J-10C nas cores da IRIAF

Através de informações recentes de diversos meios de comunicação, confirmou-se que o Irã está negociando com a China a aquisição dos caças multirole Chengdu J‑10C. Com isso, autoridades de Teerã pretendem modernizar sua Força Aérea após perdas em combates recentes contra Israel e os EUA.

O interesse no J‑10C surge após o Irã enfrentar atrasos na entrega dos caças russos Su‑35, suspensos devido à guerra na Ucrânia e restrições políticas. O ministro da Defesa iraniano, Aziz Nasirzadeh, visitou a China durante a cúpula da SCO para reforçar negociações, demonstrando foco em selar um acordo em breve.

O J‑10C, equipado com radar AESA e capaz de disparar mísseis PL‑15 de longo alcance, representa um salto qualitativo em comparação à frota iraniana atualmente composta por aeronaves defasadas como os F‑14, F‑4 e MiG‑29. Seu desempenho recente em exercícios e conflitos foi amplamente comentado, sendo descrito como “Rafale killer” após alegações do Paquistão de sucesso contra caças Rafale na Índia.

J-10C do Paquistão

Com valores estimados entre US$ 60 e 90 milhões por unidade – já incluindo armamentos e treinamento – o J‑10C também se apresenta como uma alternativa mais acessível e politicamente viável ao Irã, considerando as barreiras enfrentadas com o contrato russo.

Além dos caças, o Irã estaria também interessado em sistemas chineses AWACS, visando reforçar a consciência situacional e integração operacional de suas defesas aéreas.

A mudança estratégica sinaliza um possível distanciamento progressivo do Irã em relação à dependência da Rússia, buscando na China uma parceria mais confiável e eficiente.

Caso o acordo avance, o Irã poderá iniciar em breve a incorporação dos J‑10C em sua Força Aérea, complementando sistemas já existentes e reestruturando suas capacidades de combate aéreo. A próxima fase do processo deve envolver discussões sobre cronogramas, transferência tecnológica e desenvolvimento de infraestrutura e treinamento.

Subscribe
Notify of
guest

163 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jadson S. Cabral

Perceberam o que era óbvio. F-14, F-5 e F-4 não servem para mais nada numa guerra moderna.
O pior é que tinha quem aqui achasse o contrário.
Vamos lembrar que o vetor principal da FAB ainda é o F-5, e que tem quem ache que o F-5 ainda serve para alguma coisa em um possível conflito, só porque foram atualizados, porque são bem mantidos, e nossos pilotos são muito bons, pipipi popopo…
Como dizem, cada um acredita no que quer. 🤷‍♂️

Plínio Jr

Os nosso foram modernizados , os deles devem ter um desempenho mais sofrível em termos de equipamentos, mas sim, acabou o tempo do F-5, nosso e deles em uma guerra moderna.

José Joaquim da Silva Santos

Eu acredito que quase nenhum desses aí estavam operacionais, os F-14 do vídeo divulgado que foram destruídos aparentavam estar parados há muito tempo, um deles inclusive com as asas e estabilizadores tortos. Outras curiosidade é que pelo angulo reto e força da explosão provavelmente foram destruídos por drones lança carga, e não pela aviação, a própria explosão é bem fraca tbm, o que sugere estarem com os tanques vazios. O pessoal deixa passar despercebido muita coisa que vê na mídia. O cobertor era curto, e o Irã optou por uma dissuasão de mísseis balísticos ao invés de defesa aérea, estava… Read more »

Diego

Acredito que só os Mig 29 que defendem a capital Teerã tenham alguma capacidade militar ainda que bem ultrapassada vide o ano de aquisição por volta de 1990, a chamada década perdida para os russos, e se eles receberam alguma modernização. Manter osF4, F5, F14 sem a ajuda do fabricante é para não dizer impossível, é praticamente impossível, nós com acesso ao fabricante mal conseguimos manter os F-5 em capacidade de voô embora a nossa modernização tenha sido ótima a verdade é que é um vetor com 50 anos de uso imagina a situação iraniana sob embargo.

Hamom

Super Tucano é a solução pro iran !

Segundo alguns vídeos sensacionalistas no Youtube, os 4 tucanos vendidos ao Paraguai geraram tensão nos países vizinhos e chocou os generais no Paris Air Show 2025! Brasil Faz história!

O mundo parou para ver o Brasil! No Paris Air Show 2025, o Super Tucano roubou a cena e deixou generais das maiores potências de queixo caído! ^ ^

*[Em tempo; dentro sua categoria de aeronaves, o ST é muito bom de fato]

Last edited 13 dias atrás by Hamom
Senhor Maskarado

Os pilotos deles são valiosos demais e melhor perder aeronaves estacionadas e não ter revidado com sua força aérea para não perder pilotos os caças são substituíveis já os pilotos não , lembrando que a força aérea Iraniana apesar da obsolescência já foi uma das melhores forças aéreas do oriente médio e até hoje e um prestígio na cultura do Irã algum familiar ser piloto de caças e etc isso ecoa até hoje no imaginário popular deles e é um prestígio alto , tenho um amigo iraniano que mora aqui no Brasil e até hoje e o sonho dele e… Read more »

Last edited 12 dias atrás by Senhor Maskarado
Camargoer.

Olá Plĩnio.

Os F5M foram modernizados há 20 anoa.. se tossem os Gripen C/D comprados no Programa FX há 20 anos, já estariam sendo submatidos a um processo de modernização de meia vida

Willber Rodrigues

Como disseram abaixo:

Pelo menos nossos F-5 foram modernizados e tem data-link com modernos AWAC’s, embora em pouca quantidade.

A Força Aérea deles tem isso?

Rodolfo

Essa história nao bate. A FA deles foi destruída em solo, S300 destruídos, o Min da Defesa Israelense (Katz) já disse que Israel vai manter superioridade aerea sobre o Irã. E o conflito está num cessar fogo. Qualquer caça chines que fosse entregue a Teera seria destruído imediatamente.

sub urbano

Só pra vc q acredita nessas lorotas israelenses kkk

Rodolfo

Nao é lorota, depois desse ataque contra o Ira que até uns anos atrás se pensava impossível pra IAF, achar que agora eles vao relaxar e deixar o regime em Teera se recompor que é ginastica mental.

