Os Estados Unidos informaram que o Irã lançou mísseis contra bases militares americanas no Qatar e no Iraque na segunda-feira, 23 de junho, em retaliação aos recentes bombardeios das instalações nucleares iranianas.

Segundo autoridades israelenses citadas pela Axios, pelo menos seis mísseis foram disparados em direção à base aérea de Al Udeid, no Qatar, que abriga cerca de 10 mil militares dos EUA, incluindo o Almirante Peterson, quartel-general central do Comando Central (CENTCOM). Explosões também foram relatadas em Doha, levando o governo do Catar a fechar o espaço aéreo e emitir alertas para que a população se abrigasse.

Além do ataque contra a base no Qatar, o Irã também lançou um míssil em direção a uma instalação militar dos EUA no Iraque, embora sem causar vítimas até o momento, de acordo com um relato israelense. A Casa Branca e o Pentágono afirmaram que estão monitorando de perto os acontecimentos, em meio a um ambiente de tensão crescente .

Autoridades americanas relataram que o Irã mobilizou lançadores de mísseis pouco antes do ataque, sugerindo que o disparo era iminente. Embora o presidente Trump tenha advertido que qualquer retaliação iraniana seria respondida com força ainda maior, analistas militares alertam que mísseis com alcance curto ameaçam diretamente tropas americanas e instalações no Golfo, sendo pontos vulneráveis.

O ataque iraniano aumenta o risco de escalada regional. As tensões já elevaram o custo do seguro de navios na região e forçaram repatriações por parte de governos como os do Reino Unido e dos EUA, que recomendam que seus cidadãos fiquem em locais seguros.

Especialistas observam que a partir desta semana, o Irã pode ainda retaliar novamente ou permitir que milícias afiliadas ataquem instalações americanas, em conjunto com ações no estreito de Ormuz, o que poderia causar um impacto geopolítico e econômico internacional ainda maior.

Declaração das Forças Armadas do Irã

“Nobre e Resiliente Nação do Irã!

Após a flagrante agressão militar do regime criminoso dos Estados Unidos da América contra as instalações nucleares pacíficas da República Islâmica do Irã e a clara violação do direito internacional, por ordem do Conselho Supremo de Segurança Nacional e sob a liderança do Quartel-General Central do Rasool Al-Azam, o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC), com o sagrado código ‘Ya Aba Abdullah Al-Hussein’, atacou com um poderoso e devastador lançamento de mísseis a base de Al-Udeid, no Qatar, na Operação Besharat Fatah.

Essa base é o quartel-general da Força Aérea e o maior ativo estratégico do exército terrorista dos EUA na região da Ásia Ocidental.

A mensagem desta ação decisiva dos filhos da nação nas forças armadas é clara e inequívoca para a Casa Branca e seus aliados:

A República Islâmica do Irã, confiando em Deus Todo-Poderoso e no povo fiel e reconhecido do Irã islâmico, não deixará sem resposta, sob nenhuma circunstância, qualquer ameaça à sua integridade territorial, soberania e segurança nacional.

Com a agressão do inimigo americano, ficou evidente para todos que o mal dos sionistas é uma extensão do projeto dos americanos. Sendo assim, lembramos que, nesta defesa nacional, as bases e alvos militares móveis dos EUA na região não são um ponto de força, mas sim uma grande fraqueza e um espinho cravado no flanco desse regime belicista.

Às vésperas do mês de Muharram, o mês de luto pelo líder e comandante dos mártires, Hazrat Abu Abdullah Al-Hussein (AS), voltamos a advertir os inimigos do Irã islâmico de que a era dos ataques impunes terminou, e prevalece a vontade das poderosas forças armadas do povo deste país.

Qualquer repetição da agressão americana levará à aceleração do colapso dos pilares militares dos EUA na região, à sua fuga vergonhosa da Ásia Ocidental e à realização da aspiração comum da Ummah Islâmica e das nações amantes da liberdade do mundo em erradicar o tumor cancerígeno do sionismo.”

Subscribe
Notify of
guest

182 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Era esperado que algo ocorresse. Parece ter sido um ataque fraco. O que pode indicar que o Irã fez isso mais para consumo interno do que qualquer outra coisa. Seria interessante se os EUA usassem isso para desescalar e assim ficam elas por elas, seguindo o jogo e sinalizando com mais força a opção para negociação.

Angus

Concordo. Até o momento não existe a informação que algum míssil tenha conseguido atingir alguma base americana, aparentemente é o momento ideal para a negociação.

Esperamos que as pessoas com algum bom senso evitem essa escalada da crise.

LUIZ

Quando viram que o Irã não parar os ataques a Israel e poderia atingir qualquer base dos EUA naquela região aparece um cessar fogo. Depois de terem feito ataques contra o Irã.

Nilo

Iran informou com antecedência o ataque as bases americanas, salvou a cara do Trump.

Plínio Jr

E são bestas de atacar para valer estas bases ? Já arriaram para Israel que é representa somente uma fração em comparação ao poderio aéreo Americano ..

Marcos R

Agora a foi anunciado cessar fogo entre Israel e Iran, ataque coreografado apenas para manter as aparências.
Aparentemente o Iran sentiu o golpe.

Camargoer.

Infelizmente, o quebraram o cessar-fogo

Enfim, eu teria algo para elogiar Trump

Augusto Cesar

Que saco isso dai, esse povo não se entende, era a oportunidade perfeita para acabar com essa guerra. Israel falou que os iranianos violaram lançando alguns misseis, tenho minhas duvidas com relação a isso. O mais interessado nesse cessar fogo e o Irã, seria uma tolice eles terem rompido a tregua.

Camargoer.

Olá Augusto,

Não sei quem fez o quê., na dúvida acho que os dois descumpriram o cessar-fogo.

Parece que vivemos o império da insensatez

Leandro Costa

Eu estou torcendo para que tenha sido um comandante de míssil revoltado ou algo assim que tenha ordenado o lançamento de míssil e que o cessar fogo seja cumprido. Vamos ter que aguardar e torcer.

Camargoer.

Olá Leandro

Vocẽ tocou um ponto importante. Existem pessoas nos dois lados que preferem o estado de guerra. Parece possível que grupos dentro de Israel e dentro do Irã prefiram sabotar o processo de cessar fogo.

