BIRD Aerosystems fornecerá sistema de proteção antimísseis para aeronave presidencial baseada no Boeing 737 BBJ

1

9 de junho de 2025 – Tel Aviv — A BIRD Aerosystems, empresa israelense especializada em tecnologias de defesa, anunciou a assinatura de um contrato multimilionário com um novo cliente governamental para a instalação de seu avançado sistema de proteção antimísseis Airborne Missile Protection System (AMPS), incluindo o sistema de contramedidas direcionais infravermelhas SPREOS DIRCM, em uma aeronave Boeing 737 BBJ configurada para transporte de chefe de Estado.

O acordo prevê a entrega completa do sistema encapsulado no pod externo µAeroShield, que será integrado à aeronave com certificação STC (Supplemental Type Certificate) concedida pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA). O pacote contratual também abrange o suporte logístico integrado, treinamento, manutenção e testes.

O µAeroShield combina o sistema AMPS, reconhecido por sua taxa quase nula de alarmes falsos, com o SPREOS DIRCM, uma tecnologia patenteada de interferência por laser que rastreia e neutraliza mísseis guiados por infravermelho, como os MANPADS (sistemas portáteis de defesa aérea). O sistema foi projetado para atender às exigências regulatórias da aviação civil, garantindo discrição e proteção eficaz em operações de alto risco.

“O µAeroShield é a solução ideal para plataformas presidenciais que exigem proteção discreta e altamente eficaz. Sua instalação externa de baixo impacto e conformidade com normas internacionais garantem segurança sem comprometer a operação da frota”, afirmou Matan Perry, diretor de marketing e vice-presidente de vendas da BIRD Aerosystems.

O CEO e fundador da empresa, Ronen Factor, destacou que o contrato consolida a presença da BIRD no mercado de proteção de aeronaves VVIP e demonstra a confiança crescente de governos no sistema. “Estamos orgulhosos de proteger líderes nacionais em um ambiente global cada vez mais complexo e ameaçador”, declarou.

A entrega e certificação da solução devem ocorrer ao longo dos próximos 12 meses.


Sobre a BIRD Aerosystems

Com sede em Israel, a BIRD Aerosystems atua globalmente no fornecimento de soluções de defesa inovadoras, com foco em dois segmentos principais: sistemas de proteção antimísseis (AMPS) para aeronaves civis, militares e VVIP, e o sistema ASIO de vigilância e patrulhamento aéreo para missões marítimas, resgate, e segurança terrestre. A empresa tem como clientes governos, agências da ONU, forças da OTAN e organizações de defesa em todo o mundo.

Mais informações: www.birdaero.com


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre a Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara_br

Este tipo de tecnologia, em bombardeios estratégicos, são indispensáveis, vão fazer missões por muito tempo. Mesmo sem o stealth clássico. Grande perda pra Rússia recentemente. Provavelmente vão destinar parte dos 500mil engenheiros que se formam pro ano, pra avanços na tecnologia de mísseis, talvez os de alcance intermediario vão precisar cobrir aquela parte do poder perdido pra Europa.

Last edited 10 dias atrás by carcara_br