Lituânia escolhe o C-390 Millennium da Embraer para fortalecer sua prontidão militar
Image from an airplane of Aspen Mountains
- Decisão estratégica, que abre caminho para a aquisição de três C-390, marca um passo significativo no aprimoramento da prontidão operacional e da interoperabilidade da Lituânia com outros membros da OTAN
- O acordo incluirá cooperação industrial que fornecerá capacidades de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão), co-produção de peças e parcerias com institutos de pesquisa
Paris, Le Bourget, 18 de junho de 2025 — O Ministério da Defesa Nacional da Lituânia anunciou a seleção do Embraer C-390 Millennium (NYSE: ERJ/B3:EMBR3) como a aeronave de transporte militar de próxima geração do país.
Esta seleção marca um passo significativo no aprimoramento da prontidão operacional e da interoperabilidade da Lituânia dentro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e abre caminho para o processo de aquisição que seguirá todos os procedimentos legais de acordo com a legislação lituana.
“Estudamos cuidadosamente diversos modelos de aeronaves de transporte militar disponíveis no mercado e nossa avaliação mostrou claramente que o C-390 Millennium é a plataforma ideal para atender aos nossos requisitos operacionais militares. Portanto, a Lituânia selecionou a Embraer para avançar nas negociações e esperamos finalizar o contrato de aquisição nos próximos meses”, disse Loreta Maskaliovienė, Vice-Ministra da Defesa Nacional, da Lituânia.
“Estamos honrados por termos sido selecionados pelas autoridades lituanas. Esta seleção reflete o compromisso da Embraer em fortalecer as capacidades de defesa de seus parceiros na Europa. Nesse sentido, o C-390, com sua versatilidade, desempenho e interoperabilidade com a OTAN, é a plataforma ideal — prontamente disponível para realizar as missões mais exigentes”, afirma Bosco Da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O C-390 Millennium é uma aeronave de última geração projetada para operar em ambientes austeros e sob condições exigentes, oferecendo velocidade e capacidade de carga útil superiores, e flexibilidade de missão.
Este acordo posiciona a Lituânia entre o crescente número de aliados europeus e da OTAN, incluindo Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca, Suécia e Eslováquia, que também escolheram o C-390 para modernizar suas forças aéreas. Ao adotar o C-390 Millennium, a Lituânia aprimorará significativamente suas capacidades operacionais, ao mesmo tempo em que se beneficiará do ecossistema e das sinergias presentes na Europa em termos de suporte e treinamento.
Desde que entrou em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 Millennium provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.
O C-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho. A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento aéreo (AAR), com a designação C-390, já provou sua capacidade tanto como reabastecedora quanto como receptora, neste caso recebendo combustível de outro C-390, utilizando pods instalados sob as asas.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, e fornece serviços e suporte pós-venda aos clientes.
Desde sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros anualmente.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer

A fila tá ficando maior, quem demorar pra fechar contrato vai ter de esperar mais pra receber o super KC390.
Aí vai depender do próximo grande contrato, o que deve vir com a segunda linha de produção, a primeira fora do Brasil. Alguns apostam em Índia, outros em Arábia Saudita, outros em algum país europeu como a Polônia. Seja onde for, uma segunda linha de produção permitirá entregas mais rápidas.
Acho que depois da rasteira da LOT na Embraer, a Polônia não deve receber mais toda aquela proposta por offset não. Além disso, acredito mais em Arábia Saudita, EAU ou Índia pra essa segunda linha. Os poloneses encomendariam algo ao redor de 10 unidades, nada que justificasse uma linha por lá. Ter um pé na Índia e na AS, sobretudo civil, é o pulo do gato dos contratos do KC, e faz todo sentido que seja por lá e não na Europa onde o fator político tá entubando o A-220.
exato
Creio que são coisas diferentes, ainda que a LOT seja uma estatal.A força aéra polonesa opera 4 C130 antigos. Talvez eles gostariam de adquiri 3 ou 4 C390. È uma boa venda. Eu não sei o que a Airbus ofereceu para a LOT. Talvez um centro de manutenção que atenda toda a Europa para o A220. É uma excelente contrapartida. Talvez as condições de financiamento europeu sejam mais vantajosas. A LOT é uma estatal mas tem que competir no mercado de aviação civil que é muito agressivo. Não espero que escolham o C390, mas também não descarto a possiblidade. Acho… Read more »
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Polônia escancarou que foi questão política, Lula ao lado de Putin no eventos dos 80 anos do sei lá o que na Rússia. Ela fechou já com Airbus já era 2,8 bilhões de dólares em pedidos para Airbus, mais de 20 aeronaves.
Apenas alguém bastante mal informado sobre a política externa brasileira condicionaria um contrato deste tamanho a um suposto alinhamento brasileiro pró-Rússia Claro que é preciso lembrar que o Brasil é membro fundador dos Bricos, junto com a Russia, China e África do Sul.. isso muito antes da guerra da Ucrãnia Seria uma tolice o Brasil ignorar o Brics e m função da guerra lá, como seria uma tolice ignorar o Mercosul por causa de MIlei O Brasil compra diesel da Russia porque está mais barato e porque o país só adota sanções aprovadas pelo CS da ONU, Provavelmente, se a… Read more »
Eles estão no direito de decidir o que quiser, simples assim. Brics é quase tudo ditadura..
Olá Rodrigo O Brics nada tem a ver com alinhamento político ou alinhamento militar. É um alinhamento econômico de países que tiveram um enorme crescimento econômico e são colocados na periferia das decisões econômicas É só retomar as razões de criação do Brics em 2006.. há quase 20 anos. Seu principal órgão executor é um banco de financiamento restrito aos países membros do Brics+ O G20, que foi o grande responsável pela contenção da crise de 2008 também inclui várias ditaduras, inclusive a Arábia Saudita. O atual contexto de guerra tarifária contra a China e as sanções contra a Russia… Read more »
Acho que ninguém liga se é ditadura ou não. Os Brics são um bloco econômico, onde quem impera são o dinheiro e os negócios.
