Onde está a Força Aérea do Irã?

F-4 da IRIAF em uma base subterrânea
Força Aérea Iraniana permanece inativa em confrontos com Israel
A Força Aérea de Israel (IAF) alcançou superioridade aérea completa sobre o Irã nos intensos combates dos últimos dias, enquanto a Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) praticamente não ofereceu resistência — reforçando a percepção de colapso estratégico e operacional no lado iraniano.
Em apenas 48 horas, a IAF realizou múltiplas ondas de ataques contra alvos iranianos, incluindo radares, lançadores de mísseis e aeronaves no solo, tendo destruído pelo menos dois F-14 (segundo os iranianos os aviões estavam parados há anos) e um reabastecedor aéreo KC-747, provavelmente o único operável do tipo. Também causou danos ao sistema de defesa aérea de Teerã, abrindo caminho para bombardeios profundos até o centro nuclear de Fordow.

Pilotos iranianos “fugiram” sem reagir


Pilotos israelenses relataram que, ao penetrar espaço aéreo do Irã, observaram os pilotos iranianos decolarem brevemente para depois se retirarem, evitando combates. “Vimos seus jatos decolarem — e então fugiram”, disse um comandante da IAF. Isso ilustra a completa ausência de confronto aéreo por parte da IRIAF.
Antes dos ataques aéreos, a inteligência israelense, incluindo unidades da Mossad, neutralizou sistemas antiaéreos críticos com drones e sabotagem. Em seguida, caças F-35, F-15 e F-16 devastaram modelos de mísseis S-300 e Bavar-373, considerado um feito inédito
Com a IRIAF forçada a recuar, a IAF detém uma vantagem aérea estratégica, permitindo ataques profundos e flexíveis em pontos sensíveis de Teerã. A continuidade da ofensiva aérea anterior ao envio de mísseis balísticos iranianos reduz a capacidade de reação unilateral de Teerã.
O silêncio operacional da IRIAF evidencia um sério colapso na prontidão e no moral, potencialmente expondo o espaço aéreo iraniano a ataques adicionais. Isso pode minar a confiança das forças armadas iranianas e desestabilizar sua capacidade de defesa territorial.
Contexto geral da guerra aérea
Israel lançou cerca de 200 caças e mais de 300 bombas de precisão em alvos iranianos desde 13 de junho, enquanto o Irã respondeu com ataques balísticos e drones, embora sem capacidade para recuperar o controle aéreo.
A superioridade aérea israelense sem uma resposta efetiva da IRIAF pode ser o fator decisivo para Israel, abrindo espaço para ataques mais profundos e estratégicos em território iraniano sem risco de confronto direto.
Falei para o Lula usar a amizade dele com o Aiatolá para conseguirmos um F4 e um F14 para nosso museu antes que seja tarde!
Para o museu não, para a FAB, para quem opera F-5, o F-4 e principalmente o F-14 seria uma evolução e tanto. Kkk
… é… ri para não chorar :-/
Lamento te dizer, mas vc está desatualizado … Sugiro acompanhar os canais de força aérea militar … Da série “F” americana hj apenas o F22 e o F35 estão competitivos …
Olha que 1 F-14 por essas bandas já garantiriam uma superioridade aérea hehehe
Nem precisa pedir um F-5 né mermu?
Certamente não iriam para o MUSAL, que dispensou todos os exemplares expostos que não foram operados pela FAB
Os misseis terra-ar fazem um papel mais “digno” no combate de defesa irianiana, acho que grande parte da frota fugiu para o Paquistão e o que sobrou esta nas bases subterraneas em montanhas, serie suicido confrontar os F-15/16/35 israelenses que são infinitamente superiores aos obsoletos caças iranianos.
Acho que confiavam tanto nas defesas AA que chegou na hora e deu tudo errado e não sabiam o que fazer, fora que realmente querer enfrentar os F15/16/35 israelenses é suicídio
Junta-se isso à morte de todo alto comando.
… ue.. pq não enfretar? eles não são doidos para conseguir aquelas 60 virgens?
77
Israel foi covarde
Pegou os iranianos de surpresa
Se fosse uma guerra declarada
Esses israelenses não fariam muita coisa
Acharam que não sofreriam danos
Hoje estão todos com medo
Israel não foi foi covarde, pelo contrário vem reagindo há muitos anos. O Irã é inimigo declarado e patrocinador desses grupos extremistas
Israel é covarde e mulherzinha de americano e europeu.Tanto que o próprio chanceler alemão já admitiu que Israel tá destruindo o programa nuclear iraniano por eles.O Irã um país que a anos sofre sanções dos Estados Unidos e das suas mulherzinhas europeias,por simplesmente não ser mais mulherzinhas deles como Israel, Coréia Do Sul e outros países . Tão usando a mesma desculpa que usaram para o Iraque,que o Iraque não podia ter armas de destruição em massa ,e quando invadiram,nunca acharam essas armas .Faz 40 anos que eles tão falando que o Irã vai ter uma arma nuclear e nada… Read more »
___________________________Numa guerra ninguém chega pedindo licença para realizar um bombardeio, Israel é inteligente e tem estratégia, os suicidas iranianos se acham muito espertos estão de joelhos. Força Israel!
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas
queria ver se tua familia fosse atingida por um ataque do Hamas (ESSE SIM, ATACOU DE SURPRESA). bb colocados em micro-ondas e crianças estupradas na frente dos pais pelo terroristas muçulmanos
Quanto machismo rs
EDITADO
covarde é quem não luta. fica colocando grupos armados e terroristas pra lutar. na hora da verdade cagam nas calças como todos os tiranos, todos os comunistas e todos os petistas
HAMAS – esse sim covarde, atacou de surpresa
“Pegou os iranianos de surpresa”
O ataque desferido pelo Hamas em 7 de outubro/23 foi de surpresa.
Eu posso até concordar com a ideia que o Nethanyahu precisa de um inimigo constante para se manter no poder e está tão errado quanto o Putin ao invadir a Ucrânia. Mas ataque surpresa é algo que faz parte do jogo, é tão sujo quanto o resto da guerra.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vitor, eu simplesmente não entendo de onde se criou essa história de afinidade entre Paquistão e Irã.
São dois regimes alinhados com ramos antagônicos do Islamismo.
A China pode estar usando o Paquistão p fortalecer o iran, não se esqueça que a rota da seda passa por ali e são aliados próximos
Em janeiro do ano passado (2024) o Irã bombardeou o território do Paquistão, que dois dias depois retaliou e bombardeou o território do Irã.
China é uma grande aliado de Israel, ambos têm grandes negócios
Os Paquistaneses falaram que se Israel usar armas nucleares contra o Irã eles iriam retaliar de igual medida.
Fonte?
Thiago, o Paquistão negou a retaliação, foram os iranianos que disseram que os paquistaneses iriam retaliar com armas nucleares. Tinha visto em um canal do You Tube essa noticia para pelo jeito e fake.
https://www.poder360.com.br/poder-internacional/paquistao-nega-estar-pronto-para-jogar-bomba-atomica-em-israel/
Hoje dia realmente temos que tomar cuidado com o que sai da interenet.
ITC = Instituto Tirei do C
O nome da briga entre esses dois é Balochistão.
Ficou evidente que as capacidades do Irã eram falaciosas. O principal vetor contra aviação é aviação. Se escondeu ou fugiu… Defesa ante aérea nao tem a função de derrubar aviões, tem a missão de proteger as estruturas, para as quais é designada defender… não estão defendendo,… E por isso, os milhares de mísseis iranianos não estão sendo lançados… precisa-se pra isso, de lançadores… Eu ainda acho q virá a desculpa de “estão guardando pros seus maiores inimigos”, os árabes… mesma desculpa da Rússia não empregar na Ucrânia, por causa de um suposto futuro conflito com a OTAN. No final… a… Read more »
Falaciosa por quê ? Alguém já considerou um Irã uma potência em aviação ?
