FAB confirma incidente com caça F-5M durante exercício AIRLIFT COMAO 2025 em Anápolis (GO)

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Preparo (COMPREP), confirmou a ocorrência de um incidente operacional envolvendo uma aeronave F-5M durante o exercício AIRLIFT COMAO 2025, realizado na Base Aérea de Anápolis (BAAN).
Segundo comunicado oficial do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, não houve vítimas e todos os protocolos de segurança previstos foram prontamente executados. A aeronave envolvida será submetida a manutenção preventiva e avaliação técnica, conforme os procedimentos estabelecidos para casos desse tipo.
O exercício AIRLIFT COMAO 2025 reúne diversas unidades aéreas da FAB em treinamentos conjuntos de assalto aeroterrestre, apoio aéreo aproximado e transporte logístico. O objetivo é aprimorar a interoperabilidade entre esquadrões e garantir a prontidão operacional das forças.
A Aeronáutica ressaltou que as operações seguem padrões rígidos de segurança e que medidas adicionais já foram adotadas para prevenir a ocorrência de novos incidentes. O exercício prossegue normalmente conforme o cronograma previsto.
A FAB não divulgou detalhes adicionais sobre o tipo de falha ou extensão dos danos na aeronave F-5M, modelo modernizado do clássico caça supersônico operado desde a década de 1970.
Assine a Trilogia Forças de Defesa!
Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre a Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.Ou envie pelo WISE

Que se iniciem as elocubrações. Quem começa?
Problemas de velharia remendada…….apenas hipótese mais óbvia. Apesar de gostar muito do design dessa aeronave.
Aviões novos e velhos se acidentalmente. Há casos recentes de problemas com o F35.
Talvez seja um problema de fadiga do material, talvez um problema de manutenção, talvez erro do piloto, talvez uma coisa externa
Se a bequilha não baixou não foi erro do piloto. Falha material. O avião é velho.
Olá Rinaldo. De fato, o avião é velho e precisa ser substituído por Gripens novos O F5M é velho e esta obsoleto. Nem isto é consenso, porque tem gente que defende a compra de F16 de segunda mão para substituir os F5M Contudo, a falha na bequilha não pode ser atribuída à idade do avião. Talvez até seja de fato do equipamento estar velho, ainda que a manutenção tenha sido correta. Inclusive, é um grande equívoco tentar comparar este acidente com outros acidentes com F5M da FAB.. lembrei de um A4 da MB que também teve problema com a bequilha… Read more »
O resultado final da investigação dirá quais ações de manutenção deverão ser tomadas.
Exato.. é o que estou comentando.. o problema na falha da bequilha nada tem a ver com o fato do avião ser velho, mas com algum problema daquele dispositivo em si. Após décadas de uso, dá para descartar erro de projeto. Pode sim ser fadiga do material, pode ser problema hidráulico tão diverso ou até uma pane elétrica no dispositivo de acionamento. Pode até ser um erro na manutenção.. De modo algum este acidente serve para justificar o uso de aviões antigos e obsoletos e os atrasos na entrega do Gripen.. mas também é um equívoco afirmar que a causa… Read more »
Em um caso desses o armamento precisa ser liberado?
Sim. Mas não estava com armamento
QUer comparar um F-5 com um F-35? é só 30 números mais novo, o equipamento é velho, a estrutura por mais que seja bem cuidada, não suporte tantos anos levando o piano
A aviação de caça da FAB está se desmanchando como uma parede de tijolo velho. Os AMXs já estão quase sendo tirados de serviço e os F-5 já estão bem cansados de carregar o piano. E temos um incrível número de 9 gripens que nem sequer podem lançar mísseis ar-ar ainda.
Deixemos os super-tucanos fora da equação.
O mais importante é que o piloto não sofreu ferimentos, enquanto ao avião espero que essa velharia nem retorne.
Primeiramente, o piloto está bem, que é o que verdadeiramente importa.
