New #Rafale F4.3 Tested in Multi Domain Scenarios

A Direção Geral de Armamento da França (DGA) conduziu uma importante campanha de avaliação do caça Rafale na sua futura configuração F4.3, visando preparar a aeronave para os novos desafios operacionais.

Realizada no centro de ensaios em voo da DGA, em Istres, a campanha de Revue d’Aptitude à l’Utilisation (RAU) teve como objetivo verificar o nível atual de desenvolvimento do novo padrão antes de sua definição final. Ao longo da campanha, os Rafales foram submetidos a missões que simularam cenários operacionais reais nos domínios ar-ar, ar-solo e ar-mar, permitindo testar amplamente o desempenho de seus sistemas, com especial atenção à conectividade e ao armamento embarcado.

Sete missões distintas foram conduzidas durante os ensaios, envolvendo uma complexa simulação tática que contou com até quatro Rafales desempenhando o papel de força “azul”, até quatro aeronaves adversárias como “vermelhas”, o navio Chevalier Paul, uma aeronave de alerta aéreo antecipado Hawkeye, sistemas de defesa aérea terrestre Mamba, além de aviões AWACS e reabastecedores MRTT, empregados para simular com precisão um ambiente de combate real. As missões foram executadas em estreita colaboração entre a Força Aérea e Espacial Francesa, a Marinha Nacional e diversos centros técnicos da DGA, incluindo os de ensaios em voo, mísseis e informação, além da participação ativa das indústrias Dassault Aviation, Thales e MBDA.

Esta etapa é considerada essencial para consolidar os parâmetros de desempenho do padrão F4.3 e direcionar as fases seguintes de seu desenvolvimento até a qualificação definitiva. A nova versão representa um avanço significativo na evolução do Rafale, reforçando suas capacidades operacionais com sistemas atualizados de comunicação, sensores e armamentos, mantendo o caça francês entre os mais avançados do mundo.■


Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diogo de Araujo

Depois que o paquistão derrubou um com um pl 15 esse caça caiu bastante no meu conceito. Por mais que falem que o piloto foi incapaz, sei lá, ficou esquisito. É caríssimo, bimotor, capaz de carregar uma carga enorme de armamentos mas suscetível a mísseis mais modernos e olha que o pl15 não é o melhor que os chinas têm.

Carlos Campos

PL 15 é talvez o melhor míssil da China, longo alcance, AESA, baixo RCS não tem um motor mastodontico que ilumina o sensor IR do inimigo

Groosp

No segundo ataque não houve perdas mesmo com o Paquistão em alerta total, o que me leva a acreditar que os indianos relaxaram na parte defensiva porque achavam que o Paquistão não defenderia os alvos terroristas.

Felipe

Se não fosse tão caro de manter e operar , era o melhor caça do FX2 , o Gripen E/F não deve nada em tecnologia, radar e armamento, mas é um caça menor, menos autonomia e carga. Também não é bom colocar todos ovos numa cesta só. Navios e blindados, parceria com italianos e alemães. Helicópteros e submarinos com franceses, caças e manpads com os suecos.