Não dá para confiar só na defesa antiaérea e nem só na defesa por caças, as duas formas são complementares, se uma falhar tudo pode desandar!
O Paquistão não é tão amigo assim dos iranianos. Existem conflitos no balochistão há décadas.
No chão!!! Rsrs
Os vídeos dos F-14 sendo destruídos no solo deu uma dor no coração, um belo caça que teve entre os seus melhores momentos de ação a Guerra Irã /Iraque na mão de pilotos iranianos.
Mais defasada que meu salário…
Não faz sentido entrar em confronto. Fizeram o correto.
Exato, assim como fez Argentina com seu porta aviões, não faria sentido colocar aeronaves tecnologicamente devasadas para combate com os modernos caças israelense serviriam só para tiro ao alvo, treinamento, estão possivelmente em locais subterrâneos.
Vejo isso como até como um pouco de respeito a vida dos pilotos
Regina Iraniano tendo “respeito” a vida de seus pilotos? hum… dificil de acreditar! acho mais que foi resultado da “decapitação” dos comadantes.
Aeronaves em locais subterrâneos não seria novidade por aquelas bandas…
O que será que aconteceu com esses Mig-25? Certamente foram para os EUA. Mas, minha curiosidade é saber onde estão hoje….será que ainda existem ou já viraram panelas?
NMUSAF na Wright-Patterson AFB. Lembro que algum tempo atrás eu vi um video com esse mesmo MiG-25 aguardando montagem ainda. Eles tem muita coisa ainda que precisa ser montada e restaurada para exibição estática. Acho que falta espaço.
Edit: Opa, achei isso aqui. Foi 2019
https://theaviationgeekclub.com/interesting-video-shows-the-restoration-of-iraf-mig-25-foxbat-found-buried-in-the-sand-during-operation-iraqi-freedom/
Leandro, não foi montado porque foi recuperado sem as asas, que não foram encontradas
“(…) The aircraft was recovered incomplete–the wings could not be located and the vertical stabilizers were removed for transport (…)”
Show, Leandro. Obrigado!
Nos EUA eles tem uma base para onde levam equipamentos dos inimigos para estudá-los, lá tem por exemplo S-200. S-300, Mig-29, MI-24 muitos desses equipamentos conseguidos de ex-repúblicas soviéticas, muito do que eles tem por lá e como foi adquirido não é divulgado, mas o objetivo é estudar os pontos fortes e fracos e desenvolver meios de vencer esses equipamentos.
Sim, Fabio. Sei disso. Minha curiosidade era sobre o destino do Mig-25 após ter sido estudado de todas as formas possíveis. O Leandro mostrou que ele está em um museu.
se nao serve pra nada entao pra q esconder?
… então melhor seria não provacar 🙂
A pergunta certa é: Onde está a defesa antiaérea do Iran? O Iran simplesmente não consegui abater sequer 1 (um) caça israelense. E onde esta tbm a tão propagada Força de Mísseis do Iran? E a temida Força Quds? A famosa “Guarda Revolucionaria”, cadê ela? Eles são valentes so contra o próprio povo ne? São valentes para matar mulheres no meio da rua. Esse ataque de Israel pode promover mudanças significativas no Regime Teocrático do Iran. É bem provável que o regime entre em colapso, principalmente se os aiatolás foram capturados ou mortos. Dessa forma, o povo do Iran terá… Read more »
Fica a lição rsrs cada um, Israel e Iran, com sua especialidade, como vc mesmo diz.
“”e outros não podem fazer nada….””
Tem quem sempre foi neste caminho, e acha que faz diferença. Rsrs
Mgnvs, discordamos de muitas coisas, mas pelo menos acho que concordamos que o Irã tem um potencial incrível de ser um dos, senão o maior, elemento de estabilidade naquela região ao invés de promover a instabilidade como o vem fazendo a décadas. Esse papo todo de eliminar outros países, financiar e armar grupos terroristas que não tem a menor chance de serem bem sucedido, atraindo cada vez mais morte e destruição, será sempre um legado do regime de Teerã. O fato de terem se livrado do Xá em 1979 poderia ter unido o país em torno de soberania e desenvolvimento… Read more »
Olá Leandro. Mesmo que vc discorde de mim em muitos pontos de vista, ainda assim eu sou um dos que sempre vai defender a democracia e o fato de que ela é feita de opiniões divergentes e convergentes. E Leandro, mesmo que vc não concorde comigo, ainda assim eu sempre vou defender o seu direito de não concordar comigo, coisa que a Extrema Direita Fascista jamais permite. Veja Leandro, eu escrevi Extrema Direita Fascista e não a Direita, pq a Direita sensata realmente tem projetos e planos de governo e em muitos pontos eu concordo com esse projeto, principalmente na… Read more »
Leandro, foi so falar no Bosco e advinha quem aparece pq ficou “incomodado” com o que leu no meu comentario, que nem foi direcionado a ele. Eu rio muito desse tipo de situação.
O problema do regime dos Aiatolás no Irã é é que a figura fundadora (Aiatolá Khomeini) acreditava na exportação da revolução islâmica (como eles chamam) a outros países pela via armada – e vem daí o patrocínio do Irã a grupos armados que se envolveram nas guerras civis do Líbano, Síria, Iraque e Iemem. Inclusive, na fase final de sua vida, quando ele deveria indicar um sucessor, o escolhido era o Aitola Hussein-Ali Montazeri – que era considerado o maior estudioso do islamismo no Irã; o ponto da discórdia, que levou este último a ser afastado e, na prática, exilado,… Read more »
Excelente seu comentário, Jacinto.
Obrigado por agregar essas informações ao debate.
tome seu docinho, agora já apoiar as operações de assassinatos de cientistas.
Acho engraçado que sempre existe um placar de mortometros!, são utilizados conforme a conveniência do momento.
Proporcionalidade, equilíbrio avaliação de ameaças, passou longe veremos as consequências a curto prazo e piorar no longo….
Uma pessoa que é remunerada para desenvolver um trabalho cujo único objetivo final é construir uma arma de destruição massa é um cientista ou é um desenvolvedor de armas? São coisas bem diferentes.
