FAB empregará caças armados com mísseis na segurança do espaço aéreo para Cúpula do Brics no Rio

94

F-5EM armado com mísseis Python 4 e Derby

Pela primeira vez desde as Olimpíadas de 2016, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai empregar caças equipados com mísseis em operações de segurança, como parte do esquema de defesa para a Cúpula do Brics, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira (1) pela FAB, que divulgou as restrições do espaço aéreo e os detalhes das ações previstas para proteger o evento que reunirá chefes de Estado, chanceleres e altas autoridades dos países-membros do grupo econômico.

O plano de segurança inclui medidas rigorosas: qualquer aeronave que não possua autorização para sobrevoar ou que invada áreas restritas poderá ser interceptada e, em último caso, abatida. “Todas as ações são pensadas para nos dar tempo de reação”, explicou o Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, comandante de Operações Aeroespaciais. “As aeronaves estarão no ar, voando, para evitar perda de tempo. Queremos identificar possíveis ameaças longe das áreas de aglomeração do Rio de Janeiro, garantindo a segurança de todos.”

Ao todo, 670 militares foram mobilizados para atuar na defesa aeroespacial durante o evento. O efetivo operará a partir de uma área específica criada para a proteção da cúpula, sem prejudicar a vigilância constante nas fronteiras e no litoral brasileiro. Entre as aeronaves destacadas para a missão estão os caças F-5M e A-29 Super Tucano, o avião de reabastecimento em voo KC-390, a aeronave de alerta aéreo antecipado E-99 e os helicópteros H-60 Black Hawk.

O esquema de segurança é mais robusto do que o utilizado em outros eventos recentes, como a Copa do Mundo e o G20 no Brasil, que não contaram com caças armados com mísseis em operação. Para proteger a cúpula, o espaço aéreo do Rio contará com três áreas de restrição. A mais severa, chamada “Área de Supressão”, terá voo totalmente proibido, exceto para aeronaves em missões de emergência. As demais áreas terão restrições específicas para voos comerciais, instrucionais e recreativos, inclusive o uso de drones.

Além das restrições aéreas, o Aeroporto Santos Dumont ficará fechado das 0h de sábado (5) até as 18h de segunda-feira (7), com os voos comerciais transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). “Não haverá impacto para a população, pois todos os voos foram remanejados com antecedência”, garantiu Barbacovi.

O planejamento da operação envolve, além da FAB, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Ministério das Relações Exteriores e equipes de segurança dos países participantes. As autoridades estrangeiras deverão chegar e partir em horários distintos, para reforçar a segurança e o fluxo dos deslocamentos.

A Cúpula do Brics promete ser um evento de grande visibilidade internacional, e a FAB destaca que está pronta para garantir a segurança de todo o espaço aéreo carioca durante os encontros.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

94 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Final Honroso para o F-5M
Que não ocorra nenhum incidente com o velhinho casca-dura!
A sorte e principalmente a criatividade sempre estiveram do nosso lado…
Ou melhor dizendo: o bom e velho improviso!
Em tempos de vacas magras no orçamento de defesa, essa tem sido a verdadeira arma secreta.

Last edited 18 dias atrás by Bueno
Angus

Minha expectativa é por fotos do F-5EM armado com mísseis Python 4 e Derby. Espero que não se resuma a 1 (quantidade) míssil por caça.

Não creio que será o “final” do uso do F-5M em grandes eventos. Com a entrega do Gripen a conta gotas, os velhinhos ainda terão que segurar o piano por muitos anos.

Bueno

Espero que esteja em Voo os Gripen , A-29 e o KC390, de referencia fazer uma bela Escolta com os Gripen ao Aviao Presidencial do Peru , Colômbia , Filipinas, Portugal etc .. a todos potenciais cliente quem vierem ( Manda pra SAAB editor, eles patrocinam o combustível rs)

E em exposição nos aeroportos que chegarão as autoridades os Gripen, A-29, KC390 1 viatura Astro , 1 Viatura Guarani .. esta é uma otima oportunidade de aprestarem os produtos da Industria de Defesa do Brasil, quem não é visto nao é lembrado!