Nilo

Lembra aquela briga de colegial que vc tinha sempre com aquele cara, saiam no tapa, xingava a mãe do outro, e sempre tinha um grandalhão para separar rsrsrs
O acordo é de paz, por enquanto um acordo para não se matarem, o grandão, tem suas razões, quer os dois Chihuahuas, na coleira, por duas razões do que cada um tem a oferecer e Trump quer.

Last edited 18 dias atrás by Nilo
Burgos

Boa tarde Leandro;
tem outra também, a base dos EUA é dentro de território Árabe, isso que o Irã fez abre precedente a todos os Países Árabes aliados a atacarem o Irã, a escalada só tem a tendência a subir na região, lamentável 😔
obs: indiretamente atacando os EUA eles não se deram conta que atacaram o Qatar 🤔

Mauricio

o Irã avisou o Qatar, além disso os sauditas se mostraram contra os ataques ao Irã, até porque eles ja viram que poderão ser os próximos.

Leandro Costa

Os Sauditas podem ser os próximos? Em qual universo paralelo? Você acha que realmente isso tudo é por causa de petróleo, né?

Burgos

Melhor perguntar em que mundo de Nárnia ele tá vivendo !!!😏🤣

Mauricio

Nárnia é bem melhor que o cercadinho com capim e cloroquina que vc passou nos últimos anos kkk

Santamariense

De novo o cérebro dicotômico se manifestando. Para teu raciocínio ideologizado, todos que pensam diferente de ti são bolsonaristas. Ora, vai cortar esse cabelo e tirar ele da frente dos olhos…talvez tu enxergue o mundo de maneira correta.

Carlos Pietro

Excelente.

Burgos
Last edited 19 dias atrás by Burgos
Mauricio

baseado na politica expansionista dos extremistas sionistas, eles falam disso tempo todo, raramente alguém vai ler o que eles defendem, geralmente em hebraico, na deep web e mesmo no Telegram tem muito texto, defendem abertamente a expansão para além das fronteiras da Cisjordania. Uma das frases que usam é “a paz não é uma opção, mas a guerra é um dever”. A politica de assentamentos judaicos na base da força, implementada desde os anos 2000 na Cisjordânia não foi ideia do Benjamin, o carniceiro, mas vem desdes fanáticos extremistas. O ex. premier Ehud Ormet ja falou disso algumas vezes abertamente… Read more »

Leandro Costa

Extremista tem em qualquer lugar. Inclusive no Brasil. Agora pensa direitinho num contexto em que jogue Arábia Saudita contra Israel. Digamos que os extremistas Israelenses, sedentos por expansionismo decidam fazer agora assentamentos na Arábia Saudita. O que ocorre à partir daí? Os Israelenses vão passar pela Jordânia, com quem nutrem relações não-odiosas a décadas? Investir em uma frota de desembarque para invadirem a Arábia Saudita pelo Golfo de Áqaba? Qual o tamanho da Arábia Saudita, seus exércitos e tal? Como reagiria o Egito e o resto do Mundo Islâmico se Israel decidisse que seria uma boa colocar os pés no… Read more »

Sergio

Leandro, tu tens uma paciência que olha…

Parabéns!

Mauricio

o extremismo hoje é governo, alias, desde o Sharon, a fundação de Israel é baseada no Sionismo, quem vem de Sion, a mescla da religião com a política, nao existe separação do estado de Israel e do extremismo, o único momento que teve uma rápida separação não durou tanto, pois mataram o cara que tentava racionalizar a questão da palestina, o Isaac Rabin em 1995, nao foi o Arafat nem o Hamas que nem existia na época, foi um colono judeu partidário da ideia central do Estado de Israel que vem desde Theodor Herzl.

Leandro Costa

Tá… e daí? E você acha mesmo que tudo que eu listei acima pode acontecer nos próximos 20 a 30 anos mesmo com todos esses radicais extremistas comedores de palestinos no café da manhã ainda no poder?

E você já ouviu falar no Knesset?

adriano Madureira

Quem garante?! no dia que a Arábia Saudita ficar entre os EUA e seus interesses,em um instante eles serão vistos como persona non grata,como vilões, e se eles estiverem pensando em um programa nuclear aí sim você verá que o amor e a parceria irão acabar… Desculpe mas acho que você é que deve estar pensando fora da realidade amigo… Amigos hoje inimigos amanhã, na geopolítica nada é improvável… A Arábia Saudita também está correndo atrás de um programa nuclear”civil”, quem garante que esse programa não irá incomodar alguém? Certamente o povo escolhido e lambido por Deus irá mostrar sua… Read more »

Leandro Costa

‘No dia que…’ Isso é o que chamamos de ‘futuro não-previsível.’ Ou seja, dentro de um espaço de tempo futuro que podemos vislumbrar, essa possibilidade não existe. Claro que tudo pode mudar. Em 50 anos o petróleo pode acabar. A região vai ficar igual à África? Ou já estão investindo em outras tecnologias rentáveis para se manterem ‘endinheirados?’ Daqui a 100 anos o Brasil pode ser a maior potência do Mundo, mas sem que mudanças radicais comecem à ser feitas à partir de hoje, isso é extremamente improvável também. E pode apostar que o programa nuclear civil Saudita vai passar… Read more »

Jagder

No DCE ainda ensinam que é por causa do petróleo. Não atualizaram a cartilha! Kkkk

Bosco

rsss
É por aí.
Têm que atualizar para “terras raras”
É a nova onda do pedaço.

Rodrigo

Qatar avisou que se sente no direito de atacar Irã pois violou sua soberania.

Fabio Araujo

O ataque do Irã foi jogo de cena, sabem que se os EUA entrarem para valer na guerra a coisa acaba logo, o Catar vai mandar alguns caças , vão atacar alguma área sem importância só para mostrar para seu povo que atacou e vai ficar por isso mesmo, o Irã não quer trazer para briga os países árabes, mal estão dando conta de Israel para ele faz um ataque pequeno, deixa o Catar atacar algo sem importância os egos vão estar satisfeitos e o Irã não trás novos inimigos para a briga!

Augusto Cesar

Você e muito engraçado Mauricio, kkkkkkkkk

Nei

Informação desmentida hoje, pois o próprio Qatar, informou que poderia retaliar o Irã pelo ataque em seu território.

Abner

Concordo cada 1 já fez o seu ataque/respondeu.
Irã tá ruim das pernas.
Israel tem de cuidar do seu povo/resolver seus problemas internos.
EUA fez a parte dele.
Agora é hora de terminar isso logo.

