Varsóvia, Polônia, 27 de maio de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), fabricante líder de aeronaves e inovadora global em aviação sustentável, juntou-se à PSNM (Associação de Nova Mobilidade da Polônia, na sigla em inglês). Em parceria com a PSNM, a companhia trabalhará para a descarbonização do transporte aéreo, com ênfase no segmento regional, que constitui uma área estratégica para o desenvolvimento da mobilidade de baixo carbono do futuro.

A cooperação da Embraer com a PSNM está alinhada com as metas climáticas globais e europeias, que visam alcançar a neutralidade de carbono no setor até 2050. Isso inclui o desenvolvimento de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), novas arquiteturas de propulsão, incluindo investimentos em tecnologias de voo elétricas e híbridas, a melhoria da eficiência operacional de todo o setor, entre outros.

“Estamos satisfeitos em receber a Embraer entre os membros da PSNM. A companhia é uma parceira séria, com potencial real para acelerar a transformação do setor de aviação com sua experiência e tecnologias avançadas. A aviação regional pode se tornar pioneira na redução de emissões, por conta da operação em distâncias mais curtas, flexibilidade e abertura à inovação”, diz Aleksander Rajch, membro do Conselho de Administração da PSNM.

“O setor de aviação atualmente responde por cerca de 2,5% das emissões globais de CO₂, e o número de passageiros deve dobrar até 2045, o que torna os esforços de descarbonização ainda mais urgentes. Em parceria com a Embraer, queremos apoiar a implementação do SAF, desenvolver infraestrutura para sistemas de propulsão alternativos e utilizar os 450 aeroportos regionais na Europa com mais eficiência. Esta é uma ótima oportunidade para que a Polônia se torne uma líder regional em aviação sustentável”, acrescenta Rajch.

A Embraer é uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo e líder na categoria de jatos regionais. A empresa está comprometida com o desenvolvimento de tecnologias de aviação sustentável por meio de inúmeros projetos de P&D, incluindo os da subsidiária Eve Air Mobility, focada em aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

“Com base na presença de mais de 25 anos da Embraer na Polônia, estamos fortalecendo nossa contribuição e nossos compromissos para o desenvolvimento sustentável da aviação por meio desta parceria com a PSNM. Como uma líder na fabricação de aeronaves, estamos trabalhando no desenvolvimento de tecnologias modernas destinadas a reduzir a pegada de carbono da indústria da aviação. Por meio da parceria com a PSNM – especialista em sustentabilidade, com capacidades sólidas em pesquisa e desenvolvimento – vamos nos concentrar para oferecer conhecimento especializado e implementar esforços eficazes de descarbonização tanto para a Polônia quanto para a Europa”, afirma Marie-Louise Phillippe, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Marketing para a Europa e Ásia Central da Embraer.

Segundo estudos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), o setor de aviação pode reduzir as emissões de CO₂ até 2050 combinando SAF, novas tecnologias de propulsão, melhorias na eficiência operacional e mecanismos de compensação. O SAF tem potencial de responder por até 65% das reduções, as novas tecnologias de propulsão por 13%, enquanto as melhorias em eficiência e os mecanismos de compensação poderiam contribuir com cerca de 22%. Outra variável importante será a integração da aviação com o novo ecossistema de mobilidade – incluindo transporte rodoviário com emissão zero e soluções digitais de planejamento de viagens.

A associação da Embraer à PSNM abre novas oportunidades de cooperação com instituições polonesas, empresas de tecnologia e operadoras de aeroportos regionais. O objetivo é desenvolver soluções em conjunto, que apoiem o crescimento de rotas aéreas sustentáveis na Polônia e na Europa Central e Oriental.

Sobre a PSNM

A PSNM (Associação de Nova Mobilidade da Polônia, na sigla em inglês) é a maior organização da indústria da Polônia e região dedicada ao mercado de eletromobilidade e tecnologia de hidrogênio.

Integramos marcas líderes de toda a cadeia de valor da eletromobilidade. Criamos um ambiente para fabricantes de veículos e infraestrutura, operadores e provedores de carregamento, empresas de combustível e energia e todas as outras entidades e instituições ativas no campo do transporte sustentável. Associamos mais de 250 empresas e somos a segunda maior organização da indústria na Europa em termos de número de entidades jurídicas associadas.

Juntos, trabalhamos para moldar o ambiente econômico e legal adequados, que permitirão o desenvolvimento dinâmico de tecnologias de emissão de baixa e zero no transporte. Somos a maior equipe de especialistas e profissionais de eletromobilidade na Polônia. Com uma equipe de consultores e instrutores com experiência e conhecimento especializado adquiridos na indústria do setor, realizamos projetos de treinamento, consultoria e de especialização. Cooperamos com a indústria, a administração e a sociedade. Fornecemos conhecimento e informações que são cruciais para o desenvolvimento de negócios. Visite www.psnm.org

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre a Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LucianoSR71

A Embraer está fazendo um enorme esforço p/ concretizar vendas tanto do KC-390 como dos E2 p/ a LOT, lembrando que esta é controlada pelo Estado polonês, portanto estas ações de investimento no país serão um grande diferencial na tomada de decisão do governo.

Matheus

Provavelmente a decisão já foi tomada, e acredito que a favor da Embraer. O anúncio deve acontecer na maior feira de aviação do ano, o Paris Airshow que começa no próximo dia 16 de Junho.

LucianoSR71

Também acho, mas devemos sempre esperar a confirmação oficial, especialmente quando as decisões dependem de governos.

Matheus

“Provavelmente”