A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que um avião de transporte e reabastecimento KC‑390 afundou o trem de pouso no asfalto durante uma manobra na pista do município de Breves, no Pará. O episódio ocorreu no dia 30 de junho, poucas horas antes da aeronave embarcar voluntários participantes da Operação Excelsior 2025.

O incidente não deixou feridos e aparentemente não causou danos estruturais. Ainda de acordo com a FAB, a equipe já iniciou os procedimentos para a remoção da aeronave e a execução de uma inspeção técnica.

O KC-390, desenvolvido pela Embraer e a maior aeronave já produzida pela empresa, desempenhava nas últimas semanas papel-chave no apoio logístico ao Exercício Excelsior 2025, Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional.

A iniciativa presta apoio humanitário em comunidades urbanas e ribeirinhas do Pará, visando o aprimoramento operacional dos militares em ambientes complexos.

Segue o comunicado da FAB sobre o incidente:

“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta segunda-feira (30/06), foi registrada uma ocorrência com uma aeronave KC-390 Millennium. Após o pouso na localidade de Breves (PA), durante o taxiamento, ocorreu o afundamento em determinado trecho da pista pelo qual a aeronave manobrava, o que impediu a movimentação da mesma.

A FAB ressalta ainda que não houve feridos e não foram constatados danos na estrutura do avião. A aeronave será removida da área e passará por uma inspeção para, posteriormente, retornar às missões da FAB.”

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

 

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Ribeiro

Ainda que não seja o foco e segurança de voo na FAB é impecável, pergunto:

Considerando os frequentes contingenciamentos de verbas;
Considerando os dois recentes incidentes em Fernando de Noronha nos últimos sete ou quinze dias;

Falta de manutenção na pista, serviço mal feito, condições específicas de operação na região Norte do Brasil, despreparo e negligência do poder público como um todo ou tudo isso junto e misturado?

Fabio Araujo

A questão de infraestrutura aéreo portuária não é com a FAB e sim com a Infraero que também deve estar sofrendo com a falta de verba crônica do nosso governo.

Chris

Nossos juizes ja ganham uma média de 65 mil reais por mês… Aumento de mais de 50% no governo atual…

Camargoer.

Chris… os salários do poder judiciário são determinado pelo poder judiciário.. os salários do poder legislativo são determinados pelo poder legislativos.. e o salário no poder executivo são determinados pelo poder executivo

Dois servidores fazendo a mesma coisa, um do poder judiciário e outro do executivo, podem ganhar salários diferentes porque são carreiras diferentes..

O fato do presidente mudar a cada 4 anos (exceto que seja reeleito) nada tem a ver com os salários dos outros poderes.

A CF88 deixa bem claro a divisão de poderes.,

sergio 02

 Divisão de poderes.,onde ????????

Jadson S. Cabral

Como assim, onde? A divisão de pode existe e funciona, mesmo com os conchavos, que aliás ocorrem em todo canto. Não seja tão vira-lata e não pense você que acordo político só existe aqui. Não está acompanhando as notícias sobre o aumento do IOF, que a congresso, como lhe é de direito, derrubou? Ai o governo, como tbm lhe é de direito, acionou a justiça para impedir a derrubada do decreto pelo congresso? E a justiça, como lhe é de dever, irá analisar a questão. Congresso e governo estão em embate por vários motivos. Isso é divisão de poderes at… Read more »

TeoB

Não, falta de verba não! má gestão!!!! federal, estadual e municipal!!!! é o pais que mais cobra imposto do seu povo no mundo!!! bateu recorde de arrecadação ´´2,653 trilhões, o que representa um crescimento real de 9,6% em 2024´´- dados do governo… então falta de verba não é!!!!
vai chegar o dia que agua vai bater não na bunda, no pescoço ai talvez vamos cair na real

Alisson Mariano

Me permita uma observação. INFRAERO é uma empresa pública que administra alguns aeroportos específicos. Ela NÃO é responsável pela infraestrutura aeroportuária nacional como um todo. O aeroporto de Breves/PA não aparece entre aqueles administrados pela INFRAERO. Creio que sua gestão é estadual ou municipal. Sobre manutenção, curiosamente, achei uma matéria da FAB, do ano de 2020, que relata que, embora uma pista de asfalto tenha duração máxima de 20 anos, o referido aeródromo estava há mais de 30 anos sem intervenções e ainda operando voos da aviação geral. A referida matéria da a entender que, naquele ano, o mencionado aeródromo… Read more »