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Nunca te podes esquecer da história e tudo o que se relaciona com ela. O Pacto Molotov / Ribbentrop foi um tratado que nenhum russo gosta que se recorde porque a II GG começou em 1939 com a invasão da Polónia mas para os russos apenas começou em 1941 com a operação Barbarossa e o Pacto dividia a Polónia em dois e a Alemanha ficava com a metade ocidental e a URSS ficava coma metade oriental, quando a Alemanha nazi invadiu a Polónia os Soviéticos ocuparam a parte oriental dando a entender aos poloneses que apenas queriam impedir a conquista… Read more »
então.. Após a revolução russa no fim da I Guerra, a recém fundada URSS assinou um armistício em separado com a Alemanha. É preciso lembrar que o Guilherm II autorizou e financiou o retorno de Lenin exatamente para provocar uma revolução que derrubasse Nicolau II. Deu certo, mas a URSS perdeu um enorme território para a Alemanha Naquele contexto, tropas dos EUA e da Inglaterra (não lembro se francesas também) lutaram ao lado do exército branco, mas o exército vermelho de Trotsky venceu a revolução. A URSS foi deixada de fora do tratado de Versalhes e o território que havia… Read more »
Por momentos pensei que iria ler que a culpa é toda da Ucrânia e que a Rússia não tinha invadido a Ucrânia e também em lado nenhum me recordo de ter escrito algo acerca do boicote europeu ao Brasil, apenas falei em casos específicos que aconteceram na Europa e que fizeram muitas vitimas devido ao imperialismo russo e não voltarei a falar nisso, em muitas regiões da ex-URSS foram deportadas pessoas nativas e em seu lugar foram colocadas russófonos e que o que os russos fazem pode-se considerar genocídio do povo ucraniano já que proíbem a língua ucraniana, proíbem a… Read more »
Esqueci-me de Leon Trotsky cuja a sua grande vitória foi ter sido morto por partidários de Estaline, no México
Não confunda correlação com causalidade.
80 anos da vitória sobre os nazistas e fascistas! A FEB contribuiu para essa vitória! Não foi qualquer coisa não! Para além do uso político que fazem da data, o feito é digno de ser rememorado até hoje por eles e por todos que participaram do esforço de guerra com sangue e suor!
por esse pensamento , acho mais positivo
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Discordo de todos os seus apontamentos, aliás esta sua clara militância politica é muito chata . As vezes fico na duvida por que vc também nao é bloqueado com os seu comentários politicos bem tendenciosos
Seria uma grande contribuição para o debate se vocẽ listasse os pontos que discorda e apresentasse o contraponto.
Talvez eu perceba que estava equivocado. Eventualmente estou certo, eventualmente estou errado. O contraponto é parte do debate.
“O contraponto é parte do debate.”
E a soberba é a marca registrada de seus comentários.
Chata é essa clara perseguição que este comentarista sofre em quase todas as suas postagens, coisa de criança ou de gente que coloca ideologia acima de qualquer coisa.
E na maioria das vezes são comentários que acrescentam informação.
Isso só demonstra a clara preferência das pessoas de viverem em bolhas.
Eu ficaria de olho na Opção de +10 aeronaves pelo governo português. Creio que até para segurança de PI o ideal fosse fincar uma segunda linha em terreno Lusitano. Ainda que o passado histórico os condene, o importante é Royalts sejam pagos aqui.
Difícil a Polônia comprar o Kc-390 com esse dito “presidente”. Talvez só depois das eleições, eles não vão comprar de um simpatizante russo
Não teria tanta certeza assim…..a Lituânia tb sente-se ameaçada pela Rússia e acabou de encomendar o KC-390.
Não é porquê a Embraer perdeu uma concorrência para a Airbus que isso signifique que o KC-390 não possa ser vendido na Polônia…..independente de quem for o presidente do Brasil….
Também penso assim. As avaliações, negociações, contratos.. tudo isso leva bem mais que um mandato. Existe duas situações.. presidentes, ministro e reis ou rainhas fazem o lobby por suas empresas. Acho que era o Sarkozy fez lobby pelo Rafale tanto com Lula quanto com Dilma. O casal real da Suécia visitou o Brasil… Obama fez lobby pelo F18.. A outra situação é quando o mandatário prefere ficar de fora. Ainda no Fx2, não lembro do governo russo fazer lobby ou do primeiro ministro inglẽs defender o Typhoon naquela licitação. Acho estranho que um país decida ir contra seu interesse por… Read more »
Exato…..influência política existe…..mas os critérios para a compra de aviões, tantos civis como militares, são inúmeros…..é algo que leva tempo, paciência e muitas negociações….
Me lembro que vários comentaristas aqui escreveram, que os EUA nunca permitiriam que países membros da OTAN comprassem o KC-390….que haveria embargo….pressões e etc….
Estamos vendo que a realidade é bem diferente.
Vocês vivem no mundo da Lua e não conhecem a realidade europeia e os países da Europa Ocidental são mais tolerantes dos que os outros que são mais radicais porque viveram sob o julgo soviético
A vista daqui é linda.
Acredito que esteja mais relacionado a acesso a financiamento maís atrativo e a balança comercial com os EUA.
É que pra esse pessoal que não tira essa dicotomia política besta da cabeça, tudo se trata de torcida de futebol.
Eles acham que no fim das contas decisões importa nega como essa são tomadas levando em consideração o afeto que os chefes de estado sentem um pelo outro
Não adianta argumentar. Tem uns chatos que só entram para arrumar um jeito de criticar o presidente q eles não gostam.
A Embraer e a Airbus são empresas privadas. Elas é que têm que se esforçar para vender seus produtos.
Um canal de uma tv polonesa apenas se refere que a Embraer foi rejeitada da licitação e como não sou jurista interpreto como tendo sido afastada do concurso https://www.youtube.com/watch?v=rD2a4nYERKM&t=127s, mas qual a razão do afastamento, não sei dizer, mas pesa muito a visita de Lula a Moscou em maio, o Pacto Molotov Ribbentrop ou ainda o Massacre de Katyn
senta lá Claudia…
Não sei pq te negativamente se Polônia já falou que foi por causa da posição política do Brasil.
Nos mostre a sua fonte que diz que a Polônia escolheu o A220 por causa da posição política do Brasil??
Depois da invasão da Ucrânia não existem encomendas.
Veja o que é o Massacre de Katyn, o que é o Pacto Molotov Ribbentrop, recorde-se de quem afirmou que a vítima é tão culpado como o agressor e veja também quem ajuda a Rússia comprando diesel com desconto. Consulte também o comportamento das galeras russas e polonesas quando as seleções se encontraram
“Veja também quem ajuda a Rússia comprando diesel com desconto.”
