H145M

Brasil e França assinaram nesta quarta-feira (2) uma carta de intenções para transformar a fábrica da Helibras em Itajubá (MG) num polo de produção e exportação do helicóptero H145, modelo da Airbus, em iniciativa avaliada em cerca de R$ 1 bilhão

O acordo, firmado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores da França, prevê a produção de até 200 unidades do H‑145 ao longo dos próximos 15 anos, com foco tanto no mercado nacional quanto internacional; cada aeronave tem seu preço estimado em cerca de US$ 15 milhões.

O H‑145, caracterizado por sua versatilidade para operações civis e militares — como missões aeromédicas, patrulha, transporte de tropas e atividades offshore — será integrado à linha de produtos da Helibras, que já fabrica outros modelos da Airbus, como os helicópteros H225 e H125.

A Helibras em Itajubá se beneficiará da chamada “Nova Indústria Brasil” (NIB), política de fomento à industrialização de alta tecnologia, incluindo a diversificação de produtos e exportações de maior valor agregado.

Segundo o MDIC, a carta de intenções é um passo inicial reflexo do incremento da cooperação econômica bilateral, podendo gerar cerca de R$ 1 bilhão em investimentos e consolidar o polo mineiro como referência hemisférica na produção de helicóptero H145 para os próximos 15 anos.

Ainda sem data definida para início da produção, o projeto deverá aproveitar o atual parque fabril da Helibras e ampliar sua posição no mercado regional e internacional.

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Deadeye

Será que vem a versão armada do H145 que a Alemanha comprou??

Santamariense

Vem para onde?

Deadeye

FAB ou EB

José Luís

Nenhum dos dois, já viu os noticiários, nem para o Taxi Aero Executivo do GTE tem dinheiro, imagina para equipar as FAs.
Talvez um dia lá na virada do milênio, as FAs tenham o devido valor reconhecido, por enquanto só tem bilhões para emenda parlamentar.

Last edited 16 dias atrás by José Luís
Carlos Campos

sem dinheiro para os caças, a ala mais bem abonada da FAB está sem combustível, isso mostra como está as contas do governo

Cristiano GR

Sem dinheiro para os caças, sem dinheiro para combustível, sem “fragatas”, daqui a pouco sem submarinos…
Mas é muito bem feito para quem fez aquela letrinha.

Marcos

Ele deve estar apostando numa troca de governo com reestruturação orçamentaria a partir de 2027.

José Luís

Sei não, pelo “andar da Carruagem” esse governo não sai tão cedo, tudo indica que não. Se der uma analisada nos números e na situação do país; no movimento das massas, a grande maioria não tá muito preocupada com o “amanhã”, é cultural o problema aqui.
Faz 30 anos que trabalho, nunca vi o país nessa situação.
Até o GTE com quase tudo parado.

Mauricio

nenhum politico que temos hoje vai resolver nada pra forças armadas e pro desenvolvimento do país enquanto quem mandar no país forem o pessoal do Agro e das finanças, vai continuar exportando carne e soja e pagando juros altos para os fundos trilionarios J.P. Morgan, Black Rock e etc.

Machado

Exatamente. Somente rompendo com essa lógica vamos nos desenvolver e prosperar. Uma auditoria pública também seria uma ótima medida mas tem muitos inimigos impedindo

fewoz

É interessante. Foi só você mencionar agro e finanças, que choveram dislikes no seu comentário. E a maioria aqui ainda critica a falta de Orçamento para as Forças Armadas. É bastante óbvio que o problema do Brasil é sua dívida pública (e juros) que sustentam rentistas que nada fazem pelo país. Mas esta elite martelou na cabeça da população que o problema é o miserável que recebe bolsa-família. Quando há cortes, os primeiros a sofrer são os mais pobres. Você nunca irá ver os economistas da CNN recomendando cortes em renúncias fiscais, tributação dos mais ricos, etc… O Dr. Enéas… Read more »

