São José dos Campos, Brasil, 30 de junho de 2025 – A Mexicana, companhia aérea estatal do México, recebeu seu primeiro E195-E2 da Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3). A entrega do primeiro jato de nova geração da Mexicana é um marco significativo na jornada de modernização da companhia aérea e reafirma a presença crescente do E2 na América Latina. A aeronave decolou da sede da Embraer rumo ao México na manhã de hoje.

Esta entrega é a primeira de 20 jatos E2 de nova geração encomendados pela Mexicana, que incluem 10 aeronaves E190-E2 e 10 E195-E2. O acordo foi anunciado em 2024 e representa um investimento estratégico da companhia aérea estatal do México para aumentar a conectividade e a eficiência operacional.

“Esta entrega marca um novo capítulo para a Mexicana”, diz Leobardo Bojórquez, CEO da Mexicana de Aviación. “O desempenho, a economia e a aceitação entre os passageiros tornam o E2 o jato perfeito para apoiar nossa estratégia de crescimento. Estamos entusiasmados em trazer este novo nível de serviço e eficiência para nossos clientes.”

Os jatos E2 da Mexicana serão configurados em um layout de classe única, oferecendo aos passageiros uma experiência de cabine moderna e espaçosa, sem assentos do meio. A aerodinâmica avançada do E195-E2, os motores de nova geração e os sistemas aprimorados contribuem para uma redução de 29% no consumo de combustível em comparação com o jato da geração anterior.

“Estamos orgulhosos de entregar o primeiro E2 para a Mexicana e apoiar a missão da companhia aérea de conectar mais destinos em todo o México com maior eficiência e conforto”, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “O E2 é a aeronave de corredor único mais eficiente em termos de combustível do mundo, e é idealmente adequada para a malha aérea e os objetivos de sustentabilidade da Mexicana.”

Os E190-E2 e E195-E2 fazem parte da família E-Jets E2 da Embraer, reconhecida por sua operação silenciosa, com menores emissões e economia líder do segmento. As aeronaves também são equipadas com tecnologia full fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho do piloto e aumenta a segurança. A frota E2 da Mexicana será apoiada pelo abrangente leque de Serviços & Suporte da Embraer, garantindo alta disponibilidade da aeronave e confiabilidade operacional desde o primeiro dia de operações.

Sobre a Mexicana

Ao longo dos anos, a Mexicana tornou-se um símbolo da aviação mexicana, conhecida por seu serviço de alta qualidade e compromisso com a segurança e eficiência. A companhia aérea foi pioneira em muitas iniciativas, como a introdução do primeiro jato no México e a criação de programas de fidelidade para seus passageiros frequentes.

A Mexicana retornou aos céus em 2023 com uma nova visão e um compromisso renovado com a excelência. A companhia aérea busca reconquistar seu lugar nos corações dos mexicanos e oferecer uma experiência de viagem excepcional aos seus passageiros.

Com uma frota moderna e eficiente, a Mexicana está pronta para enfrentar os desafios do século XXI e se tornar uma das principais companhias aéreas do México e da região. Seu objetivo é oferecer um serviço de alta qualidade, com rotas domésticas e internacionais que conectam o país ao mundo.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Mais um cliente conquistado nesse mercado altamente disputado!

adriano Madureira

essa aeronave será para voos regionais ou servirá para voos para estados unidos e Canadá?
Como sou leigo, gostaria de saber se os E190-E2 e E195-E2 podem atingir rotas além dos dois países citados da américa do Norte.

comment image

LucianoSR71

Acho que a melhor resposta é a notícia que saiu dia 27/06/25 no Aeroin: “Com jatos Embraer, Porter anuncia novos voos para México, Caribe e Costa Rica A Porter Airlines está expandindo suas operações para incluir destinos ensolarados com o lançamento de 13 novas rotas para o México, Caribe e Costa Rica. Esta será a primeira vez que a companhia aérea canadense operará voos fora de sua rede tradicional, que se limita à Canada e aos Estados Unidos. Os novos voos começam em novembro de 2025, permitindo que os passageiros voem a partir dos aeroportos de Toronto Pearson, Ottawa e… Read more »

adriano Madureira

Huuum,obrigado Luciano pelo esclarecimento!

Então a autonomia da aeronave é maravilhosa,se do Canadá ela pode voar paua os EUA,México e Caribe, então partindo do México,poderia ter capacidade para chegar até a Colômbia,Venezuela e Guiana,na hipótese de uma ampliação de rota comercial.

adriano Madureira

comment image

LucianoSR71

Lembrando que se pode ‘trocar’ carga paga por mais combustível e portanto maior alcance.

adriano Madureira

Tem isso também…

Poderia dar uma boa aeronave MP ou até ASW se investissem alguns milhares de dólares em tal versão;;;

LucianoSR71

O foco da Embraer no momento é aumentar as capacidades multimissão do KC-390 estudando a viabilidade de desenvolvimento de criar sistemas modulares (roll-on/roll-off) p/ uma versão de Patrulha Marítma e outra de ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), caso isso se torne uma realidade aumentaria muito os atrativos p/ o KC-390 e é bem menos complicado que adaptar uma aeronave civil como o E195-E2 – só p/ colocar sonda de reabastecimento e torna-lo capaz de lançar mísseis antinavio (se é que tem altura suficiente entre asa e solo p/ isso) já seria um belo trabalho.

adriano Madureira

comment image

Rodrigo Maçolla

Gostei da Pintura, muito bonita, Essas asas douradas estilizadas no verde e branco, ficou show

comment image