
Mas o maior problema no momento é a redução gigantesca no orçamento das FAs.
Que tal cortar do Judiciário e repassar pras FFAA?
Só do Judiciário, Coronel? Não faltam buracos negros no orçamento, milhares de vereadores sem qualquer utilidade, pra ficar num único buraco.
O Petrolão já pagava 72 Gripen…
O orçamento secreto paga marinha, exército e força aérea e ainda sobra muito.
https://www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/familia-moraes-compra-mansao-por-r-12-milhoes-em-brasilia
Não querendo ser advogado de ngm da elite política brasileira, mas o Alexandre de Moraes vem de uma família já bem rica e tradicional, e vendeu centenas de milhares de exemplares de seus livros que custam centenas de reais, não é estranho ele morar numa mansão milionária, assim como não é o João Amoedo tbm ter uma etc, porém existem outros políticos que recebem “apenas” o salário integral de servidor e tem mansões de milhões.
O Brasil está desperdiçando um talento com esse cara como Ministro do STF, ele deveria ser Ministro da Fazenda.
Pesquise no Google “15 anos + família cresceu 691%”
Isso aí é troco perto do Gilmar… Esse sim tem um belo patrimônio pessoal…
Bingo 👏👏👏
Vou lhe postar uma notícia antiga JuggerBR, que duvido muito que possa ter mudado com os anos e não é somente algo que ocorre em SP,mas em todo Brasil… Nomes de ruas e lugares são cerca de 40% dos projetos aprovados na Câmara de SP no anoPresidente da Casa, Ricardo Teixeira (União) ressalta maior número de projetos avalizados por vereadores na comparação com 2023 e 2024 No primeiro semestre do ano, 82 dos 194 projetos de lei aprovados pela Câmara de São Paulo tiveram como objetivo dar nome a ruas ou lugares ou buscaram incluir datas no calendário, como no caso… Read more »
Bingo!
Boa Nery!
Mas não é só deles que se deve cortar, Congresso nacional,Câmaras de deputados estaduais e Câmara municipais de lugares onde judas perdeu as botas e municípios do tamanho de um ovo,como Santa Cruz de Minas(MG), com 3,565 km². ou Serra da Saudade(MG), , que tem 854 habitantes.
Lugares para cortar gordura tem,é só procurar…
Bom, como comparação: Congresso (Câmara+ Senado+TCU) consome 3,4% do Orçamento Geral da União. O Judiciário (Tribunais Superiores) consome quase 11%. E ainda há MPF e DPU…
Não é questão de esperteza mas de lei. Não pode cortar em salário de quem já entrou e barrar a entrada de novos é função dos civis já que os concursos tem que ser autorizados. Os civis estão fazendo sua parte?
Triste como muitas outras coisas nesse pais… ,
E já que nossos pilotos estão pedindo demissão, até que se forme novos corremos grande risco de ficar sem pilotos de 1ºlinha para defender a nossa soberania ou melhor o nosso terreiro como alguns dizem, Mas não se preocupem pode surgir um plano infalível para resolver isso “o mais pilotos” vamos importar pilotos de Cuba 😒🤐
Soberania??? Rsrsrst
Imagina o cara fica anos estudando e treinando e no final ter que servir de motorista para ministro do supremo assistir seu futebolzinho. Se fosse pulava fora mesmo.
Acho que você quis escrever motorista de brigadeiro, pois os nossos estrelados não dispensam essa boa vida.
Sempre foi assim…, desde a época do império…, das vezes que foi atacado ou teve que formar uma força de ataque…, foi tudo na correria e no supetão e no improviso… Os governantes só pensam neles…, não estão nem ai para o Brasil…, tanto é que a maioria deles…, principalmente o pessoal do STF moram em Miami… Só estão preocupados quando cai os seus pagamentos na conta…, para usufruirem eles e suas famílias…, da vida de Xeiques das arabias que vivem… As vezes seria bom os EUA atacar e dar uma limpada numa corja que só trava o desenvolvimento da… Read more »
Nós até importamos alguns bandidos, o presidente manda buscar em aeronave da FAB, pra isso tem dinheiro disponível.