A própria Europa, através da Índia, que compra com desconto dos russos e revende para eles. Sendo que, em 2024, a França foi o segundo país da União Europeia que mais comprou da Índia.
Então a Europa ajuda a financiar a Rússia na invasão da Ucrânia.
https://www-thehindu-com.translate.goog/business/Industry/india-imports-49-billion-worth-of-russian-oil-in-3rd-year-of-ukraine-invasion/article69261150.ece?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc
Todo o mundo sabe que a India e a China compraram combustíveis russos como nunca tinham feito antes e isso acontece porque exigem descontos no preço. Que petróleo refinado na Turquia venha para a UE misturado com petróleo do Oriente Médio isso já era conhecido, mas de qualquer forma a UE pagava à Rússia diariamente 900 milhões de euros por combustíveis que agora não compra, e apenas 13% do petróleo refinado corresponde a uma gota no oceano de necessidade europeias no que respeita a combustíveis e ao fazeres referência à França é sempre bom não te esqueceres que a India… Read more »
Há um equivoco em seu argumento sobre o Brasil comprar diesel da Rússia. 1) o Brasil não está em guerra com a Rússia, então não há problema de manter comércio com a Rússia. 2) o Brasil mantém comércio com países em guerra, inclusive o Brasil tem comércio com a Ucrânia. 3) o Brasil só aplica sanções aprovadas pelo CS da ONU. O Brasil mantinha relações diplomáticas com a África do Sul durante o apartheid, mantinha comércio e aplicava as sanções determinadas pela ONU. A mesma coisa com o Iraque. As sanções aplicada contra a Rússia foram determinadas pelos EUA. Por… Read more »
Primeiro equivoco Vivo na Europa e que eu saiba a UE não está em guerra com ninguém, apenas sancionou economicamente um país que violou a carta das nações unidas ao invadir um país soberano, embora haja quem não aceite o “país soberano” Desde quando é que o CS funciona? Alguém seria capaz de aplicar uma sanção à Rússia sem que esta não vetasse? Para uns casos existe a carta das nações unidas como é exemplo a aplicação de sanções apenas decretadas pelo CS, mas para invadir outro país livremente, já não é necessário a carta da ONU. Concordo que deve… Read more »
Camargoer lê o comentário abaixo de onde existe um link do qual extrai este paragrafo
“Além disso, uma visita do presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, a Moscou em maio, para comemorar o 80º aniversário do fim da Segunda GUerra Mundial, foi mal recebida na Polónia, um país que é crítico ferrenho da invasão da Ucrânia por Vladimir Putin, disse Cunningham”.
Questionado o CEO da LOT, Michal Fijol se esquivou à pergunta e agora interpreta como quiseres
Carlos, Espero que você esteja feliz morando na Europa. Talvez em breve eu consiga um afastamento para ficar um ano ai. Seria sensacional Sobre as sanções, a diretriz da política externa brasileira sobre sanções segue as decisões do CS da ONU pelo menos desde a promulgação da CF88. Cada país tem a sua diretriz de política externa. A diretriz do Brasil é simples e compreensível. Como as diretrizes de política externa brasileira estão na CF88 como cláusulas pétreas, somente uma nova assembleia constituinte poderá alterar. Um presidente que desobedecer a CF88 comete crime de responsabilidade. Eu também tenho muitas críticas… Read more »
Lamento ter lido este comentário porque foi uma perda de tempo e misturas a imoralidade com valores ao longo dos tempos como se estes fossem iguais ao longo do tempo e tudo isto para inverteres os valores e a própria imoralidade. Mesmo antes da queda da URSS, o parlamento ucraniano votou pela independência do país e por causa disso a Ucrânia não ficou com parte dos fundos que lhe correspondiam e que eram da URSS, Em 1994 foi assinado o Memorando de Budapeste e foi assinado pela Ucrânia, pela Rússia, pelos EUA e pelo Reino Unido e consistia na devolução… Read more »
https://www.bloomberglinea.com.br/negocios/embraer-perde-contrato-para-a-airbus-geopolitica-desempenha-um-papel-importante/
A própria Embraer afirmou, é só ter um pouco de conhecimento em interpretação de textos que você consegue extrair o significado.
É sério que vc leu essa matéria e tirou a conclusão que a LOT comprou aviões Airbus em vez de Embraer por causa da relação do Brasil com a Rússia? Primeiro em nenhum momento da matéria diz que a causa foi essa, ou seja, a interpretação veio da sua cabeça e segundo a própria LOT na entrevista do anúncio disse que as duas propostas foram muito atrativas, mas que no final eles ficaram felizes de que a Airbus os quiseram mais dando a entender que o desconto que a Airbus deu foi maior do que a Embraer, o que faz… Read more »
Olá Jr. Segundo a matéria, quem fez a ilação sobre a participação de Lula na celebração dos 80 anos do fim da II Guerra foi o Nick Cunningham, um analista da Agency Patners. Em minha opinião, uma análise equivocada. estou propenso a enviar meu CV para eles. tenho feito isto de graça aqui na Trilogia com maior taxa de acertos. A influência geopolítica foi o peso da França sobre a Polônia para beneficiar a Airbus, o que faz sentido. Eu podeira listar uma dezena de pontos geopolíticos para explicar a vitória da Airbus, até mesmo o pagamento com fundos europeus… Read more »
Camargo, há controvérsias. Mas vou explicar, claro. Existe uma diferença entre o que vemos e achamos em relação à essas viagens não é necessáriamente o que outros vêem. A percepção é muito importante na diplomacia. Olhar com os olhos do outro é um dos grandes desafios da diplomacia. Por isso que temos embaixadas, adidos, e todo aquele corpo diplomático. É papel do embaixador e sua equipe dar essa ‘visão’ do país onde estiver servindo naquele momento. Eu não tenho como saber se essa mudança para a Airbus foi motivada pela imagem do presidente lá na Polônia ou não, ou se… Read more »
Opa.. valei a recomendação. O tema é bom. Voce tem razão sobre a importância de de buscar diferentes perspectivas de um problema. Sobre o presidente brasileiro, a minha análise até aqui é a existência de uma enorme pressão dia Europeus e dos EUA sobre o Brasil para se colocar em uma posição pro-Ucrania exatamente para usar a influência diplomática brasileira sobre o “sul global”. Após cerca de 3 anos de guerra, o “sul global” resistiu à pressao para aderir aí “cordão sanitário” em torno da Rússia. A posição brasileira é importante neste jogo diplomático Zelensky tentou várias estratégias para influenciar… Read more »
Camargo, um país em guerra, invadido, vai exercer a maior pressão possível e imaginável sobre qualquer país desde que possa lhe dar alguma vantagem, seja lá qual for, para poder enfrentar seu inimigo. É bom lembrar que o Brasil vacilou inicialmente para condenar a invasão Russa, e finalmente o fez após pressão de vários outros países. É bom lembrar de duas outras coisas também. Que isso aconteceu na gestão do presidente anterior, e que em uma gestão anterior do atual presidente, não foi necessária qualquer pressão para que o Brasil condenasse a invasão do Iraque em 2003, mesmo que na… Read more »
Parabéns pelo comentário e pelo link que me foi muito útil
Pois é, a alegada proximidade do Brasil com a Rússia teria impedido a venda do Embraer E2 para a Polônia, mas ao mesmo tempo diversos países da Europa têm colocado o Embraer 390 como base do seu transporte militar.
