Noruega enviará caças F-35 para a Polônia em apoio à defesa aérea da OTAN

A Noruega anunciou que enviará caças F-35 para a Polônia neste outono, como parte do fortalecimento de sua contribuição à defesa aérea e antimísseis da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). As aeronaves operarão a partir do Aeroporto de Rzeszów, localizado no sudeste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia.
A missão tem como objetivo principal proteger o espaço aéreo polonês e assegurar a segurança de um dos principais centros logísticos responsáveis por encaminhar ajuda humanitária e militar à Ucrânia. A base aérea de Rzeszów tornou-se estratégica desde o início da invasão russa à Ucrânia, servindo como ponto de entrada vital para equipamentos, suprimentos e assistência internacional.
“Esta é uma contribuição vital. Estamos ajudando a garantir que o apoio à Ucrânia chegue ao seu destino, permitindo que o país continue sua luta pela liberdade”, declarou o ministro da Defesa da Noruega, Tore O. Sandvik.
Segundo o governo norueguês, a operação foi cuidadosamente avaliada para assegurar que a prontidão e a segurança nacional da Noruega não sejam comprometidas durante o deslocamento temporário dos caças.