Aeronave chegou ao Brasil no dia 12 de junho, por via marítima. Após translado terrestre, preparos e testes em solo, decolou, hoje, do Aeroporto Internacional de Navegantes com destino à Base Aérea de Anápolis

São Paulo (SP), 17 de junho de 2025 – Na manhã de hoje, 17 de junho de 2025, mais um F-39E Gripen decolou do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) com destino à Base Aérea de Anápolis (GO), sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo do caça de matrícula FAB 4110, pilotado pelo Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres, pousou às 12h42 (horário de Brasília) e teve duração aproximada de 1 hora e 17 minutos.

“A entrega do 10º caça Gripen representa mais um importante marco da parceria estratégica que construímos com o Brasil” diz Peter Dölling, diretor-geral da Saab Brasil. “Por meio do programa de transferência de tecnologia, pilotos brasileiros estão agora completamente capacitados para operar o Gripen, engenheiros e técnicos equipados para desempenhar suas funções com excelência e a Base Industrial de Defesa brasileira está ainda mais fortalecida.”

A aeronave foi fabricada em Linköping e embarcada no navio de cargas de um porto na Suécia para uma viagem ao Brasil, aonde chegou em junho. Após o desembarque, foi levada por terra do porto ao aeroporto, onde foi preparada e submetida a testes antes de sua primeira decolagem no espaço aéreo brasileiro.

“Mais do que a 10ª aeronave das 36 a serem entregues, a chegada do novo Gripen representa a primeira unidade com novas capacidades desenvolvidas para a FAB. Com isso, o primeiro grupo de defesa aérea será capaz de executar uma nova gama de missões, além de ampliar a disponibilidade de aeronaves para efetuar o treinamento de pilotos e contribuir para a soberania do espaço aéreo”, diz o coronel aviador Claudio Oliveira Marques, Coordenador da Operação Navegantes.

“A chegada do novo Gripen é resultado de uma operação relativamente complexa que, mesmo envolvendo um grande número de players, foi muito bem executada em coordenação com a Saab e a FAB para que tudo transcorresse da forma planejada”, afirma.

Com esta entrega, a FAB passa a contar com nove caças Gripen no 1º GDA e um empregado em campanhas de ensaios em voo e desenvolvimento no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, sediado em Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo.

Desde que o Gripen entrou em operação no Brasil, em dezembro de 2022, a FAB já participou com sucesso de diversos exercícios com a aeronave, entre eles, a CRUZEX, de característica multinacional de grande escala, em novembro de 2024.

Sobre o programa Gripen

Saab F-39E Gripen

O programa Gripen brasileiro foi anunciado em 2013, quando o caça foi escolhido para substituir a frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira, assim como beneficiar a indústria nacional de Defesa. Em 2014, foi firmado o contrato para o desenvolvimento de 36 aeronaves, sendo 28 Gripen E (monoposto) e 8 Gripen F (biposto). E, em 2015, o contrato entrou em vigor, dando início ao maior programa de transferência de tecnologia já feito pela Saab.

O contrato inclui além das aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento, armamentos e o acordo de cooperação industrial.

Por meio do programa de transferência de tecnologia, a Saab capacitou mais de 350 brasileiros, entre engenheiros, técnicos e pilotos, com treinamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento, teste, produção e manutenção do mais avançado caça multimissão do mundo, no Brasil.

Atualmente, o país conta com algumas infraestruturas vitais para o programa Gripen, como o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (ou GDDN, da sigla em inglês), o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (ou GFTC, da sigla em inglês) e a linha de produção da aeronave, todos em Gavião Peixoto (SP). Além da unidade da Saab, em São Bernardo do Campo (SP), responsável pela produção de aeroestruturas do Gripen e pela manutenção do radar AESA e sensores de guerra eletrônica do caça.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 25.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações. A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Amaury

Uma ótima definição para o termo “conta gotas”

Marcelo

Um dia histórico, é para celebrar de pé igreja !!!

Ravengar

Alguém poderia me dizer quais os dispositivos de guerra eletrônica (Ew) estão sendo empregados nesta aeronave e quais são suas especificações?

Ravengar

Obrigado!!

Guizmo

Essa aeronave de ensaio de voo é a do leme vertical com a bandeira do Brasil? No fim ela poderia ser incorporada em esquadrão operacional?

Camargoer.

Sim. O 4100 é aquele com a bandeira… ele serve como plataforma de testes.

