FAA eliminará disquetes e Windows 95 usados em sistemas de controle de tráfego aéreo

A Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA anunciou um plano audacioso para eliminar o uso de disquetes e do sistema Windows 95 em seu sistema de controle de tráfego aéreo, ainda dependente dessas tecnologias dos anos 1990.
A imagem de torres de controle operando com paper flight strips, disquetes e computadores com Windows 95 persiste desde os anos 90. Embora essa infraestrutura tenha resistido a falhas globais recentes — como a indisponibilidade do sistema CrowdStrike —, ela representa um risco significativo à segurança nacional e à resiliência do sistema.
O administrador interino da FAA, Chris Rocheleau, afirmou ao Comitê de Apropriações da Câmara:
“A ideia é substituir o sistema. Chega de disquetes e tiras de papel.”
O Secretário de Transportes, Sean Duffy, destacou que este é “o mais importante projeto de infraestrutura em décadas”, com apoio bipartidário nacional.
Atualizar sistemas críticos que operam 24h por dia, 7 dias por semana, sem interrupções, é complexo. A FAA precisa manter operação contínua durante toda a modernização, que requer robustez contra ameaças cibernéticas. Além disso, encontrar soluções compatíveis com normas de segurança complexas não é trivial.
A FAA quer concluir a transição em até quatro anos, um prazo considerado ambicioso por especialistas. Já foi lançado um Request for Information (RFI) e estão sendo realizadas “Industry Days” para atrair propostas do setor privado
Essa renovação está alinhada com o programa Next Generation Air Transportation System (NextGen), que visa substituir sistemas vitais como ERAM e STARS até 2030 e implantar tecnologias avançadas no controle aéreo.
FONTE: tomshardware.com
Assine a Trilogia Forças de Defesa!
Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre a Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.Ou envie pelo WISE

Droga… isso vai aumentar o valor da caixa de diskettes.
Rapaz… o diskete nem surpreende, mas usar windows 95 ao invés de Linux é difícil entender.
Nisso eu concordo plenamente contigo. Abraço!
Camargo, você já usou um Linux da mesma época que o Win95? É horrível! Configurar um KDE ou Gnome da vida em um 486 era algo muuuuuuito difícil. Eu desisti e fiquei na linha de comando mesmo. Win95 era mais fácil de instalar e para a maioria das coisas ele servia bem melhor que o Linux. E já que se tem licensas de Windows corporativas, que se as use até o talo mesmo. O que me surpreende é ainda terem hardware que rode esse negócio. Eu realmente fiquei curioso para saber quais sistemas eles rodam. Aposto que tem muita coisa… Read more »
Sim. Eu aprendi a usar computadores com linhas de comando em Linux. Lembro do editor de texto, o “VI”… eu andava com um livro de Unix debaixo do braço.
MS-DOS me faz lembrar do Basic. riso. Eita nóis.
O Linux tem uma interface gráfica há bastante tempo. Imagina parar o tráfico aéreo quando o Windows começa a atualizar.. “Não desligue”.., nem pouse, nem caia.. riso.