Em seguida, só mostra a necessidade URGENTE do GF e MD colocarem as “faturas” do Gripen “em dia”, para que esses caças sejam entregues conforme o cronograma original, para que os bicudos finalmente descansem.
Olá Wilbert.
Uma coisa é o problema do cronograma do Gripen, outra coisa é um incidente com uma aeronave.
Não há relação.
Como escrevi antes, aeronaves novas e antigas se acidentalmente. Alguns F35 novos já tiveram problemas.
Desculpe, mas tem sim.
Se o cronograma original do Gripen estivesse sendo cumprido, esses F-5 não precisariam ser “esticados” e usados além do que precisariam, colocando a vida dos pilotos em risco.
Independente do quão cuidadosos sejam o pessoal do PAMA, isso não muda o fato de que esses F-5 já deveriam ter sido aposentados a muito tempo.
Não Willber, não tem. Uma coisa é a FAB arriscar um piloto em uma missão real de combate em uma aeronave obsoleta. Outra coisa é a FAB arriscar a vida de um piloto em uma aeronave que não deveria estar voando. São coisas diferentes. A obsolescência do avião não o torna inseguro, mas sim inadequado ante às ameaças modernas. Tem aeronaves muito mais velhas do que esse F-5 que continuam operando e voando normalmente. Obvio que precisamos substituí-los pelos Gripen o mais rápido possível, mas não significa que a idade da aeronave a deixe perigosa se manutenções e inspeções estão… Read more »
O fato dos aviões serem velhos não significa que estão inseguros ou que a FAB está usando aviões sem condições de segurança.
Os F5M são obsoletos no atual cenário de guerra por isso devem ser substituído por Gripens novos.
São coisas diferentes
É um equivoco supor que aviões se acudentem porque são velhos. Acidentes acontecem por erros de manutenção, problemas de treinamento, erros dos pilotos, causar externas como ingestão de obra de objetos ..
Talvez vc saiba qual foi o incidente…
Se um urubu bateu no caça?
Seria a mesma coisa em qq aeronave….
Não foi o caso.
O que foi que aconteceu, Rinaldo? Eu não procurei informações sobre. Tu sabe o que ocorreu?
A bequilha não baixou.
Certo, obrigado.
O piloto está bem, esse é o fato mais importante.
O segundo mais importante: tranquilo, em dezembro do ano que vem chega mais um Gripen, então tudo certo.
É um escândalo que o F-5 ainda esteja em operação na FAB.
Talvez seja mesmo.um escândalo… Talvez seja um escândalo a Argentina comprar F16 usados. Talvez seja um escândalo a USAF usar B52. Talvez seja um escândalo…
Contudo, aviões novos e antigos se acidentam. Alguns F35 novos já tiveram problemas.
Camargo, é um escândalo sim os F-5 ainda serem nossa ponta da flecha em 2025.
Não estou falando sobre o acidente e sim sobre o vetor.
Estaria ok se eles formassem uma frota de segunda linha, pra fazer volume ou operar em teatros com baixo risco.
Eu concordo que o F5M está obsoleto e deve ser substituído por Gripens novos. Inclusive seria um escândalo comprar F16 de segunda mão para substitui-los.
Discordo de quem afirma que estee incidente com um F5M seja consequência da idade do avião ou de sua obsolescência
São duas coisas distintas. Umas está certa e a outra está errada.
Concordo que já passou da hora dos F-5 serem retirados de serviço.
Mas não diria que é um escândalo…..tem mais F-5 operando na USN e no USMC do que na FAB……mesmo que em funções diferentes.
Na USN e no USMC os F-5 não são 1a linha defesa. Então… sim, é um escândalo o F-5 na FAB em operação, exercendo a função que exerce.
Então.. quase todos concordam que o F5M é um avião obsoleto que precisa ser substituído por Gripens novos…
Outra coisa é supor que o acidente com este F5M foi causado pela idade do avião ou por sua obsolescência.