São pessoas extremamente inteligentes e especializadas que podem fazer energia elétrica pacífica e passar o conhecimento pra gerações. Matar é puro terrorismo de estado, é só o regime iraniano pedir pra otimizar a cascata de processamento pra 5-6% ou miniaturização os reatores existentes, ou desenvolverem isótopos pra pesquisa médica, pra caberem em submarinos, hospitais e usinas de energia, vocês vão ao inferno pra defenderem atitudes absolutamente injustificáveis de regimes autoritários. mas já chega alguém jogando outro doce. Mas antes ouça a opinião de quem sabe do que fala: Ataque de Israel revela reconhecimento da capacidade nuclear do Irã, diz especialista… Read more »
Ser inteligente e ter o potencial de fazer coisas boas apenas explicita que trabalhar em um projeto para o desenvolvimento de uma arma de destruição em massa é uma opção destas pessoas. Todos nós somos capazes de fazer coisas boas ou terríveis, e devemos responder não pelas potencialidades, mas pela opção efetivamente feita. Uma pessoa inteligente que trabalha ensinando outras pessoas é um professor. Uma pessoa inteligente que trabalha para desenvolver uma arma é um desenvolvedor de arma. Este pessoal poderia estar pesquisando para produzir energia elétrica, mas estavam? O reator nuclear iraniano é russo (Voda Voda Energo Reactor) que… Read more »
É obvio que o Irã tem capacidade nuclear – assim como o Brasil, África do Sul, Japão, Taiwan, Coreia do Sul… todos estes países desenvolveram as tecnologias para produzir uma arma, sendo a mais difícil a de enriquecer urânio, mas fizeram a opção política de não as ter. A opção política do Irã foi a de produzir armas – não existe outra explicação para o enriquecimento de urânio no nível em que eles estava enriquecendo. Pelo contrário depois que enriqueceu, se quiser fazer, vai fazer. Israel vai ter que encontrar as 100-1000kg de material enriquecido e pulverizar se quiser deter… Read more »
Mas quem é que não consegue separar propaganda da realidade? Por qual motivo você acha que um país enriquece urânio a 83%? Este é um ponto que você nunca esclareceu exatamente. Em sua opinião, por que o Irã enriqueceu uma quantia incerta de urânio a 83%? E o meu apoio a assassinato de cientista depende do que ele está fazendo. Vamos pegar o exemplo do Japão – que foi atacado com duas bombas atômicas. É famosa a carta do Einstein ao Roosevelt informando ser possível a construção de armas nucleares. Mas ele mesmo nunca participou do projeto Manhattan (até porque… Read more »
1 – Mas quem é que não consegue separar propaganda da realidade? Por qual motivo você acha que um país enriquece urânio a 83%? Este é um ponto que você nunca esclareceu exatamente. Em sua opinião, por que o Irã enriqueceu uma quantia incerta de urânio a 83%? r: O motivo de sempre estava a um dia (Véspera) de negociar um acordo nuclear com Trump, inclusive Israel teve que arrumar uma desculpa diplomática pra não desmoralizar completamente ele, e o Netanyahu pagar de empregado dos EUA. explicitando: permissão pra pagar matar Ali khomenei, quem quiser acreditar em abobrinha. 2 –… Read more »
O motivo pelo qual eu acredito que o Irã quer destruir Israel não é acreditar na propaganda dos israelenses; é por acreditar no que os próprios iranianos dizem. Em 1967, 12 anos antes de assumir o poder político no Irã, quando ainda era um mero clérigo exilado no Iraque, o Aiatolá Khomeini escreveu uma fatwa em que dizia que era obrigação de todos os governos muçulmanos erradicar Israel e que qualquer negociação com Israel é haram, proibido. É por isso que as negociações do Irã não têm realmente o objetivo de viabilizar o uso pacífico da energia nuclear; o objetivo… Read more »
Tem aquilo que você diz quando não tem nada e tem aquilo que você pode fazer quando tem algo. Riscar israel do mapa não é realista. Pelo nível de enriquecimento e quantidade poderiam ter as bombas a muito tempo é tão improvável que tenha sido uma decisão política não avançar além do ponto da montagem da ogiva pra manter o caráter civil? Eu insisto é crime de guerra matar civis propositalmente e destruir mentes brilhantes capazes de desenvolver um país. CIENTISTAS NÂO SÂO ALVOS LEGÌTIMOS ESTAVAM INDO PRA SUAS FAMÌLIAS QUANDO FORAM EXPLODIDOS POR BOMBAS. parou pra ver o vídeo… Read more »
Israel tem 18 cidades com mais de 100 mil habitantes que, em conjunto, reúnem por volta de 50% da população do país. Se cada uma dessas cidades for atacada com duas ogivas nucleares, Israel, como país, acaba. Olha que curioso: a nossa divergência é que eu acredito nos iranianos. Você acha que os iranianos são mentirosos. O que legitima o ataque a um profissional é o que ele faz. O Masaji Kitano era um microbiologista japonês brilhante, médico. Normalmente, ele não seria um alvo legítimo. O problema é que ele fez parte da unidade 731, famosa por conduzir experiências científicas… Read more »
Engraçado mesmo, eu tb´ acho que dá pra matar milhões de outras formas que não envolve bombas atômicas, essa é outra diferença entre a gente. Antigamente era “brabo”, os EUA testaram anticoncepcionais pra controlar a população em algum país da américa, laboratório de teste mesmo, depois eu pesquiso com detalhes e coloco aqui se precisar. Volto a repetir cientistas nucleares não são alvos legítimos. Isso não é uma disputa pessoal entre nós dois, deixa eu colocar aqui um link interessante IAEA Director General’s Statement on the Situation in Iran É ilegal atacar usinas nucleares pra fins pacíficos pior ainda os… Read more »
É bom pra tomar vergonha! Eram alvos legítimos! Israel está se defendendo!
Sabe, quando vejo uns caras assim, gostaria de colocar pra levar essa mensagem espiritual elevada pra família, sentar-se no sofá, compartilhar a história do cara, como ele acabou entre a elite científica do país….
Adoraria fazer isso com todos que defendem legitimidade, quando ela não existe nem pra estrutura, prédios sabe….
Cara, tá bem difícil de entender o que tu fala. Tuas frases estão bem truncadas e sem muita continuidade de raciocínio.
1- Dá pra desenvolver bombas com enriquecimento de 80% com quantidades aceitáveis: 10kg de material enriquecido em massa metálica de U-235; 2- A decisão de fazer uma bomba final é política e já poderia ter sido tomada; 3- Matar cientistas é terrorismo de estado, recomendo o vídeo do especialista da USP que postei; 4- Israel usa a retórica de sobrevivência pra angariar capital político e realizar ataques de força desproporcional; propaganda! (não são os únicos que fazem isto) 5- Se a irracionalidade autodestrutiva fosse preponderante no regime iraniano eles já teriam pensados em formas de matar milhões em Israel. Algum… Read more »
Agora a escrita ficou mais fluída e inteligível. Quanto ao conteúdo, discordo em alguns pontos.
Carcara, Um cientista que desenvolve armas nucleares para um país X não é um alvo militar legítimo mas um cientista que desenvolve armas nucleares para um país X que invariavelmente ao longo de 40 anos tem um discurso de riscar um país P do mapa se torna um alvo militar legítimo do país P. Colocando em outros termos , se meu vizinho comprar uma pistola 9 mm ele não é meu inimigo mas se um vizinho meu ameaça me matar de forma rotineira e agressiva durante meses e eu fico sabendo que ele comprou uma pistola 9 mm ele se… Read more »
São instalações civis, mas se quiserem armas nucleares terão, direito dele. Não, o cientista continua sendo um civil, não é alvo de ataques legítimos, muitas instalações nucleares já não são, imagine os cientistas. Alguém precisa avise a população iraniana que bomba atômica não é a única forma de destruir uma país, aí a desculpa dos discursos inflamados de um regime teocrático pode ser levada menos ao pé da letra. Exato a CS não matou cientistas, nem vai não são messiânicos nem possuem um governo semiteocrático militarista. Acho razoável sim colocar as centrífugas a centenas de metros faz todo sentido, é… Read more »
Porque é direito deles enriquecer urânio,eles são um país livre e independente,te pergunto pq só os Estados Unidos,Rússia , China, França, Reino Unido, índia, Paquistão, Coréia Do Norte e Israel podem ter armas nucleares 🤔🤔🤔🤔.Te pergunto também pq os Estados Unidos,nunca invadiram a Índia ,a Rússia ,a China ou a Coréia Do Norte,sabe pq ,pq eles tem armas nucleares também,então não é seguro para os Estados Unidos e suas mulherzinhas invadirem esses países . É mais fácil bater em cachorro morto ,como o Iraque ,a Síria ,a Líbia,o Afeganistão,a Somália ,o Irã ,pq eles não tem armas nucleares.
As pessoas que desenvolveram a bomba atômica para os EUA na 2ª Guerra não eram cientistas?
Se os japoneses de hoje desenvolverem uma máquina de viagem no tempo e com ela puderem enviar um assassino ninja fodástico para o ano de 1942 para matar todos os cientistas do projeto Manhattan você acha que seria justo ou não?