Irã entrega o urânio enriquecido a 60% ou mais para a Rússia, ONU ou enterra longe de qualquer um.

Israel resolver seus B.O

E cada um segue sua vida.

Sergio

Exato.

Consumo interno.

Danos mínimos e nenhum ferido.

A unica saída definitiva é a queda do regime dos aiatolas, que ainda tem apoio nas milícias fanáticas.

E são esses que não abrem espaço pra negociação.

O Povo do Irã está com a faca E o queijo nas mãos pra terminar com essa história.

Felipe M.

Dificilmente o regime cairá sem coturnos no terreno. “O Povo do Irã está com a faca E o queijo nas mãos pra terminar com essa história.” Não é bem assim. Apesar da divulgada insatisfação popular com o regime, é extremamente difícil a organização de alguma insurgência relevante contra um regime que conta com o massivo apoio das forças militares e paramilitares, especialmente em momento de conturbação, em que o regime pode fazer o que quiser, internamente, sem maiores repercussões. Além disso, supondo a queda do regime amanhã, como fica? Difícil ter alguma resposta para isso, especialmente com o que aconteceu… Read more »

Sergio

Infelizmente, incluindo aí, na dolorosa obviedade, nós aqui no Brasil , sem que os militares tirem a bunda da cadeira nenhuma tirania ou governo criminoso , já instalado ou em vias de, pode ser derrubado. O poder legislativo, seja lá ou em democracias frágeis como a nossa parece acometido de um estado de anomia assustador. Este seria o foro ideal para devolver à ou manter nossas sociedades a salvo de fanáticos ou psicopatas movidos por sede de vingança e poder absoluto. O povo, tadinho, tem que esperar que os soldados acordem. Veja que mesmo humilhados por Israel continuam cercando fileiras… Read more »

Last edited 19 dias atrás by Sergio
Marcelo

O interesse dos americanos é descarado,a mídia conta outra história !!!
comment image

Leandro Costa

Quais as empresas americanas explorando o petróleo Iraquiano hoje?

Felipe

Exxon, Chevron, Halliburton afora uma dezena de outras mais que participam de um consórcio, IPC (Iraq Petroleum Company), todas devem libações ao Dick Cheney.

Leandro Costa
Jagder

Infiéis conhecerão a fúria do Irã e seu divino líder Aiatolá.

Emmanuel

Até agora a fúria foi mais raivinha do que outra coisa….
rsrsrsrs

Rinaldo Nery

Diria que foi uma birra… O Irã não tem força militar pra nada.

Felipe

Pois é… Mas conseguem fazer bem mais que o Brasil. Numa guerra hoje o máximo que conseguiríamos fazer é lançar foguetes com 90km de alcance do Astros II.

Camargoer.

Olá Rinaldo,

Este conflito é tão imbecil quando a guerra na Ucrãnia

Carlos Campos

kkkkkkkkkkkkk ele tá mais enterrado que um lixo em aterro, e vamos ver a fúria dele? kkkkkkkkk mais fácil ele conhecer a fúria da População pelo fato do país esta sendo bombardeado

Burgos

Fúria travestida de covardia 😏
foram todos se esconder em bankers e nomearam supostos “testas de ferro” pra assumir a bronca.🤔🤦‍♂️

Jagder

Pelo número de joinhas negativos que tive, percebo que a galera não notou que eu estava sendo irônico.

Jacinto

Ironia é uma iguaria para poucos.

Kleber Peters

Faltou colocar o aviso:
Alérgicos, contém ironia.

Fica a dica para futuras postagens.

Jagder

Sempre esqueço

Nei

Se foi irônico, deixei de observar. Mas agora ciente.

Rodrigo

Fúria sim… o único estreito que tá fechado é o do forevis dele escondido embaixo da cama em um banner.

carcara_br

Se não vier de uma transmissão minimamente confiável, realmente, a qualidade só melhora com o tempo.

Gilson Elano

A furia do aiatolá que estou presenciando, é ele correndo léguas das virgens, que estão no céu, aguardando a chegada dele

Last edited 19 dias atrás by Gilson Elano
Santamariense

Gostei da ironia. Hehehehe

Afonso Bebiano

O regime iraniano passou mais de 40 anos rosnando e rangendo os dentes para EUA e Israel, prometendo-lhes um destino terrível.

Pronto, agora eles têm a chance de mostrar de que são capazes.

Mas eu acho que eles não confiam tanto assim nas próprias chances.

Nei

Ai! to lá, escondido.

Prometeu, prometeu e nem acertar o poderio militar de Israel, conseguiu fazer.

Em vez de atacar militares para diminuir sua capacidade de ataque, prefere jogar bomba em prédios civis, grandes centros populacionais, igual a Rússia.

Se a Rússia atacasse somente alvos militares, já teria avançado muito mais que aquele atoleiro que se encontra.

Carlos Campos

Não basta apanhar de Israel querem uma lapada dos EUA também

Last edited 19 dias atrás by Carlos Campos
Turco

Mas Isreal é puro EUA, sem ajuda dos Estados Unidos, Isreal não faz nada.

Carlos Campos

Pergunra para os líderes do IRGC antes dos ataques de Israel, ops, eles foram explodidos, além do país perder a defesa de grandes e média altura

Turco

Acho melhor perguntar dentro do Quartel do Mossad. Ironia a partes, não tem nenhuma novidade nas defesas Iranianas serem sucatas dos 80. A novidade é o infalível domo de ferro ser ser uma peneira de ferro tampando o sol.

Plínio Jr

Deveria saber que o Domo não foi projetado para interceptar mísseis balísticos , as defesas aéreas iranianas foram vaporizadas pelos israelenses, desde as sucatas dos anos 80 como toda a sua rede SAM que incluem S-300, Tor e muitas coisas de fabricação nacional..

A brincadeira para reconstruir a FA do Iran vai ficar bem cara…

Carlos Campos

Bom pelo seu comentário parece que vc não entende como funciona defesa anti aérea, não era o Domo de Ferro agindo ali, era o Arrow, THAAD, e Patriot, e funcionaram muito bem maior parte dos ataques foram defendidos, nenhum sistema funciona 100%, e esses sistemas se mostraram super eficientes, e o domo de ferro quando usado chega algumas vezes a ter 90% de sucesso, Irã usava vários mísseis, para que pelo menos alguns passem, causando dano mínimo comparado a quantidade de mísseis lançados, pronto agora vc aprendeu.
RECEBA INTELIGÊNCIA!

