A-29 da Esquadrilha da Fumaça cai no interior de São Paulo; piloto ejetou-se com sucesso e está bem
Um avião A‑29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (Esquadrilha da Fumaça) caiu na manhã desta quarta-feira durante um voo de treinamento na zona rural de Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo.
A aeronave acidentou-se por volta das 10h30 em uma área desabitada, conforme informou o Comando da Aeronáutica. Imagens e relatos de moradores indicam que houve fumaça e chamas após o impacto.
O piloto conseguiu se ejetar com êxito e foi resgatado com vida. De acordo com a FAB, ele passa bem e está sendo submetido às avaliações médicas de rotina após esse tipo de ocorrência.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da FAB foram acionadas para o local, enquanto investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) se deslocam à região para iniciar os procedimentos de Ação Inicial do inquérito.
A queda ocorreu após dois aviões colidirem em voo durante treinamento. Outra unidade da Esquadrilha envolvida na colisão conseguiu pousar em segurança.
O A‑29 Super Tucano opera na Esquadrilha da Fumaça desde 2013, quando substituiu os antigos T‑27 Tucano nas apresentações acrobáticas. O modelo da Embraer é reconhecido por sua robustez, desempenho eficiente em baixa altitude e versatilidade em missões de treinamento e vigilância.
Até o momento, a FAB não divulgou os detalhes sobre o estado de saúde do piloto, sua patente ou outros dados identificadores. É aguardado um posicionamento oficial nas próximas horas para esclarecer o ocorrido e os próximos passos da investigação.■

Colisão no ar.
https://aeroin.net/momento-da-colisao-de-hoje-dos-avioes-a-29-da-esquadrilha-da-fumaca-foi-filmado-veja-como-ocorreu/
Coincidentemente,
No mesmo dia em que este A-29 colidiu e caiu por aqui,
um F35 da US Navy caiu perto da Estação Aérea Naval de Lemoore, no centro da Califórnia.
Felizmente aqui e lá os pilotos ficaram ilesos, só o prejuízo da US Navy foi maior…
https://abc30.com/post/nas-lemoore-35-fighter-jet-crash-investigation-experts-weigh/17381176/
Numa época em que a FAB não voa, quando voa, acontece acidente e perda de aeronave.
Graças a Deus o piloto ejetou!
Mas é uma fase ruim: já devia se pensar em adquirir ST(s) adicionais para suprir perdas, mas a tendência é que fiquem cada vez menos dos que existem…
O terceiro A-29 que a EDA perde, creio que é o décimo Super Tucano perdido
Olá Fabio.. não sei dizer que caem mais aviões da FAB do que outras forças ao redor do mundo… uma certeza é que os aviões de esquadrões de demonstração são solicitados ao extremo ao contário da aviaão civil que tem padrões que vem aumentado a segurança ano a ano
Mesmo as sucessivas quedas de aviẽos da FAB podem ser comparadass…
felizmente o piloto está bem
a noticia que correu aqui em S.Carlos pela manhã eram duas aeronaves perto de Descalvado.. mas já foi corrigido.
O problema maior é não voar por falta de combustível… perdas acontecem em todas as FA(s)…
Já são outras duas discussões. Acidentes são evitáveis. Todo acidente tem uma sequência de causas que deveriam ter sido interrompidas.. isso pode ser na indústria, em casa, no trânsito, na aviação…
Perdas acontecem por algum motivo que deveria ter sido realizado de outra maneira.
Outra coisa é falta de recursos para adquirir combustível.. bem, exceto no cado de pane se a, mas aí alguém errou, o avião doEDA estava voando portanto tinha combustível…
Lógica aristotélica
Me lembrei de imediato do OA-1K Skyraider II rsrsrsrsrsrs
Avião monomotor é forte candidato a cair. Deveriam ter paraquedas.
Restrições orçamentárias…, quase todos os governos do Brasil tiveram…, infelizmente estamos nesse governo…, temos que ir levando…, más…, imagino que as 3 forças estão acostumadas com contigenciamento de verbas…
O que não podem deixar parar são os treinamentos de unidades de ponta como as de defesa aérea (caça) que são a nata…, as unidades de forças especiais do exército e os submarinos da marinha que são ao meu ver…, a ponta da lança…
Abraço a todos…
Eu acho imprudente afirmar e a FAB está voando com aeronaves com manutenção prejudicada por falta de recursos…
aeronves de demonstração são extremamente solicitadas, o que aumenta a chance de fadida do material e estreia a margem de segurança do piloto, contudo ninguém vai decolar com uma aeronave sem condiçoes de voo.
acho que vocẽ partidarizou desnecessariamente a discussão e colocou oficiais da FAB na condiçõa de responsáveis dolosos pelo acidente.. alguem que autoriza uma decolagem de uma aeronave com manutenção prejudicada é um criminoso.