Não acharia, eles podiam aproveitar que viajaram no tempo e mostrar que a guerra podia terminar sem o extermínio nuclear de centenas de milhares de civis. E o Japão ainda seria uma grande potencia regional. Mas quem realmente manda são os EUA. Isso é o trabalho bem feito de um ninja fasdastico (espião ordinário)
As vezes é mais fácil só aceitar que estava errado ao invés de seguir com um ponto sem sentido por ego kkkkk
Se me permite mais ou menos, mais ou menos. Se antes o Escudo de ferro era visto como um sistema praticamente infalível, objeto de desejo pra defesa em qualquer lugar do mundo, principalmente de entusiastas civis, Israel tinha a faca e o queijo na mão de continuar propagandeando tecnologia contra sistemas balísticos produzidos de forma rudimentar. Hj, qualquer um com noção de das tais camadas de defesa e da capacidade horrorosa que ogivas de produção estatal podem fazer sabem que é jogar dinheiro de contribuinte no lixo. Até a tal ameaça a existência de Israel fica clara que nunca esteve… Read more »
Pra que mexer nos países dos outros,para colocar um governo que é mulherzinha de americano e europeu 🤣🤣🤣🤣,já tentaram isso na Síria ,na Líbia e no Iraque e não deu certo .O mundo tem que parar de ser vira lata de americano,cada mais é livre para fazer suas escolhas.Usaram a mesma desculpa,que estão usando no Irã,pra invadir o Iraque.Que o Iraque não podia ter armas nucleares,e nunca acharam nada ,então o mundo tem que acordar pra vida e pararem de ser vira lata 🤣🤣🤣🤣
Comentário extremamente sensato e coeso. Parabéns
Quando fica evidente que as expectativas que os pró ditadores tinham eram fantasiosas aí vcs partem para o discurso da superioridade moral e para o processo de destruição de reputação e tentam colar no “inimigo” as características do “amigo” corrupto e psicopata.
Nada de novo no front.
Mas voltando ao mundo real o que vc acha que Israel ganharia em matando criança na fila do pão?
Não seria mais lógico acreditar que aqueles que utilizam métodos como “homens/ mulheres/crianças bombas” tivessem msis a ganhar atirando nas suas próprias crianças de modo a culpar Israel?
Bosco, meu amigo, sua cegueira ideológica é tão grande que vc vem aqui defender o genocídio de Israel contra crianças e mulheres e nem fica com vergonha disso. Uma coisa coisa é Israel se defender e matar terroristas assassinos do Hamas e Hezbollah, e ele esta completamente certo ao fazer isso, qualquer país faria isso. Outra coisa é Israel, com sua imensa superioridade tecnológica e de recursos, atirar em pessoas que estão numa fila para pegar comida. Israel atira em medicos do Medicos Sem Fronteiras, atirar em repórteres que estavam ali simplesmente trabalhando e Israel atira ate em Comissários da… Read more »
Rsss
Utilizando o método que eu descrevi anteriormente de querer colar no outro a pecha que lhe serve. rrrss
Que feio!
Sou eu quem apoia os métodos do Hamas? Ou o Irã com seu exército de homens bombas? Ou a destruição e genocídio generalizado promovida pelo Putin na Ucrânia?
Quanto aos seus comentários me incomodarem, nem um pouco. Só que quem os expressa autoriza que sejam criticados. Se quer um monólogo escreva uma carta e ponha debaixo do travesseiro.
De novo o Bosco querendo lacrar para a plateia, mas as pessoas com um minimo de sensatez aqui na Trilogia nao compram essa conversa fiada dele. Bosco, no fundo voce é uma pessoa má, uma pessoa de coração ruim e alma amargurada. Ninguem em sã consciencia defende a morte de crianças e de mulheres em qualquer guerra que seja, em qualquer lado que seja. A guerra por si só já é algo estupido. Igual eu ja escrevi ali em cima, procure um psiquiatra urgente, seu caso ja é de internação compulsoria. E procure um psicologo para lidar com essa frustração… Read more »
rsss
Sabe qual é o problema dessas informações de que “Israel mata mulheres e crianças e pratica genocídio”?Toda reportagem sobre isso tem, lá embaixo, no final “segundo ministério de saúde do Hamas”. Lembra do suposto hospital onde “morreu” mil e poucas pessoas, mas que no fim foi um foguete do Hamas que caiu no estacionamento? Os números do Hamas são inflados, impossíveis de verificação, geralmente anunciados pela Al-Jazeera. Basta uma pesquisa sobre “Pallywood” e tu verá vídeos forjados, que comoveram as platéias ocidentais e nunca foram desmentidos pelos veículos de comunicação ocidentais, como a da menina carregando o irmãozinho, menina essa… Read more »
Monarquista… eu acompanho reportagens da Europa e dos EUA e nao de midias arabes ou de paises alinhados ao IRAN.
E tem mais, estão ocorrendo manifestações contra o massacre em Gaza dentro do proprio estado de Israel, onde Netanyahu manda reprimir os protestos com extrema violencia policial contra seu proprio povo.
Poderia passar algo sobre a repressão desses protestos?
Monarquista,
Segue o link como uma reportagem sobre os protestos anti-guerra em Israel:
https://www.abrilabril.pt/internacional/acentua-se-repressao-politica-e-policial-em-israel
MG, Toda a grande mídia europeia é esquerdista e é contra Israel. Vou te explicar uma coisa, esquerdista vê opressor e oprimido em todo lugar e elege um oprimido pra defender como se isso o absolvesse de viver uma bela e confortável vida no Ocidente opressor capitalista imperialista e colonialista. Entendeu como funciona? E tem os esquerdolas que defendem o seu já que dependem de um Estado quanto mais gigante melhor. Então tome militância a favor dos “pobri”. No caso em tela a mídia esquerdola é imediatamente a favor dos palestinos e contra Israel e é a favor do Irã… Read more »
O cara fala “toda”, a gente já sabe que tem séria disfunção cognitiva, infelizmente. “Todo direitista é assim”, “Todo sorvete é ruim”, e por aí vai a cabecinha micro-binária do sujeito…
Bosco, sai dessa baboseira ideologica e veja os fatos como eles sao.Vc tenta de todas as formas passar pano para Israel.A verdade é que Israel esta comentendo crimes de guerra contra civis desarmados, principalmente contra crianças e mulheres. E isso é um fato. Não adianta vc tentar fazer malabarismos ideologicos distorcendo o assunto para midias esquerdistas e bla bla bla. Tem videos, tem imagens, tem reportagens mostrando isso em varias midias de varias vertentes ideologicas.Se vc nao é capaz de entender isso entao é pq vc compactua com os crimes de guerra que Israel comete.
Po, cara. Hoje um Merkava tava sentando um tiro em uma fila de gente pegando ajuda. mais de 50 mortos. Com vídeo ao seguinte tiro e tudo.
Você quer então dizer que o Hamas ou o Hezbolah não matam mulheres e crianças? Que o regime iraniano não assassina mulheres e crianças iranianas em nome do regime? Você não é um cara sério.
Mas eu me desculpo.
Relendo o meu comentário poderia ter defendido meu ponto de vista e atacado o seu sem direcioná-lo diretamente a você.
Vou tentar me corrigir no futuro.
Bosco, ninguem aqui tem motivo nenhum para atacar o comentario do outro. Igual escrevi para o Leandro, existem comentarios convergentes e comentarios divergentes, isso nao significa um ataque pessoal a quem quer que seja, goste a pessoa ou nao do comentario. Porem alguns aqui nao gostam do que leem em comentarios alheios e partem para discussoes ideologicas inuteis, super-trunfo ou briga de torcidas e isso é uma perda de tempo No seu caso especifico, eu leio todos os seus comentarios tecnicos, ate participo de alguns deles te perguntado como seria tal armamento em determinado teatro de operacoes para saber a… Read more »
Você estava na manifestação em SP pró palestina?