Cristiano ciclope

Imagino o custo de manter caças 24 horas por Dia, sobrevoando um território imenso como o Irã e a 2000km de distância, um país cheio de montanhas e bases subterrâneos que do nada pode aparecer uma baria anti-aérea!
Israel até agora não acabou com o Hamas, imagino o Irã!

Leandro Costa

Irã é mais fácil. É um inimigo convencional. Hamas é assimétrico.

Israel não precisa manter aeronaves 24hrs por dia sobrevoando o espaço aéreo Iraniano. Aeronaves novas não vão chegar em quantidade e prontas para combater. Precisam treinar em algum lugar, precisam operar à partir de algum lugar e ser mantidas em algum lugar. Não são coisas fáceis de se esconder. A inteligência fornece os alvos e as aeronaves Israelenses atacam.

Pelo menos é assim que funciona. Não significa que será assim que vai acontecer.

Diego

O Iran pode usar o Paquistão para adquirir essa expertise e só depois transladar os caças para o país.

Rodolfo

A relação dos dois é complicada. Existe problemas de fronteira com a etnia Baloch. E o Paquistão teve apoio financeiro da Arabia Saudita pro seu programa nuclear, rival do Irã… só porque os 2 sao países de maioria muçulmana não significa que iriam transferir tecnologia ou doutrina.

George A.

Não acho essa hipótese impossível com a intervenção da China, apesar do histórico conturbado.
O Irã tentou atuar como mediador no recente conflito deles com a Índia, por exemplo, aquilo ali é bem complexo.

Renato B.

Exato, a situação entre Irã e Paquistão só não é pior devido à mediação (e interesses) chineses.

Jacinto

O Irã bombardeou o território do Paquistão em janeiro de 2024…

Rodolfo

Eles destruiram o unico tanker que a FA iraniana ainda tinha e que se encontrava no leste do país. Duvido que a IAF ia ficar de braços cruzados e ver o seu inimigo desenvolver capacidade BVR, coisa que já nao tinham antes desse conflito. E com o Mossad infiltrado no país, seria muito dificil esconder caças e avioes AWACS da IAF.
A verdade é que o regime iraniano marcou bobeira, nao desenvolveu armas nucleares nem capacidade BVR como o Paquistão. E Israel não vai agora perder a capacidade de bombardear o Irã quando bem quiser.

José Joaquim da Silva Santos

Muito apaixonada essa sua análise, vamos aguardar.

Rodolfo

De modo nenhum, nao tenho nenhuma relação com Israel nem acredito que a estrategia atual do Netanyahu seja a melhor, e definitivamente sou contra as acoes em Gaza. So olho o que ocorreu e claramente achar que Irã tem alguma chance contra o poderio militar e inteligencia israelense é irrealista.

Bitten

Sua análise faz sentido. Nenhum governante dos EUA pode se posicionar contra Israel sem sofrer enorme desgaste político interno. A população judaica dos EUA, independente de se praticantes ou não, é de uns 4 milhões de pessoas, e o número de formadores de opinião é, em proporção, maior do que com relação à população geral. Trump até tentou dar uma ou outra vassourada, mas voltou atrás rapidinho, visto que o levantamento de opinião pública se dá 24 hs por dia. Boa parte da opinião dita “conservadora segue as posições daqueles formadores de opinião. E tem também o fato de que… Read more »

Geraldo Flores

Pelo amor de Deus irmão, você se gaba do poderio militar da inteligência israelense, mas esquece que Israel não venceu o Irã teve ajuda dos EUA. Trump percebendo que Israel não venceria o Irã, apelou para a diplomacia.

Renato B.

O Paquistão desenvolveu seu programa graças à muito apoio saudita e um pouco de corpo mole dos EUA. A situação do Irã é muito diferente.

Chris

Lideranças do Hamas não ficam em Gaza.

Sergio

E precisa manter os caças voando?
É só manter a informação (espionagem por satélites, agentes em campo, radares etc…) e quando necessário fazer a destruição de meios hostis como fizeram agora.
O Irã falava muito e grosso, mas a montanha tremeu e pariu um pedregulhozinho.
Na hora do vamos ver não tinha garrafa velha pra vender.

Eduardo Neves

A realidade é que se não fosse o Trump socorrer Israel…

Renato B.

E sempre vai ocorrer esse apoio. Só termina se houver uma revolução nos EUA. O alinhamento é tão grande que o Trump andou pressionando até o judiciário israelense sobre os processos contra o Nethanyahu.

Leo
Eduardo Neves

Supremacia israelense sobre os céus do Irã kkkkkkkkk

Santamariense

Qual foi o caça iraniano que sequer decolou para enfrentar os israelenses? Quantos caças israelenses foram abatidos sobre o Irã? Pode rir o quanto quiser, mas Israel entrou e saiu dos céus do Irã quando e o quanto quis.

Senhor Maskarado

Nem tem comparação literalmente, o irã não tem grandes aliados a Rússia não e a União Soviética e as relações deles nunca foram muito próximas quem dirá da China , Israel tem apoio incondicional praticamente dos EUA e o braço da OTAN, o fato do irã ter alguma capacidade de resposta aos ataques sofridos e até engenhoso demais mesmos com ressalvas pois o Irã não tem o aparato militar que Israel consegue ter por conta própria ou por ajuda subsidiada, não só convencional como via think thanks e empresas dos EUA , eles tem suas capacidades + ajuda dos EUA… Read more »

Cristiano ciclope

A maior parte do Arsenal de mísseis está intacta segundo os próprios EUA, então a campanha israelense não foi tão eficiente, e superioridade aérea sem tropas em terra não vale de nada, até hoje o Hamas, dentro de Israel está lá, imagina o Irã!
Quanto aos caças chineses, a China pode fabricar na China uma centena de caças, treinar pilotos na China e entregar uma centena de caças ao mesmo tempo para o Irã, já operacionais, aí o risco seria muito maior, e ainda podem entregar espalhados pelo imenso território iraniano!