mauricio

são os gados, a turminha que rezou para o ETzinho salvar o Bozo após eleição kkk

Cristiano GR

A mania dos esquerdistas é sempre reclamar e criticar quem tem uma condição melhor, mas nunca enxergam e nem criticam a condição financeira de seus “líderes” e os meios que usaram para alcançar a bonança as custas do Estado e de quem produz. Lideranças que apenas tratam de enriquecer as custas da arrecadação de quem trabalha. Se não tivesse “o pessoal do agro” com quantidade expressiva na economia, esquerdistas iriam criticar os industriais. Se não tivesse nem “o pessoal do agro” e nem industriais, sobraria os cristãos para os esquerdistas se oporem. Ah, mas e os banqueiros? Banqueiros e a… Read more »

Last edited 12 dias atrás by Cristiano GR
Cristiano GR

Enquanto tiver dinheiro para encher os cofres globais e do resto da grande mídia em forma de propagandas, a opinião pública vai continuar achando que tá tudo normal e até o eleitor que não é militante, mas que fez a letrinha, vai continuar indo no mercado comprando quase nada e não percebendo de quem é a culpa.

BR Paraná

Reestrutura orçamentária com o congresso que nos temos? Piada…

Camargoer.

Olá Marcos. Os recursos públicos são renda tributária ou emissão de dívidas. Os impostos dependem do nível de atividade econômica, já a dívida pública tem limites estabelecidos por lei. Também tem uma fonte menor que são os dividendos da estatais como Petrobras e BB e as parcelas da dívida dos Estados que foram assumidas pelo Tesouro federal, mas isso parece um problema insolúvel porque os Estados são incapazes de organizar seus gastos para pagar esta dívida com o governo federal que começou lá no Plano Real. No outro lado, os gastos públicos seguem uma prioridade. Tem a folha de pagamento… Read more »

Fernando Vidal

Bobagem. Os programas vão ser mantidos com alguns ajustes. O problema do orçamento não é nem de perto o que estão pintando. Nosso déficit é de cerca de 70% do PIB, países como Japão, Grécia, Itália, França e Estados unidos por exemplo tem déficits muito maiores que o nosso. O problema no Brasil é um mercado financeiro especulativo sem nenhum compromisso com o país e a turma de economistas alucinados do BC que tem sabotado qualquer tentativa de crescimento do país com a definição de taxas de juros totalmente fora da realidade econômica do país. Um país que tivesse problema… Read more »

José Luis

Bobagem?? certeza, olha amigo trabalho há decadas, nunca vi o país assim. Sem prolongar muito, o dinheiro perdeu o valor, o governo gasta demais com coisas absurdas, pareceu que estão perdidos, acaba o dinheiro o que governo faz?? aumenta os impostos… entramos em recessão tecnicamente em 2013, de lá pra cá só piora. Hoje uma empresa trabalha 1501 horas so para cumprir os encargos fiscais, pra onde vai o dinheiro?? eramos pra ser um país de primeiro mundo. Pergunte para a Lupo, porque foi para o Paraguai, só tem um faturamento de bilhões. Programas mantidos, com ajustes? entregas a contas… Read more »

Last edited 16 dias atrás by José Luis
Marcelo

O banco central independe foi criado para isso mesmo,manter o lucro dos bancos e do mercado financeiro.

Santamariense

Qualquer país minimamente decente tem banco central independente.

Santamariense

“…Nosso déficit é de cerca de 70% do PIB, países como Japão, Grécia, Itália, França e Estados unidos por exemplo tem déficits muito maiores que o nosso.” Todos os países que tu citou tem qualidade de vida e IDH maiores que os nossos, tem Forças Armadas melhores que as nossas. Não queira comprar o Brasil com esses países, pois perdemos em praticamente todos os aspectos. “…a turma de economistas alucinados do BC que tem sabotado qualquer tentativa de crescimento do país com a definição de taxas de juros totalmente fora da realidade econômica do país” Coitadinho do teu presidente …… Read more »

Nativo

Se as Fãs levassem seu valor a sério, não estariam em luxuria e projetos faraônicos , em quanto lhes faltam o básico.