A FAB, e nem EB e MB, voam com manutenção prejudicada. Simplesmente, não voam se a manutenção não estiver perfeitamente correta.
E não voam, porque não tem combustivel…
Consta que o A29 estava voando, alias eu os vi e ouvi hoje de manhã.. eles fazem este circuito em sobre descalvado e São Carlos frequentemente
Concordo. Por isso acho imprudente afirmar que cortes de recursos são responsáveis pelos acidentes.
Colisão no ar é fogo.
Treinamento de times de acrobacia aérea são sempre bem perigosos.
Ainda bem que ambos estão vivos, o prejuízo material é o de menos!
Off topic.
“A ordem executiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que oficializa as tarifas de 50% aos produtos brasileiros traz uma lista de exceções às taxas: suco de laranja, aviões e petróleo aparecem na relação.
Além dos já citados, também foram poupados do tarifaço celulose, carvão, aço e seus subprodutos. Castanhas de origem nacional e outros itens também não sofrerão com a alíquota mais elevada.”
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/petroleo-suco-de-laranja-avioes-veja-produtos-que-escaparam-do-tarifaco/
Resumo da ópera: o tal “tarifaço” não irá tarifar as principais exportações do Brasil para os EUA.
Quase 700 exceções.
TACO is back
Nunca falha.
O maior ativo é o piloto.
Sim, a vida da pessoa é mais valiosa que o avião mesmo que a pessoa não saiba pilotar.
Concordo plenamente
Neste domingo a Esquadrilha fez durante a tarde uma exibição sobre os céus de São José dos Campos , passando acima dos edifícios da cidade. Entendo os entusiastas deste tipo de exibição e creio na perícia extrema dos pilotos da FAB, mas como profissional da área de gestão de riscos, não entendo este tipo de atividade sobre áreas densamente povoadas. As pessoas saíram de suas casas para assistir e eu, por força do hábito, fiquei imaginando cenários possíveis em caso de acidente. As vezes gostaria de esquecer o lado profissional e somente admirar as proezas da esquadrilha.
Pois é. E o F-18 da Espanha que por pouco não cai sobre vários banhistas?
Foi lindo que deu certo a manobra. Mas quase foi uma tragédia.
Coronel Nery poderá confirmar a conclusão da afirmação: Existem tipos de apresentações, para diferentes locais de eventos. Assisti as apresentações no Campo dos Afonsos (Musal) e em Saquarema (mundial de surf) onde as áreas de sobrevoo estavam livres de publicos – estes restritos quer na área de exibição no pátio dos Afonsos, quer na faixa de areia – e as aeronaves da EDA se apresentando e sobrevoando nas manobras a área da pista de pouso e do mar respectivamente. Nesses casos percebe-se uma aproximação maior entre os elementos em voo. E recentemente, novo acompanhamento de apresentação da EDA na cidade… Read more »
Uma vez lembro do Bosco falando que jamais iria num show aéreo por achar perigoso. Na época fui um dos que discordei. Agora, depois de velho, concordo com ele. E também passei a achar irracional colocar as vidas dos pilotos e o dinheiro público em risco apenas por exibição. Uma coisa é o risco normal que qualquer voo tem. Ou até mesmo o risco de uma missão de combate real. Esse é um risco necessário. Ficar voando em formação e fazendo manobras com as aeronaves próximas é assumir um risco desnecessário. Não precisa extinguir a Esquadrilha da Fumaça, mas poderiam… Read more »
Voar em formação não é risco desnecessário. É essência da aviação militar. Aviões de combate PRECISAM voar em formação, e pilotos militares aprendem isso desde sempre. Quanto às exibições, sim, é discutível.
Essas formações com aeronaves bem próximas, algumas voando de dorso, ainda são necessárias em combates aéreos?
É normal esquadrões de caça fazerem essas formações no treinamento que simule combate real?
Acho q você não entendeu. Qual a utilidade de um avião voar de dorso na ala, em combate? Nenhuma. O vôo em formação é necessário para a aplicação do princípio da massa. O vôo é em Esquadrilha, com um líder. E não em bando, cada um por si. Voar próximo chama-se “formatura básica “. E não, em combate aéreo, ou ataque, ninguém voa em básica. Existem formaturas de combate, específicas para cada tipo de missão. No retorno pra base, caso a meteorologia esteja desfavorável, poderá ser executado o pouso na ala (dois aviões). Daí, a Esquadrilha será separada por elementos… Read more »
A aviação de demonstração é o resultado da proficiência de um piloto militar. Para nós é um risco, para eles é um trabalho como qualquer outro. Além desses fatos, apesar dos pilotos do EDA não serem necessariamente da Aviação de Caça, entendo que as demonstrações lhes dão o prazer de praticar o que realmente pretendiam mas que pelos caminhos da carreira os levaram a outras aviações. Restringir manobras já praticadas por serem “perigosas” é ofensa aos princípios dos pilotos militares. Se estivesse vivo o Cel Braga pularia no cockpit de um T-6 para provar que seria seguro. Foi um acidente… Read more »
Entendo que fazer demonstrações seja prazeroso para os pilotos.