Verdade
“moram em Miami”
Pelo menos essa festa está acabando.
Os patriotas judas principalmente , moram em Miami.
Sim, principalmente aqueles que estão nos salvando dos “golpistas” e agora “defendem” nossa soberania:
https://www.metropoles.com/colunas/andreza-matais/barroso-imovel-a-vista
Coitado, tanto zelo pela compra e não vai poder usufruir do seu imóvel.
O mito deu aula sobre compra de imóveis a vista.
https://www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/familia-moraes-compra-mansao-por-r-12-milhoes-em-brasilia
E esse, deu aula de que? Impressionante você postar esse comentário. Sem noção.
Dois episódios aparentemente distintos. Aqueles soldados apavorados, escondendo-se atrás de carros, dos disparos de uns vagabundozinhos, No Rio. E pedindo socorro à PM. A operação das polícias e promotores na Faria Lima… Nossos inimigos são internos e fica cada vez mais complicado convencer o pagador de impostos de sustentar uma máquina de guerra enorme e disfuncional enquanto a nação chafurda na lama de facínoras e seus agentes em determinados poderes da República. Os pobres dos policiais, federais, militares, civis, com todas suas deficiências e trairagens internas fazem milagres. Seu sacrifício há de ser reconhecido um dia. Esses caras sairão, pelo… Read more »
Esse atual cenário geopolitico é bom que acordamos de vez, sempre dormimos no ponto em relação a defesa, povo enxuto de auxilio, sempre dando um jeitinho, mamata e corrupçao rolando solta. A Europa estava assim esses dias, agora acordou, nada que um vizinho briguento para nos deixar alerta como sempre devemos ser.
“Relator Randolfe Rodrigues”
altamente “qualificado” ………..
É um deboche
Certamente ele é bem mais qualificado do que um Paulo Bilynskyj da vida…
Que como presidente da Comissão de Segurança Pública é uma lástima…
Governos federais, estaduais e municipais vão recolher em impostos um valor de aproximadamente 4 trilhões em 2025 https://www.acsp.com.br/impostometro/
Algo entre 43 ~ 47 % desse montante são gastos com pagamentos de salários, bonificações, penduricalhos, enfim com pagamentos a “servidores” públicos na ativa ou aposentados e militares da ativa e ou aposentados!
Brasil e seus governos federais, estaduais e municipais uma máquina perfeita de gerar desigualdade social tirado de muitos para dar pra poucos.
E dá-lhe impostos para os contribuintes.
Por fim uma luz no fim do túnel, gás grátis para a população kkkk…
A despesa com pessoal não tem todo esse peso na despesa.
O principal item é previdência. Só o INSS custará 1,1 trilhão em 26. Some aposentadoria de servidores públicos de entes que tem regimes próprios de previdência e chegaremos perto de 13/14% do PIB só com aposentadorias e pensões.
2032 para ter todos os 36 Gripens ?
Que situação caótica !
Nossas FAs nunca foram as ideais para o Brasil, porém nesse nível é vergonhoso.
Governo só aumentando impostos e em contra partida diminuindo orçamentos, que lástima!
Isso se o cronograma não for mais dilatado ainda. Como o primeiro Gripen foi entregue em 2020 e o último previsto para 2032, teremos 36 aeronaves entregues em 12 anos … a “fantástica” quantia de, na média, 3 aeronaves por ano!! Brasil se superando…
Faz o “L”!
isso acontece quando se tem mais de 50% das bancadas de deputados e senado trabalhando exclusivamente para tentar anistiar um bandido de ser preso, do que trabalhando para o seu próprio país (o verde-amarelo, não o listrado)
Ah, meu amigo. Escreve outro argumento mais inteligente. Você consegue!