Last edited 16 dias atrás by Nativo
José Luis

Concordo com vc nisto, existiu muito gasto desnecessário.

Cristiano GR

Bilhões para comprar deputados, digo, emendas parlamentares de orçamento secreto para negociar apoio na Câmara e também tem muito dinheiro para a esposa do lula viajar e passear com uma cambada de aproveitadores e puxa sacos por toda a Europa.

Santamariense

Nem pensar. Helicóptero de ataque não é para uso em Força Aérea. Para o EB, se for para comprar isso, então gasta uma fração mínima do valor investindo em armas melhores para os HA-1A. Se for para gastar com helicóptero armado novo, que seja com um heli de ataque puro.

Skyhawk

Vocês não estão vendo o que está acontecendo na Ucrânia. Heli de attack é coisa do passado, o futuro é drones armados. Teve um vídeo de muitos da guerra que os flares do heli de attack acabaram de tanto travamento de mísseis stinger que teve uma hora que ele se esborrachou no chão porque não tinha mais flares e estava desesperadamente fugindo de um míssil. Outro vídeo, os lançadores de foguetes estavam com um monte de galhos de tão baixo que estavam voando para não ser tranqueado.

Santamariense

Calma. Os drones são úteis em várias funções, mas tanto o heli de ataque como o MBT ainda tem muita utilidade no campo de batalha atual.

Skyhawk

Piloto de helicóptero de ataque na guerra moderna, com o inimigo saturado de mísseis anti-aéreos, é morte na certa. Se eu estivesse nesse conflito, preferiria mil vezes ser da infantaria do que ser piloto de helicóptero de ataque. Nem Rússia ou Ucrânia estão usando helicópteros de ataque na linha de frente, pelo que eu acompanho a guerra porque a maioria já foram derrubados e os que sobraram serão se forem para a linha de frente. Um míssil infravermelho conseguiria atingir um Heli furtivo modelo Comanche ou ele só tem proteção para radar ativo? Dizem que os caças f-35 de IAF… Read more »

Joao

Helicópteros de ataque tem uma versatilidade bem maior.
Levam uma variedade de armas grande, com capacidade de decisão e mudança de ações.
Não se apaixone por um vídeo ou outro.
Acontece muito mais coisa na Ucrânia, do q videozinhos.

Sensato

Gosto muito de seus comentários mas deste, eu discordo. É muito difícil empurrar um vetor de ataque na goela da sociedade, especialmente em tempos como o atual. O H145 tem a vantagem de poder ser equipado com um bom pacote de armas, incluindo mísseis AT e mesmo assim ter bastante agilidade, melhorando bastante a “dentição” da AvEx. Já para o cidadão médio, o GF, seja qual for, dá pra empurrar a narrativa de que estão comprando mais meios para ajudar em situações como as que aconteceram nas barragens mineiras, litoral Paulista, Serra fluminense e no RS. É o ideal, não.… Read more »

Santamariense

Caro Sensato. Obrigado. Mas, eu não falei em comprar helis de ataque. Eu falei que, se for para comprar H145, então gasta-se muito menos e consegue-se equipar os atuais HA-1A com as mesmas armas que esses H145 usariam.

Fernando Vidal

O EB já fez a sua opção pelos UH-60M Black Hawk da Sikorsky que deverá cobrir as missões de transporte, escolta e ataque.

Silva

Creio que vai demorar para ter esse vetor em qualquer uma dessas duas forças, recebendo esquilo modernizados e novos.

Marcelo

Esses acordos caracu é uma piada !!!!

Turco

E a história se repete….