Last edited 17 dias atrás by Bueno
Santamariense

Bueno, os Gripen ainda não estão aptos a utilizarem mísseis. Então, obrigatoriamente terão de ser os F-5M.

Fabio Araujo

Fora o fato dos F-5M estarem sediados na Base de Santa Cruz no Rio de Janeiro e os Gripens estarem sediados na Base de Anapólis e teriam que ser trasladados para a Base de Santa Cruz o que só aumentaria os custos.

Andiere

A coluna desse velhinho ainda aguenta o piano por quanto tempo?

Rodolfo

Pergunta ao pessoal da FAB. Esses 2 misseis israelenses foram entregues em 2011. A vida util de um Aim 120 armazenado é de 10 anos e 1500horas montados no aviao. Nao tenho conhecimento do material israelense, mas já teriam esses misseis que equipam o F5 já expirados?

Diego

Vai ser exatamente isso, um míssel como foi na Olimpíada, tanto é que o Caiafa só pode fotografar uma asa pois a outra estava sem míssel.

Nemo

O F-5 é o caça mais bonito que já existiu.

Camargoer.

Ele é bonito sim, mas meus favoritos são o Lighting inglẽs (com os dois motores um sobre o outro.. ), o Mirage 2ooo e o Su34..

JuggerBR

Vai magoar o Tomcat assim? Misericórdia…

Luiz Antonio

O F-14 Não é Avião e sim uma Nave Galática. Eu acrescentaria o F-4 Phanton,. Aquelas Asas e Profundores “Quebrados” são phodha.

Luiz Antonio

, Já li uns 10 “mais bonitos”. O povo aqui fissurado em avião não perdoa nem tico-tico. Voou é bonito..kkkk

GBento

Pra mim, os dois mais bonitos são o F-15 e o Mirage-2000.

BraZil

Nossa. Que surpreendente. Parabens à FAB e seu alto comando decisório. Sabemos que não é fácil…

Fabio Araujo

Como não estamos envolvidos em conflitos o trio F-5M, A-29 e E-99 vão ter condições de fazer um boa cobertura de defesa aérea do evento com folga e sem a presença do Putin e o Xi Jinping a coisa vai ficar mais tranquila ainda!

Paulo

Haveria condições, caso houvesse necessidade, de armar os F39 E com os IRIS T e os meteor para este evento ?

Camargoer.

Creio que o Gripen ainda não está homologado para disparar mísseis

Fábio Mayer

A tal cúpula dos BRICS, sem a presença dos governantes de China e/ou Russia, não passa de um convescote de diplomatas de segundo escalão…

Santamariense

O putin não vai vir para não ser preso. Baita estadista, que não pode sair de seu país para não ir para a cadeia.

Fábio Mayer

Mas… o Xi Jinping não…

Santamariense

Concordo. Meu comentário foi em relação ao motivo da não vinda do putin. Já o chinês, eu não sei o motivo dele não vir.

Leandro Costa

Pra quê se misturar com a gentalha? Ele dá as ordens lá de Pequim e envia algum minion para fazer presença.

Santamariense

Hehehe…boa.

Fabio Araujo

E essa vai ser a primeira reunião do BRICS sem a presença do Xi Jinping, desde que ele foi eleito presidente chinês nunca tinha perdido uma reunião!

Camargoer.

Pelo que sei, a presença de Putin teria problemas com o tribunal internacional. Pelo que li, os dois presidentes participação por videoconferẽncia. A reunião do BRICS ocorre anualmente em rodízio em função da presidẽncia. O Brasil está na presidência do Brics este ano, por isso a reunião será aqui. A escolha do Rio é também porque já existe um plano elaborado para a cidade receber autoridades. Uma das coisas importantes que será tratado aqui é se os países que foram aceitos no Brics+ poderão assumir a presidẽncia ou se ainda será mantido o rodício apenas dos países fundadores. Nao vi… Read more »

Victor Filipe

Como eu li a noticia: “FAB vai fazer o minimo”

Não temos sistemas AA de medio alcance, se a gente não usar aeronaves armadas com misseis o pais iria fazer a defesa do espaço aereo como? fé e esperança?