Pq eu estaria em um protesto pró-Palestina? Meu povo é do Brasil. Porém, caso os EUA resolvam atacar e invadir a Groelândia, então diante desse fato eu rumo para a Dinamarca e me alisto como voluntario para combater os invasores americanos. Ninguem vai invadir qualquer um países nórdicos. Seguidores da Cultura Viking do mundo inteiro vao lutar pela Escandinavia, nao importa se o inimigo for a Russia, os EUA, a China ou quem quer que seja. Vitória na batalha ou morte no Valhalla. Agora pelo visto vc é a favor de soldados israelenses matarem crianças e mulheres numa fila para… Read more »
Primeiro: volte uma semana e veja o caso do galpão de suprimentos onde “Israel matou crianças e mulheres”, anunciado semana passada, e depois sumariamente esquecido quando se provouque os assassinos eram do Hamas. Segundo: é uma guerra, erros acontecem. Se foi Israel, que os responsáveis paguem. Mas se fosse intencional, haveria ainda mulheres e crianças em Gaza? Terceiro: morreu muito mais crianças no Iemen e Síria, patrocinados pelo Irã, do que em Gaza. Não há comoção sua ou de mais ninguém. Morreu crianças no 7/10, não há comoção sua e pelo jeito de nenhum pró-palestina. Quarto: morre muito mais crianças… Read more »
Monarquista, baita conversa fiada sua. Nos meus comentarios eu escrevi que Israel tem todo o direito de caçar e destruir esses terroristas, inclusive será uma maravilha se o regime dos aiatolas no Iran cair, o Oriente Medio ficara muito mais seguro. Agora vc por outro lado, tenta de todas as formas passar pano para Israel e justificar o assassinato de mulheres e crianças, mas nao adianta. Fatos sao fatos e Israel comete crimes de guerra contra a população civil. Netanyahu é tao carniceiro quanto Putin e outros autocratas mundo afora, e os dois deverão pagar pelos crimes cometidos. Nao adianta… Read more »
tupiniviking?
Hehehe ..boa!
Viking Tupiniquim? Sim.
“Meu povo é do Brasil.”
É o que eu espero de todos nós brasileiros.
“Porém, caso os EUA resolvam atacar e invadir a Groelândia, então diante desse fato eu rumo para a Dinamarca e me alisto como voluntario para combater os invasores americanos. Ninguem vai invadir qualquer um países nórdicos. Seguidores da Cultura Viking do mundo inteiro vao lutar pela Escandinavia, nao importa se o inimigo for a Russia, os EUA, a China ou quem quer que seja. Vitória na batalha ou morte no Valhalla.”
Aqui tu está brincando, não é?
Santamariense, sim, meu povo é do Brasil e minhas raízes tbm.
Mas eu tbm tenho ligações historicas com a Escandinavia e sim, se houver guerra na Groenlandia, nao só eu, mas outros seguidores da Cultura Nórdica tbm irão para a Escandinavia. E nós somos muitos no mundo inteiro. Ninguem vai atacar a Escandinavia, seja quem for, seja Russia, seja EUA ou quem que que seja.
MGNVS vem de Magnus l da Noruega ou Magnús Góði (Magnus, o Bom).
identidade de Gênero Militar… kkk
Toma um tiro de uma mulher completa com rabo a linguiça canadense, faz uma diferença…
????
identidade de gênero
E pensar que tinha comentários no post sobre a força de defesa aérea do irã ao qual o pessoal falava que por causa das defesas antiaéreas em camadas, por causa da dificuldade logística ia ser praticamente impossível Israel conseguir sucesso em uma campanha aérea contra o irã, que mesmo que fizessem não conseguiriam ficar voando sobre os céus iranianos, pelo visto as previsões do pessoal não foram tão certeiras assim.
Eu achava que Israel venceria, mas sofreria mais, estava muito errado
Resolveram (quase) tudo usando spec-ops com Spyke modificado, drones bomba lançados de perto e ataque cibernético. No final das contas, o (alegado) uso de 200 vetores deve ter sido muito inflado, parte da desinformação necessária para o sucesso das operações. Agora tem um caminho até Teherã aberto e vão usar ele para ampliar a área de atuação e chegar na parte leste do país.
Talvez, talvez, talvez…a estrategia iraniana, consciente de sua inferioridade, seja poupar sua forca aerea, confiando que sua melhor chance seria desgastar e destruir alguns cacas israelenses em suas bases, atacando com os misseis terra terra de longo alcance. Isto possibilitaria reduzir algumas vantagens israelenses, mas é uma aposta…e nem sempre se ganha nas apostas, sua defesa antiaerea mostrou-se ineficaz…e acertar as bases israelenses ating8ndo avioes capitais é uma duvida ate agora
Acho que estão seguindo a mesma estratégia Iraquiana na guerra do golfo,
aviões fugindo ou sendo enterrados…
Faria muito sentindo, além disso material novo é importante pra ser mostrado após o fim das hostilidades…
Qual força aérea? Os F-14?
Altíssima tecnologia, todas aeronaves invisíveis. Chupa F-22 e F-35!
O Irã voando os aviões da Mulher Maravilha e o Ocidente chupando dedo eheheheheh
Boa, amigo 😀
Poxa meu amigo, vc me fez lembrar da verdadeira Mulher Maravilha, a Linda Carter em todo seu esplendor, e o desperdício que seria ela em trajes de super-heroína no padrão iraniano, talvez nem seus lindos olhos azuis deixariam mostrar.
Nunca alguém teve o nome tão apropriado quanto Linda Carter. Realmente uma maravilha de mulher!
Israel procurando aviões para abater, enquanto os iranianos estão voando tapetes persas indetectáveis.
Expectativa:

Realidade:

Um jogo clássico.
Digo, o segundo.
Só não ganha um desjóinha porque não acredito nessas estatísticas, rs.
Não há estatística. É fato.
O primeiro Prince of Persia é bem melhor que qualquer continuação 😛
De acordo!
O “segundo” que apontei foi a “segunda foto”.
Joguei muito.
Revolucionou em vários aspectos.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O problema é que se puxar uns ‘Gzinhos’ que sejam, caem os armamentos e até o piloto de cima do tapete.
Na minha simplicidade aqui deduzo que apostaram tudo nos mísseis superfície-superfície e ” negligenciaram” a aviação de combate.
Ainda assim é surpreendente a omissão, a mais absoluta ineficácia.
Gritaram tanto e não se prepararam pra este óbvio cenário?
Dá impressão que os estrategistas iranianos estão naquele nível ” che Guevara de rede X”.
A turma que dizia ser impossível Israel alcançar o território iraniano.
Não acho que negligenciaram, mas sim investiram aonde tinham expertise pra investir, dados os embargos econômicos e as dificuldades financeiras.
Concordo.
Basicamente é uma doutrina oposta à ocidental que é empregada por diversos países bastante semelhantes entre si (parece combinado) que colocam suas fichas em mísseis de longo alcance em detrimento da aviação convencional.
Não sei se já disse isso (rsss) mas não custa repetir, mísseis de longo alcance são excelentes armas se empregadas para atingir objetivos específicos dentro de uma estratégia maior ( por exemplo, estabelecer a superioridade aérea) e não para substituir o bombardeio convencional.
Simplesmente não se consegue a massa crítica de ferro e fogo necessária para fazer diferença.
Não sei porquê não estou aparecendo com meu traje de astronauta. O que será que eu fiz para receber esse castigo?
Eita! Agora apareceu eu de novo.
1 – Eles caíram em uma emboscada.
2 – Não é exatamente inteligente bater de frente com inimigo claramente superior na área.
3 – Ainda assim a força aérea superior, não impediu que mísseis caíssem e causassem destruição considerável em Tel Aviv e Haifa.
Daí a dizer que eles enfiaram o rabo entre as pernas e fugiram como covardes é exagero. Vai enfrentar F-35 com AIM-120D usando F-4 com mísseis Sparrow?!
Um país com aspirações de potência regional não deveria ficar tanto tempo dependente de caças fabricados por seu maior inimigo. É paradoxal que o Irã não tenha renovado sua frota de caças, desde a Revolução Islâmica.