Rodolfo

Wishfull thinking…
Pelo contrario, toda a boa propaganda do J10 nas maos do Paquistao iria por agua a baixo nas maos do Irã.
Israel nao vai permitir capacidade BVR do seu maior inimigo. Isso nao vai acontecer.

José Joaquim da Silva Santos

calma amiguinho vc está torcendo loucamente e sendo muito taxativo, Israel e EUA tbm disseram que iriam liquidar o programa nuclear do Irã, e hoje eles mesmo admitem que ele foi somente atrasado, tem notícia disso todo dia, sequer Fordow foi inutilizada até o momento. “Israel nao vai permitir capacidade BVR do seu maior inimigo. Isso nao vai acontecer” Olha só, se a China quiser, dá 24 J-10 ao Irã e treina as equipes lá no território chinês (como a NATO faz com a Ucrânia) eu, fosse o líder chinês, faria assim. As coisas não são como a gente (ou… Read more »

Last edited 13 dias atrás by José Joaquim da Silva Santos
Senhor Maskarado

Israel não vai permitir e nunca pensou em permitir mas nem sempre poder e querer eles precisaram literalmente de apoio e foco de inteligência de aliados para atingir as capacidades nucleares do irã por mas que Israel e o Mossad seja muito capazes precisaram de aliados a questão e que o irã e seus recursos gerais esbarram não só no que Israel gosta e pensa mas em interesses de outros países. China não dá apoio incondicional nem a Rússia a eles porém e baixo pensar que a Rússia e China vão ficar literalmente só parados esperando Israel bater com tudo… Read more »

Last edited 12 dias atrás by Senhor Maskarado
José Joaquim da Silva Santos

Exatamente como a Ucrânia faz, treina os pilotos nos países da Otan e recebe de lá os caças e faz a manutenção tbm lá na Polônia, Romênia.

George A.

A IDF tá vendendo a vitoria no conflito pela superioridade aerea nos céus do Irã, pelos assassinatos de dirigentes iranianos e por supostamente ter destruído o programa nuclear deles. O primeiro aspecto foi real, mas sinceramente só foi inesperado pra quem superestimava as capacidades do Irã e o público interno israelense tá nessa turma. O segundo tbm foi real, apesar de um dos listados como morto ter sobrevivido, tá rolando a maior renovação no comando do exercito iraniano da história e foi de forma forçada, algo que vi especialista comparando ao que rolou no exercito soviético na época dos expurgos… Read more »

Geraldo Flores

Você sabe dizer porque os EUA não permitem que Jordânia, Arábia Saudita, Catar, Líbano, Emirados Árabes Unidos e outros países do oriente médio, mesmo sendo seus aliados não podem ter uma força aérea?

groosp

Sim, Israel diz que vai manter a superioridade aérea e qualquer caça iraniano Made in China seria um alvo.

O que eu imagino que o Irã poderia fazer é operar os caças a partir de bases no leste e utilizar técnicas de dispersão. Lembre-se que o Irã tem um território muito grande. Nesse caso o Irã operar AEWs baseados em helicópteros, UAVs ou aeronaves STOL faria sentido.

Existe também o fator político. Assim como a Rússia faz, o Irã pode aproveitar que Homem Laranja quer paz a qualquer custo para obter vantagens como frear Israel.

Rodolfo

Dificil frear Israel, o lobby é forte dentro dos EUA. O Trump nao tem como segurar.
Operar do leste nao adianta muito, a IAF destruiu um tanker iraniano na fronteira nordeste perto do Turcomenistão, 2250 Km de Israel.

https://www.twz.com/news-features/israel-destroys-iranian-aerial-tanker-1400-miles-from-israel-farthest-strike-yet

Renato B.

O atual cessar fogo foi garantido porque o Trump mandou os caças israelenses fazerem a volta e Nethanyahu tem autonomia mas também tem juízo.

E a direita está longe de ser um monolito, tem muito antissemita que está adorando ver Israel aparecendo como genocida.

José Joaquim da Silva Santos

Será mesmo ? O episódio do Paquistão mostrou que estar assessorado pela China pode render frutos, a força aérea da Índia é a quarta maior do mundo.

Rodolfo

Nao da pra comparar as duas IAFs (Israel vs Indian). Os Israelenses estão bem acima, seja em doutrina, treinamento e equipamento.

Diego

Não se os caças forem entregues no Paquistão, os iranianos podem treinar e se adaptar lá e só quando a capacidade anti aérea iraniana estiver restabelecida eles irem definitivamente para o Iran.

Claudio

Kkkkkk tão inocente, acreditando nessas conversar fiada e mentirosa dos israelenses. Saia dessa bolha!

Fabio Araujo

Depende do nível de modernização, os iranianos falavam que tinham modernizado a capacidade de seus caças, mas duvido que o tenham feito podem ter feito engenharia reversa para manter os aviônicos em funcionamento, mas modernizar é um passo muito maior, os nossos F-5 foram modernizados possuem equipamentos modernos radar de maior alcance e capacidade que o original o que já lhe permite alguma pequena capacidade BVR o que os deixa acima de muitos vetores de nossos vizinhos mas inferior a qualquer caça de geração 4,5!

Camargoer.

Olá Jadson Você tem razão O F5 mesmo modernizado é um avião obsoleto. Continuo fã do AMX assim como era fã do Xavante, mas os dois também já são obsoletos. Creio que qualquer um que afirmar que os F16 A/B modernizados também são igualmente obsoletos.. temo que os F16 C/D modernizados podem também estrar nesta zona cinzenta de obsolescência. Por isso, sou contra a “solução argentina” de gastar recursos com aviões de segunda mão para ocupar espaço em Sta.Maria e defendo focar todos os recursos no Gripen. Neste momento entramos na discussão sobre a incapacidade do MInDefe de escolher prioridades..… Read more »

victor

Vale lembrar que num eventual contexo de guerra regional não enfrentariamos nenhum F-35. Então, a comparação não cabe. Veja bem, não estou defendendo a ideia de que os nossos F-5 ainda sirvam, mas num contexto de América do Sul, não são assim tão descartáveis, considerando também a interação dos nossos F-5M com o R-99, LinkBR e Derby.

