Em meio a um dos ataques aéreos mais intensos da guerra até agora, a Ucrânia perdeu um quarto caça F-16 recebido do Ocidente desde o início da guerra. O acidente ocorreu na madrugada de 29 de junho, durante uma grande ofensiva russa composta por 537 alvos aéreos — incluindo 477 drones e 60 mísseis — lançada contra alvos ucranianos.

Segundo o comando da Força Aérea da Ucrânia, o piloto, identificado como tenente-coronel Maksym Ustimenko, abatido enquanto interceptava os alvos inimigos, conseguiu derrubar sete deles antes do caça ser danificado, forçando-o a desviar o F-16 de áreas residenciais antes da queda, sem tempo para ejetar. Outras três aeronaves da mesma classe já haviam sido perdidas, incluindo duas com fatalidades de pilotos.

O incidente motivou um apelo urgente do presidente Zelenskiy aos Estados Unidos e aliados, para reforçar as defesas aéreas ucranianas, com destaque para os sistemas Patriot. Durante o ataque, as defesas ucranianas conseguiram abater ou neutralizar 249 drones e 38 mísseis, embora diversas regiões — incluindo Kiev, Lviv, Poltava e Mykolaiv — tenham sido atingidas, resultando em ao menos 12 feridos.

A Rússia tem intensificado os bombardeios noturnos, totalizando mais de 1.270 drones e 1.100 bombas planadoras nas últimas semanas. O novo episódio reforça o uso estratégico dos F‑16 enviados pelo Ocidente, apesar das perdas sofridas. Zelenskiy destacou que “Maksym morreu como um herói” e que a guerra só terminará com o reforço das defesas ucranianas.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Qual a fonte dessa matéria? Essa quantidade de “alvos” parece um pouco superestimada. (comentário editado).

José Joaquim da Silva Santos

A CNN tem a matéria quase igual, porém fala em 3 F-16 perdidos, na verdade o que circula é que 5 foram perdidos até hoje. Esses abates da Ucrânia todo mundo já sabe que ela intercepta 110% dos alvos, por isso até hoje nenhum alvo importante foi atingido.

Paulo'

“Esses abates da Ucrânia todo mundo já sabe que ela intercepta 110% dos alvos” Cara, absolutamente NINGUÉM fala algo parecido, tu que ta se retorcendo aqui torcendo por um invasor que joga opositores da janela. Inclusive é gritante na caixa de comentários aqui quanta gente paga pela Rússia vive chorando e dando deslike em comentários até bem neutros criticando a Rússia que de fato está destruindo sua juventude em missões suicidas no campo de batalha… Alias, obvio né, o Brasil é um dos maiores pontos de transição dos espiões Russos para os EUA e outros paises, por isso eles vivem… Read more »

Cicero

Acredito que os alvos dos F-16 ucranianos, por enquanto, sejam os drones e mísseis. Não me lembro de nenhum relato envolvendo os F-16 contra algum jato russo. Assim acredito que esta perda se deva aos destroços de algum drone/míssel abataido.

Abcs

José Joaquim da Silva Santos

Colidiu com uma coruja

juggerbr

Essa Coruja? comment image/revision/latest?cb=20181110193058&path-prefix=pt-br

Rodrigo

Tem relatos de abate de su 35 que foi abatido por f 16 , houve ataque de drone que destruíram no mínimo 4 su 34 no solo

Iran

Um SU-35S foi abatido a uns dias atrás, e tanto os russos quanto os ucranianos alegaram que foi interceptado por um F-16.

Fabio Araujo

As defesas antiaéreas russas e ucranianas são boas e em quantidade suficiente para que os pilotos dos dois lados evitem se aproximar das áreas controladas pelo outro lado e para os ucranianos os F-16 tem sido mais úteis na defesa até porque não estão fazendo muitas operações ofensivas e nas que estão fazendo os drones estão dando conta.

Rinaldo Nery

477 drones no mesmo dia? Na mesma missão?

Heinz

é possível que a Rússia tenha essa capacidade fabril, vale lembrar que eles receberam muitos drones do Irã, e recebem muita munição da Coreia do Norte

Iran

Podem ter sido por guerra eletrônica também, dizem que boa parte dos drones de ambos os lados são perdidos por guerra eletrônica.

