Embraer oferece bolsas de R$ 5 mil para formar mestres em Engenharia Aeronáutica

Programa de especialização é realizado em parceria com o ITA e reúne estudantes de todo o Brasil
São José dos Campos (SP), 2 de julho de 2025 – Estão abertas as inscrições para a nova turma do Programa de Especialização em Engenharia (PEE) da Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), iniciativa de aceleração de carreira para engenheiras e engenheiros de quase 30 especialidades diferentes. Realizado em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o curso recruta pessoas de todas as regiões do Brasil e vai oferecer bolsa mensal inicial de R$ 5 mil a 45 novos mestrandos.
“O desenvolvimento de pessoas é um investimento estratégico e uma das marcas da cultura da Embraer’, diz a vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer, Andreza Alberto. “Ao final do mestrado, a chance de contratação desses novos talentos pela empresa é elevada: fica acima de 96%. Até hoje, mais de 1.600 egressos da iniciativa passaram a integrar nosso time, com o desafio de nos ajudar a projetar o futuro da aviação.”
Durante 18 meses, os candidatos aprovados participam de aulas de forma presencial em São José dos Campos (SP), na sede da Embraer e no ITA, e parcialmente remota. O conteúdo é aplicado por profissionais das duas instituições e consultores contratados. Os alunos completam a formação com o título de mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica, reconhecido pelo Ministério da Educação.
Para esta edição, podem se inscrever profissionais que se graduaram em Engenharia nos anos de 2023, 2024 ou 2025 nas modalidades: Aeronáutica ou Aeroespacial, Ambiental, Automobilística Civil, Computação, Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Energia, Física, Manufatura, Manutenção, Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Metalúrgica, Minas, Naval, Nuclear, Petróleo, Produção, Química, Robótica, Sistemas, Softwares e Telecomunicações, e Transporte. É necessário nível de inglês avançado.
As inscrições seguem abertas até 7 de setembro pelo link embraer.com/pee . As aulas começam em fevereiro de 2026, com o pagamento de bolsas mensais de R$ 5 mil, reajustadas em 20% no segundo ano de curso. Os alunos também ganham como benefícios convênio médico e odontológico, seguro de vida e vale-alimentação.
Sobre a Embraer
A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.
Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Embraer já pensando no futuro, com a Airbus e Boeing com escritórios em São José dos Campos, pronta pra roubar engenheiros, tem que se prevenir, a empresa privada investindo em educação, enquanto o Congresso planejando cortar verba da saúde e educação. A gente precisa votar direito e botar mais engenheiros e cientistas no Congresso e menos pastor, desmatador e tiktokers, pra fazer esse país sair dessa lama.
E menos esquerdolas insandecidos fabricantes de soluções paliativas e esmolas para a população enquanto roubam o erário em bilhões.
Na verdade, a EMBRAER está suprindo uma necessidade que o país não cumpre: formar mão-de-obra capacitada de engenharia. O Brasil tem MILHARES de faculdades de Direito, forma um bando de bacharéis que ficam discutindo gênero, cor da pele, direitos humanos, direitos trabalhistas e interesses meramente pessoais… mas faltam matemáticos, físicos, químicos e engenheiros, que dizer os aero-especiais. Pior, os bachareis em direito já não tem mercado de trabalho, mas sobram vagas para engenharia elétrica, mecânica, hidráulica, eletrônica, etc,…
Tem muito Engenheiro sim, com ensino sólido, o que nao dá são os salarios praticados pela Embraer, pessoal geralmente vão embora do país. Pequise o salário dos Engenheiros Aeronáuticos aqui e lá fora, imagina um ex ITA, vai conseguir ficar aqui? São os Heróis que ficam, em todos os setores da Aviação tem muita gente indo embora, meus Instrutores já foram todos ( Pilotos ) imagine os Engenheiros então.
Dá uma pesquisada sobre a saída de “cerebros” do Brasil.
https://www.baguete.com.br/noticias/brasil-ve-fuga-de-cerebros-aumentar
https://www.aereo.jor.br/2024/03/18/embraer-perdeu-mais-de-100-engenheiros-para-a-boeing/
E outra qual a pesrpectiva desse país?
Então a EMBRAER supre essa fuga de pessoal formando gente nova. Lembrando que o mercado não pode ser formado apenas por ela…
Cumpre em parte. A Embraer e o cluster de defesa/aeroespacial em S.J. dos Campos, que é o mais dinâmico da América Latina, só existe exatamente porque o estado brasileiro fundou o ITA e instalações de pesquisa da Força Aérea. O ITA é de graça, e o estudante ainda recebe ajuda de custos, nos EUA as principais universidades são pagas. O que o Brasil não cumpriu foi não ter criado mais “Embraers”, empresas industriais tecnológicas de grande porte nacional. Se isso fosse feito, não haveria tanta fuga de cérebros e muita P&D seriam feitas dentro das próprias empresas. Porém, a essa… Read more »
Este programa é fantástico. Já existe a quase 25 anos e já especializou mais de 1.700 engenheiros que foram contratados pela Embraer.
Recomendo MUITO este programa para que é formado a até 2 anos e tem o sonho de trabalhar na indústria aeronáutica.
Vamos ser sinceros, a embraer deve pagar poucos pros engenheiros que ganham salários em REAL, enquanto a EMBRAER fatura em dolar , isso inclusive já foi matéria aqui no blog em 2009, “Boa parte da turma atual foi recomendada pela leva anterior. Em geral, a maior motivação não é salarial. Na Embraer, vários recebiam, em média, R$ 7 mil por mês, além de 13º salário e participação nos lucros. Na Bombardier, os ganhos anuais ficam, no mínimo, em U$ 90 mil (ou R$ 17 mil mensais), mas esses dois últimos benefícios não existem por lá e o custo de vida… Read more »
isso é real, na área de T.I mesmo a diferença do que se ganha aqui trabalhando pra empresas como Google ou Oracle é muito menor do que eles pagam lá fora.
A Boeing queria comprar a EMBRAER muito mais pela sua capacidade técnica, seu quadro de engenheiros e sua capacidade de formar novos engenheiros, do que pela sua participação de mercado e produtos.
Não! queria comprar para oligopolizar ainda mais o mercado. Nos EUA tem muita gente qualificada, asiáticos, e estrangeiros no geral, são atraídos facilmente tanto por questões de melhores salários como pelo estilo de vida e melhor organização nos EUA.
A Embraer tem mais de 7000 engenheiros e a taxa de turnover é bem baixa, ou seja, está história de que os engenheiros da Embraer vão embora por causa de baixos salários é balela. Como toda empresa sempre tem gente que sai, mas a taxa de saída é pequena. Outra lenda urbana diz que os cursos de graduação do o ITA é que supri a Embraer de engenheiros. Não é. O ITA forma engenheiros que, em boa parte, vão trabalhar no mercado financeiro e de consultoria. Apenas uma pequena parte fica no setor aeroespacial. Este programa de especialização (PEE) recebe,… Read more »