Claro que ele poderia ser usado em um esquadrão operacional, mas creio que ele será usado como plataforma de testes por muitos e muitos anos.

Felipe

A previsao é dele ser repassado ao operacional em 2027.

Camargoer.

Acredito que ele continuará como plataforma de testes por mais tempo. A ideia do Gripen é passar por um processo de modernização continuada. Sempre vai ter coisas para avaliar e homologar.

JuggerBR

Um dia teremos 36… resta saber de qual década estamos falando

Mauro Cambuquira

Uai? Simples, 01 unidade ano…2025 + 26…

Hamom

10 Gripens são 1 marco!

Teremos os restantes 3 m em 30 anos… [Deveriam ser 10 ”marcos” em 10 anos]

André

Alguém sabe se a unidade em montagem pela embraer vai ser entregue este ano?

Ivan herrera

Novembro, será o 4109.

André

Grato!

Bueno

Esta previsto. Torcendo para que o Gripen receba a mesma quantidade de compradores que o KC390

Renato Solon

Alguém sabe quando os Gripens do GDA assumirão a prontidão de defesa aérea? Qual a previsão para o esquadrão estar operacional?

Fabio Araujo

Eu vi alguém comentar no Twitter que esse veio com umas mudanças, ele veio com aquelas mudanças na asa que a Saab implementou?

Camargoer.

Sim.
Creio que o 4107 w 4108 também vieram com estas mudanças. Acho que o 4100 também já foi modificado.

Os outros serão modificados quando cumprirem as horas para uma revisão geral, mas não sei qual é ciclo de horas de voo do Gripen. Pelo que lembro, o Mirage2000 tinha um ciclo de 1200 horas.

Douglas Rodrigues

Acho que só esse 4110 veio já com os novos elevons e também o 4100 trocou os elevons em Gavião Peixoto em uma revisão de 300 horas de voo…
Todos os novos saindo de fábrica já terão essa modificação, e os em operação, irão trocar em uma próxima revisão.

Gabriel

Não entendo como a galera da deslike num comentário desses…acho que e pessoal, ou ja está programado…

Last edited 25 dias atrás by Gabriel
Camargoer.

Olá Gabriel Provavelmente é implicância sim. Até o mundo mineral sabe das minhas opiniões políticas de esquerda. Seria uma surpresa alguém comentar “ohhh, não sabia”. bem, quem não sabia agora sabe. Pode ser que , mas isso é difícil avaliar, uma parte das pessoas se sintam incomodadas com estas ideias que eu defendo ou do modo como as defendo. Talvez, existam coisas mal resolvidas na profundidade da alma destas pessoas que quanto confrontadas com algumas das ideia que defendo, possam emergir criando um desconforto em relação ás suas próprias contradições dai a dor emocional parecida com aquela que Roberto Jefferson… Read more »

Santamariense

Não…o 4110 é o primeiro a vir de fábrica com as mudanças nos elevons e nos canards e o segundo Gripen brasileiro a possuir essas modificações, sendo que o primeiro foi o 4100, modificado há alguns meses na Embraer.

“Os outros serão modificados quando cumprirem as horas para uma revisão geral”

Por que, se o 4100 foi modificado sem passar por revisão geral?? Isso não é um trabalho complicado. É tirar as peças antigas, colocar as novas e fazer os ajustes no software de voo.

Last edited 25 dias atrás by Santamariense
Rafael Coimbra

super tranquilo, é só tirar uma “pecinha” e colocar outra…. cada coisa que encontramos aqui..

Santamariense

Mas, nesse caso é mesmo. É um processo já homologado e implantado em vários exemplares. Não é preciso realizar mudanças na estrutura interna da aeronave para colocar as novas superfícies de comando. É algo mais “demorado” do que “complicado”. O 4100 recebeu as novas superfícies durante uma revisão de 300 horas de voo (que não é uma revisão geral). Se tu tiveres alguma informação que confronte o que eu coloquei, divida conosco.

Last edited 24 dias atrás by Santamariense
Kornet

A Embraer perdeu um contrato bilionário com a LOT.
Dizem que graças às posições geopolíticas desse governo,se for verdade é mais uma desgraceira do painho dos “pobres”.
Haja amor.

Wilson França

Fonte: tão dizendo.