Ou seja, não compro aviões civis porque o Brasil é “parceiro” da Rússia, mas compro aviões militares do Brasil que é “parceiro da Rússia.
.
É só raciocinar para ver que isso simplesmente não tem lógica
O líder da seita disse: ” meus seguidores são malucos”, nisso eu tenho que concordar com ele.
Olá Eduardo. Algumas matérias mencionam que fatores geopolíticos pesaram na escolha da LOT, que seria uma preferência pela Airbus e um fortalecimento dos relações europeias, o que pode indicar offset estratégico, cooperação militar, financiamento vantajoso ou até mesmo algum tipo de pressão dos países europeus pela escolha da Airbus para o fortalecimento da empresa frente á concorrência com a Boeing pelos aviões de maiores, como o 787 e até o 737Max, contra os quais a Airbus tem o A330 e o A320Neo. Algumas pessoas estão interpretando os fatores geopolíticos seriam a relação do Brasil com a Rússia, Sinceramente, achar que… Read more »
O A220 é simplesmente um avião superior e mais versátil que o 195-E2 na maioria das situações. Ele foi pensado para isso. Foi o canto de cisne e o Embraer Killer da Bombardier.
Não sei.. a Embraer anunciou a venda do Emb175 para outra empresa. Acho que cada caso é um caso. Claro que concorrer com o A220 vai ser sempre difícil, como também é difícil concorrer com o C130 e com o Pilatos.
Quem parece ainda estar sem concorrentes é o Phenon
https://www.aereo.jor.br/2025/06/18/embraer-fecha-contrato-bilionario-com-a-skywest-para-entrega-de-60-jatos-e175-a-partir-de-2027/
vamos esperar pelas próximas disputas entre o Emb190/195 com o A220 para ver.
O teste do pudim é experimentando.
O caso do 175E1 é diferente, ele não tem concorrência. É o avião mais eficiente dentre da cláusula de escopo dos EUA. Já os 190/195E2 são ótimos aviões porém ainda são evoluções dos E1, linhagem essa que o a220 foi feito para ser melhor em tudo. Os E2 extremamente eficientes em rotas mais curtas, porém fora disso ele perde em eficiência e conforto contra o a220. Some isso ao comercial agressivo da Airbus e a Embraer tem o problema.
Não é atoa que o a220 tem 3x mais encomendas.
Ele foi o Bombardier killer. Foi a aeronave que afundou a Bombardier. Se ele estivesse ainda nas mãos da Bombardier não estaria fazendo este sucesso todo. Mas é uma bela aeronave, mas não superior aos E2. Qual sua base para afirmar isso?
Olá Fernando.. bom ter notícias suas.. acho que você vai contribuir bastante nesta materia
Tecnicamente ele é superior. Isso não tem o que dizer o A220 é superior ao E2 em alcance (até 7.100 km vs 4.800 km), capacidade (até 160 vs 146 pax), desempenho em pistas curtas, MTOW e conforto de cabine (layout 3+2, fuselagem mais larga, maior volume interno). Não pense que falo isso para desdenhar dos E2 ou da Embraer (Uma empresa que eu como brasileiro admiro muito e torço pelo sucesso). Porém, não tem como fugir da realidade. Uma empresa com uma frota de A220s faz as mesmas rotas de uma com E2 (com menos eficiência), mas consegue tbm explorar… Read more »
Sem falar que os A220 tem possibilidades de expansão futura. Quem sabe a Airbus não busque ampliar e criar um A220-500?
Imagine as possibilidades para uma empresa de frota única com -100, -300 e -500?
O certo é a Embraer focar em vender o que der de E2, mas já pensado no futuro…. (Certamente é o que ela está fazendo).
Esses dados que trouxe não mostram que seja uma aeronave superior, apenas diferente. O E2 tem menor custo operacional, consome menos combustível, tem maiores intervalos de manutenção. E isso não significa que seja melhor que o A220.
Se os E2 fossem um produto Boeing hoje estariam vendendo mais?
É muito provável que sim. Porém prefiro que venda menos mas seja um produto Embraer.
O esquivar do CEO da LOT diz tudo, a maior parte dos casos não é o P/B que está escrito mas sim o comportamento e os assessórios que rodeiam que nos dão a resposta e por algum motivo anteriormente escrevi que vivem no mundo da Lua ao que respondeste que tinha uma bela vista talvez consigas ver o adeus ao acordo UE-Mercosul também
Acho q critérios politicos são mais importantes que técnicos nas compras ,a exemplo o governo Lula não querer comprar os obuseiros de Israel,mesmo depois da empresa de lá ter ganho a licitação.
Sempre há uma avaliação politica em uma compra militar, seja para vetar um determinado negócio ou preferir outro. Já comentei sobre o vetos dos EUA para a venda do A29 para a Venezuela e do F35 para a Turquia, do veto do Brasil para a venda do Guarani para a Ucrania e do veto da Alemanha para a venda do Guarani para um país asiático. Os EUA vetaram o F4 para a FAB e o Canadá cancelou a comprado Supertucano que haviam selecionado. A França também vetou a venda de navios para a Rússia e depois os vendeu para o… Read more »
Dito não, eleito democraticamente e legalmente.
Tá, mas?
Até parece que os grandes da OTAN nunca estiveram por trás de golpes mundo a fora, ou nunca foram amigos de ditadores. É cada ingênuo que aparece aqui. Essa narrativa de bem contra o mal é mais lá no canal HNMM no Youtube.