Érico

Pedir pra molecada empinar pipa com bombas grudadas

Mcruel

Pipa com cerol…

Leandro Costa

Por incrível que pareça, o primeiro emprego do poder aéreo conhecido na História foi justamente a utilização de pipas.

danieljr

Balão antiaéreo + colocar gepards pela cidade.

A imprensa vai ovular com uma notícia dessas, eles acham que fuzil 7,62mm é uma arma antiaérea. Pelo menos se falarem isso do gepard não estarão mentindo para a população.

Marcel

Uma foto dessa é pra dar mais confiança ou assustar os visitantes estrangeiros?

Chris

“A Cúpula do Brics promete ser um evento de grande visibilidade internacional (G1)”

Presidentes de China, Russia e Egito ja confirmaram “ausência”…

Países convidados: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.

Talisson

Um dos países mais importantes da Africa.
3 tigres asiáticos.

Por que o desdém?

Last edited 17 dias atrás by Talisson
Camargoer.

São os países que demonstraram interesse em ingressar no BRICS

A Argentina desistiu,, então não estará presente..

Paulo

Há espectativa das vindas do 1°ministro indiano e do presidente do Irã. Ainda sim, não haverá necessidade de colocar os F39 E e seus meteor de prontidão?

Santamariense

Como colocar os F-39 com Meteor, se eles ainda não estão habilitados para operar mísseis??

Jefferson Ferreira

presidente do irã não vem também

Antonio Palhares

Representam quanto da economia mundial e quanto do comercio ?

Camargoer.

Cerca de 1/3 do PIB e da popuação mundial.. eu estimo que devem representar também cerca de 10% do território do mundo

Bueno

os países do Mercosul e dos BRICS provavelmente participarão

Camargoer.

Não. Apenas os paises do BRICS e aqueles interessando em ingressar no bloco

Fábio Mayer

A tal cúpula dos BRICS, sem a presença dos governantes de China e/ou Russia, não passa de um convescote de diplomatas de segundo escalão…

JHF

Repetido

Camargoer.

São países que manifestaram interesse em ingressa no Brics.
A Argentina não estará presente porque declarou não ter interesse em ingressa no bloco

Lembre que o Brics é um conteaponto ao G7, ainda que se um país do G7 quiser ingressar no bloco provalmente será aceito

Um dos grandes atrativos do Brics para países pequenos é o acesso ao ao banco de investimento

Os países tem aceso ao banco mundial, mas a sua presidẽncia é exercida pelos EUA. Também existem os bancos de fomento regionais, mas são todos menores que o banco do Bracis.

Osvaldo

Eu não entendi direito, pois sou leigo no assunto. Os caças da FAB não são equipados com mísseis em suas missões comuns, tipo patrulhamento ou na prontidão para defesa do espaço aéreo? Os mísseis só são instalados para grandes eventos?

Paulo

Uma parcela dos caças de Anápolis sempre estarão de prontidão e armados. Quando em trânsito ou em exercício não. Os A29 sempre estão de prontidão e armados, mesmo em vôo, sobretudo na fronteira norte, pois fazem patrulha constantemente. Os caças F5EM e F39 E só são acionados em casos específicos, quando se tratar de ameaças fora da capacidade dos A29. Exemplo : Invasão do espaço aéreo brasileiro por bombardeiros ( O caso dos bombardeiros Vulcan ingleses que invadiram o espaço aéreo do RJ durante a guerra das Malvinas em 1982. Naquela ocasião foram interceptados pelos F5 E da FAB ainda… Read more »

Paulo

Naquela época os F5E não possuiam misseis BVR. Só misseis de IR de curto alcance.