São coisas diferentes. Uma está certa e a outra está errada
Olá Augusto
O tema da matéria é sobre um incidente com um F-5….e nåo se o avião é a 1a. linha de defesa ou nåo.
Um acidente pode acontecer com qualquer aviåo…..velho, novo, 1a. linha ou 3a. linha.
Até citei que o F-5 no Brasil e nos EUA são usados para finalidades duferentes.
O que eu acho errado é sem sequer saber o que aconteceu, culpar a idade da aeronave como causa.
Os B-52 da USAF são bem velhos e tb não considero um escândalo estarem na 1a. linha….
sim , mas lá eles usam para treinamento e deve ter peça estocada aos monte
Na USN e USMC são usados somente como caças inimigos simulados, para treinamento inicial. Algo muito diferente de ter-los como a espinha dorsal da defesa aérea em pleno 2025.
Além disso, nunca conseguirei entender como o Brasil, com tanta experiência, know how, mão de obra especializada e seu tremendo parque industrial não utilizou a plataforma F-5 para partir para o desenvolvimento de um caça realmente brasileiro.
Abs
João, não é treinamento inicial não. É treinamento avançado de combate mesmo. Tanto é que USN/USMC estão atualizando os F-5 deles para conseguirem simular novas capacidades.
A plataforma F-5 é ultrapassada.
Cara, escândalo é aguentar 5 governos petistas em quase sequência.
Nenhuma força aérea do mundo aguentaria isso, nem a USAF.
Caro.. seria um escândalo negar a posse de um ou de uma presidente eleito.
Mas daí já estamos saindo do assunto sobre o acidente do F5M.. mas foi você quem puxou o assunto…
Você trouxe à luz o assunto do “golpe”. Devo dizer que, se não tem nada a acrescentar, melhor não falar.
Imagine um cenário sem a “tentativa de golpe”.
Isso não muda o fato de que o pt está no poder desde 2002 e basta olhar para nossas FAs para ver a miséria, em termos de equipamento, na qual estamos atolados.
Com ou sem “golpe”.
Estou afirmando que em uma democracia é preciso respeitar o resultado da eleição, inclusive quando se perde. Há uma boa definição sobre democracia.. é um regime no qual a oposição eventualmente ganha a eleição. Se um partido vence sucessivas eleições em um regime democrático, vitória da democracia, no caso brasileiro, depois de apenas 9 eleições presidenciais diretas, há pouca margem para avaliações estatísticas.. talvez depois de uma centena delas já seja possível avaliar a tendência de alternância de poder… De foto, ter que aguentar a sucessão de vitórias de um determinado partido para a presidência, ou de outro partido para… Read more »
Sim. E continuará sendo escândalo ter aviões dos anos 70 como primeira linha de combate. 24 anos deste governo não são suficientes para modernizar as forças?
Com ou sem democracia, com ou sem golpe.
Então, voltando ao tema da matéria, De fato, os F5M são velhos e obsoletos, por isso devem ser substituídos por novos aviões Gripen. curiosamente, como comentei antes, há quem ao contrário, defende a sua substituição por aviões de segunda mão quase tão obsoletos quantos os F5M. Ainda, no tema da matéria, o fato de um F5M ter tido problema com a bequilha nada tem a ver com a sua idade ou obsolescência. Eu não sei o que aconteceu.. pode ter sido fadiga daquela peça sem nada a ver com a fadiga das peças de outros aviões, pode ser problema de… Read more »
FFAAS? O pais inteiro.
É por aí…. Mas o afegão médio vota nessa desgraça de partido.
Tá bom milico. Vamos votar no seu capitãozinho que investiu menos que a média de todos os presidente em defesa. Ele sim revolucionou a defesa. Aliás, grande patriota você, chamando o conterrâneo de afegão. Quem vê pensa que tu é um exemplar de norueguês perdido nessas terras. Qdo é apenas mais um exemplar de autoritário típico de república de Bananas. E eu nem gosto do dito cujo que senta na cadeira atualmente. Mas quem vê pensa que a caserna brasileira algum dia ofereceu alguma alternativa que preste, neste país de democracia tutelada, antes pelos milicos, agora pelo STF. O que… Read more »
Kkkk
Entrega pro MC CV kkkkkk
O povo não sabe votar mesmo não. Vai por mim. Moro no RJ. Esse estado deveria estar sob intervenção federal ou algo assim. Se bem que não adiantaria muita coisa.
