Novas imagens do caça chinês de sexta geração, Chengdu J-36, revelam detalhes inéditos sobre um dos projetos mais avançado da aviação militar da China. Uma delas, divulgada recentemente, mostra o jato em solo, oferecendo a primeira visão frontal clara da aeronave, destacando sua cabine ampla com assentos lado a lado e HUDs de grande ângulo. A autenticidade da imagem ainda não foi verificada.

O J-36, desenvolvido pela Chengdu Aircraft Corporation, apresenta uma configuração de asa dupla delta sem cauda, otimizada para características furtivas. O design inclui três entradas de ar — duas nas laterais e uma dorsal — alimentando três motores, uma configuração incomum que sugere capacidades de supercruzeiro e longo alcance.

As imagens também revelam três compartimentos de armas ventrais: um principal central e dois menores nas laterais, indicando uma capacidade significativa de carga útil. A ausência de superfícies verticais e a integração de sensores eletro-ópticos na fuselagem reforçam o foco em furtividade e consciência situacional multiespectral.

Especialistas ainda debatem o papel principal do J-36. Alguns o classificam como um caça de superioridade aérea de sexta geração, enquanto outros sugerem funções de bombardeiro regional ou plataforma de comando e controle para operações com aeronaves não tripuladas. O tamanho considerável e a configuração de cabine dupla indicam uma ênfase em missões de longo alcance e coordenação de sistemas múltiplos.

O desenvolvimento do J-36 pode influenciar programas similares, como o Next Generation Air Dominance (NGAD) dos Estados Unidos, destacando a importância de manter a superioridade aérea frente aos avanços chineses.

A divulgação controlada de informações e imagens do J-36 sugere uma estratégia chinesa de demonstrar capacidades tecnológicas avançadas, possivelmente visando dissuadir adversários e afirmar sua posição na corrida global por aeronaves de sexta geração.


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre a Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JPonte

Bonito !!!!

Alexandre Galante

BYD dos ares 🙂

Guizmo

Se tiver o acabamento interno de um BYD, os pilotos estarão bem servidos

Ozawa

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Emerson

Provavelmente substituto do JH-7 (que também é uma bela máquina)

Junior

Muito grande para ser um caça, parece mais um bombardeiro com funções parecidas com o SU 34, com a diferença de ser furtivo, para mim o verdadeiro caça de 6 geração dos chineses é o J50

Underground

Por aí! 👍

Wagner

A China está se modernizando com tecnologia própria e “barata” ,monopolizando cadeia de suprimentos. Hoje a China trava qualquer nação para desenvolvimento tecnológico militar não pela economia,mas pela produção de suprimentos de terras raras.
O desespero do Trump não é pelas tarifas mas pelos imãs entre outros que a China travou.
E detalhes ainda não existe qualquer país para rivalizar em refino de terras raras com a China,estamos falando do 60 para baixo da tabela periódica.

Rodolfo

E parece que a resposta aqui nos EUA vai ser retirar todo incentivo a refino de litio e outros minerais e “double down” nos combustíveis fosseis. E a industria de carros eletricos tem tudo pra ir pro buraco por aqui o que vai ser o sonho dos chineses. Infelizmente, to assistindo a queda do “dominio” americano de dentro.

Wagner

Realmente uma surpresa,um país que foi referência educacional e tecnológico, jogaram tudo fora em uma geração.

EduardoSP

E a atual gestão tem uma visão de que o passado é que era bom. Então toca a implementar políticas que promovam o passado, como a indústria do carvão, e desestimular o futuro, como a energia eólica e solar.
Não precisa ser um gênio para ver que vai dar errado. A história não para, o passado não volta.

Palpiteiro

Energia eólica e solar está crescendo muito lá.

RafaelA

Além do fato de eles terem uma quantidade absurda de terras raras refinadas em estoque, prontas para inundar o mercado se alguém quiser chegar perto deles em quanto a refino de TR, fazendo inviável qualquer emprendimiento privado de quem quiser competir com eles.

Juggerbr

Lembra uma versâo do B-21, usando três motores.

Victor Hugo

Bonito, no Tik Tok o gringos já estão dizendo que ele é o sucessor natural do Su34, tomara que os Chineses o exportem, caças bombardeiros são muito bonitos, até o AMX é bonito, Brasil deveria substituir o AMX por um verdadeiro caça bombardeiro.

Macgaren

China já mostrando 6g voando, UE criando consórcio para o seu e os EUA com projeto em andamento.

A Russia definitivamente se enrolou demais com essa guerra e vai perder o bonde da evolução, daqui a pouco veremos eles voando caças chineses.

Carlos I

Já perdeu o bonde, estava apenas começando a se recuperar depois do fim da URSS e se enfiou nessa.

