Helicóptero experimental de alta velocidade da China, semelhante ao S-97 Raider dos EUA

A China está produzindo novas tecnologias militares como se não houvesse amanhã

A indústria aeronáutica chinesa revelou, em um intervalo de poucos dias, dois protótipos de aeronaves de asas rotativas que reforçam a ambição do país em disputar espaço no campo dos helicópteros de alta velocidade e aeronaves de decolagem e pouso vertical de nova geração.

O primeiro destaque foi o voo inaugural do tiltrotor tripulado desenvolvido pela Hafei Aviation Industry, subsidiária da estatal AVIC. A aeronave, ainda em fase experimental, adota um layout semelhante ao do norte-americano V-280 Valor, combinando a capacidade de decolagem vertical dos helicópteros com a velocidade e o alcance de aviões de asa fixa. Segundo imagens que circularam em redes sociais chinesas, o protótipo possui dimensões próximas ao Leonardo AW609 italiano, sendo o primeiro modelo desse tipo desenvolvido no país.

Tiltrotor da Hafei
Leonardo AW609

Poucos dias depois, outro vídeo atraiu atenção: imagens de um helicóptero experimental de alta velocidade, também em testes de voo. O modelo apresenta sistema de rotores coaxiais e hélice propulsora na cauda, configuração quase idêntica à do Sikorsky Raider dos Estados Unidos. O material teria sido publicado inicialmente em abril de 2025 em uma versão chinesa do TikTok, mas só recentemente ganhou grande repercussão.

O Raider chinês
Sikorsky Raider

Analistas destacam que os dois projetos evidenciam a estratégia chinesa de acelerar programas de asas rotativas de próxima geração, em linha com os avanços norte-americanos no setor.

Tecnologias como tiltrotors e helicópteros de alta velocidade são consideradas fundamentais para operações militares de longo alcance, maior rapidez em missões de assalto aéreo e mobilidade em cenários complexos de combate.

Com essas revelações, a China mostra que reduziu a distância tecnológica em relação aos Estados Unidos e a seus aliados, que há anos investem em aeronaves rotativas de nova concepção.■


 

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Devem ser bem funcionais, más…, deveriam pensar na estética também…, rsss…, parecem desengonçados…, rsss

adriano Madureira

não acho desengonçado,mas acho que não há uma harmonia,uma bela cabine de comando com umas linhas atraentes,acho que é aí que pega…

Hamom

A cópia do design muitas vezes tem razões funcionais,
por exemplo; por que razão toda industria automobilística mundial copia o design da roda circular ?

O importante é a tecnologia associada ao design, por exemplo; as tecnologias de propulsão dos carros elétricos permitem mudanças em design convencionados como inevitáveis em veículos movidos por motores de combustão.

Este vídeo desenvolve bem este tema ↓

A China está mudando o design dos carros

.

Last edited 2 meses atrás by Hamom
Klesson Nascimento

O Chineses fazem os clones, genéricos ou cópias desautorizadas, de tudo, sejam por rascunhos, imagens ou rabiscos em guardanapos.
Eita pessoal rápido!

Marcelo

O jeito mais rápido de aprender é copiando a tecnologia, depois é só desenvolver a tecnologia.
Video do general explicando o roubo de tecnologia pelos os chineses.
https://youtu.be/8ij_aSxHUFM?si=Y6v6-E2oQwofDcTj

Filipe Prestes

Detalhe curioso é que não se ouve um pio em protesto, não tem seção 301, nada disso. Agora, hipoteticamente falando, vai um Brasil da vida tentar fazer algo assim e veríamos o céu cair em sanções e as mais diversas reclamações. No mais, parabéns aos chineses, pq até pra engenharia reversa tem que ter muita competência.

Bosco

A China é alvo da Seção 301 desde 2018.
E ainda que não fosse os americanos a aplicam de modo discricionário na defesa de seus o interesses, como deve ser o certo de acordo com o conceito de soberania tão em voga no Brasil atualmente.
Se queremos exercer a nossa soberania plena , inclusive impor a democracia relativa à população, não podemos criticar quem a exerce também.

Bernardo

Não só 301 como uma série de sanções econômicas a empresas chinesas. Num país de economia livre como os EUA, não dá pra comprar carros chineses, vários equipamentos de comunicação (incluindo celular) vindos da China e por aí vai. Tudo isso é sanção. Além de sobretaxa geral (foi o primeiro país a sofrer isso, ainda no primeiro governo Trump). Essa briga vem há muito tempo. Não sei se o colega aí que você respondeu de amnésico porque tudo isso foi amplamente discutido na imprensa DO BRASIL na época e praticamente todo mundo aqui deve lembrar. Só foram 4 anos entre… Read more »

Vinicius Momesso

Já estava meio cansativo de somente os EUA de facto, lançar equipamentos novos na área militar.
Eu ainda prefiro os EUA como maior potência do globo, mais é necessário uma outra potência que possa contrabalancear, não somente na área militar.
Imagina se hoje com o dolar a quase seis reais, dependessemos cem por cento de importações vindas dos EUA?