Eu duvido que esses sistemas Win95 sejam usados para controle do tráfego aéreo, Camargo. Senão já teria dado pau durante a implantação. Devem ser sistemas administrativos locais que precisem rodar programas bem antigos. Win95 não é, nem nunca foi sistema de tempo real. E o Vi é o editor de texto mais poderoso do Mundo. Porém, ainda mais complexo que o Word (que já acho ridículamente complexo). Eu gosto do BASIC. Tudo começou por ele, mas o DOS, por mais que as versões inciais (nos IBM-PC originais) bootassem direto no BASIC, ele se mostrou bem mais robusto. Ainda existem versões… Read more »
Pois é,,, Uma cosa que facilitou muito é a IA.. antes eu buscava em livros, listas de discussão, etc. agora eu pergunto lá na iA qual o comando para isto ou para aquilo.. tem funcionado bem. Até o Gemini serve para resolver estas coisas. Lembro da interface gráfica de uma workstations na década de 90 de máquinas usando Unix.. eram boas. Lembra do “WordStar”? Eu tinha um computador (nem lembro o modelo) que tinha uma tela verde e dois drives de disquete de 11 polegas.. um de trabalho e outro de sistema.. riso. Tudo linha de comando DOS. Eu fiquei… Read more »
Ventura Publisher? Meu primeiro trabalho de escola impresso eu fiz nele. Mas você deve estar se referindo à drives de 8 polegadas, os disketões. Usei eles um pouco e acho que ainda tenho um disco desses por aqui em algum lugar. Ainda tenho caixa de discos de 5¼ e 3½ fechadas. E provavelmente o computador que usou, se eram drives externos, podia ser um igual ao meu. Um clone do Apple II (no meu caso, era um CCE Exato). Se tiver curiosidade, baixe um emulador de apple II. Tem uns bem legais, que simulam os periféricos da época. Na verdade,… Read more »
Isso mesmo
Ventura publisher… eu lembro de um relatório que eu fiz usando o computador do meu orientador e imprimindo em jato de tinta..,
Você tem razão. Eram disquetes de 5 polegadas. eu confundi as unidades.. davam uns 11 ou 12 centímetros. literalmente disquetes flexiveis. Acho que 11 polegadas era o tamanho do monitor
O computador que eu mencione devia ser um monstrengo desses.. eu ganhei de um professor que tinha comprado um PC 386, No laboratório eu usava um 486 em linux com tela de fósforo preta para tratar dados.
Primeirão… IBM 5150 com teclado model F… lindjo!
Queria ter um desses hoje. Infelizmente não se acha um desses hoje em dia aqui no Brasil por menos que uns 5 a 6 mil reais. Model F’s originales deve estar saindo por mais de 3 mil reais, só o teclado, já que os model M’s estão custando uns dois a dois e quinhentos.
Rapaz.. e eu dei o meu para meu sobrinho usar de brinquedo quando eu comprei um 486 de segunda mão durante o mestrado. Lembro que tinha anúncio em jornal de computadores de segunda mão… fui juntando o que sobrava da bolsa de mestrado até que comprei um desktop de segunda mão..
Eu nunca tive um 5150, mas usei um quando fiz um curso de BASIC quando eu tinha meus 12 anos. Em matéria de IBM-PC eu comecei direto no 286 já com um HD enorme de 20 megas. Mas queria ter um 5150 um dia. Tudo que sobrou dos meus PC’s antigos foi a placa do meu 386, que ainda está aqui, mas toda carcomida já que a bateria vazou e eu não tinha me tocado em tirar ela da placa (era fixa). Já dei uma olhada mas não dá para recuperar, mas vou usar como fonte de peças para quando… Read more »
Estes teclados feitos até o .meio dos 90 duram para sempre, se bem cuidados. Não tem coisa melhor para teclar do que um bom teclado de IBM Pentium 75.
TK82C carregando o programa com um toca fitas K7!! Menor que um lap top moderno!!!! kkkk Quem lembra desse?
Ainda tenho uma fita com jogo de Xadrez. Era um clone do Sinclair. Foi o primeiro computador que usei. Na verdade ‘usei’ né? Porque era do meu pai e eu só jogava. Aí depois veio CP-300 e finalmente o Apple II.
Rapaz, eu tive um deste … Vendi e comprei um clone do Apple II (Unitron). Boas lembranças!
Windows 95 não update automatico.
A grande maioria destas soluções deve estar em Clipper. Desenvolvimento incremental e diferentes caixas acopladas no sistema via gambiarra. O mais inacreditável é manter computação de 16 bits em hardware que aguentei isso. Via emulação pode ser uma solução atual pois, manter hardware antigo para estas aplicações hoje em dia….
Não é difícil de entender não.
Lá atrás, alguém começou a desenvolver nessa plataforma. O sistema que deveria ser pequeno, foi ficando gigante. E aí, chegou um momento que fica caro demais para colocar um sistema novo e tirar um que já funciona.
Te falo isso pq eu trabalho com desenvolvimento de sistemas há mais de 30 anos. E já passei por empresas públicas e privadas. Desde empresas energéticas e bancárias.