Leandro. Só se aprende votar votando… Eu tive sorte por ter 18 anos na eleição de 1989… desde então, só perdi a eleição de 2002 porque ainda não tinha voltado ao Brasil.. O problema do Rio de Janeiro é mais antigo que a CF88. Um dos problemas mais graves é a crise do sistema partidário. Após o Estado Novo, o Brasil tinha um sistema partidário maduro e organizado. Havia a UDN, conservadora e defendendo uma economia liberal. Tinha o PTB varguista e que teria sido a primeiro força trabalhista e o PSD, também liberal e que servida de pêndulo. Na… Read more »
O problema no RJ é cultural. Cultura essa que está sendo perpetuada geração atrás de geração. Pessoal aqui vota no cara que promete muito e o famoso ‘rouba, mas faz!’ Eu sinceramente me recurso à participar disso.
Eu não voto. Sou impedido de votar devido à um surto de bom senso durante as eleições.
Acho um absurdo o Brasileiro ser obrigado à votar, inclusive. É algo totalmente não democrático. Mas somos obrigados, né? Suspeito que caso não fosse obrigatório, muita gente simplesmente não iria se dar ao trabalho de votar.
Olá Leandro.. O voto obrigatório foi adotado como meio de neutralizar campanhas com a de Lacerta contra a vitória de JK em 1955. Naquela eleição, a regra dizia que vencia o candidato por maioria simples e as eleições para presidente e vice eram separadas. Lacerda fez uma campanha para anular as eleições vencidas por JK exigindo que só seria eleito aquele que obtivesse maioria absoluta (50%+1). Assim, perceba que se o voto fosse facultativo, mesmo com segundo turno, provavelmente haveria quem defendesse a anulação de eleições caso a abstenção fosse maior que 50%.. por exemplo. No caso brasileiro, a abstenção… Read more »
Eu discordo que temos que comparar nosso sistema eleitoral com qualquer outro. Assim como tudo, podemos ver o que há de positivo em outros sistemas e tentar implantar aqui da nossa maneira, moldado para as nossas necessidades. Também discordo que o nosso sistema seja mais representativo ou democrático. Na verdade acho que o nosso sistema eleitoral é horrorosamente pouco representativo. O motivo para isso é bem simples. Brasília versus a realidade do país. Fosse representativo, as promessas de campanha não apenas seriam cumpridas, como também não seriam completamente fora da competência do candidato. Cansei de ver vereadores se elegendo com… Read more »
O voto distrital é a solução. Uma das. Chega de Tiriricas.
Olá Rinaldo.
Neste ponto discordamos bastante.
Os candidatos”Tiririca” surgem pela disfuncionalidade do partidos de aluguel sem representatividade politica. A partir do momento que conseguirmos normalizar a estrutura partidária, e um dos primeiros passos é acabar com o fundo partidário, estas candidaturas serão barradas pelos próprios partidos.
Disso não discordo, mas, infelizmente, não vai acontecer.
Também acho que vai ser muito difícil acabar com o fundo eleitoral. Vai ser preciso a gente buscar candidatos para o Senado e para a Cãmara que defendam esta ideia.. Talvez a gente possa lançar uma campanha desde já nesta direção, que parece ser um ponto de consenso. Só votar em candidatos que defendam esta ideia. É difícil, mas pode ser que seja feita uma onda. isso já aconteceu antes eu outras ideias cujo eleitorado se união. Olha, se cada um de nós aqui levar esta discussão para nossos amigos e conhecidos, seria um bom ponto.. até porque aqui na… Read more »
E você pensa que só existe o capitão? ETA fixação.