Chris

A festa que Israel fez nos céus de Teerã realmente deixou claro.

Tanto que agora estão correndo atrás…

Toshio

Acho desnecessário o Irã comprar jatos de combate,e só investir num sistema de defesa eficiente,e criar um GPS próprio para sua defesa, assim entrar no seu espaço aerio seria muito difícil,

Felipe

Ainda que tenhamos somente 10 Gripen , ele é o principal vetor da FAB, já temos mísseis Meteoro e Íris T para os mesmos inclusive.

Sergio

Acho uma falácia, o problema não é o avião pelo avião, até porque não existe mais o dogfight… Quem tiver melhor radar, mais eficiente e mísseis de longo alcance e atirar primeiro ganha a luta!

Exemplificando, tai o tal Rafale x J10 Chines.

Oque eu quero dizer… Estava vendo o sistema antiaéreo da Rússia, ultra eficiente, caro, e a Ucrânia com um simples drone, vai lá e tchau!

Ter contra medidas e estratégias, acaba sendo uma medida mais eficiente, bem sempre ter o melhor e não saber usar, faz com que seja mais poderoso num cenário de guerra.

juggerbr

Porque não partir já para aeronaves de quinta geração?

Leandro Costa

Não sei se a China venderia caças de 5ª geração tão cedo e acredito que o Irã tenha pressa para modernizar sua Força Aérea. Talvez no futuro nem tão distante o J-35 possa ser vendido ao Irã. Acho inclusive que é uma possibilidade muito forte de isso acontecer.

Plínio Jr

A prioridade externa para o J-35 será o Paquistão, tradicional aliado chinês, lembrando que paquistaneses e iranianos as relações não são lá das melhores, o JF-17 por exemplo seria uma ótima alternativa para substituir as frotas de J-7s, Mirage F1s, Mig-29s e F-5s.

Mas não basta substituir vetores, tem todo um sistema de defesa que envolve radares, SAM´s , centros de comando, ECM, AWACS entre outros, tudo bem integrado e mostra por exemplo o sucesso dos J-10s paquistaneses .

Leandro Costa

Concordo. E não vejo nenhum outro país capaz de suprir essa necessidade, a da reconstrução de toda a rede de defesa aérea Iraniana, além da China.

José Joaquim da Silva Santos

Não é só isso, o Irã foi abandonado pela Rússia, que por motivos particulares não quer Israel em dificuldade.

Leandro Costa

A Rússia sempre teve o pé atrás com o Irã. Sempre foi muito pouco solícita em relação às necessidades e pedidos do Irã. Agora então, nem se fala. Eles mal conseguem dar conta da produção para utilização própria no atoleiro Ucraniano.

José Joaquim da Silva Santos

É que quase 1.8 milhões de ‘israelenses’ na verdade são russos ou descendentes diretos, tem isso na conta tbm… talvez a Rússia tbm não queira um Irã nuclear e viu oportunidade…

Mas a longo prazo eu acho que a Rússia vai perder com essa opção, esperemos.

Afonso Bebiano

Eles já têm o Qaher 313.

Mirade1969

Era um desmostrador não sei se chegou a fase de protótipo.

Leandro Costa

Cara, acredito que nem o público interno Iraniano mais fervoroso e apoiador do regime enguliu o Qaher 313. Tá mais para Qadê 171.

Santamariense

Tu tá falando sério??? Tu tá dizendo que aquele negocio patético e ridículo, feito de isopor, madeira, papelão e plástico era um demonstrador??? Demonstrador de que??? De como passar vergonha??? Ora, por favor…e depois vocês chamam os outros de torcedores… barbaridade!!

Afonso Bebiano

Era um demonstrador de vergonha alheia. Nesse escopo, funciona muito bem até hoje.

Macgaren

Era um f5 com um monte de chapa soldada.

Israel deve ter evaporado ele.

Last edited 13 dias atrás by Macgaren
Santamariense

Não era nem perto disso. Não tinha nada a ver com um F-5. Era um negócio ridículo, feito a machado.

Afonso Bebiano

O Irã chegou a produzir umas atualizações (???) em alguns F-5, com estabilizadores verticais duplos. Parecia até uma mutação genética, talvez uma metástase.
Não era o inigualável Qaher-313.

Rodolfo

Israel vai destruir qualquer caça que for entregue seja por chineses ou russos.

Cristiano ciclope

Existem estratégias para mitigar isso, como entregar todos ao mesmo tempo e já operacionais e de forma espalhada pelo território iraniano!

Sensato

Aham. Vai sim. Facinho. Confia.

Eduardo Neves

Na verdade Israel foi muito enfraquecido pelo Irã, a mídia tenta esconder mas esse episódio do Trump se envolver no conflito foi na verdade um socorro a Israel, se Israel tivesse essa supremacia toda no conflito o Trump não iria se envolver, Israel não tem economia pra sustentar um conflito longo, suas defesas antiaéreas colapsaram, vejo muita gente falar que Israel tinha “superioridade aérea” sobre Teerã mas a guarda revolucionária tinha liberdade de ação sobre os céus us de Telaviv e Haifa, só não tinha caças sobrevoando mas drones e mísseis fizeram um estrago que não foi possível esconder embora… Read more »

Santamariense

O que a torcida faz … Os EUA bombardearam Fordow porque Israel sempre disse que não tinham armas capazes de atacar naquela profundidade. E foi o que os EUA fez, entrou atacou e saiu. Essa foi a participação dos EUA. O resto todo dos ataques, com destruição massiva de radares, lançadores de SAM e de foguetes, bases, etc, foi trabalho de Israel sozinho.

Leonardo

Em 3 dias israel pediu ajuda aos EUA. Não esperava a chuva de mísseis iranianos.

Leonardo

Irã esconde seus caças operacionais dentro de montanhas. Tem vídeos mostrando isso.

Santamariense

Baita força aérea…no momento que precisava fazer valer sua razão de existir, se acovardou e se escondeu…

Cristiano ciclope

Caças de 5° geração são bons em ataques dentro de território contestado, mas um caça de 4° geração pode fazer quase o mesmo com mísseis de cruzeiro e mísseis ar-ar de longo alcance, claro que um caça de 5° geração e superior, más um caça de 4°+ com sensor ir pode ser uma ameaça!