Esses sistemas legados são um pesadelo para tirar do ar.
São horríveis. eu usava um equipamento japonês que usava um sistema da NEC.., a gente precisava de um software para transformar os arquivos para serem lidos em sistemas operacionais novos.,
para trocar o software era como comprar um equipamento novo
Eu que eu fazia antigamente, quando ainda era de TI, é que na empresa onde eu trabalhava tínhamos muitos sistemas em plataforma alta, rodando em mainframe, e que precisavam ser modernizados e trazidos para funcionar em plataforma baixa. A gente fazia o sistema em plataforma baixa, mas ainda precisávamos de dados um tanto sensíveis que estavam no mainframe e precisavam ser portados. A gente baixava todos os dados do banco de dados via easytrieve, jogávamos tudo numa tabelinha do excel e subia tudo para um servidor SQL para o programa novo acessar.
Funcionou bem.
Eita.. eu lembro de outro equipamento, acho que era de difração de raios-X, só que não lembro o sistema operacional. O computador que controlava o equipamento era todo em japonês também. Lembro de algo assim também.. a licença do software custava 20 mil dólares. a gente fazia o tratamendo dos dados de noite, quando equipamento estava disponível.. dai tinha que abrir em uma planilha e salvar em um formato que podia ser lido nos computadores pessoais O computador do equipamento era muito robusto e bastante poderoso para fazer o tratamento de dados, mas o formato do arquivo raw só ele… Read more »
Tudo em Japonês? Será que não era um MSX?
Olha, faz quase 30 anos… não lembro.
A interface gráfica era bem diferente.. parecia um OS antigão, mas era muito diferente de DOS ou qualquer outra. Lembro que era tudo azul e baixa definição.
eu tinha um caderninho com os prints das telas que eu escrevia ao lado em portuguẽs.. depois fui decorando os comando.., mas e o medão de fazer errado?
Azul? Quase certeza que era um MSX, então. Foi meio que uma parceria entre indústrias Japonesas e a Microsoft lá nos anos 80 para tentar fazer um padrão na computação pessoal. Várias indústrias Japonesas lançaram computadores nesse padrão, como Panasonic, NEC, Gradiente, etc. Foi bem popular por aqui e ainda tem um grupo de usuários forte.
Mas sei lá… azul também pode ser Commodore 64, mas eu nunca vi um deles na época.
Era diferente.. era uma interface gŕáfica que lembrava um OS antigo misturado com DOS.. mas era fundo branco com os contornos, fontes, botões etc, tudo em um azul pálido.
bem feio
Lembro da febre e previsões referente às distribuições Linux, após seu lançamento, lá pela década de 90. Que viria a substituir o Windows no uso desktop. Que a Microsoft estava ultrapassada e iria a falência. Como server, nem tem o que falar. Como estação de trabalho, é apenas funcional. Na época do lançamento do Window 95, era incomparável a facilidade de instalação e uso entre os sistemas operacionais. Também tem a questão de ser open source, que tem vantagens mas também traz desvantagens. A Microsoft conseguiu se adaptar e mudou seu modelo de negócio. O importante é a existência de… Read more »
Os sistemas mas antigos são utilizados por serem operacionalmente mais seguros e atendendo os mesmos requisitos. Os computadores dos ônibus espaciais nunca foram de última geração.
Seguros não digo.
Como apontou, o W95 já foi dito deixou de ter suporte da Microsoft já faz bastante tempo.
O que mais está envolvido é o suporte do hardware.
Nesse pacote de migração aí sem dúvida envolve mudança (nem apenas atualização) de hardware.
Mas pra deixar acumular tanto tempo sem atualizações é porque existe algum requisito relacionado a questões de compatibilidade e comunicação aí, envolvendo os sistemas legados.
Mas aí que está.
Uma hora a bomba estoura.
Tipo a sustentabilidade do noss INSS, rs.
Se você dobrar a parte escura no meio e fizer duas camadas dá pra olhar pro sol diretamente.
Brincadeira, eu nunca disse isso, se alguém prejudicar a visão permanentemente a culpa não é minha.