Leandro Costa

Não acho que os A-29 façam patrulhas constantes. Estão em alerta assim como os F-5M em Anápolis, Santa Cruz e, acho que na BASC também. Quando são acionados, decolam e interceptam o intruso. Se decolam para algo além disso, provavelmente é para treinamento ou alguma outra operação já previamente planejada. Mas patrulha em espaço aéreo acho que simplesmente não existe à menos que exista uma demanda, seja para proteger uma operação quando se espera alguma intrusão no espaço aéreo ou algo assim. E quando os F-5E interceptaram o Vulcan, eles não estavam armados com os AIM-9B, mas apenas com canhões.… Read more »

Santamariense

Leandro, acho que tu te confundiu na escrita:

“…assim como os F-5M em Anápolis, Santa Cruz e, acho que na BASC também.”

Acho que quis dizer BACO. E, sim, os F-5M realizam Alerta de Defesa Aérea nessas 3 Bases. As aeronaves permanecem abastecidas e armadas com ao menos 1 míssil Python 4. Mas, pode acontecer de também ficarem no alerta apenas com o canhão municiado. São acionadas para missões reais ou de treinamento, onde interceptam outras aeronaves da FAB em trânsito ou aeronaves comerciais.

Leandro Costa

Sim, confundi legal. Acho que estava com a BASC na cabeça mesmo e confundi com a BACO.

Rodolfo

Alguém sabe o estado do Derby e do python 4 da FAB? Parece que a ultima entrega foi 14 anos atras? Estariam ainda funcionais??

Santamariense

Rodolfo, o que tem prazo de validade é o motor, que pode ser revalidado ou substituído. Sistema de guiamento, desde que devidamente armazenado e manutenido, tem vida útil longa.

Camargoer.

Crio que estejam sim porque são usados nos caças de alerta 24/7

Osvaldo

Obrigado!

Guizmo

No episódio do Vulcan, os F-5 decolaram apenas com canhões, sem mísseis

Santamariense

Paulo, os Gripen ainda não participam dos Alertas de Defesa Aérea. Em Anápolis, Santa Cruz e Canoas, os alertas são cumpridos por F-5M e em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e Natal, sempre há A-29 em prontidão para algum acionamento. Os A-29 são acionados muitas e muitas vezes para missões reais. Voos de patrulha dos A-29 ocorrem, mas não é algo constante. Normalmente, eles operam a partir de acionamentos do Controle de Defesa Aérea.

Leandro Costa

Sim, são. Mas a mídia normal não entende isso. Serve bem para ilustrar o que o Brasileiro comum entende do assunto. Eu literalmente vi uma chamada da CNN com essa notícia em que o fato de terem mísseis parecia ser algo surreal.

Eles esperavam o quê? Que estivessem armados com estilingues e zarabatanas?

Osvaldo

Obrigado!

Nelson Junior

Eles preferiam que estivessem armados com flores e pombinhas da paz…
Acham que são mais efetivos do que misseis

Camargoer.

Os caças que ficam em alerta 24/7 estão armados.
Para as missões de treinamento estão desarmados ou usando míssesi de treinamento

Paulo

Opinião minha : Os F39E e seus misseis estarão de prontidão e armados , caso haja necessidade de emprega- los. Os F5EM estarão no ar com os KC390, para fazer REVO com eles ,além dos E99M para alerta aéreo antecipado

Leandro Costa

Os F-39 ainda não estão certificados para lançamento de mísseis. Assim sendo, não acho que vão participar do alerta para o evento.

Heinz

Isso é realmente vergonhoso!

Paulo

Os gripens da FAB já voaram armados para a Cruzex 2024 e inclusive dispararam ( virtualmente) seus misseis ( e acertaram 2 F15 dos EUA em combate BVR simulado).
Creio que apenas não foram oficialmente ainda homologados, mas em caso de necessidade poderiam ser empregados.
Seria uma enorme falha da FAB não os deixarem prontos para uma emergência, mesmo porque não há defesas atuais nas FAAs contra drones e misseis de cruzeiro de longo alcance que não sejam os meteor embarcados nos F39E

Leandro Costa

Não foram armados. Eram mísseis de manejo. Que os mísseis cabem nos pilones, isso todo mundo sabe. Mas se não foram certificados, então não há certeza sobre se serão efetivamente guiados para seus alvos. Um evento dessa natureza conta com diversas camadas de segurança. A possibilidade de acionamento de caças interceptadores supersônicos é uma possibilidade remota em situação muito extrema. Ameaças assimétricas são bem mais realistas para um cenário desses, ainda que improváveis, e outras camadas devem abordar essas ameaças, e provavelmente é algo pensado pela Polícia Federal ao invés das Forças Armadas, que devem sim atuar em diferentes camadas… Read more »