Acho tolice condicionar negócios deste nível, sobretudo a compra de equipamentos militares, porque você não gosta do que o presente fala, ou porque o acha feio.
Até então não vi o atual presidente brasileiro tomar nenhuma medida legal que viesse a prejudicar qualquer relação nossa com aliados, como sanções e taxações, por exemplo. Algo que o Trump adora fazer.
Se um país deixar de comprar algo da gente porque o presidente é o Lula, eu teria seria dívidas sobre o profissionalismo dos políticos que estão tomando tal decisão.
Duvido que o Governo via BNDS financiando as aeronaves vai aceitar isso.
Com a linha de montagem na Índia o Governo indiano com certeza vai querer receber suas aeronaves rapidamente para poder desativar um monte de aeronaves obsoletas.
A linha de montagem na Índia você pode esquecer em depender de aeronaves de lá para entregar para algum cliente.
O BNDES financia exportação de produtos e serviços de empresa sediadas no Brasil e a imporatação de bens de capital.
Apenas dizendo, de que já havia rumores que a LOT tinha escolhido o A220 desde 2020 porque a Airbus tem uma escala de produção bem maior
Dependendo das encomendas e de como elas serão atendidas, é possível que a cadência de produção por aqui possa ser aumentada.
muito provável. Porém o backlog ainda não se mostra suficiente. Se sair encomenda do Marrocos, Egito, Turquia ou EAU/India se justifica.
A Embraer divulgou uma vez que a linha de Gavião Peixoto tem capacidade de produzir até 12 aeronaves por ano. Lembrando que a FAB recebe uma por ano, seria algo como 11 aeronaves por ano.
Creio que hoje a linha está entregando 6 aeronaves por ano.
Acho que já foram contratadas uma 40 aeronaves, com uma 10 entregues. Teriam que produzir outras 30.. ou que daria uns 5 anos de produção. Acho que já dá para aumentar a cadência para 8 ou 9 aeronaves por ano.
Segundo a reportagem do aeroin, este ano a Embraer irá entregar 5 unidades do KC 390, FAP e FAB em processo de recebimento, Coreia do Sul, Hungria e um terceiro cliente não revelado ( que acredito ser a República Theca) estão em fase de produção e serão entregues ainda este ano:
aeroin-net.cdn.ampproject.org https://aeroin.net/embraer-acelera-a-producao-do-c-390-millenium-com-expectativa-de-entregas-em-2025/
Camargoer,
pelos números apresentados na internet, a EMBRAER fabricou tres KC-390 de testes e demonstrações para delegações. Sete foram entregues, um está para ser entregue à FAB; Portugal tem duas aeronaves e vai receber a terceira; a Hungria tem uma e já está quase pronta a segunda, sendo ao todo 16 aeronaves KC-390 fabricadas.
Opa.. obrigado.
Valeu.
Até o presente momento são 10 KC ou C-390 entregues, + dois com a Embraer e +1 perdido em acidente.
Mais 5 devem ser entregues este ano.
A Lituânia não tem C130.. fica difícil projetar o tamanho da demanda. Aposto 2$kichutes que seriam duas aeronaves.
Segundo fontes da imprensa especializada internacional, seriam 3 KC390 encomendados pela Lituânia
Parece um bom número. Dai eu perderei a aposta.
Prefiro perder porque eles compraram 3 aviões do que se eles compraem apenas 1
Tem An-26/32 de menor capacidade de carga.
Certo,
Não sabia..
valeus
Se Polonia ou Turquia comprarem muitos e abrirem a linha de montagem para eles, dará para vender mais e com menos espera
Em artigo da Flight Global cita a aquisição de três unidades a serem adquiridas pela Lituânia.
Acho ótimo pq abre caminho pros vizinhos Letônia e Estônia adquirirem tb o KC-390 e operarem de forma conjunta. Como não podem adicionar força relevante de caças ás capacidades da OTAN, uma forma de “mostrar engajamento” seria constituir um esquadrão logístico trinacional, e uma vez que haja o upgrade do Millenium para MP, seria essa também uma boa capacidade para colaborar com patrulha do Báltico, ás portas de S. Petersburgo e bem próximo de Kaliningrado.
Veja que já começa aparecer demanda para o contrato com Portugal para 10 opções.
Mais um “pro papo”.
E o fato de Portugal ter encomendado +1 e pensar seriamente em encomendar +10 mostra que, quem compra, não se arrepende, e pede mais.
Isso aumenta as chances do 390 na Índia. Essa seria nossa “jóia da coroa”.
Olá amigo, Portugal não terá “+10 aviões” e sim “direitos de compra” para exercer e repassar a outros países do continente. Uma compra de “governo a governo” modelo que foi feito pela Holanda e Áustria.
Inclusive boa chance deste contrato da Lituânia usar as primeiras dessas 10 opções portuguesas.
Sim, Eles asseguraram os slots para poder vender e incorporar a base industrial de defesa deles na produção.
Exato
Vai faltar fábrica para tantas unidades ainda a serem encomendadas!
O governo brasileiro poderia ter continuado com a intenção de ter as 28 unidades, com venda de excedentes para países que o comprassem num negócio governo para governo.
Governo? Não temos governo.. Não temos nenhuma visão estratégica.
A Embraer é um ponto fora da curva, talvez o único.
O eterno país do futuro vai continuar eternamente deitado em berço esplêndido.
E não estou falando de partido ou presidente nenhum.
.
Para a Embraer meus parabéns.
E esse imbecil que está na Presidência não para de queimar o filme do Brasil à nível mundial, com suas ideologias e alinhamentos com a escória (Ditadores e terroristas). Possivelmente, foi o caso ocorrido na Polônia.
Desde que o “imbecil” assumiu as vendas do kc 390 dispararam. Coreia do Sul, Holanda, Austria, República theca, Eslováquia, Suécia, um cliente não divulgado que dizem ser o Uzbequistão, também anda sendo falado que a Colômbia decidiu adquirir 3 unidades e que o anuncio será feito em breve. Nada mal para um “imbecil”, e isso sem amealhar apetrechos dourados de alguma “pujante democracia” do oriente médio!
O que Lula fez pela Embraer?