Nei

Iron Dome é utilizado contra ameaças de baixa velocidades (foguetes, drones).

De um google antes de escrever. Pede pra IA resumir se preferir.

Bosco

Tá! E daí?

Renato

Exato. Israel é uma espécie de porta aviões americano permanente naquela região, depende 100% dos states, não fosse isso já teria sido varrido para o mar mediterrâneo, não tem nada de terra santa e protegida como esses bitolados religiosos acreditam.
Tire essa proteção e tenta a sorte no 1×1 para ver se alguma reza brava vai resolver.

Lucio

Você só esqueceu que Israel não depende totalmente dos Estados Unidos e que Israel também tem importante industria de Defesa. Aliás foram os Estados Unidos que meio que copiaram o Iron Dome para fazer o mega projeto do golden dome.

Felipe M.

blz. Só que, no mundo real, ninguém se importa com nada disso.
Então, qual é a utilidade desse argumento? Se sentiu melhor ao escrevê-lo? Acrescentou bastante em sua vida?

Renato

Blz.. Assim como no mundo real também não dou a mínima para você e sua opinião. Mas provavelmente você tenha se sentido melhor em me responder. Talvez tenha acrescentado bastante em sua vidinha..
Então façamos assim, vou continuar com minha opinião, se não gostou, é só passar reto e ir cuidar da sua própria vida.

Thiago Santos

Me parece que o Qatar não gostou nem um pouco do ataque e já fala em direito de resposta.

Carlos Campos

Eles que se aliaram com essa corja, agora aguentem calados,

GuiBeck

Poisé, querendo ou não, o Irã atacou outro pais….

Lucio

O Xandão já deu 48 horas para o Catar se manifestar. O Catar mandou o Xandão se catar mas depois percebeu que ele é careca.

Augusto Cesar

Vixe agora lascou de vez para o Catar, kkkkk, se eles tivessem um porta aviões pelo menos.

Emmanuel

Rapaz… faz isso não.
O Irã está querendo voltar a se chamar Pérsia, só pode.

wilhelm

Nada a ver com o assunto, mas apenas uma correção: Pérsia sempre foi um nome estrangeiro para aquele lugar.

O nome “Irã” é muito anterior a revolução islâmica. Foi a própria dinastia Pahlavi que oficializou a mudança de nome.

carcara_br

Pronto, “teje retaliado”. Pra onde isso está indo?
Tá parecendo um grande plano pra permitir o fortalecimento do regime dos aiatolás, a naturalização de ataque a instalações nucleares e a disseminação de programas atômicos e de mísseis, só pode…

Last edited 19 dias atrás by carcara_br
Nilo

Se disser vc não vai acreditar, vou deixar alguns sensíveis nervosos. Resumindo, Trump é realmente muito mediatico, entre Trump e o Aiatolá, essa fanta é uva rsrsr

Eduardo Holanda

Como eu suspeitava, um mero ataque simbólico que não será o suficiente pra irritar o laranjão e ele retaliar. Tão dizendo até que esse ataque foi telegrafado.

Que bela fraquejada do iranianos mais uma vez contra os americanos. EUA destroem o programa nuclear e eles respondem com meros seis misseis. Mesma fraquejada que eles deram quando os EUA mataram o Soleimani. Veremos se os iranianos ficarão satisfeitos com sua ”retaliação” e o laranjão não aprontar mais nada.

Wellington

Iraniano é igual marido que bate na esposa, mete o terror dentro de casa, quando sai na rua, não tem força pra nada.

Camargoer.

Violência doméstica não é piada.

Existe outras metáforas.

Augusto Cesar

Mas nesse ponto eles estão certos, do que adianta agradar o ego, retaliar e depois ser destruído de vez? O melhor para o regime (isso não quer dizer que seja o melhor para o pais) e sobreviver e tentar lutar outro dia. Se eles não tem condições de continuar a guerra (e é o que estamos vendo, pois a cada dia que passa menos misseis os iranianos conseguem lançar) e melhor tentar um cessar fogo o mais rápido possível.

Walsh

Pelo visto, não satisfeito em apanhar apenas de um doberman, o pincher do oriente médio ainda quer chamar um rottweiler para entrar na briga.

MTHS

Embora aleguem ter notificado o Qatar previamente, o ataque não foi bem recebido pelo país, que declarou reservar-se o direito de responder diretamente, conforme o direito internacional. Esse aiatolá Ali Khamenei provavelmente não passa dessa semana vivo.

José 001

Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti versão II.

A versão I tentou levar o Oriente Médio para guerra junto com ele e deu no que deu, Iraque hoje só existe no papel.

Augusto Cesar

“levar o Oriente Médio para guerra junto com ele”, bem então isso conseguiu, pena (que para ele) não deve ter sido da forma que ele esperava, kkkkk.

JuggerBR

O real perigo é os homens-bomba que o Irã pode mobilizar, e utilizar urânio enriquecido nisso, bombas sujas explodindo pelo Ocidente e países alinhados.

Bigliazzi

Que ironia: persas atacando árabes – e mais interessante ainda é observar o posicionamento do Qatar diante dessa agressão. É natural esperar uma reação firme do mundo árabe diante de mais essa provocação dos persas.
Vale lembrar que os mesmos estavam por trás dos ataques de 7 de outubro contra Israel e, agora, atacam diretamente um Estado árabe. Que venha a retaliação. E, convenhamos, não seria difícil: basta enviar alguns caças e bombardear os alvos estratégicos no Irã – afinal, os céus iranianos parecem abertos a todos, menos a eles mesmos.

Nilo

Atacou as bases americanas.

Magalhaes

Em outro país….não em território americano.

George A.

Foi coreografado, o Irã avisou com antecedência ao Catar que ia disparar os mísseis, mostrou “moderação” tal aqual ano passado no ataque com drones à Israel e em 2000 respondendo pelo assassinato do general:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2025/06/23/ira-informou-catar-com-antecedencia-sobre-ataques-a-bases-dos-eua-segundo-new-york-times.htm

A ver como vai agir os EUA e que resultados teve a reunião entre iranianos e russos mais cedo.

Carvalho

E o Trump respeitosamente “agradeceu’ o aviso antecipado do ataque.
Salam maleikum !
Maleikum Salam !!

