Embraer entrega quatro aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia

Desenvolvida para missões do século 21, a aeronave A-29 Super Tucano já foi selecionada por 22 forças aéreas e conta com mais de 290 pedidos
São José dos Campos, Brasil, 30 de junho de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/ B3: EMBR3), uma das líderes globais na indústria aeroespacial, realizou hoje a entrega de quatro aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia. A cerimônia, realizada na base aérea Silvio Pettirossi, próxima a capital Assunção, contou com a presença do Presidente do Paraguai, Santiago Peña, do Vice-Presidente Pedro Alliana, do Ministro da Defesa Nacional, General de Exército Óscar González, Comandante da Força Aérea Paraguaia, General do Ar Júlio Fullaondo, e outras autoridades civis e militares.
“A chegada dessas aeronaves representa muito mais do que um acréscimo logístico: é um passo firme em direção à modernização de nossas capacidades operacionais. Os A-29 Super Tucanos, com tecnologia de ponta, aumentam nossa eficácia na execução de missões de vigilância do espaço aéreo e fornecem uma resposta oportuna aos desafios emergentes. Esse esforço é um exemplo claro de nossa visão para o futuro e de nosso compromisso com a modernização de nossas capacidades. Esse acréscimo à nossa frota de aeronaves representa a aquisição de defesa mais importante dos últimos 38 anos. Os A-29 entregues ao Paraguai são os mais modernos do mundo em seu gênero. Deve-se enfatizar que essas ações não devem ser consideradas uma despesa, mas um investimento para garantir a segurança, a soberania nacional e o desenvolvimento sustentável”, disse o General do Ar Júlio Fullaondo, Comandante da Força Aérea Paraguaia.
“É uma enorme satisfação para nós entregarmos as primeiras quatro aeronaves A-29 Super Tucano, de um total de seis unidades, para a Força Aérea Paraguai. Referência no mercado internacional por conta de sua versatilidade, flexibilidade operacional e agilidade em vários tipos de missões, ataque leve e treinamento avançado, temos certeza de que ele atenderá as necessidades atuais e futuras da FAP”, afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Para as Forças Aéreas que buscam uma solução comprovada, eficiente e econômica, o Super Tucano é a melhor solução. A aeronave oferece uma ampla gama de missões, como Treinamento Avançado de Pilotos, Apoio Aéreo Aproximado, Patrulha Aérea e Interdição Aérea, Treinamento JTAC, IVR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento e Escolta Aérea.
Aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, ela é equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e com pouca infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos operacionais.
Recentemente, o A-29 Super Tucano atingiu a incrível marca de 600 mil horas de voo, mais um marco na sua história de sucesso. Selecionada por 22 forças aéreas ao redor do mundo, conta com mais de 290 encomendas em todo o mundo.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
O A-29 segue conquistando seu lugar ao Sol, qualidade não falta a esse guerreiro!
Pena que alguns de nossos vizinhos não tem “cash” suficiente para adquirir outros produtos de nossa BID, como o Guarani ou KC-390 em grandes quantidades…
Produtos como Embraer R-99 e E-99, acho que não tem clientes para eles na América do Sul,apesar que o Chile ou colômbia são nomes que até poderiam ser potenciais candidatos,mas o Chile parece que recentemente adquiriu o seu AWACS,um Boeing E-3D Sentry para a FACH
Talvez o P600 AEW fosse vantajoso para países com baixo orçamento e dimensões
Talvez seja mais adequado que o Brasil e o Paraguai assinem um convênio para compartilhar informações. É bem mais barato o Paraguai pagar horas de voo dos aviões da FAB que adquirir um avião.
Para a FAB é melhor reduzir a ociosidade dos aviões, Se o combate ao tráfico é de interesse do Brasil, o uso do avião da FAB permite coordenar os A29 nos dois lados da fronteira.
Para a FAB não teria vantagem alguma, esse dinheiro não vai para os cofres da FAB, ele cai no caixa do tesouro, e estando lá esqueça, vai pra cobrir o rombo dessa administração incompetente.
Exato.