E qual país venderia caças ao Irã e entraria na mira da ONU?
Talvez só a Rússia porque está já esta sobre sanções,mas olhe lá viu porque a Rússia só iria atrair mais problemas armando um país tão odiado na região.
Mas, a rússia já vendeu os Su-35. Só não sei se eles já foram recebidos pelo irã.
Não só os SU-35. Os Migs-29 também foram vendidos após a revolução. Idem para os SU-24.
Logo, acesso tinham.
Exatamente!
Rússia, China e talvez o Paquistão.
Sinto lhe dizer… que fugiram como covardes… ou são loucos desvariados…
Se sempre declararam que vão exterminar Israel e que seu poder tem essa capacidade, deveria ter mesmo….
Agora, chorem…
Com certeza não existe. Deixou-se ser invadida, humilhada e sobrepujada. Fique de exemplo. Quem não valoriza o seu território deixa seu povo a condições atrozes dos invasores.
Rsrs aqui não precisa invadir, tem a quinta coluna. Mais fácil e menos custoso.
Pois é, pelos exemplos da atualidade nas guerras modernas, aqui estamos fora de qualquer jogo. Sem condições de nada.
Atacaram de tantas formas indiretas (hezbollah e afins) e no fim tinham teto de vidro.
É de se pensar mesmo.
Qual o sentido de ter aviões de caças se quando o país precisa deles eles se escondem ou fogem?
Para que gastar dinheiro com caças, pilotos, bases e insumos se num conflito eles são inúteis?
Acho que essa reflexão vale tanto para i Irã quanto para outros países e também para equipamentos específicos de muitos países, incluindo o Brasil.
O Irã sofreu vários embargos de armas, desde 83, 95, 2007 até 2020. Somente no final de 2020 o embargo “acabou”. Além disso a economia do Irã é pequena, menor que a de Israel e eles focaram em uma força militar muito numerosa, focaram naquilo que conseguiram produzir domesticamente, mísseis e drones, mísseis balísticos, mísseis antiaéreos. Somente recentemente começaram a negociar com a Rússia para adquirir caças modernos como o Su-35, porém a Rússia não aceitou transferir muitas tecnologias e a produção para o Irã e os futuros reparos no Irã, então essa relutância atrasou a aquisição. A aquisição só… Read more »
Luís, Os embargos não afetaram potências como a Rússia e a China que podiam ter construído uma aviação minimamente funcional. Eu acho que foi simplesmente uma aposta equivocada. Alguém disse pra eles: apostem tudo em mísseis de longo alcance que vai dar pra segurar até construírem a bomba nuclear, como fizeram os norte-coreanos. Depois, é só descansar nos louros da intimidação nuclear e impor linhas vermelhas. Parece haver uma percepção que se mostrou equivocada de que os povos “ocidentais” são menos resilientes ao sofrimento do que os povos orientais e que portanto, o medo de terem suas cidades atingidas seria… Read more »
Creio que afetaram sim. Tanto a China como a Rússia respeitaram muitos embargos sobre o Irã.
Claro que não foi o único fator, o poder econômico do Irã que é pequeno também contribui para não conseguirem uma renovação da aviação de caça, questões geopolíticas onde tanto Rússia como China pensavam se valia à pena vender caças avançados para o Irã, mas o principal fator foram os embargos, que se não me engano, tambem foram respeitados pela China e pela Rússia.
Meu ponto é: não é melhor do que nada. O nada pelo menos é de graça. Os caças que eles tem hoje não servem para a defesa do país e ainda custam dinheiro.
Mais ou menos. Os caças não servem para vencer a força aérea israelense que é uma das mais poderosas do mundo, mas isso não significa que não serve para nada.
Os caças não foram adquiridos agora, quando foram adquiridos foram usados como no conflito com o Iraque e valeram o investimento, os F-14 dizimaram mais de 100 caças iraquianos…
O problema do Irã é que eles gastam muito tempo e dinheiro com coisas inúteis. O maior exemplo recente disso é aquele porta-drones bizarro feito como ‘puxadinho’ em um navio cargueiro qualquer. É o tipo de propaganda de consumo interno que é cara e poderia ser melhor utilizada para compra de aeronaves mais modernas ou mais sistemas de vigilância e defesa antiaérea. Acho que a estratégia Iraniana para a ‘contenção’ de Israel é de financiamento e equipamento dos proxies para cutucar Israel à uma reação como finalmente (e infelizmente) vimos na Faixa de Gaza e causar condenação Mundial. O famoso… Read more »
O estabelecimento da supremacia aérea sobre o Irã permitirá a Israel caçar os lançadores de mísseis por drones UCAVs e possibilitará massetar as instalações subterrâneas utilizando bombas lançadas até dos C-130.
Sem falar que facilitará o processo de reabastecimento em voo permitindo o acesso à parte leste do Irã e a substituição dos mísseis ar-sup de longo alcance por bombas guiadas , que são praticamente ilimitadas.
Sem dúvida!! Se continuar assim, os lançadores não poderão sair dos tuneis subterraneos e fazer lançamentos…
Acho que na aposta Iraniana, o conceito geral era até razoavel, ja quenão conseguiam montar uma força aerea decente…mas pelas imagens, apesar de varios misseis cairem no local correto, aindaestá longe de cep de precisão necessário…vc ve sempre o missil caindo no local…mas com uns 100 metros de distancia….dai, fica dificil mesmo…somente a infraestrutura de alvenaria sofre….e as baterias israelenses permanecem operando…O cep tinha de ser menor….
Os mísseis balísticos com veículos de reentrada balísticos (BRVs) por mais precisos que sejam não têm precisão pontual. Os de veículos de reentrada manobráveis (MaRVs) e os dotados de veículos hipersônicos (HGVs) seriam mais precisos mas devem ser poucos e em tese são os mais fáceis de interceptar na fase terminal quando mergulham por conta do arrasto ser maior. E até hoje não entendi o sistema de orientação dos MaRVs e HGVs dos iranianos. Se são baseados só em satélites ou se têm algum tipo de “seeker”. Se for por satélite eles não precisariam reduzir a velocidade já que o… Read more »
Precisa ter calma, vimos ataques no meio de infraestrutura civil densamente construída, Israel não postaria ataques a lugares defendidos em bases aéreas etc. e tal…
Ou o regime colocou ogivas padrão ouro pra fazer propaganda (dos mísseis novos os antigos possuem cep de 200-300m mesmo) e produziu no padrão bronze pra ficar mais barato
200 m de CEP para um míssil balístico (puro) de médio alcance já tá muito bom. Os Scuds do Saddam que eram de curto alcance tinham CEP de mais de 1000 m.
O Pershing II da década de 80 que tinha um MaRV com seeker radar (de correlação de área) tinha CEP de 30 metros. Naquela época não tinha GPS.
Em relação aos ICBMs o que tem melhor CEP é o Trident II com 90 metros após 12000 km, que utiliza a navegação estelar para o “bus”.
É que tem propaganda mostrando ogivas do fatah 1/2//3 com literalmente cep de 10m. Mas é aquele negócio níveis extremamente altos de controle em teste ñ se verificam em situações reais.
Porém alguns lugares foram destruídos com precisam decimétricas
decamétrica*
Esqueceu do datalink Brakosonic!
Aguardemos os enxames dessa fabulosa máquina voadora. Devem estar voando por Israel coletando dados sobre alvos e por isso ainda não sentimos seu peso nos combates. Ou também porque é leve…
Falei no post sobre os Su-35 para o Sudão, que o Aiatolá devia ter negociado e passado na frente da fila… Não mudaria grandes coisas, mas seria mais adequado que usar F-14 pra lutar com o F-35.