Alex

O  Qatar parece que vai retribuir o ataque do irã.

JuggerBR

Considerando que o espaço iraniano é a casa da mãe joana, Qatar vai poder passear livremente e escolher seus alvos.

Magalhaes

Uma boa opção aos F-15QA…vamos aguardar os próximos capítulos.

Rogério Loureiro Dhiério

Serão todos derrubados pelo avião Stealth iraniano, aquele que parece um “brinquedim”.

Aliás, por onde anda o Porta Drones iraniano?

Não seria uma ótima oportunidade para eles demonstrarem ao mundo as capacidades dessa belonave e das aeronaves imbatíveis?

carcara_br

Foram enviados mais de 1000 drones a 1500km de distância e destruídos via interceptação por mísseis, quero saber o segredo dessa eletrônica iraniana, ou é muito mais simples do que parece?

Eder Reis

Deste 1945 os EUA e o pais responsável por todas as guerras ou golpes de estado no mundo. O império usa da FORÇA para impor o seu modelo de liberdade e democracia. Hoje e o Irá (petróleo) amanha o Brasil ( floresta amazônica).

RPiletti

Colocando água no teu chopp, o Afeganistão 1.0 foi obra da URSS…

Carlos Campos

pode passar o Amazonas para os EUA, eu apoio

Lucio

Eu também. Melhor que o Lula passar ela para a França.

Carlos Campos

Olha dependendo de como vai ser ser parte da França não é ruim não, o Amapá sonha em ser parte da França, tem muito amapaense que coloca a vida em risco para chegar na Guiana Francesa, então melhor que o Brasil do norte deve ser.

Rodrigo

Qualquer um que assuma os custos e leva o Nordeste junto

Lucio

Que bom, pois o Modelo de democracia americano me permite:
-Liberdade de expressão, já não existente no Brasil;
-Liberdade de imprensa, já não existente no Brasil;
– Liberdade de empreender, relativizada no Brasil;
– Universidades com pesquisas de ponta, nenhum Nobel no Brasil;
-Poder de compra maior que o do real;
-Forças armadas respeitadas e potentes, de nível mundial.
Por que só a Amazonia??? Por que não Todo o Brasil? Assim a França quebra a cara pois o atual Governo é muito favorável à França.

Last edited 19 dias atrás by Lucio
sub urbano

Retaliação foi simbólica, portanto proporcional.

Iranianos foram avisados do ataque a Fordow, 2 dias antes. Americanos tbm devem ter sido avisados.

Nilo

Cuidado vc estão deixando os fanboys nervosos. Ontem alertei sobre a reunião entre diplomata iraniano com Putin depois passando na China, recado do Trump avisem ao Iran que queremos fazer negócios rsrsrs Esse homem ainda ganha o prêmio Nobel da Paz.

Heitor

Se Trump não retaliar, será visto como fraco.

Mauricio

em 2020 ele nao retaliou os misseis contra bases americanas.

Mauricio

O cenourão agora vai derreter com sua base de MAGAs celerados mentais. Quando os caixotes com soldados mortos começarem a descer dos cargueiros nos EUA, hummm.

Last edited 19 dias atrás by Mauricio
Lucio

Deixe de conversar besteira de alienado rapaz. O Irã não pode nem com o pequeno Israel, já não tem nem superioridade aérea e vem você com essa panfletagem barata de adolescente de DCE aqui.

Felipe M.

putz, podiam implementar exame toxicológico para comentar na trilogia.

Rinaldo Nery

Nossa, ele não pára. É muito sem noção. Acha que contribui com alguma coisa aqui. É um alienado.

GUPPY

Contribui, sim. Só que negativamente.

GuiBeck

Tenho conhecidos assim. Ficam repetindo asneiras de DCE, se acham ilustrados, ficam mandando os outros estudar, e acham que quem não pensa igual é bolsonarista ou “estrema-direita”… haja saco.

Rinaldo Nery

E acham que possuem uma superioridade intelectual.

Rodrigo

Os coitados dos iranianos não conseguiram arranhar a pintura de um muro na base americana…os iranianos tão morto..não aguentam mais

Guizmo

Vc agora vai ter que engolir sua raiva, não apenas com a expressão MAGA. Presidente Trump cunhou a expressão MIGA, kkkkkk. Tira as calças e pisa em cima

sub urbano

Não vou postar os links das imagens pq coment fica na fila da moderação. Mas elas estão no twitter, é só pesquisar.

  • Indícios q o Irã foi avisado do ataque: Fila de caminhões, 2 dias antes, na planta de enriquecimento de Fordow atacada pelos EUA e os incriveis B-2.
  • Indícios q Trump foi avisado do ataque: 34 aeronaves americanas deixaram a base do catar nos ultimos 2 dias. Nenhuma aeronave estava na base no momento do ataque.

Mesma coisa da Operação Martir Suleimani em 8 de janeiro de 2020.

Felipe M.

kkkkkkk o possível ataque às plantas subterrâneas do Irã estavam sendo especulados desde o dia 01 do conflito. Talvez tenham sido avisados. Ou talvez tenham se dado o trabalho de ler qualquer jornal estrangeiro cobrindo o conflito. E aí, é de se esperar que qualquer um tentaria diminuir os estragos de um eventual ataque.

Sergio Machado

Cada vez mais indícios que tudo tratou-se mais de um jogo de cena para consumo interno.
Já há relatos de boas fontes que os EUA informaram os iranianos que iriam atacar somente os 3 centros nucleares, dando tempo para Teerã evacuá-los. Agora, aviso antecipado do ataque a fim de evitar baixas.
Àqueles que comemoravam precocemente um Irã varrido do mapa acordaram hoje com os pesas trocando chumbo com Washington e Tel Aviv ao mesmo tempo. E com danos.

Mauricio

nao fala isso que o fã clube do cenourão vai dar uma brochada hoje de noite, haja terapia hormonal depois.

Sergio Machado

Torcida tem na realidade factual sua maior inimiga, mas isso é um problema deles.
O que de fato polui o forum é a torcida-patruha.

Jacinto

Já está chegando a hora de Israel declarar vitória e pensar em como vai manter a grama aparada no Irã – ou seja como vai fazer para não perder o domínio aéreo que estabeleceu e lhe permita atacar o Irã sempre que encontrar algo desagradável – como faz há anos na Síria e no Líbano.