Fabio Araujo

A notícia veio da força aérea ucraniana, e geralmente esses comunicados superestimam seus feitos e subestimam os feitos dos inimigos como dizem numa guerra a verdade é a primeira vítima. Fico curioso em saber como ele foi danificado, foi atingido por fogo amigo ou pela explosão de um drone que explodiu com mais potência do que esperado ou ele se aproximou o suficiente de alguma área controlada pelos russos para ser abatido pelos russos ?

Rinaldo Nery

Não me interessa o F-16. Deve ter sido abatido mesmo. Mas, 477 drones no mesmo dia? Difícil…

Fabio Araujo

477 numa noite não tem como, pode ter sido um erro de digitação da fonte original, no máximo 477 drones abatidos no mês inteiro!

Cicero

Olá Cel.,

Sim, este foi o maior ataque da guerra. Um total de 477 drones e 60 mísseis além da perda do F-16 e do piloto.

José Joaquim da Silva Santos

“uma grande ofensiva russa composta por 537 alvos aéreos — incluindo 477 drones e 60 mísseis” – Se me permite, o que entendi foi que o Raid russo era composto por 477 drones e 60 mísseis e segundo os ucranianos conseguiram interceprar “249 drones e 38 mísseis”

GBento

(Comentário editado, não fazia sentido)

Last edited 12 dias atrás by GBento
Jefferson Ferreira

Será que foi abatido pela AA russa ??

Rafael Aires

Segundo a mídia ocidental, nunca um avião de Europa ou EUA será abatido. Todos os f16 caíram devido a acidentes, nenhum foi abatido pela Rússia do malvado Putin. Rs

sub urbano

Igual a intervenção americana no mar vermelho, 3 F-18 derrubados, nenhum por fogo hostil kkk

Fábio CDC

Demora, mas questão de tempo até serem todos eliminados. A conta-gotas mas serão.

Carvalho
  • Quer adoçante no café?
  • Sim, obrigado, 1 gota e meia….
Jadson S. Cabral

Pode até ser, não duvido. Mas ainda que aconteça, continuará sendo uma vergonha imensa para a outrora tão poderosa Rússia ter demorado tanto para destruir duas dúzias de F-16 antigos doados paga a Ucrânia. A Rússia que possui em seu inventário, caças tão bons, talvez até melhores que os ocidentais, que fazem aquelas manobras inacreditáveis e possuem armas com anca de de centenas de quilômetros. Isso sem falar na famosa inteligência russa. Na quantidade de equipamentos russos, no grande poder da Rússia, bla bla bla bla…

Jadson S. Cabral

Impressionante como em todo esse tempo essa é a apenas a quarta aeronave a ser perdida, de poucas unidades que foram recebidas, até onde se sabe. Não entendo porque o ocidente não envia mais caças. Os EUA poderiam enviar centenas. A Europa poderia enviar dezenas de F-16, Mirage, Rafale, Eurofighter e Gripens… 100 caças ao total não iam enfraquecer a OTAN. Sendo uns 60 F-16 americanos e 40 misturados entre os europeus, australianos, canadenses… O que os EUA devem ter de F-18 parado… cadê os F-18 da USNAVY e dos US Marine Corps? Se quisessem sufocar a Rússia de uma… Read more »

LUIZ

Onde vão colocar todas essas 100 aeronaves na Ucrânia longe do alcance russo que tem drones de reconhecimento 24hs no ar e satélites mapeando diariamente a Ucrânia?

Willber Rodrigues

“A Europa poderia enviar dezenas de F-16, Mirage, Rafale, Eurofighter e Gripens…”

Ok, e quem vai pilotar isso?

Se já foi um parto pra ensinar ucranianos pilotarem F-16 a “toque de caixa” ( e olha que o F-16 é o Uno Mille dos caças ), imagine Rafale e Eurofighter…

felipe

na verdade foram mais de 10 já..(a maioria no primeira ataque que a Russia fez numa basea area a sudoeste da ucrania, onde um oficial americano que trabalhava nesta base na manutenção dos F-16 confirmou que foram pelo menos 5). 4 é o que a Ucrania confirma (e é sabido que escondem uns 75% da verdade).