E ainda acha que todo militar é bolsonarista. Confunde direita conservadora com bolsonarismo.
Cuida da sua vida. Vai postar nos teus sites de economia.
Amigão, tua saída para os problemas do Brasil é ter menos povo participando das decisões. Essa bosta de pais que tu vive sempre teve pouca gente participando das decisões. É por isso que esse país sempre foi uma bosta e é por isso que sempre voltamos pra saída inicial, ruptura democrática.É isso que direitinha lesado, igual mtos aqui não entendem. Vocês acham que existe uma classe de gênios que são capazes de resolver os problemas. Já que tu está falando de economistas, leia Acemoglu, ganhador do prêmio nobel. Toda sociedade rica no capitalismo tem mais povo participando das decisões, não… Read more »
Não compensa alongar uma discussão inútil com você, mas chamou-me a atenção a sua ira, a sua raivinha, a sua insatisfação despropositada. Quem falou em nível do meu conhecimento? Em engajamento? Na minha humilde opinião, o povo brasileiro, na sua maioria, é MUITO inculto e INCAPAZ de votar. Não sabem nem a diferença de Câmara para Senado, tampouco o que fazem um vereador ou um prefeito. Não somos os EUA, ou Europa. E, realmente, nós aqui no blog (sem presunção), fazemos parte de um percentual muito baixo da população. Cuidado com a sua soberba, pois pode demonstrar um complexo de… Read more »
O maior complexo de inferioridade que uma pessoa pode ter é com o próprio povo e cultura, algo que você exibe bastante, sinceramente com esse nível de patriotismo que tu exibe eu temo pelas FAs brasileiras. Existem amplos estudos sobre qualidade do voto no Brasil. Lamento te informar mas suas evidências são falsas. O brasileiro não vota em média pior que outros países democráticos. O brasileiro tem piores opções para votar, são coisas mto diferentes. O brasileiro responde exatamente aos mesmos incentivos que um europeu ou americano votando. E basicamente o teorema do eleitor mediano funciona perfeitamente no Brasil. O… Read more »
“Brafíl Putênfia”
Povo taxado, impostado, multado, roubado, sugado, vilipendiado e com as calças arriadas! Fazendo pose e esperando mais uma mandioca do Haddad (taxadd) entrar e sem vaselina, rs
Que governo maravilhoso !!!
Aliás, cuidado se tiver algum trocado embaixo do colchão, porque “os vítimas da sociedade” podem invadir a casa, com as “bênçãos” do “guvernu” e levar tudo. Afinal, são só pobres vítimas da sociedade !!!
Que país maravilhoso !!!
A cada dia, um susto !!!
Discordar é uma coisa, ser desrespeitoso é outra.
Não sei como a moderação deixou passar um comentário M$#@* desse.
Eu te enfiaria um block eterno, de baderneiro já basta o que tem nas ruas.
“block eterno”
Típico da esquerdalha sofista.
Eliminar quem não concorda com o caos vermelho vigente…
Não poderíamos esperar outra coisa…
Está lá na França, lambendo as bolas do Macron…
E a Janja vivendo o “glamour” de Paris, gastando milhões do contribuinte brasileiro com roupas, compras de todo tipo, cabelo e unha…
Além do que, brasileiro vai ser taxado até dentro do caixão…
Viver aqui em “Putênfia” é maravilhoso…
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Amo o Brasil aonde nasci, amo a todos os brasileiros, mas sinto muito ter que dizer que não há diferença nenhuma entre esse presidente, ou o que esteve antes. Infelizmente aqui também estamos iguais, da panela para o fogo, e vice versa.
Abs
Dentre outras modalidades estão treinando “assalto aeroterrestre”.
Baseado nisso tenho uma pergunta:
Numa guerra moderna contra um inimigo poderoso isso realmente seria exequível ?