Basicamente repetição da Guerra do Golfo…
A força aérea do Iran nunca se destinou a enfrentar Israel. Foi montada e mantida pré-revolução e na guerra Iran Iraque. Considerando os embargos, hoje pode se dizer que sua missão é basicamente anti-insurgência e lidar com adversários assimétricos como ISIS. Nem contra os adversários sunitas como Arábia Saudita seria empregada.
No enfrentamento com Israel contava com sistemas antiaéreos na defesa e mísseis balísticos no ataque. Os sistemas antiaéreos foram massacrados primeiro por ataques vindos de operações especiais com drones e depois por missões de supressão de defesa aérea. mas os mísseis continuam ameaçando e atingindo Israel.
Falta de dinheiro não é. Quando a corrupção começa a deixar o sistema podre resulta nisso. Por que só agora compraram o SU35? Porque viram que cedo ou tarde isso aconteceria, mas é tarde demais. A “revolução” era mantida a base de compras de infkuências e propinas/beneses para chefes militares (já mortos em grande parte), enquanto os ranques inferiores ficavam chupando e dedo com materiais cada vez mais obsoletos.
Conseguem lançar cada vez menos mísseis, na última barragem foram menos de 10. Os mísseis com alcance para atingir Israel precisam de lançadores e caminhões grandes, são alvos fáceis de identificar.
Esse negócio aí que os iranianos apresentaram anos atrás, como uma aeronave revolucionária, foi uma das coisas mais patéticas e constrangedoras que eu já vi em toda minha vida!!! Quando foram divulgadas as imagens eu custei a acreditar que os iranianos estavam falando de forma real. Algo simplesmente vergonhoso!!
E por estas bandas conhecemos bem isso que você colocou aqui.
Dá arrepios em imaginar esses caras sendo testados numa guerra real.
Sinto a mesma vergonha quando vejo o EB desfilando com o Osório no 7 de setembro…
Não há termo de comparação entre uma situação e outra. O Osório foi construído, operou, realizou disparos, passou por testes nas condições mais adversas possíveis. Esse negócio dos iranianos não era nada que lembrasse minimamente uma aeronave de verdade. Nem motor tinha. O Brasil não levar o projeto adiante, adotando o Osório, é outra coisa, outra discussão.
A Rússia não conseguiu esse domínio sobre os céus da Ucrânia.
Onde está a Força Aérea do Irã?
Resposta: Chorando no banheiro em posição fetal.
Ao ser questionado um piloto iraniano teria dito: “Minha vida não é de vídeo-game não moço.”
Pergunta que não quer calar :
O que Trump quis dizer quando alertou para todos saírem de Teera imediatamente ?
Bravata ou algo mais ?
Se significar que haverá bombardeio devastador da calital iraniana, vai se usar o que ? Se for um artefato nuclear,mesmo que tático, logo depois Kiev será riscada do mapa, certo ?
Depois, depois não haverá depois pra ninguém.
Calma…não seja tão ansioso…tu já está imaginando possibilidades nucleares…não há cenário nenhum para isso no momento.
Calma Paulo! kkkkkkkkkkkk. No máximo o Trump vai mandar umas MOAB para terminar o que Israel começou. Agora que não existe mais antiaérea não precisam usar nem os B-2, pode ser B-52 mesmo. Está levando mauito a sério o que ouviu no DCE da sua faculdade kkkkkkkkkkkkkkk
O jogo só acaba quando…acaba!
Diria a turma que segue nosso decadente futebol.
Mas… o grande trunfo de Israel é a falta de fronteira terrestre entre os dois.
Aí sim, aquela massa de milhares de soldados, tanques e artilharia invadindo o território israelense poderia complicar e muito o cenário.
O Irã ainda tem a guerra de trincheiras com o Iraque na cabeça.
Neste caso não é possível.
Podemos imaginar que já não há vontade da partes de alguns setores de lutar. Eles poderiam ter lutado pela sobrevivência, pelo regime etc etc, mas preferiram fugir e deixar o regime por si. O atual governo não é nem um pouco popular e duvido que nessa altura haja alguém dentro do Irã que esteja disposto a morrer pelo aiatolá.
99,9% dos iranianos devem pensar: O aiatolá que se F0D@! A maoria deve querer uma mudança de regime urgente. Torço para que seja um novo regime mais moderado e consiliador.
Eu não sei se o Irã tem histórico de democracia, porém seria um recomeço.
Autoritários há anos sem contestação interna levam um choque de realidade quando não se veem intocáveis pro mundo todo ver.
Não tem bravata, decisão judicial ou instituições funcionando que evite o choque, mais cedo ou tarde a realidade se impõe.
Kkkk boa, deixa o Qaher entrar em campo, vai virar o jogo
Sei que muitos vão se ofender, mas do ponto de vista pessoal, vai demorar pra baterem a maior bravata e falta de planejamento com um prazo especificado.
Alguns esqueceram mas é importante lembrar da meta apontada pelo Putin:
“Kiev três dias!”
Acho que até em uma estatal brasileira já tinham exonerado e o sindicato descredenciado.
Na 1a Guerra do Golfo, em 1990, existia um professor de historia no colegial que falava um mantra que eu nunca me esqueci: “Sadam tem canhões antiaéreos que ele vai virar pras tropas, quando invadirem Bagdá por terra, será um massacre de yankees”.
Coitado, deve ter ficado frustrado
Acho que os americanos tentarão se aventurar num modelo de intervenção similar a 1a. guerra do golfo….não irão invadir,mas procurarão sucatear toda a infra de defesa iraniana….joga-la a vinte anos atras de recomposição….
Era professor de que, mesmo? História, né? Tá explicado …
Sim, era bom, eu sempre gostei da matéria ate hoje…..mas é incrível como o perfil não nega
Sim!! História é algo fantástico de ser estudada e compreendida. Mas, os professores, em sua grande maioria, tem um viés bem à esquerda.
E no final os Yankees devem ter perdido mais soldados por fogo amigo do que por fogo iraquiano haha
Que sirvam de lição para a FAB estes conflitos recentes.
Índia – Paquistão, supremacia com AWACS e mísseis de longo alcance,
Rússia – Ucrânia, uso tático massivo de drones e,
Israel – Irã, Binômio de qualidade e qtde de aviação de combate, suportada por inteligência, alerta antecipado e data link.
Nesse aspecto, se a Fab investir pesado em milhares de drones dos mais diversos modelos + 60 a 80 Gripens com Meteor (minimamente), suportado por E/R-99 e o linkBr, não estaremos tão mal
E mísseis Taurus KEPD 350 e AARGM, ambos já integrados ao Gripen.
Outra guerra impressionante, acredito que ninguém fora o Estado Maior de Israel pensaria uma supremacia aérea assim tão pouco contestada.
Engraçado é que parece que só um lado tem serviço de inteligência. O MOSSAD faz o que quer.
Falaram grosso, mas quantidade não é qualidade e a diferença tecnológica, de treinamento e de doutrina operacional da força aérea de Israel em cima da força aérea iraniana fez a diferença e restou ao Irã unicamente sua força de mísseis mas com o domínio aéreo por parte de Israel até essa força de mísseis vai ser destruída ao longo do conflito.
Seria provalvemente o que nossos pilotos fariam se tivessem de lutar com F5 na atualidade, ja que nenhum Gripen ainda tem armas totalmente integradas.
Força Aerea do Irã serve apenas para shows com aviões “placa preta”..rssss
Maquete não voa
O Irã não vai arriscar perder sua força aérea por besteira, vão usar ao máximo seu misseis,que em termos de precisão são excelentes, combinados com seus drones.Mesmo ditos obsoletos, os F4, Migs 29 e F14 são uma força de respeito, melhores que muita força aérea por ai.Outra coisa, pouco se fala dos sistemas antiaéreos e se estão conseguindo evitar a superioridade israelense.Hoje sistemas de misseis mais potentes, precisos e com alcance maior conta mais que uma força aérea treinada, Russa e Ucrânia já entendem isso.
