Copenhague, Dinamarca, 1º de julho de 2025 – A Scandinavian Airlines (SAS) firmou um acordo para adquirir 45 jatos Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) E195-E2, com direitos de compra para 10 aeronaves adicionais — a maior encomenda de jatos da SAS diretamente a um fabricante desde 1996.

Este acordo histórico apoia a estratégia de longo prazo para a renovação de frota da SAS, que se concentra em aumentar a eficiência, reduzir as emissões e gerando futuras oportunidades de crescimento a partir de seu hub global em Copenhague, na Dinamarca.

As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com entregas adicionais ao longo de aproximadamente quatro anos. Excluindo os direitos de compra, o valor do pedido é de aproximadamente US$ 4 bilhões.

“Este é um momento decisivo para a SAS”, afirma Anko van der Werff, Presidente & CEO da SAS. “O Embraer E195-E2 é uma aeronave de classe mundial, que combina desempenho excepcional, ótima eficiência de combustível e conforto. É a aeronave certa para apoiar nosso crescimento futuro e para desenvolver nossa malha área tanto na Escandinávia quanto em outras regiões. Dedicamos tempo para tomar a decisão correta — e este grande investimento reflete nossa confiança no futuro e a força do acordo que garantimos.”

O E195-E2 desempenhará um papel vital na otimização das operações da SAS e no aprimoramento da conectividade na Escandinávia e na Europa. O porte e o alcance do jato são feitos sob medida para complementar a frota existente da SAS e a estrutura de suas rotas, permitindo mais frequências, melhor flexibilidade da malha aérea e custos mais baixos por voo.

Construído para o futuro da aviação sustentável

“O E2 é central na nossa estratégia de construir uma frota moderna, eficiente e de forte desempenho. O jato possibilita o serviço em mais rotas com menos emissões e custos, com uma experiência de alto nível para nossos passageiros”, acrescenta Van der Werff. “Estamos definindo o curso para o próximo capítulo da SAS em parceria com a Embraer”.

A família de aeronaves E2 opera comprovadamente com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF), e é certificada para voar com blends de até 50% de SAF.

“Estamos muito satisfeitos em aprofundar nossa parceria com a SAS por meio deste acordo histórico. O E2 é o jato de corredor único mais silencioso disponível hoje, além de ser 29% mais eficiente em combustível e com uma redução de 62% na pegada de ruído em relação ao jato da geração anterior.

O E195-E2 é uma aeronave inovadora em termos de eficiência, desempenho e conforto do passageiro. Estamos confiantes de que essas aeronaves desempenharão um papel crucial na estratégia de renovação e expansão da frota da SAS, apoiando seus planos arrojados de crescimento e aprimorando suas capacidades operacionais”, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

Impulsionado pelos avançados motores geared turbofan PW1900G da Pratt & Whitney, o E195-E2 oferece reduções de dois dígitos no consumo de combustível, emissões e ruído em comparação com aeronaves de geração anterior. A nova frota ajudará a reduzir a pegada ambiental da SAS e reforçará sua posição de liderança na redução do impacto climático da aviação.

Este pedido marca mais um passo na transformação da SAS com foco no futuro, apoiando uma frota modernizada e uma experiência de viagem aprimorada. A SAS continua a fortalecer a sua malha aérea global e seu alcance internacional, enquanto melhora a conectividade entre centros regionais e destinos globais por meio de operações mais integradas e sustentáveis.

Esta encomenda foi facilitada com o apoio da Skyworks Holding.

A SAS foi classificada recentemente como a companhia aérea mais pontual do mundo*, comprovando o compromisso com a excelência e a confiabilidade de suas operações.

*SAS classificada em 1º lugar mundialmente entre 660 companhias aéreas, em desempenho de pontualidade, maio de 2025 (fonte: Cirium).

Sobre a SAS

A SAS, companhia aérea líder da Escandinávia desde 1946, opera um hub global no Aeroporto de Copenhague (CPH), complementado por hubs em Oslo (OSL) e Estocolmo (ARN). Nossa missão é conectar a Escandinávia com o mundo e o mundo com a Escandinávia.

A cada ano, a SAS atende mais de 25 milhões de passageiros e transporta 60 mil toneladas de carga para 135 destinos na Europa, EUA e Ásia. Com um foco incansável na excelência operacional, a SAS se classifica como a companhia aérea mais pontual da Europa e do mundo.

Contando com uma força de trabalho apaixonada de mais de 10.000 colegas, colaboramos com parceiros e clientes para impulsionar mudanças transformadoras na aviação. Estamos comprometidos em alcançar zero emissões até 2050, incorporando o espírito visionário de nossos fundadores: “Mover-se do antigo para o que está por vir é a única tradição que vale a pena manter.” Inovação e progresso social estão no centro de tudo o que fazemos. A SAS juntou-se à SkyTeam em setembro de 2024 e, juntamente com nossas companhias aéreas parceiras, oferecemos uma ampla malha aérea internacional.

Para mais informações, visite nosso site em https://www.flysas.com ou siga-nos nas redes sociais para as últimas atualizações e promoções.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LucianoSR71

Excelente notícia. Acho que deixaram p/ anunciar na sede da SAS e não em Le Bourget p/ dar maior impacto e prestígio a essa mega compra – o maior pedido feito pelo grupo desde 1996!

Last edited 15 dias atrás by LucianoSR71
Clésio Luiz

Parabéns à Embraer por essa histórica encomenda.