Na minha ignorância, sinceramente acredito que não. Contudo, dentro de nosso próprio território sim, pois pode ser necessário lançar Efetivos rapidamente em determinadas áreas de alguma forma contestadas por forças Regulares ou Irregulares, vizinhos nossos ou não… Daí a necessidade de estar preparado.
Sim, é. Obviamente, depende da manobra ou situação. Inclusive, podem ser lançados antes do início “quente” do conflito. Exemplo: Um área que possa ser invadida, mas não há locais para chegada de tropas de forma rápida, por conta, por exemplo, de uma pista danificada. Em uma guerra “normal”, onde os contendores tenham capacidades que não sejam extremamente superior para um deles, a superioridade aérea é momentânea. Não é constante. Ao mesmo tempo, a Def AAe é priorizada para pontos estratégicos. Um Assalto Aeroterrestre, tem a finalidade de conquistar objetivos em profundidade, onde futuramente pode ser importante, ou pode ajudar na… Read more »
Depende do cenário. Se for contestado, é impossível. Se não houver oposição, é uma das formas de desdobrar forças em profundidade.
O COMPREP é Comando de Preparo, não de Preparação.
Quanto ao incidente, a aeronave será submetida a manutenção preventiva? Não seria manutenção corretiva? De resto, falta sabermos o que ocorreu, em quais circunstâncias e se a aeronave poderá ser recolocada em condições operacionais. Por mais antigas que sejam, são essas aeronaves que cumprem a maior parte das missões operacionais da FAB, pois é o vetor, ainda, em maior número da Força.
Incidentes acontecem com aeronaves que estão operacionais, sejam 0 km, sejam voando há 50 anos.
Em condições iguais , a tendência torna-se maior com uma aeronave com 50 anos do que uma O Km.
Não há base estatística para está afirmação.
Os tugas conseguiram bater o Kc deles em um veículo…
Sem saber de fato o que ocorreu tanto faz a idade da aeronave.
Editando:
“…pane no trem de pouso e realiza pouso de emergência em Anápolis
Aeronave do Esquadrão Pampa teve falha hidráulica e tocou o nariz na pista durante o exercício…”
Não, foi o veículo que bateu no KC.
Não divulgues falsidades.
São aeronaves cansadas depois de décadas de bons serviços e exigem substituição urgente, é arriscado demais ficar empurrando isto para depois de 2030, é colocar em risco a vida de pilotos e pessoas no solo…se algo do tipo ocorrer a responsabilidade é do Governo Federal, pois temos um substituto definido para estes aviões e os cortes orçamentários não permitem que isto ocorra.
Uma coisa é a idade e até a obsolescência dos F5. Outra coisa só as causas do acidente. Pode ser um erro do piloto, uma coisa externa comum pássaro ou a ingestão de objetos pela turbina, pode ser um erro operacional, pode ser um erro do piloto, pode ser um problema de manutenção. E até pode ser um problema de fadiga do material ..
Supor que a simples substituição por aeronaves novas teria evitado o acidentes no tem base estaristica
Se alguém nas FAB tivesse saco roxo, já teria baixado todos esses F-5BR. Quem sabe o dia que a gente ficar SEM NADA, o GF se mexe
Quem tiver está anomalia anatômica na FAB deve procurar um médico. Pode ser grave. Ou usar gelo.
Por incrível que pareça, vou concordar contigo, ao menos essa vez!! Muito boa…kkkkkkkkkkkkk
Se não tiver aviação de caça, sobra mais verba pro GTE… dá essa ideia não…
Posso ser seu Vice?
Danos materiais é o mínimo, o importante é que não houve vítimas, quanto ao acidente é coisa que ocorre, em toda força aérea mais cedo ou mais tarde algum acidente pode acontecer, só não acontece com que não esta operando.
Sou crítico dos militares, mas não sou ao ponto de ser doido de achar que a FAB não investigue seriamente esse tipo de incidente e usa as conclusões da investigação para previnir novos acidentes.
Se o problema for a obsolência do vetor tenho certeza de que isso vai aparecer nas investigações.