JuggerBR

Mas você acha que o Irã não quer deixar Israel preocupado com um possível contra ataque aéreo?

Diego

O Iran é um país pobre, por mais que China seja um aliado eles ainda precisam pagar pelo equipamento, e acredito que a China não queira o RCS do j-35 nos bancos de dados israelenses/americanos.

Eduardo Neves

O Irã não precisa se aeronaves furtivas pra se defender, precisa melhorar suas defesas aéreas mas isso um caça 4,5G entrega o que dificultaria os ataques israelense reduzindo danos, soma se a isso uma reação poderosa em ataques de mísseis e drones e isso já seria suficiente pra desencorajar Israel e colocar a opinião pública interna contra o governo.

Esse é o cálculo.

Senhor Maskarado

Resposta : Logística , Recursos internos , questões geopolíticas , dinheiro , capacidade de manter , interesses gerais.

Leandro Costa

O Mundo dá voltas. Um caça que muitos dizem ter sido desenvolvido com base no projeto Israelense deve ser adotado pelo Irã após conflito com Israel.

De qualquer forma, eu ainda estou impressionado de o Irã não ter feito compras na China antes.

André Macedo

Eles passaram um tempo numa novela com o Su-35 que no final não deu em nada, mas dependendo do número que estivesse operacional na época dos ataques israelenses não acho que faria tanta diferença

Thunder

Muitos dos oficiais iranianos prestam serviços para a Mossad

Marcos

Como você sabe quem são os informantes do Mossad? Essa informação não é altamente critica e confidencial?

Luís Henrique

É bem divulgado que uma grande parte dos iranianos detestam o regime dos aiatolas. O Irã não é árabe, o Irã é persa. Os Aiatolas obrigaram o povo a serem muçulmanos e colocaram o nome de Allah escrito em Árabe na bandeira do Irã. Já vi iranianas declarando que detestam esta bandeira e inclusive queimam essa bandeira. Eles derrubaram o governo do Xa com apoio dos comunistas, depois mataram os comunistas e a população apoiou achando que teriam mais direitos e liberdade e conseguiram exatamente o contrário, muita repressão. Tem muitos iranianos e principalmente iranianas torcendo para que Israel e… Read more »

Mirade1969

Não sei se isso é verdade ou parte dela mas os Iranianos não gostam muito dos amerianos devido ao imperialismo e ódios antigos por causa deste. A maioria da população persa é mussulmana xiita e não vão mudar de religião e não sei se o xá que tentam reabilitar goza de tanta simpatia como a imprensa ocidental quer fazer crer.

Leandro Costa

Não goza. Eu acredito que se houver qualquer tipo de mudança de regime no Irã (acho improvável), ela será interna. De Iranianos para Iranianos, e ainda acho que qualquer tentativa externa de ‘ajudar’ esse processo, vai causar o efeito contrário.

Santamariense

Mussulmana??? Meu Allah!!!

Cristiano ciclope

Eles não são árabes, são persas, mas sempre foram mulçumanos, e a escrita na bandeira está em árabe pois foi tirada do alcorão que é escrito em arabe!

Luís Henrique

Sempre não.
Os muçulmanos chegaram no seculo 7. Por volta do ano 630 depois de Cristo.

E levaram vários séculos até que a maioria se converteu ao Islão.

A Pérsia tem 7 mil anos.

Santamariense

Só existe alcorão escrito em árabe??? Não existe alcorão escrito em farsi???

Last edited 13 dias atrás by Santamariense
Eduardo Neves

Nossa senhora kkkkkkkk, história saiu do Jerusalém POST??? Kkkkkk

Leandro Costa

Como assim? O que ele falou é fato histórico. O Islam surgiu uns 600 e tantos anos depois de Cristo mesmo. Anteriormente a religião naquele local (Oriente Médio como um todo e não apenas a Pérsia) via de regra era Judaísmo, algum sabor de Cristianismo (a Igreja Católica era um desenvolvimento relativamente recente) ou alguma espécie de Politeísmo. Eu não chegaria à dizer que a Pérsia tem 7 mil anos como o LH falou, mas certamente era habitada nessa época. Persas em geral, como civilização, tem coisa de 4 mil a 4.500 anos, com a civilização dita Persa tomando forma… Read more »

Santamariense

Leandro, esse daí acha que o irã surgiu e só existe depois dos aiatolás…

Luís Henrique

Assiste ai. Duas iranianas que moram no Brasil.
Entrevista foi semana passada.

https://www.youtube.com/watch?v=AO6BCTaJ-_0

wilhelm

Boa parte da população iraniana já era conservadora antes mesmo da Revolução Islâmica — um dos fatores que levaram ao seu estopim, inclusive, foi justamente a tentativa de ocidentalização forçada empreendida sem sucesso pela antiga monarquia que governava o Irã. A imagem do Irã como um oásis liberal anterior ao governo dos aiatolás pode enganar quem quer ser enganado, mas é historicamente rasa. Na prática, o Irã é e sempre foi o berço de um dos principais braços do islamismo, e isso certamente não começou na década de oitenta. Há muitos setores da classe média urbana de lá que, obviamente,… Read more »

Leonardo

Muitos não gostam dos aiatolás, mas gostam menos ainda dos EUA e de israel. Tanto que a população se juntou e pediu resposta contra israel.

Mirade1969

Eles parecem que estão sendo entregues mas a conta gotas principalmente porque a russia esta tambem recebendo Su-35 sendo ela a prioridade no momento.

Luís Henrique

O Irã estava sob embargo até recentemente. Acho que até 2020. Nesses últimos 5 anos poderiam e deveriam ter encomendado caças novos. Mas acho que estavam mais interessados em caças russos. Acho que também queriam tot, produção local, etc e essas coisas devem ter atrasado as negociações. Também teve a guerra que complicou o acordo com os russos. Devido à extrema necessidade do Irã e da alta capacidade produtiva da China, é provável que o Irã reforce sua força aérea muito rapidamente. Uma encomenda de 100 ou 200 caças poderia ser providenciasse em poucos anos. Até 2030 o Irã poderia… Read more »

José Joaquim da Silva Santos

O que EU acho e já escrevi antes: o cobertor era curto, então o Irã optou por uma dissuasão com mísseis balísticos em detrimento de defesa aérea por caças.