Santamariense

Cara, não confunda treinamento com missão real. Aqueles eram mísseis de treinamento, não eram mísseis reais. Para ti saber, nem o canhão do F-39 está apto a ser utilizado. Leia a matéria abaixo.

https://www.aereo.jor.br/2025/04/02/forca-aerea-brasileira-quer-caca-gripen-pronto-para-disparar-misseis-ainda-em-2025/

adriano Madureira

Mas mesmo não certificados podem disparar? Parece uma pergunta burra mas no meu entender,posso estar equivocado,uma certificação é uma confirmação de que os requisitos de por exemplo, normas internacionais, especificações industriais ou regras técnicas 
são ou foram cumpridos…. 
A certificação é baseada numa avaliação de conformidade na qual o cumprimento dos requisitos é verificado.

Ou seja: uma aeronave pode estar certificada, mas oficialmente( a papelada que dá o aval,o ok…) ainda não está documentalmente homologado.

meu raciocínio está correto ou eu escorreguei na maionese?

Leandro Costa

Sim, eu acho que você não escorregou em nada não. Acho que o disparo vai certificar que está tudo certo. Agora não sei em qual estágio está o armamento, então não posso dizer. Também estou no chuta chuta aqui. Acho que o Cel. Nery pode dar mais informações sobre como funciona esse processo.

Santamariense

Não, os F-39 não vão estar!!

Rafael

Muito ditador junto no RJ

Tem que proteger os chefes né FAB

Bueno

KKKK Convocam o CPX kkk

Fábio Mayer

O Chapolin Colorado nos protegerá dos ditadores?

Felipe

[OFF]

Vi notícias de 40 aviões parados e 130 pilotos , por falta de verbas na força aérea , quando a trilogia vai divulgar ? Se fosse o governo anterior…

Santamariense

40 aeronaves paradas?? Só isso?? Se for só isso tá ótimo. Como a FAB tem ao redor de 700 aeronaves, o mais provável é que sejam 400 aeronaves paradas, ao invés de 40…

MMerlin

Bizarra a importância que o Estado (não confundir com Governo) das as FA do país e ao BID.
Acabei de ler em outro site referente à questão das fragatas.
Se o Governo não depositar R$ 4 bilhões até o fim de 2025 as empresas envolvidas vão começar a dispensar os funcionários.
E o Governo já deixou declarou que o programa é prioritário mas não existe orçamento para isto.

Fábio Mayer

Será que tem combustível para voar durante todo o evento?

Camargoer.

Sim. A reunião do Brics está planejada há bastante tempo. Os recursos estão disponíveis.

Santamariense

Para esse energúmeno que está no planalto posar de estadista (algo que ele nunca foi ou será), com sua “cumpanhera” a tiracolo, frente aos outros governantes do BRICS, tem dinheiro. Para o que de fato importa, leia-se Gripen (passados 11 anos da assinatura do contrato temos 10 entregues), KC-390 (das míseras 7 unidades entregues tem 4 operacionais, sendo que que um deles atolou anteontem), Tamandaré ( não tem grana nem para completar as 4 contratadas), etc, para isso não tem. Mas, isso não importa para essa cambada do “governo”.

Macgaren

Todo o poderio da força aerea brasileira.

adriano Madureira

F-5M?! não sei se fico tranquilo ou preocupado… Poderiam ao menos usar os Gripen-E, ao menos sabemos que não terão pane e cairão perto de alguma área residencial…

Leandro Costa

Não, não poderiam.

Daniel

Supondo que eles tenham combustível para decolar, né? Porque do jeito que o governo cortou o orçamento, se eles chegarem até o final da pista é muito. “Prioridades”. 😂

Camargoer.

Sim. A reunião do Brics está planejada há muito tempo e os recursos estão disponíveis, assim como para a reunião da COP30.