Willber Rodrigues

Considerando-se o histórico que foi a fabricação dos H225 pela “Apertaparafusobrás”, eu não tenho motivos nenhum pra ter esperanças nessa notícia… “A Helibras em Itajubá se beneficiará da chamada “Nova Indústria Brasil” (NIB), política de fomento à industrialização de alta tecnologia, incluindo a diversificação de produtos e exportações de maior valor agregado.” Brasil: o país que se recusa a investir em ciência e tecnologia, mas que acha que dá pra “pular etapas” simplesmente comprando ToT bilionário, pra fabricar meia-dúzia de meios que dá pra contar nos dedos o que tem de nacional nesses meios ( FCT’s, excelente excelente exemplo )… Read more »

José Gregório

Exatamente isso. E depois fica por isso mesmo.

Willber Rodrigues

Note que não tem data, organograma, previsão….nada.
É igual aquela “promessa” de que o Elon Musk iria investir sabe Deus quantos bilhões na administração federal passada. Cadê?

Se, com datas e contratos, nada se cumpre aqui, imagina isso…

Marcos

Era na adm passada. A atual causa ojeriza em investidores como o Musk

Fernando Vidal

Na Administração passada houve apenas o anuncio de fábricas fechando e indo embora do Brasil frente a total estagnação econômica que os ultraliberais do Guedes causaram no país. Caímos para a 14 posição entre as principais economias graças ao ambiente de retração econômica que passamos.

Fernando Vidal

A diferença é que no caso já existe uma fábrica da Airbus Helicópteros no Brasil que pode receber recursos via BNDES para produzir e financiar as suas vendas. Além disso o Brasil é um dos maiores mercados de helicópteros executivos do mundo. Então o interesse é todo deles.

Groosp

O dinheiro é gasto em contabilidade e não sobra pra P&D.

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Camargoer.

Vocẽ tem razão O sistemá tributário brasileiro é disfuncional Durante o Império, a receita tributária era basicamente as taxas alfandegárias cobradas nos portos, principalmente no porto do RIo de Janeiro. A proclamação da república praticamente manteve a mesma estrutura, até porque o setor industrial era incipiente, a classe média incipiente e a classe de trabalhadores assalariados inexistente. Acho que foi Vargas quem instituiu o Imposto de Renda, até porque foi ele que regulamentou o registro do emprego assalariado, permitindo o desconto do IR na fonte. Contudo, a estutura tributária brasileira foi reorganizada em torno do imposto de consumo.. e continua… Read more »

Deadeye

Eu mesmo atuo em Direito Tributário, eu não entendo, a constituição não deixa claro, as vezes usamos leis de 1960 e 1950 bem, estranhas. A jurisprudência fala uma coisa, tem isenções que ninguém entende, base de cálculo que ninguém entende.

Usamos uma lei de execução fiscal de 1984 e um código tributário nacional de 1969, imposto de importação tem listas de 2 mil páginas, e ainda tem uma lista apenas do mercosul.

Basicamente é uma zona, que não funciona.

George A.

O sistema foi se tornando complexo pra evitar brechas, o problema é que quanto mais complexo o sistema mais brechas vc vai achar nele, até pq os caras inserem um monte de jabuti pra isso mesmo. Com a reforma da tributação do consumo isso tende a melhorar nesse aspecto (tanto que as Techs estão querendo aderir a ela com antecedencia no tal programa do Haddad pra trazer data centers pra cá) entretanto, vai demorar pra ela ser implantada e sou São Tomé pra soluções de problemas estruturais que partem da aprovação de leis, só acredito vendo. Quanto à tributação da… Read more »

fewoz

O seu texto me fez lembrar da polêmica do Sonho de Valsa. Teria imposto diferente se fosse categorizado como bolacha ou como chocolate, haha

Maurício Veiga

Você conhece a “Conexão Panamá” e a “Conexão Suriname”?

Mauricio

o código tributário nacional é terrível, fiz uma prova de direito tributário, que foi na base da decoreba mesmo, a parte da Constituição tbm ficou uma bagunça com as emendas recentes desde a pandemia.

Camargoer.