Last edited 17 dias atrás by Alisson Mariano
Antonio Ribeiro

A COMARA apoia justamente na revitalização e construção de aeroportos na região da Amazônia, mas conforme encontrei na enciclopédia Google, já revitalizou as pistas da Escola de Especialistas em Guaratinguetá e da EPCAR, além de outros aeroportos

A.Victor

Prezado, a Infraero hoje só administra 14 pequenos terminais espalhados pelo Brasil como Mossoró-RN, Sorriso-MT,entre outros, restando apenas o Santos Dumont-RJ(por enquanto como de maior movimento). Tal decisão do governo federal, concedeu todos os demais aeroportos a iniciativa privada, emprestando dinheiro a juros subsidiados (via BNDES), aumentando-se as tarifas aeroportuárias em troca de reformas e novos terminais que em muito cantos se tornaram elefantes brancos (vide Galeão-RJ). Vale citar que as maiores vencedoras desses leiloes de concessão, foram as grandes construtoras envolvidas na lava-jato (OAS,Odebrecht, Galvão,etc)

Rafael Cordeiro

Tudo junto e misturado, só tiraria desse bolo as “condições específicas de operação na região Norte do Brasil”, pois se houvesse tanto instalações adequadas, quanto manutenções periódicas e preventivas, essas “condições específicas” seriam superadas. Não precisa ser um especialista para verificar que a infraestrutura aeroportuária no Brasil é péssima, ainda mais em regiões mais remotas. Na realidade acredito que dê para contar nos dedos os aeroportos brasileiros que possuem estrutura considerada boa e praticamente todos estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste, pontos fora dessas regiões são os aeroportos de Brasília (precisa atender bem nossos nobres representantes) e o de… Read more »

Chris

Só mais um dia normal na República das Bananas…

Neto

Apenas para fazer justiça, a Dix aeroportos é a responsável pelo aeroporto de Fernando de Noronha. Isto é, já está nas mãos da iniciativa privada.

Bachini

É incrivel ver a que ponto chegamos com 2 anos e meio desta péssima gestão, nunca se arrecadou tanto, e mesmo assim o país esta sendo sucateado.

EduardoSP

Aí é vontade de reclamar né?

Jadson S. Cabral

Tão sucateado quanto esteve no governo passado, e no governo antes dele. Nada mudou, para de fazer política aqui. Nunca se arrecadou tanto, assim como no ano anterior, e no outro anterior… todo ano o impostômetro bate recorde até onde consigo me recordar, independente do governo em questão. E a coisa sempre segue do mesmo jeito. Nunca vemos dinheiro público ser bem aplicado. É só salário de político e juíz sendo aumentado. Aumentou nesse governo, mas aumentou no governo passado tbm, assim como aumentou nos anteriores e vai continuar aumentando nos futuros, até que o brasileiro deixe de ser idiota… Read more »

Renato

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Fabio Araujo

A bronca aí foi da pista, vão ter que fazer reparos estruturais para o KC-390 continuar a operar nessa pista ou vão ter que operar com aviões menores!

Franz A. Neeracher

Parece que foi o 2859, o mais novo da frota!

Bueno

extamente ele

Santamariense

Obrigado. Eu escrevi um comentário onde observei que a matrícula da aeronave parece ter sido deliberadamente ocultada na imagem.

Bueno

2 Incidentes o os KC390 , um em Portugal , ja foi reparado e retornou a operação e agora este da FAB.
já se vai ao 3º dia , vamos acompanha o tempo de reparo e retorno ao voo…

KC390 Em manutenção :
FAB2853 2 anos parado
FAB2854 1 ano e 2 mese parado( Fez um provavel voo de teste 17/02/2025 )
FAB2856 1 ano e 7 Mes

A FAB Conta com apenas 4 K390 em operação ,e sem anuncio de novas entregas dos ja encomendados.

Last edited 17 dias atrás by Bueno
Luiz

E pelo andar da carruagem não duvido que logo, logo, não haverá nenhum em operação.

