A L3Harris Technologies alcançou um marco importante no fortalecimento das capacidades dos Estados Unidos em defesa contra mísseis, ao concluir com sucesso as revisões de design crítico (CDR) e de prontidão para produção (PRR) do programa Tranche 2 Tracking Layer da Agência de Desenvolvimento Espacial (SDA).

A aprovação dessas etapas libera a empresa para iniciar a fabricação do novo sistema de rastreamento e alerta de mísseis em órbita baixa da Terra.

O projeto integra a Proliferated Warfighter Space Architecture (PWSA), uma constelação de satélites que visa oferecer cobertura quase global em tempo real contra ameaças complexas, incluindo mísseis hipersônicos. A tecnologia desenvolvida pela L3Harris permitirá detectar, rastrear e fornecer alvos de forma rápida e precisa, reforçando a arquitetura em camadas de defesa dos EUA.

“Estamos comprometidos em colaborar com a SDA para colocar rapidamente em órbita uma capacidade proliferada de alerta e rastreamento de mísseis”, afirmou Rob Mitrevski, presidente da divisão Golden Dome Strategy and Integration da L3Harris. “Nosso projeto de produção atende aos pilares da SDA de proliferação e desenvolvimento em espiral. É assim que responderemos ao chamado presidencial por uma constelação robusta de sensores espaciais.”

A empresa já iniciou a construção dos principais componentes dos satélites da Tranche 2, baseando-se nas experiências dos programas anteriores Tranche 0 e Tranche 1, bem como do projeto HBTSS (Hypersonic and Ballistic Tracking Space Sensor), desenvolvido para a Agência de Defesa contra Mísseis (MDA) e atualmente em operação.

Além da Tranche 2, a L3Harris participa de todas as fases do programa PWSA e está fabricando oito sensores eletro-ópticos infravermelhos (EO/IR) para o programa FOO Fighter da SDA, que visa apoiar a capacidade de controle de fogo no espaço.

Para viabilizar a rápida entrega desses sistemas de ponta, a L3Harris investiu centenas de milhões de dólares na modernização de suas instalações de produção nos Estados Unidos, incluindo US$ 250 milhões em expansões em Indiana, Flórida e Massachusetts.

A empresa também desenvolve tecnologias avançadas para o conceito “Golden Dome”, incluindo satélites espaciais, sistemas de sensoriamento ISR multidomínio, enlaces de dados, sensores de precisão para controle de fogo e componentes de propulsão e controle para interceptadores, consolidando seu papel estratégico na arquitetura de defesa norte-americana.■


Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz

Isso é soberania! Não a Soberania que sai da boca de políticos.

Carlos Campos

BigBrother Global, Israel vai saber de onde estão sendo lançados mísseis contra eles, se o Irã já levou uma surra, imagina ISrael descobrindo onde estão os lançadores em tempo real, e o depósito de mísseis