Verdade… eu ouço isso de alguns amigos que são da área tributária.. talvez seja precido uma CLT.. consolidaçao das leis tributárias.., e regulamentar a reforma tributária para migrar de um modelo de tributação do consumo e produção para um de tributação sobre renda e patrimônio

Fábio Mayer

E vai piorar com a “reforma”…

Camargoer.

Creio que é o contrário.. a reforma é imperfeita porque resultou de uma negociação entre interesses oposto, mas há uma mudança no eixo.. a grande dificuldade será resistir durante o período de transição ás tentativas dos grupos privilégiados de sabotar a reforma

Cristiano ciclope

Pois é, mas isso ninguém quer fazer.

Camargoer.

Quase.. quem é privilegiado que manter o privilégio.. e quem é prejudicado quem mudar…

mas quem é privilegiado é dono do poder político.. e quem é prejudicado pelo atual modelo está fora do poder político

BraZil

Alguns aqui olham tão de passagem para notícias e gráficos, que irão comemorar por estarmos em primeiro nessa imagem…

Camargoer.

Há uma seleção de países.. eu suponho que exitam outro países que tenham um sistema tributário pior que o brasileiro.. mas esta é outra discussão

Rodrigo Maçolla

Somos Campeões em ineficiência , veja os companheiros nossos nesta lista Chade, Bósnia Herzegovina, Malvidas, eu nem lembrava que existiam estes países, Não é a toa que muitas empresas estão indo embora outras se Instalando no Paraguai , que por sinal não esta ai nesta lista.

Fernando Vidal

Este gráfico é bem antigo. No momento em que o atual congresso resolver regulamentar a reforma tributária já aprovada o nosso sistema deverá ser simplificado de forma significativa. Contudo o cenário não é nem perto dessa visão apocalíptica. O nível de integraação e automação de nossos sistemas é muito superior a toda esta lista de países… Esse tipo de informação é pura bobagem e mimimi dos nossos paupérrimos empresários… que choram demais em volta do governo…

brutus

primeira vez que nao vejo argentina na lista

Luciano

Ééé…mas não seria necessário um pedido inicial? Ok, ok…”será revelado no momento adequado”.

Jadson S. Cabral

Se bem entendi, a França pretende fabricar o helicóptero aqui principalmente para exportar. Se formos comprar, compraremos na melhor das hipóteses duas dúzias, mas o intuito principal é a exportação.

Luciano

Ainda sim, eu nunca vi nenhum tipo de negócio parecido com esse, sem uma encomenda garantida. Veremos.

Renato Solon

Pouco mais de um helicóptero por mês justifica esse investimento?

Camargoer.

Vamos pensar na produção do Kc390.. hoje a cadência são 6 aeronaves por ano. O governo federal fez um investimento de bilhões para o desenvolvimento do avião. Acho que as situações são parecidas. Quando a Boeing divulgou o interesse na compra da Embraer, mostrei que a Embraer representa uma importante parcela na exportação de bens industriais.. alguém questionou meu argumento dizendo que ao mesmo tempo que ela exportava também importava muito componentes.. então mostrei que a Embraer exporta US$ 3 para cada US$ 2 usados para a importação de componentes.. Outra discussão foi sobre a construção das FCT em SC.… Read more »

Jadson S. Cabral

Se a produção do modelo se concentrar aqui, sim. A Helibras será uma exportadora.

Quando eles falam que pretendem produzir 200 aeronaves, obviamente não será para o mercado nacional

Fabio Araujo

Mesmo que seja só montado aqui vai ser uma boa opção para as polícias e até mesmo para operadores civis pois vai ficar mais em conta e ainda vai facilitar a manutenção!

Kornet

Esse helicóptero seria o melhor substituto dos MI35,a não ser que seja mais caro que os BH,mas na situação atual com esse desgoverno que falta até combustível, não há dinheiro nem para comprar drone da Shopee.

Jadson S. Cabral

Mas não seria mesmo.