Alex Barreto Cypriano

Que J-10C o quê! Compra Gripen que é muito melhor, pô…

Coutinho

Verdade. Mas os EUA iriam embargar.

Rodolfo

O Alex está sendo ironico.

groosp

Se vendemos Tucanos podemos vender Gripens kkkkkk

Underground

A Rússia que almejava com a guerra com a Ucrânia em aumentar seu poder econômico, militar e político, está perdendo toda sua capacidade de manter ou apoiar outros regimes.

LUIZ

A Rússia além de tá enfrentando a Ucrânia + uma combinação de 30 países também sofre embargos que torna limitado sua atuação a favor dos seus aliados tendo que da prioridade ao próprio país.

Marcos

E por isso “está perdendo toda sua capacidade de manter ou apoiar outros regimes.”

Rafael Aires

Nem a mídia ocidental falou que foram estes objetivos que levaram à Rússia invadir a Ucrânia.

Nativo

j-10c “Rafale killer” aí França! agradece aos indianos por essa propaganda kkkkkkkk.

groosp

O bom de ser inimigo do Trump é que, se vc estiver nas cordas, ele toca o sino e vc pode tomar fôlego.

JOAO VICTOR BUENO SOARES

Essa Guerra do Irã mostrou que os F-5 Modernizados só serviu de treinamento de alvos para os Israelenses, isso mostra para nos o quanto estamos atrasado em defesas aereas, caças, estamos atrasados em tudo.

cipinha

Nossos F-5 não foram modernizados apenas, eles tem aviões de alerta aérea antecipados, tem capacidade BVR… Irã, ninguém nem sabe o nível de modernização que fizeram nos deles. É o suprassumo? não, mas é mais capaz do que os F-5 iranianos.
Por isso tanto se fala do Gripen não como apenas um caça, mas como uma engrenagem de sistema

José Luís

Bingo!!! Só não vê quem não quer!!! É impressionante, estamos vendo o F35 na guerra moderna e tem gente que insiste em defender F5.

José Joaquim da Silva Santos

Nenhum caça iraniano se envolveu em combate ar-ar, os próprios israelenses divulgaram isso, logo a primeira parte de seu comentário é nula.

Thunder

Não basta aviões novos. É preciso principalmente mudar a mentalidade de uma força área que continua congelada nos anos 70/80. Os iranianos deveriam aproveitar e comprar um pacote amplo de equipamentos como a aquisição de aviões de transporte, aviões AEW&C e Elint, J10, armamento de diversos tipos e helicópteros chinês. Adicionar capacidade de revo nos aviões…

José 001

Leu a matéria toda?

Matheus

Meio óbvio, o maior erro dos Iranianos foi achar que apenas seus mísseis balisticos seriam dissuação suficiente, claramente erraram.

Deveriam ter investido em Caças, AWACS e Baterias Anti-Aéreas Chinesas a pelo menos uns 10 anos atrás e talvez hoje em dia não teriam seu espaço aéreo completamente violado como é hoje.

Renato de Mello Machado

Eu não queria me meter na conversa.Mas em questão de meios para enfrentar quem poderia de países comuns se defender de um ataque dos EUA mais israel junto?Se comprar esse Chengdu J‑10C e os sistemas chineses AWACS vão tudo pro saco também na próxima.

Rodolfo

O Min da defesa israelense já disse que a IAF vai manter a superioridade aérea sobre o Irā. Tem muita gente comentando no Blog achando que esses caças fariam alguma diferença ou que Israel ficaria de braços cruzados esperando o regime iraniano recompor suas forças e toda vantagem que Israel desenvolveu nos ultimos anos ir por agua abaixo. Bem, tem gente que acredita em tudo nessa vida…

Last edited 13 dias atrás by Rodolfo
Wagner

Não vai não, se não terminava o ” serviço” e não aceitaria um cessar fogo.fugoram muito rapido o primeiro a descumprir o cessar fogo foi o Irã.

Fabio Araujo

Vão precisar pois os caças ocidentais dos anos 1980 , os Mig-20 e os recentemente entregues SU-35 que nem devem estar operacionais, não deram conta da IDF, sem falar que as defesas antiaéreas de fabricação própria e de fabricação russa também não deram conta, vão precisar comprar além dos caças uma boa quantidade de defsa antiaérea, me admira eles só irem atrás dos J-10C, os chineses não ofereceram nenhum caça stealth?

Sergio

Apostaram no silêncio, escondidinhos atrás da mesa trabalhando para explodir a bomba e o mundo ficar assim como na Coreia do Norte, Índia e Paquistão de mãos atadas frente ao inevitável. Mas havia o hamas e um bando de celerados pelo caminho. Ainda assim creram, equivocadamente, que com um extremista de esquerda na casa branca e este se reelegendo, Israel não passaria de alguns bombardeios inúteis contra a população de Gaza e ” tudo bem”. Era o cenário perfeito. O inimigo humilhado e a bomba nas mãos. Só que não. Bibi não se intimidou, o esquerdista foi chutado da casa… Read more »

José Joaquim da Silva Santos

E agora essa bomba é apenas questão de tempo, não há mais como voltar.

André

“extremista de esquerda na casa branca”. Cada insanidade. Daqui a pouco teremos o presidente do Palmeiras Corinthiano.

Paulo'

Não faz sentido conviar na industria Russa, é tudo muito mal feito…

Jacinto Fernandes

A indústria bélica chinesa vai comer a russa com farinha e pimenta e vai tirar dos russos uma fonte de receita importante para desenvolver novos armamentos.

Macgaren

Capacidade industrial chinesa torna qualquer coisa que eles fizeram superior aos similares russos.

No futuro veremos russos voando caças Chineses.