O MinDef assim como todos os ministérios, incluindo o MEC, estão com um limite de gastos para as outras atividades visando atender o dispositivo constitucional do arcabouço fiscal que coloca limiter no deficit

O orçamento de 2025 foi feito considerando outro cenário da Selic.

MMerlin

Rs. Só se foi feito na fé de que o Galípolo, devido a sua indicação, ia passar por cima dos integrantes do Copom e forçar uma queda de juros. Mas combater os gastos públicos com um controle, importante, efetivo e sustentável do orçamento, isto o Governo não quer. Sem um sinal de um possível start neste processo, o BC vai continuar mantendo os juros altos. Tem outros fatores de influência. Mas o principal é a política orçamentária da gestão atual. Então se “O orçamento de 2025 foi feito considerando outro cenário da Selic.” isso mostra apenas o nível de competência… Read more »

Last edited 17 dias atrás by MMerlin
Camargoer.

Olá MM. Tenho o hábito de ler aquele resumo do orçamento que é publicado junto com o projeto del lei. Fui verificar o que estava no documento elaborado lá em novembro de 2024.. a projeção era de 9% e lembre que o orçamento é elaborado junto com os técnicos do Banco Central e do Ministério do Planejamento. supor que algumas pessoas da Fazenda se fecham em uma sala para elaborar a proposta do orçamento é um equvocoi O projeto de lei orçanentária é feito de baixo para cima.. os órgãos elaboram as suas propostas que são aprovada internamente e levadas… Read more »

Carlos I

A tua resposta sobre a Selic faria sentido se o governo estivesse pagando pelo menos os juros da dívida, mas só está rolando, tanto que a dívida subiu mais de 900 bilhões em um ano. A falta de verba é por causa do aumento de gastos, uma visão de que o Estado pode ser o motor da economia, inclusive esse PIB que se vê boa parte é ilusão criada pelo aumento de gastos do Estado de um dinheiro que ele não tem, grosseiramente o mesmo que um vizinho que pega dinheiro emprestado com altas taxas para fazer festas e comprar… Read more »

Santamariense

Tu queres falar em taxa Selic? Abaixo, os maiores percentuais da Selic em cada ano, desde 2003: 2003: 26,5% * 2004: 17,75% * 2005: 19,75% * 2006: 15,25% * 2007: 11,25% 2008: 13,75% 2009: 10,25% 2010: 10,75% 2011: 11,25% 2012: 9,75% 2013: 10,5% 2014: 11,75% 2015: 14,25% 2016: 14,25% 2017: 13,0% 2018: 7,0% 2019: 6,5% 2020: 4,25% 2021: 9,25% 2022: 13,75% 2023: 13,75% 2024: 12,25% 2025: hoje 15,0% * De 2003 até 2025, as 5 maiores taxas Selic foram em governos do atual ocupante do planalto. Ah, não esquece que esse que está aí, vivia reclamando do Roberto Campos Neto… Read more »

Fabio Araujo

OFF – https://revistaoeste.com/politica/aeronautica-faz-mudancas-drasticas-na-fab/
Aeronáutica faz mudanças drásticas na FAB
Aeronáutica faz mudanças drásticas na FAB

Carlos I

A primeira falta em reuniões do tipo do ditador chinês mostra que ele trata essa reunião como insignificante ou receio de novas trapalhadas diplomáticas com o nosso presidente e sua digníssima?

José Gregório

Nossa, que grande feito da FAB!

Jadson S. Cabral

Polícia usará armas com munição de verdade

Abymael2

Se tiver que abater alguém, tomara que usem o F-5, aí ele se despede com honrarias rsrsrs
Menos mal que tiveram a decência de marcar no RJ para julho…normalmente gostam de marcar essas coisas lá em janeiro ou fevereiro, aí é 38 graus na sombra, a gente vê as pessoas de fora pingando suor, passando mal.

Lorde Baden-Powell

Um senhor de 60 anos armado com rojões de São João, viva a nossa eterna e sucateada FAB! Viva o nosso estadista Lula da Silva!