L3Harris entrega segundo jato Bombardier Global 6500 equipado para missões de Inteligência e Vigilância

Empresa consolida liderança no mercado de aeronaves especializadas, ultrapassando 100 jatos adaptados para operações especiais
L3Harris Technologies anunciou a entrega de sua segunda aeronave Bombardier Global 6500 equipada com avançadas capacidades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR, na sigla em inglês), reforçando sua posição de liderança no mercado global de aeronaves especializadas.
O jato, projetado para missões críticas em diversas regiões do mundo, oferece maior capacidade de sobrevivência, maior alcance de detecção e espaço ampliado para cargas úteis e sistemas eletrônicos sofisticados. Segundo a empresa, essas características ampliam o raio de ação da plataforma e a tornam mais eficaz em missões de coleta de informações, reconhecimento eletrônico e inteligência de comunicações.
A primeira aeronave Global 6500 especializada foi entregue em fevereiro de 2025. Com a segunda unidade agora operacional, a L3Harris consolida o único par de plataformas deste tipo totalmente equipadas com radares avançados e sistemas de inteligência de última geração.
“Diante da necessidade crescente por aeronaves ISR acessíveis, mas altamente capazes, estamos observando maior demanda por plataformas comerciais adaptadas, como jatos executivos, que recebem equipamentos de missão e recursos de sobrevivência,” explicou Jason Lambert, presidente da divisão ISR da L3Harris. “Esse modelo acelera significativamente o cronograma de entrega e prontidão operacional.”
Com esta entrega, a L3Harris atinge a marca de 103 jatos executivos adaptados para missões especiais, reafirmando sua liderança global no segmento. A empresa contabiliza mais de 70 anos de experiência no setor e já entregou milhares de aeronaves modificadas para missões ISR, marítimas e outras aplicações especiais, trabalhando com mais de 130 tipos de plataformas fabricadas por dezenas de empresas diferentes.
Além disso, a L3Harris informou que possui mais 14 jatos executivos atualmente em processo de modificação para clientes ao redor do mundo, sinalizando um mercado aquecido para aeronaves especializadas que combinam alcance, flexibilidade e tecnologia de ponta.
Para qual cliente foi fornecido este jato?
Top Secret.
Nem tanto assim…
🇺🇸 Us Army…
Coréia do Sul.
Quais sensores esse avião tem?
Atualmente os EUA 🇺🇸 tem três projetos de modernização de ISR Intelligence, Surveillance and Reconnaissance em andamento dentro do US Amy. Todos os três projetos são baseados em aeronaves Global 6500 ARTEMIS – Aerial Reconnaissance And Targeting Exploitation Multi-Mission Intelligence System ARES – Airborne Reconnaissance and Electronic Warfare System ATHENA – Army Theater Level High Altitude Expeditionary Next Airborne O projeto ATHENA é dividido em dois: US Army’s Athena-R program The ATHENA- R variant developed by L3Harris os focused on a Synthetic Aperture Radar (SAR) with Moving Target Indicator (MTI), Electronic Intelligence (ELINT) and Communications Intelligence (COMINT) capabilities, and Electro-optical/infrared… Read more »
Monstro.