A questão é se vale o risco, tanto de vida, quanto financeiro.
Alguns milhões foram perdidos nesse acidente de trabalho. É justificável que em nome de um prazer dos pilotos se perca tanto dinheiro público?
Uma coisa é perder uma aeronave num treinamento de combate. Outra numa exibição.
Respeito sua opinião. Pelo ponto de vista financeiro e humano. Porém o voo acrobático é vinculado à aviação e eles assumem riscos voluntariamente. A perda de equipamentos é irrisória frente às operações.
Não é para amadores e sim para profissionais.
Pelo seu ponto de vista corridas de automóveis também deveriam ser proibidas. Detalhe: arrisco dizer que morreram mais pilotos de automóveis do que pilotos acrobáticos.
Muito provavelmente morreram mais pilotos de automóveis do que acrobáticos, até porque tem muito mais pilotos de automóveis e muito mais provas de automobilismo. Ademais, não há assento ejetável em carros. Proporcionalmente não sei dizer qual é mais mortal. As corridas de automóveis são privadas. Não existe piloto de automóvel “servidor público”. Os carros que batem não saem do orçamento público. Eu não sou a favor de proibir em geral. Se alguém quiser montar uma esquadrilha privada, que o faça com seu dinheiro (existiu a esquadrilha da Oi, por exemplo). Tem aquelas “corridas aéreas” da Red Bull também. Enquanto esporte… Read more »
“Realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).”
Fonte: FAB
Arrisco a dizer que, o produto gerado pela missão institucional descrita acima, vai muito além disso. Veja, não há nada mencionando “prazer para os pilotos”.
A atividade é de altíssima complexidade, e se não gerasse retorno para a instituição que a aplica, nem os americanos fariam. E detalhe que lá possuem dois times oficiais ainda por cima.
Difícil medir o retorno de uma atividade que, per si, não é lucrativa. Qual seria esse retorno? As pessoas admiram mais a FAB por causa da Esquadrilha da Fumaça? Provavelmente. Isso é necessário?
Os americanos tem bastante dinheiro sobrando, né? Queria que a FAB tivesse metade da aviação de caça e de transporte que a USAF tem antes de querer ter metade da “aviação de entretenimento”.
No final das contas, é questão de ter orçamento e prioridades.
Até o Instituto Mises tem artigos discutindo a diferença na análise de serviços publicos e serviços privados. Por exemplo, a produtivodade no setor privado é calculado considerndo o preço de venda e o custo de produção. Como os serviços públicos são gratuítos, é impossível calcular a produtividade do setor público em termos usados pelo setor privado existem outros meios, como na saúde, comparar dados como número de cirurgias pelo custo, número de atendimentos pelo número de médicos, etc… ou usar dados epidemiológicos, como número de doenças por região atendidas pelo serviço publico de saúde comparad com outras regioes.. O caso… Read more »
Você poderá ter o maior orçamento militar do mundo, com as tecnologias mais avançadas a sua disposição. Mas se não tiver a capacidade de captar material humano que simpatize com a sua causa, ou mesmo queira participar dela, doando grande parte do tempo de sua própria existência, de nada adiantará ter todos esses recursos orçamentários e materiais. Há quase 40 anos atrás até um filme ajudou a Navy com isso. Pelo modo como encara a situação, nitidamente você nunca teve a oportunidade de assistir a uma demonstração do EDA. Espero que consiga algum dia. Quando o fizer, repare nas crianças.… Read more »
Para entender a “Esquadrilha da Fumaça” como é carinhosamente chamado o EDA, é imprescindível assistir pelo menos tres apresentações: A Primeira para tomar conhecimento da sua existência pessoalmente. A Segunda para cientificar-se de que aquelas performances são possíveis. A Terceira é para cair na realidade que aquilo existe de verdade. A partir da Terceira é pura admiração e respeito pelo que fazem e principalmente o que transmitem para a criançada: A ALMA DE VOAR. Admito que sou suspeito para falar porque o EDA tem a minha idade e ja vi gerações de pilotos e aeronaves como o T-6, o Fouga… Read more »
Em 2003, durante os portões abertos na BASM, um T-25 pilotado por um Tenente-Coronel caiu e explodiu frente ao público de milhares de pessoas que lá estavam, inclusive eu. Assisti toda a manobra, em que ele vinha em voo nivelado baixo, sobre o público, virou de dorso e mergulhou, mas quando tentou completar a manobra, a altura era insuficiente. A aeronave se chocou de barriga com o solo, na área de grama entre o pátio de estacionamento (onde o público estava) e a pista de pouso, “quicou” e quando chocou-se novamente contra o chão, explodiu. Isso tudo a poucas dezenas… Read more »
Eu estava no portões abertos aqui em Natal,quando um aviador foi fazer uma manobra em um F-5 mas não teve ~exito,chocou-se contra o chão e morreu.
foi triste…
1995…Operação Tigre II, com a USAF/ANG.