MMerlin

Reflexo de uma política diplomática nacional mais do que incompetente. Como comentei em outro post. São os velhos caciques da esquerda, com as mesmas velhas ideias. O “garoto” no poder luta para engrenar o acordo do Mercosul com a União Europeia e, justo num momento tenso, além de apoiar publicamente os presidente russo, resolve fazer uma visita ao país. Ora, a União Europeia é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. Boa parte dos investidores em nosso país tem origem desta região. Em 2024, exportamos quase US$ 50 bilhões em produtos para a região. Para a Rússia, no mesmo período,… Read more »

FernandoT

Verdade…a Embraer está muito mal das pernas nesse governo Lula…não vende nada. A feira em Paris agora foi um fracasso. Leu as notícias? Não vendemos nem um avião!!!

Saudade do Bozo. Ele é que era bom! Ele ia DAR a Embraer para a Boeing pelo preço de um pneu de kombi usado, e o Brasil só ganharia com isso.

Malditos comunistas!

Felipe

Triste , era para termos os 36 até 2027, agora a previsão é 2032!!!

Ivan herrera

Se não estou enganado a coisa é mais feia, a previsão é 28 em 2032.rssss.

Binho

Quando chegar o último……..

Cometa de Harlley vai estar “passando de novo” pela terra

Rodrigo Maçolla

Deve ser bom ! O Piloto se acomoda no assento (ainda com plástico de proteção) e sente aquela flagrância aquele perfume de “carro 0 KM” passa a vista no horímetro e tá quase zerado ! Ai é só sair pro Abraço, melhor voar 🙂

Santamariense

Para os sonhadores que ainda acreditam em segundo lote de Gripen para a FAB:

“Sobre a possibilidade de um segundo lote de caças Gripen atrelado à venda do KC-390 para a Suécia, o ministro comentou que essa conversa existiu, “mas terminou não acontecendo esse atrelamento. Há uma promessa, um interesse e uma boa vontade, mas não tem acontecido”. Infelizmente, como o próprio ministro ressaltou na entrevista, há um problema de liquidez, ou seja, o programa tem sido afetado por cortes de verbas que impactaram especialmente nas entregas do Gripen para a FAB.”

https://tecnodefesa.com.br/jose-mucio-sobre-o-gripen-exemplares-para-a-colombia-e-segundo-lote-para-o-brasil/

Leandro Costa

Para variar, sem grana, nada é possível. Impressionante como pagamos mais impostos e no final das contas temos menos retorno. O Mundo todo mergulhado em incertezas e nós chupando o dedo, para variar.

Bosco

Meu amigo Leandro,
A função dos impostos é sustentar o Estado . Já a função primária do Estado é se sustentar e para isso tem que dar uma “pincelada” de que está fazendo algo de útil (função atípica) porque se ficar na cara a função primária as vozes dissonantes começarão a ser ouvidas e os que mamam das tetas podem ter seus privilégios e direitos adquiridos prejudicados.
Vamos continuar chupando o dedo e aconselho passar um antimicótico em gel. rsss

Last edited 24 dias atrás by Bosco
Santamariense

Bem por aí, Bosco.

Santamariense

É exatamente isso, meu amigo. Eu já não tenho esperanças com esse programa há um bom tempo. Vamos receber os 36 contratados. Quando? Não sei. Mas, vamos receber. Entretanto, unidades adicionais, não creio nem um pouco. Porém, espero estar completamente enganado. Morderia minha língua com prazer.

MMerlin

Lembro que este atrelamento era discutido aqui. Alguns divergiam e outros acreditavam que poderia existir. Os dois lados acabaram acertado. O condicional foi discutido mas não formalizado. Complicado é quatro aeronaves da Embraer serem compradas mas, como confirmou o ministro, não haver liquidez nem para negociar o valor do segundo lote. Seria triste se já no fosse de conhecimento dos pessoal daqui depois das matérias publicadas na Trilogia. Talvez uma possível solução paliativa para tentar blindar mais o orçamento dos principais programas das FA é colocar como ministro uma figura forte do chamado “Centrão”. Alguém que o Governo pense algumas… Read more »

Santamariense

Eu penso que o problema é muito maior do que um ministro possa resolver. É falta de visão estratégica, visão de Estado. Tu viu aquele senador fazendo aquele papelão na frente de um quartel do EB, falando da compra de blindados, que é um absurdo, um desperdício, blá blá blá? Pois, esses são os tomadores de decisão. Portanto, não espere nada muito diferente do que já vemos hoje.

Fabricio

É simplesmente desanimador.