Lockheed Martin anuncia avanço estrutural no C-130J Super Hercules e estende vida útil da aeronave em 40%

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Paris, 18 de junho de 2025 – A Lockheed Martin revelou hoje, durante o Paris Air Show, resultados inéditos de testes estruturais no C-130J Super Hercules, seu consagrado cargueiro tático. A empresa anunciou que a estrutura das asas da aeronave demonstrou desempenho acima das expectativas, aumentando em quase 40% a vida útil projetada do avião e consolidando o C-130J como o mais durável e confiável da sua categoria.

De acordo com a fabricante, os testes validaram que a asa do C-130J pode resistir a 125% de sua capacidade máxima de projeto mantendo a integridade estrutural. O resultado mais significativo foi a elevação da expectativa de vida útil das asas centrais — de 90.000 para 122.500 horas equivalentes de voo — quase o dobro da especificação original da estrutura anterior, que era de 45.000 horas.

Desde 2009, todas as aeronaves C-130J em produção passaram a incorporar a asa com Vida Útil Estendida (Enhanced Service Life – ESL), cujo centro estrutural é a “caixa da asa central” (center wing box), responsável por absorver a maior parte das tensões da fuselagem. O recente programa de testes de durabilidade, conduzido com recursos da Força Aérea dos EUA e da Real Força Aérea Canadense, utilizou uma fuselagem completa com asas fornecida pela USAF e simulou anos de operação em condições reais.

C-130J

“O resultado redefine os limites do possível para o C-130J,” declarou Rod McLean, vice-presidente e gerente geral da divisão de Mobilidade Aérea e Missões Marítimas da Lockheed Martin Aeronautics. “Já consagrado em operações desafiadoras, o Super Hercules reafirma sua posição como padrão de confiabilidade, segurança e excelência. Foi projetado para entregar desempenho — e para durar.”

Mais de 560 unidades do C-130J já foram entregues para 28 operadores em 23 países, com a frota mundial acumulando mais de 3 milhões de horas de voo. A aeronave é certificada por mais de 20 autoridades aeronáuticas ao redor do mundo, reafirmando seu papel como a principal escolha global em transporte aéreo tático militar.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site oficial da Lockheed Martin: www.lockheedmartin.com/C130.

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Vertigo9

Tem que correr mesmo o KC390 ta na area

Palpiteiro

Está parado amarrando o tênis.

Koprowski

“reafirmando seu papel como a principal escolha global em transporte aéreo tático militar”…kkk

Luís Henrique

Aeronave velha e datada.
Leva surra do C-390.

Carlos Campos

Embraer já tirou alguns bilhões em vendas da LM, só quem vai comprar C130 é quem é muito próximo dos EUA, UK, Japao, Australia, Canadá, NZ talvez Alemanha

Last edited 25 dias atrás by Carlos Campos
Tapiocajp7

Exato. Quem tem um KC-390, tem uma plataforma que entrega mais e os vizinhos vão fazer o que ? Vão ficar com o pior ou vão fazer a melhor escolha ?

Santamariense

Além dos EUA, o C-130J, em todas suas versões, é usado por Arábia Saudita, Argélia, Austrália, Bahrein, Bangladesh, Canadá, Catar, Coréia do Sul, Dinamarca, Egito, Filipinas, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Iraque, Israel, Itália, Kwait, Líbia, Nova Zelândia, Noruega, Omã e Tunísia.

Palpiteiro

Quem compra deve pensar no que estará operando em 2060.

Fabio Araujo

Mesmo que o KC-390 seja mais moderno e tenha melhor custo benefício o C-130J ainda é um excelente avião. Essa modificação vai ser implementada nos aviões já em operação?

Mauricio

KCzão da Embraer, mais rápido e leva mais carga. Fim de conversa.

Wilson

Sem dúvida é um ótimo avião e ainda vai vender muito. Sei que muitos criticam o C-130 para “levantar a bola” do KC-390 mas, a grande dúvida, é se o avião Brasileiro vai ser tão longevo quanto o Hércules.

Fawcett

De fato o C-130 é um bom avião, mas ele durou tanto tempo em serviço porque ele nunca teve um concorrente no ocidente em sua categoria e também porque os americanos produziram milhares de unidades. A longevidade da sua linha de produção é similar à da Kombi aqui no Brasil: um produto conhecido, sem concorrência, com muitas peças de segunda mão disponíveis no mercado, etc. Não creio o KC-390 dure tanto tempo, pois há alguns concorrentes ainda na fase da prancheta e porque a Embraer não pode se acomodar já que ela não tem um grande mercado garantido, como é… Read more »

Santamariense

Esse é um bom questionamento. O C-130J entrou em operação em 1999, tendo portanto 26 anos de vida operacional pelo mundo. O KC-390 entrou em operação em 2019, ou seja, são 20 anos de diferença. Se em 2045 o KC-390 continuar vendendo, como C-130J continua (mesmo que sejam vendas bem menores que antes), acredito que poderemos dizer que sim. Não podemos comparar números de produção, pois será bem difícil o avião brasileiro superar o norte-americano nesse quesito, mas isso não é demérito. Talvez os números do Millenium dêem um pulo se conseguir vender para a Índia e até para os… Read more »

GuiBeck

Outra pergunta que faço é se o KC vai ser tão versátil a ponto de permitir o reabastecimento de helicópteros e operação na Antártida, coisas que, a meu ver, só o C130 está definitivamente provado, muito embora o KC seja evidentemente superior. A acompanhar.

Guga

A pergunta que não quer calar…. qual será o valor em horas que o KC tem de vida útil?

Filipe Prestes

Acho curioso como a LM fala da extensão da vida útil das asas mas omite sobre o restante da fuselagem. Asas “novas” para uma fuselagem “véia”.

Palpiteiro

As asas sofrem mais fadiga. O limitador da vida útil neste caso é a asa.

Pestana

Onde a asa é fixada?
Agora quem fixa a asa no charuto ( corpo do avião).
As tensões axiais, torsionais e de flambagem aplicadas nos parafusos são maiores que as tensões do limite de escoamento aplicadas nos locais mais críticos da asa.
Mecanicamente falando os parafusos são muito mais solicitados.

Palpiteiro

Esse ponto é superdimensionado. Trocar parafuso é bem mais simples e barato.

Gabriel

Opala 2025

Leandro

Caravan….

Observador

Parece que o que eles achavam improvável começou a acontecer, KC-390 começou a fazer algum burburinho, apesar da margem de vantagem deles ainda ser grande dadas as décadas de sucesso de vendas.

António Rodrigues

Faz lembrar aquele provérbio.
Os cães ladram e a caravana passa, ou seja, a LM faz propaganda e o 390 vai entrando no mercado, devagar devarinho se vai ao longe.
Se eles não se sentirem ameaçados porque razão só agora vêem com essa??

Tallguiese

Não adianta fazer cambiarra, uma hora eles vão ter que se tocar e fazer C-390 sob licença

Tio Velho Comuna

Beleza! Mas continuo preferindo o C-390!