Bueno

vira este cachimbo pra la rs

Matheus R

A FAB está em situação crítica. Reduziram aeronaves (40 encostadas), 137 pilotos afastados (inclusive GITE), reduziram o expediente em várias unidades e em outras implantaram o teletrabalho, pois querem economizar com refeições, água, energia elétrica, etc.

Last edited 17 dias atrás by Matheus R
Bueno

Isto é preocupante em todos os aspectos. Pilotos tem que esta praticando voando, acumulando horas de voo e experiência … Parece que ja vi aqui alguem comentar que os Pilotos da FAB voam próximo do mínimo necessário de hora de voo anual em relação a outras forças aérea do mundo. Estão Colocando em risco a segurança e prontidão da FAB, Voar pouco, menos preparo, mais risco, menos dissuasão. FAB (Força Aérea Brasileira): Pilotos voam em média 80 a 120 horas por ano (algumas fontes indicam números até menores em certas unidades). Força Aérea dos EUA (USAF): Pilotos de caça normalmente… Read more »

Last edited 17 dias atrás by Bueno
Fábio Mayer

A FAB é só a ponta do iceberg. A Agencia Nacional de Petroleo já não tem dinheiro para fiscalizar a qualidade dos combustiveis. A Agencia Nacional de Mineração não tem dinheiro para fiscalizar barragens de resíduos sólidos. Não vai demorar, a PF vai parar de emitir passaportes, e na sequencia… todos os serviços públicos, com exceção da sacrossanta Receita Federal, vão ter atividades prejudicadas. Quando o país entrar em default, porque a dívida vai se tornar impossivel de ser administrada, daí os primeiros a não receberem seus rendimentos serão os bolsa-familia, depois o BPC, depois os aposentados de salário mínimo… Read more »

Antonio Ribeiro

Ainda que não seja o foco da matéria:

Aposentados do serviço público, quem recebe benefício do inss, aposentados de 1 salário mínimo… nenhum deles tem culpa da incompetência do governo como um todo. E isso não é sobre governo de esquerda, de direita, de centro, isso é sobre incompetência e corrupção

Mas aprovar mais deputados pode…

Fábio Mayer

Exatamente! Mais deputados também é gasto eleitoreiro, o que demonstra que o problema não vem apenas do governo Lula (o perfeito) nem de Bolsonaro (o grosso)… estamos desde o governo Dilma, destruindo as contas públicas sempre de olho na próxima eleição. Um dia, a conta chegará, e não vai adiantar aumentar impostos…

Camargoer.

Antonio.. a cada 10 anos, mais ou menos, é feita uma revisão da lei de aposentadoria dos servidores civis.

Hoje, quem ingressa no executivo civil irá se aposentar no teto do INSS ou abaixo dele, dependendo do valor da contribuição, A lei previdenciária dos militares é diferenete, assim como as leis dos servidores do legislativo e do judiciário.

Mauricio

sim, o teto do INSS é teto pro servidor civil, mesmo que ele ganhe mais…o complemento vem da previdencia complementar que é pago separado do Regime Proprio

Rinaldo Nery

GITE é o Grupo de Instrução Tática e Especializada, na BANT. Ministra os cursos do COMPREP.

Santamariense

E dos 4, tomara que esse não tenha sofrido danos que o indisponibilizem por muito tempo.

Santamariense

A FAB, que foi quem fez e distribuiu as imagens, editou a foto onde aparece a aeronave por inteiro, apagando a matrícula da mesma.

Rafael Oliveira

Questão de segurança nacional (na cabeça dela).

Santamariense

Hehehe…bom isso!

EduardoSP

A qualidade da engenharia brasileira está cada vez pior. É pista que afunda (em ruas, estradas e aeroportos), é prédio que desaba, é ponte que cai, é rua mal projetada, condomínios sem calçadas e por aí vai.
E os custos privados e sociais, só aumentando.

BlackRiver

Sempre fui um defensor ferrenho da infraestrutura aeronáutica, pátios, taxiways e pistas com PCN alto, mas sempre fui criticado e mal interpretado…

fica uma uma dica de estudo e comparação 👇
ROTAER
Breves ( SNVS ) / BREVES, PA
07 – ( 1600×30 ASPH 27/F/B/X/T ) – 25

Santa Maria ( SBSM ) / SANTA MARIA, RS
11( 2694×45 CONC 20/R/B/X/T )  29
02( 1505×30 ASPH 10/F/C/Y/U )  20

Boa sorte 🍀

Mas tem gente que acha que C17 opera tranquilamente em SBSM

Santamariense

Isso aqui “ ASPH 27/F/B/X/T” é mais resistente que isso “ CONC 20/R/B/X/T”?