Substituir um helicóptero de ataque nato, um tanque voador, extremamente ágil, por um helicóptero civil militarizado com alguma capacidade de ataque capenga?

Seria sim uma solução a la Brasil, mas dizer que seria o melhor substituto… é pedir pra ser chamado de besta.

O melhor substituto para o MI35 é outro helicóptero de ataque, seja Apache, Super Cobra, o modelo turco ou o italiano… que seja.

Esse helicóptero é perfeito sim para forças de segurança. Seria o substituo ideal dos esquilos.

José Luís

Exatamente, é trocar 6 por meia dúzia, Esquilo adaptados para H145 adaptado.

Sensato

Compara os dados de desempenho e suíte de armamentos que vai ver que não tem nada de 6 por meia dúzia.

adriano Madureira

Seis por meia dúzia?! Sério que você falou isso?!

Comparar o H-145M com o anêmico e insosso Esquilo chega a ser piada…
Fora que a aeronave tem portas traseiras e é um projeto moderno..

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Em capacidade de armamento pode até ser igual,dois casulos: Uma metralhadora e um lançador…

Mas o H-145 pode ser equipado com mísseis Spyke

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Aomenos é um helicoptero de ataque leve de qualidade superior,serviria para apoiar e proteger nossos blindados e seus tripulantes.

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Santamariense

O helicóptero da última imagem tu sabe que não é um H145, né? É um Bella OH-58 Kiowa.

Quanto ao armamento que pode ser implementado no Esquilo/Fennec, não se resume a metralhadoras e foguetes.

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Santamariense

Bell*

Kornet

Melhor substituto para o EB,FAB não deve operar helicóptero de ataque puro.
Lembre-se que o MI35 também pode levar tropas e nessa categoria nem Apache,Viper,Tiger e cia podem,para a FAB é esse modelo,S70 e AW e ver quem tem o melhor custo,pois a situação está crítica

Sensato

Para a FAB agora é Querosene e AvGas e lambam os beiços que talvez nem isso tenha

Joao

Sabe por que o Mi-35 leva tropa?
Porque era certa q derrubada de Tantos He Trnsp tropa, q os russos raciocinaram q com os Atq também levando tropa, mais homens chegariam na profundidade do envolvimento aeromóvel.
Não é vantagem, é sinal do desespero…

Joao

O Mi-35 não nada nada nada ágil… por isso não coube aqui, por isso na Rússia é de segunda linha.

Sensato

Mais caro que uma dúzia de BH pelo FMS a quase 1bi de Trumps? Difícil. Mesmo colocando um pacote logístico pra décadas.

Santamariense

Caro Sensato, os dados corretos sobre esse contrato dos H-60M que o Brasil adquriu, é muito menor que isso. Basta procurar os números aqui no Poder Aéreo, foram publicados em mais de uma matéria.

Last edited 14 dias atrás by Santamariense
adriano Madureira

Melhor em quê?! Só se for em economia,porque a nível de armamento e letalidade,esse passa se arrastando…

Rafael Oliveira

Que fabriquem o H145 na Helibrás eu não duvido.

Que as Forças Armadas e Polícias Federais e Estaduais comprem, eu também não duvido.

Agora operadores civis e, principalmente, exportações, eu duvido muito.

Por mais que seja uma aeronave mais barata e menos problemática que o H225 a dificuldade para exportar competindo com o próprio fabricante original é muito grande.

Jadson S. Cabral

Só se o plano não for competir. A Airbus poderia concentrar a produção do modelo aqui.

Sensato

Vocês leram o primeiro parágrafo?

JS666

Operador civil tbm venderia sem problemas, temos a segunda maior frota civil do mundo.

Agora, exportação realmente é um problema… Acho que a questão nem é competir com a Airbus original, afinal eles nos deram a “reserva de mercado” pelo visto, “países lusófonos e da América Latina”.