Heinz

A Rússia só perdeu com está guerra, até pode ficar com uma pequena porção da Ucrânia, mas a credibilidade dela está no lixo, e de quebra perdeu mais um cliente para seu “aliado” chinês, eu acho é pouco

Thunder

Concordo e acho bem feito…. Estão na lama

Mauricio

A China vai vender muito caça J-10 depois das lambanças da Índia para o desespero do cenourão.

Last edited 13 dias atrás by Mauricio
Rodolfo

Nao tem muito mercado sobrando, so alguns países do SE Asiatico ou Africa e competiria com os russos. Onde os fabricantes ocidentais já dominam o mercado, esse caça nao tem chance por melhor custo beneficio que tenha.

Santamariense

Tu tens uma fixação com o termo “cenourão”… Freud talvez explique …

mauricio

vc nunca leu Freud, não tem qualificação pra isso. Volte cinco casinhas.

André

Ui… Na cara não.

Santamariense

Ué, tá te doendo a cara?? Vai dizer que ele te bateu com o cenourão dele?? Mas, que barbaridade esse Maurício…agora, está atacando os coleguinhas com a cenourinha…ops, cenourão…. hehehehehe

Last edited 12 dias atrás by Santamariense
Santamariense

Sério? Não diga!! Dê-nos uma demonstração do seu conhecimento da psicanálise freudiana, em especial à fase fálica de suas teorias e como ela se dá e que parece de onde você ainda não saiu… hehehehehe
Cara, tu tem que comer muito feijão e arroz pra querer debater comigo. Mas, olha lá…primeiro tem que cortar o cabelo…essa franja te tolhe a visão, por isso tão pequeno és de raciocínio. Hehehehehe

Marcelo

Já era para o Irãn ter modernizado sua frota com aviões modernos de origem chinesa e russa.
Já passou da hora de desativar toda sua frota de caças obsoletas.

Macgaren

A agua bateu forte no Ira depois desse vexame e a Russia atolada não consegue cumprir.

Mais um cliente no bolso da China e o exportações de armamento russo afundando por causa do atoleiro.

Luciano

Eu acho que China não vai se meter nessa roubada, sendo que já tem garantido o fornecimento de petróleo. Eles vão colocar panos quentes, desde que haja uma garantia das demais potências para conter os ataques a infraestrutura militar e nuclear. No Irã, a boa fama que o J10CE conquistou, pode ir para o espaço. No fundo, todo mundo gostaria que o regime fundamentalista do Irã caísse. Mas o problema é que todos desejam que isso acontecesse de forma voluntária e pacífica. E é impossível. O Irã é um país em que todos precisam lidar com inteligência…eventualmente pressionar, eventualmente passar… Read more »

Esteves

Aonde existiu “queda pacífica/voluntária de regime”?

Monarquias? Não
Impérios? Não
Reinados? Não
Nativos? Não
Nazismo? Não
Facismo? Não

A que conheço…a queda de regime que conheço leva 2 anos e chamam de academia.

Luciano

“Todos desejam a mudança de regime”. Melhor assim?

Esteves

O J-10C, fabricado pela China e exportado para países como o Paquistão, é um caça moderno de quarta geração com capacidades atualizadas (como radar AESA, aviônicos avançados e armamento guiado). Israel Opera F-35I Adir (caças furtivos de 5ª geração, com capacidade stealth, guerra eletrônica e superioridade aérea). Possui F-15I e F-16I com extensas modernizações e integração com sistemas israelenses. Tem experiência de combate real, doutrina refinada, e sistemas de guerra eletrônica de ponta. Rede integrada de defesa aérea, inteligência e ciberdefesa. Irã com J-10C Uma quantidade limitada de caças modernos. Pilotos com experiência limitada em caças avançados. Infraestrutura de apoio,… Read more »

bit_lascado

Eu acho que a doutrina chinesa bebe muito da doutrina americana, então em minha opinião tenho minhas dúvidas se a China venderia o J-10C sem downgrades.

Rodolfo

O Irã nao tem boas opções. Israel ja avisou que vai manter superioridade aerea e provavelmente vai de tempos em tempos bombardear instalações associadas a cadeia de misseis cruzeiro e balisticos.
Quanto aos proxies, um dos fatores que propiciou a recente campanha aerea foi a queda do Bahsar na Siria, o enfraquecimento do Hezbollah no Libano e Hamas em Gaza e um cessar fogo entre EUA e Houthis que foi assinado com ajuda de Oman no mes de Maio. O Irã ta isolado no Oriente Medio.

Last edited 13 dias atrás by Rodolfo
José Joaquim da Silva Santos

É disso que o Blog precisa, uma análise menos apaixonada e mais estratégica, eu fiz um comentário lá atrás que acrescenta alguns pontos pouco discutidos aqui e complementaria o seu.

albert_008

I do not think the news are real. Iran is not as a creditable partner as Pakistan.

Rodolfo

It’s all speculation at this point. The iranian defense secretary allegedly showed interest in acquiring J10s in his meeting with Chinese counterpart during SCO last week, but no info if Chinese are interested in selling jet fighters to Iran. The iranians probably need to put this type of propaganda out there after the fiasco their air force went through…

Leandro Costa

They don’t have to be a credible partner to go shopping. Iran and China have good business deals. Pakistan will always have preference when it comes to partnerships, but Iran could be just another nice customer. If China sees rebuilding Iranian air defense as a model for its defense products, they’ll have plenty of hungry markets in which to sell them, so it could simply make good business sense to do it.

José Joaquim da Silva Santos

O Irã está certíssimo, após ser abandonado pela Rússia. A Rússia tem laços estreitos com Israel e fez sua escolha, que a curto prazo provavelmente lhe é favorável, mas acredito que custará caro mais adiante. Assessorado pela China o Paquistão conseguiu repelir um ataque da Índia, que tem a quarta maior força aérea do planeta e provavelmente a China deve estar atrás de um novo trunfo como o Rafale abatido, pois isso rende grandes frutos geopolíticos nessa transição de ordem mundial. Quando do primeiro ataque de Israel, o Irã praticamente não possuía defesa aérea de caças, aqueles F-5, F-4 e… Read more »

Last edited 13 dias atrás by José Joaquim da Silva Santos
Diego

Bom me parece a opção mais óbvia a Rússia tá atolada na Ucrânia e provavelmente não tem capacidade para se abastecer e exportar, sem falar que manter um SU-35 deve ser caro é um avião grande e bimotor e deve consumir grandes quantidades de combustível. Para um país pobre como o Iran um mix high and low de J-10c e JF-17 nos moldes paquistaneses poderia ser uma ótima saída para ter qualidade e quantidade, haja visto que o JF-17 também é equipado com Pl-15e.