EduardoSP

Se você observar bem, os equipamentos novos chineses são muito, mas muito, similares aos americanos. Isso indica que, pelo menos em helicópteros eles ainda não conseguiram avançar para conceitos e desenhos próprios. Ainda estão na fase da cópia. Em caças eles parecem que já foram adiante e estão na fase de desenvolver aeronaves com conceitos e design próprio.

Iran

Mais ou menos, o J-35 é muito parecido com o F-35, por exemplo, claro, argumentam que caças de quinta geração serão todos parecidos entre si, mas é um pouco sem graça serem tão parecidos, quem conseguiu inovar no design mesmo foi a Rússia com o SU-57 que é diferente e muito bonito. O que a china tem de diferente que me lembro é o J-10 (feio), o J-20, que eu acho interessante mas muitas pessoas tbm acham feio, de resto o que a China tem é uma grande cópia ou alterações de projetos americanos e russos, isso pra não dizer… Read more »

SZibell

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Cristiano ciclope

Os caças de 6 geração que eles estão voando e os EUA ainda não, são todos de projetos próprios, capas dos EUA copiarem os caças chineses de 6 geração!

Bosco

Os EUA já voam seu conceito de caça de 6aG há 3 anos.

Paulo Cardoso

Sou muito mais favorável aos USA com seus valores ocidentais que com a ditadura chinesa. Mas neste caso fica só a palavra de que voa a 3 anos, sem nenhuma evidência, o governo Biden tinha congelado este programa ano passado.
Enquanto isso, os chineses vão mostrando seus projetos!

Bosco

Paulo, Onde você leu um comunicado oficial dos chineses que esses “caças ” são protótipos de caças de sexta G? O que sabemos é que são aeronaves tripuladas sem estabilizadores verticais. Ponto! Se isso for voar caças de sexta geração então os EUA já fizeram há anos já que voaram o X-36 e o “Bird of Prey”. A China é mestra em propaganda (enganosa?). Se copiaram os russos há de se ter um pé atrás. Ela “deixa escapar” fotos e vídeos de aeronaves secretas , o governo comunista nao diz um “A” e deixa que a imaginação dos fanzocas faça… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Bosco
Sensato

Quantos anos se passaram entre voo e revelação do SR71, do F117, do F22? Não é a primeira nem a última vez em que isso acontece.

Vandeison

E nem o J10, esse é mais uma cópia, cópia do IAI Lavi Israelense mas também parece um pouco com Dassaut Rafale kkkk

Lucio

Não tem nada de novos, são cópias descaradas dos equipamentos americanos. Os Estados Unidos continuam dando as cartas e mostrando que tipo de armamento os demais povos devem ter.

Last edited 2 meses atrás by Lucio
Cristiano ciclope

Verdade amigo, todos os caças de 6 geração são cópias dos caças americanos, a diferença que as cópias chinesas já estão voando enquanto os originais americanos ou estão ainda no papel ou estão tão bem guardados que só a China consegui copiar.

Vandeison

Tirando os de 6ª geração, a maioria dos demais são uma cópia, por isso estou imprecionado com o fato da china ter lançado os de 6ª geração primeiro, geralmente eles esperam um pouco pra pegar uma ideias, mas eles já Copiaram tanto que acabaram pega do um pouco de prática kkkkk

J L

Pois é, mas que sabe fazer faz, quem não sabia copia. Já os russos desenvolvem suas tecnologias funcionais ou não, mas eles desenvolvem e não copiam.

Carlos

Só fico imaginando a oportunidade que perdemos em não nacionalizar a Helibrás e realizar acordos com eles. Eles vendem os carros aqui, mas em contrapartida, venderíamos aeronaves, helicópteros e navios para eles.

A China é um bom parceiro de negócios. Diferente do principal rival deles que só quer ganhar em cima dos outros, e quando não consegue vai e joga bomba ou chantageia com sanções, os chineses são muito mais fáceis de realizar acordos “ganhaxganha”, principalmente com países mais amigáveis como o Brasil

André Macedo

Como não conseguem dizer que a China atravessa o globo pra invadir países de terceiro mundo, inventam que a China faz o gravíssimo crime de cobrar o que consta nos contratos que assinam kkkkkkkkkkk

Bosco

A China nunca atravessou o globo para invadir países do terceiro mundo porque sempre esteve na coleira americana, o que não a impediu de invadir e anexar o Tibete. Só saberemos da bondade e da justiça inabalável chinesa quando e se ela não estiver mais na coleira e for a potência hegemônica e ocupar o lugar de ser o xerife do mundo. E não se iluda, esse lugar sempre será ocupados dado que a soberania é um conceito relativo (igual a democracia). Até lá, é tudo suposição e não duvido que ela possa sim ser pior do que os EUA… Read more »