JuggerBR

SAS pra mim é o Special Air Service, comandos especiais ingleses, sempre aparecendo em livros de espionagem.

LucianoSR71

Há pouco tempo foi feita uma série de TV na Inglaterra sobre sua criação e atuação na 2ªGM, assisti a 1ª temporada e achei que se distanciaram da realidade em vários aspectos. Se tem interesse pelo assunto recomendo essa entrevista c/ o historiador Damien Lewis (autor de vários livros sobre o SAS) que teve acesso a todos os arquivos que estavam c/ a família de ‘Paddy’ Mayne e descobriu uma operação incrível de resgate de prisioneiros atras das linhas inimigas na Itália:
“The unbelievable SAS mission that remained secret for 80 years”

LucianoSR71
Leandro Costa

Luciano, eu concordo. Por mais que as ações mostradas na série tivessem realmente acontecido, o apelo pela dramatização foi demais. Eu tenho o velho livro ‘O Major Fantasma’ que descreve basicamente todas as operações que fizeram no norte da África e a criação do SAS.

Infelizmente erraram muito a mão. Mesma coisa com Midway 2019. Sinto falta de um filme sóbrio sobre o assunto. É tudo muito fantástico hoje em dia e sem necessidade. Parecem filmes/séries pouco maduras.

Clésio Luiz

O que é triste porque existem muito mais recursos técnicos hoje em dia para fazer as coisas mais realistas, do que algumas décadas atrás. Especialmente cameras pequenas com excelente qualidade de imagem que cabem em qualquer lugar.

Leandro Costa

Também concordo. E pior que os atores em si são bons. Vejo como um desperdício imenso.

LucianoSR71

Muitos gastam fortunas numa produção, mas não tem a competência p/ fazer bem feito e o resultado fica abaixo de filmes c/ orçamentos bem mais modestos nos quais os recursos foram bem aplicados.

LucianoSR71

Pra esses cineastas atuais a realidade por melhor que seja não é o suficiente – e olha que eu costumo dizer que muitas vezes a realidade supera Hollywood, pois em muitos casos os fatos documentados são mais inacreditáveis do que se vê em certas ficções – sem falar que tem que atender a agenda da lacração criando ou modificando personagens reais p/ se encaixarem nela, ‘esquecendo’ que estes tem familiares vivos e que na maioria das vezes não concordam c/ isso.

EduardoSP

Ótima notícia!!!
Encomenda muito necessária, especialmente após a perda de um cliente do tamanho da LOT.

elias

off topic .sugiro abrir pagina youtube do caiafa master, sobre a cortes de verba da FAB , e sugiro tambem que os editores da “FORÇA DE DEFESA’ fizesse uma analise do assunto.

Maurício Veiga

Primeira análise, o segundo lote do F39 “expirou”…

elias

infelizmente não é só isso, 40 aviões da fab groundeados ( com certeza que serve o executivo e o legislativo e tambem judiciario não devem estar nestes) , 137 pilotos da fab afastados , todos os cursos dos pilotos cancelados para o ano 2025e por aÍ VAI…investimentos em tecnologias cancelado .. isto voce não sabia

Maurício Veiga

Sim eu também sabia, o sonho dos Comunistas é acabar com as FA e isso não é novidade…

mauricio

sobre este assunto nao falta debate, só ver nos comentários kkk No mais o Caiafa é pior dos comentaristas sobre este assunto.

Last edited 14 dias atrás by mauricio
Filipe Prestes

Concordo, viu

Jagderband#44

Sempre que ouço ou vejo um E195, pousando aqui perto de casa, ouço um barulho forte da aeronave, como se uma superfície/ou hidráulico, estivesse emperrada.
Não ouço nos 319/320 e nos 737.

Nei

Já ouvi comentários a respeito disso no canal Avião e Músicas do “Lito”, onde ele afirma trata-se de um barulho característicos dos motores.

Fernando Vieira

Quando ele parte ou desliga os motores ele faz um barulho que parece uma baleia. Eu voei nele dia desses e quando trabalho em aeroporto também escuto. É característico, igual aquele barulho que parece que estão serrando o avião na família Airbus.

Fernando EMB

Com este pedido chegamos próximos dos 400 E2 encomendados.

Palpiteiro

Obrigado SAS pelos empregos proporcionados

Abymael2

Achei interessante essa pintura da SAS: mirou no minimalismo mas acertou no “pobrismo” kkk

Carlos Pietro

Sensacional! Parabéns para a Embraer e seu corpo de profissionais altamente qualificados. Orgulho para nós brasileiros e para o Brasil. Sucesso mundial.

Rodrigo Maçolla

👏 👏 👏 Mais uma vez Parabéns a Embraer, uma encomenda deste porte por uma companhia que reconhecidamente preza pela eficiência como um todo na sua Operação só demonstra a qualidade E195-E2 e a confiança na Embraer. Resumindo “os cara” que “não dão ponto sem nó” escolheram o Jato da Embraer.

Paulo

O contrato com a SAS compensa em parte a perda com a LOT para a Airbus .Sabe- se agora que Macron se empenhou pessoalmente para a decisão do governo polonês pender para o lado europeu. Por outro lado a Embraer sempre teve ótimo relacionamento com os escandinavos notadamente com a Saab. Explica a aceitação do KC390 pela Suécia e a parceria estratégica no desenvolvimento e produção do F39 E/F .