KKKK !!!!
Se gasta 1 trilhão de dólares por ano com defesa usando tecnológica de última geração,mais o sistema de tráfego aéreo é monstrengo obsoleto da década de 80.
Esta igual no Brasil,único serviço público que funciona com tecnologia moderna é urna eletrônica,o resto pode esquecer !!!
Sistema de declaração de imposto de renda tbm funciona bem rs
Maldade tbm, né? Nosso sistema financeiro como um todo é um dos mais modernos do mundo. Perdemos com certeza provavelmente apenas para a China, onde as pessoas já pagam as cosias com o rosto.
Nos EUA mesmo tem lugar que pra pagar com o cartão é a maior briga. A população ainda é muito adepta dos cheques e eles não estão nem perto do nosso PIX, que para a maioria dos países é algo inconcebível.
Quando os gringos chegam aqui e conhecem o pix eles ficam maravilhados.
Jadson, ‘com certeza provavelmente’ é meio confuso heheheheh
Mas olha, nos EUA a maioria dos lugares não aceita cheque, pelo menos não sem a presença do gerente.
Mas ainda estão longe de ter a facilidade daqui com o pix, ou até mesmo o famoso ‘tap to pay’ o NFC no celular. Vai depender muito de onde você estiver. Na maioria dos lugares você ainda precisa ter o cartão físico mesmo. É muito doido. Eu sou chato. Eu ando com o cartão físico em caso de necessidade, mas quase nunca uso.
The White House’s proposed fiscal year (FY) 2026 budget would boost FAA funding aimed at addressing critical air traffic controller (ATC) shortages and modernizing aging infrastructure, which Trump himself has described as “very obsolete.” It would set aside $13.8 billion for FAA operations🇺🇸🇺🇸🇺🇸
Se o XP já é vulnerável a ataques, até me impressiona eles ainda estarem “ilesos”
Sistemas assim não ficam ligados à internet, mas sim em uma rede fechada. Se precisarem.
Acessar a internet hoje em dia com o Window 95 não é fácil.
é justamente por isso que não trocaram ele, pode ser arcaico, mas é mais seguro que os atuais
Sei não Heinz, ele era uma colcha de retalhos e tanto heheheheh
Mais seguro não é. Há muito tempo esses sistemas perderam atualizações da Microsoft. Sem falar que quando esses sistemas foram criados, não existiam 90% das ameaças atuais e que são sistemas tão antigos que todo mundo já explicou a exaustão todas as suas fraquezas.
Eles ainda utilizam isso porque funciona e a aviação é muito conservadora por questões de segurança. Boa parte das aeronaves que viam hoje utilizam hardware e software dos anos 90 ainda. Não porque são mais seguros que os atuais, mas porque seria muito caro validar novos sistemas, passar por todos aqueles testes…
A Microsoft presta suporte para alguns órgãos governamentais e empresas grandes que ainda usam sistemas que chegaram no limite da EOL. É uma prática bem cara e restrita, mas dado o nível de importância de alguns desses sistemas, duvido muito que a Microsoft poderia recusar.
Mas, concordo: esses sistemas não são mais seguros que os atuais — longe disso. Foi-se mantendo assim por uma questão de que é realmente muito complexo migrar sistemas críticos e também porque tudo está funcionando, apesar dos pesares.
Ainda existem muitos bancos que usam COBOL no backend e vários caixas eletrônicos que rodam Windows XP.
Só que em uma rede muito grande, mesmo sendo fechada, não seria tão difícil alguém conectar fisicamente num terminal usando um notebook em um cabo usb não deve ser a coisa mais difícil do mundo, né
Se você tiver como ter acesso à uma área controlada de aeroporto, ainda mais pós 11 de Setembro, com um notebook na mão, vai lá. Só não acho que vá ser nem de perto tão fácil quanto parece.
Olá Leandro., você matou a charada.
Os sistemas dos aeroportos nos EUA usam Win95 porque ninguém mais sabe o que é isso.. é impossível que pessoas com mais de 30 anos saibam hackear..