Estão sem crescimento demográfico faz 30 anos, o que se faz é em doses homeopáticas, a corrupção( típica de regimes comunistas) nunca foi superada, alcoolismo é um grave problema e a base industrial assim como a nossa migrou para a China.

Dificilmente voltará a ter protagonismo no mundo, a tendência é de tornar um satélite chinês.

Abymael2

barbaridade kkkk

José Joaquim da Silva Santos

A Rússia vai acabar amanhã, deu na CNN agora.

Eduardo Neves

Tirando a questão do satélite Chinês, você acabou de descrever os EUA.

João Moita Jr

Vixi!!! Quanta abobrinha!!! 😅🤣😂

Dagor Dagorath

Esse design parece favorecer uma eventual capacidade de voo hipersônica, ou próxima a isso.

Clésio Luiz

Agora está 100% confirmado que é um biposto lado a lado. Desde a primeiras imagens do ventre da aeronave, que eu desconfiava que ele tinha um nariz muito largo para um monoposto.

Outro ponto interessante, é a presença do que parece ser dois IRST nas “bochechas” da aeronave.

DanielJr

Qual é o tamanho estimado desse jato?

Pergunto porque se levarmos em consideração o terceiro motor, mesmo que seja um pouco menor que o normal, ocupa um bom espaço no avião.

Somando o espaço do motor e dos dutos de aspiração de ar, armas internas, eletrônicos e etc, quanto combustível ele conseguiria levar?

Esses novos motores são tão mais econômicos que aumentando em 50% o número de motores de um bimotor ao mesmo tempo em que se retira todo esse espaço, o alcance seria razoável?

João Vitor

Comprimento de um j20 (uns 20 metrô) mas é muuuuito largo, por isso certamente é um bombardeiro, bastante espaço interno.

Sensato

Me parece seguro dizer que há dois fatos sugerindo que este não será um caça de superioridade aérea. O primeiro é a configuração dos assentos dos pilotos. O segundo é estarem desenvolvendo o J50 ao mesmo tempo. Pra que criariam dois caças de superioridade ao mesmo tempo? Assim como dito e em outros posts, me parece ser um Su34NG. Creio que terá bem mais capacidade e tecnologia e, no que diz respeito ao uso, não será usado pra lançamento de bombas burras a baixa altitude assim como os russos fizeram recentemente.

carcara_br

Certamente vai poder lançar bombas burras, mas o custo de adaptação de kits pra guiamento inteligente não é tão alto, como você disse: como os russos e suas FAB-1500 e FAB-3000.

Last edited 13 dias atrás by carcara_br
Hamom

Eu sabia, é cópia…comment image

Last edited 13 dias atrás by Hamom
Miguel

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Andromeda1016

Cópia não, homenagem …. rsrsrs, as “homenagens” chinesas na área tecnológica estão virando caso de polícia rsrsrs

Last edited 12 dias atrás by Andromeda1016
Pedro

Caça com pilotos sentados lado a lado..estranho…não lembro de nenhum. Tem mais cara de bombardeiro mesmo.

RafaelA

O SU-34 e um caça bombardeio com uma configuração similar…Teria a mesma função que o F15e

Last edited 13 dias atrás by RafaelA
J-20

F-111, Su-34…

José Gregório

Fantástico!

carcara_br

Esperando algum anúncio oficial, vamos ver como os chineses o classificam. Quando o alcance dos mísseis começa a passar dos 200km, plataformas maiores para combate ar-ar passam a fazer sentido, isso foi visto em projetos americanos e russos.
Acho que supermanobrabilidade vai ficar na 5º geração, alguns tipos de drones e nos mísseis, é claro, esse design de asa não ajuda muito.

Last edited 13 dias atrás by carcara_br
Carta Branca

Eu achava que caças bombardeiros já estavam no passado, coisa dos anos 80. Que eu saiba os chinas devem ser a única nação desenvolvendo caças bombardeiros, se for isso mesmo.

Com drones de grande autonomia, munições vagantes, enxames, bombas planadoras e misseis de cruzeiro, tem gente até falando que bombardeiros grandes já são coisa do passado, que dirá caças bombardeiros.

Tem alguma missão específica que um caça bombardeiro consiga fazer que um caça stealth multiuso ou um bombardeiro stealth não consiga?

Alexandre Galante

comment image

Dmitriy

E quem determinou que este avião é de 6ª geração? A ausência de cauda o tornou de 6ª geração? E quanto aos motores, nos quais os chineses estão realmente atrasados? E quanto à inteligência artificial? O avião já se provou em missões militares? Até agora, é apenas um modelo voador com capacidades desconhecidas.

Andromeda1016

Calma aí, deixa o pessoal devanear um pouco rsrsrs

Andromeda1016

3 turbinas …. isso denuncia o quanto elas são fracas ….

Observador

Esse jeitão achatado parece uma mistura do B-2 Spirit ou Tu-160 com o nariz dos caças atuais. Achei interessante.