André Macedo

O Tibete é historicamente chinês, já o era no século XVIII. No mais não há muito o que discordar, a situação que você colocou ainda está numa possibilidade e, caso se concretize, num futuro um pouco distante. Eu que não vou colocar a mão no fogo kkkkkkkk

Renan Nunes

Creio que isso evidencia o alto tráfico de informações e tecnologias americanas e as invasões hackers. Antes, a China realizava engenharia reversa de meios adquiridos ou contrabandeados para criação de suas versões.
Já os exemplares da matéria são aeronaves experimentais que sequer saíram dos EUA. E os chineses não copiam apenas o conceito e sim até o desenho da aeronave. Tudo isso sem ter a posse de um exemplar para estudos.

Last edited 2 meses atrás by Renan Nunes
Renato B.

Os chineses passaram décadas enviando estudantes para estudar em grandes universidades mundo afora, além de formarem milhares de profissionais de PD&I todos os anos. O investimento está se pagando. Em termos de competição com os EUA o Trump ainda facilitou as coisas para a China ao aleijar as universidades e destruir a atração de cérebros estrangeiros

Diogo de Araujo

O Trump tá arrancando o máximo possível de recursos de países fracos e buscando acesso à minerais necessários para sua indústria de semicondutores e bélica além dos projetos faraônicos como o da IA lá. Porém, a China já ultrapassou os EUA em várias tecnologias críticas e a tendência é que isso so estenda a todas as outras em alguns anos. Assim, ele tá “tentando alguma coisa”, mas é inevitável, a China será a superpotência dominante quer queiram quer não.

Rafael

Nada se cria!
Tudo se copia!

amarante

“Bons artistas roubam.”

Welington S.

Antes isso do que um país que nem tentar tenta. Seu vulgo: Brasil. Por mais que sejam cópias, a audácia de FAZER, é o que conta e os chineses vão muito bem nisso.

Ivan 35

COnsulta ao Chat GPT: A China muitas vezes é acusada de violar leis internacionais de propriedade intelectual, especialmente no que diz respeito a patentes e segredos industriais, por uma combinação de razões estratégicas, históricas, econômicas e políticas. Aqui está uma explicação direta das principais razões: https://s.w.org/images/core/emoji/16.0.1/svg/1f50d.svg 1. Estratégia de desenvolvimento nacional A China vê a aquisição rápida de tecnologia como essencial para seu crescimento e segurança nacional. Espionagem cibernética, engenharia reversa e apropriação de tecnologia ocidental permitem: Acelerar a modernização militar (como no caso do J-20 e J-15). Reduzir a dependência tecnológica de países como os EUA. Impulsionar a indústria… Read more »

Cipinha

O Tiltrotor chinês na minha visão tem um diferença interessante dos modelos até hoje em uso, o que aparentemente se move é apenas as hélices e não o motor por completo, o que implica que os gases quentes não vão para o solo, exigindo mudanças em no piso de navios

Bosco

Cipinha, O tiltrotor chinês não está operacional , sendo no máximo um protótipo. Ele utiliza o mesmo conceito utilizado no futuro tiltrotor que substituirá o UH-60, o Bell MV-75 (antigo V-280 Valor) . O MV-75 bascula unicamente o rotor e não toda a nacele, que como você disse, direciona os gases quentes para trás e não para o solo, o que propicia além de um melhor controle da temperatura do piso uma maior segurança na operação das equipes que ficam embaixo enquanto ele está no modo pairado. Outra grande vantagem é a capacidade do tiltrotor como o MV-75 poder utilizar… Read more »

Bosco

Uma outra vantagem do tiltrotor que bascula só os rotores é ele poder ter grandes portas laterais para o acesso ao interior o que não acontece no V-22 , que o obriga a ter uma rampa traseira.
O desembarque e embarque de tropas bo solo é facilitado pelas grandes portas laterais.

Abymael2

Foi a Sikorsky que copiou o heli chinês e fez o Raider.

willhorv

Copy pasty..literalmente. Mas o mais grave disso tudo, é que continuam obtendo segredos e desenvolvimento alheio de tudo a custo quase zero. Continuam agressivos em obter tudo! E faz tempo que fazem isso viu! O bom para eles é que aprendem rápido…e o boom de crescimento se explica. O ruim para o resto…divisas e tecnologia indo para o ralo.