Basta um dos milhares dos funcionários querer fazer.
O problema é pensarmos que o ataque só poderia vir de fora.
” Acessar a internet hoje em dia com o Window 95 não é fácil.” Com um modem da US Robotics consegue, a 56 k…..
Consegue sim.
Mas tenta acessar um site que não tenha sido feito com o protocolo da época com o netscape 😉
“altavista”
Todo e qualquer Sistema Computacional, seja qual for, é vulnerável a ataques. Nunca haverão exceções.
Cuidado pra não levar essa discussão pra dizer que nossas urnas não são seguras, porque uma coisa não tem na a a ver com a outra.
A propósito, o verbo haver, no sentido de existir, é impessoal e inflexível. Portanto, não tem plural.
Haverá exceções seria o correto
Na dúvida, eu uso o verbo “existir”… é como ensinou o Mester Yoda para evitar o caminho do lado sombrio (antes era negro, sombrio ficou melhor pois ficou mesmo mais sombrio).
Se um dos problemas para a substituição é a estabilidade do sistema espero que não usem o windows11.
Eu uso o Windows 11 a mais de um ano e nunca tive problema de instabilidade.
Você teve sorte.
https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/all/windows-11-24h2-porque-tanta-instabilidade/c95fbcf7-1e17-4712-b134-fa34a1af5dc0
Nunca tive problemas, nem mesmo nas atualizações. Sempre funcionou redondo desde que instalei.
A Microsoft tem uma linha IoT e Enterprise que é usada para automação comercial e outras aplicações específicas.
Inacreditável. Nem o DECEA usa mais isso.
Olá Rinaldo, Você sabe qual o sistema operacional do DECEA? Suponho que não seja um segredo de segurança nacional.,
Não, não é. Mas com certeza não é Windows 95. Pode ser até Linux.
Literalmente, windows95 é coisa do século passado. riso
Linux para uso doméstico tem a vantagem se ser mais barato e usar aplicativos gratuitos também, sem a necessidade de usar programa pirata.
Este blog é uma fonte de coleta de inteligência, Camargo. É assim que os vazamentos do Discord acontecem.
Olá. A maioria das pessoas têm um bom senso sobre o que pode ou não pode comentar.. aos que faltam juízo também faltam acesso.
o problema é ter juízo e má fé;
Na prática, as pessoas usam nome verdadeiro em blog público, divulgam informações classificadas e pessoais, além de divulgarem opiniões sobre temas estratégicos. Ou seja, um desastre em Op Sec.
Vocẽ tem razão.., a maioria das quebras de segurança são feitas por meio de “engenharia social”. Contudo, em todos estes anos frequentando a trilogia, não lembro de ter lido algum vazamento acidental de informação classificada, ainda que muitos colegas e os editores tenham fontes no setor militar ou mesmo estejam envolvidos em programas militares sensíveis. Pode acontecer… o que eu vi de mais assombroso foi a punição de um oficial da MB que fotografou e divulgou algumas fotos do F35 dos EUA na base de S.Pedro da Aldeia… a maioria das informações de inteligência são coletadas de fontes abertas.. o… Read more »
Disquete e Windows 95?! Tá certo que tem aquele ditado se esta funcionando para que trocar, mas é um sistema operacional num sistema de controle aéreo e não uma máquina qualquer, um sistema sem suporte, sem atualizações de segurança só pela falta de suporte já deveria ter sido substituído.
Riso.. disquete de 11 polegadas.
Eu não consigo leitor USB para ZIP drive faz 6 meses…. imagina achar um leitor de disquete de 8 polegadas que não esteja estragado e com bug de leitura….
Dá uma olhada no canal ‘Adrian’s Digital Basement’ que ele ensina à consertar e regular os Shugart de 8ão, com direito à limpeza e alinhamento das cabeças de leitura.
Com toda certeza do mundo nao sao ligados a Internet. E sim a uma rede fechada propria.
Quanto ao disquete eu não fiquei assustado, o Japão deixou de usar oficialmente em suas instituições governamentais tem menos de um ano.