LUIS

O ACN da aeronave pode variar de acordo com o peso da aeronave, tipo de pavimento (rígido ou flexivel) e a resistência do sub-leito. Ainda existe uma relação que vai indicar que a operação está adequada ou abaixo dos mínimos operacionais. Mas para uma pista sem manutenção adequada é só um jogo de números! A foto principal mostra diversas rachaduras (com indicação de vegetação) nas laterais da pista, que podem ter reduzido substancialmente a resistência do pavimento e prejudicando o giro (180) da aeronave.

BlackRiver

Na aviação não existe “EU ACHO QUE DÁ” não importa se é aviação civil ou militar.

Santamariense

“…a resistência do sub-leito. ”

Falando nisso, como pode ter aquele monte de lama? Observe na foto que uma das rodas está atolada na lama! Como pode isso? Não teve uma preparação do leito? Colocaram o asfalto sobre a terra?? Cadê as pedras e britas que precedem o asfalto??

BlackRiver

Recomendo o aplicativo ACN-PCN ou ACR-PCR para smartphones, lá você tem uma lista enorme dos mais diversos modelos de aeronaves e aí vc pode fazer as comparações.
Mas para termos uma ideia fiz uma comparação com A320
 “ ASPH 27/F/B/X/T” = 53 TON
“ CONC 20/R/B/X/T” = NOT ALLOWED

Ou seja, na grande maioria das vezes, eu diria que em 99% das vezes, o resultado técnico vai demonstrar que não importa se é asfalto, ou concreto, o que importa é como o sub leitor foi construído e compactado.

Santamariense

Entendi. Pergunto isso porque os KC-390 operam normalmente aqui em SM e os C-130 e KC-137 operavam normalmente, também.

“Mas para termos uma ideia fiz uma comparação com A320
“ ASPH 27/F/B/X/T” = 53 TON
“ CONC 20/R/B/X/T” = NOT ALLOWED”

Não permitido?? Quer dizer que um A320 não poderia operar na pista da BASM?? Olha, pode ter certeza que isso está errado. Os KC-137, maiores e mais pesados que o A320, operavam aqui em SM.

BlackRiver

Prezado
Tem muitos fatores que influenciam.
Quantidade de pneus e presão dos pneus são um dos principais fatores.

Mas quer ter uma boa infraestrutura, comece com PCN 50, e então não vai precisar se preocupar com muita coisa, mas se conseguir começar com PCN 60, é o ideal, bom mesmo 70 ou mais

BlackRiver

KC 137 deve ter operado praticamente vazio, pois eu não encontrei tabela ACN do B707 mas o DC8 fica limitado em 75 toneladas em SBSM
Pra você ter uma ideia um E190 fica limitado em 37 TON

Last edited 15 dias atrás by BlackRiver
Santamariense

Não, meu caro. Eles operavam aqui em missões de REVO com os A-1 e missões logísticas, também. Mas, deixa quieto.

LUIS

Black, tudo é uma questão deplanejamento! Apos a extinção do antigo IAC alguém sabe como ficou o Plano Aeroviario Nacional?

BlackRiver

Concordo com você….
Mas quando vamos estudar a fundo INFRAERO, DAC, ANAC, FAB, IBAMA… Governos Federais, Estaduais, Municipais…

Chegamos a simples conclusão que não importa se faz chuva ou sol, se faz frio ou calor, se janeiro ou dezembro….
Se eles trabalham ou fazem corpo mole, se são produtivos ou improdutivos…

Final do mês o salário tá na conta.

LUIS

Concordo 100% Black, mas ressalto que não podemos nos ater somente aos números: 27 F B X T seria para uma operação “sobrando” do KC-390. Se não me engano a letra “T” indica que a resistência foi fruto de uma sondagem (T = Técnica). O que questiono é a falta de manutenção dessas pistas ou pelo menos uma verificação obrigatória do administrador, a cada 5 anos por exemplo, visando garantir a veracidade da informação constante do ROTAER…..mas aí vale o que tu disse……..então complemento: o planejamento não sai caro.