Cap Nauman. Meu Líder de Esquadrão na AFA, 1983.
Isso mesmo, capitão Naumann.
Esse pessoal fica falando de Su-35, F-22, Su-57 porque nunca viram o poder dessas aeronaves pra fazer manobras, depois que assistir ao vivo que percebi a quantidade de giros em vários eixos que essas aeronaves são capazes de fazer: inigualável, apenas um monomotor leve e a hélice mesmo.
em relação ao perigo, acho que fiquei no melhor lugar o ponto exato em que a esquadria se reunia pra fazer as manobras mais ousadas ou mesmo as apresentações individuais, se caíssem era na minha cabeça mesmo, e não filmei, só aproveitei o momento.
Assisti mais de 20 apresentações do EDA até hoje…desde os tempos dos T-27 vermelhos. Cada vez é emocionante como se fosse a primeira.
Em breve sairá no site da Martin-Baker…
Foi colisão no ar e o povo falando de falta de combustivel mimimi.
Pois é M.
Tem que partidarizar toda discussão..
Depois alguém diz que sou eu quem faz proselitsmo… riso.
eita nóis.
Agora, eu lembrei do acidente dos hangaretes na AFA., naquele caso de fato os aviões estavam no pátio parados, talvez com os tanques vazios, e ainda alguns foram pedirdos.
(agora preciso explicar que a causa foi um evento climático extremo antes que alguém vá dizer que falou dinheiro para comprar guarda-chuva)
Uma pena esse acidente.
Será que vai entrar no Martin-Baker Club? O ultimo por aqui foi o F-5 que caiu em Natal/RN em outubro do ano passado. https://martin-baker.com/stories/lucca-minhaqui-azevedo/
Com certeza!
Acidentes acontecem, é parte do risco em qualquer profissão. Os pilotos do EDA são muito bem selecionados pela sua competência.
Desejo pronta recuperação ao piloto e bons voos no seu retorno.
Ao que parece ao assistir o vídeo, no desenrolar do acontecimento, houve um toque no profundor do que aparenta (não dá para afirmar) ser a aeronave líder.
Uma Pena o Acidente , Mas isso só lembra a todos que as manobras do EDA são realmente arriscadas, Graças a Deus e ao acento Martin-baker o piloto esta bem, Agora por comparação já pensou se acontece alguma coisa parecida com aquele “trator voador” americano, Qual a chance do piloto ?
Quase zero, sem assento…
Anos atrás, li, que durante a Guerra Fria, quando havia um treinamento muito intenso, 10% das aquisições de caças era para reposição de perdas.
Não sei se era “muito real”, ou “elucubração de ideias de especialistas”.
Ontem caiu um F-35C na Califórnia.
Existe reposição desses A29 que vão sendo perdidos?
Acho que não.. creio que a FAB tem algum excedente de A29 disponível. Creio que foram comprados uma centena (ou 99), considerando uma perda de 15~20, ainda teriam uns 80~85 disponiveis. A FAB vai modernizar 68.. ou 66.. algo em torno deste número. Sobram uns 20~25 que estao na Fumaça e talvez umas 10~15 aeronaves excendentes que podem ser usadas para repor as perdas..
Pelo que lembro, os avioes da Fumaça são casca e motor.. então vai ser possível sim repor esta aeronave
Até então não houveram reposições para as duas perdas anteriores. Mas com essa queda, o esquadrão perdeu 25% de sua dotação inicial, o que pode afetar de certo modo a operacionalidade. Cabe ressaltar que no último domingo aereo da academia, estavam nove aeronaves ao alcance dos olhos do público, penso que a faltante poderia estar passando por manutenções nível parque. Um ponto curioso é que, nessa mesma data, havia um A-29B ostentando camuflagem em nível intermediário de desmontagem no hangar de manutenção. Como penso que esse tipo de intervenção ocorreria no PAMA-LS, e somente o EDA opera o modelo na… Read more »
Descrição errada do acontecido. Não foi um acidente genérico.
Foi uma colisão (ou pelo menos toque) entre dois aviões. Esse “detalhe” só aparece no meio do texto.
Um avião foi perdido e o segundo voltou à base. Felizmente o piloto do avião que caiu salvou-se.