Agora Windows 95 é coisa de colecionadores.
Até minha filha de 11 anos usa Linux Mint
Ela tem escolha ? Heheh
Esses fanboys de Linux fazem essa propaganda ha uns 30 anos… Ate hoje não passa de um OS do subúrbio da Internet. Basta tentar abrir uma documento do Word ou Excel mais elaborados e ja era…
Bem,
Esta história de perder configuração acontece até quando se abre um arquivo em uma versão diferente daquela na qual o arquivou foi feito. E nem precisa mudar a versão do sistema operacional., basta que o pacote de aplicativos seja diferente.
Chris, o Linux hoje é o Sistema operacional mais utilizado no Mundo. A ‘distro’ mais famosa e utilizada do Linux hoje em dia chama-se ‘Android’ com diferentes sabores para diferentes celulares. Você ainda tem outros que são bem amigáveis como o Mint, o Ubuntu, o Zorin, o ChromeOS e acho que o novo ‘SteamOS’ também é um Linux ‘mexido’ mas esse é tão novo que realmente não sei dizer. Em matéria de Desktops realmente fica atrás do Windows e do MacOS, mas está muuuuuito mais utilizável do que já foi um dia. Eu consigo usar algum Linux no dia a… Read more »
” Até minha filha de 11 anos usa Linux Mint” Recomendo a todos. Levamos 10 anos usando no Lab de Bioinformática e deu poucos problemas, nenhum de ordem crítico.
Pois é.. leve e estável. Ressuscita até computador velho.
Corretíssimo. Quase tudo q ficou obsoleto com WinXP e Win7 está rodando com Linux Mint, totalmente funcional. Tenho sistemas da Dell com 14 anos nas costas e estão hoje rodando Mint.
Usei meu Dell com Mint até há pouco tempo que usei uns 7 anos de boa.
Troquei no fim da pandemia por um outro dell com o ubuntu já instalado.
tá redondo.
Doei o dell velho para a universidade.. eles têm um programa bem legal de recuperação de computadores antigos; Eu tinha um daqueles da vaquinha (gateway eu acho) que usei no doutorado.. o pessoal só não aproveitou a bateria que eu já tinha retirado. ,riso
Computador Moo Milk. Já faz o milk shake!
Nenhuma matéria sobre o abate do SU35 russo?
Inclusive li que os ucranianos utilizaram o Saab 340 AEW&C, para iluminar o SU35 e que um F16 teria abatido ele. Seria bom o blog trazer alguma informação desse combate
Su 35 custa caro…
Heinz sério eu não gosto de ficar bancando defensor de ditador, invasor, e senhores da guerra, mas ouvi dizer que os russos tiveram algum avanço na região de sumi, é pra ter propaganda disso tb´? Eu quero é que parem de se matar, a grande maioria pensa assim, apesar dos esforços pra atração de apoio, eu entendo, mas cara, não tá mudando nada, prolongando essa porcaria só deixa a coisa mais caótica e imprevisível, mas vá lá pegue sua bandeirinha e queime os Su-35 da Rússia. Bom é ter a UE superpoderosa ao custo de sangue ucraniano e chantageando o… Read more »
É matéria do TWZ.
O que mais tem naquele blog é o primo da tia do cunhado da vizinha da bisavó do sogro ouviu um rumor que….
Que o SU-35 foi abatido isso é um fato consumado, não é rumor, tem vídeo, e para seu espanto até canais russos confirmaram
Não disse que não foi abatido, mas como foi ninguém comprovou.
Na manchete está escrito “Alegações giram em torno do abate de Flanker russo Su-35”.
E segue com “Relatos não confirmados..”, “Se a última alegação for verdadeira…”, “Embora não saibamos o que foi responsável por derrubar o jato russo…”, “…uma breve declaração no canal Telegram da Rorça Aérea Ucraniana…”, “…embora a causa permaneça obscura.”
Estes são apenas alguns trechos da materia original no TWZ, leia a matéria na íntegra.
Se prefirir tem um blog brasileiro que copiou a matéria e publicou, mas sem estes pequenos e insignificantes detalhes.