NADA, o que ele poderia ter feito era pagar em dias os gripens, e fechar um acordo de um segundo lote diretamente com o governo Sueco, em troca a Suécia compraria x Kc-390. Nem isso ele é capaz de fazer
Recentemente a Suécia anunciou a compra de 3 kc 390. Nenhuma venda de equipamentos militar ocorre sem a anuência do estado nacional do fabricante, isto para não falar da influência geopolítica deste. China e Rússia são dois grandes players do mercado global de armas, no entanto, as suas vendas de armas para a Europa ocidental é, por motivos óbvios, bem escassa.
Nunca houve uma venda casada de Gripen e Kc390.. agora, sabemos que a Suécia comprou o Kc390 recentemente.
Acho que tem algum equivoco no seu argumento
Bem.. quando Edital do Fx2 foi lançado, ele deixava claro que o vencedor teria que se associar com a Embraer para a produção local. Isso já foi um grande apoio…
Kkkk o lula trabalha na Embraer agora…
Porque vc acha que visitas de estado são acompanhadas de caravanas de empresários? Recentemente, aqui mesmo no aéreo, um certo fan clube aclamou os negócios de mais de 600 bilhões de dólares de empresas dos EUA com a “baluarte dos direitos individuais a da liberdade de expressão” a Arábia Saudita, creditando o sucesso da empreitada ao atual mandatário do país anglo-saxão.
Igual o último? Que isolou o Brasil, tentando puxar o saco do Trump o tempo inteiro pra no fim não ganhemos nem a atenção dos EUA?
O imbecil é recebido em todos os lugares, o mito ninguém queria receber,só o Trump recebia porque o mito abaixava a calça pro Trump em todo encontro. Kkkk
Quem escreve desse jeito é que é imbecil
O governo brasileiro não, FAB. Foi a FAB quem decidiu cortar o número de aeronaves e remanejar o orçamento, segundo eles porque a quantidade de 15, que depois chegou a 19, já cumpre as necessidades (o que sabemos que é mentira) e falta dinheiro pra pagar o contrato do Gripen (o que sabemos que é verdade). No entanto, acho que esse dinheiro poderia ter saído de outro lugar, como pessoal… mas aí é outra história, né?! 🤷♂️
A FAB assim como qualquer outra força, é diretamente subordinada ao governo federal.
Também não vou ficar aqui discutindo qual está certo ou errado, mas faltou visão, assim como sempre falta, aos governantes brasileiros.
Olá Douglas. Lembre que a decisão da FAB de reduzir o contrato do Kc390 foi tomada com o objetivo de comprar 4 Gripens adicionais
Isso foi amplamente divulgado.
Ainda há alguns colegas que incluem aqueles quatro caças nas conta, mencionando 40 Gripens ao invés dos 36 do contrato.
Esqueça esses 4 adicionais. O ministro da defesa acabou de dar entrevista no International Paris Airshow, dizendo que o papo de vincular mais Gripens à compra do C-390 pela Suécia não vingou e que “Nós tivemos problemas de liquidez para acertar a finalização deste contrato, que já era para ter sido encerrado”. Ou seja: confirmou que o governo irresponsável não está destinando dinheiro para sequer finalizar o contrato dos 36.
Caro.
Pois é.
A FAB está ou ao menos estava negociando o aditivo de 25%.
O que eu comentei foi que o comandante da FAB afirmou na época que a redução dos Kc390 era para comprar os 4 Gripens.. mas esta ideia foi abandonada há bastante tempo.
Pelo que lembro, o comandante da FAB afirmou que a redução do contrato do Kc390 permitira adquirir 4 Gripens adicionais..
Foi mesmo uma decisão da FAB durante a gestão anterior. É um equívoco colocar no colo do ex-presidente, gostando ou discordando dele, o peso da decisão. .
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Daqui a pouco dizem que a redução do contrato da FAB com a Embraer foi culpa do atual presidente..
eita.. eu não sei se está ficando difícil ou engraçado
Em nenhum momento lembro de ter falado que a redução do contrato estaria atrelado a compra de 4 Gripens adicionais. Não teria correlação alguma… A redução foi de 28 para inicialmente 22 unidades, posteriormente para 19 unidades (foi até falado que poderiam cortar para 15). Os 4 Gripens adicionais eram outra coisa, outro assunto, até pq até aquela época a Suécia sequer havia selecionado o KC-390. Agora, segundo falas do próprio MinDef. afirmou em entrevista, o problema da não vinda dos Gripens de acordo com o cronograma, assim como possível não acelerar a produção dos KC-390 (e tb atraso no… Read more »
Olá Douglas
Eu lembro sim da comandante da FAB comentando sobre a compra dos 4 Gripens.. inclusive ele comentou que reduziria a compra de armas e eventualmente uma redução de quantidade de sensores embarcados
Lembro da gente discutindo este assunto
Alguns colegas chegaram a vincular o aditivo de 25% no contrato original á venda do Kc390 para a Suécia.. isso sim foi uma interpretação equivocada.
O Ministro Múcio disse que seria muito bom se a Suécia comprasse o Kc390, mas o aditivo era outra coisa.
Cortar pessoal não é algo tão simples e com efeito tão imediato, além de não necessariamente esse dinheiro ficar na defesa, podendo ocorrer cortes justamente para pegar essa “sobrinha”
Não, não poderia. É proibido demitir um funcionário público concursado. Quem determinou o aumento smdo efetivo foi o Lula no seu segundo mandato. O governo que está cortando o orçamento das forças ano a ano, então a FAB foi OBRIGADA a reduzir a compra de C-390, afinal uma força aérea que quase não tem caça não tem sentido nenhum. Se for para ser boa so em aviões de transporte sai mais barato contratar empresas civis quando precisar transportar alguma coisa. O foco tem que ser na força de caças mesmo. A FAB tem cerca de 137 aeronaves de transporte e… Read more »
Não precisa dispensar ninguém. É só contratar menos ano a ano que o resultado vai aparecendo aos poucos no orçamento.
Não, contratando menos em detrimento dos contratados, vc terá maios antigos do q modernos, invertendo a piramide hierarquica, e os mais velhos não fazem o q os mais novos fazem. São inclusive aperfeiçoados em assuntos acima do novel mais baixo.
Mas é isso que está acontecendo em todos os setores da economia brasileira, pois a pirâmide etária está mudando drasticamente com a diminuição de nascimentos e aumento da expectativa de vida (e de tempo de trabalho para aposentadoria). As empresas e pessoas se adaptam.