Sergio Machado

O problema agora é que, mesmo com forte restrição de informação nos estragos e apoio midiático total, restou claro que a troca de chumbo é pesada com fortes estragos em Israel. Imagens e depoimentos deixou evidente que o Irã pode machucar feio a qualquer hora.
O pedido de arrego aos EUA desnudou a “situação sob controle”.

Jacinto

Cada um acredita no que quer, mas a realidade é a seguinte: Israel degradou substancialmente a capacidade do Irã produzir misseis balísticos enquanto que o Irã não degradou a capacidade israelense de o atacar. Isso, projetado no tempo estabelece que se Israel mantiver a grama aparada, o Irã vai se enfraquecer naturalmente.

carcara_br

Distância aí é um problema haja combustível, hora voo, área de busca. Talvez drones, mas precisariam de um esforço enorme mesmo com a solução mais barata. Mas concordo problema deles…

Fabio Araujo

Se o Irã começar a diminuir os ataques de mísseis contra Israel até parar quando o Irã parar Israel vai parar, e se o regime iraniano quiser permanecer no poder é bom pensar bem e começar a diminuir os ataques até parar para ter uma chance de continuar no poder.

Marcelo M

Esse é o melhor dos mundos. Irã sabe que precisa responder, principalmente para demonstrar força internamente, mas sabe que uma resposta que envolva alvos civis ou mesmo o território dos EUA ou outro aliado importante, acabaria por desencadear reações que colocariam em risco o próprio regime iraniano. Um ataque a bases miliares bem defendidas pode servir a ambos os propósitos. Mostrar força internamente, com baixo risco de provocar a ira do ocidente.

Fabio Araujo

Parece que foi outro ataque de faz de conta como o Irã fez anos atrás para “vingar” o Gen. Soleimani quando avisaram aos americanos que atacariam a base no Iraque mas atingiriam só áreas vazias e assim o fizeram e os americanos nem responderam ao ataque. Pelo que falam avisaram aos EUA e ao Catar que efetuariam o ataque, antes do ataque o Catar e o Emirados Árabes Unidos fecharam os espaços aéreos, a base já estava esvaziada e sem aviões os iranianos só mandaram 6 mísseis que foram abatidos, não houve nenhum dano e nem feridos, até pareceu tudo… Read more »

Carlos Campos

nesse ataque ai morreu 4 americanos, mas so divulgaram depois, os EUA tinha esvaziado quase tudo, pq descobriram o ataque em Irbil, Iraque.

GUPPY

Trump anunciou o cessar-fogo e posterior fim da guerra dos 12 dias, como ficará conhecido o atual conflito entre Israel/EUA e o Irã.

Camargoer.

Infelizmente, foram incapazes de sustentar o cessar-fogo

Espero que consigam retomar a negociação.

adriano Madureira

Esses ataques de hoje em dia são uma palhaçada! Agora tem até agendamento antecipado…

“Alô grande Satã?! Eu irei atacar suas bases no Qatar e Iraque, podemos marcar para antes ou depois do almoço ou do jantar?
Não esqueça de retirar suas aeronaves e o pessoal civil e militar,tenha um bom dia”…

Carlos Campos

Mas como assim, o colega disse que íamos ver a fúria do irã

Bosco

Carlos, Esse é o problema da permanência do regime no Irã. Os alucinados continuaram com suas narrativas fluídas e continuaremos a ter que ouvir que o dia que o Irã se enfurecer de fato com os sionistas eles irão riscar Israel do mapa com 20.000 mísseis balísticos lançados simultaneamente. Sem falar que com as centenas de caminhões basculantes que saíram de Fordo carregando milhares de toneladas de urânio enriquecido a 80% é questão de dias até o Irã ter centenas de bombas nucleares. E se isso não acontecer tem sempre a versão fluídica de que o Irã estava produzindo uranio… Read more »

Scudafax

Trump já agradeceu ao Irã por ter informado previamente sobre o local, horário e forma do ataque, de modo que incontinenti já declarou um cessar fogo entre Israel e Irã. Obviamente, o tempo estava com o Irã, uma vez que Israel não tem condições de travar uma guerra de atrito por muito tempo, tendo que manter domínio aéreo em um país que não faz fronteira. Ao Irã resta a lição aprendida: Cave mais fundo, sature o ambiente de defesas aéreas e mantenha uma força aérea capaz de negar o espaço ao oponente. Além disso, assine um acordo para limitar o… Read more »

Carlos Campos

 Irã, uma vez que Israel não tem condições de travar uma guerra de atrito por muito tempo: Não foi o que eu vi, Israel nunca pediu para parar só pediu aquele mostro de 15t para destruir Fordow, e estava aos poucos destruindo os lançadores, e não atacou a infra estrutura civil pq não quis, pois o Irã só fazia lançar míssil para se defender e a maior parte era abatida ainda bem alto na atmosfera, numa guerra de maior duração o regime iraniano ia cair sendo comido de dentro pra fora, pois em um país que já falta energia, imagina… Read more »

Scudafax

Basta ver a distância para entender que Israel não consegue sustentar a guerra por nem dois meses. Cada surtida Israelense precisa de duas horas pra chegar, duas horas de missão e já tem que voltar. Cada piloto fazendo missão de 6 horas, com reabastecimento todo dia? Em pouco tempo a disponibilidade dos caças vai comer parte da capacidade. Além disso, a quantidade de interceptadores é limitada. Obviamente que o Irã seria duramente afetado caso alvos civis fossem atacados. Como qualquer país…

Leandro Costa

Quanto tempo você acha que durava uma típica missão de escolta em um P-51 durante a Segunda Guerra Mundial? Seja na Europa, seja no Pacífico? Era mais ou menos isso aí mesmo, senão mais. Disponibilidade de aeronaves tem uma tendência à aumentar durante operações militares, ao mesmo tempo em que perdas por acidentes podem ser maiores.

Israel tem a quantidade de aeronaves e meios para tornar a campanha mais longa se quiser, afinal de contas não vão precisar manter o mesmo ritmo operacional do início da campanha, ainda mais com a defesa aérea praticamente toda destruída.

Scudafax

A Ucrânia tem 40 milhões de habitantes, o Irã tem 90 milhões.