Wagner

Irã tem que melhorar em satélites e sistema GPS seu mísseis balístico conquistaram bons resultados principalmente os hipersônico 100% de impactos. Conseguiram esgotar a defesa aérea de Israel e dominaram os espaço aéreo de Tel Aviv. Outro ponto com a morte dos generais senil no cargo,um linha dura assumiu o comando o expurgo dentro do Irã está frenético está sobrando até para a oposição. Esse novo comandante em 8 horas pós ataques já estava demolindo Tel Aviv. Vamos ver qual vai ser a doutrina de agora em diante, eu acho que eles vão explodir um teste nuclear, já que o… Read more »

Wagner

E não duvidem que os KN 23 vai aparecer no arsenal iraniano

Fabio Araujo

Um ponto interessante os chineses vão mandar a versão J-10C de uso dos chineses e paquistaneses ou vão mandar a versão de exportação J-10CE que é inferior?

Rodolfo

Provavelmente nenhuma das opções.
O aliado da China na regiao é o Paquistão. O Irã alias de tempos em tempos tem problema de fronteira com os paquistaneses. E um Irã mais forte poderia ameaçar o estreito de Ormuz e irritar os países do golfo.
A China vai ficar quieta e comprar gaz e petroleo de todo mundo.

Alias essa história toda saiu do lado iraniano que o Min da Defesa de lá mostrou interesse em comprar os J10 durante encontro da organização de cooperação de Shangai semana passada, nada de noticias do lado chines.

sub urbano

Infelizmente o Irã representa uma ameaça a Russia. Foram 5 guerras russo-persas, sem contar a invasão anglo-soviética de 1941. Não faz mto tempo houve o imbrolio com os S-350, devido a um embargo de armas contra o Irã q a Russia assinou. Isso tudo se deve a um acesso logístico q a Russia sempre buscou para o Oceano Índico, q culminou com a invasão soviética do Afeganistão em 1979. A historia no entanto provou q a Russia nunca teve força para transformar a asia central e o sul da Asia em um grande caucaso. Pois bem. A guerra da Ucrania… Read more »

Last edited 13 dias atrás by sub urbano
Bitten

Excelente argumento. De fato, boa parte da munição usada na guerra da Ucrânia tem origem em países capazes de suprir material de 2ª ou 3º linha – o caso mais notório é o dos drones iranianos, que fizeram sucesso no início do conflito – acho que o Shahed 136 estaria numa dessas linhas. Eu acrescentaria que a URSS sempre forneceu a seus parceiros sistemas de armas de segunda linha, com relação aos que distribuía internamente. Assim foi, por exemplo, com o Iraque, que recebeu MiG 25 com eletrônica inferior aos usados pela VVS. Assim, imagino que a Rússia dificilmente forneceria… Read more »

George A.

Há uma mudança em curso na estratégia de dissuasão do Irã que já vem de alguns anos com a aposta em alterações na política externa selando acordos com outros rivais regionais, como o Emirados Arabes Unidos e o Catar, por exemplo, e apostando na estabilidade regional como forma de defesa, saiu artigo semana passada no Haaretz sobre isso. Ainda é incipiente, esbarra no Aiatolá, mas o presidente atual é de uma linha progressista ou reformista (essas palavras no sentido que tem no contexto deles, não no ocidental), mas é uma linha que casa mais com o que a China defende… Read more »

Renato B.

Enquanto isso foi um sábado animado, israelenses na Cisjordânia atacaram até as IDF depois de barbarizarem com áreas cristãs e mulçumanas. https://www.catholicnewsagency.com/news/265035/priest-warns-christian-town-of-taybe-in-holy-land-no-longer-safe-amid-settler-attacks.

Nelson Junior

O F35 foi quem fez toda diferença nessa guerra ! Entrou no espaço aéreo Iraniano e destruiu tudo que podia lhe trazer algum risco… É essa diferença de um caça de quinta geração, motivo que fez com que mais de 1000 unidades já fossem produzidas para diversos países… Entrar em um espaço aéreo contestado sem ser notado é uma vantagem estratégica enorme, e isso ficou bem claro… Lógico que toda inteligência e estratégia de Israel deixou o caminho dos F35 mais fácil ainda, mas ele foi quem obteve o maior crédito nessa história sem duvidas… Podem comprar qualquer vetor que… Read more »

carvalho2008

Naquelas condições, deveriam mesmo que em pequeno numero,pegar J-31 ou SU-57, mas talvez China e Russia tenham medo que o Governo caia e algum modelo acabe parando na mãos de americanos para estudo…como o F-35 já está presente lá….tem de ter algo mais parelho…J-10 so deveria entrar depois comocavalo de batalha… Já sobre a opção de misseis balisticos, não pareceu ser uma opção tão ruim….dificilmente eles conseguiriam atravessar toda aquela distancia e outros países e ainda atacar Israel mesmo com uma aviação de primeira linha… o ponto realmente fraco foi a defesa aerea….sem caças e as baterias não correspondendo… lembrem… Read more »

Leonardo Costa

Melhor coisa a se fazer, comprar da China. O caça já mostrou que é bom. Com a Rússia é complicado por dois motivos. Primeiro a guerra na Ucrânia e segundo que tem muitos russos que vivem em israel. Irã tem que seguir os passos da Coreia do Norte e fazer sua bomba nuclear. Veja se os EUA ficam fazendo ameaças como faziam antigamente. Depois que a CN mostrou ter capacidade (Hwasong-18) de atingir o território dos EUA, até o Trump tirou foto com o líder norte-coreano. Brasil que não fique esperto.