A Ucrãnia não entende isso não. Ela está se armando para ter uma força de caças minimamente efetiva e irá utilizá-la de forma ativa na ofensiva tão logo esteja segura de fazê-lo.
A Ucrãnia irá tentar impor a superioridade aérea sobre o campo de batalha e com isso empurrar o invasor de volta.
A Rússia, essa sim, pensa que caças são só para a defesa aérea e o ataque se faz só com mísseis de longo alcance, igual os aiatolás.
Nem você acredita que a Ucrânia vai expulsar os Russos. Eu aposto na total capitulação da liderança ucraniana nos dentro dos próximos dez anos.
“Eu aposto na total capitulação da liderança ucraniana nos dentro dos próximos dez anos.”
10 anos?? Não entendi…
Caraca, de 1 semana ou 1 mês para 10 anos. Kkkkkkkkkkkk
E pode esperar, em 1.500 anos, Kyiv vai passar a se chamar Putingrado. Eu agarantcho! Kkkkkkkkkkkk
Gente, acho que ele estava fazendo piada, sendo sarcástico.
“O Irã não vai arriscar perder sua força aérea por besteira…”
Com os caças israelenses voando tranquilamente sobre teerã, com ataques sucessivos sobre alvos no irã,…tudo isso acontecendo e tu acha que não vale a pena os iranianos usarem seus caças? Quando que valeria a pena?
“pouco se fala dos sistemas antiaéreos e se estão conseguindo evitar a superioridade israelense…”
Como assim? Tu não está acompanhando o desenrolar dos fatos? Não viu que os caças da IDF voam impunes sobre teerã?
Eu não sei se tu está falando sério ou sendo irônico. Mas, se estiver falando sério, precisa te atualizar…
Eu acho que deve ser brincadeira, não é possível
Vou tomar como brincadeira, caso contrário, é alienação pura…
Como assim meu caro?? “Por besteira”?? Israel sobrevoa dia e noite a capital e cidades inimigo, bombardeando tudo quanto é instalação estratégica, e vc acha que é besteira? kkkkkkkkkk, virou festival de bobagens isso aqui
“Outra coisa, pouco se fala dos sistemas antiaéreos e se estão conseguindo evitar a superioridade israelense.” Acho que você não leu a matéria. Volta lá no início, leia e depois volte aos comentários. É cada um que aparece! kkkkkkkkkkkk
A propaganda está correndo solta.
quando não esteve?
Predios da inteligência israelense atingidos pelo Irã (imagens divulgadas pela mídia de Israel e apagadas logo depois)…divulgado pela Al jazeera: https://www.aljazeera.com/#flips-6374464274112
pois é…a estrategia de misseis funcionam….mas misseis sozinhos talvez não resolvam….a defesa anti missil deveria ser melhor…e a falta de avição mesmo que de pequeno numero de ponta, tambem…
A força aérea do Irã (o sistema como um todo) está no mesmo lugar do programa nuclear e do programa de misseis balisticos… Acabada! E não acabou ainda, pois pode ser que o Regime caia também.
Desejo que o povo do Irã se levante e derrube o regime, tornem-se uma democracia, reconheçam a existência do Estado de Israel, abandonem o terrorismo e desfrutem da riqueza que 5% de todo o petroleo exportado do mundo pode lhes oferecer.
Desejar ainda é grátis
Taxxad está de olho na última frase da sua postagem.
eu coloco a bandeirinha de Israel no meu nome se eles conseguirem transformar o Irã numa democracia por meio de bombardeios que causam contaminação radiológicas e químicas. É sério, tudo que eu penso estaria errado, mas seria uma pequena utopia na terra, existe esperança, milagres acontecem!
Veja: Democracia
Este é o caça de 7G,
É tão stealth que opera no 7º Céu.. só os purificado que o verão kkk
1 Furtividade acústica mesmo ao lado você não ouve os motores
2 Furtividade térmica/ IR, mesmo motores e fuselagem trabalham a temperatura ambiente o tempo inteiro
3 Furtividade eletromagnética O retorno nadar fica escondido entre a gaiola de faradey da própria estrutura metálica do condomínio e aterrado pelos componentes estruturais
se aparecer alguma coisa estaria completamente camuflada num caixote de concreto, indiscriminável que se trataria de uma pequeno caça de ataque
4 Furtividade Visual, olhando de fora é apenas um edifício, precisa entrar pra ter um vislumbre da fuselagem
se tiver algum complemento…
KK Muito bom!
Até o Projeto é furtivo, tem que entrar na 7ª dimensão , além do espaço-tempo clássico para visualizar.
esta no além… kkk
só os purificados que o verão !
Agr pensando no bolso do contribuinte iraniano, não faz sentido manter 1 centena de caças obsoletos em atividade, fato que demanda alto custo, treinamento etc!….correto era dar baixa no inventário inteiro e focar em menor quantidade porém em aeronaves modernas!!!!!cadê os SU 35 deles???
Esperando acabar o ataque pra aparecer pro regime ganhar força exibindo forças modernas e capazes
Poxa, ficaram 50 anos gastando os tubos para manter os F-14 voando, em operação…para serem destruídos no solo.
Que ironia.
Ainda bem (para eles) que o Su-35 não havia sido entregue porque, pela fragilidade demonstrada na sua defesa aérea, não ia conseguir nem decolar.
As guerras na Ucrânia/Irã demostram para o BRASIL o quanto estamos desarmados. Todo material bélico utilizado NENHUM deles o Brasil possui !!!
Será que o Putin está aprendendo como que se faz haha. Se tivessem jogado todos aqueles aviões que a Rússia tem contra a úcrania
Suicídio, para dizer o mínimo, enfrentar a IAF com as relíquias da guerra fria. Demonstra-se, assim, que a superioridade militar israelense não tem nada de divino nem natural: em parte, é mérito dos próprios israelenses, ao desenvolverem e produzirem seus próprios armamentos, tecnologias e inteligência; por outra, o “padrinho” mais poderoso do planeta, capaz de impor embargos de armas, sanções econômicas e, em último caso, atacar militarmente os inimigos de Israel.
Uma força aérea com acesso ao que há de melhor e mais avançado contra outra com décadas de atraso. Aí fica fácil mesmo.
Brasil deveria ter ao menos uma base subterrânea, pelo menos no centro do país…assim como algo como bunkers coletivos para a população, ao menos nas grandes cidades, porque, acho que a profundidade de nossos metrôs não permitiria como acontece na Rússia ou Ucrânia.
Esses barbudos não cansam de virar piada!! Do que adianta investir para manter aeronaves e formar pilotos, se quando são necessários simplesmente somem??? Nem TENTARAM enfrentar o inimigo!!!! Covardia e desperdício de dinheiro público. Depois do conflito voltarão e dirão que sobreviveram ante a poderosa IAF!!!!
Aquele velho ditado, cão que muito ladra, não morde kkkkkk
“Onde está a Força Aérea do Irã?” no inferno ou no Museu!
Mas o Irã não causar a Terceira Guerra Mundial? Ele não um país poderoso? Como assim a real capacidade deles é comicamente abaixo do que a propaganda dizia? A vida real não é igual a propaganda? E o IAIO Qaher-313?
É simples, nunca houve uma força aérea iraniana capaz de fazer frente a força aérea de Israel! O Irã fez muita aposta nos mísseis antiaereos, mas tais baterias servem para proteger alvos específicos e de suma importância (uma fábrica, um porto, uma siderúrgica…), jamais darão conta de proteger todos um espaço aéreo. JAMAIS! E mesmo assim, Israel acabou com várias dessas baterias. Aí, então, o que sobra? F-5 (com qual nível de disponibilidade e manutenção/modernização?), F-14 (com qual nível de disponibilidade e manutenção/modernização?) e Mig-29. Se saírem da pista, alvos fáceis para uma das mais capazes forças aéreas do mundo,… Read more »