O problema é a concorrência, helis russos e chineses super baratos e Black Hawk usados via FMS inundam “nossos” mercados. Por exemplo, MI-171 era tão barato pro porte que até Colômbia e México no auge do alinhamento com EUA compraram…

Caloro

Falou besteira. Hoje o H145 é lider no segmento da aviação executiva no Brasil.
Com relação ao mercado militar, é um helicóptero muito inferior ao Pantera K2 do EB.
A grande problematica é que a AH não tem uma expertise em termos de armamento e isso pode impactar.
Eu por ter participado da venda do H225, tenho certeza que esse projeto não sairá do papel, o timing é muito ruim, em todos os aspectos, diferente da época do EC725(H225M).

Santamariense

Se o timing do H145 é pior que o do H225M
e vendo que esse aparelho não vendeu 1 unidade sequer além daquelas contratadas pelo MD, podemos imaginar que esse negócio do H145 é um projeto natimorto.

Santamariense

Só mais um relaease para a imprensa, sem datas e números definidos. Como algo pode ser feito sem que hajam clientes? Mais conversa mole para inglês ver. O dia que isso estiver em prática e gerando frutos, retiro o que estou dizendo, sem problema algum.

Sensato

Tipo o PAC. Alguém sabe onde foi parar o dinheiro?

Bueno

Isto ai… Eventos pomposos e cheio de números inflados….

Last edited 16 dias atrás by Bueno
Santamariense

Exato. O PAC anunciado com toda pompa tempos atrás é um embuste, conversa mole, propaganda…nada mais. O dinheiro que eles anunciaram misturava programas já em andamento, alguns iniciados inclusive no governo anterior, e foi tudo incluído como obra exclusiva deles….e o pior, é que esse dinheiro todo anunciado sequer existe!!

EduardoSP

Simplesmente uma forma da Airbus fechar o mercado local para outros aparelhos.
Tendo uma “indústria nacional”, os órgãos públicos têm mais dificuldade em justificar a compra a importação de outros fabricantes, mesmo que sejam mais baratos e/ou melhores. E os operadores privados tem mais facilidade de conseguir financiamento do BNDES para comprar da “indústria nacional”, dificultando a vida dos outros fabricantes.
Não digo que seja impossível importar, mas fica mais difícil com a “apertaparafusobrás” por aqui.

Last edited 17 dias atrás by EduardoSP
Santos

Ou seja, uma boa e velha “colonizada”.. com (espelinho?) e aperto de mãos do governo “anti-imperialista”

Last edited 16 dias atrás by Santos
Abymael2

Me desculpe, mas usar esses termos como “apertaparafusobrás” é muita viralatice.
Vamos começar por onde? Se for por essa lógica, as fábricas de automóveis são todas apertadoras de parafusos…e mesmo que fosse, qual o problema?
Se compra com ToT, criticam, descem o cacete, se comprar para fabricar aqui (ou “montar” segundo a lógica de apertar parafusos), criticam também, se compra de prateleira, criticam porque é caro e gera empregos lá fora…aí fica difícil.

Santamariense

Entendo seu ponto de vista, mas a Helibras tem 47 anos de existência (foi fundada em 1978) e sempre teve o mote de ter sido criada para, entre outras coisas, resultar em um projeto de helicóptero nacional, algo que até hoje não aconteceu. O Esquilo nunca alcançou o índice de nacionalização prometida e o H225M, menos ainda. Esses são os principais motivos de críticas à empresa, que é uma filial da Airbus Helicopters (não que isso seja um demérito,pois usando seu exemplo, todas as fábricas de automóveis no Brasil são filiais de multinacionais).

Jadson S. Cabral

Excelente. Se sair como no papel, é um negócio muito bom. Defendo que em alguns setores da indústria, o governo brasileiro poderia fazer parcerias com essas gigantes multinacionais, financiando a fábrica para que determinado produto pudesse ser fabricado aqui e exportado. Não é vantajoso para a maioria das empresas produzirem aqui. Dessa forma, uma maneira de incentivo seria o governo financiando a fábrica. Nesse caso, espero que esse helicóptero venda muito aqui tbm, pois me parece o substituto ideal para forças policias do Esquilo. Se juntarmos as forças de segurança estaduais de todo o Brasil, concluindo PC, PM, CBM, Defesa… Read more »

George A.