Iran

Essa semana a Rússia perdeu dois radares das baterias S-400 na Crimeia, e no dia seguinte 2 SU-34. Seria interessante ter mais notícias sobre a guerra da Ucrânia, tem estado bem movimentado.

LUIZ

As guerras de hj as percas são muito grandes. Nada escapa por mais avançado que seja. Os drones seguem sendo os pivô dessa nova era.

Iran

Pros sujeitos negativando o comentário, segue as matérias relatando os ocorridos:

https://bulgarianmilitary.com/2025/06/26/ukraines-drone-blitz-cracks-russias-s-400-system-shield/

https://bulgarianmilitary.com/amp/2025/06/27/ukraines-drone-blitz-wrecks-russian-su-34s-at-marinovka-base/

Isso pra não mencionar o SU-35S abatido recentemente também, feito atribuído ao F-16, isso por fontes russas, inclusive.

felipe

não são confiaveis estas noticias… elas sempre aparecem quando Zelensky está fora da midia (por razoes como outros confrontos, etc). Imagens hoje são muito faceis de serem criadas

RDX

Provavelmente foi derrubado pelos estilhaços gerados pela detonação do drone a curta distância.

Heinz

É possível, ou então foi abatido por um S400 da vida no meio do caos do ataque.
Meus sentimentos a família do Herói Ucraniano

José Joaquim da Silva Santos

Pega o trem que ainda dá tempo de chegar ao velório…

Heinz

Se eu pudesse iria sim, pelo menos eles sabem pelo que lutam. E os russos que viraram adubo, lutam pelo que?

sub urbano

Dos 31 Abrams, 26 já viraram sucata tbm.

Cicero

Esta contabilidade também existe para o lado russo, e parece ser essa, ou com números aproximados:

9.859 tanques
20.545 veículos blindados de combate
22.309 sistemas de artilharia
1.263 sistemas de lançamento múltiplo de foguetes (MLRS)
1.050 sistemas de guerra antiaérea
369 aviões
331 helicópteros
23.213 veículos aéreos não tripulados
28 navios de guerra
3.053 mísseis de cruzeiro

https://ukdefencejournal.org.uk/russia-estimated-to-have-lost-almost-10000-tanks-in-ukraine/

José Joaquim da Silva Santos

Errado, foram dois milhões de tanques, duzentos míl caças e 8 milhões de soldados as perdas da Rússia.

Heinz

Sentiu…..

José Joaquim da Silva Santos

Comprou a passagem ?

João Carlos

isto virou as claques do Fla/Flu ? já perceberam que estão a falar de vidas humanas que estão a morrer devido a um doido que achou que o lugar dele na historia era ao lado de Pedro o Grande?
Se ele não invadisse a Ucrania, teria ganho muito mais porque os Ucranianos até o achavam um bom presidente, agora em quanto houver memoria vai existir odio entre os Ucranianos e os Russos.

sub urbano

Eita, os caras são os bichões mesmo kkk

sub urbano

“22.309 sistemas de artilharia”

os caras destruiram mais peças de artilharia do q a Russia tem então kkkk

felipe

pois é kkk, só com o que a Russia perdeu, de acordo com britanicos e ucranianos, já seria o maior exercito do mundo kkk nem EUA tem 22 mil peças de artilharia , 10 mil tanques e 21 mil “blindados de combate”

felipe

midia britânica é tão confiavel quanto a Ucraniana….dos mesmos produtores dos chips de geladeira e pás voadoras

Marcos

Normal numa guerra…. seria ridículo não cair nada de ambos os lados numa troca de balas incessante.

Abymael2

Como sabemos, até hoje as forças ucranianas abateram 750 Su-35 e 320 Tu-22M, fora os 2500 Ka-52/Mi-28/Mi-17, entre outros. Su-34 então, nem precisa divulgar o número, não sobrou nenhum.
Já esse é apenas o quarto F-16 perdido pela Ucrânia, dois por impacto de drone, um devido ao mau tempo e esse último por bird strike.
É um desempenho “mágico” das forças ucranianas…literalmente.