As Forças Armadas teriam que se adequar à essa mudança, que não seria tão drástica assim, pois seria gradual. Ajustem-se os quadros, as promoções, o tempo de serviço, as proporções entre os oficiais e praças e etc. Não dá para as FAs se comportarem como se estivéssemos em 1950. O Brasil e o mundo mudaram.
Isso as 3 forças estão fazendo. De mais de 80 mil a FAB já reduziu para cerca de 68 mil. A MB de mais de 80 já reduziu para 74 mil. O EB de 220 mil já reduziu para 110 mil. Foi acordado em 2019 uma redução de 10% do efetivo até 2029. Mas o que as forças estão economizando com essa redução não esta servindo de nada pq o governo esta reduzindo muito mais o orçamento. As forças economizam 1 Bi, o governo corta 5. As forças economizam 2 bi, p governo corta 10. Só ladeira abaixo. Cada vez… Read more »
Olá Luiz. Até as pedra lunares sabem que sou um crítico do tamanho do contingente das forças armadas brasileiras, mas é preciso ser correto na crítica. A FAB é responsável pelo serviço de controle de tráfego aéreo por meio do DECEA. São cerca de 25 mil pessoas dedicadas á este trabalho, o que também custeado por meio de taxas pagas pelas empresas aéreas. Nos EUA, o controle do tráfego aéreo é feito por uma agẽncia civil que também cobra taxas das empreas aéreas. Então, quanto a gente fala sobre o contingente da FAB, é preciso excluir o pessoal do DECEA… Read more »
O corte de 10% de 2019 e 2029 é um bom começo, mas me parece insuficiente.
Qual a fonte desses dados?
Porque eles não batem, principalmente os do EB que é uma redução de 50% em prazo muito menor do que dez anos. Nunca que o EB faria uma redução drástica em tão pouco tempo.
Creio que ele quis dizer 210 e nso 110.
Depende..
Todo concursado passa por um probatório de 3 anos.. durante este período ele pode ser demitido sim.
Depois que o servidor ganha estabilidade, ele pode ser demitido pelo interesse público, por exemplo se ele cometer algum crime. O servidor também pode ser demitido após uma sequência de punições administrativas, que começam com uma advertência verbal, depois uma advertência por escrito e depois por um processo administrativo
Um servidor com estabilidade não pode ser demitido sem justa causa, como acontece na iniciativa privada.
Não o militar, pois tem de “pagar” o curso que realizou. O período probatório se refere à disciplina ou incapacidade de executar suas funções. Se se formou com aproveitamento, então tem capacidade, sobra disciplina. Se não for indisciplinado, é praticamente impossível mandar pra fora da força. A justiça tem dado ganho sempre pro demitido, e determinado reintegração, inclusive paras temporários. O crescimento das Forças feito na primeira e segunda administração vai colher muito ainda…. o que tem sido feito é o aumento de temporário para cobrir menor contratação de futuros mais antigos e temporários técnicos, para cobrir funções especificas, fora… Read more »
Da na mesma. Querem redução de gastos com efetivo, eu disse que não podem demitir. A sua ideia seria que as forças incentivassem os militares a cometerem erros e crimes para as forças poderem abrir um processo administrativo e mandar dezenas de milhares pro olho da rua?
Então, se um soldado cometer um crime, ele será expulso e ainda vai cumprir pena. Lembra daquele ex-sargento da FAB que levava malas de cocaína no avião presidencial? Ou aqueles que roubaram as metralhadas e fuzis do paiol do EB? Foram todos processados, julgados e condenados, Foram expulsos das forças armadas e estão cumprindo pena (não sei se algum deles já cumpriu toda a pena ou está em regime semi-aberto agora) As forças armadas expulsam um ou duas centenas de pessoas por ano. Então, expliquei que servidores públicos com estabilidade podem ser demitidos dentro das circunstâncias da lei. No caso… Read more »
Você sabe que a maior parte das forças armadas é de conscrito, não sabe? E sabe tbm que todo ano eles fazem concurso paga milagres de militares não sabe? Eu tenho certeza absoluta que da pra fazer uma economia enorme em pessoal sem precisar demitir funcionário concursado
A FAB nunca teve mais de 10/12 C-130 operacionais ao mesmo tempo.
19 KC 390 é uma capacidade de transporte que nós nunca tivemos.
28 unidades do contrato inicial era uma forma de viabilizar a produção industrial do KC 390. Uma demanda garantida para a empresa. À medida que exportações foram aparecendo foi possível reduzir a encomenda da FAB.
Não foi o governo (nem o passado ou atual) que mudou os planos mas a própria FAB. Ainda lembro daquele comunicado pavoroso, que tinha punho do Baptista Jr, publicado em plena Dubai Air Show.
Sim.. ele argumentou que os recursos seriam usados para adquirir quatro Gripens adicionais. Debatemos bastante se era uma boa ideia.. eu mesmo achei que faria sentido se estes caças adicionais fossem fabricados no Brasil.
O orçamento militar de 2001 à 2010 foi em média de 1,6% do PIB
de 2011 à 2020 caiu para 1,4%.
De 2021 à 2024 Despencou para 1,1%
E agora em 2025 esta em 0,97%.
A FAB é obrigada a mudar planos dependendo do orçamento que lhe é concedido pelo governo. Sem dinheiro, não tem plano que se sustente.
Considerando o perrengue das finanças nacionais, não tem sentido o GF financiar as compras de outros países com recursos orçamentários.
Edu.
O BNDES tem uma linha de financiamento para exportação de material militar.
Estas linhas de financiamento nada tem a ver com as contas do Tesouro
Estou me referindo à proposta do GF manter a encomenda de 28 aeronaves e ele mesmo vender as unidades “excedentes” para outros países.
“O governo brasileiro poderia ter continuado com a intenção de ter as 28 unidades, com venda de excedentes para países que o comprassem num negócio governo para governo.”
Bem, neste caso faria mais sentido que a FAB transformar compras firmes em opção, como fez Portugal, Dai, as opções só seriam exercidas se houvesse o interesse de um importandor que preferisse uma compra gov-gov ao invés de um financiamento para adquir as aeronaves diretamente da Embraer
Logo logo vamos ter que fazer outra linha de produção do KC-390 tal o sucesso de vendas! Parabéns Embraer!
GOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Sensacionallllll
Excelente. Agora falta Estônia 🇪🇪 e Letônia 🇱🇻 para dominar os céus dos Bálcãs
“… do Báltico.”