adriano Madureira

Não basta copiar,pois até para copiar é necessário ser competente…

Bosco

A grande vantagem do sistema “ABC” da Sikorsky utilizado nos protótipos Defiant e Raider, “copiado” pelos chineses , é que o helicóptero composto não precisa de asas. Em regra os “helicópteros compostos” precisam de asas para ajudar na sustentação quando do voo de cruzeiro (horizontal) por conta de que o rotor principal é “freado” para reduzir a velocidade das pontas das pás do rotor que caso não fossem freadas atingiriam velocidade supersônica, com efeitos catastróficos. Os rotores coaxias contrarrotativos da Sikorsky (e pelo jeito dos chineses) são rotores rígidos e provêm a sustentação necessária mesmo quando são “freados” quando estão… Read more »

Vitor Hugo Rodrigues Horta

Cópia descarada do projeto americano.

adriano Madureira

Acho que a maquete desse Tiltrotor é bem mais bonita que o protótipo…

comment image

https://pbs.twimg.com/media/GynTJL0a4AA5yOt?format=jpg&name=large

Pronto,para completar a lista de aeronaves chinesas,só falta agora a asas voadora deles rival do B-2 e seu inédito Quad Tiltrotor

comment image?itok=fe9BwgmF

Last edited 2 meses atrás by adriano Madureira
Bosco

Só de curiosidade , há dois conceitos diversos de aeronaves . Um é o “helicóptero composto” e o outro é um “convertiplano”. A diferença entre esses conceitos é que o helicóptero composto é sempre sustentado durante o voo de cruzeiro pelo giro do (s) rotor (res), ainda que possa ser ajudado por uma asa . Como no voo de cruzeiro o helicóptero composto opera no modo de autorrotação do rotor ele precisa de uma hélice propulsora. Há vários conceitos de helicópteros compostos, como por exemplo o conceito ABC da Sikorsky, o VTDP de vetoração do fluxo de ar, o de… Read more »

Claudio almeida

A China é o futuro da humanidade,

Gabriel BR

O Brasil é um dos maiores mercados de aeronaves rotativas do planeta , temos um mercado interno que sustentaria uma fabrica de helicópteros autóctones com tranquilidade. Quem sabe um dia não façamos uma joint adventure com os turcos ou mesmo com os árabes …

carcara_br

Não sei quão realista é o simulador do K-50 no DCS, mas um dos motivos para o limite de velocidade se deve ao ângulo que a pás das hélices estabelece no plano paralelo aos dois conjuntos em contrarrotação um conjunto vai se aproximando do outro levando em conta a próprio angulo de ataque das hélices e a diferença de velocidade que surge devido ao movimento rotatório versus linear. de tal forma que em determinada velocidade rotação e angulo de ataque se obtém a velocidade máxima do helicóptero (que é bastante alta + 300km/h) acredito que esse conjunto extra de hélices… Read more »

Last edited 2 meses atrás by carcara_br
Carlos

O triste é ver que ainda existe muita gente falando e valorizando o saber e conhecimento dos chineses em termos tecnológicos, mas a única coisa que se vê é que roubam os projetos alheios e nem se quer pagam direitos autorais (nem sabem o que isso é) mas sabem enviar espiões para copiar e roubar como foi o caso de um chinês que foi preso juntamente com o filho que foi estudar numa universidade ucraniana para poder apropriar-se do projeto dos misseis Neptune, famosos por terem afundado o Cruzador Moscovo, mas a propaganda chinesa afirma que possui misseis para afundar… Read more »

carcara_br

Putin, se não me engano, resumia reportagens na Alemanha como trabalho de inteligência. O que estou querendo dizer é que: não é porque existem espiões que a tecnologia é necessariamente desconhecida ou sensível, às vezes é só o trabalho mesmo. Tem coisa melhor, mas quer o máximo de informação possível dos adversários. Não que o míssil ucraniano não seja incrível, um país em guerra, imagina a quantidade de conhecimento pra desenvolver e implementar um projeto destes, tenho certeza de que a indústria de defesa europeia está doida pra integrar o conhecimento ucraniano, menos a França e seus exocets, vai dar… Read more »

Last edited 2 meses atrás by carcara_br
Bosco

Carcara,
A Sikorsky levou 30 anos para desenvolver o sistema ABC utilizado no seu conceito de helicóptero composto e de repente, não mais que de repente, os chinas aparecem com um conceito semelhante , tirados como por milagre, do toba?

carcara_br

quem sou eu pra responder pelos chineses rsrsrs, mas foram bem espertos né.
Sabe dizer se houve algum relato bem-sucedido de ejeção do ka-52?

Carlos

Que observação inapropriada de serem espertos por nada fazerem de novo.
Já em tempos escrevi num comentário que país nenhum autocrático irá conseguir nada de novo porque não existe questionamento, no países autocráticos quem questiona em geral acaba na cadeia ou desaparece, nesses países só existem verdades absolutas. Esse é o caminho para onde TACO quer levar os EUA.
Essa será também o caminho do Brasil onde já se fala na troca de estudantes e de conhecimento.

Last edited 2 meses atrás by Carlos