Carlos Campos

Que ia ser caro para israel, ia, mas o Irã ia ser comido de dentro pra fora pelos motivos que eu já te dei, ou vc acha que a População ia endeusar o Regime Iraniano passando fome e sede, o Irã tem 90 milhões de pessoas que não querem morrer no Iraque enquanto a Força Aérea Israelense mata eles com bombas de fragmentação, pq Achar que essa população ia sair de navio e desembarcar em Israel é irreal, a Ucrania foi invadida pelo seu vizinho muito mais forte, a população quer lutar, e a Rússia está dentro da Ucrania, comparar… Read more »

Nativo

Agora nesta noite do dia 23/06/2025 o jornal da Record, informou que o Donald Trump, pediu um cessar fogo.

Sei não, mas acho que a elevação da reação do Iran, atacando bases americanas em países próximos e Rússia e China ameaçando se envolver no conflito, deu uma travada nos israelenses e americanos.

Guizmo

Kkkkk que elevação?!?! Irã tá morto, a China já avisou que não permitirá bloqueio do estreito de Ormuz e a Rússia, bem a Rússia só sabe falar, e falar, e falar……Putin já disse que os persas estão por conta

Andromeda1016

Foi troca de carinho entre os dois países. Brigaram para dizer que brigaram e assim salvar a cara de cada um, principalmente a de Netaniahu. O pior é que isso não significa que as coisa vão voltar a ser o que eram, pois linhas que deviam ser cruzadas foram cruzadas e isso desgasta cada vez mais a imagem de mocinho e coitado dos EUA e Israel respectativamente. Irã vai ter de buscar a bomba atômica de verdade depois dessa.

FERNANDO

Vocês estão atrasados, a guerra já acabou!

Camargoer.

infelizmente ainda não

Diego

Espero que essa insanidade pare logo, e que apareça um adulto na sala para coordenar um acordo, um cessar fogo ou algo semelhante.

Camargoer.

Minha torcida também é pelo imediato cessar fogo e a abertura de negociação de paz

Abymael2

Quando poderíamos prever que atacar e derrotar o Irã em 2025 fosse mais rápido e fácill do que atacar e derrotar o Iraque em 1991 e 2003? Sempre achei que o Irã fosse muito, mas muito mais complicado. A realidade não respeita bravatas e ameaças. Nem na época em que a URSS estava a ponto de ruir se viu uma superioridade bélica tão grande dos EUA sobre o restante do mundo. Só restou a China como um potencial rival que poderia fazer frente. A Rússia também estaria nessa posição, mas se atolou na Ucrânia e mostrou que os anos 1990/2000… Read more »

Jacinto

A forma como Israel conseguiu domínio aéreo sobre o Irã foi surpreendente. Até a Síria, no meio de uma guerra civil, conseguiu derrubar um F-16 de Israel em 2018 enquanto os iranianos não conseguiram derrubar nada relevante.

Eu tenho a impressão que conforme mais detalhes forem aparecendo dos primeiros dias da guerra haverá uma necessidade de reavaliar o impacto dos caças de 5ª geração. O F-35 realmente deve ter um papel de multiplicador de forças.

Scudafax

Israel não tem como vencer uma guerra de atrito, tendo que manter superioridade aérea dois mil quilômetros de distância. Um cessar fogo agora, não se iluda, tem mais relação com a disponibilidade dos caças israelenses e quantidade de interceptadores, além do dano econômico potencial em Israel.

Jacinto

E o Irã tem como vencer uma guerra em que não controla o espaço aéreo nem da própria capital? Pensa na realidade de Teerâ: uma região que passa há anos por um processo em que o consumo de água é maior do que a capacidade da natureza repor (leia-se: desertificação) e 70% da água potável em Teerã vem de 5 represas (Latian, Mamloo, Lar, Taleqan, e Amirkabir) que já estão bem abaixo da capacidade de represamento. O que aconteceria em Teerã se Israel fizesse como os russos fizeram na Ucrânia (e os aliados fizeram na 2ª Guerra) e atacasse estas… Read more »

Scudafax

Depois de 20 anos de guerra no Afeganistão os EUA conseguiram substituir o Talibã pelo Talibã. A estratégia é resumida na frase afegã:

“You have all the watches, but we have all the time.”

Last edited 18 dias atrás by Scudafax
Jacinto

Perdoe-me, mas o que há de semelhante entre uma guerra em que não existe um único soldado de infantaria envolvido e uma guerra em que houve a ocupação de todo um país por tropas?
Nem os objetivos são os mesmos, Israel não quer implantar democracia (que apenas um regime amigo), não quer reconstruir o país (na verdade quer é destruí-lo).

Abymael2

O espaço aéreo do Irã virou uma Casa da Mãe Joana com apenas duas semanas de bombardeio. Até um 747 israelense (caso tivessem) poderia sobrevoar Teerã hoje e sair ileso. Em apenas duas semanas, nem os céus de Bagdá se tornaram tão amigáveis aos atacantes. E olha que o Iraque enfrentou uma coalizão, não um país apenas. Fico imaginando o que ocorreria com o Irã se Israel prolongasse o bombardeio…não haveria risco de guerra de atrito porque não haveria necessidade de Israel invadir. Bastaria a IDF martelar mais algumas semanas que o governo iraniano ruiria sozinho, porque não sobraria um… Read more »

Bosco

Mas, Scuda…
E aqueles 20 mil mísseis que o imperador Xerxes Khamenei disse que iria lançar sobre Israel?
Flopou?
Faltou pólvora?
Rsss

Camargoer.

Olá Bosco.

Eu vi uma entrevista com o porta voz do exército de Israel… Um.portugues perfeito com sotaque do Rio… Ele mencionou os 20 mil mísseis.

Abymael2

Eu vi essa entrevista na GloboNews.
O rapaz (Rafael Rozenszajn) fala português melhor que muito brasileiro rsrs

Eduardo Holanda

O regime iraniano terá mais coisas para se preocupar de imediato no pós-guerra antes de tentar construir uma bomba nuclear. Especialmente a recuperação da infraestrutura tanto civil como militar e lidar com os grandes impactos econômicos da guerra, além de conter uma população altamente insatisfeita e furiosa por causa da guerra e basicamente depois de todo esse sofrimento, o regime aceitar um cessar-fogo depois do programa nuclear ter virado cinzas pelos EUA e Israel ter assassinado quase todo o comando da Guarda Revolucionária Iraniana, além de uma centenas de outros membros, assassinado dezenas de cientistas nucleares e destruir uma boa… Read more »

Last edited 19 dias atrás by Eduardo Holanda
Scudafax

Não achem que em Israel está sendo um passeio no parque:

“This feels like one long day, it’s non-stop,” said Liat, the CFO of an entertainment firm in Tel Aviv, as she surveyed the destruction. “You have to go to the shelter three or four times in a day. We want to go back to regular life, to have fun again.”

https://www.theguardian.com/world/2025/jun/23/ramat-aviv-tel-aviv-israel-iran-bomb-strikes

Scudafax

Leiam com atenção:

Liat said: “This war has to end. It’s been almost a week and a half and its enough. When the Houthis would strike us, we would stay in bed, it wasn’t scary. But buildings are collapsing, you think: ‘It could be me.’”