Você decide.
não, é a verdade, os russos avançaram em Sumy, em donestk continua batalhas pesadas com pequenos avanços russos. E sim, o blog poderia postar sobre isso e o desenrolar da batalha. Não entendi, em que parte eu queimei o SU35? Você que está na defensiva ai colega, calma.
Fiquei irritado visitando outro site: southfront, eles colocaram vídeos ridículos de operadores de drones perseguindo soldados individuais, um negócio que não faz a menor diferença no desenrolar da guerra é só crueldade mesmo.
Muitas coisas só são crueldades, os russos bombardearem cidades inteiras com drones, mísseis de cruzeiro, bombas de fósforo branco é só crueldade também.
E sobre os drones atacando soldados individuais, ambos os lados fazem, ambos os lados atacam na maioria das vezes sem misericórdia contra o inimigo, assim é a guerra.
Se a Rússia se retirar a guerra acaba, se a Ucrânia se render ela deixa de existir, é muito simples.
acho que apelaram por causa do ataque brilhante aos bombardeiros de importância estratégica que certamente serão compensados por outros meios na próxima década. Eu não costumo acessar o X então só vejo pelos blogs e youtube, normalmente não colocam este tipo de conteúdo.
A Rússia conseguiu ocupar uma faixa de 100km no perímetro da ucrânia, que mané deixar de existir, vai perder um pouco de território, mas vão poder comercializar como quiserem com a UE. Vai ficar uma situação parecida com a Georgia, se bobear ainda separam esses novos territórios e transformam em estados vassalos.
O Bulgarian diz que o Su35 foi pego em uma armadilha (mais não diz que ele foi abatido por um F16).
https://bulgarianmilitary.com/2025/06/08/russian-su-35-flanker-e-jet-shot-down-in-ambush-over-kursk/
O Military diz que a chance de F16 terem sido os responsáveis por abater o Su35 é muito baixa.
https://militarywatchmagazine.com/article/ukrainian-f16-shoot-down-russian-su35-kursk
O Cavok site BR em 2 matéria diz que o Su35 foi abatido por um míssil AMRAAM e que o F16 + SAAB 340 abateram o Su35.
https://www.cavok.com.br/forca-aerea-da-ucrania-abate-caca-russo-su-35-perto-da-fronteira-com-uso-de-missil-amraam
https://www.cavok.com.br/caca-russo-su-35-abatido-por-f-16-ucraniano-teve-apoio-crucial-do-aviao-radar-sueco-saab-340-aewc
Que o Su35 foi derrubado isso é fato agora quem o derrubou eis a questão. Apenas o site BR esta produzindo matéria afirmando quem foi e o que foi.
Windows 95?! E eu que achava que lá a vanguarda era lei…
Os caras ainda devem usar ARJ pra ripar arquivos em disquetes…
Várias máquinas usadas em diversas indústrias ainda utilizam Windows 3.1 ou Windows 95. Um exemplo: máquinas de teste de semicondutores MT9510 ainda utiliza disquete e Windows 3.1 em diversas companhias.
Se essa reportagem fosse daquelas que postam no dia 01 de Abril, eu sem duvida cairia fácil achando que era pegadinha. 🙂
Eu não me surpreendo com essa noticia, sei de uns caixa de banco aqui no Brasil que não faz muito tempo funcionavam com WIN-95/98 e Windows NT.
Não sei pra que tirar o windows 95, ele foi usado para inserir um vírus em uma nave alienígena em independence day. Time que está ganhando não se mexe.
É que já deve o Independence day 2. Os aliens já estudaram a nossa fraqueza
Pois é . os aliens em Independenc day (o primeiro) usavam MS-DOS 5.1 e programação em Basic
Meus Deus, Windows 95 ? E se não tivesse tido a troca política ano passado continuariam do mesmo jeito por mais quatro ou oito anos, no mínimo.
Ué… é só vai mudar agora por causa de Trump é? Kkkk
Não tem nada a ver com politica não rsrsrsrsr de onde vc tirou isso ?
Vão utilizar o android ?
Windows CE