Mas o Brasil pode ter, se mandar o Haddad negociar a troca ele já pode ter umas aulas de economia com o Pena, e quem sabe pode parar de culpar os outros pelos seus erros, controlar os gastos do governo, não subir mais impostos, investir em infraestrutura, conseguir o grau de investimento e criar um projeto de futuro para o país para os próximos 20 anos. Não acha que vale a pena mandar ele ter umas aulas com o Pena?
vc se refere ao rombo histórico que o último (des)governo deixou? Faliu o país na tentativa de se reeleger, e nem isso conseguiu…
Ajuda a entender, como é essa conta, afinal estamos com recorde na arrecadação de impostos? Independente de qual político de estimação esteja no poder, os números estão aí.
Explique melhor. Até aonde sei, o “desgoverno” passou a faixa com superavit.
Superavit só se for débitos esqueceu dos precatorios que lula pagou pros governadores 150 bilhões de reais.
Em que mundo você vive? O antigo governo teve superavit.
Como pode distorcer essas informações.
O atual aumenta imposto e continua a gastar.
Gasta, mas a FAB nem combustível tem.
Hehehehe…melhor ler isso do que ser cego…
Acorda , em que pais vc está?
O Paraguai que faça a parte dele no combate ao tráfico, que vem em grande parte do seu território para o Brasil. Uma hora tu quer que a FAB ceda seu lugar na fila para a Embraer fornecer KC-390 para outros países. Depois quer criar um esquadrão multinacional entre os países sul-americanos, usando o KC-390 (da FAB, lógico), agora quer que aeronaves da FAB vão fazer o serviço que outros países devem fazer. Que mania de dividir o pouco que a FAB tem e mal consegue atender suas necessidades!! Essa mentalidade é a mesma do “governo” que tu defende…dar esmola… Read more »
Com o tamanho territorial paraguaio, investir na infraestrutura criando uma rede de radares – um “cindacta” local – daria maior apoio de controle do espaço aéreo, segurança de voo, melhor coordenação e melhor uso no policiamento. Esse tema, já foi mencionado pela imprensa local referindo que eles, assim como os uruguaios, estariam desperdiçando recursos, uma vez que os estados não estão preparados para o novo sistema de armas.
Não é 1 E-3D, são 2. E um terceiro como fonte de peças de reposição.
Parabéns à FAP! Que os A29 sejam muito úteis o combate ao narcotrafico!
Quem pilotou até o Paraguai?
Achei rápida a entrega
Eu acredito que a adoção do Pod litening com a modernização que permite a adoção de um radar SAR seria interessante para dar capacidade de ataque e identificação de alvos em qualquer tempo
Mais uma pergunta de um Zé Mané leigo. Para o Chile, a principal ameaça teoricamente viria da Argentina. Segundo li há algum tempo, em cerca de 15 minutos aviões argentinos baseados em Mendoza chegariam a Santiago, tendo a cordilheira dos Andes como barreira para serem detectados a tempo pelas defesas aéreas chilena. Nesse TO, os aviões de alerta antecipado da EMBRAER seriam adequados para os chilenos? Ou o avião da Boeing seria efetivamente a melhor alternativa? Obrigado.
Defesas aéreas CHILENAS, no plural.
Ambos produzem o mesmo resultado. Não tem melhor e pior.
Parabéns ao Paraguai. Seria interessante um Exercício multinacional somente com os operadores de A-29 da América Latina.
Ótima idéia a só exercício, pelo menos como leigo eu acho.
O Brasil que opera o A29 faz tanto tempo deve ter muito para compartilhar, assim como a Colômbia e principalmente Paraguay e Uruguay muito para absorver
E o Chile, também.
OFF – A entrevista do ministro da Defesa onde ele fala que os caças estão parados por falta de combustível escancara uma situação dolorosamente grave na nossa defesa!
O Paraguai tem uns 4 T-27 em operação , os que Vieram para a Cruzex ?
Vi uns 4 a 5 treinadores Enaer T-35 Pillán, no video de recebimento do A-29
Eles então terão.
6 A-29
4 T-27
5 Enaer T-35 Pillán