A MB inaugura (com pompa, festa, banda de música e fartura de comes e bebes) um sino para um submarino que ainda não foi construído, enquanto sonha com um porta-aviões e uma aviação de asas fixas… A FAB, há décadas, mantém um grupamento para transporte (VIP) de autoridades (políticos e amigos e familiares de políticos)… MB, FAB e EB mantém um alistamento militar obrigatório (dispendioso e inútil, em tempos de paz) e não tem a coragem institucional necessária para se modernizarem, enxugando seu efetivo e, principalmente, as mordomias e privilégios… Mas, como o senhor gosta de argumentar neste blog,… Read more »
Alistamento obrigatório é algo que é imposto pelo congresso. Tem muita, mas muuuuita gente que quer abolir o alistamento obrigatório a muito tempo. Inclusive já foram feitos estudos dizendo que alistamento obrigatório é mais barato de manter do que tropas profissionais, mais bem equipadas e bem armadas, porém menos numerosas. Hoje em dia é muito raro alguém que não queira servir ser ‘pego’ pelo alistamento obrigatório. Em sua maioria refratários que não se alistaram na época que deveriam ter se alistado. O contingente de cada força tem é o congresso que determina, e as forças cumprem. A FAB mantém o… Read more »
Quando um cara estava condenado, moveram meio mundo até conseguirem anular o julgamento. Nessa mesma época, até candidatos à Presidência de outros países vieram protestar contra a prisão desse cara e ninguém os acusou de estarem ferindo a soberania Brasileira. Quando esse mesmo cara estava na cadeira de Presidente e fez comício em outro país para um candidato à presidência, pregando nacionalização de indústria X naquele país (que inclusive nos feriu) ninguém o acusou de estar ferindo a soberania de ninguém, apesar de estar. Tudo que eu vejo hoje em dia são dois pesos e duas medidas. Para X pode… Read more »
Volta para a realidade, esquerdola…
O pior é que não faz diferença.
Tem razão. Não fará.
2032?! Que piada…
Já era pra ter concluído o primeiro lote de 40 Gripens. Já era para estarmos no segundo lote de 40 Gripens.
Essa FAB está em uma situação muito crítica mesmo.
O Brasil já n é mais um país soberano…
Algum dia foi?
O primeiro lote é de 36 aeronaves.
Havia aumentado pra 40
Não foi oficializado esse aumento.
Nunca aconteceu isso. Se falou sobre, mas nunca foi oficializado.
E o resultado da audiência, já sabemos qual será: Nenhum!
Exato. Perda de tempo.
“O que faz uma nação evoluir é o frio e a guerra”
Portanto vamos abrir o guarda sol, ouvir batuque e tomar uma cerveja, porque de sério esse país só tem a bagunça.
Bah, Tchê.
Amanhã tem café com leite, pão francês, queijo de minas, presunto e salgados a gosto.
O Refri, é a gosto, cada um tras o seu!
Eu prefiro a PEPSI, mas, tem gente que gosta de COCA, outros de FANTA e outros ainda preferem o GUaraná da Antarctica, well, eu também gosto.
Brasilllllll
As cartas estão na mesa, o recado já foi dado pelos EEUU. Agora só depende do Brasil, opções temos. Se não for dessa vez esquece soberania. Precisa desenhar ou já entenderam
Bomba atômica para ontem!!!
Com certeza
Deveriam cortar uma generosa fatia das emendas parlamentares e fundo partidário desses palhaços e ser direcionado para a defesa,isso sim… Esse parlamento obeso e perdulário adora se mostrar preocupado com as contas públicas e gastos do governo mas nem cogitam pensar em cortar na própria carne. Gastam muito com pessoal,chegam até a ter o luxo de 50 a 83 assessores parlamentares,e sabemos muito bem a máfia por trás desses servidores: Rachadinha com seus salários,nepotismo cruzado e assessores fantasmas. Pessoas com salários próximos a até R$ 23 mil mensais O Congresso Nacional gastou cerca de 1 bilião de reais com assessores… Read more »
Prezado, acredito na correção da política nacional quando propuserem a redução do número de deputados e de seus penduricalhos, além da reforma do judiciário.