Scudafax

Sortidas diárias de dois mil quilômetros não são sustentáveis por muito tempo.

Bosco

Pelo menos os israelense não gastam um caça pra cada bomba lançada.
“Sortidas diárias de dois mil quilômetros não são sustentáveis por muito tempo.”
A Azul, a Gol e a LATAM discordam.

Jacinto

O que não é sustentável é o ritmo inicial quando estavam fazendo centenas de surtidas por dia. Mas com o tempo, a quantidade de alvos estruturais vão diminuindo, bem como as defesas aéreas, o que permite a redução na utilização de aviões e o aumento na utilização de drones. Apesar do cessar fogo, deveremos ver contínuas operações de drones de Israel sobre o Irã, inclusive para verificar o estado da defesa aérea.

Leandro Costa

Eu fiquei impressionado com a mídia estatal Iraniana em suas declarações sobre o cessar fogo. De verdade. Algumas retiradas da BBC: “State TV has said that reports indicate some areas of Tehran have seen the most intense air defence clashes tonight since 13 June. But at around 4am, the explosions seemed to stop, some residents told the BBC. Iran’s foreign minister, Seyed Abbas Araghchi issued a 4am deadline for Israel to stop its attacks on X, and thanked the armed forces for continuing to “punish Israel for its aggression…until the very last minute, at 4am.” E antes: “‘The military operations… Read more »

Groosp

O Irã só vai deixar de ser uma ameaça se houver mudança de regime mas parece que o Trump vai jogar essa oportunidade no lixo.

George A.

O regime vem perdendo popularidade há anos, tendo inclusive a eleição do novo presidente mostrado isso, insistir numa guerra só faria o povo iraniano se unir pela bandeira e eventual queda dos Aiatolás por via militar só levaria ao caos, essa opção nunca foi realista e deixar a história seguir seu curso parece mais recomendável pra isso, até pelo choque que tudo o que rolou vai ser pra imagem do regime não só na região como dentro do país.

Camargoer.

A pergunta mais importante é sobre a legitimidade de outro país atuar par derrubar um regime.

O mais grave é quando uma democracia declara publicamente sua intenção de faze-lo.

George A.

No caso dos EUA fazem isso desde priscas eras.

Camargoer.

Pois é..

Os EUA tem muitas coisas boas e que merecem admiração e respeito

Por outro lado, a politica externa deles causa vergonha e até indignação. È esquisito como o discurso democrático dos EUA ignora os retrocessos de sua sua política externa.

Eu não sei se é cinismo, ignorância ou ideologia.

Groosp

Alguma vez existiu isso?

Groosp

O regime vai resolver o problema da impopularidade como sempre resolveu: matando os opositores. Mataram milhares para reprimir os protestos que se seguiram ao assassinato daquela menina que usou o véu de forma errada e eu fico imaginando o que está por vir se o regime não cair.

George A.

E depois disso perderam a eleição mais recente, revolta lá é pq essa geração não conheceu o país antes da revolução islâmica (conseguia ser pior do que hoje) e a qualidade de vida de lá só piorou nas últimas décadas, é algo bem generalizado, uma hora não vai ter repressão que dê jeito.

Seguem alguns textos sobre o assunto, uma entrevista com uma pesquisadora sobre o tema, uma matéria da BBC ouvindo jovens iranianos e o panorama sobre as últimas eleições de lá:

https://www.cartacapital.com.br/mundo/iranianos-querem-a-queda-do-regime-mas-nao-por-maos-estrangeiras/

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c056z49q511o

https://www.poder360.com.br/internacional/novo-presidente-do-ira-masoud-pezeshkian-promete-reformas-sociais/

Groosp

O povo só vai poder escolher entre seis e meia dúzia. Os Aiatolás exercem poder através da IRGC que controla pontos chaves da economia. Eles controlam inclusive as fronteiras, ganhando dinheiro com o contrabando. Isso garante uma boa qualidade de vida para seus membros e por isso não largarão o osso, mesmo que isso signifique matar milhares de pessoas desrmadas.

Leandro Costa

**** OFF TOPIC *****

As três primeiras aeronaves do Museu Asas de Um Sonho já estão sendo transferidas para o Campo de Marte para o Museu Aeronáutico Paulista para estrearem a exibição, antes da abertura do Museu na LABACE desse ano agora no início de Agosto. Vão primeiro o Spitfire, o F4U e o Bf-109. O P-47 do MUSAL também vai para lá. Qual dos P-47 eu ainda não sei, mas algumas aeronaves que eram do MUSAL também vão para lá. Já sei que vou ter que dar um pulo em Sampa nas férias.

Camargoer.

Olá Leandro.

Quando faltam que o museu iria reabrir em S.Carlos, havia proposto organizar um encontro aqui.. agora seria legal alguém de S.Paulo sugerir algo.. encontrar em uma churrascaria ou outro lugar legal para almoçar e daí todo indo ir ver os aviões.

Daí a gente até imprime uns crachás com os apelidos…

Guizmo

Tem uma churrascaria ao lado do Campo de Marte

Camargoer.

Opa.. vamos organizar. Vai se divertido

Bigliazzi

Na guerra de narrativas, o Irã segue implacável e inigualável. Mas, no confronto real, não passa de um alvo — grande, vulnerável, suculento… e patético.

George A.

Tem que ver tbm que superestimar o poder do Irã servia aos interesses do próprio pra projetar poder na região, mas tbm aos da extrema direita israelense pra vender a idéia de Israel rodeado de inimigos ferozes e ameaças existenciais, como defendeu um artigo que li no Guardian dia desses, é um papel parecido com o que Cuba tinha no imaginário na Guerra Fria.
Acho que isso fica enfraquecido a partir de agora.