Sim. Confundi as palavras
Balcãs, não. Esses são os países bálticos.
Sim. Confundi as palavras
Se os dois países assim fizessem, poderiam ter um único centro de manutenção e treinamento.
Que bela notícia!
Ontem eu havia ficado “triste”, porque o contrato militar que a Embraer revelou foi apenas com os Países Baixos para compra unidades médicas para os KC-390 vendidos anteriormente.
Agora fiquei feliz com um novo pais selecionando o KC-390.
De grão em grão a Embraer vai enchendo o papo.
Não há o que se entristecer com a EMBRAER, ela segue cada vez mais pujante e sendo um caso de sucesso do Brasil para o mundo. Mto provável que até o fim da feira, se tenha mais anúncios importantes para a fabricante.
Agora é melhor um certo ser que fala muita m€%#@ ficar mais calado, e não ficar dando pitaco e achando que guerra resolve tomando cervejinha.
No mais ,parabéns ao Millenium e à Embraer.
Confirma aí produção: 11 países?
Segundo o parceiro/amigo/cumpanheiro Putin, o status de independência administrativa e militar da Lituânia, assim como de Letônia e Estônia deverá ser revisto e subjugado à Nova URSS.
Aí a Embraer terá que conversar com Moscou na expansiva pax-soviética, os fundos americanos donos da empresa “brasileira” e fornecedores ocidentais já tem resposta certa sobre, logo o governo brasileiro será acionado pelos cumpanheiros e avião não chegará à fronteira da mãe russia…
Se nem OTAN ou Rússia estão suportando mais essa proxy war na Ucrânia, vc crê mesmo que qualquer um dos lados partiria pra uma guerra aberta e direta, com 100% de chances de escalar pra um conflito nuclear? Sei que foi um comentário irônico mas nem no campo da elocubração cômica ocorreria algo assim.
Que viagem é essa?
Era comprar KC-390 ou C-130, A-400 eles não têm dinheiro.
Caro
È um enorme equívoco comparar a atual Rússia de Putin com a ex-URSS.. nada sobrou além da estrela vermelha nos aviões..
não faz sentido econômico, não faz sentido geopolítico, não faz sentido ideológico…
sim craro craro….
Excelente argumento.
Precisa explicar isso para o Putin que trata ex-repúblicas soviéticas como territórios passíveis de anexação pela Federação Russa.
Ótima notícia!
.
Agora é de se espantar a “bobiada” que a industria americana deu em não criar um substituto do Hercules. A própria Boeing errou em não tentar derrubar seu concorrente, tendo em vista que as próprias forças armadas americanas operam centenas de C-130. Por mais que as versões atuais tenham aviônicos e motores mais modernos, o Hércules já deu o que tinha que dar sendo uma plataforma dos anos 1950.
.
O KC-390 tem tudo para dominar o mercado pelos próximos 20 anos.
O sexto KC da FAP, devia ser de borla.
Quantas unidades foram contratadas?
Até agora algo em torno de 40., sendo que umas 10 já foram entregues, a maioria para a FAB
Qual a realidade da frota dos kcs 390 Da FAB? Estão todos operacionais?
Acho que foram entregues 7 ou 8… estão todos operacionais sim.
Claro que eles também precisam passar por manutenções periódica a cada ciclo de horas de voo. Lembro de um deles retornar para a Embraer para receber alguma modernização. só não lembro o que foi feito.
7 foram entregues até agora, 2853 até o 2859…..o oitavo, 2860, será entregue ainda este ano.
Creio que dois estão parados há mais de um ano (2854 e o 2856)….não sei dizer o motivo.
Valeu.
Aí cai bastante o percentual de disponibilidade.
2853 e 2854 há mais de um ano… São os mais antigos da frota, ou estão parado por falta de $$$tempo$$$ ou por estar na Embraer sendo elevados à FOC
Tem razão…..2853 e 2854 há mais de um ano parados e o 2856 há uns 7 meses….
Porém, eu não diria “os mais antigos”…..”menos novos” cairia melhor….”antigo” dá a impressão de já serem bem velhos, o que não é o caso…..rsrs!
Nossa muito estranho, de uma frota de 7, 3 está no chão a este tempo todo.
Não é estranho se a gente pensar que a FAB deve estar sem dinheiro para pagar a “revisão” das aeronaves.
Pelo que eu já ouvi de alguns jornalistas que acompanham assuntos militares, os 2 que suponho que sejam o 2853 e 2854 estão na Embraer sendo elevados à FOC. E 1 que suponho que seja o 2856 estaria parado, pois ele pegou uma chuva de granizo e trincou o para-brisa (que parece que já foi trocado) e, depois de outra inspeção, viram que um dos motores teria sido bastante danificado com o granizo e que durante a Reunião da Aviação de caça algumas pessoas disseram que a FAB teria conseguido os recursos para trocar ou arrumar este motor (só que com o… Read more »
Mais 1 para a conta hehehe e assim seguimos, parabéns embraer, que essa águia voe alto.
Aeronave de transporte tático padrão OTAN…
Arrazou!
Vi a imagem de como será o C-390 holandês e seu centro médico, que é um container para missões médicas, e acho que o mesmo conceito poderá ser usado para missões MP e ASW, ou seja: um container com equipamentos para tal função, caso necessário.
Postos para missões múltiplas usando diferentes tipos de container, algo que é bem melhor do quer fazer uma nova reengenharia na aeronave e gastos extras em projetos.
Embraer deve estar com um sorriso de orelha à orelha. Portugal foi fundamental nesse processo também, além da qualidade da aeronave, o temor dos vários conflitos na Eurásia também acelerou os processos.
O Felipe Salles do canal Base Militar Vídeo Magazine já vinha cantando essa bola a tempos, mais de ano, que provavelmente esses países pequenos que não possuem condições de ter uma aviação de caça, poderiam contribuir com a OTAN com kc390, 2 unidades ele ainda falava
Algumas pessoas falam na troça e desdenham quando a EMBRAER fecha pequenas vendas, para alguns vendas relevantes só são de 6 para cima…
Para mim, qualquer venda é uma boa venda desde que tais acordos sejam selados.
Se cada pequeno país da ásia ou áfrica comprasse 1-2 C-390,já seria algo a
celebrar.
Nauru
Por mim até se a modesta República de Nauru,Tuvalu ou São Cristóvão e Névis adquirisem um C-390 já estaria de boa.
Tuvalu.
Mais um pra família C-390