Até lá, não é o poder executivo o vilão da história, com seus professores doutores ganhando 8 mil reais por mês…
se os professores forem eficientes,não vejo problema nisso… Para mim oque onera o país é essa classe política e judicial e seus penduricalhos,seus benefícios do cargo. O custo de cada parlamentar brasileiro (deputado federal ou senador) é estimado em aproximadamente R$ 24,7 milhões por ano, com base em um estudo de 2021, considerando o salário e todos os benefícios e gastos para manter um congressista. Este valor é significativamente maior do que a renda média do trabalhador brasileiro, colocando o Brasil entre os países que mais gastam com seus parlamentares em relação a renda média. Salário e Benefícios: Inclui o… Read more »
A única preocupação dessa gente é com a capacidade do GTE.
Se aumentar o orçamento no dia seguinte é aberta uma grande licitação para ampliar o GTE.
Como vemos, não se trata de governo de direita ou esquerda (como acontece na mentalidade do Brasil hoje-radicalismo) e sim que nenhum governo após a Proclamação da Republica se importam com as Forças Armadas e industria de defesa…na 1ª e 2ª Guerra não tinhamos condições nem de patrulhar nossa costa… Outro exemplo dado foi do caso dos F-39E quando tivermos os 36 operacionais eles ja estarão ultrapassados, a falta de treinamento, como podem fazer propaganda falando que temos uma das mais adestradas F.A. do mundo… Nosso MBT é um veiculo com 40 anos, a marinha tem fragatas com 50 anos,… Read more »
Vixe, logo com o Randolfo Rodrigues, não vai dar em nada, esse cara é um inútil, um peso morto.
Existe um problema de execução orçamentária, no Brasil. 1. as despesas obrigatórias consomem até 94% do orçamento, sobram 6% para investimentos; 2. É tudo engessado, as vezes nos mínimos detalhes, para evitar que os políticos façam apenas as despesas que lhes interessam; 3. Não há margem orçamentária: orçamento de verdade corta certas despesas em um ano, e aumenta outras ou faz investimentos, dependendo da necessidade de momento, no Brasil, não se pode planejar nada disso. 4. As leis de orçamento são fictícias, SEMPRE têm as receitas superdimensionadas e as despesas subdimensionadas, o que explica os constantes cortes e contingenciamentos temporários.… Read more »
Fou falar algo que, pra mim, é muito triste, mas é uma analise CNPJ, não CPF. A maior possibilidade, talvez a unica, de realmente sair dinheiro para investimento nas FFAA será por conta de propina. Exceto se alguma empresa grande, ou alguns “Joesley´s” da vida verem dinheiro nas aquisições das forças, dinheiro grande, e influenciar o congresso. Ou a classe politica ver que isso vai dar a oportunidade de os mesmos gatunos de sempre obterem dinheiro, nada irá sair. Acredito que a unica chance de sair dinheiro do congresso para as FFAA é o MD virar um DNOCS da vida,… Read more »
Off topic, mas nem tanto:
“https://www.twz.com/air/polands-su-22-fitter-swing-wing-strike-jets-pass-into-history”
Sugestão de aeronave usada, sendo retirada de serviço ativo, quem sabe talvez sirva pra substituir os A-1…
Era soviético, mas já foi operado pelo Perú.
O Fitter já eram umas porcarias quando eram novos, mesmo na versão aprimorada Su-22. Não tem absolutamente nada em comum com qualquer coisa que já operamos. Gastaríamos mais dinheiro com eles e à toa.
Triste realidade que já não é mais surpresa alguma ne?!
So para simplificar, força área com caça de 50 anos totalmente desatualizado para a guerra moderna; Força aérea com um programa FX que é uma verdadeira piada, que segundo as novas estimativas será concluído em 2032!! Kkkk melhor rir do que chorar. Força aérea que perde seus pilotos para a aviação comercial; Força aérea que não está tendo dinheiro nem para o combustível senhores !! O último a sair que apague as luzes.
É perceptível que alguém faltou às aulas de gestão. O TCU deveria apurar as responsabilidades desse prejuízo.