Faz mais sentido esse equipamento sendo adquirido pelas forças de segurança e incentivando a produção aqui (quem sabe até com subsidio da União, já que tem programas do Ministério da Justiça pra isso) do comprar um caro Black Hawk, de aquisição e manutenção, como fez um estado que não tem nem dinheiro pra pagar a entrada do PROPAG de tão mal que tá das finanças, recentemente. “Ain, mas vai usar dinheiro do pagador de impostos” Compras públicas representam hj 12% do PIB brasileiro, todo país no mundo usa elas de forma estratégica pra incentivar suas indústrias e suas economias em… Read more »

Last edited 16 dias atrás by George A.
Bueno

12 UH‑60M (Exército Brasileiro, contrato assinado):
US$ 451,5 milhões (contrato base, sem armamentos extras ou suporte futuro)
12 H145M (com configuração militar completa comprados pela Alemanha 2013):
US$ 201,6 milhões (estimativa com armamentos e sistemas avançados)

https://therhk111militaryandarmspage.blogspot.com/2018/01/the-h145-for-philippine-armed-forces.html?utm_source=chatgpt.com

Last edited 16 dias atrás by Bueno
George A.

Sinceramente não faço ideia de como o estado do RJ vai manter esse equipamento em condições de uso, se já foi de se questionar essa aquisição pelo exercito essa que citei do estado parece loucura.

Santamariense

Meu caro Bueno, tudo bem? Um Black Hawk e um H145 não podem nem ser colocados juntos na mesma frase, tamanha diferença de qualidade, robustez e resistência do primeiro sobre o segundo.

RPiletti

Será mais uma entubada de Tot da matriz para a filial?

Fábio Mayer

Mas… de que adianta isso, se não tem encomenda pelo Estado?

Bueno

Uma ótima noticia, empregos no Brasil! Não teremos uma Fabrica de Helicóptero 50% Nacional e nem mesmo outra concorrente , eu esperava muito a instalação da Fabricante Leonardo no Brasil! e tem mercado para eles em toda AL
Caso o EB, FAB e a MB encomendarem H145 Maravilha!

adriano Madureira

Finalmente H-145M para nossa defesa! não são tanques voadores como os puro-sangue de combates mas para um país onde “la plata” na defesa não é prioridade,cai muito bem…

Se não temos capacidade para termos certos meios em grande quantidade,sou favorável que paliativos sejam adotados,sempre toquei nesse ponto,ainda mais por questões orçamentária.

Sew não temos grana para AH-64 Apache, Airbus Tiger, T-29 ATAK entre outros afamados,que usemos militarizados…

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Qualquer militarizado que viesse já seria uma evolução e tanto comparado com as poderosas maquinas de combate que temos aqui.

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Santamariense

“Finalmente H-145M para nossa defesa!”

Onde tu viu isso??

rommelqe

Quantos H225 a HELIBRAS exportou? Qual será o indice de nacionalização (pelo menos em Homens/hora, quantidade de empregos e R$/Euros) dos H145? Quais são os componentes e sistemas produzidos no Brasil? Onde serão fabricadas a Main Gear Box dos H145? Qual é a quantidade montada no Brasil esta prevista para exportações?

Microscopista

Acho que será ótimo se isso mantiver a fábrica em Itajubá aberta, e isso basta. Por mais que seja “uma montadora”, estamos agregando expertises.

Santamariense

Por esse ponto de vista, tens razão. O problema é o quanto estamos gastando para manter essa expertise.

brutus

parece aquele negocio chamado cabide de empregos

Microscopista

Caberia o termo”cabide de empregos” se fosse uma estatal, mas é uma empresa privada, que contrata muitos egressos da ótima UNIFEI e faz girar a economia de Itajubá e região.