Independente disso, passou da hora de alguem tentar construir um consenso suprapartidário ao menos pra dar uma solução pro programa Gripen, já que pro investimento em geral em defesa é irreal.
“…passou da hora de alguem tentar construir um consenso suprapartidário ao menos pra dar uma solução pro programa Gripen…”
E tu acha que algum partido, seja qual for, tem algum interesse, por menor que seja, pelo Gripen?? A maioria nem sequer sabe o que é isso!
Estão veios, o negócio é aposentar.
Ruim com ele, pior sem ele! se tratando de Fab antes isso que nada, que seja recuperado e volte a voar…
A FAB falou da operação, falou que os militares estão bem, falou que vai fazer manutenção, falou dos seus compromissos operacionais, etc.
Só não falou o que aconteceu.
Bequilha não baixou.
Xiii…então, (falando totalmente no chutômetro), mas analisando a geometria da aeronave e como o F-5 pousa, estando com o trem principal baixado e a bequilha sem baixar, o estrago deve ter sido grande no nariz/radome/radar e fuselagem dianteira. Até porque o F-5 pousa em velocidade relativamente alta. Não sei, não…mas, acho que é um F-5 a menos na frota já pequena. Entretanto, ainda torço para que consigam repará-lo e colocá-lo operacional novamente.
A nota da FAB não diz o exato problema, mas eu li a mesma matéria no DAN e, no final, o editor deixou uma nota que diz o seguinte:
“NOTA DO EDITOR: Conforme apurado pelo Defesa Aérea & Naval, o caça F-5EM FAB 4867 sofreu uma pane que impediu a bequilha de baixar e travar.”
Um pouso de barriga, se realmente aconteceu, é praticamente certo de perder a aeronave, por danos extensos.
Sim foi isso e mais um certo, Porque o ano passado caiu um Natal-RN
Este FAB4867 Esteve na Tinia 2023 / CRUZEX 2024 / Dia aviação de caça 2025
Tudo chega o fim , até o F-5 da FAB , mesmo aqueles que tentam resistir , o tempo não perdoa!
O FAB4867 estava dentre da lista dos mais voados ,com +/-7500 horas voadas 53 anos
https://www.aereo.jor.br/2023/04/30/o-plano-de-desativacao-dos-cacas-northrop-f-5-da-forca-aerea-brasileira/
E lembrando que o F-5EM que caiu no ano passado em Natal, na pré-Cruzex, foi o exemplar 4866. Por coincidência, esse de agora é o 4867. O 4867 já tinha tido um problema com o trem de pouso esquerdo quase 21 anos atrás, ao fazer um pouso “duro” na CRUZEX II, em 15/11/2004, na BANT. O dano no trem de pouso fez com que a aeronave retornasse de carreta, ainda em novembro de 2004, para o PAMA/SP, onde foi consertado.
Há um clima de guerra na europa e todas as conversas convergem para isto .Lula está sendo forçado a se posicionar. Quase todo equipamento militar moderno que dispomos é de origem europeia ou usa tecnologia de lá. Dos caças gripen, passando pelos blindados, fragatas, submarinos, misseis ,etc. A UE quer compromentimento do BR para segurança ocidental ,notadamente no Atlântico sul, caribe e costa ocidental africana. O bicho já pegou e temos de decidir de que lado estamos. Daí tudo irá mais rápido ou não.
Novidade… Deram PT na CRUZEX, por que seria diferente?!
Esses caças já estão sendo exigidos além da conta, o resultado é aparecer mais problemas…
Isso, também pensei no tanque do centerline.
Com a demora do Gripens, será que as entregas finais passarão de 2030?
Em vista disso é urgente um tampão para o F-5 e A-1 para não perder a doutrina.
Não podemos perder a doutrina dos esquadrões.
Vamos acordar para a realidade financeira!!! Que venha o tampão seja como leasing de Gripens C/D, por exemplo. Provavelmente nem para leasing, teremos dinheiro.