Airbus inicia campanha de testes de voo do helicóptero militar H160M Guépard para as Forças Armadas da França
Modelo multifunção substituirá cinco aeronaves diferentes nas três forças francesas, com 169 unidades encomendadas
A Airbus Helicopters deu início à campanha de testes de voo do H160M Guépard, versão militar do helicóptero civil H160, em desenvolvimento como parte do programa francês de helicópteros leves conjuntos (Joint Light Helicopter). O primeiro voo do protótipo foi celebrado com uma cerimônia oficial na sede da empresa em Marignane, marcando um importante avanço no cronograma do projeto.
O voo inaugural contou com a participação do piloto de testes Samuel Chartier e dos engenheiros de testes Nicolas Certain, Laurent Maruejols e Alban Corpron. O H160M Guépard foi selecionado pelo Ministério das Forças Armadas da França como a plataforma única para equipar o Exército de Terra, a Marinha e a Força Aérea e Espacial, com 169 unidades planejadas para substituir cinco modelos distintos atualmente em serviço ou recentemente aposentados.
O Guépard é baseado no helicóptero civil H160 — em operação há mais de três anos —, mas incorpora diversas modificações para torná-lo uma das aeronaves militares mais modernas da atualidade. Segundo Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, “o H160M é uma aeronave feita sob medida para as operações militares do futuro: confiável, ágil, altamente conectada e equipada com sensores e armamentos de última geração”.
Para acelerar o desenvolvimento, a Airbus está produzindo três protótipos. O primeiro será utilizado na validação do desempenho de voo e participará de campanhas de disparos em 2026. O segundo, atualmente em montagem final, será dedicado a testes em condições extremas de clima. A terceira unidade reforçará o processo de qualificação antes das entregas previstas para final de 2028.
O H160M tem peso de decolagem na classe de seis toneladas e é propulsionado por motores Arrano, da Safran. Conta com 68 patentes voltadas à eficiência, segurança, manutenção e menor impacto ambiental. O helicóptero também estreia inovações como o sistema de aviônicos FlytX da Thales, uma suíte de missão da própria Airbus, e sensores avançados como o Euroflir 410 da Safran e o radar AirMaster C da Thales.
Projetado para plena integração em operações aéreas, navais e terrestres, o Guépard será o primeiro helicóptero da Airbus equipado de forma nativa com capacidade de cooperação com drones. Seu sistema de autoproteção atua em todo o espectro eletromagnético e óptico, com recursos automáticos de evasão de ameaças.
O sistema HForce permitirá a integração de diversos armamentos, incluindo metralhadoras de 12,7 mm em casulos, foguetes guiados, além de metralhadoras 7,62 mm montadas em suporte lateral ou braço articulado para atiradores de precisão.
A Airbus será responsável pela manutenção e apoio operacional dos helicópteros por um período inicial de dez anos, consolidando o H160M como pilar da nova geração de asas rotativas das Forças Armadas da França.■

A evolução do nosso Pantera.
Igualzinho, ao menos na aparência.
E não encontrei no texto quais seriam os cinco modelos a serem substituídos por ele.
Pensei o mesmo e, ato contínuo, vislumbrei na cor do EB.
Pantera que tive prazer de trabalhar. É um ótimo helicóptero (se referindo principalmente ao modelo modernizado) e econômico.
França não cansa de militarizar helicópteros criados com finalidades civis. Por fora e na Aviônica é lindo, mas militarmente falando tem diversas limitações e custos operacionais a mais que um modelo exclusivamente militar. Nem o H225M consegue ser “maravilhoso” na prática apesar de tanta tecnologia por conta dos custos operacionais e tempo de manutenção. Imagino como será com o H160M, eu só espero que as FFAA continuem buscando outros modelos ao invés de se manter na dependência francesa e na cultura dos “militarizados”.